【FIXO】 Tópico Oficial para quem quer comprar um teclado/controlador/sintetizador e precisa de ajuda

Autor Mensagem
vini_KEYB
Membro
# jan/13
· votar

Bom dia aos membros do fórum cifra club. Acompanho esse site e principalmente desse tópico a bastante tempo mas nunca tive coragem de postar a minha cruel duvida, acho que quebrarei essa corrente hoje.

Bem gostaria de deixar bem claro aqui qual e o meu objetivo final. Desde pequeno sou fã de teclado e piano, meu avo me ensinou a tocar, mas por ironia do destino larguei os estudos. Hoje gostaria de voltar a tocar, e passo de novo pela experiência de iniciante. Cresci com meu pai e eu escutando Rick Wakeman e também de clássicos de Chopin e Bach, e tenho muita vontade de aprender para um dia seguir a linha desses músicos, no que digo a preferencia musical.

Não trabalho de música para viver, pois estudo, mas gostaria de ter a teoria da musica como um segundo atalho de aprendizado na vida e não daqueles que compram um teclado como um mero hobby, toca um dia e no outro deixam o pobre coitado mofando naquele canto do sótão.

Agora que melhor apresentado, estudei comprar o Yamaha PSR 433 ou Roland E-09. Mas são teclados caros, mais de R$1000,00 e devido a necessidades da faculdade não posso bancar o equipamento sem saber se amanhã vou estar ainda na ativa estudando teclado.

Não tenho preferencia por marca, apesar de saber que Roland, Korg , Kurzweil, Yamaha serem algumas das melhores marcas de teclado. E a principio não me importa equipamento que ofereça aquele timbre que bate certo com a musica, mas sim pelo menos praticar a técnica. Por isso venho pedir a humilde opinião de vocês.

Até quanto posso gastar: Até R$ 1000,00, teclado arranjador a principio

Como ira tocar: Sozinho sem estar enturmado em banda

Estilos e artistas que influenciam e que gostaria de tocar: Rick Wakeman, Chopin, Richard Clayderman

Muito obrigado.

Edson Caetano
Veterano
# jan/13
· votar

vini_KEYB
Teclado arranjador para tocar wakeman? Chopinho? ... Acho que está na praia errada, synth pro primeiro e piano digital para o segundo

Mas se esta convicto da escolha por um arranjador, novo. Por menos de 1000,00 não tem muita escolha é um kit completo do PSR333

Kit inclui= fonte, Bag, suporte

Dá para começar, tem sensibilidade, bacana para quem esta começando e nao quer gastar muito, opção a este seria um Casio CTK4200

Boa sorte

vadimVladimir
Veterano
# jan/13
· votar

vini_KEYB Acho que vc deveria procurar um teclado de 76 ou 88 teclas, 61 vc vai ficar frustrado ao começar a aprender piano. E pra investir até R$1000 pra tocar piano é pouco.

O mestre Edson, pode falar melhor, mas me parece muito mais proveitoso vc comprar um controlador 76 ou 88 teclas e utilizar os sons pelo computador, já que vc tocará em casa. Dessa forma vc terá sintetizador, piano e mais um milhão de opções.

boa sorte.

Thallyz
Veterano
# jan/13
· votar

vc comprar um controlador 76 ou 88 teclas e utilizar os sons pelo computador, já que vc tocará em casa. Dessa forma vc terá sintetizador, piano e mais um milhão de opções.
2

vini_KEYB
Membro
# jan/13
· votar

vini_KEYB
Teclado arranjador para tocar wakeman? Chopinho? ... Acho que está na praia errada, synth pro primeiro e piano digital para o segundo

Realmente estou por fora de definições peço desculpa a qualquer equivoco na hora de explicar. Sou mais do Rick. Pensei realmente na hora em utilizar um teclado arranjador pelo preço e para praticar a técnica. Já havia pensado no PSR 333. E por menos de R$ 2000,00 existiria algo melhor?

