Novidades: Yamaha PSR-S710 e S910

Autor Mensagem
mano_a_mano
Veterano
# set/09


Chegaram os sucessores dos modelos PSR-S700 e S900. E eu jurava que ia sair S750B e S950B...

PSR-S710
PSR-S910

fábio_soul
Veterano
# set/09
· votar


E a Yamaha continua com a mania de lançar arranjadores a cada 6 meses, tirando os tops atuais de linha...

Eraques Neto
Veterano
# set/09
· votar


fábio_soul

E a Yamaha continua com a mania de lançar arranjadores a cada 6 meses, tirando os tops atuais de linha...

Concordo plenamente!!! Acho isso uma falta de respeito com o consumidor...

expedifer
Veterano
# set/09
· votar


Chegaram onde? Lá fora estão anunciados ha meses. Aqui a Yamaha-Br foi explicita: enquanto não acabar seu estoque, nada de importar. Talvez só no natal.

Tópicos anigos a respeito:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/213425/

http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/207136/

mano_a_mano
Veterano
# set/09
· votar


Bom... Foi só agora que eu vi no Yamaha PK Club...
Eu mesmo esperava mais, já que tempos atrás tinham lançado o PSR-S550B. Imaginava que fariam um S750B e um S950B.

El_Cabong
Veterano
# fev/10 · Editado por: El_Cabong
· votar


Como diria o Renato Russo: "Mais do mesmo"

Mais um modelo de PSR com quase nenhuma diferença dos antecessores. Mesmas teclas; quase a mesma aparência; não há a opção de arranjadores de mais teclas (76 ou 73 teclas) como os Rolands e Korgs, não é AWM2 e sim continua a ser AWM, ou seja, continua com a mesma qualidade de timbres. Se pelo menos mudassem para a tecnologia AWM2 chegariam à uma qualidade de timbres próxima à dos Motifs.

Henry Souza
Veterano
# fev/10
· votar


Acho que o fato da nomenclatura mudar apenas de s700 para s710, já demonstra que não há assim tantas mudanças entre os modelos. Senão a Yamaha lançava logo uma nova linha.

Mas há de se observar que o s710 tem melhorias sim, e ao meu ver, bastante bem vindas:

- O S710, agora, como acontecia com o S-900, possui a função Áudio Recorder. Isto inclui a extraordinária possibilidade de gravar no formato "wave" todas as performances do teclado. Você pode
produzir o seu CD sem a necessidade de um estúdio. Basta acessar o Áudio Recorder, gravar a sua música, e pronto.

- Ampliação substancial de timbres e ritmos, principalmente ritmos
regionalistas (no caso do Brasil, Forró) oriundos principalmente dos
teclados S550B, S900 e Tyros 3.

- A polifonia está mais elástica. Passou de 96 para 128, o que, para um teclado desta categoria, é impressionante...

- Reprodução correta de todas as levadas de violão e guitarra dos ritmos através do fantástico recurso "Guitar Edition Style", característica do Tyros 3. Isso significa que com a mudança de acordes da mão esquerda a "levada" do violão ou da guitarra respeitam corretamente as notas do instrumento verdadeiro
.

Fonte: http://www.mundomax.com.br/_teclados_arranjadores/teclado_arranjador_6 1_teclas_psr_s710_yamaha

Henry Souza
Veterano
# fev/10
· votar


Ah! Por essas e outras que eu estou pensando seriamente em trocar meu PSR-1100 por um desses...

ferretti
Veterano
# mar/10
· votar


Uma das mais populares e tradicionais linhas de teclados arranjadores, a PSR, vem prestando excelentes serviços a músicos de todo o planeta desde os anos 1980. A cada versão, novas tecnologias são incorporadas e melhorias surgem. A grande novidade para os fãs da linha são os recém lançados PSR-S710 e PSR-S910.

Ambos os modelos possuem o recurso "Mega Voice!", um padrão de amostragem que coloca à disposição do músico as características reais do instrumento que está sendo tocado. Esta tecnologia é ideal para criação de acompanhamento automático em vários estilos e canções com até 16 canais. E o músico não precisa se preocupar com cortes no som, pois agora ambos possuem 128 notas de polifonia.

