vaias no rock in rio

Autor Mensagem
Ken Himura
Veterano
# out/11
· votar


Em partes, porque tem muita coisa interessante solta por aqui.


vaia é uma falta de educação, em qualquer circunstância
Tão falta de educação quanto aplausos, ou gritos de "bravo", assobios, palmas e coisas assim.

O público julga, e dá seu veredito rapidamente. Alguns podem reclamar, bater perna, fazer beicinho, chorar... mas o público tem esse direito. O público PAGOU pra assistir, você tá pelo dinheiro (arte pela arte não existe!). Toda manifestação em massa da platéia é legítima, seja boa ou ruim, premeditada ou não. Ninguém é obrigado a ser artista, e enfrentar vaias (ou críticas) é parte do trabalho artístico - é um dos lados ruins da coisa. Você tá lá pra agradar ao público - função BÁSICA dum artista de performance - e se não conseguiu, paciência.

Aos que foram vaiados restam duas coisas:

1a) Rever erros e corrigir possíveis falhas. Aqui entra a humildade de perceber onde está o erro e querer melhorar;

2a) Populus me sibilat at mihi plaudo Ipse domi simul ac nummos contemplor in arca. Inclusive, isto aqui é o que a maioria faz.

Ken Himura
Veterano
# out/11
· votar


Quanto ao Edu, finalmente ele ouviu seu próprio corpo. Depois de só fazer burrada (querer imitar outros cantores, principalmente o André Matos) e botar culpa em todo mundo menos ele (sabe quem faz isso? Rubinho Barrichello), ele agora teve um insight de sabedoria e humildade e finalmente vai parar de se torturar. E talvez até recupere a voz plena.

Tratados de canto de séculos atrás já falavam que se não tá dando pro cantor pegar no tom original, a transposição deve ser aplicada - tudo pra preservar o afeto original da música, já que fora da zona onde uma voz brilha, mesmo que o cantor alcance as notas ele estaria perdido.

Claro que existem muitos fãs idiotas que dizem que "quanto mais agudo melhor", mas é uma idiotice tremenda; muitos ali nem sabem distinguir bem grave de agudo, só repetem frases de efeito do "tr00-headbangismo"; se isso fosse verdade, todas as bandas ou só teriam mulheres (vozes mais agudas por natureza) ou só homens usando falsete (ou registros similares), e nunca bandas como Manowar e Sepultura fariam sucesso por causa de seus cantores.

O que é apreciado realmente no canto, e que muitos nem sequer fazem idéia, é o brilho, a técnica e o afeto transmitido. Se um baixo profundo canta de maneira divina uma música originalmente pra tenor, ou até pra soprano, todos falarão do ótimo artista que aquele cantor é (e da transposição da música também, hahaha). Mesma coisa pra inversos, transpor uma música pra cima. Claro que cada caso vai ser um caso, principalmente em músicas bem carregadas de carga emocional. Cantores famosos de ópera (os mais bem pagos até hoje) fazem isso, por que os de outro estilo não podem?

Acho legal esse tipo de desabafo pra mostrar aos jovens cantores que cada um é cada um, e que cada voz é bela, principalmente quando trabalhada direito. Sabendo trabalhar da melhor maneira possível dentro de suas características naturais, você se torna um grande cantor, independente de qual tessitura você tenha.

Se fosse possível, era ideal que todo cantor estudasse fisiologia da voz, pra ter noção real do que é o aparelho vocal e entender como as mudanças orgânicas mudam a emissão dos sons - e, a partir daí, dominá-las com precisão e sem danos ao corpo.

Ainda acho também que o Edu deveria fazer pelo menos um tempo de aulas de canto com um bom professor, principalmente os voltados à técnica "antiga" de canto (a que gerou monstros como Caruso, Corelli e Pavarotti). Isso aqui é um assunto bem delicado, porque existem muitos professores ruins por aí que acabam com as vozes dos alunos.

