Quem somos? Bonecos do sistema? Quem é o rockeiro?

Autor Mensagem
I.Nosferatu
Veterano
# jan/09
· votar


Pois é, mas pense bem, se ser rockeiro pode ser determinado apenas por "uma pessoa que ouve /gosta de rock e se declara como tal", então posso concluir que:

Posso ser Raper na lua crescente, Rockeiro na lua cheia, Pagodeiro na lua minguante e Funkeiro na lua nova, ou ainda, posso ser Raper de manhã, Rockeiro ao meio dia, Pagodeiro a tarde e Funkeiro a noite... desde que eu ouça e me declare como tal... ninguém pode me contestar!

Se essa é a definição mais simples, eu a acho a mais pobre! Na boa a definição não é das melhores só isso... e porque esta estaria correta e as outras que foram dadas aqui com mesmo conteudo que comentei, divergindo apenas em detalhes estariam erradas? Muito pelo contrario, estas sim na pratica são as corretas. E na pratica, não há "teoria" ou "acho que" ai!

Ainda bem que as pessoas que trilharam o caminho do rock no passado nestes anos todos não tinham tais definições, pois imagina o que o rock seria hoje (se é que teria chegado a ser algo) sem essa atitude, essa identidade? E tem gente que já ta achando que é até misticismo... karai! Sinceramente, depois ficam reclamando das bandinhas que surgem por ai, olha o que as produz! Bahhhhhhhh!!! Francamente!

Bog
Veterano
# jan/09
· votar


I.Nosferatu

Só uma coisa: eu falei que rockeiro é quem GOSTA de rock e se declara como tal. Não falei só que era quem "ouve". Você não pode escolher mudar o que GOSTA de acordo com a lua, e nem vai GOSTAR de algo só porque declara isso. Declarar/ouvir são ações, mas GOSTAR também é "uma coisa que vem de dentro".

Você fala que é uma definição pobre, mas apesar de eu ter pedido, não colocou nenhuma que fosse mais precisa/rica/correta. Fez piadinha, disse que era óbvio, e só.

E realmente, do jeito que você fala parece coisa mística, aquelas definições abstratas. Só ficou faltando falar por meio de enigmas e metáforas... "Rockeiro? Ah, o rockeiro é a ponta da lança, é a umidade do luar, é a trilha da vida, é o A e o Z".

Seria tão mais fácil você explicar o que exatamente é essa tal "atitude" ou quais seriam os tais "ideais" do rock... afinal, é tão óbvio para você! Seria legal compartilhar com aqueles que não conseguem enxergar tamanha obviedade!

Pseudonimum
Veterano
# jan/09
· votar


entao esse topico aki eh da galera do rock paulera?/

jimmy vandrake
Veterano
# jan/09
· votar


SERGIAO

Da uma olhadinha neste topico.

Abçs

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/179079/

shoyoninja
Veterano
# jan/09
· votar


Pseudonimum
Mas pra ser dessa galera vc tem que ter "aquela" atitude, senao nda feito.

Sephiro
Veterano
# jan/09
· votar


gente esqueçam os rótulos e as panelinhas, o que importa é a música...

estúpido
Veterano
# jan/09
· votar


Rock é uma forma de expressar sentimentos de revolta no que diz respeito a sociedade; é um estilo de música livre.

O Rockeiro é aquela pessoa que diz o que pensa que consegue expressar seus sentimentos através da música, roupa e atitude mesmo.

E a pessoa que escreve determinada coisa concerteza tenta passar algo seja lá o que for,, Claro que tem aqueles caras que escrevem músicas somente pra ganhar dinheiro o que gravadora impõe,, mais esses daí já é outra estória.