A enorme quantidade de opções de timbres segue sendo outro trunfo da linha. Enquanto o S710 possui mais de 300 voices disponíveis, o S910 conta com aproximadamente 600, incluindo as voices "Super Articulation!", tecnologia derivada do renomado Tyros2. O "Super Articulation!" facilita a vida do músico, porque permite que as características reais do instrumento tocado sejam reproduzidas apenas com a mudança de articulação (legatto e non legatto) em tempo real. Este último modelo vem ainda equipado com visor LCD no formato TFT, o que torna possível a visualização das informações contidas na tela de qualquer ângulo. Ambos os modelos permitem a gravação de áudio em formato wav em um pendrive, sendo que na versão S910 é possível se reproduzir tanto em wav como em MP3.

Rogertronics
Veterano
# jun/10
· votar


Bom como depoimento sobre o PSR S710 digo que fiquei impressionado com o som dele. Antes de tudo gostaria de falar que toco também com um GW8 (muitas vezes comparado) e com o MOTIF RACK XS. Em comparação com o MOTIF, fiz o seguinte teste: Abri um arquivo MIDI na pendrive e liguei um cabo na entrada MIDI do rack de forma que as duas máquinas tocassem juntas. Abaixava o som em um e depois no outro. Falando de sons GM (que utilizam no máximo duas waves ou elementos) não há muita diferença de som entre eles. Apenas umas regulagens de EQ no 710 igualou os sons. Quando vc utiliza sons presets no Motif aí sim, existe alguma diferença, pelo uso das 8 waves, processadores de efeitos da linha SPX, VCM (virtual circuit modeling) etc., mas as mega-voices são muito parecidas. Aí alguém vai falar do sistema AWM contra o AWM2 do MOTIF. Tenho um S03 que é AW2 e digo, com certeza, que não há diferença entre o S03 e o PSR! O processador de som D/A do 710 é melhor. Além do mais ele possui EQ para TODAS as partes (2 Bandas) coisa que nem no S03 ou GW8 existe (apenas um EQ DSP ou MFX para a performance, no GW8 existem mais dois para Upper e Lower). Falando em DSP ele também possui mais: 4 (quatro) efeitos DSP: 3 para as vozes R1, R2 e L e outra para o song ou style. Comparando com as linhas mais antigas PSR, um chocolate! Falando como arranjador, vamos comparar com o GW8: 100 styles de usuários com 4 variações que precisam ser carregados na memória interna. No 710 também são 4 variações, mas você é livre para utilizar toda a capacidade da pendrive, e o carregamento é direto. O GW8 toca MP3 e WAV, o 710 apenas wav. O GW8 não aceita todos os comandos CC (control change) e SYSEX na criação dos styles. No 710 além de aceitar, você pode modificar cutoff e resonance em tempo real. No caso dos SYSEX, outro ponto para o YAMAHA: NRPN drum pitch coarse, (utilizados em todos os que possuem instrumentos XG), que afina instrumentos individuais de bateria (isso tem que ser programado em um programa seqüenciador ou vc se souber, digitar os códigos hexadecimais na micro edição). Vamos para os timbres: O GW8 possui muito mais timbres. Na edição de timbres, os parâmetros existentes são equivalentes (cutoff, resonance, Atk, Dck, Rel, vibrato) e o Roland possui os analog modifiers, mas em contrapartida o GW8 só salva as alterações em PERFORMANCE (128), no PSR vc utiliza não só as áreas user (em torno de 1,4MB) como também toda a capacidade da pendrive. Os sons de violão, baixo, sax e trompete do 710 são ótimos (mega-voice). Os sons do GW8 são magníficos, principalmente os que possuem SRX escrito. Mas quando o assunto é bateria acústica (questão de gosto) prefiro YAMAHA. No GW8 as caixa e bumbo dos kits GW, LD e TY são muito "secos","plásticos", porém as baterias eletrônicas da Roland dão show. Pianos: os dos PSR são um pouco melhores que os PSR antigos mas são fracos. Os do GW8 também são ruins, muitos timbres, mas parecidos uns com os outros, apenas usando um efeito ISOLATOR e aumentando as freq médias melhora um pouco. Bom, o destaque do 710 é que os multi pads que funcionam como os arpegios do MOTIF, vc escolhe o banco, aperta o botão (1, 2, 3 ou 4) e ele só começa quando um compasso inicia, ou seja, ele sempre entra certinho. Vc também pode sincronizar com o início da execução. Além dos presets, vc pode criar os seus também. Letras da música (Lyrics), partituras, leitura de arquivos de videoke, fade in/out são destaques também. Desculpem o post longo, mas existem várias comparações entre o S710 com o prelude, GW8 e outros, mas gostaria de dar minha experiência. Quem fala mal é porque não conhece e não saberia usá-lo.