E estudar solfejo, também. Todo dia, se for possível.

Paul Young
Veterano
# out/11
· votar


Ken Himura
O público julga, e dá seu veredito rapidamente. Alguns podem reclamar, bater perna, fazer beicinho, chorar... mas o público tem esse direito. O público PAGOU pra assistir, você tá pelo dinheiro (arte pela arte não existe!). Toda manifestação em massa da platéia é legítima, seja boa ou ruim, premeditada ou não. Ninguém é obrigado a ser artista, e enfrentar vaias (ou críticas) é parte do trabalho artístico - é um dos lados ruins da coisa. Você tá lá pra agradar ao público - função BÁSICA dum artista de performance - e se não conseguiu, paciência.

Amém !

led123_del321
Veterano
# out/11
· votar


Quem diria isso há 20 anos atrás! Fans de Guns n Roses cantando (e pulando) "smells like team spirit" e ainda por cima num show do Guns heheh

Ia usar o Detonautas como exemplo, mas depois dessa, acho que é irrelevante.

SharedBR
Veterano
# out/11
· votar


Ken Himura

O público julga, e dá seu veredito rapidamente. Alguns podem reclamar, bater perna, fazer beicinho, chorar... mas o público tem esse direito. O público PAGOU pra assistir, você tá pelo dinheiro (arte pela arte não existe!). Toda manifestação em massa da platéia é legítima, seja boa ou ruim, premeditada ou não. Ninguém é obrigado a ser artista, e enfrentar vaias (ou críticas) é parte do trabalho artístico - é um dos lados ruins da coisa. Você tá lá pra agradar ao público - função BÁSICA dum artista de performance - e se não conseguiu, paciência.

Aos que foram vaiados restam duas coisas:

1a) Rever erros e corrigir possíveis falhas. Aqui entra a humildade de perceber onde está o erro e querer melhorar;

2a) Populus me sibilat at mihi plaudo Ipse domi simul ac nummos contemplor in arca. Inclusive, isto aqui é o que a maioria faz.


Cara, acho que você disse tudo ai, mas sem querer desrespeitar, acho que soltar uma frase em latim assim eh mais pra se mostrar mesmo...

guitarg3
Veterano
# out/11
· votar


olha esse show do guns.. os caras atrasaram mais d 1 hora pra começar o show.. tao mandando mal no palco.. o axl ta cantando zuado.. ai eu axo q caberia uma vaia d protesto como vcs estavam descrevendo.. ms q q o povo ta fazendo? ta gritando loucamente o nome do axl e do guns..


brasil =)

Les Strato
Veterano
# out/11
· votar


guitarg3

olha amigo, sinto discordar, mas os caras tao bem no palco, sendo o axl um cara que nunca cantou bem ao vivo, ate que nao ta tao mal, e os guitas tao indo mt bem.

guitarg3
Veterano
# out/11
· votar


Les Strato
oloco.. só eu que estou ouvindo os instrumentos se cruzando de vez em qndo.. os guitarristas errando solos.. o axl cantando mal pra kct?

Les Strato
Veterano
# out/11
· votar


guitarg3

man essa é a voz do axl, desde 87 é marca assinada dele ao vivo, se você ver os guitas nao tao errando solos, como todos os guitarras ate ate agora estao improvisando nas pontas dos solos, assim como fez o Kirk, o guitarra do motorhead, afinal os caras nao sao robozinhos, sempre vai rola uma nota ou outra diferente da original.

