Carteira de músico. Tô pensando em abrir mão esse ano

Autor Mensagem
Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar


wagnerbutterfly
Discutiram aí sobre falhas na Ordem... bem, acho que tem que ser membro pra poder reclamar de alguma coisa, em primeiro lugar. Se acha errado, conserte. Se quer melhorias, cobre isso. É seu direito.

Assinado em baixo.

DrBrodsky
Veterano
# jul/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo

Bom dia. Eu vou deixar o debate rolar um pouco, depois eu entro. Mas para esclarecer. Não é o governo que sustenta a OMB, somos nós músicos filiados à ela


Se alguém tiver tocando sem ser sócio, você pode chamar a polícia pra descer o cacete, não?

Então, sim, ela é sustentada pelo governo. Se existe uma taxa que você é obrigado a pagar senão o estado vai usar a força contra você, o nome disso é imposto.

Assim como quem sustenta a PM não é a OMB.

AlexB
Veterano
# jul/08
· votar


Não sei de que estado voce é, mas as coisas não funcionam desta forma. Voce, como qualquer outra pessoa tem o direito de recorrer, até a ultima instancia, se achar que foi punido injustamente, Mas vale a pena colocar 20 advogados para recorrer de uma ação de R$ 150,00 ? É muito mais facil, voce ir a OMB e transformar essa multa em pagamento para vc tirar uma carteira. Aliás é muito mais inteligente.

Existe um precedente histórico com raízes no tempo da ditadura, onde a OMB foi usada para reprimir a liberdade artística. Muitas das gravadoras e outras produtoras de mídia sempre usaram a OMB como um órgão protecionista. O fato do cidadão ter direitos garantidos na constituição recente não justifica o fato de uma associação usar de "otoridade" para exercer técnicas terroristas para angariar fundos. Se o seu raciocínio acima vai à frente, é melhor o cidadão pagar às milícias para ter proteção do que ter o seu estado de direito preservado. O preço da burocracia não permite que uma "otoridade" faça uso de recursos escusos para violar princípios constitucionais.
Porque a Ordem não vai pedir carteirinha a calouros de televisão? já que pelas supostas normas os mesmos estão cometendo ato de infração. Pois a mera tentativa iria esbarrar nos precedentes jurídicos grafados na constituição e com um grupo com poder de fogo para fazer uso de todas as medidas legais cabíveis.
Para quem não tem carteira da OMB, vale uma lida na constituição, e da próxima vez que for achacado vale tirar o livrinho do bolso, apontar os seus direitos e se quiser ir mais adiante, leve o tal fiscal à delegacia e abra uma ocorrência para registrar a violação.
Se você tiver advogados na família ou for bem vingativo, entre com um proceso cívil contra a ordem.
Se vocês estão antenados na atual lei seca viram que muitas pessoas conseguiram liminares individuais para garantir seus direitos constitucionais. Se o ministério público entra com a ação, a sentença beneficia a todos e não apenas a pessoa que entrou com a liminar.
Já está na hora da sociedade fazer uso de seus direitos e se negar a suportar parasitas intitucionais.
O músico deve pensar em pagar a OMB se valer-se de seus serviços institucionais e não por uma suposta reserva de mercado inconstitucional. A OMB deve prestar serviços aos músicos para angariar sócios e não valer-se de terrorismo sobre direitos garantidos constitucionalmente.
Abraço,
Alex
Abraço,
Alex

-Dan
Veterano
# jul/08
· votar


olocar 20 advogados para recorrer de uma ação de R$ 150,00 ? É muito mais facil, voce ir a OMB e transformar essa multa em pagamento para vc tirar uma carteira. Aliás é muito mais inteligente

quase uma propina implicita

-Dan
Veterano
# jul/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo
desisitiu de responder minhas perguntas da pagina anterior?

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar


-Dan
quase uma propina implicita

Isso não está escrito em nenhum lugar, é uma opinião pessoal.
Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar


-Dan
desisitiu de responder minhas perguntas da pagina anterior?

