Roland XP-30, Yamaha S03, Roland RS-50 ??

    Autor Mensagem
    Mauro Alves
    Veterano
    # jun/04


    Olá pessoal,

    Estou pra comprar um teclado, e como estou meio por fora do mercado gostaria da opinião de voces.... procuro um sintetizador para palco, versátil, com bons timbres de piano e piano elétrico principalmente...estou entre o Roland XP-30, Yamaha S03 e Roland RS-50, com uma queda para o XP-30 pois é o que mais conheço dentre eles...existe mais alguma opção que eu não conheça e deveria pensar?

    Valeu

    sarpa
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Boa noite Mauro Alves.

    Quanto ao Yamaha SO3 eu não posso opinar muito, pois não conheço muita coisa de Yamah.
    Mas entre o RS50 e o XP30, pode comprar o XP30 sem medo nenhum. O único problema (que na verdade não chega a ser exatamente um problema) é que será muito dificil você encontrar um XP30 novo.

    O RS50, apesar de ter uns timbres até que consideráveis, ele possui uma das piores relação custo/beneficio do mercado.
    É caro, não possui sequenciador, os timbres não são dos melhores (nem dos piores, entenda) e não é expansível, mas possui um visual incrível.

    Já o XP30 tem uma aparência já um pouco antiga, porém tem os melhores timbres da série XP (dizem as "más linguas" que os melhores timbres da série XP estão no XP30), possui 5 slots para placas de expansão, sendo que ele já vem com 3 placas.
    São tonaladas de timbres de ótima qualidade. 61 teclas leves com canal aftertouch programável.
    Enfim, um excelente sintetizador para palco, anda mais se estiver trabalhando ao lado de um controlador de 76 teclas, como por exemplo o Kurzweil SP76.

    Eu estava optando por comprar o XP30 para o meu setup de palco, porém, agora estou decidido pelo VR-760 que pra mim, é exatamete o que eu preciso, e muito bom também para trabahar ao lado do meu Roland E-480b.

    Espero ter lhe ajudado,
    Um abraço,
    Juninho Sarpa.
    juninhosarpa@musicalpoint.com.br
    www.bandaapice.com.br
    www.juninhosarpa.com.br
    www.juninhosarpa.com.br/fotolog

    Mauro Alves
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Fala Sarpa,

    Pois é, essa é uma das dúvidas que eu tenho.....XP-30 só usado, e mesmo assim está difícil de achar (deve ser um teclado realmente muito bom)....mas confesso que o Yamaha S03 e o Roland RS não me atrairam muito...não tenho ouvido bons comentários sobre eles.
    Estive tocando num Kurzweill SP76 e achei incrível...possui poucos timbres, mas são sensacionais, fora o peso das teclas que não tem comentários...mas preciso de algo mais versátil.
    Uma dúvida: Qual a diferença entre o XP-60 e o XP-80? Apenas o número de oitavas? Ambos possuem os mesmos recursos e timbres?

    sarpa
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Mauro Alves, quanto ao XP60 e o XP80 creio que seja as teclas, propeiamente ditas.
    O XP80 possui 76 teclas semi-pesadas, enquanto o XP60 possui 61 teclas leves.

    Se eu fosse comprar um XP60, eu guardaria um pouquinho mais e compraria o XP80.

    Mas da "listinha" que você passou anteriormente, o XP30 está dominando! Pode comprar sem medo algum!
    Depois de comprar o XP30, mais pra frente você pega um SP76 e pronto! Tem um setup e tanto para palco! Não preicisa de mais nada!

    Espero ter lhe ajudado,
    Um abraço,
    Juninho Sarpa.
    juninhosarpa@musicalpoint.com.br
    www.bandaapice.com.br
    www.juninhosarpa.com.br
    www.juninhosarpa.com.br/fotolog

    Mister Kill
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Olha eu tenho um so3 e tenho um xp-30...
    bom, o xp-30 eh fantastico e considero ele como sendo o teclado mais prático pra tocar ao vivo... ele sozinho faz muito.... o que acontece eh que o s03 faz timbres analógicos mais power do que o xp-30 sem contar que um s03 usado vc encontra por 1.300 reais e um xp 30 usado vc encontra por até 2.800
    pra resumir a história ..eu que sou adepto da parafernalha no palco(toco com em média 4 teclados, dos 7 que tenho), digo :antes 2 so3 do que um xp-30(vc pode ligar os dois s03 no midi)
    Moral da história.. o so3 tem um custo benefício melhor....
    eh bem mais barato e naum perde tanto assim...

