Quem somos? Bonecos do sistema? Quem é o rockeiro?

Autor Mensagem
SERGIAO
Veterano
# jan/09 · Editado por: SERGIAO


Este tópico foi eleborado a fins de despertar o verdadeiro ¨ser¨que existe dentro de cada um de nós! Desde pequenos já sofremos manipulações do sistema social, podemos citar a figura ideal para sociedade tendo como exemplo, aquele homem de cabelos curtos e brilhantes, usando paletó e gravata, tipo executivo bem sucedido,...isso se pode observar em várias propagandas,... o homem ideal, o resultado é que muitas pessoas vivem correndo para obter um nível econômico alto somente para serem respeitadas, vivem num mundo de disputa, será por essa razão que os rockeiros sofrem tantos preconceitos? por não fazerem parte dos planos do sistema social padrão? Muitas pessoas chegam a fazer, a ouvir e a ver coisas que não gostam, só para serem respeitadas pela sociedade!...Qual é a sua opinião? O que é o rock? Quem é o rockeiro? A composição de música própria ajuda a desvendar aquilo que existe dentro do autor?

Bog
Veterano
# jan/09 · Editado por: Bog
· votar


SERGIAO
Qual é a sua opinião?

Hmmm... a de que este tópico está no lugar errado. ;)

Quanto ao estereótipo de "homem ideal", aquele modelo que se espera que sigamos, acho que dentro do mundinho do rock também existem montes de estereótipos e modelos que se espera que sejam seguidos. No fim das contas, pode até mudar o modelo e o grupo, mas continua existindo a pressão do grupo para que algum modelo seja seguido.

SERGIAO
Veterano
# jan/09 · Editado por: SERGIAO
· votar


Caro Bog, eu concordo plenamente com você, apenas escolhi como exemplo o tipo de resultado mais evidente mediante a figura preferida para propaganda em massa, eu me referia a manipulação em massa, ou seja, mesmo dentro da figura do rockeiro pode existir o tal ¨homem ideal¨correndo pelos mesmos interesses ...De qualquer forma, nem todos somos iguais,... não somos mesmo!...Mas voltando ao mundo do rock,... eu esperava opiniões sobre, quem é o rockeiro? ...a música própria ajuda a desvendar seu autor? QUANTO AO TÓPICO, SI PODE LER: DIVULGUE SUAS MÚSICAS!

Bog
Veterano
# jan/09
· votar


SERGIAO
quem é o rockeiro

Então, é isso que eu estou falando... Pode até existir uma certa idéia de que "rockeiro é isso", "rockeiro é aquilo", "ah, é revoltado contra o sistema", "ah, é rebelde", "ah, é um cabeludo que grita", "ah, é um cara que gosta de música". Tudo um monte de rótulos, coisa que este ou aquele grupo se acha no direito de exigir de alguém porque toca/ouve um tipo de música.

Enfim, para mim, "o rockeiro" é qualquer um que goste de rock. De jeans ou terno, cabeludo ou careca, revoltado ou conformado, tanto faz.

a música própria ajuda a desvendar seu autor?

De vez em quando. Muitas vezes, a única coisa que a música diz sobre o autor é que ele sabe fazer o que se espera dele, ou que ele sabe agradar o público e ganhar seus tostões com isso. Mas isso, só conhecendo a pessoa mais de perto para saber. Muitas vezes, o que nos parece legítimo é feito por dinheiro, e o que nos parece bobo e comercial é só bobo, mas sincero.

SERGIAO
Veterano
# jan/09 · Editado por: SERGIAO
· votar


É esse o ponto que eu queria chegar! dizem que o rockeiro é isso ou aquilo, é verdade,...eu te digo que os rockeiros sofrem preconceitos...mas, de onde vem estes preconceitos?...por tal fato muitos procuram ser ¨independentes do sistema¨Quanto a música própria?...é quando o autor passa seus riffs, melodias e letras transmitindo aquilo que estava guardado dentro de sí, seus ideais, coisas que ele acredita que podem ser reais ou ilusionarias, e assim abre um livro ou uma porta para que os outros possam ver e ouvir suas composições, sujeito a agradar a tantos e desagradar a outros tantos, por isso é música própria, pois está sujeito a exibir crenças e coisas pessoais. ( o importante é fazer a música que você quer!...e não a música que os outros queiram que você faça, se assim fosse, não poderia ser considerado sua música )

LeandroP
Moderador
# jan/09
· votar


SERGIAO

Enfim, o roqueiro deve ser de dentro pra fora e não de fora pra dentro.

