Roland finalmente Contra-ataca

Autor Mensagem
Rogertronics
Veterano
# abr/11
· votar


Finalmente, botaram a tal de "Supernatural" pra funcionar. Tomara que lancem novas ARX pro FANTOM!

camiloaquino
Veterano
# abr/11
· votar


Alguém sabe alguma coisa dos arpejadores dele?

expedifer
Veterano
# abr/11 · Editado por: expedifer
· votar


OBS:

Este teclado NÃO SUBSTITUI O FANTOM G e nem compete com tops de outras marcas como muitos pensaram.

Ele está mais para um RD700GXF (que inclui muitos timbres sampleados o que é fantástico) do que pra um sintetizador. Está mais pra um SP: Stage Piano, ainda numa única versão de 76 teclas semi-pesadas e tela menor que o FG

Ocorre que lhe falta muita coisa do Fantom G:
-sampleador
-sequenciador (só tem gravador)
-expansão de memoria
-placas de expansões
-etc
(e nem tem nada a ver com o XP80 como muitos insinuaram, alias, com esse coloridinho arco-iris nos botões, tá mais pra.....sei lá e com ridículos botões debaixo das teclas).

Isso só pode significar uma coisa: AÍ VEM UM SUPER FANTOM....H (deve ser) e com essa nova fase mundial de pôr samples nos novos sintetizadores, como o Kornos tem, o CP1, V-Piano, SV1 e agora o novo RD700GXF com mais 17 pianos sampleados do V-Piano (ou compra-se a placa e se põe nos RD700GX). Se o Jupiter 80 (deve-se ser da sigla do Jv80) tem esses mesmos samples, será um belíssimos SP pois vem ainda como GXF com modelagem mecânica do samples como o V-Piano (modeling), talvez substituindo o RD700GX ou outra coisa (prefiro o RD700GXF do que o J80 pois é menos colorido, tem 88 teclas e aceita placas de expansão). Acredito que venha no preço dele ou um pouco mais por suas "frescuras" (talvez entre 7 e 8mil).

Mas vamos aguarda o novo Fantom, pra ver se compete com o XF8, ate agora o mais belo sintetizador, faltando infelizmente samples internos (absurdo fora da yamaha, ate o pequeno PS60 da Korg o tem samples), se a Roland atualizou o RD700GX com um kit de placa e pendrive pondo-lhe mais samples e software, porque a Yamaha não pode fazer isso com o XF?

especificações:
http://www.rolandus.com/products/productdetails.php?ProductId=1165&Par entId=83

http://cms.rolandus.com/assets/media/pdf/jupiter-80_brochure.pdf

fotos:
http://createdigitalmusic.com/files/2011/04/jupiter-80_stand_gal.jpg

http://www.synthtopia.com/content/wp-content/uploads/2011/04/roland-ju piter-80.jpg

http://teclacenter.files.wordpress.com/2011/04/jupiter_802.jpg

Keyboardmag
http://3.bp.blogspot.com/-5rj2WKmle5E/TZiO2anLLFI/AAAAAAACRvI/0dGScxO5 LlI/s1600/3773_keyboard_magazine__may_2011_16__17_1.jpg

sirmcca
Veterano
# abr/11
· votar


realmente
esse Jupter 80 é apenas um gostinho do que está pra vir.
A Yamaha ja devia ter o projeto do Motif XF desde de que lançaram o Xs...só lançaram neste ano.
Acho que a roland vai vim sim com um "Super Fantom" e vai ser paulera...

camiloaquino
Veterano
# abr/11
· votar


Pelo que entendi até agora, o JP80 consegue usar até 9 timbres (3 regiões configuráveis) ao longo do teclado (lower, upper e solo). O FG consegue fazer isso só que com 8 (n foi tanta diferença em termos de número). O Korg no modo combination consegue até 16 (ganhando por enquanto) o Motif XF 4 no modo performance e 16 no pattern ou song. O Kursweillll (sei lá como escreve) não sabia que podia até 32.....mas o legal do JP é a polifonia superior de 256 e a tecnologia Supernatural que realmente tá de babar.

arilevita
Veterano
# abr/11 · Editado por: arilevita
· votar


Copiando um post ótimo de outra comunidade que participo :