kkaw
Veterano
# out/10 · Editado por: kkaw
· votar


Rogertronics, eu tive um E-66 que gostei muito e depois parti para um PSR 3000, mas acabei me desfazendo dele pq, decididamente, não gosto dos teclados da Yamaha e estou pensando em comprar um GW8. Dei uma olhada nas postagens do fórum e encontrei aí acima este comentário seu sobre esse teclado. A proposta do tópico, pelo que entendi, era falar sobre os PSR-S710 e PSR-S910, mas observei que na sua postagem incluiu o GW8 (...muitas vezes comparado...) e, na verdade, não entendi pq, mas foram interessantes as suas colocações. Só que não entendi, ao final das contas, qual a sua opinião sobre o GW8. Pela sua experiência, o que vc poderia me dizer? Minha intenção é um teclado arranjador, que possa criar styles, tocar sozinho e/ou em família e optei pelo GW8 em função da minha experiência anterior com o E-66.
Qualquer ajuda, será bem vinda!

expedifer
Veterano
# out/10
· votar


A edição de timbres do GW8 é muito superior (chega perto do JG). No s910 é fraquinha:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/243467/

kkaw
Veterano
# out/10 · Editado por: kkaw
· votar


Vlw, expedifer! Li suas colocações e as achei muito esclarecedoras e vieram fortalecer minha decisão.

Rogertronics
Veterano
# out/10
· votar


kkaw
Bom, se vc gosta de Roland, pode ir de GW8. Mas faço uma ressalva: O S710 é melhor para performance ao vivo, por ser mais facil de se equalizar, os multi-pads são uma maravilha (por sererm sincronizados) além de te mostrar a letra/cifra na tela (que é grande). O GW8 tem uma porrada de timbres, inclusive alguns das SRX, mas o som geral do teclado é imprevisível: Em alguns equipamentos as baterias tocam muito mal e os pianos são repetitivos e estranhos, sem brilho.
Pra falar a verdade, fiquei uns tempos com os 2 e usava oGW8 como segundo teclado, apenas pela quantidade de sons. Testei um Juno G ........... e............ vendi o GW8 e troquei pelo JG. Continuo com o S710.

Rogertronics
Veterano
# out/10
· votar


expedifer

A edição no S710/910 não é tão fraquinha assim, não.
Ao entrar na tela de edição, você tem os MESMOS PARÂMETROS DE EDIÇÃO que tem no GW8, com a vantagem de que vc edita vários parâmetros de na mesma tela:

Tela 1 Common
Volume, Touch Depth, Offset, Part Octave, Mono/Poly, Portamento Time.

Tela 2 Controller
Modulation: Filter, Amplitude, LFO Pmod, Fmod e Amod

Tela 3 Sound (a minha preferida)
Filter: Brightness - Harmonics
EG: Attack - Decay - Realease
Vibrato: Depth - Speed - Delay

Tela 4 Effect/EQ
Essa se divide em mais 3:
1) Reverb Depth - Chorus Depth - DSP On/Off Depth - Panel Sustain (usado quando vc não conectou um pedal)
2)DSP Type (separado por categoria) - Variation (regulagens)
3) Part EQ Low e High

Tela 5 Harmony
Type - Volume - Speed - Assign - Chord note only, touch limit

Aí você salva na pendrive quantos timbres vc quiser (no caso do GW8 vc só salva em performance as alterações e são 128 apenas)

