Funk Carioca. Cultura Brasileira

Autor Mensagem
Lord-g
Veterano
# nov/13
· votar


_bielmaia
Desculpa, falar q é funk é arte é um tiro no meu peito...

Pancadão Carioca é arte sim!!!!
Artemanha do Capeta. kkkkkkk

_bielmaia
Membro Novato
# nov/13
· votar


Thiago Livgren que toca mais ou menos
Eu excluir bateras? Nunca! haha
hahaha
falando em bateras, ja ouviu yanni? Tem uma música que o batera faz um solo animal, vi em um dvd!

_bielmaia
Membro Novato
# nov/13
· votar


Lelo Mig
Esse manja dos paranauê kkkkkkkkkk
Parece mais q soltou um hadouken hahahaha

damiusc
Veterano
# nov/13
· votar


Estou me sentido o advogado do diabo aqui.. kkkkk
Por um acaso tem algum ser vivo ai que concorda com a minha tese?? hehe

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# nov/13 · Editado por: Thiago Livgren que toca mais ou menos
· votar


Lord-g
Boa hahahaha

_bielmaia
falando em bateras, ja ouviu yanni? Tem uma música que o batera faz um solo animal, vi em um dvd!
Nunca ouvi, mas o primeiro solo de bateria que eu ouvi e curti é do Phil Ehart (Kansas), na música Incomudro - Hymn To The Atman. Inclusive eu mostrei esse solo pra um amigo meu que se diz baterista (porém não parece se interessar), e após relutar muito em ouvir, ele simplesmente disse que parecia uma moto dando partida. haha. Aliás, sabe qual música tem o solo? Essa banda é de que estilo?

Lelo Mig
Que encoxada violenta, literalmente.

damiusc
Estou me sentido o advogado do diabo aqui.. kkkkk
Ha! Desconfiei que o capiroto tinha te enviado pra defender as mancadas que ele comete na terra!

Led Zé
Veterano
# nov/13 · Editado por: Led Zé
· votar


Funk é a cultura dos sem cultura. Coisa de gente que assiste Regina Casé e acha aquilo bacana. É uma grande bosta e não tem como argumentar a favor. E quando você acha que piriguetes com shortinho no toba cantando que gostam de dar e rebolar até o chão era o fundo do poço me aparece o tal "funk ostentação". Um bando de pé rapado que aluga motos e carros bacanas pra gravar o vídeo e exibir para o seus vizinhos da favela .

_bielmaia
Membro Novato
# nov/13
· votar


Da água pro vinho, funk pra clássico kkkkkkk
Thiago Livgren que toca mais ou menos
É esse aqui:


damiusc
Estou me sentido o advogado do diabo aqui.. kkkkk
Por um acaso tem algum ser vivo ai que concorda com a minha tese?? hehe

kkkkkkk
Desista cara, se converta a outro tipo de música! hahaha

Led Zé
Funk é a cultura dos sem cultura. Coisa de gente que assiste Regina Casé e acha aquilo bacana. É uma grande bosta e não tem como argumentar a favor. E quando você acha que piriguetes com shortinho no toba cantando que gostam de dar e rebolar até o chão era o fundo do poço me aparece o tal "funk ostentação". Um bando de pé rapado que aluga motos e carros bacanas pra gravar o vídeo e exibir para o seus vizinhos da favela .[2]

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# nov/13
· votar


_bielmaia
O video não pegou... Tem o link?

El_Cabong
Veterano
# nov/13 · Editado por: El_Cabong
· votar


Desista cara, se converta a outro tipo de música! hahaha

damiusc
Na verdade tu nem precisa se converter a outro tipo de música !!
Fica no Funk mesmo !!!

Começe a escutar:

- T-Connection
- Foxy
- KC And The Sunshine Band
- Kool And The Gang
- Jimmy Bo Horne
- Earth, Wind And Fire
- James Brown
- Chic
- Cheryl Lynn
- Anita Ward
- Donna Summer
- Evelyn King
- The Funk Brothers
- Tom Tom Club
- Quincy Jones
- Rick James
- Diana Ross
- Temptations
- War
- Carl Carlton
- Leon Haywood
- Tim Maia
...

