Carteira de músico. Tô pensando em abrir mão esse ano

Autor Mensagem
-Dan
Veterano
# jul/08
· votar


Até agora ninguem sabe pra onde vai o dinheiro...

-Dan
Veterano
# jul/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo
As casas de shows não te contratam se voce não tiver carteira. Então se alguém quizer tocar na região de Ouro Preto, Mariana , Congonhas, Conselheiro Lafaite e mais umas cinco cidades que fazem parte da minha jurisdição, se não tiver carteira, esqueça, nenhum empresário vai te trazer

Qualquer festivalzinho?

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar


-Dan
Qualquer festivalzinho?

É qualquer festivalzinho, mas pode ser que não apareça ninguém no festival, aliás eu sou a favor que em festivais não seja cobrado carteira. Mas é a minha opinião.

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar


-Dan
Até agora ninguem sabe pra onde vai o dinheiro...

Aguarde, logo eu coloco aquí em detalhes.

jimmy vandrake
Veterano
# jul/08
· votar


-Dan
Eu dei uma olhadinha no site aí de minas, e o dinheiro é usado para manutenção da OMB.

-Dan
Veterano
# jul/08 · Editado por: -Dan
· votar


Prof. Rosélio Araujo

Eu sinceramente não estou conseguindo entender mto bem a carteira. Carteira de motorista tudo bem, é perigoso e coloca em risco a sociedade se vc dirgir sem ter qualificação. Mas carteira para tocar musica? Como assim?
Para tirar a carteira, quais são os procedimentos? É pedido conhecimento tecnico ou teorico? Pq isso é bem relativo. Ou qqer um pode tirar a carteira?

Qual o beneficio para o musico? Me parece interessante uma organização que defenda os direitos dos musicos mediante as casas de show, parece que a carteira valoriza os musicos. Existe um valor limite a ser pago para musicos com carteira baseado em horas de show ou outros parametros?
Ou é um mero simbolo ou credencial para se conseguir tocar? Pq me parece exclusivo, quem paga pode tocar, se nao paga, nao toca.

Qual o dano social se eu querer dar um show de graça , ou montar um festival de rock junto a prefeitura de minha cidade de graça?

Como eu faço pra saber qto arrecadaram e qto foi gasto, e onde foi gasto? Existe essa transparência?

jimmy vandrake
Veterano
# jul/08
· votar


-Dan
Eu dei uma olhadinha no site aí de minas, e o dinheiro é usado para manutenção da OMB.

Longe de esta ser uma resposta satisfatória. Manuenção é muito abrangente.
Em todo caso, tbm não entendo que risco o músico pode incorrer a sociedade por tocar mal além de ser vaiado, e não conseguir tocar em lugar algum por ser um músico pouco habilidoso.
Este fato por si só continua sem justificar a carteirinha da Ordem, uma vez que a carteirinha não garante a qualidade individual de ninguém, uma vez que sua música pode ser bem ou mal tocada e vai continuar a mercê de agradar ou não.
Pesquisei bastante no site da Ordem para tentar entender a fuñção da ordem, e o maior benefício que encontrei foi o fato de vc poder se cadastar junto ao INSS como músico, e recolher sua contribuição mensal, (como qualquer outro profissional) para efeito de aposentadoria. Ou seja vc terá sua profissão reconhecida como músico, ou trabalhador rural, ou autonomo e etc.
Conforme a legislação vigente do INSS.
O que acho é que as variações por conta dos delegados e sua atuação pode mudar os contextos de região para região.
Pelo menos aqui em Curitiba a Ordem não está atuando, é como se simplesmente não existisse. Não promove, não fiscaliza, não ajuda e não atrapalha. Assim tá bom.
Por que se a Ordem rsolver atuar apenas para reprimir músicos não cadastrados, aí a coisa tá muito mal.
Eu acho que a Ordem deveria agir em parceria com a Prefeitura e fiscalizar as casas de shows, determinando valores mínimos, e aí sim fiscalizar e multar casas que não respeitam os músicos então cadastrados. Acho que deveria ir além, exigir que estes estabelecimentos tenham condições mínimas de ter e manter, seja um músico ou uma banda em condições dignas de executarem suas apresentações. Deveria também estar em parceria com os meios de comunicação e organização de shows zelando pela segurança e promoção tanto do público quanto dos artistas. Deveria disponibilizar engenheiros de som e iluminação para consultoria e utilização de equipamentos. E já que se trata de um órgão Federal participar mais na promoção de eventos e apoio ao músico.
Sei que muitas destas funções são supridas por outros órgãos, mas onde está a Ordem dos Músicos nesta história ?