Roland Jupiter-80: Supernatural
Korg Kronos: Sobrenatural

sirmcca
Veterano
# abr/11
· votar


camiloaquino
o que eu quis dizer é que houve sim uma mudança brusca na arquitetura dos timbres da Roland.
Vou citar o Motif Xs que é o que eu tenho...
Pegando um timbre isolado (voice) e entrando no modo de edição eu vou conseguir usar 8 waveforms independentes...cada uma com sua configuração de filtro, pitch...etc...isso no Voice. No performance eu posso usar 4 voices e no song 16 voices mas não é essa a questão.
A Kurzweil desenvolveu a tecnologia V.A.S.T que pode usar 32 waveformes por (voice). E no modo Setup pode usar 16 voices simultaneamente.
A Roland até o Fantom G só podia usar 4 waveforms por "voice".
Agora neste Jupter pelo que eu entendi no vídeo pode usar 27 waveforms por voice. Foi sim uma mudança gigantesca no conceito Roland. Deixou o Motif muito atraz. Mas ainda atraz do Kurzweil com seu V.A.S.T.
Imagine o proximo "Fantom"! Esse eu quero ver!

apaixonados por teclado
Veterano
# abr/11
· votar


galera com o lançamento futuro aqui no brasil do mox6 da yamaha, será que vai ser concorrente direto do Jupiter 80?

Jupiter 80 vs MOX6 vs M50 serão concorrentes?

ThyagoAmaral
Veterano
# abr/11
· votar


Continua sem graça!

Buhbor
Veterano
# abr/11 · Editado por: Buhbor
· votar


camiloaquino

O Fantom G consegue 16 timbres tambem. 8 timbres é no modo Live sem corte de som na passagem de uma perform pra outra. Não acredito que vc é dono de um Fantom G e deixou passar isso (rs). Até o Juno Di junta 16 timbres numa perform, imagina o Fantom G (rs).

expedifer

Cara eu acho que O Jupiter 80 nada tem haver com a linha RD.
O Teclado que substituiu o RD700GX foi lançado o ano passado e é o RD-700 NX.

E essa ideia de substituto do Fantom ja tinha sido descartada a algum tempo.

A proposta é parecida com a do Juno Stage. Sintetizador pra performaces.

camiloaquino
Veterano
# abr/11
· votar


sirmcca
AAhhh entendi....realmente 27 waves por voice é outra história...
mas só um detalhe....no FG consigo tb 8 waves por voice, o que acontece é q são 4 waves L e 4 waves R (son stereo)....mas vc pode colocar uma wave diferente em cada forma e ter 8 waves (só que serão soadas 2 a 2 - por isso um total de 4).

silvG8
Veterano
# abr/11
· votar


Engraçado que o pessoal acha que o Motif XS foi foda por ter sons acústicos muito reais...... olhem isso aqui. É infinitamente mais real.
http://sonicmp4.s3.amazonaws.com/messe11_roland_jp-80.mp4

É MUITO MANEIRO! Repetindo, eu não planejo ter nada parecido com isso nunca mais, o negócio é síntese, mas pra quem gosta de instrumentos reais, ele é o mais próximo possível num "rompler"(ele não é muito bem um rompler porque os SuperNatural são baseados em um tipo especial de síntese, por isso nas especificações eles nem colocam a quantidade de memória).

Dá pra conseguir coisas muito reais, ele possivelmente é o mais próximo de um VST em um hardware.

Valeu!


Buhbor
Eu diria que ele concorre no mínimo com o S90XS (embora não tenha teclas pesadas). Acho ele muito mais interessante do que o da Yamaha, mas tudo bem.

Buhbor
Veterano
# abr/11
· votar


silvG8


Eu diria que ele concorre no mínimo com o S90XS (embora não tenha teclas pesadas). Acho ele muito mais interessante do que o da Yamaha, mas tudo bem.

Essa comparação é bem mais coerente.

arilevita
Veterano
# abr/11 · Editado por: arilevita
· votar


O vídeo do silvG8 , lá no final mostra o "magnífico" piano acústico, bem parecido com o "incomparável" Fantom G. Ainda quero ver o som deste United Colors of Benetton na caixa, com seus 27 waves por patch e trocentas notas de polifonia. Nada da tecnologia supernatural mostrada é novidade, coisa parecida já está embarcada no Tyros e Motifs já faz alguns anos.
Sou fã da Roland do Jupiter-8, Juno-106, D-50, D-70, JV-90, XP-80, VK-8, V-Synth, mas a Roland de hoje não me empolga em nada.

viktor 999
Veterano
# abr/11
· votar


http://www.andertons.co.uk/synths-workstations/pid20689/cid619/roland- jupiter-80-synthesizer.asp
olhem só o preço dele..
pra quém acha que e substituto de stage