SERGIAO
Veterano
# jan/09 · Editado por: SERGIAO
· votar


BRAVO! meu caro Leandro Panucci, era uma das coisas que eu queria ouvir!

Pombo
Veterano
# jan/09
· votar


Eu nao entendi muito bem o q vc quis dizer.... Preconceito musicalmente, ou aparentemente?

Musicalmente falando, tem pessoas que nao gostam de rock e as vezes por nao conhecer direito, acaba generalizando as coisas e criando um rotulo achando que e sempre a mesma coisa. Agora tambem existe muito roqueiro preconceituoso, que quando ouve algo diferente (na maioria das vezes quando toca na radio) ja chega com 2 pedras pra falar mal da musica. Ou seja, acho q o preconceito nao parte so da sociedade com relaçao ao roqueiro.

De fato a musica propria revela a personalidade do musico, mas vai ter algumas pessoas q vao gostar, e outras nao. Normal isso. Tem gente q come rucula, e tem gente q nao come rucula. Vai do gosto.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/09
· votar


Bog
Caro Bob

ahuahuahaaauahua

erico.ascencao
Veterano
# jan/09
· votar


SERGIAO
Desde pequenos já sofremos manipulações do sistema social, podemos citar a figura ideal para sociedade tendo como exemplo, aquele homem de cabelos curtos e brilhantes, usando paletó e gravata, tipo executivo bem sucedido
Porra cara, obrigado viu!! Leio isso bem em meio a uma crise vocacional de meio de curso de Engenharia...

[modo correndo pro banheiro pra chorar on/]

erico.ascencao
Veterano
# jan/09
· votar


LeandroPanucci
De fora pra dentro? Jamais!!!

MauricioBahia
Moderador
# jan/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


SERGIAO
Já leu este livro:
Ideais Políticos, de Bertrand Russel - Editora Bertrand Brasil. 1963?

Muito legal...

Passagens:

"Em todas as esferas da vida, a independência de pensamento é punida com a derrota, tanto mais quanto maiores e mais rígidas se tornam as organizações."

"... em nossa época, a tirania das vastas organizações-máquina, governadas desde cima por homens que nada sabem e a quem nada importa se as vidas daqueles que controlam estão matando a individualidade e a liberdade de pensamento e forçando os homens, cada vez mais, a se amoldarem a um padrão uniforme."

Abs

I.Nosferatu
Veterano
# jan/09
· votar


erico.ascencao
De fora pra dentro? Jamais!!!

Fica até meio esquisito... hehehehehe!

a uma crise vocacional

Rsrsrsrs... não sabia que vocação tinha crise!!! Mas dificuldades e facilidade de abandonar o curso ou uma não vocação, até que sim!

Bog
No fim das contas, pode até mudar o modelo e o grupo, mas continua existindo a pressão do grupo para que algum modelo seja seguido.

Há um porém, voce não sai por ai dizendo que faz parte de um determinado grupo e sai praticando algo contrario à ele, seja o que for, uma das coisas que deveriam ser postas em primeiro lugar é o que aquele grupo de pessoas especifico tem a ver com a pessoa, se for contrario à suas crenças, sentimentos e pensamento, então não faz-se parte dele...

coisa que este ou aquele grupo se acha no direito de exigir de alguém porque toca/ouve um tipo de música.

Nesse contexto, acho que se lhe exigem algo é porque realmente no seu amago, voce não deveria estar ali.

Enfim, para mim, "o rockeiro" é qualquer um que goste de rock. De jeans ou terno, cabeludo ou careca, revoltado ou conformado, tanto faz.


