Quem somos? Bonecos do sistema? Quem é o rockeiro?

Autor Mensagem
SERGIAO
Veterano
# jan/09
· votar


Zero Zen

Agora, devo te chamar assim, ou de Dr.Frankestain, você é que montou a criatura quando escreveu assim ¨Tópico de Frankistain¨
isso veio de dentro de você,...eu sou aquele que criou o tópico, além disso se você está preocupado em se manter no fórum depois de ter postado a sua opinião, ou depois de ler o que eu escrevi é um problema seu.

eutoco_frauta
Veterano
# jan/09
· votar


SERGIAO

Ok, se vc diz que existe preconceito contra roqueiros porque vc não cita situações concretas que aconteceram com vc? "Ai não deixaram o Fulaninho comer um fígado humano no palco" não é argumento, tá?

Zero Zen
Veterano
# jan/09 · Editado por: Zero Zen
· votar


SERGIAO

Eu tenho nick no forum, se você usá-lo fica mais fácil de compreender.

Mas eu não montei criatura alguma. O tópico é seu.

Só apontei que os desajustes faziam com que ele se parecesse com um Frankenstein. O título do tópico e o seu primeiro post eram um tanto díspares em objetivos.

Mas deu para entender. Tanto que até respondi a todos os seus questionamentos.

Não estou preocupado em me manter no forum por ter postado nele, mas também para conhecer a opinião dos outros. Você é o autor do tópico, mas não é o centro do tópico.

Heliocentrismo eu conhecia, mas SERGIAOCENTRISMO é novidade.

Que você procure direcionar o tópico para alguma definição, tudo bem, direito seu. Mas eu diria que Tópico é que nem CPI, você sabe como começa, mas nunca sabe quando e como termina !

Talvez em pizza !

Saudações

MauricioBahia
Moderador
# jan/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Este tópico foi eleborado a fins de despertar o verdadeiro ¨ser¨que existe dentro de cada um de nós!
SERGIAO
Vc realmente acha que conseguirá?

SERGIAO
Veterano
# jan/09 · Editado por: SERGIAO
· votar


eutoco_frauta

Meu caro,...existem casos e casos, assim como existem causas e causas, eu já vi e ouvi coisas horrorosas cometidas contra rockeiros aqui no Brasil, muitas pessoas já viram, são fatos! Aquele que não viu, ou não sabe, deve estar viajando entre as estêlas tempo demais, quase que eternamente.

SERGIAO
Veterano
# jan/09
· votar


MaurícioBahia

Até agora só descobri o verdadeiro ¨ser¨dos outros ( não generalizando ) mas, eu só posso agradecer a paticipação de todos, na questão do rockeiro, para mim, foi bom...mas se tem alguém, lá fora, que gostaria de ser, e por motivos sociais, tem mêdo, por quaisquer que sejam os motivos, eu tenho muita pena, mas devemos respeitar todas as pessoas, cada um, cada um,...
Mas eu repito, se tem alguém que gostaria de ser rockeirão mesmo e não é,...eu digo que nunca é tarde pra se libertar e vencer, o tempo passa, é melhor vencer de verdade do que vencer vivendo na mentira!

MauricioBahia
Moderador
# jan/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


SERGIAO
Na esfera da múscia, já fui metaleiro (lá pros década de 1984). Hoje, se fosse me definir, sou rockeiro e blueseiro com certeza. Como eu sei disso? Perguntei a mim mesmo e não tive outra resposta. Afinal, ouço e toco esses estilos de música há anos. Se nãosou rockeiro e nem blueseiro, o que eu sou? [...vácuo...]

Na verdade, sem uma definição, fica tudo muito vazio... ;-)

Pronto, eu me definoi como roqueiro e blueseiro! Mas antes de tudo, sou "musiqueiro" uhuhuhe...

Valeu!