Buhbor
Veterano
# abr/11
· votar


viktor 999

Eu cheguei a achar por um momento... mas logo que vi a construção do teclado comecei a mudar de ideia.

sirmcca
Veterano
# abr/11
· votar


este roland é simplismente a transição da nova geração que a Roland vai propor nos proximos produtos...
muita coisa ainda estar por vir!
=D

silvG8
Veterano
# abr/11
· votar


arilevita
Rapaz, Tyros e Motif não tem nada parecido... pode parecer que tem, mas no fundo não tem. Dê uma olhada em todos os videos.
Uma coisa não se pode falar desse teclado: "o som dos acústicos não é bom!" . Se alguém falar isso é mentira... não tem como. Ele soa melhor que os mais tops em quesito de sons acústicos. Pode ser que a parte de synth seja mediana... não sei dizer ainda.

Buhbor
Acho que o preço sugerido nos EUA é de ~U$4000,00. É caro, provavelmente será para poucos!




PARA TODOS
Eu acho estranho isso que rola aqui no Brasil... existe muito preconceito contra a Roland de uma forma geral. Muitos falam que ela não produz mais analógicos, outros falam que não se sobressai no PA, outros reclamam porque acharam feio, outros porque acham que falta suporte... enfim, uma infinidade de coisas são ditas.

Eu acho que é tudo meio sem fundamento. Tive um Fantom-G8 (vendido/trocado por vários motivos, incluindo PESO), tenho um Gaia SH-01, e no momento estou esperando meu terceiro, o V-Synth GT. Devo lembrar que para comprar cada um deles pesquisei bastante e vi outras coisas.

Uma coisa que me parece muito estranha é a comparação constante que é feita aqui em relação a coisas que ainda nem chegaram. Quando lançaram o Kronos todos já começaram a dizer que acabou o Fantom-G. Não dá pra entender isso... ninguém viu/ouviu isso para dizer. "Ah, ele tem 1Gb de piano!"... e daí?? Existem pianos de 40Gb. Não entendo o tesão nessas especificações.

O que eu gostei do Jupiter-80 foi o som. E pronto! Não quer dizer que estou doido, querendo um nem nada... até porque não preciso. E outra coisa......... se o Jupiter-80 fosse um analógico, quantas pessoa desse fórum comprariam?????????? É só pensar no V-Synth GT...... por enquanto vi apenas outros 4 brasileiros com ele (certamente tem mais, mas dentro de um universo de 70 milhões de brasileiros, 4 é um número muito pequeno). Um analógico não iria vender bem!! NÃO MESMO!!
Quer um analógico, compra um MOOG. Aposto que pouquíssimos aqui tem coragem.

É só uma reflexão... reconheço que a Roland tem sim suas falhas, como todas as outras empresas. Agora se quiser perguntar se é mais injusto usar o nome Jupiter-80 em um não analógico, ou se é usar o Motif XS em uma carcaça diferente e com as placas como extra e chamar de novo Motif, eu diria que a Yamaha tem sido muito mais injusta com seus usuários.

Valeu!

Guizynhux
Veterano
# abr/11
· votar


mais 2 videos
http://pt.wikizic.org/Roland-Jupitor-80/video-QmZz9zwX354.htm
http://pt.wikizic.org/Roland-Jupitor-80/video-PO5d9G-ydNQ.htm

Buhbor
Veterano
# abr/11
· votar


silvG8

Assino em baixo!

Ja ta ficando cansativo entrar aqui e ver o pessoal entrando no tópico so pra avacalhar sem conhecimento algum de causa.

Ta ficando chato isso.

Tem gente aqui que nunca tocou um acorde no Fantom G e diz que é ruim. Fantom G e outros.

Eu so lamento por quem é assim. Não sou eu que perco a oportunidade de conhecer os sons e recursos que Roland tem colocados nos seus teclados. Não to dizendo que são os melhores, mas estão no nivel do mercado.