_bielmaia
Membro Novato
# nov/13
· votar


Thiago Livgren que toca mais ou menos
http://www.youtube.com/watch?v=MiA8_snKTXQ

JJJ
Veterano
# nov/13
· votar


Como bem disse o Lelo... Dane-se o politicamente correto.

Minha opinião:

Esse "funk", carioca, paulista ou acriano (que não é funk nem aqui, nem na China) é uma merda.

Tal como é uma merda a maioria dos sertanejos universitários ou de nível médio ou fundamental. Só dá pra engolir alguns porque os músicos que eles conseguem pagar disfarçam a música a tal ponto que chega a parecer rock, blues ou até jazz(!) nas partes instrumentais. Mas esses mesmos músicos, quando os "taquara rachada" saem do palco , tocam outras coisas, pra conseguir suportar. Deveria envergonhar os que sabiam fazer música sertaneja de qualidade, como Almir Sater, por exemplo.

Tal como é uma merda a maioria desse "pagodes" que fazem os gênios do samba de verdade se contorcerem nas tumbas.

Tal como é uma merda esse monte de forro-axé nordestino de baixíssima qualidade que deveria envergonhar monstros sagrados como os Novos Baianos, Alceu Valença, Zé Ramalho e o pessoal do nordeste que sabia fazer música.

Tal como é uma merda (musicalmente) esse monte de "cantoras" que se preocupam mais em mostrar os dotes físicos do que com a música que interpretam.

Tal como é uma merda a maioria dessas bandinhas de rock infanto-debiloides, com suas letrinhas radicaizinhas de araque e suas músicas sem sal.

Pronto, falei.

Ah... tem coisa boa rolando? Sim, mas com MUITO MENOS espaço do que essas bostas que citei.

little_wolf
Veterano
# nov/13
· votar


damiusc

Não cara, você não está sozinho não. E eu já discordo da galera por aqui, acho que além de cultura tem um quê de arte também. O problema é a ortodoxia rokista e a filosofia Rock Wins. Geral tem a tendência de achar que cultura é só a SUA cultura, que arte é só a SUA arte, que atitude é só a SUA atitude, e por aí vai...


O Thiago Livgren que toca mais ou menos mencionou "Pra mim, para ser arte o cara tem no mínimo saber o que está fazendo."

Falácia. E das brabas. O cantor lá pode até não saber o que está fazendo, mas alguém nessa equação sabe. Provavelmente o produtor. Nada ali é aleatório como se parece ser. O tipo de batida escolhida, a melodia que vão colocar no sample, até o timbre.

E o conceito de ser arte ou não, bem, restringir o conceito do que é arte é perigoso. O equivalente nas artes plásticas seria menosprezar a arte abstrata porque ela não tem a técnica de um impressionismo, de um expressionismo, etc...

E vão dizer que a arte é menor porque é "só alguém apertando botões". Oi? O Casper vai dar twists carpados, mas (guardadas as devidas proporções) Kraftwerk era também um grupo de caras apertando botões e isso não os impediu de revolucionar a música.

E Thiago Livgren que toca mais ou menos, eu também não nutro da menor simpatia pelo funk de apologia a tráfico de drogas (diferentemente do Planet Hemp, por exemplo, que eu simpatizo com a causa), porque acho que seus efeitos são nocivos para a sociedade. Mas o funk putão tipo Mr Catra e Tati Quebra-Barraco é genial. Mais contestador, mais provocador, mais transgressor, mais rock do que quase todo o rock brasileiro. E tem muito mais aspectos envolvidos no funk carioca (de tão longos que vou postando aqui pouco a pouco) que me fazem ter muito apreço pelo gênero.

Também não tenho a menor simpatia pelo funk ostentação. Porque esses sim acho que não acrescentam nada. O conteúdo nada mais é do que uma ode à futilidade (e o sertanejo universitário bebe muito dessa fonte, diga-se de passagem). Não contestam, não afrontam, e do contrário só endossam o status quo das Trade Marks.