Mas se você nao gosta de guns ai ja é questao de gosto, ai nao ha oq se dicutir

Midgard
Veterano
# out/11
· votar


nao espere os solos iguais aos do disco, e isso nao quer dizer que tao errando.

guitarg3
Veterano
# out/11
· votar


Les Strato
Midgard

desculpem ms os instrumentos estao se cruzando em algumas partes.. os caras estão perdendo tempo as vezes.. e uma coisa é vc modificar parte do solo.. outra eh vc tocar o negocio esbarrando as vezes em notas q nao soam legais no solo..

e eu só estou falando do show como músico.. comparado aos outros shows do rir isso dai ta tosco.. ate o cover deles q eu vi no Vila dionisio tava mais bem ensaiado e melhor

Villts
Veterano
# out/11
· votar


os guitarras tão muito ruins. o axl tá horrível... fechou o rock in rio com chave de bosta

Les Strato
Veterano
# out/11
· votar


Villts

e ta assistindo pq uai ?

Midgard
Veterano
# out/11
· votar


sei la eu to achando bem legal

Villts
Veterano
# out/11
· votar


Les Strato
porque eu queria ver sweet child

o barbudo manda mto bem na guita, os outros tão podrim

só uma coisa: o axl cantou sempre assim ao vivo?

porque bicho, a voz dele continua a mesma, mas ele tá cantando mal pra caralho

Les Strato
Veterano
# out/11
· votar


Villts

por incrivel que pareça sim, antigamente era mais aguda ainda, mas sempre fois assim, ao vivo ele nunca foi o msm que era no studio

Midgard
Veterano
# out/11
· votar


esse DJ Ashba é mala demais, nao sei pq o Ron Thal nao toca todos os solos

Drive30
Veterano
# out/11
· votar


teve algum show que vocês gostaram? caceta.

Metallica o Kirk errou todos os solos, System of a down vocal fraco, solos idem, Guns o Axl nao consegue cantar , os guitarras sao ruins, Motorhead o lemmy nao canta mais nada, Red Hot fraco, caraca.. só aliviaram o slipknot.

led123_del321
Veterano
# out/11 · Editado por: led123_del321
· votar


A maneira do axl cantar (nos agudos) já não é a mesma há muito tempo. Tem uma gravação de 1999 que já mostrava esse caminho que a voz dele tava tomando.



Pessoalmente, eu ainda não me acostomei com esses falsetes. Nas partes graves (Estranged, por exemplo) a voz ainda é a mesma. Ou seja, quem foi sabia exatamente o que ia encotrar lá; é só ver o youtube.

No final do show, ironicamente começou a tocar My Way do Frank Sinatra. Ou seja, não iria me importar se ele deixasse esses agudos de lado, e redirecionasse o trabalho dele. Aliás, essa nota do Edu Falaschi de umas páginas atrás seria um bom exemplo também.



Arimoxinga
Veterano
# out/11 · Editado por: Arimoxinga
· votar


Drive30

teve algum show que vocês gostaram? caceta.

Metallica o Kirk errou todos os solos, System of a down vocal fraco, solos idem, Guns o Axl nao consegue cantar , os guitarras sao ruins, Motorhead o lemmy nao canta mais nada, Red Hot fraco, caraca.. só aliviaram o slipknot.


(+1) cara realmente o pessoal tá foda.... guns mandou bem pra caralho na minha opinião os guitarristas copiaram bem a pegada do slash e sem deixa de mostrar a sua! só achei ruim o solo da november rain e alguns timbres de umas músicas agudassos, e os vibratos (os do slash tbm não eram lá grandes tretas)



Peace!!!

Vitor_Jungle
Veterano
# out/11
· votar


Arimoxinga
(os do slash tbm não eram lá grandes tretas)

Mas eram melhores kkk...

Abç...

guitarg3
Veterano
# out/11 · Editado por: guitarg3
· votar


só pra confirmar que não foi só eu que achei o show fraco e fiquei com akela sensação d que o Axl tava pouco se fudendo para o público.. http://g1.globo.com/rock-in-rio/2011/noticia/2011/10/chuva-atraso-e-gu ns-n-roses-esfriam-ultima-noite-do-rock-rio.html

volto a repetir.. atraso.. má vontade.. apresentação não muito empolgante.. isso a galera não vaia neh pq é guns.. onde já se viu vaiar guns.. msmo parecendo q os caras no palco não são mais que um cover mal feito do antigo guns..