-Dan
Veterano
# jul/08
· votar


jimmt vandrake
Concordo bastante com vc.
Interessante saber sobre INSS, embora viver de musica seja extremamente dificil.

Quero ter acesso a um estatuto ou quaisquer outras coisas que delimitam a OMB.
Vamos ver se o Prof Roselio nos ajuda nessas questões.

wagnerbutterfly
Veterano
# jul/08
· votar


eu olhei o site da Ordem...
puxa, tem uns benefícios.
Tem uns descontos em lojas, uns cursos de aprimoramento, assistência jurídica, pombas, qualquer musico de barzinho com certeza já tomou calote, e deixou quieto porque o valor que o advogado queria era mais do que o cachê a receber.

parece discussão de mensalidade de clube. Quem não usa sempre acha que tá jogando dinheiro fora. Quem usa acha até barato, pois qualquer quadra pra bater bola custa cenzinho.

Discutiram aí sobre falhas na Ordem... bem, acho que tem que ser membro pra poder reclamar de alguma coisa, em primeiro lugar. Se acha errado, conserte. Se quer melhorias, cobre isso. É seu direito.

E se nunca pediram carteirinha nos bares que toca, provavelmente porque os donos nem sabem que poderiam tomar uma multa por isso, dependendo da região.

Mas quem sou eu pra discutir isso, nem de música eu vivo. Mas já paguei CREA muito tempo e um cursinho grátis que eu fazia por ano pagava 5 anuidades.

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# jul/08
· votar


É muito bom esse tópico e de interesse público para os músicos!

Percebo que a grande maioria das pessoas não sabe para que serve uma instituição de classe...a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), por exemplo, tem a função de administrar, regularizar, fiscalizar, defender os interesses dos advogados e puni-los administrativamente pelo mal exercício da profissão ou quando esta não é exercida de acordo com o que dispõe o Estatuto da Advocacia e o Código de Ética e Disciplina da OAB.

Ou seja, não tem nada que ver com "perigo para a sociedade", como alguém disse anteriormente, e sim com a proteção e controle da própria função advocatícia...

Pois toda profissão tem que ter seu órgão de classe, que a represente e a proteja.

A OMB segue (ou deveria seguir) os mesmos princípios...

No entanto, a OMB não é tão atuante o quanto deveria, e o músico continua a ser visto como um vagabundo que não trabalha, por culpa em parte da própria OMB, e em parte por causa do próprio músico, que não se valoriza, que toca de graça, que não busca uma formação profissional, que não é unido e que não leva a profissão a sério...

Outra coisa: a tabela da OMB não é cumprida na maioria dos estabelecimentos, dificilmente um fiscal aparece, a maioria dos músicos não tem formação musical nenhuma e várias casas noturnas já substituíram as bandas por videokê ou DJ, deixando muitos músicos talentosos desempregados ou tendo que abandonar a carreira...

Também acho que a OMB é muito pouco divulgada nos meios de comunicação (muitos nem sabem que ela existe, e que ser músico é antes de mais nada uma profissão, tanto quanto ser advogado ou médico - aliás, não se advoga por hobbie ou por lazer...só leigos ou alguns estudantes de Direito, que pensam que já são advogados ...rsrs).

(Essa é a minha opinião).

É lamentável...

DrBrodsky
Veterano
# jul/08
· votar


O problema principal não é o preço das taxas ou a desorganização na Ordem.

O problema é que a OMB não tem razão de existir, ou pelo menos de ser obrigatória e sustentada pelo governo.

Dessa forma, ela é, desde o princípio, apenas um instrumento de coerção do estado.

AlexB
Veterano
# jul/08 · Editado por: AlexB
· votar


É ponto pacífico que os poderes investidos na OMB, por decreto de 1960 estão em desacordo com a atual carta magna brasileira. Se todos pagassem alguns milhões a advogados ( assim como o Daniel Dantas), este ponto já estaria esclarecido no supremo e com direito à sumula vinculante, facilitando toda e qualquer ação direta de inconstitucionalidade. Será que existe algum processo semelhante na fila dos julgamentos do supremo? Acho difícil pois recorrer em última instância é caríssimo e músico é pobre.
Abraço,
Alex

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar


DrBrodsky
O problema é que a OMB não tem razão de existir, ou pelo menos de ser obrigatória e sustentada pelo governo.