É mais ou menos como o Lelo Mig falou. Você tem todo o direito de não gostar, como tem o direito de não gostar de cebola, palhaços, ursos pandas, chuva... Mas daí usar seu gosto como definidor do que é cultura e o que não é, o que é arte e o que não é. Menos, galera.

_bielmaia
Membro Novato
# nov/13
· votar


little_wolf
Mas o funk putão tipo Mr Catra e Tati Quebra-Barraco é genial. Mais contestador, mais provocador, mais transgressor, mais rock do que quase todo o rock brasileiro. E tem muito mais aspectos envolvidos no funk carioca (de tão longos que vou postando aqui pouco a pouco) que me fazem ter muito apreço pelo gênero.

Por favor cara... Ouvir o papai chegou do Catra e falar que é genial... Nem falo mais nada...
Mais transgressor e provocador que rock brasileiro? Cantar veraneio vascaína na ditadura, várias letras do legião urbana, e você me fala que é menos provocador e transgressor que funk?

Geral tem a tendência de achar que cultura é só a SUA cultura, que arte é só a SUA arte, que atitude é só a SUA atitude, e por aí vai...
Certeza? Gosto de rock, não curto muito jazz, bossa nova, samba... isso tudo que falei é música que tem arte, tem sua cultura... Não gosto, mas não quer dizer que não tenha!

Falácia. E das brabas. O cantor lá pode até não saber o que está fazendo, mas alguém nessa equação sabe. Provavelmente o produtor. Nada ali é aleatório como se parece ser. O tipo de batida escolhida, a melodia que vão colocar no sample, até o timbre.
Desculpe novamente, o que mais vejo é funk com a mesma batida, timbre igual, e me fala q muda?

_bielmaia
Membro Novato
# nov/13
· votar


E o conceito de ser arte ou não, bem, restringir o conceito do que é arte é perigoso. O equivalente nas artes plásticas seria menosprezar a arte abstrata porque ela não tem a técnica de um impressionismo, de um expressionismo, etc...

E vão dizer que a arte é menor porque é "só alguém apertando botões". Oi? O Casper vai dar twists carpados, mas (guardadas as devidas proporções) Kraftwerk era também um grupo de caras apertando botões e isso não os impediu de revolucionar a música.

Se for apertar botões, então piano tá ferrado. hahahaha

renatocaster
Moderador
# nov/13
· votar


Já fui em bailes funk muitas vezes aqui no RJ. Mais na época do "funk melody", como era chamado. Depois começou aquelas babaquices de "lado A x lado B" e eu fui parando de ir. Isso era em meados dos anos 90, quando eu tinha entre meus 15 e 18 anos, por aí.

Nunca gostei desse funk, mas em algum momento vc era contagiado por pessoas próximas e acabava indo. Era moleque novo, só queria saber de sair para curtir qualquer coisa, quando eu via já estava lá dentro. Aqui no RJ esse movimento funk é muito forte, talvez o movimento cultural popular mais forte, até mesmo que o pagode.

Mas, sinceramente, um baile funk é a visão do inferno. Quem não curte funk e mesmo assim já foi a algum baile desses da vida pode confirmar o que eu estou dizendo. E hoje em dia deve ser pior ainda, nego faz suruba no meio do baile, dentre outras coisas. É um submundo.

little_wolf
Veterano
# nov/13
· votar


_bielmaia
Certeza? Gosto de rock, não curto muito jazz, bossa nova, samba... isso tudo que falei é música que tem arte, tem sua cultura... Não gosto, mas não quer dizer que não tenha!

Essa é a filosofia Rock Wins. Você tá associando arte à técnica. Você "respeita" e "agrega valor artístico" aos gêneros ligados à técnica.

E eu não falei todos, mas quase todas as bandas de rock.

Hawklord
Veterano
# nov/13
· votar




_bielmaia
Membro Novato
# nov/13
· votar


little_wolf
Essa é a filosofia Rock Wins. Você tá associando arte à técnica. Você "respeita" e "agrega valor artístico" aos gêneros ligados à técnica.