SERGIAO
Veterano
# jan/09 · Editado por: SERGIAO
· votar


eutoco_frauta

Atendendo, e acredite, atenciosamente ao seu pedido,.. sou eu, proprietário de certa casa de eventos em São Paulo desde quando eu havia 21 anos,...especializada em shows de bandas da música underground, onde ao lado, existe um pequeno bar onde rola música setaneja e forró, no qual inúmeras vezes já ocorreram brigas pesadas,... alguém chama a polícia, ao atenderem a ocorrencia em 90% das vezes, eles aparecem direto na portaria de meu estabelecimento perguntando: quem esta brigando, tenho centenas de testemunhas que isso ocorre direto, onde supostamente aquele que chama a polícia, chama pra casa de rock, nós já estamos acostumados, tudo bem,... o páu come no vizinho e nós que ficamos com a imagem degredida. isso é uma pequena parte do que eu poderia descrever dentre de inúmeros fatos semelhantes.

eduardo_du
Veterano
# jan/09
· votar


Rapaziada rapaziada... Pra que ser algo?

eutoco_frauta
Veterano
# jan/09 · Editado por: eutoco_frauta
· votar


SERGIAO

eutoco_frauta

Meu caro,...existem casos e casos, assim como existem causas e causas, eu já vi e ouvi coisas horrorosas cometidas contra rockeiros aqui no Brasil, muitas pessoas já viram, são fatos! Aquele que não viu, ou não sabe, deve estar viajando entre as estêlas tempo demais, quase que eternamente.


[/u]
Se pra vc ser roqueiro é sair se vestindo de preto, deixar barba e cabelo enormes, ficar com unhonas pavorosas, se encher de tatuagens piercings...as pessoas realmente desconfiam de gente assim. Vc tira a razão delas? Eu não contrataria uma pessoa assim pra trabalhar comigo porque acho que alguem se apresenta no mercado de trabalho dessa forma demonstra falta de bom senso, além de que o ambiente de trabalho é para parecer um local neutro, sério, e não uma loja de CDs de heavy metal. Em qualquer outro ambiente eu nao teria problemas, cada um com seu cada um.

Agora se o cara gostasse de todos os metais do mundo e se portasse como uma pessoa qualquer, como de fato ele é, já que música é coisa de ouvir e não de vestir (muita gente não entende isso), eu não teria problemas.

Sinto muito pelo que aconteceu com o seu estabelecimento. A polícia deve ter visto o povo coberto de caveiras e etc e achou que seriam mais propensos a criar confusão do que gente com um visual mais 'light' =] Isso não acontece só com roqueiros. Entre numa loja de terno, e entre em outra vestido de bermuda e chinelo pra ver a diferença de tratamento.

EDITADO: Eu não vou apagar o que disse acima. Depois que eu li o que eu mesmo escrevi pareceu um pouco preconceituoso até...As pessoas deveriam ter liberdade de se vestir como querem, não é mesmo? Também acho (ainda não contrataria um lobisomem roqueiro =P). No entanto, a forma como a gente se veste manda mensagens para as outras pessoas. O policial interpetou que o visual metaleiro é algo do mal. De certa forma isso é um preconceito. A diferença é que o rockeiro pode tirar a camisa no outro dia...as verdadeiras vítimas de preconceito não.

MauricioBahia
Moderador
# jan/09
· votar


eduardo_du
Rapaziada rapaziada... Pra que ser algo?
De fato, isso é totalmente desnecessário. Mas se for pra "tribalizar", iria pra tribo dos roqueiros e blueseiros. Ficaria longe da dos pagodeiros por exemplo. ;-)

SERGIAO
Veterano
# jan/09
· votar


MaurícioBahia


Maurício, eu gostei muito de ouvir isso, muita coisa não é música mas é de igual teor ouvir...

Uma coisa é certa, covarde você não é, não é mesmo, isso é uma qualidade, legal,...você também é menos vítima do sistema, como eu costumo dizer pra rapaziada das bandas,...só pra descontrair antes do show,... então você ouviu muito Slayer...quem sabe...

eduardo_du
Veterano
# jan/09
· votar


eutoco_frauta
já que música é coisa de ouvir e não de vestir (muita gente não entende isso)
Essa razão é o que valeu da tua contenda de explicarmo-nos o teu bom senso, agora aparta-te disso e contrate sim cabeludos, barbudos ou o Diabo, que me parece que tuas razões e práticas se lhe dão ensejo de o denominar esteta.