Pelo que eu entendí, não havía mais necessidade, visto que voce entrou no site da OMB, e o que se deu à entender, é que suas dúvidas já estavam sanadas.
Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar


AlexB
Porque a Ordem não vai pedir carteirinha a calouros de televisão?

O interessante é que há uns 02 anos atráz, veio uma menina tirar carteira de músico, exatamente porque iría participar do show de calouros do progrma Raul Gil.
Um abraço

AlexB
Veterano
# jul/08
· votar


AlexB
Porque a Ordem não vai pedir carteirinha a calouros de televisão?

O interessante é que há uns 02 anos atráz, veio uma menina tirar carteira de músico, exatamente porque iría participar do show de calouros do progrma Raul Gil.
Um abraço


Me corta o coração saber que os brasileiros não conhecem a própria constituição.
Abraço,
Alex

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# jul/08
· votar


AlexB

Na Constituição Federal de 1988, em seu artigo quinto, não me lembro o inciso, estabelece que é livre a liberdade de associação, desde que não seja para fins paramilitares e que ninguém é obrigado a associar-se ou permanecer associado - deve ser em relação a isso que você se refere...

A questão é se entidades como a OMB, OAB, etc são simplesmente uma associação ou se tem mais poderes, e qual a diferença entre associação e ordem...

Alguém sabe esclarecer isso?

Lucas_fms
Veterano
# jul/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo

Eu li o tópico inteiro, e ainda não descobri para onde vai o dinheiro recebido pela ordem!

wagnerbutterfly
Veterano
# jul/08
· votar


SuperMulti

Olha, eu posso estar falando uma grande besteira, não sou nenhum expert em legislação...
ok, artigo quinto, etc etc
MAS se uma associação dessas que você citou é reconhecida pelo governo como entidade de classe, ela passa a ter certos direitos (e claro, deveres) perante aos membros dessa classe.
Ou seja, se a OMB tem esse reconhecimento governamental, pode (acho que até deve) fiscalizar quem exerce a profissão clandestinamente.
É assim com advogados, médicos, engenheiros... o processo por exercício ilegal corre pela entidade de classe.
E tem mais alguma coisa que obriga qualquer profissional a ser membro de algum sindicato, ou algo assim... mas não é esse o foco desse debate
Debate, aliás, que deixando de lado algumas farpas atiradas aqui e ali, está até bem interessante.

Principalmente pra um cara que hoje aprendeu a segunda nota musical, mas ainda não sabe o símbolo dela numa partitura.

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


supermulti
A questão é se entidades como a OMB, OAB, etc são simplesmente uma associação ou se tem mais poderes

A OMB, OAB, CREA e etc... Além de ter poder de fiscalização, ela pode punir o seus membros. Existe na OMB um livro de etica
que os músicos seguem, ou deveriam seguir, o não cumprimento de qualquer uma dessas regras, cabe punição.(acontece quase sempre, quando um músico é denunciado, como o não comparecimento em show agendado, incitação à violencia e uso de drogas etc..) São várias, não me lembro de memória. A OAB também pune os mal advogados e etc..
A associação na maioría das vezes, é sem fins lucratívos, como as associações de músicos e compositores, associação de maestros, associação de instrumentistas, são várias. Essas não tem poder de punição, são cobradas várias taxas, mas as vezes valor é baixo, mais pra manutenção da própria associação.
A OMB tem poder de fiscalização da prática da profissão de músicos não filiados, como também para os músicos filiados.
Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar


Lucas_fms
Eu li o tópico inteiro, e ainda não descobri para onde vai o dinheiro recebido pela ordem!

Estou procurando a mellhor forma de explicar, para que não fique duvidas e não tenha que ficar batendo na mesma tecla varias vezes.
Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar


wagnerbutterfly
Ou seja, se a OMB tem esse reconhecimento governamental, pode (acho que até deve) fiscalizar quem exerce a profissão clandestinamente.