E eu não falei todos, mas quase todas as bandas de rock.


Nada a ver, só falei de ritmos que não gosto, não de gêneros de arte... Por exemplo, cara que vai e pega um sertanejo ai, qualquer um, até michel teló, ou eletrônico, acho arte... e odeeeio sertanejo, ouvia obrigado todo dia no meu trabalho, acho ridiculo tocar, tem nenhuma técnica que nem jazz ou um rock instrumental, mas é arte... mas não pra mim

damiusc
Veterano
# nov/13
· votar


Galera, o negócio é o seguinte: Independente do seu gosto musical refinado e sua sabedoria incomum de definir o que é música boa e ruim, isso NUNCA vai mudar o fato de que esses estilos musicais (funk em questão) fazem parte da vida e da história brasileira.
Quem disse que cultura é só coisa "boa"?? Que arte é só o que é belo e agradável?? Se você pensa assim, está redondamente enganado!!
O preconceito fecha portas para o entendimento da sociedade como um todo.
Você pode até não aceitar. Mas sim, o funk faz parte da cultura brasileira.
Se não concorda, me prove o contrário, mas não me venha com mimimi, tenha argumentos sólidos e fundamentados. :D

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# nov/13
· votar


_bielmaia
Ouvi o solo. HIPNOTIZANTE!

little_wolf
O cantor lá pode até não saber o que está fazendo, mas alguém nessa equação sabe. Provavelmente o produtor.
O produtor vai tentar deixar aquilo o melhor possível, mas não pode transformar em arte só porque manja de equalização.

O tipo de batida escolhida
Tchu tcha tchu thcu tcha tcha. Sempre a mesma, que é só o amigo do cara que "canta" fazendo um beatbox da pior expécie.

a melodia que vão colocar no sample
Um gemido? Um trompetinho cliché presente em 1651561 funks? Os dois? Dúvida cruel... Já sei, vamos samplear alguma melodia de uma música que está estourando por aí.

até o timbre
Lasque os graves no talo e já era.

Kraftwerk era também um grupo de caras apertando botões e isso não os impediu de revolucionar a música.
Apertando teclas de sintetizadores e samplers provavelmente. Eles (eles mesmo) sabiam o que estavam fazendo.

eu também não nutro da menor simpatia pelo funk de apologia a tráfico de drogas (diferentemente do Planet Hemp, por exemplo, que eu simpatizo com a causa), porque acho que seus efeitos são nocivos para a sociedade. Mas o funk p... tipo Mr Catra e Tati Quebra-Barraco é genial.
Planet Hemp não é R.A.P.? Eu só ouvi um pouco, e faz tempo.
Mas pegou meio pesado falando que esses proibidão aí é genial. Me diz, qual é a genialidade de dizer: "Será que vc aguenta, loirinha? É claro que eu aguento, negão"??? Se for sobre revolução, e.t.c., qual benefício um baby boom pode trazer? Acha que essa galera realmente gasta com camisinha? E.t.c.

El_Cabong
Veterano
# nov/13 · Editado por: El_Cabong
· votar


damiusc
O meu argumento eu já falei:

Se Funk Carioca é Cultura, então uma bosta de vaca servida num prato é Gastronomia !!

... Depois vou postar um texto sobre este argumento ...

little_wolf
Veterano
# nov/13
· votar


Thiago Livgren que toca mais ou menos
Mas pegou meio pesado falando que esses proibidão aí é genial. Me diz, qual é a genialidade de dizer: "Será que vc aguenta, loirinha? É claro que eu aguento, negão"??? Se for sobre revolução, e.t.c., qual benefício um baby boom pode trazer? Acha que essa galera realmente gasta com camisinha? E.t.c.

Essa eu vou ficar te devendo pra mais à noite, porque acho que pode sair meio longo o texto e eu tô no trampo agora. Quando eu estiver em casa com tempo hábil eu te respondo.

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# nov/13
· votar


little_wolf
Friendly awaiting.