E enquando o pessoal fica ai com esse preconceito tem muita gente fazendo muito som com esses teclados e imaginando pq que essa galera ta falando mau assim se a realidade é outra.

camiloaquino
Veterano
# abr/11
· votar


silvG8
Cara...concordo com muita coisa q vc disse. Tenho um FG e acho o som dele maravilhoso e fala muito no PA sim. Quem fala o contrário deve ter testado ou ter um PA ruim.... e qualquer teclado soaria ruim mesmo.....ou problemas com os cabos (eu achava q não, mas faz uma diferença danada). Para se ter uma idéia, aposentei meu S90ES depois dos pianos do FG, na minha opinião não tem nem comparação. Realmente nessa parada quem camuflou alguma coisa foi a Yamaha (só trocou a rouagem do Motif e colocou agumas coisas a mais....q cá pra nós, foi muito pouco comparado com o q temos visto). Não vendo meu Motif XS pra comprar um XF de jeito nenhum....não compensa pagar uma diferença alta pra pouca melhora. A Roland está fazendo uma revolução em seus equipamentos no momento e acho que logo teremos um substituto do FG. Do mesmo nível do Kronos e de qualquer top de qualquer outra marca.....a briga parece q acirrou mesmo. Sem dúvida os mais beneficidos somos nós. Não adianta ficar discutindo se é bom ou se é ruim. Sempre vai ter um público alvo para cada produto lançado. Igual mulher.... cada um tem um gosto (a final o que seria das bonitas se não tivessem as feias....rsrsrs),,,,,
PS - achei meio carinho o precinho do brinquedinho.....será que pega? Numa boa....se for U$ 4.000,00 acho que vai ter mais gente de Kronos mesmo......

silvG8
Veterano
# abr/11
· votar


Buhbor
camiloaquino
Eu já fui uma pessoa muito mais ativa no FCC... o problema é que esse tipo de coisa cansa e me cansou. Estou contribuindo com o tópico porque achei o equipamento realmente muito interessante, só que parece que a vontade da grande maioria é avacalhar e criticar sem conhecer. Eu não conheço o suficiente, mas o pouco que vi achei muito legal.
Acho que o ideal seria fazer outro tópico.............. =)

sirmcca
Veterano
# abr/11
· votar


A galera tem mania de "enDeusar" o Kronos mas sinceramente nao acho que passa de uma grande jogada de marketing.
Falar que tem 9 "motores"...o que fizeram foi dar um gráfico específico para cada um pq todas as configurações dos 9 "motores" já são conhecidas...o do piano beira o constrangimento quando o cara do vídeo fecha e abre a tampa...o som quase nem muda...e se mudar é apenas um cutoff discreto sendo graficamente modificado...e assim por diante.
Em termos de SOM este roland novo ae me agradou muito mais que o Kronos (de acordo com demos que já vi) ainda nao testei nenhum dos 2 pra tirar conclusões.
Acho que agora o pessoal me expulsa do forum...hehehhehe
abs!

sirmcca
Veterano
# abr/11
· votar


vejam as demos deste usuário

http://www.youtube.com/user/Connect2YT

gravado por algum da plateia...ou seja...o som está saindo diretamente do PA...

agora eu afirmo. Sou mais este Rompler da Roland do que qualquer deus da Korg!
abs!

R Palma
Veterano
# abr/11
· votar


sirmcca
o do piano beira o constrangimento quando o cara do vídeo fecha e abre a tampa...o som quase nem muda...e se mudar é apenas um cutoff discreto sendo graficamente modificado...e assim por diante.

Caraca.....pensei a só eu tivesse percebido isso.........mas é verdade.......não é que o som praticamente não muda...o som NÃO MUDA NADA MESMO.

Enfim, esses videos da Musikmesse eu não gostei de nenhum deles, apesar de toda a produção. Entretanto, o som mostrado naqueles 4 videozinhos sem vergonha gravados de maneira mais sem vergonha ainda, ai meu Deus do céu.........não vi os 4 videos ainda, mas os sons q eu ouvi (até o início do 3o. vídeo), pow, que sonoridade....Vamos ver os sons de órgãos.......

Engraçado como as coisas são..nos anos 80, a Roland era o que havia. Só se via essa marca nos palcos. Hj as coisas são diferentes......

Gostei da sonoridade do Jupiter. Não fucei ainda as funcionalidades, mas deve ser uma boa novidade.

Abs!

Marcos Martini
Veterano
# abr/11
· votar


sirmcca
Sou mais este Rompler da Roland do que qualquer deus da Korg!
R Palma
Gostei da sonoridade do Jupiter. Não fucei ainda as funcionalidades, mas deve ser uma boa novidade.

Abs!


Pzé tbm gostei do "SuperNATURAL Piano" do jupiter.

Buhbor
Veterano
# abr/11 · Editado por: Buhbor
· votar


Eu gostei tb dos vintage...