Um cara que goste de ouvir rock pode não necessariamente ser rockeiro, minha velha ouve muito, entre outras coisas que ela gosta, mas definitivamente ela não é rockeira por isso! Rockeiro, embora se discorde é uma opção e estilo de vida, há quem goste de rock e ache desnecessário fazer essa escolha e viver sua vida, mas ai entra o lado pessoal, então mesmo sendo contra a atitude rockeira ele é um rockeiro???

SERGIAO

Quanto a música própria?...é quando o autor passa seus riffs, melodias e letras transmitindo aquilo que estava guardado dentro de sí, seus ideais, coisas que ele acredita que podem ser reais ou ilusionarias, e assim abre um livro ou uma porta para que os outros possam ver e ouvir suas composições, sujeito a agradar a tantos e desagradar a outros tantos, por isso é música própria, pois está sujeito a exibir crenças e coisas pessoais. ( o importante é fazer a música que você quer!...e não a música que os outros queiram que você faça, se assim fosse, não poderia ser considerado sua música )


A ideia do rock contemporaneo é essa, sem issso nem seria realmente rock e por isso algumas pessoas se identificam verdadeiramente com este ou aquele segmento, embora para cada bom produto haja outros genericos que aparentemente tem o mesmo conteudo, alguns são sinceros outros nem tanto... é o preço que se paga com a massificação de algumas vertentes!

old steel
Veterano
# jan/09 · Editado por: old steel
· votar


SERGIAO
Olha segião,essa história de roqueiro idealista já se desvirtuou a muitos anos.O poder econômico corrompe o ser humano de forma que o idealismo é deixado de lado,não só na música mais em política,etc.. etc..
Hoje seria impossível chegar numa gracadora,como foi a grande Atlantic Records,e apresentar trabalhos como os do YES,Led Zeppelin,entre tantos outros que tinham composições de até 20 minutos,que para os dias de hoje seriam "inviáveis comercialmente".Resumindo,até os roqueiros acabaram se rendendo ao sistema vide Kiss,Aerosmith e outros.

Bog
Veterano
# jan/09 · Editado por: Bog
· votar


I.Nosferatu
Rockeiro, embora se discorde é uma opção e estilo de vida

E eu discordo mesmo. Nunca vi uma definição para "rockeiro". Chuck Berry nunca escreveu um manifesto que definisse isso. Fats Domino nunca desenvolveu uma metodologia para classificar rockeiros e não-rockeiros. Enfim, existem concepções que este ou aquele grupinho acham do "que é que o rockeiro tem". Esses grupinhos depois saem por aí apontando dedinhos e dizendo: "esse aí tem atitude de rockeiro", "esse aí não é".

Aí aparece o EmoXZero na TV falando: "nóis não samo emo, nóis samo é roque!". E os tais grupinhos: "não, não é, aqui no meu manual do rockeiro mirim tá escrito que para ser rockeiro tem que ser assim e assado". Enfim, é só um grupo se achando no direito de exigir algo, dizendo que se lhe exigem algo é porque realmente no seu amago, voce não deveria estar ali.

Ah, no meu manual do rockeiro mirim tá escrito que rockeiro não pode trabalhar, tem que usar drogas e nunca pode casar. E quem passa dos 205 anos vira tio, porque todos sabem que o rock é jovem, e jovem tem que ter menos de 25. Eu sou rockeirozão, e só se você for como eu pode andar comigo no recreio. É algo que devia estar no seu âmago. :)

Party Boy
Veterano
# jan/09
· votar


Rockeiro é o cara q gosta de rock.

Bom rockeiro é o cara q aprende algo por causa do rock; o cara q nao se contenta em ouvir só guns n roses e maiden e vai atras das bandas e dos artistas q influenciaram esses caras, e ai em diante, até chegar nos primordios da coisa e adquirir um certo conhecimento musical pra poder tirar suas próprias conclusões sobre qual era o cenário e o contexto do surgimento disso tudo. Quem chega nesse nível nao considera NXzero rock, apenas mais uma modinha criada por gravadora. E também acaba entendendo q cabelo grande e roupa preta nao é nem o começo pra ser digno de ser chamado de rockeiro...