Sephiro
Veterano
# jan/09
· votar


Rock é uma forma de expressar sentimentos de revolta no que diz respeito a sociedade; é um estilo de música livre.

acho meio contraditória essa frase, se é um estilo de música livre, ele pode expressar o que o compositor quiser, não só sentimentos de revolta no que diz respeito a sociedade ...

o contrário também é verdade, qualquer estilo musical pode expressar sentimentos de revolta no que diz respeito a sociedade....

se a atitude é importante, esta vem antes da música, através da música vc expressa a atitude, e essa música pode ser em qualquer estilo...

Bog
Veterano
# jan/09
· votar


Sephiro
acho meio contraditória essa frase, se é um estilo de música livre, ele pode expressar o que o compositor quiser

Taí, bem verdade isso. O cara fala: "rock é liberdade", mas diz "desde que se enquadre nisso, naquilo e naquele outro limite". Por um lado, é um papo de "não se enquadrar no comportamento que a sociedade exige", enquanto fala ao mesmo tempo "mas precisa se ter a atitude X e a postura Y com relação ao assunto Z".

Não é esquisito falar em liberdade ao mesmo tempo em que impõe limites e condições?

SpectrosGuitarman
Veterano
# jan/09
· votar


o roqueiro é o treta
OOOOOO TRETAAAAA

leviribeiro
Veterano
# jan/09
· votar


poxa, qdo li o tópico pensei que era do prof. araújo, aquele doido...

MauricioBahia
Moderador
# jan/09
· votar


poxa, qdo li o tópico pensei que era do prof. araújo, aquele doido...
leviribeiro
Pensei o mesmo... Até postei antes. heheh. O SERGIAO ficou até bravo comigo!
Abs

SeEk AnD dEsTrOy
Veterano
# jan/09
· votar


roqueiro é tudo sujo msmo...
não tomam banho, gostam do capeta...não merecem emprego

SERGIAO
Veterano
# jan/09 · Editado por: SERGIAO
· votar


Olá Jimmy Wandrake,

É muito bom ter você aqui, me fez lembrar os meus vinte anos, a coisa rolava desse jeito mesmo, achei ótimo...valeu, valeu mesmo!
foi bom...rachei o bico!

Sniper
Veterano
# jan/09
· votar


jimmy vandrake

Esses tópicos q vc fazia eram ótimos, deveria continuar escrevendo

Stonebreaker
Veterano
# jan/09
· votar


rock é ruim demais homi

\m/

SERGIAO
Veterano
# jan/09 · Editado por: SERGIAO
· votar


SeEK AnD dEsTrOy

Oooo....esporteclubsocial,...Foi mau,...Se o rockeiro não tomasse banho... só poderia ser sujo mesmo,...o que nos faz pensar que ele seria menos preocupado em merecer um emprego!

Além disso, eu jamais escreveria isso sobre alguém!

Veja um exemplo: ...esse alguém poderia te responder...por que? as tuas costas estão fedendo?...ou depois você tomou banho e ele não?

No final da mensagem, esse alguém poderia escrever: Sou rockeiro...sou sujo porque você diz,...mas não prova!... você é burro e você mesmo provou!

Por essa razão é que você tem que enviar opiniões sérias num fórum,... pensar bem, e não ficar dando a cara pra bater!

jimmy vandrake
Veterano
# jan/09
· votar


Sniper

Valeu cara, estou começando a escrever uma nova aventura, até breve.

edu ROCK
Veterano
# jan/09
· votar


O Rock é a música da liberdade...
Ou seja: eu sou livre para me considerar rockeiro apenas por ouvir e gostar de rock,sem ter de me vestir de determinada maneira, ter "atitude", ou seguir algum estilo de vida.

SERGIAO
Veterano
# jan/09 · Editado por: SERGIAO
· votar


I.Nosferatu

Sei, ficou claro que você deu um exemplo, quando uma suposta pessoa poderia se declarar pagodeira, e não ser,... eu poderia conhecer uma outra pessoa neste exato momento, e que diz ser funkeiro, e não ser, por isso que é mais confiavel quando uma pessoa esta trajada de rockeiro, fica difícil contestar, isso é uma questão de acreditar em uma pessoa ou não, porém, mediante a tantos preconceitos é muito raro uma pessoa se declarar rockeira,... e não ser.