Bom dia. Eu vou deixar o debate rolar um pouco, depois eu entro. Mas para esclarecer. Não é o governo que sustenta a OMB, somos nós músicos filiados à ela, eu sou filiado à 31 anos. Não sou tão velho, mas tirei carteira com 12 anos de idade, quando acabei o conservatório, e pra falar a verdade, eu tenho o maior orgulho de mostra-la. Muito se fala dos exames para tirar a carteira ( quem fez conservatório, ou se formou na faculdade, não faz prova) o exame escrito da OMB, não é fácil, são muitos os músicos que vão tirar carteira de músico erudito e não passam. E o exame prático também não é facil, voce tem que ler uma partitura à pimeira vista, (partitura que o examinador te dá) voce tem que ler muito bem partitura para poder alcançar o minimo. As pessoas falam muito, mas sem conhecimento de causa.
Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar


supermulti
Outra coisa: a tabela da OMB não é cumprida na maioria dos estabelecimentos, dificilmente um fiscal aparece, a maioria dos músicos não tem formação musical nenhuma e várias casas noturnas já substituíram as bandas por videokê ou DJ, deixando muitos músicos talentosos desempregados ou tendo que abandonar a carreira...

Música é uma arte. Se o músico não tem formação nenhuma, mas consegue levar 1.000 pessoas em um show, quando o que tem formação leva 200. O que vale é o gosto músical das pessoas, e eu acho que é correto voce dar o direito a uma pessoa que não teve como estudar música, que caro prá "burro" no Brasil, o direito de ter o que ele faz ser reconhecido. Ser músico, não é como ser médico ou ser advogado, voce faz música para os outros, já cansei de ver cantor com um monte de CDs "encalhados" ninguém quer. Dificilmente voce vê um músico que presta, reclamando da OMB, ou qualquer instituição que seja. Porque a anuidade é R$100,00, e qualquer músico tem condições prá isso, quando o músico não está conseguindo ganhar nem prá isso, paciencia, é o porque o cara é ruim mesmo, e não vai ser uma carteira de músico que vai mudar a situação dele. Depois eu vou contar umas hitórias aqui, que voces vão me dar razão. Aliás, leiam os primeiros posts, e vejam a diferença. Não quero mudar opinião de ninguém. Não sou dono da OMB, mas já fiz muito, por muitos músicos.
Um abraço

-Dan
Veterano
# jul/08
· votar


Filiar-se a OAB, CREA e etc é necessário a formaçãoe acho que, mesmo implicitamente, garante uma proteção social qdo coloca apenas profissionais graduados em condições de exercer a profissão.

Porem, no caso do músico, essas premissas, penso eu, não são muito aplicaveis. Como é caçar o direito de um músico que não quis estudar, mas sabe tocar e agrada quem o escuta?

Mas acho importante toda a questão relativa á valorização do músico, que todos sabem, tá complicado.

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# jul/08
· votar


são muitos os músicos que vão tirar carteira de músico erudito e não passam. E o exame prático também não é facil, voce tem que ler uma partitura à pimeira vista, (partitura que o examinador te dá) voce tem que ler muito bem partitura para poder alcançar o minimo.

Música é uma arte. Se o músico não tem formação nenhuma, mas consegue levar 1.000 pessoas em um show, quando o que tem formação leva 200. O que vale é o gosto músical das pessoas, e eu acho que é correto voce dar o direito a uma pessoa que não teve como estudar música, que caro prá "burro" no Brasil, o direito de ter o que ele faz ser reconhecido. Ser músico, não é como ser médico ou ser advogado, voce faz música para os outros, já cansei de ver cantor com um monte de CDs "encalhados" ninguém quer.

Opa! Acho que há uma contradição aqui. Primeiro você disse que o exame da OMB não é nada fácil - portanto, o cara tem que estudar música sim para tirar a carteira profissional, a azul, não é isso? E depois, fala que o que vale é o gosto musical das pessoas para fazer sucesso e arrebatar público. E o empresário bancando tudo? Isso não conta? E a panela, que a gente sabe que existe? E o carisma da pessoa?

Ou seja, acho que o sucesso depende de vários outros fatores em consonância, não basta só ser bom e saber tocar... Há muitos músicos excelentes, que têm formação, que não nasceram para fazer show, e sim para dar aulas ou ser músico de estúdio...

Mas acho importante também, claro, dar oportunidade para quem não estudou música...