Obrigado Edson Caetano e vadimVladimir

Edson Caetano
Veterano
# jan/13
· votar

vini_KEYB
Por 2000 entram algumas opções, o novo Casio XW-p1 é muito bacana

Arranjador é aquele que tem ritmos prontos para acompanhamento

Se vai usar o teclado apenas em casa e tiver um computador por perto, um controlador pode ser uma ótima pedida

vini_KEYB
Membro
# jan/13
· votar

Pois bem acho que um teclado controlador e bom. Qual seriam os melhores modelos nessa faixa de preço?

Não tenho nada de equipamento de áudio esse meu principal problema, se desse para ligar em algo bem humilde ja iria me ajudar pois não quero gastar com mais equipamento de áudio.

Stallion
Membro
# jan/13
· votar

Até o momento, ainda não obtive opiniões quanto a minha dúvida.

Será que o motivo se deve ao fato de eu ter informado que a utilização do instrumento será inicialmente para Hobby?

Edson Caetano
Veterano
# jan/13
· votar

Stallion
Ambos os teclados escolhidos são importados, esta linha ainda não chegou ao Brasil oficialmente, e são exatamente a mesma coisa, porém um é arranjador

O 31 é mais enxuto e custa 1300 mesmo via ML, o v60 custa uns 1600 e tem os "ritmos" para acompanhar, o que para tocar sozinho para família e amigos pode ser uma boa

Nessa faixa de preço é extremamente complicado, e creio que sejam mesmo as melhores opções, se puder pegue o V60 tem o acompanhamento e quem esta começando e não tem muita paciência para aprender, precisa deles

E música é hobby para a grande maioria do fórum pode acreditar, inclusive para mim

Edson Caetano
Veterano
# jan/13
· votar

vini_KEYB
Se achar, o Roland A33 seria uma bela aquisição, somente usado por volta dos 1000,00 ou um Cme uf7 um pouco mais barato, também usado

novo, se preferir, com mais de 61 teclas complica, mas poderia bater o martelo em um Maudio oxygen 61

mas controladores exigem caixa de som externa, precisa mesmo. Se não tiver vai gastar mais, e um computador razoável para não passar raiva. Se não tiver ambos, fuja disso porque vai gastar mais e bata o martelo logo no kit psr333

vadimVladimir
Veterano
# jan/13
· votar

vini_KEYB Eu passei por essas suas dúvidas, por isso estou tentando lhe passar um pouco da minha angústia que a procura do meu teclado...

Se vc for comprar um arranjador, parece não fazer muito sentido. Vc pode criar os seus próprios arranjos com os N softwares existentes. Se o arranjo é para acompanhar os estudos de piano me parece fazer ainda menos sentido.

O principal problema que vejo na conexão controlador->computador é a latência, que é um atraso no som causado ou pela má qualidade da placa de som (geralmente onboard) ou má configuração do driver de conexão.
O Edson entende bem disso e acho que vc poderia definir a configuração da sua máquina pra ele poder lhe orientar nesse sentido. A principio não será necessário investir em nenhum equipamento se for só utilizar o controlador e nenhum outro instrumento (microfone, violão etc).

Com um controlador em mãos vc instala alguns software que emulam instrumentos, como piano, violino, guitarra, sax etc. O problema é dependência de um computador ou tablet, mas ganha absurdamente em flexibilidade.

O porém é se vc for comprar um controlador de 61 teclas, as teclas serão muito diferentes do estilo piano. Pesquise aqui no fórum e verá que mesmo tecladistas experientes tem dificuldade quando tocam piano devido a grande difereça entre as teclas.

Dentro da pesquisa que fiz gostei de:
- Cassio wk-7500
- M-AUDIO PROKEYS 88
- M-AUDIO Keystation 88es
- Linha Piaggero da Yamaha.

Se quiser brincar com sintetizadores essa linha do estilo Oxygen é muito legal pois conta com dispositivos de controle (knobs e sliders) físicos e isso é muito bom, ou terá que controlar os sintetizadores com o mouse/dedo. A linha Axiom também vem com Pads que são muito legais pra brincar com sons de bateria.