El_Cabong
Veterano
# nov/13
· votar


Se Funk Carioca é Cultura, então uma bosta de vaca servida num prato é Gastronomia !!
_______________________________________________

Traçando um paralelo entre o Funk Carioca e a Bosta de Vaca servida no prato.

O ouvinte do Funk Carioca sabe que a música dele é ruim, pois ele é incapaz de ter o prazer de colocá-la num fone escutá-la sozinho. Por isso ele coloca ela a todo o volume nas ruas para as pessoas escutarem a força. Como as pessoas estão sendo obrigadas a ouvirem aquilo que não gostam, isso nutre nelas também uma raiva com relação a este estilo musical, pois seus ouvintes são sem educação.

O cozinheiro que prepara um prato com uma bosta de vaca, sabe que aquela invenção gastronômica dele é ruim, aí ele pega este prato com uma bosta de vaca e entra nos restaurantes, e força as pessoas a sentirem o cheiro daquele prato com bosta de vaca. As pessoas dizem que não querem provar, mas ele insiste e taca um pedaço de bosta de vaca na boca das pessoas. Esta atitude deseducada do cozinheiro nutre também uma raiva com relação aquela invenção gastronômica, pois o cara que inventou a comida bosta de vaca é um sem educação.

guizimm
Veterano
# nov/13
· votar


acho que o pessoal confunde opinião pessoal com a definição das coisas

rcorts
Veterano
# nov/13
· votar


Funk é um fenômeno da cultura popular brasileira? infelizmente sim. E não exclusivamente do Rio de Janeiro. No Brasil inteiro essa baderna está muito difundida.

É bom? depende de cada um. Eu não pagaria um centavo em uma música de funk que fosse. No meu ponto de vista não passa de mais uma modinha. Depois que passar essa ondinha volta a ser apreciada apenas no seu local e contexto de origem. A exemplo do que foi com o axé.

Por isso que eu nem gasto fósforo tentando comparar Funk com manifestações culturais legitimamente brasileiras como o Samba, a Bossa Nova, a MPB, a música de Raiz Caipira e o forró do Luiz Gonzaga.

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# nov/13
· votar


El_Cabong
hauhauahuahau
Ri um monte do teu paralelo. hauhauh
Eu particularmente já vi um cara curtindo funk no fone. Porém...
...
...
...
...
Eu também estava com fone, e mesmo assim dava pra ouvir o treco que ele tava ouvindo. ¬¬

El_Cabong
Veterano
# nov/13
· votar


Thiago Livgren que toca mais ou menos
... já vi um cara curtindo funk no fone ...
Nossa !!
Ainda há esperança !!

little_wolf
Veterano
# nov/13
· votar


rcorts

Por isso que eu nem gasto fósforo tentando comparar Funk com manifestações culturais legitimamente brasileiras como o Samba, a Bossa Nova, a MPB, a música de Raiz Caipira e o forró do Luiz Gonzaga.

Not! Você tá associando legitimidade da manifestação cultural ao "tempo de cura", "tempo de maturação". Porque se você parar pra pensar, bossa nova por exemplo em termos de harmonia, não tem muito de brasileiro não. A nossa contribuição foi rítmica, e que também nem é tão nossa assim, considerando nossas raízes e influências africanas. Partindo desse seu pressuposto, você está hermético e tá fechando a possibilidade de legitimação de qualquer fenômeno ou movimento que surgir depois da década de 90. Se vai ser modinha ou não, cabe à nossa geração apenas palpitar. Não seremos nós que vamos ver os frutos, se é que eles serão gerados.

little_wolf
Veterano
# nov/13
· votar


El_Cabong
A culpa não é do gênero, é do indivíduo mal educado. Coincidentemente é o funk, mas o cara poderia estar ouvindo até Rachmaninoff. O incômodo verdadeiro é porque o cara está ouvindo alto um gênero que você não gosta. Se ele estivesse ouvindo no talo Led Zeppelin ou Miles Davis, você estaria tendo a mesma reação de raiva?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Funk Carioca. Cultura Brasileira