MauricioBahia
Moderador
# jan/09
· votar


Afinal, alguém chegou numa definição clara para "Roqueiro"?
Abs

edu ROCK
Veterano
# jan/09
· votar


SERGIAO

Sei, ficou claro que você deu um exemplo, quando uma suposta pessoa poderia se declarar pagodeira, e não ser,... eu poderia conhecer uma outra pessoa neste exato momento, e que diz ser funkeiro, e não ser, por isso que é mais confiavel quando uma pessoa esta trajada de rockeiro, fica difícil contestar, isso é uma questão de acreditar em uma pessoa ou não, porém, na nossa questão e mediante a tantos preconceitos é muito raro uma pessoa se declarar rockeira,... e não ser.

Então cara, mas qual é a vantagem de alguém acreditar que você é rockeiro ou não?

Me deixe explicar melhor:eu, por exemplo, não ando por aí "trajado de rockeiro", como você disse no seu post...
Se eu chegar pra você e disser:"Eu sou rockeiro". E você olhar pra mim e dizer:"Não acredito que você é rockeiro".O que isso vai efetivamente vai mudar na minha vida?Nada!Eu vou continuar gostando de Beatles, Stones, Led e companhia do mesmo jeito!

Eu acredito que pra ser rockeiro basta gostar e curtir esse gênero musical...eu não preciso sair por aí provando pra todo mundo que eu sou rockeiro, por meio de roupas,atitude , ou o quer que seja.

Mas de qualquer forma, isso é só a minha opinião, OK?
Abraço

MauricioBahia
Moderador
# jan/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Divagando aqui....
Existe o Roqueiro como estereótipo e o Roqueiro, que toca Rock. Diria que o primeiro seria um boneco, feito da fôrma do segundo, o original. Por aí... hehe

SERGIAO
Veterano
# jan/09 · Editado por: SERGIAO
· votar


Eu acho que quando um cara sai por aí com toda roupa de rockeiro é por que ele gosta, e se sente bem assim, como muitas mulheres, por exemplo, gostam de mini saia, outras não, eu gosto de usar roupas já muito usadas, a modo de dizer ¨meia velhinha¨, me sinto bem, mais confortável do quando novas, mas eu não dou a mínima para que os outros possam pensar disso, caso contrário só usaria roupas mais novas, eu gosto de usar camisetas do Slayer, Sepultura, Motorhead, etc, já meia malhada, tenho os cabelos longos, tenho 51 anos e percebo que as pessoas ficam olhando pra mim, mas eu não ligo, tenho lá os meus idolos do rock, alguns na faixa de 30, 40, outros com 60, tudo bem, faço o que quero, se eu fosse me considerar rokeiro, por gostar de rock, eu teria que me considerar também como alguém que ama a música clássica, gosto muito de Beethoven.

I.Nosferatu
Veterano
# jan/09
· votar


Bog

nem vai GOSTAR de algo só porque declara isso. Declarar/ouvir são ações, mas GOSTAR também é "uma coisa que vem de dentro".

Depois dessa, eu não postaria mais nada se fosse voce... mas como sei que não vai se dar por vencido...

Eu concordo com isso, embora voce tenha dito que rockeiro é quem ouve/gosta de rock e se declara como tal (contraditorio não?)... Se sou um cara ecletico, e realmente gosto daquilo, porque de acordo com sua definição não seria rockeiro na lua cheia ou ao meio dia? Pare!!! Voce perdeu a razão faz tempo...

Você fala que é uma definição pobre, mas apesar de eu ter pedido, não colocou nenhuma que fosse mais precisa/rica/correta. Fez piadinha, disse que era óbvio, e só.