Raul Seixas (cabeludo, barbudo de grandes empresas): Há tantos caminhos tantas portas, mas somente um tem coração

eduardo_du
Veterano
# jan/09
· votar


MauricioBahia
askopdksaodkasdkapsodkaspokp, apóio man! =)

eutoco_frauta
Veterano
# jan/09
· votar


Uma coisa é certa, covarde você não é, não é mesmo, isso é uma qualidade, legal,...você também é menos vítima do sistema

Nossa vc me faz soar como aquele doidão do matriz que tenta matar o Neo ;´{ Fiquei triste. srsrsrsrsrsrs

SERGIAO
Veterano
# jan/09 · Editado por: SERGIAO
· votar


eutoco_frauta

Então vou sair por ai, sem nada disso, me vestir como não gosto e enganar todo mundo, achando que se trata de um bando de idiótas, por não ser um espelho, por estar como eles acham certo,...no meu caso, depois de 50 anos de idade pra que? pra perder tudo o que já conquistei,....eu pergunto, que homem é esse? Eu tenho meus meios, tenho centenas de amigos, tenho minha família.

eduardo_du
Veterano
# jan/09
· votar


SERGIAO
Cara você já tem mais de 50 anos?
Putz! Deve ter visto muitos shows clássicos não?
Eu tenho apenas 17.

MauricioBahia
Moderador
# jan/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


SERGIAO
Sem dúvida, Judas Priest era (é) minha banda de Heavy predileta. Cara, eu já ouvi bastante coisa... auhuhauha
Valeu!

eutoco_frauta
Veterano
# jan/09
· votar


Então vou sair por ai, sem nada disso, me vestir como não gosto e enganar todo mundo, achando que se trata de um bando de idiótas, por não ser um espelho, por estar como os eles acham certo,...no meu caso, depois de 50 anos de idade pra que? pra perder tudo o que já conquistei,....eu pergunto, que homem é esse? Eu tenho meus meios, tenho centenas de amigos, tenho minha família.

Olha vc é um cara legal Sergiao. Eu não sei o que realmente significa para vc o que esse "se vestir de roqueiro" realmente representa, não estou dentro da sua cabeça.

O meu senso de estética é mais mainstream (no bom sentido). Talvez se eu me colocasse no seu lugar também ficaria fulo. Odiaria que as pessoas me julgassem pela minha aparencia.

Vou parar com essa discussão por aqui porque acho que entendo onde vc quer chegar e realmente não tenho mais o que dizer. respeito suas idéias =]

I.Nosferatu
Veterano
# jan/09
· votar


Bog e todos seus comparsas huashuahsuashuas...

No comentario que voce fez, voce se referia ao cara que gosta de rock e se declara como tal, e ainda disse que ele não poderia mudar de acordo com a lua... porque não? Ele gosta, seu gosto musical é ecletico! Pode variar entre rockeiro, pagodeiro, funkeiro e etc, de acordo com sua vontade ou seu circulo social! Então a pergunta é: Onde na sua definição, essa pessoa deixaria de ser rockeiro se se declara como tal em certa circunstancia??? Assumindo que sua definição esteja correta (o que discordo veementemente), ela diz a verdade e não poderia ser contestada!! Puta foi tão dificil entender isso??? É ou não contraditorio o que voce mesmo (não eu) escreveu???

Vou repetir novamente, quem ouve e gosta de rock, assim como quem ouve pop, mbp, classico, jazz ou qualquer estilo musical que seja é apenas um apreciador da musica, não pode ser enquadrado num contexto socio-cultural! É um ouvinte passivo!

Quem toca rock, jazz. samba, ou qualquer coisa que seja, é um musico e ponto! Nada disso que quem toca rock é roqueiro, embora conste no dicionario dessa forma.

Prova... Quando voce le ou assiste uma materia sobre determinada pessoa que toque rock, voce vê lá a ficha tecnica da pessoa:

Nome: Roquinho Certinho Inofensivo Bom Moço
Profissão : Musico, Instrumentista, Produtor e Interprete
Idade: 12 anos
Atividades: Vocalista, Guitarrista, Tecnico de Gravação e Produção Musical, Atualmente faz seu trabalho em sua banda de rock "Los Filhos da Mamma", et... etc..

Claro que as fichas tecnicas (ou curriculo se preferir) de um musico podem diferir bastante do exemplo, mas jamais vi uma que especificasse ao invés de musico, rockeiro! isso, é comum na midia que pra reduzir seu tempo/espaço, diz "estamos aqui" ou "este mes" entrevista com os rockeiros (note que já é uma forma de chamar atenção) da banda "Los Filhos da Mamma", ou estou enganado?