Eu, particularmente, acho importante a formação, porque acho que dá mais credibilidade à carreira - um curso técnico de guitarra, por exemplo, dura 8 semestres!

Aliás, aproveitando o ensejo, gostaria de lhe perguntar se o diploma de nível técnico em guitarra, feito em escola devidamente reconhecida, isenta a pessoa de fazer o exame da OMB, pois ainda não tirei a minha carteira, e quanto é que custa para tirar? Em caso positivo, teria direito à azul? Obrigado.

AlexB
Veterano
# jul/08
· votar


A OMB só pega bagrinho que não tem qualquer acessoria jurídica, pois sabem que se brigarem com peixe grande levam vinte advogados no pescoço.
Em vez de ficar discutindo indefinidamente porque não tentar sensibilizar um membro do ministério público a entrar com as ações?
Este tipo de violação a direitos constitucionais, é o tipo de ação que pode ser aberta por um procurador público em nome da coletividade. Entrar com uma ação pessoal seria mais caro do que pagar todas as taxas da OMB Se o caso atrair a atenção do MP eles levam o processo adiante. Aproveitem que estamos em uma lista pública e tentem sensibilizar um procurador, afinal eles estão lá para garantir os direitos do cidadão.
Abraço,
Alex

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# jul/08
· votar


Como é caçar o direito de um músico que não quis estudar, mas sabe tocar e agrada quem o escuta?

A questão não é se o cara estudou ou não, e sim, se ele é inscrito nos quadros da OMB, porque quem não estudou também pode tirar a carteira, uma carteirinha diferenciada, mais simples.

Eu acho que a atuação por parte da OMB esbarra em muitos problemas, como a corrupção (que é um problema do ser humano, e não das instituições em si), a falta de consciência das pessoas e o desrespeito às leis (também inerente ao ser humano), dificuldade de se cumprir a tabela da OMB, entre outros.

Como é que uma casa de pequeno ou médio porte, que tem um lucro pequeno, vai cumprir o que determina a tabela da OMB, se o dono da casa tem que pagar, além dos músicos, os seguranças, a operadora de caixa, o cozinheiro, o barman, o técnico de som e o faxineiro?

É impossível! É letra morta! Neste contexto, o dono da casa não pode pagar mais do que R$40,00 por noite para cada músico, com direito a 1 lanche e 1 refrigerante, mesmo este músico tendo a carteira profissional da OMB! É assim que funciona!



Mas, mesmo assim, vou tirar a carteira...

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar


AlexB
A OMB só pega bagrinho que não tem qualquer acessoria jurídica, pois sabem que se brigarem com peixe grande levam vinte advogados no pescoço.

Não sei de que estado voce é, mas as coisas não funcionam desta forma. Voce, como qualquer outra pessoa tem o direito de recorrer, até a ultima instancia, se achar que foi punido injustamente, Mas vale a pena colocar 20 advogados para recorrer de uma ação de R$ 150,00 ? É muito mais facil, voce ir a OMB e transformar essa multa em pagamento para vc tirar uma carteira. Aliás é muito mais inteligente. Os peixes grandes tem carteira, são filiados a sindicatos e etc... porque isso facilita a vida deles. Sabe porque estas instituições não acabam, OMB, ECAD e etc... porque existe peixe grande, como voce disse. Se eles quizessem poderiam fazer alguma coisa, mas não fazem. Procure alguma entrevista de um desses que voce denomina "peixe grande" e poste aquí. Com certeza absoluta, voce não vai encontrar.
Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar


supermulti
Como é que uma casa de pequeno ou médio porte, que tem um lucro pequeno, vai cumprir o que determina a tabela da OMB,

A OMB, não tem tabela, quem faz as tabelas de shows, são os sindicatos de músicos, que aliás, funcionam muito bem, e mais....defendem a existencia da OMB.
Um abraço

jimmy vandrake
Veterano
# jul/08
· votar


Oh Não !!!! Além da OMB tem o sindicato ???? Vamos ter que tocar 6 meses do ano só para pagar os que não tocam na banda.

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


supermulti
A questão não é se o cara estudou ou não, e sim, se ele é inscrito nos quadros da OMB, porque quem não estudou também pode tirar a carteira, uma carteirinha diferenciada, mais simples.