Fiz! E é obvio mesmo!!! Fica ai aguardando... talvez a ficha caia alguma hora!

O cara fala: "rock é liberdade", mas diz "desde que se enquadre nisso, naquilo e naquele outro limite". Por um lado, é um papo de "não se enquadrar no comportamento que a sociedade exige", enquanto fala ao mesmo tempo "mas precisa se ter a atitude X e a postura Y com relação ao assunto Z".

Não é esquisito falar em liberdade ao mesmo tempo em que impõe limites e condições?


Como disse lá atrás:

"...voce não sai por ai dizendo que faz parte de um determinado grupo e sai praticando algo contrario à ele, seja o que for, uma das coisas que deveriam ser postas em primeiro lugar é o que aquele grupo de pessoas especifico tem a ver com a pessoa, se for contrario à suas crenças, sentimentos e pensamento, então não faz-se parte dele..."

Talvez tudo seja uma questão de que alguns não se enquadram nisso e saem por ai dizendo "eu sou ROCKEIRO" só porque ouve essa ou aquela musica rock! Já parou pra aceitar isso?

O rock tem seu lado libertario sim e muito de sua fama vem disso, agora pra que certos sujeitos precisam de liberdade? Pra apenas dizer que é contra a forma de expressar essa Liberdade de outrém? Pra simplesmente serem do contra e ser como os emoxzero e outros da vida??? Então lá no fundo será que voce não é uma pessoa que não precise do rock em si pra se expressar, já que é contrario às suas crenças e etc... etc... envolva-se com algo mais significativo que realmente complete e expresse seu "eu", sem ficar posando de contestador daquilo que não compreende!

SERGIAO

por isso que é mais confiavel quando uma pessoa esta trajada de rockeiro, fica difícil contestar, isso é uma questão de acreditar em uma pessoa ou não, porém, mediante a tantos preconceitos é muito raro uma pessoa se declarar rockeira,... e não ser.

Embora acredite que pela roupa de alguém não se possa realmente dizer o que ela é... mas não quer dizer que não compreenda, desde seu principio os rockeiros tinham seus meios visuais de se identificarem, coisas que pra nossos dias possam parecer estupidas, mas eram sua forma, portanto não contesto o fato de um adolescente precisar desses meios visuais pra se identificar e através disso ter um referencial de o que é e o que deixa de ser, e a partir dai poder se organizar e entrosar, bater um papo, discutir suas diferenças e por ai vai...

Mas os supostos ROCKEIROS do forum não compreendem certas coisas e querem contestá-las... Pra que eu não entendo direito, mas acho que deve ser pra satisfazer sua necessidade de não ser contestado quando se decalrar como tal!

I.Nosferatu
Veterano
# jan/09
· votar


No mais, to de saco cheio desses rockeiros teoricos da internet, prefiro os rockeiros da realidade, esses eu sei como são e não é de hoje...

Mas antes vou citar algumas frases e trechos interessantes que acrescentam ao topico, claro:

Como diria Raulzito: Tem gente que vive a atualidade como se observasse através de um retrovisor de um carro o brilho distante do que ficou lá atrás, e quando dá-se conta, aquilo por que passou ali, naquele momento, ficou lá atrás!

...A arapuca está armada
E não adianta de fora protestar
Quando se quer entrar
Num buraco de rato
De rato você tem que transar...

...Hoje a gente já nem sabe
De que lado estão certos cabeludos
Tipo estereotipado
Se é da direita ou dá traseira
Não se sabe mais lá de que lado...