A pergunta do topico, não é "o que", nem "defina", a pergunta é "quem" e na pratica rockeiro é quem integra um grupo socio-cultural, mesmo esse grupo tendo se defasado ao longo dos anos com a infestação que vem acontecendo a cada primavera de pessoas que acham que rockeiro é qualquer um que ouça e goste de rock e se defina como tal... e que como o rock prega a liberdade, pode-se democratizá-lo e esse meus caros é o motivo pelo qual o rock se tornou um joguete mercadologico como cita-se acima!

Como voces vivem a margem daquilo que procuram definir (e isso ficou claro) aqui, e como já disse antes que da teoria à pratica há um tremendo abismo de opiniões, eu prefiro acreditar no que é tangivel e paupavel, teorias do que o rockeiro é e porque ele deveria ser assim, não tem base na realidade!

shoyoninja

Vou ser mais claro, já que voce não encontrou eu cito pra voce prestar mais atenção antes de dizer algo:

...No mais, se for levar o termo no literal o unico que tem razão nesse topico em definir roqueiro é o MauricioBahia com seu Aquele que toca rock.

Voce é muito bom cara, mas blz... fazer o que?

não há muito a acrescentar no que o Bog já falou. Até porque você mesmo atesta o que ele disse ao afirmar que os roqueiros tem que ter essa coisa mística aí que você não fala o que é: o (todos de joelhos) "Todo".

Quem disse que quero acrescentar, estou questionando as afirmativas dele, foi ele quem disse algumas coisas e estamos discutindo a respeito, voce aceita a definição eu não... embora algumas coisas que ele citou eu concorde, mas a definição que ele deu (não eu)... é outra historia! Não vejo onde ela seja a melhor...

Fora isso, acho que voce tem uma facilidade de dar um sentido as palavras que ela não tem, dessa forma tu não chega a lugar nenhum... o todo a que voce se refere não tem nada de mistico, trata-se do topico em suma! Mas voce não entende isso né... prefere criar uma situação que te favoreça! Parabens!!! Continue assim!

MauricioBahia
Moderador
# jan/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Como voces vivem a margem daquilo que procuram definir (e isso ficou claro) aqui, e como já disse antes que da teoria à pratica há um tremendo abismo de opiniões, eu prefiro acreditar no que é tangivel e paupavel, teorias do que o rockeiro é e porque ele deveria ser assim, não tem base na realidade!
I.Nosferatu
Na realidade, o tópico é muito subjetivo, o que leva a uma infinidade de questionamentos. A verdade (minha verdade), é que o roqueiro é um estereótipo de uma pessoa que gosta de rock. Talvez seja possível qualificar o roqueiro me vários graus até. O aficcionado, o light, o que se veste de jeans e camisa preta, o cabeludo, o sujo... A figura do roqueiro tem vários graus. Cara, esse tópico não tem fim pq é intangível. Sei lá... Agora, o pagodeiro é mole definir!
Abs

I.Nosferatu
Veterano
# jan/09
· votar


MauricioBahia

O aficcionado, o light, o que se veste de jeans e camisa preta, o cabeludo, o sujo...

E cada um "literalmente", veste sua camisa!

MauricioBahia
Moderador
# jan/09
· votar


E cada um "literalmente", veste sua camisa!
I.Nosferatu
Ou sem camisa!!!!! Por aí! Bem democrático! ;-)
Abs

SERGIAO
Veterano
# jan/09 · Editado por: SERGIAO
· votar


eutoco_frauta

Eu jamais poderia achar, ou afirmar que você, ou aquela, ou essa pessoa, é preconceituosa, porque muitas vezes a pessoa não tem culpa, são pensamentos, opiniões e declarações feitas por essa própria pessoa, mas vindas de sua crença, muitas vezes não criada por ela mesma, e que acaba fazendo com que ela pareça preconceituosa...

Você escreveu: alguém se apresenta no mercado de trabalho dessa forma ( a tal pessoa toda vestida de preto... ) demonstra falta de bom senso, além de que o ambiênte de trabalho é para parecer um local neutro, sério, e não uma loja de Cds de heavy metal

Eu conheço dezenas de pessoas, e isso é conhecimento de milhares,... que não se vestem assim, não são rockeiras e fazem de seu escritório ou repartição de trabalho uma verdadeira galeria, empurrando produtos da Avon, Natura, e outras marcas de cosméticos etc... oferecendo aos seus colegas de trabalho.