Espero ter ajudado o amigo kkaw, porque essas regulagens típicas de synth está presente nos 2 teclados em questão, mas NENHUM DELES te dá acesso a escolha de ondas e envelope de filtro. Se essa é também a sua necessidade (digo a todos os amigos do Fórum) compre um Synth mesmo, de origem, com expansão, arpejador, função controlador. .... etc.
ou se tiver nadando na grana..... TYROS 4 (em breve)

kkaw
Veterano
# out/10
· votar


Obrigado, Rogertronics, por sua atenção e gentileza em me responder. Acredito que pela experiência, que continuo não tendo, afinal foram 3 anos sem pegar no 3000, não vou necessitar fazer muitos ajustes além daqueles que são básicos para execução das músicas. As únicas coisas que eu gostaria de saber e fazer, são: a criação e a edição de styles, pq como afirmei acima, não toco profissionalmente e qd pensei no GW8 foi mesmo levando em consideração o preço e a experiência anterior que tive com o E-66. Por questão de empatia, devo ficar mesmo com o Roland, embora já tenha namorado um PA50 (acho que sou meio volúvel!...rsrsrs!), porém o preço deste pareceu meio "salgado".
De qualquer forma, obrigado pelas dicas!
Abaços!

expedifer
Veterano
# out/10 · Editado por: expedifer
· votar


Rogertronics
Amigo, nem vamos ficar citando cada item de poder de cada teclado. Apenas pra citar que dos arranjadores, o único que tem um verdadeiro sintetizador de timbres é a linha PA (2X/800/500) da Korg, com ate 16 partes multi-timbrais. Depois vem a linha Roland (G70/E/GW8), onde o GW8 tem edição muito próxima (gráfica) do JG, faltandos as multi-timbrais. Pegue o manual e veja. Já os "pobres" s900/910/710 e ate Tyros 2,3,4,5,..10, não tem sinetização e sua pobreza é nesses DSPs prontos (não se pode os mudar/editar), onde o GW8 edita cada item dentro destes DSPs. Isso é importantíssimo, e não vc "editar" um timbre escolhendo numa lista de DSP. DSP não é edição. Pra principiante/amador pode ser útil. Mas não pra profissional. Verá no manual do GW8 que cada edição/efeito nos timbres é de forma gráfica (manual-pg 57 a 83).

Talvez com mais profundidades em edição de timbres em sintetizadores (acredito que ainda está aprendendo), ficaria raivoso com a pobreza de um arranjador yamaha. É por isso que a yamaha precisa dar ao público essas "frescuras" de "live", "cool", "S.Art", etc e DSPs pois ela sabe que é fraca de edição. Brinque um pouco com o JG, depois compare com o GW8 (achará poucas faltas) e por último tente fazer uma mesma edição num PSR. Se for profunda, não conseguirá mesmo. É isso que faz diferenças num arranjador (edição de timbres e só isso). A não ser que esteja satisfeito com os timbres de fábrica do PSR. Ai é outra estória.

Rogertronics
Veterano
# out/10
· votar


expedifer
Ei..........vc tá brincando né brow....!
Edição de DSP???????? Eu não falei isso

Vamos lá: Já fucei tudo no Juno G e no Motif Rack XS
Sei muito bem o que é edição de timbres.

No caso do GW8 e do S710, imaginamos que vc selecione um patch chamado SAW LEAD, que formado basicamente pela Sawtooth wave. Tanto num como no outro, você mexe no cutoff, resonance, EG e pode transformar esse timbre num baixo-synth, atrasar o attack e fazer um sweep pad e etc.

Vsa por não me conhecer e por não conhecer o PSR S710 acaba falando coisas que não tem nada a ver. Já tive o GW8 e tenho o Juno G. Conheço muito bem os 2. Leia novamente o post do dia 7 e vc verá o poder dos novos PSR

Estou tentando gravar uns tutoriais do S710 e já coloco aqui. Vc vai mudar sua opinião.