Como o Edson indicou o Cme uf7 também é controlador de 76 teclas, tem botões no console com teclas semi-pesadas. (eu tinha encontrado um desses por um preço e condições excelentes, o que matou foi saber da dificuldade de assistência técnica caso fosse necessário).

Mas hoje a minha visão é a seguinte: Piano é uma coisa e teclado é outra. Sei que parece óbvio demais, mas eu imaginava o melhor dos dois mundos em um único aparelho e por um preço muito bom... e isso não existe (ou não fui capaz de encontrar).

Mas acho que a dica mais importante que posso lhe dar: Vá a uma grande loja na sua cidade, e conheça um pouco mais de perto as opções. Isso vai lhe ajudar demais.

abraços e boa sorte.

vini_KEYB
Membro
# jan/13
· votar

Valew Edson e Vladmir eram essas minhas duvidas. Vou verificar o preço de uma caixa de som externa e um controlador, indicado por vocês. Se não der vou ir no PSR E333 mesmo. Obrigado

dlmathias
Membro
# jan/13 · Editado por: dlmathias
· votar

vini_KEYB procura no todaoferta, olx, mercado livre tu vai achar o e433 ou e423 ou e413 por até R$900,00. Tinha uma anúncio de um cara em vila isabel RJ vendendo um mm6 por R$750, pois tava precisando da grana. Inteirão mesmo. Cheguei ver um e433 por R$600,00 em ótimo estado.

RoNaldo_Arthur
Membro
# jan/13
· votar

Bom dia,

Toco numa banda de tributo à jovem Guarda, e preciso dum arranjador q me consiga um timbre de órgão igual ou próximo a um Hammond...
... e queria usar o mesmo aparelho pra poder fazer show solo, teclado e voz, e gravar trilhas de diversos instrumentos!

Qual o arranjador me indicam??

Edson Caetano
Veterano
# jan/13
· votar

RoNaldo_Arthur
Quantos $$$$$$ envolvidos?

Sabia que existem centenas de modelos não é? O dindin ajuda a restringir as opções ok

dlmathias
Membro
# jan/13
· votar

RoNaldo eu acho esse Yamaha psr e433 bem honesto. E atende estes requisitos. Claro que resguardado a sua faixa de preço.

Edson Caetano
Veterano
# jan/13
· votar

dlmathias
É sério que você acha um 433 próximo ou igual a um Hammond?

Não influencie errado heim... Está muito longe disso

dlmathias
Membro
# jan/13
· votar

Edson me desculpe mas não acho que estou influenciando ninguém errado.
o cara disse: "e queria usar o mesmo aparelho pra poder fazer show solo, teclado e voz, e gravar trilhas de diversos instrumentos!

Qual o arranjador me indicam??"
Eu acho o PSR bem honesto e como disse "resguardado a sua faixa de preço"
Um hammond ou um teclado que o simule custa R$900,00 usado?
Com o psr ele tem um som aceitável de hammond que pode ser editado(com limitações) e pode controlar um software como o Kontakt. Então só dei uma opnião que cabe a ele ver se serve ou não, mas sem essa de influenciar errado.

dlmathias
Membro
# jan/13 · Editado por: dlmathias
· votar

RoNaldo_Arthur olha um video do psr 403 numa musica bem no estilo jovem guarda com som de órgão. É o Hammond, claro que não, mas por R$600/800,00 pode te atender, mas não sei quanto pode e quer gastar e qual nível de exigência tem para os timbres, mas repito acho esta linha bem honesta e interessante.

rtmlima
Veterano
# jan/13
· votar

Pessoal, surgiu a oportunidade de pegar um CTK-7000 da Casio por R$900. Vale a pena para um iniciante no mundo dos teclados?