Veja,... uma pessoa séria é séria, por que traz isso ¨de berço¨, não importando, se ela é isso ou aquilo.
Ora,... que sociedade é a sua que valoriza a seriedade de pessoas e outros itens morais, se ela mesma a destroi pondo a aparência física acima da seriedade de seu futuro funcionário? veja...preferência é privilégio e nesse caso, injustiça, contradição e finalmente ignorância.

Aí sim, quando você escolhe o rockeiro que supostamente falta-lhe o bom senso, isentando outros tipos de pessoa, poderia parecer preconceito, assim como, poderia não parecer preconceito.

Você não daria oportunidade para uma pessoa assim...claro, foi isso que você aprendeu a digerir, a não ser se o presidente, diretores, assim como os responsáveis pelas admissões e demissões na empresa. fossem rockeirões, ...é isso? além do que, aqueles que contratam rockeiros, contratam rockeiros e não lobisomens.

( ainda não contrataria um lobisomem rockeiro ) ou...ainda não poderia contratar um lobisomem rockeiro, ou ainda melhor simplismente, ( ainda não poderia contratar um rockeiro )

eutoco_frauta

Você é um homem realista, assim,... você se baseia na realidade, tudo o que você falou é real, não deixa de ser uma realidade, mas o meu contexto é outro,...eu sou uma pessoa que quero ir nessa questão de forma mais lógica,...eu levanto a questão, na qual seria...de onde surgiu essa realidade, quais as causas dessa realidade?... A resposta poderia ser ¨outras realidades¨, entre elas...o preconceito. Eu não tenho nada contra aquele que não é rockeiro, absolutamente,... este, não é e pronto,...o problema é aquele que gostaria de se declarar como tal, mas não o faz, por que não pode, e não pode por que não deixam, é dai que surgiu a expressão ¨BONECO¨

Vou também deixar postado aqui...um caso

Ainda tem muita gente justa!

Havia um rapaz que vivia ouvindo Iron Maiden trancafiado em seu quarto, e lá fora, em meio aos amigos, vestido tipo ¨esporteclubsocial¨vivia tirando sarro de dois rockeiros nos quais, de vez em quando, por ali passavam,...em certa ocasião, um dos rockeiros atravessou a rua e bateu nesse rapaz,...o caso foi parar na delegacia...O delegado ouvindo as duas versões, olhando para o rockeiro disse: Você errou, por cometer agressão fisica contra esse rapaz, isso lhe tira a razão....depois, olhando para o rapaz falou alto e claro, isso diante do pai, da mãe e amigos que alí estavam presentes..:.e você,... que ouve rock dentro e provoca rockeiro fora...
SEJA HOMEM!

Quanto a questão do meu estabelecimento, resolvi do meu jeito, sendo aquele bar ao lado, clandestino, sem inscrição estadual, sem alvará de funcionamento, sem acústica de isolamento e reverberação, foi fácil, o bar foi devidamente lacrado, eu já estou negociando com o proprietário do imóvel, e irei reabri-lo com finalidades paralelas.

Bog
Veterano
# jan/09 · Editado por: Bog
· votar


MauricioBahia

Bonecos do sistema em ação:



A propósito, tem bonecos e rockeiros de terno. Mas não conta, já que Weezer não é rock, é popzinho e uma modinha... com 15 anos de estrada. Hmmm...

Bog
Veterano
# jan/09 · Editado por: Bog
· votar


I.Nosferatu
voce se referia ao cara que gosta de rock e se declara como tal, e ainda disse que ele não poderia mudar de acordo com a lua... porque não?

Porque se o cara é eclético ele não deixa de gostar de uma coisa porque decidiu ouvir outra, oras! Ecletismo é gostar de várias coisas ao mesmo tempo, não acordar e "decidir" gostar de axé hoje e de rock amanhã.

Onde na sua definição, essa pessoa deixaria de ser rockeiro se se declara como tal em certa circunstancia???