I.Nosferatu
Veterano
# jan/09 · Editado por: I.Nosferatu
· votar


Bog

Nossa! Quanta bosta voce escreveu... logico que nenhum rockeiro vai te dizer de que jeito tem de ser ou montar um manual de como agir pra ser um rockeiro, mas é ai que ta o sentido da coisa! A identificação com uma coisa e seu envolvimento com ela te faz parte dela...

Suas teorias não tem nada a ver com a pratica e mesmo os emoxzero são uma das vertentes que devido a massificação produz pessoas descompromissadas que gostam da musiquinha bonitinha ou da roupinha que o cara usa e querem fazer igual (isso é ser rockeiro pra voce e outros), mas lá no fundo não tem nenhuma identificação real com aquilo é só uma modinha e logo vem outra... mas sempre tem os que ficam e continuam envolvidos como há tempos e alguns criam e fazem coisas muito boa dentro daquilo a que se propõesm e não há idade pra isso! Só concepções erroneas de que rockeiro é quem ouve rock, é jovem, etc... então o mundo ta cheio de rockeiro de verdade!!! Parabens! Eu ainda não tinha percebido isso!

SERGIAO
Veterano
# jan/09 · Editado por: SERGIAO
· votar


Olá MaurícioBahia

Gostei, porém...¨Em todas as esferas da vida, a independência é punida com a derrota.......( mas não daqueles que controlam as organizações )

SERGIAO
Veterano
# jan/09
· votar


erico.ascencao

Ótimo...nós teremos um futuro engenheiro... com idéias novas.

Bog
Veterano
# jan/09
· votar


I.Nosferatu
Quanta bosta voce escreveu...
Suas teorias não tem nada a ver com a pratica

Você sabe o que significa a palavra "ironia"?

logico que nenhum rockeiro vai te dizer de que jeito tem de ser

Você está no mesmo FCC que eu?

não tem nenhuma identificação real com aquilo

Como você sabe que o EmoXZero não tem nenhuma identificação real com aquilo? É amigo pessoal deles? Viu gravações secretas deles numa sala escura dando risadas sinistras?

Só concepções erroneas de que rockeiro é quem ouve rock, é jovem, etc... então o mundo ta cheio de rockeiro de verdade!!!

A parte do "ouve rock" era séria. A parte do "jovem", pensei que era óbvio, era ironia (até porque eu também já passei dos 25).

Mas então tá, já que você sabe classificar quem é rockeiro e quem não é, peço que ilumine minha pobre ignorância (sem ironia aqui) e mostre como se classifica as pessoas em rockeiros e não-rockeiros. Você fala em "atitude", mas não definiu como identificar essa tal "atitude". Você fala em "identificação" com certas idéias, mas não descreveu quais são essas idéias. Não mostrou referências que mostrem que essas idéias e atitudes são o que realmente deve se esperar de um rockeiro, e não um outro conjunto de idéias e atitudes definidas por um outro grupinho (como por exemplo o monte de "bosta" das minhas "teorias" irônicas). Enfim, exceto pelo "gostar de rock", me parece que a sua classificação ainda está um tanto quanto nebulosa e sem fundamento. Peço que esclareça a questão, e apresente uma definição mais precisa do que "rockeiro é quem gosta de rock", já que aparentemente você tem uma.

SERGIAO
Veterano
# jan/09
· votar


Não tenho nada contra quem foi, é, ou será vítima do sistema, contanto que seja consciente disso, essa a diferença...pelo menos o livre arbítrio é uma manifestação independente!

qew
Veterano
# jan/09
· votar


o que ta escrito no primeiro post é a letra de "Geração Coca-cola"...

Headstock invertido
Veterano
# jan/09
· votar


Eu me considero um roqueiro, pq pra mim roqueiro é apenas um rótulo simples pra quem ouve música derivada de rock. Se minhas atitudes são contra o "sistema" não dá pra saber pelo simples fato de escutar rock...o cara pode escutar rock só pelo fato de gostar do ritmo da música e tal, dos riffs, e não necessáriamente pq está cansado dos padrões da sociedade.