    FASK
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Caro Mister Kill, fora o XP-30 e o S03, quais sao seus outos teclados?

    Abracos e t+...

    jpsamara
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Mister Kill,

    Eu testei um S03, não sei se o amp que eu usei era ruim, mas os timbres de fábrica eu achei muito fraquinhos... não manjo nada de edição de timbres, mas o sons de fabrica não gostei não...
    Anyway, onde tem esse usado por R$ 1300,00 ?

    ProgramadorVB
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Mauro Alves
    Falae Mauro !!

    Kara sempre toquei em roland deste o D5 (não riam isso faz muitos anos rssss...) até a Linha XP.

    recentemente comprei um S03 to muitoooo impressionado com ele além de ótimos timbres de fabrica traz opções de programação muito pessada mesmo coisa q só vi no antigo 01W e no JV 1000 to adorando ele e recomento sem erro a qq músico principalmente pelo custo beneficio q no brazil não tem melhor...

    pode comprar sem erro kara !!

    Cristian

    Iury Lima
    Veterano
    # ago/04 · Editado por: Iury Lima
    · votar


    ProgramadorVB
    Amigo quanto vc pagou no yamaha so3?

    jpsamara
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    jpsamara,

    Vai ver que o amp era podre mesmo.
    Onde tem esse usado por R$ 1300 que eu vou comprar hj!
    Falem ae!

    ProgramadorVB
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Iury Lima

    Fala Iury
    pagei 2200,00 pq fui junto com um colega que comprou uma bateria, então fizemos uma compra só e a vista, foi um negocio bom pra os dois...

    Felipe_MP
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Olá amigos, estou também com essa dúvida, estou querendo comprar um sintetizador bom, e pelo que vi o Roland XP30 é excelente, só que apenas encontramos em segunda mão.
    Comparada a um Yamaha S03 novinho da loja qual valeria mais a pena.
    Aqui no Rio de Janeiro encontro um XP30 por 2800,00 e um Yamaha na loja por 1800,00 +ou-

    E com relação aos timbres, por pesquisas minhas(nunca testei) vi que o XP30 tem ótimos timbres.

    O que acham?

    fábio_soul
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    XP-30

    Bardock
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Mauro, eu fui um infeliz proprietério de um RS50 e posso te afirmar que é um teclado meio carinho que até quebra um galho com todos os seus sons menos os pianos. Já o XP-30 já ouvi gente dizer que tem sons até melhores que os do seu irmão XP-80 (eu duvidei quando ouvi isso).
    Eu iria de XP-usado mesmo, sem mêdo.

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Bardock
    Mauro, eu fui um infeliz proprietério de um RS50 e posso te afirmar que é um teclado meio carinho que até quebra um galho com todos os seus sons menos os pianos. Já o XP-30 já ouvi gente dizer que tem sons até melhores que os do seu irmão XP-80 (eu duvidei quando ouvi isso).
    Eu iria de XP-usado mesmo, sem mêdo.


    Então amigo... O XP-30 é o teclado da linha XP com maior ROM da família... Deixa eu explicar porque!!! Ele é um sintetizador, invés de um workstation como é o caso do XP-80, mas na ROM PCM dele (timbres internos) ele vem com os timbres de 4 placas de expansão... Não lembro direito, mas se não me engano são: Session, Techno, Orchestral e Drum'n'Bases... Ou seja... Os timbres dele equivalem a um XP-80 plenamento expandido com 4 EXB SR-JV80... É uma máquina e tanto...

    Abraços..

    tolho
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Porém, os timbres do Xp30 se escuta em 90% dos bate estaca de 10 anos atrás. E também, acho que o S03 não compete com esses, pois é mais simples. Já o RS50, só se for pra trance e olhe lá..

    Eu procuraria com calma, um S30 que coloca esses aí todos no bolso.

    Felipe_MP
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    então o xp30 não da nem pra comparar com um S03?

    é isso?

    a diferença é realmente muita assim?

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: Jeferson Fernandes
    · votar


    Felipe_MP

    então o xp30 não da nem pra comparar com um S03?

    é isso?

    a diferença é realmente muita assim?


    A diferença é muito grande... Lógico que se você se basear em features terá dois teclados semelhantes em polifonia, multitimbralidade, teclas e etc... Mas em termos sintetizadores são bem diferentes... O S03 é um entry level, e tem geradores de som e DSP básicos. O XP30 é um sintetizador profissional, possui recursos mais complexos de sintetização de som, composição de patchs mais elaboradas com o mapa de edição com maior parametrização, enfim, sem falar nos processadores DSPs. São 2 insters mas com um banco bastante completo e com uma parametrização melhor definida... Enfim... Estamos comparando um teclado mais antigo porém de uma linha profissional, com um teclado um pouco mais atual, porém entry level...