Quando deixasse de gostar "de rock". Coisa que não se muda de uma hora para outra, e nem deixa de acontecer se o cara é eclético. Fulano não deixa de gostar de lasanha quando come macarrão. Fulano não deixa de gotar de rock ao ouvir MPB. Fulano pode perfeitamente ser rockeiro e ouvir outras coisas. Desde que não deixe de gostar de rock.

É ou não contraditorio o que voce mesmo (não eu) escreveu???

Não, não é. O gostar precede a declaração. A declaração por si só não vale. O ponto fundamental no que eu falei é o gostar.

Prova... Quando voce le ou assiste uma materia sobre determinada pessoa que toque rock, voce vê lá a ficha tecnica da pessoa:

Isso é uma prova?!!?!?!

Se for, então também não dá para dizer que cientista é quem faz ciência. No meu visto e no meu cartão, está escrito "pesquisador". Nos currículos que vemos por aqui tem "professor", "doutor", "pesquisador", mas "cientista" não aparece. "Olha, quem faz ciência não é cientista, porque no currículo tem outra coisa escrita." Absurdo - mas tem a mesma essência da tua "prova".

No mais, deixa para lá. Você vai continuar vendo o rock como um movimento com idéias e ideais específicos (embora não tenha enumerado quais seriam), e eu vou continuar com a minha visão mais geral. Só espero que disso tudo, você lembre que se aparecer na TV um cara do Capital Inicial, NXZero ou coisa do tipo se dizendo "rockeiro", talvez ele esteja usando a palavra para se referir a algo mais próximo da minha definição do que da tua idéia. Como a semântica da palavra é diferente para os dois casos, é bom lembrar que ele pode ser rockeiro - ao menos em alguma concepção da palavra.

Bog
Veterano
# jan/09
· votar


Mudando um pouco o foco da questão, fiquei com uma dúvida na cabeça. Ao que parece, muitos aqui se referem a "rock" como necessariamente englobando metal ou no mínimo hard rock. Tipo, na concepção mais "idealista", um cara que não curte rockão pesado necessariamente não pode ser rockeiro?

jimmy vandrake
Veterano
# jan/09
· votar


Confesso aos roqueiros participantes deste tópico, bem como aos apenas fãs e admiradores de rock, que este tópico me inspirou a escrever um livro. Não sobre quem é o roqueiro ou o que é ser roqueiro.
Que tal " Acordes metalicos " . Um livro sobre os efeitos do rock em uma geração que mudou o mundo. Também sobre os ícones e o Show Business, sobre o comportamento e o capitalismo.
Quanto ao tópico acho que o Zero Zen fez uma colocação com a qual concordo, entre outras que se identificam muito sobre o assunto. Mais um pouco aqui e teriamos que chamar um sociologo para estudar o assunto.
Em todo caso acho que o roqueiro é o cara que cedeu ao movimento de liberdade de expressão e acabou se contaminando com a trilha sonora, as atitudes e os figurinos. Por fim ao longo do tempo tá solta a fera de cabelos compridos calças apertadas, sapato e camisetas de protestos ou divulgação de bandas de rock. Mesmo depois que o mundo já se libertou dos velhos conservadores. Me lembra um pouco os Hippies, que apesar da moda já ter acabado para muitos, continua através da ideologia do movimento. Os hippies se isolaram do mundo enquanto nõs roqueiros continuamos na farra soltos pela sociedade.
Tem preconceito ? Acho que com os jovens sim, eu puta velha não sinto isto. Continuo de cabelos compridos tenho minha profissão, minha família minhas guitarras e continuo com a banda tocando algumas noitadas.
Daqui para frente o resto é livro.

Bog
Veterano
# jan/09
· votar


jimmy vandrake
Acordes metalicos

Isso automaticamente me trás a pergunta que eu fiz logo acima do teu post... ;)

Também, se for colocar "o capitalismo" no meio, acho que seria interessante dizer quanto dinheiro ganharam os grande ídolos do rock, para uma boa reflexão.

A propósito, falam um monte e tal, mas cabelão por cabelão, eu também tive o meu... até os 23, quando cansei daquela frescura toda de ficar usando xampu, hahahaa.

SERGIAO
Veterano
# jan/09
· votar


jimmy vandrake

Falô e disse cara!...valeu...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quem somos? Bonecos do sistema? Quem é o rockeiro?