Rogertronics
Veterano
# out/10
· votar


Fiz um vídeo meio bizarro com a câmera do celular, o audio não é lá essas coisas mas dá pra ter uma idéia do S710.
Depois tento colocar outros



expedifer
Veterano
# out/10
· votar


Cara, não vamos levar pro lado pessoal. Me julga que não conheço esse teclado, onde já tive o s900 por 1 ano (que arrependimento, nunca consegui tirar nada de bom nele e posso ate mostrar a foto do serial dele que tive que dar pro técnico pra pedir peças), tive o PA500, o PA1X, o E60, G70 (e outros antigos), e outros "milhares" de PSRs, além do JG, Fantom, Motif, (e outros antigos),etc. Monto timbres e ritmos pra amigos. Estou de olho agora num RD700GX novo ou um SV1. Costumo trocar de teclado a cada 6 meses. E já passei aqui várias configurações de timbragem pra vários teclados, inclusive sobre montagem de ritmos.

Repito, só quem é "apaixonado", louco e "perdidão" pelos PSRs, os defende a "ferro e fogo" . Não é meu caso (parece incrível mas é a única marca que tem disso por aqui: e quantos mudaram de ideia com o tempo...). Sua edição de timbres é decepcionante. Fraquíssima. Não é por isso que não vou voltar a ter um algum dia (metade dos teclados que tive foram PSRs, repetidos, e a outra metade foi das outras marcas). Não sou fanático por nenhuma marca e nunca serei. Já critiquei os Korg, os Roland, os PSR e demais marcas. E pra mostrar defeito de uma marca, sempre ponho outras DUAS como exemplo nesse item pra não mostrar fanatismo. Assim deveriam ser todos: sem fanatismo.

Brunoxzw
Veterano
# out/10
· votar


Vão rolar cabeças aqui kkkkk....

Rogertronics
Veterano
# out/10
· votar


Brunoxzw

Acho que não chega a isso não brow .... hehehehe - conheço os post do expedifer desde o lançamento do GW8 e ele fala o que pensa mesmo, já teve vários equipos e contribui bastante pro forum (só é apaixonado por Roland kkkkkkk)

Mas o importante é que todos aqueles que utilizaram a busca e entraram neste forum possam ouvir as experiências de quem já teve esse modelo ou aquele. Caso alguém se interesse mais pela linha S dos PSR, acessem o meu canal do Youtube que tem alguns videos caseiros, feitos com celular e utilizando os alto-falantes internos (bem tosco esses videos) mas dá uma noção para quem está na dúvida sobre essa linha. Estou preparando um vídeo sobre as diferenças sobre arranjadores x synths. Depois eu coloco aqui.

http://www.youtube.com/user/Rogertronics

Rogertronics
Veterano
# out/10
· votar


Alguns vídeos que podem ajudar.

http://www.youtube.com/user/Rogertronics#p/a/u/1/vcuysIjN40g
http://www.youtube.com/user/Rogertronics#p/a/u/0/eVAwjxBaN8E

Esse é sobre a diferença entre os tipos de teclados.

http://www.youtube.com/user/Rogertronics#p/a/u/2/patBSto6Sko

MaiconOX
Veterano
# out/10
· votar


Eu toquei ambos na Expomusic 2010. E gostei muito!

Delvo
Veterano
# out/10
· votar


Atualmente estou com os dois teclados: GW-8 e S710. Tambem tive os anteriores, GW-7 e S700.
Os atuais estão muito bons, gosto de ambos, muito dificil saber qual é melhor, cada um tem vantagens e desvantagens, nenhum é perfeito, nenhum é ruim. Depende daquela pergunta, vai tocar em casa, vai tocar na banda, vai tocar em festinhas, gosta de falantes embutidos, gosta muito de alterar os timbres originais, dá muita importancia aos acompanhamentos, precisa de um milhão de recursos? Talvez o melhor mesmo seja nem um nem outro, e sim um sintetizador.

fernando tecladista
Veterano
# out/10
· votar


Delvo
Talvez o melhor mesmo seja nem um nem outro, e sim um sintetizador.