ms é guns né.. daqui a pouco tem os comentários dos fãs adoradores me xingando haha

ps: o texto ai do g1 já vale a pena ser lido só pela seguinte parte escrita nele "O figurino "Pica Pau desce as cataratas" foi se alterando ao longo da noite: o vocalista trocou três vezes de camiseta, colocou casaco de couro, tirou o casaco de couro e mostrou uma coleção de chapéus de fazer inveja ao líder do Jamiroquai." HASEISAIHEauh ri pouco? hahah

Les Strato
Veterano
# out/11
· votar


guitarg3

o fato de nao haver vaias , nao foi por ser guns. Te garanto que se o ozzy osborne entrasse as 3 da matina, e mandasse a galera tomar no #$ com aquele ar humoristico dele, a galera ia nem ligar.

Muitas das bandas de 60, 70 , 80, tem tanto respeito que abusam dele, te digo que se qualquer banda famosa dessas épocas poderia extrapolar com o publico , e ainda sair de boa.

Mas agradeça que bandas como o Capital estavam bem preocupados com o publico, fato é que pelo carisma com o publico e pela energia que passaram, conquistaram um dos melhores shows do RiR

Ken Himura
Veterano
# out/11
· votar


guitarg3
O Guns vive tomando vaia direto, cara... não viaja! A diferença é que querendo você (ou qualquer um) ou não, o Axl é um dos deuses do panteão do Rock. Ele é um dos landmarks do estilo.

Quando você atinge este nível - pouquíssimos conseguem - você pode literalmente fazer o que quiser que seu prestígio não diminuirá. Ano passado, o Guns tomou uma chuva de garrafas em Dublin e dias depois tava sendo ovacionado em outro lugar. Inclusive, boa parte dos que ovacionaram acharam certas as garrafadas de Dublin.

Agora, não tenta nem traçar um paralelo com o Gloria, porque né...

---
Quanto a errar os solos, é extremamente comum. A performance musical é feita de muito ensaio e de tudo de imprevisto que acontece na hora H, é isso que faz cada performance ser única. Música do disco é extremamente "superficial": você entra no estúdio - um ambiente completamente controlado - e toca várias vezes os mesmos trechos. Depois vem alguém e recorta as melhores partes de cada gravação e faz uma gravação "perfeita". Isso sem falar nos softwares de correção entre outras cacetadas de recursos que existem. O produto final é completamente "falso", "fabricado". Nunca fique esperando performances ao vivo ipsis litteris duma gravação de estúdio.

Como musicista, você deveria saber disso...

Binohendrix
Veterano
# out/11
· votar


Ken Himura
Velhinho... Concordo com vc mas...larga mao desse latim...Isso aqui nao é cursinho de direito nem concursos publicos...Soa arrogante como a maioria dos advogados. Abs

Ken Himura
Veterano
# out/11
· votar


Binohendrix
Cara, desculpa, mas apenas prezo pela boa escrita e pelas boas fontes. Uso as citações latinas de forma a diversificar o texto e não repetir toda hora as mesmas palavras. São citações famosas, qualquer um já ouviu ou pode muito bem ir no google procurar.

Prefiro colocar o original de ditados populares para não fazer adaptações na tradução que provavelmente dificultariam o entendimento das mesmas sob a mesma ótica.

Bom, boa parte da minha carreira é pesquisar em livros de música. De várias línguas. E em todos você encontra citações em latim, às vezes em francês, italiano... é parte da vida de musicista. Não vou mudar meu modo de escrever porque tem uma cacetada de gente preguiçosa aqui.

has4
Veterano
# fev/16
· votar


[Sim... Ressuscitando]

Alguns anos depois...
Será que a maneira de ver e de agir deve ter mudado para alguns? Talvez ao invés de latinhas, não flores mas mais respeito já seria muito bom!

Que os carnavais tenham também muito rock'n'roll

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a vaias no rock in rio