É exatamente assim. Conhecí um senhor de 64 anos quando eu fui como examinador no norte de Minas em uma banca, esse sr. era reconhecido como o melhor tocador de berrante da região havía vários anos, e ele me perguntou se podería ter uma carteira, eu disse que sim, porque não. E ele disse que não tinha como pagar anuidade, e sim só a taxa para tirar carteira, eu perguntei porque ele quería tanto uma carteira, ele disse: Eu vou morrer um dia, e essa carteira vai ser a prova que eu toquei berrante, meus netos vão ter orgulho de mim, e começou a chorar. Ele fez o exame, passou... Não sei se foi coincidencia ou não, mas eu já ensinei muita gente a tocar berrante, e eu que fiz o teste com ele, o velho era muito bom, e a alegria no rosto dele não tinha preço, se uns desprezam uma coisa, nem que seja uma simples carteira da OMB, outros dão muito valor, então não vai acabar, só porque uma meia duzia entra na justiça.
Obs: Pessoas acima de 60 anos, não pagam anuidade.
Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar


supermulti
Opa! Acho que há uma contradição aqui. Primeiro você disse que o exame da OMB não é nada fácil - portanto, o cara tem que estudar música sim para tirar a carteira profissional, a azul, não é isso? E depois, fala que o que vale é o gosto musical das pessoas para fazer sucesso e arrebatar público. E o empresário bancando tudo? Isso não conta? E a panela, que a gente sabe que existe? E o carisma da pessoa?

Existe dois tipos de carteira. A de músico prático e a de músico erudito.

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar


supermulti
Aliás, aproveitando o ensejo, gostaria de lhe perguntar se o diploma de nível técnico em guitarra, feito em escola devidamente reconhecida, isenta a pessoa de fazer o exame da OMB, pois ainda não tirei a minha carteira, e quanto é que custa para tirar? Em caso positivo, teria direito à azul? Obrigado.

Se o curso for reconhecído pelo MEC, não tem necessidade de fazer exames.

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar


AlexB
supermulti
Eu, particularmente, acho importante a formação, porque acho que dá mais credibilidade à carreira - um curso técnico de guitarra, por exemplo, dura 8 semestres!

Eu também acho importante e necessário o estudo, tanto que eu estudei música durante 14 anos.
Um abraço

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# jul/08
· votar


Ser músico, não é como ser médico ou ser advogado

Espere um pouco: se a atividade é exercida em proveito próprio e para os outros, mediante paga ou remuneração, é profissão sim.

Aliás, qual é o objetivo da OMB? Não é fazer com que a carreira de músico seja reconhecida como uma profissão? Ou não?

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar


supermulti
Espere um pouco: se a atividade é exercida em proveito próprio e para os outros, mediante paga ou remuneração, é profissão sim.

Aliás, qual é o objetivo da OMB? Não é fazer com que a carreira de músico seja reconhecida como uma profissão? Ou não?


Músico é profissão reconhecida por lei. Mas acontece que se eu não gostar da sua música e nem voce da minha, é fácil, voce não vai ouvir e nem eu. Então causar danos a terceiros é dificil. Mas músico é porfissão.
Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar


jimmt vandrake
Oh Não !!!! Além da OMB tem o sindicato ???? Vamos ter que tocar 6 meses do ano só para pagar os que não tocam na banda.

Existe o sindicato dos músicos, o mais atuante é o do Rio de Janeiro. Existe várias associações de músicos e compositores. Se voce é compositor, tem suas músicas registradas, voce tem que ser filiado à alguma associação, senão voce não recebe direitos autorais. Lembrando que quem faz arrecadação de direitos autoráis e o ECAD. E se voce gosta de cantar músicas de outros compositores que não seja voce, procure o ECAD e faça o requerimento para poder tocar essas músicas, porque a multa do ECAD é alta.
Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


Lembrando que Gilberto Gil, foi ministro da cultura até a semana a passada, e porque ele não se pronunciou em nenhum momento nesses quase 05 anos que esteve lá, sobre a OMB?
Obs: Eu não sou pago para defender a OMB, aliás tem muita coisa, que como todo músico, não concorda.
Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar


AlexB
afinal eles estão lá para garantir os direitos do cidadão.

Eu já falei aquí sobre isso. (Se voce ler lá prá tráz, vai ver ) Foram muitas as vezes, que eu entrei com pedido de pagamento para músicos que não receberam o que lhe era devido.( E o músico, recebeu) Mas tem que ser filiado à OMB, senão não tem como fazer nada.
Um abraço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Carteira de músico. Tô pensando em abrir mão esse ano