A OMB fiscaliza os não filiados como os filiados. Olha um fato inusitado. Se eu for tocar em algum lugar e cobrar R$ 500,00, e o outro músico for lá neste mesmo local e oferecer o show dele por R$450,00, isso é considerada falta de ética profissional, se eu o denunciar, ele é punido, e a multa dele é maior do que as de músicos autuados por falta de carteira. Se voce estiver passando por dificuldades financeiras, voce tem um violão que custa R$ 1.000,00, e por causa da sua situação financeira voce está vendendo por R$300,00, (isso tem que ser constatado oficialmente) se o músico for filiado a OMB, ele será punido, isso também é considerado falta de etica, apesar do violão ser seu, e voce vende pelo preço que quizer.
Lembrando que as multas da OMB, são dívidas ativas (não prescrevem) voce vai estar devendo o resto da vida, se não pagar, é claro, podendo até ser recolhido o seu numero de CPF.

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


wagnerbutterfly
Principalmente pra um cara que hoje aprendeu a segunda nota musical, mas ainda não sabe o símbolo dela numa partitura.

Eu fui examinador de uma banda que quería tirar carteira de "músico prático" (quem toca por cifras, não lê partitura etc...)Eles tocaram 12 músicas e não passaram, não tinham condições de ter carteira. Existe 02 tipos de carteira: A de músico erudito( O que lê partituras e toca o seu instrumento por partitura) E a de músico prático: O que toca por cifras ou de ouvido, não lê partituras, ( ou por necessidade) mas toca.
Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar


DrBrodsky
Se alguém tiver tocando sem ser sócio, você pode chamar a polícia pra descer o cacete, não?

Isso é ignorancia e falta de respeito, vai fazer isso porque? O que não pode haver é desacato. O fiscal por estar à serviço de uma instituição publica federal, ele poderá te denunciar por desacato à autoridade. O que a polícia faz...

Lucas_fms
Veterano
# jul/08
· votar


Eu fui examinador de uma banda que quería tirar carteira de "músico prático" (quem toca por cifras, não lê partitura etc...)Eles tocaram 12 músicas e não passaram, não tinham condições de ter carteira. Existe 02 tipos de carteira: A de músico erudito( O que lê partituras e toca o seu instrumento por partitura) E a de músico prático: O que toca por cifras ou de ouvido, não lê partituras, mas toca.
Um abraço


Porque não, o que é analisado nesse teste?

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# jul/08
· votar


Existe um na OMB um livro de etica
que os músicos seguem, ou deveriam seguir, o não cumprimento de qualquer uma dessas regras, cabe punição.


Muito interessante...a OMB também tem um Código de Ética! Eu não sabia!

Aliás, eu acho que esse é o grande problema da sociedade brasileira atual, que está botando tudo a perder: a falta de Ética!

Porque há lei prá tudo, as pessoas é que não seguem, achando que estão numa selva de pedra, e que o problema está nas instituições!

Não! As pessoas passam, mas as instituições ficam!

Se todos conhecessem o estatuto e o Código de Ética da OMB, seguissem ele e exigissem que todos os estabelecimentos também o seguissem, talvez a realidade do músico brasileiro seria diferente...

E os milhares de Rafaéis Rabelos, Robertinhos do Recife, Pepeus Gomes e Yamandus Costas espalhados por todo o nosso Brasil não precisariam ficar confinados dentro de um escritório ou de uma repartição pública para poderem sobreviver!

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar


Lucas_fms
Eles tocaram 12 músicas e não passaram
Porque não, o que é analisado nesse teste?

O que acontece é que as pessoas falam que é a maior "bosta" o teste da OMB, quando na realidade não é bem assim,(meu ponto de vista) talvez voce foi lá e cantou uma música e foi aprovado, o teste para músico prático, (é como a palavra diz: Prático) voce tem que tocar ou cantar, uma, duas, tres músicas, e aí avalía a afinação, a harmonia, a melodia. O que vai acontecer depois, se voce vai fazer sucesso ou não, só depende de voce, ou de um conjunto de fatores. O teste para músico prático, não é tão dificil. Se voce tiver uma banda, e todos querem tirar carteira, leve a banda toda, e façam o teste em conjunto, cada músico estará sendo avaliado, mas também o conjunto também será. O músico erudito, tem que fazer a prova escrita, e a prática. A maioría dos que falam demais, não tem conhecimento de causa, muitas vezes não conhece nem um músico de verdade, conhecem alguns tocadores de violão falidos, que não conseguiram espaço, por pura falta de competencia, aí descem o pau.
Obs: Quando digo voce, estou me referindo a todos nós.
Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar


supermulti
Muito interessante...a OMB também tem um Código de Ética! Eu não sabia!
Tem um livro de etica, e ele é bem rigoroso, voce quase não vê um músico criticando o outro, as veses ele não gosta nem de ouvir falar no cara, mas não fala mal dele, pelo menos em público.
Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar


supermulti
Se todos conhecessem o estatuto e o Código de Ética da OMB, seguissem ele e exigissem que todos os estabelecimentos também o seguissem, talvez a realidade do músico brasileiro seria diferente...

Voce falou uma verdade "verdadeira" Se conhecessem o código de ética! Mas o que acontece é muita falta de informação, o próprio músico, vai lá tira carteira e nem sabe, se ele tem direitos ou não. Eu não ganho nada para defender a OMB, mas meu convivio lá é de mais de 30 anos. Se voce morar em BH, faça uma visita a sede da OMB, procure as pessoas que trabalham lá, voce vai se surpreender, são pessoas finas, no sentido real da palavra, pessoas muito educadas que voce terá orgulho de te-los como amigos.
Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar


Eu fui examinador de uma banda que quería tirar carteira de "músico prático" (quem toca por cifras, não lê partitura etc...)Eles tocaram 12 músicas e não passaram, não tinham condições de ter carteira.

Os 4 integrantes da banda fizeram aulas 6 meses com professores que trabalham na OMB e tiraram carteira, hoje dia 31 de Julho eles estão tocando na festa de uma cidade aquí perto, R$ 2.000,00 o show. Os seis meses de aulas foram de graça, eles não pagaram nem um centavo.

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# jul/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo

O que costuma cair na prova teórica e na prova prática para tirar a carteira de músico erudito?

superguitarrista
Veterano
# ago/08
· votar


meu o negocio eh squece iso e tira uma da orden q acabo seus problemas.

Koisa
Veterano
# ago/08
· votar


Qualquer um pode tirar essa carteira? Quanto sai??

AlexB
Veterano
# ago/08
· votar


MAS se uma associação dessas que você citou é reconhecida pelo governo como entidade de classe, ela passa a ter certos direitos (e claro, deveres) perante aos membros dessa classe.
Ou seja, se a OMB tem esse reconhecimento governamental, pode (acho que até deve) fiscalizar quem exerce a profissão clandestinamente.


Pode ser reconhecido pelo papa, não existe lei maior que a constituição, e nenhuma lei abaixo dela ou norma executiva pode afrontar os princípios constitucionais.

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;
XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente;
XVII - é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar;
XX - ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado;

E para quem quiser saber mais:
Constituição Brasileira

Vale ler para ter ciência dos seus direitos como cidadão.
Abraço,
Alex

-Dan
Veterano
# ago/08
· votar


é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

XX - ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado;

Resguardando esses direitos, penso que seria ideal se fosse facultativo ao músico filiar-se ou não a OMB. Dessa forma eu só me filiaria se eu constatasse ser realmente util e confiavel, não por obrigação. E se o trem é bom mesmo, todo musico inteligente se interessaria por se filiar, mas caso o contrário, a ordem pereceria por ela própria.

Prof. Grosélio
Veterano
# ago/08
· votar


supermulti
O que costuma cair na prova teórica e na prova prática para tirar a carteira de músico erudito?

Bom dia,dá uma olhadinha lá no site da OMB, é muita coisa prá poder colocar aquí. www.ombmg.org.br

Prof. Grosélio
Veterano
# ago/08
· votar


Koisa
Qualquer um pode tirar essa carteira? Quanto sai??

Desde que seja músico, é claro. O valor de hoje (mes de agosto) é R$181,00.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Carteira de músico. Tô pensando em abrir mão esse ano