    Nota: Não que o teclado entry level não seja profissional, mas ele é "basicamente" simplificado em relação à versão "professional".

    Na prática a qualidade dos timbres dos dois são diferentes... É óbvio que o XP-30 tem maior poder sonoro.... Inclusive a compilação de HW é mais complexa. O XP-30 já tem 2 pares de saída de audio balanceadas, assignaveis com relação à MFX, PAT e MAIN MIX, possui entrada para pedais assignaveis também... O Conversor D/A A/D também possui um nível de detalhe maior.

    Minhas informações neste caso são por cima, sem detalhamento com dados baseadas de forma pragmática, mas pode ser confirmada através de pesquisas... De informações desse tipo a Internet está cheia.... =D

    Abraços...

    Felipe_MP
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Jeferson,

    obrigado cara, vejo que já que é pra gastar, o melhor é o XP30 a diferença de preço entre os dois não é muita, é bem melhor adiquirir um instrumemto de grande qualidade e que atenderá ao que eu quero mesmo sendo um pouco mais caro é o melhor a se fazer.

    Obs.: Eu nunca toquei em um XP30 gostaria que se possivel os amigos colocassem suas experiências, assim acho que me convenceria mais ainda.

    Até hoje só testei o S03, tive uma boa impressão, mas achei os timbres de pianos bem fraquinhos, e isso para mim é bem importante já que é o meu primeiro sintentizador. Vale lembrar que estou saindo de um PSR-620(rsrs).

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Felipe_MP

    Como vc está saindo de um PSR-620 talvez o S03 não te cative muito quanto a pianos e tal... Dá uma olhada no MM6 que apesar de inferior no quisito síntese tem presets mais elaborados que o S03... Com relação a Entry Level ainda existe Juno-D que está na mesma faixa de preço do S03 (um pouquinho mais caro) e é bem interessante entre o Entry Levels, principalmente no quisito Piano, Orquestrais e recursos... Existe uma máquina de timbres muito boa nessa faixa também que é o Kurzweil KME61. Apesar dos bons timbres não é um sintetizador pois não possibilita edições não tem recursos variádos, apenas se é possível brincar com efeitos, multitimbralidade e presets functions... Mas entre esses todos o XP-30 está um nível acima... Bom.. boa sorte para achar um bom XP-30 a venda... Se esse de 2800,00 está bom agarre, pois é um teclado raro, que tem uma rotatividade pequena no mercado e esse preço está muitíssimo bom... Ah... vale lembrar que além das expansões on-board do XP-30 ele ainda expande com 2 EXB... Abraços...

    Bardock
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Jeferson Fernandes
    Pow então o XP-30 subiu bastante nos meus conceitos. Eu pensei que ele fosse uma versão mais simples do XP-80.
    Um amigo meu tem um desses e o defende com unhas e dentes, agora sei porque.

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Bardock

    Vc não está errado. O XP-30 é bem mais simples que o XP-80. Não possui as excelentes 76 teclas semi-pesadas do XP-80. Creio que as 61 teclas do XP-30 sejam leves, não tenho certeza. Além domais o XP-30 não possui sequenciador, e expande só 2 placas SR-JV80 contra 4 placas SR-JV80... Agora me matéria de biblioteca, ROM PCM, ele é o mais completo da família... Tem muito mais timbres que o XP-80, XP-60, XP-50, JV-1010, JV-1080... Como eu disse equivale a um XP-80 com expansão total, ou seja, 4 placas SR-JV80...

    Abraços..

    Felipe_MP
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Jeferson

    Obrigado pela explicação cara, vocês aqui no forum são show mesmo.
    Bom tenho ainda minhas dúvidas, pois é um custo alto ter esses sintetizadores, e nem to precisando tanto assim, mas eu quero um, rsrs.
    Tô pensando bem, só que o problema é que tenho de pensar rápido pois o cara pode vender o XP30 pra outro, ae eu fico sem. Realmente você acha que 2800,00 está um bom preço? Vale isso mesmo?

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Felipe_MP

    O preço está bom sim... Esse teclado normalmente é vendido a 3200,00.. Em lojas de usados... Agora... Quanto mais barato melhor... Tente barganhar mais ainda.....rs

    Abraços..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Roland XP-30, Yamaha S03, Roland RS-50 ??