Já nas letras do velho Belchior:

Velha Roupa Colorida

Você não sente nem vê
Mas eu não posso deixar de dizer, meu amigo
Que uma nova mudança em breve vai acontecer
E o que há algum tempo era jovem novo
Hoje é antigo, e precisamos todos rejuvenescer

Nunca mais meu pai falou: "She's leaving home"
E meteu o pé na estrada, "Like a Rolling Stone..."
Nunca mais eu convidei minha menina
Para correr no meu carro...(loucura, chiclete e som)
Nunca mais você saiu a rua em grupo reunido
O dedo em V, cabelo ao vento, amor e flor, quero cartaz

No presente a mente, o corpo é diferente
E o passado é uma roupa que não nos serve mais
No presente a mente, o corpo é diferente
E o passado é uma roupa que não nos serve mais

Como Poe, poeta louco americano,
Eu pergunto ao passarinho: "Blackbird, o que se faz?"
Raven never raven never raven
Blackbird me responde
Tudo já ficou atras
Raven never raven never raven
Assum-preto me responde
O passado nunca mais

Como Nossos Pais

Não quero lhe falar,
Meu grande amor,
De coisas que aprendi
Nos discos...

Quero lhe contar como eu vivi
E tudo o que aconteceu comigo
Viver é melhor que sonhar
Eu sei que o amor
É uma coisa boa
Mas também sei
Que qualquer canto
É menor do que a vida
De qualquer pessoa...

Por isso cuidado meu bem
Há perigo na esquina
Eles venceram e o sinal
Está fechado prá nós
Que somos jovens...

Para abraçar seu irmão
E beijar sua menina na rua
É que se fez o seu braço,
O seu lábio e a sua voz...

Você me pergunta
Pela minha paixão
Digo que estou encantada
Como uma nova invenção
Eu vou ficar nesta cidade
Não vou voltar pro sertão
Pois vejo vir vindo no vento
Cheiro de nova estação
Eu sinto tudo na ferida viva
Do meu coração...

Já faz tempo
Eu vi você na rua
Cabelo ao vento
Gente jovem reunida
Na parede da memória
Essa lembrança
É o quadro que dói mais...

Minha dor é perceber
Que apesar de termos
Feito tudo o que fizemos
Ainda somos os mesmos
E vivemos
Ainda somos os mesmos
E vivemos
Como os nossos pais...

Nossos ídolos
Ainda são os mesmos
E as aparências
Não enganam não
Você diz que depois deles
Não apareceu mais ninguém
Você pode até dizer
Que eu tô por fora
Ou então
Que eu tô inventando...

Mas é você
Que ama o passado
E que não vê
É você
Que ama o passado
E que não vê
Que o novo sempre vem...

Hoje eu sei
Que quem me deu a idéia
De uma nova consciência
E juventude
Tá em casa
Guardado por Deus
Contando vil metal...

Minha dor é perceber
Que apesar de termos
Feito tudo, tudo, tudo
Tudo o que fizemos
Nós ainda somos
Os mesmos e vivemos
Ainda somos
Os mesmos e vivemos
Ainda somos
Os mesmos e vivemos
Como os nossos pais...

I.Nosferatu
Veterano
# jan/09
· votar


Por fim, vou postar mais uma resposta em outro topico e toh indo descansar... parei com esse aqui!

SERGIAO
Veterano
# jan/09 · Editado por: SERGIAO
· votar


Eu vou arriscar o meu palpite...e cheguei a isso com a ajuda de todos vocês...O rockeiro é uma pessoa que gosta muito de rock, ou pelo menos gosta mais de rock e de tudo que vem do gênero, conhece muito a respeito, pode ou não, ter uma banda de rock...assim, se veste a carater, por que gosta, por que se entrega de corpo e alma no negócio, sem se preocupar se isso pode dar problemas,...sendo assim, tanto conhecidos como estranhos, sabem o que ele é, esse é o rockeiro e ponto. Depois tem um outro tipo de pessoa que também gosta muito de rock, mas não vê motivos, ou não faz questão de se vestir como tal, então seria um ¨rockeiro¨ entre aspas, como exemplo, aquele que gosta de rock, e também conhece tudo a respeito, mas nem todos sabem, exceto parêntes, amigos e conhecidos.
Logo, eu acho mais justo chamar de rockeiro aquele que gosta de rock e tudo que vem do gênero, inclusive as vestes, se entregando de corpo e alma, talvez tenha sido assim o nascimento da expressão: ROCKEIRO! A pessoa que traz dentro de sí, o espírito do rock e demonstra isso também por fora!
CORPO E ALMA
CORPO ( vestes, gestos, sujo ou não ) + ALMA ( preferência musical, pensamentos e atitudes ) = ROKEIRO