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# jan/09
· votar


O que é o rock?

Energia, atitude, felicidade ... sei lá, Rock é o que tú sente no palco, não consigo explicar ;)

Quem é o rockeiro?

Jimmy Vandrake. Esse sim é Rockeiro \w/

A composição de música própria ajuda a desvendar aquilo que existe dentro do autor?

Hoje não mais ... um certo sistema chamado "Dinheiro & Ganancia" acabou com isso e hoje quase tudo é feito por Marketing e nada mais ;/

MauricioBahia
Moderador
# jan/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Gostei, porém...¨Em todas as esferas da vida, a independência é punida com a derrota.......( mas não daqueles que controlam as organizações )
SERGIAO
Pois é, justamente estes são os que punem.
Abs

I.Nosferatu
Veterano
# jan/09
· votar


Bog

Desculpe cara, mas creio que voce precisa de um manual...
Não sou eu quem irei dá-lo a voce, até porque essa atitude que eu falei não é algo externo, é interno e ela é natural (achei que tinha ficado claro), não é fazer pose se é que voce entende o sentido de pose aqui, a identidade também é natural, condiz com seu "eu" e isso já diz tudo!

O que voce julga serem regrinhas de determinados grupos, talvez sejam regrinhas de determinados adolescentes que ainda não se descobriram direito (muito comum aliás) e portanto se forçam a uma adaptação para fazerem parte de algo, que na verdade não estão neles, outra coisa é mais facil dizer ao outro que ele tem que mudar algo do que corrigir algo em si mesmo, isso não acontece só no rock e sabemos disso, mas dai entre o que se pensa que é e o que realmente seja algo, um abismo se forma entre opiniões e é muito facil se enganar com as aparencias...

Há quem diga ainda hoje que todo rockeiro não toma banho, usa drogas e não tem responsabilidade, à parte os loucos de plantão que em qualquer lugar existe e isso é um outro problema, seria a afirmação veridica? Mas o estereotipo que alguém disse em alguma epoca na historia, perdura... será que voce também não pensa que eu deveria ser assim porque sou rockeiro ou que outros sejam assim só porque ouviu isso em algum lugar? Ou melhor será que tem algum adolescente que acredita nisso e pratica essas coisas?

MauricioBahia
Moderador
# jan/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Vou tentar opinnar...

O que é o rock? Um estilo musical que tem a guitarra como instrumento predominante.
Quem é o rockeiro? Aquele que toca rock.
A composição de música própria ajuda a desvendar aquilo que existe dentro do autor? Toda música é uma forma de expressão.

Agora...
Quem somos? Bonecos do sistema?
Sim. Vivemos em sociedade, então, sócios do sistema! E se somos sócios, seguimos algum tipo de regra. Portanto, somos todos programados!

"Quando nascemos fomos programados, a receber o que vocês
Nos empurraram com os enlatados, dos U.S.A., de nove as seis."


SERGIAO
Veterano
# jan/09 · Editado por: SERGIAO
· votar


Quem faz uma pergunta, é que também procura uma definição...mas vou tentar esclarecer a minha opinião...sabemos que o rock é um gênero musical que contribuiu com uma mudança radical de muitos costumes e hábitos dos jovens...o rokeiro, creio eu, é aquele que aderiu totalmente a estas mudanças, vestes, expressões e LIBERDADE!....Veja Beatles, Rolling Stones,...frases dos integrantes etc. Isso faz sentido,...ora, ninguém sai por aí vendo um homem de poletó e gravata e o chama de rokeiro. esse homem pode ou não pode gostar de rock, é um direito,...mas ver um rokeiro vestido a carater e dizer que não é...fica difícil...Alias, porque se ouve muito a expressão: ROCK É LIBERDADE???

erico.ascencao
Veterano
# jan/09
· votar


SERGIAO
Ou não... hauhauhauaha!

SERGIAO
Veterano
# jan/09
· votar


PARTY BOY, é isso aí, foi até agora a melhor definição, obrigado

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quem somos? Bonecos do sistema? Quem é o rockeiro?