dlmathias
Membro
# jan/13
· votar

Rtmlima. Vão baixar o cacete em mim por conta da resposta. Vão perguntar sobre o que vc imagina e etc. Eu te digo o seguinte. Se vc é iniciante tem um mundo de descobertas pela frente. Eu poderia te dar uma lista de opções pra vc comprar por este valor, mas faça assim testa o teclado. Se quando acabar dentro de vc tiver aquela voz te dizendo "leva eu quero muito este teclado". Paga. Leva e seja feliz. Do contrário não. Eu tenho um violão ária que me custou rs120,00. Cheguei na loja pra comprar corda vi na vitrine adorei a cor testei me amarrei no som e ele tá aqui comigo fiel escudeiro. O preço tá legal.

dlmathias
Membro
# jan/13
· votar

Rtmlima fui ver um vídeo dele(tá em russo) bons sons de piano e órgão. Incluindo 8 drawbars. Acho sinceramente que vale muito a pena.

claudio shalon
Veterano
# jan/13
· votar

RoNaldo_Arthur
tenho um psr 423 e vou te dizer, se quer mesmo tocar numa banda e quiser algo legal tenta pegar um key um pouco melhor esse som do video por exemplo parece teclado de brinquedo, não consegui nem assistir o video todo imagina as pessoas tendo que ouvir esse tipo de som durante um show, quanto as trilhas não dá pra fazer muita coisa não

Felipe Vianna
Veterano
# jan/13
· votar

Cara, o som desse órgão do PSR E403 é horrível, parece mesmo teclado de brinquedo, como disse o claudio shalon. E olha que nem sou tão exigente com Hammond. O som do meu módulo arranjador RA-50 da Roland, fabricado nos idos de 1990 é beeeeeeem melhor. E olha que eu comprei por R$ 200,00.

Alexandre.M
Veterano
# jan/13 · Editado por: Alexandre.M
· votar

vale a pena um psr E303 por 300,00?
sou iniciante nos teclados, quando era pequeno fiz umas 5 aulas e tive de parar , agora me veio a oportunidade de comprar um.preciso só pra tocar em casa e alguma festa de amigos e parentes, mas nada profissional. esse ai vale a pena?
edit. usado

Edson Caetano
Veterano
# jan/13
· votar

alexandremilitao1
O preço está bom, no mercado livre a galera eta vendendo entre 450 / 600 reais...

É um key bem simples como deve imaginar, mas pelo preço que esta disposto a pagar não tem muito o que pensar, pode pegar sim, que serve muito bem para começar

Só se certifique que está funcionando legal

Alexandre.M
Veterano
# fev/13
· votar

Edson Caetano
valeu cara, agora tenho outra duvida que fica aberta a todos tecladistas, é o seguinte
eu toco guitarra, violão, viola... e se alguem vier me pedir informações sobre algum instrumento eu posso julga-lo como ruim, se ele for de compensado, tiver braço muito largo,ferragens fracas... mas e vocês tecladistas, que criterios usam para "condenar" um teclado? já ouvi falar que os phoenix, waldman, alguns casio não são bons, que criterios usam para um teclado bom de um modo geral?

Edson Caetano
Veterano
# fev/13
· votar

alexandremilitao1
Qualidade das teclas
Acabamento
Sonoridade

É um instrumento mais díficil de saber mesmo, mas tenho certeza que se você for em uma loja comprar televisão vai ter certeza que Sony, Toshiba, Samsumg são boas marcas, assim funciona com a Korg, Yamaha, Roland

na dúvida, sempre opte pela segurança de uma marca conceituada

E Phoenyx, Groovin, E outras pérolas não prestam mesmo, som muito fraco,,qualidade e acabamento muito ruim

A gente aprende mais na experiência, você com o tempo também vai ter esta capacidade como tem já com as cordas

Alexandre.M
Veterano
# fev/13
· votar

Edson Caetano intressante cara, mas pode acontecer de um teclado vir desafinado?

Edson Caetano
Veterano
# fev/13
· votar

alexandremilitao1
Eletronico não, existe a opção de mexer na afinação, se estiver fora vai parecer que esta desafinado, mas um teclado eletronico nunca desafina

Porque escrevi duas vezes eletronico, porque existem os instrumentos de teclas acusticos, eletro-mecanicos, analógicos, estes podem desafinar

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial para quem quer comprar um teclado/controlador/sintetizador e precisa de ajuda