Bog
Veterano
# jan/09 · Editado por: Bog
· votar


I.Nosferatu
embora voce tenha dito que rockeiro é quem ouve/gosta de rock

Ouve?

http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/202767/#5771656

Enfim, para mim, "o rockeiro" é qualquer um que goste de rock.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/202767/#5773271

Peço que esclareça a questão, e apresente uma definição mais precisa do que "rockeiro é quem gosta de rock", já que aparentemente você tem uma.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/202767/p1#5774326

Até que me mostrem uma definição melhor, continuo achando que rockeiro é quem gosta de rock e se declara como tal.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/202767/p1#5775391

até o momento, a única coisa que eu vejo em comum entre todos que se dizem rockeiros é o gosto por algo que chamam de rock

Agora me mostra onde foi que eu falei que rockeiro é só quem OUVE rock.

(continuando)

embora voce tenha dito que rockeiro é quem ouve/gosta de rock e se declara como tal (contraditorio não?)

Ô, contradição total. Fulano gosta de rock e se diz rockeiro. Nossa, nunca vi tamanha contradição! Er... você sabe o que significa algo ser "contraditório"?

"...voce não sai por ai dizendo que faz parte de um determinado grupo e sai praticando algo contrario à ele, seja o que for, uma das coisas que deveriam ser postas em primeiro lugar é o que aquele grupo de pessoas especifico tem a ver com a pessoa, se for contrario à suas crenças, sentimentos e pensamento, então não faz-se parte dele..."

Mas aí que tá... QUE grupo? O rock não é homogêneo, não é formalizado, não é hierárquico. Quais as "crenças, sentimentos e pensamentos" comuns a TODOS os rockeiros? As únicas que eu vejo são: todos gostam de rock. E só. Você até agora não citou qualquer outra coisa. Deu voltas, soltou farpas, mas não citou. E nem vai citar. Se muito, vai fazer um comentariozinho do tipo "só quem sente é que entende".

Talvez tudo seja uma questão de que alguns não se enquadram nisso e saem por ai dizendo "eu sou ROCKEIRO" só porque ouve essa ou aquela musica rock! Já parou pra aceitar isso?

Não distorça o que eu disse. Como mostrado acima, eu disse GOSTA e DE ROCK. Não disse apenas "ouve" e muito menos "essa ou aquela".

sem ficar posando de contestador daquilo que não compreende!

Eu não estou contestando o que não compreendo. Estou pedindo para que, se eu não compreendo, você me ajude a compreender. Mas você não vai. Vai continuar se colocando num patamar místico, vai continuar soltando farpas em vez de esclarecer, e provavelmente vai continuar contestando coisas que eu nem disse, para começo de conversa.

shoyoninja
Veterano
# jan/09 · Editado por: shoyoninja
· votar


Bog
Ele já entendeu exatamente o que você quer dizer velho e como não há argumento possível vai ficar nessa enrolação de que roqueiros de verdade sabem o que são roqueiros. Ou aquela melhor ainda, só as pessoas de bom coração conseguem saber :P.

Solucionando de uma vez a questão semântica e supondo que não exista nenhum estudo científico sobre isso, o dicionário define roqueiro como instrumentista, cantor ou compositor de música rock. Só.

Como quem gosta de escutar deve cantarolar as músicas de vez em quando estes são cantores e, portanto, roqueiros também hehehe.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quem somos? Bonecos do sistema? Quem é o rockeiro?