Naqueles 4 videozinhos ali... o cara faz umas brincadeiras com umas musicas antigas que ficam bem legais...rsrs

expedifer
Veterano
# abr/11 · Editado por: expedifer
· votar


Buhbor
Cara eu acho que O Jupiter 80 nada tem haver com a linha RD.
O Teclado que substituiu o RD700GX foi lançado o ano passado e é o RD-700 NX.


É ai que vc se engana cara, o RD700GX é mais completo que a versão NX, que na verdade é uma versão "light" e mais barata. Olhe as especificações (aqui no cifra eu postei as diferenças). O subtituto do GX é o novo GXF com mais 17 pianos sampleados do V-Piano, uma máquina de samples e modelagem. Parece que o Jupiter tem os mesmos pianos samples do GXF.

É por isso que o Jupiter se deve encaixar no nível do GXF pois vc SÓ pode enquadrar teclados nas especificações do que fazem e não na aparência, que é o que vc deve ter pensado. Assim, arranjador só pode ser com outro arranjador; sintetizador top, só pode com outro top, intermediários com outros do mesmo nível, isso falando-se das especificações e só isso os enquadra e não na aparência. Um exemplo: como é que pode o "monstrengo" V-Piano pode ser comparado com o belo s90SX? Cade a aparência? Ocorre que os dois são tops, ainda que um se carregue na mão e o outro não, mas são pianos de palco, SP.

Lá em cima eu disse o que lhe falta ao jupiter em comparação com um Fantom, mesmo um antigo como o S. O Juno Stage é outra linha totalmente diferente pois primeiro que tem a metade do preço (deve ser), só isso o afasta completamente do seu nível, além de teclas leves, expansões, fonte, etc. Já o Jupiter tem mais de 90% das funções e specificações do RD700GXF, inclusive samples e modelagem, que ambos os tem, mas devemos esperar pra ver o manual pra ter certeza absoluta (vai que tenha super-sintetização que o GXF não tenha). Ou seja, nisso perde só pras teclas pesadas (tem as semi), 76 teclas, mas tem tela maior e só, pelo pouco que mostra o site(desconsidere as frescuras, cores e luzes dele, que tá mais pra discoteca dos anos 70 ou um disco voador).

A sua classificação na verdade fica ate um pouco confusa pois a Roland queria apenas descarregar a leva de novos samples que criou chamados de "super-natural", ou seja, naturais como os sons acústicos de instrumentos musicais reais. E criou esse Jupiter pra isso: seu maior feito são esses samples e sua modelagem (coisa ate agora dominado apenas pelos SP tops das marcas como CP1, V-Piano, SV1, etc) onde quiz dar um banho nos novos pequenos sampleados como o Korg PS-60, mas num de médio porte que é o jupiter, e com todas as funções de um SP. Mas vamos aguardar pra ver o que ele é realmente (nem o Kornos sabemos bem o que faz pois ninguém viu seu manual e ele nem chegou aqui ainda). Eu acho que ele deve ser só um chamariz pro novo Fantom. E se o Jupiter vender bem, sorte da Roland.

arilevita
Veterano
# abr/11
· votar


sirmcca
agora eu afirmo. Sou mais este Rompler da Roland do que qualquer deus da Korg!
abs!


Te recomendo conhecer e quem sabe adquirir estupendo Rompler Juno Gi (concorrente direto do M50/61), pois é um senhor teclado. Tem várias pistas de gravação de áudio, lê pendrive: coisa de louco ! O som então... soa com um peso incrível no PA.
Coloque os dois à venda aqui no FCC pelo mesmo preço e analise o nº de interessados em um e no outro. Abs

fernando tecladista
Veterano
# abr/11
· votar


sirmcca
agora eu afirmo. Sou mais este Rompler da Roland do que qualquer deus da Korg!
abs!

o do piano beira o constrangimento quando o cara do vídeo fecha e abre a tampa...o som quase nem muda...e se mudar é apenas um cutoff discreto sendo graficamente modificado...e assim por diante.
qual o vídeo

eu espero estes chegarem as lojas para ter qualquer opinião a respeito, o que se tem agora é somente uma duzia de vídeos na internet, metade filmado com cybershot outra metade editado em estudio, não dá pra ter uma opinião formada com esse tipo de material, até agora só posso falar do visual que gostei do visual e telas do kronos e achei que o jupiter-80 ficou devendo botões e um painel que não lembre uma mistura de v-synth, atelier, tyros e pss 780

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Roland finalmente Contra-ataca