é o que me deixa feliz aqui em casa é a dupla 01/W e G-1000

G-1000 é pratico pra festinhas, timbres GM onde qualquer coisa que se escuta por ai sempre tem um GM que te passa a ideia, fazer um dual, split, trocar de up1 pra up2... em poucos segundos..., mas na hora de um timbre mais nervoso precisa de um synth com poder de edição
=========================================

Rogertronics
A edição no S710/910 não é tão fraquinha assim, não.
pelos parametros que você mostrou ainda é, comparando com o leque de opções de synts

esses parametros da tela 2 e 3, são parametros que estão no padrão GM2 e GS
http://en.wikipedia.org/wiki/General_MIDI
quando isso surgiu, G800/1000 e alguns outos GS da roland,você na verdade editava o canal midi, tanto que alguns teclados se você vai lá e mexe no attack de algum timbre, quando você trocava o proximo timbre já entrava alterado, até que alguem teve a ideia de resetar isso a cada troca de timbre e vender como edição de timbre

-em synths o EG é separado nos LFO, TVF e TVA, com até 8 estagios de edição
-varios osciladores
-o filtro tem também mais parametros
isso sem chegar na parte de efeitos



eu gosto de fazer um paralelo de teclado e pedaleira de guitarra
se comparar o poder de edição/parametros de um PSR ou meu g-1000 eles estão pra mesma quantidade de parametros de uma pedaleira "Zoom 505" um synth está para uma GT-10

praticamente edição de timbre em teclado arranjador é brinde promocional (chaveirinho/bonézinho....)

Rogertronics
Veterano
# out/10
· votar


Perguntaram lá em cima a respeito de montagem de ritmos. Vou tentar traçar um paralelo: (modo criação de Style)

GW8 x S710
8 pistas 8 pistas
- 4 ch Multi pads
3 chord variations M, m e 7 NTR e NTT (regras de transp)
4 intro 3 intro
4 Padrões 4 padrões
4 Endings 3 Endings
- Break
Importa padrões de outros Importa padrões de outros
ritmos internos ritmos internos
1 efeito MFX 1 efeito DSP
Efeito MFX não pode ser Efeito DSP pode ser alterado pela
mudado durante Execução tela mixer e os outros DSPs podem
ser roteados para canais de AComp
- Aceita comandos SYSEX
- Aceita comandos NRPN como Drum
Pitch coarse (afinaçãode bateria)
1 sugestão de timbre OTS 4 sugestões de timbre OTS com link
1 parte Right e 1 Left 2 partes Right e 1 Left
Quantize Quantize
Micro Edit Micro Edit
Alguns Control Change Vários Control Change
Bass Inversion (pelo painel) Single Finger, Multi Finger, etc
Edit Performance
Reconhecimento de acordes Reconhecimento de acordes
em qualquer parte (Whole) em qualquer parte (MultiFinger)
Transmite Clock Transmite Clock
D-Beam (algumas funções) -
Mute Tracks Mute Tracks
Salva na mem interna (100) Salva na Pendrive (livre)
Só aceita novo style se deletar Livre (tamanho da pendrive)
um existente (100)
- Pode usar as organ flutes
- Pode usar style e song ao mesmo
tempo (Remix)

Rogertronics
Veterano
# out/10
· votar


Nossa! Ficou estranho! Tentei colocar 2 colunas (uma pra cada teclado) e saiu isso. Desculpa.

Rogertronics
Veterano
# out/10
· votar


fernando tecladista
Eu citei as opções de edição porque foi confrontado a edição do S710 em relação GW8.

Se vc prestar muita atenção, eu e o expedifer estávamos falando de dois ARRANJADORES..................... ARRANJADORES!

Vc quer falar sobre synths?????????? Escolha outro tópico.
Aí vc fala sobre Oscilador, EG Pitch, LFO, EG Filter, EG Amp, Effects, Structures, Key Follow....etc

kkaw
Veterano
# out/10 · Editado por: kkaw
· votar


Caramba!!!!...
Este tópico estava meio esquecido desde o dia 7 de junho e eu, no dia 11 de outubro, pedi uma opinião pra ver se diminuiriam minhas dúvidas sobre qual teclado comprar e o resultado foi supreendente... rsrsrsrs! Hoje estou mais confuso do que já estive todas as vzs anteriores que pensei em comprar um teclado... huahuahuahua!
Não sou profissional e não estou muito preocupado, pelo menos por enquanto, com NTR e NTT, MFX , DSP, SYSEX, EG Pitch, LFO, EG Filter, EG Amp, Effects, Structures, Key Follow... etc.
Eu aprenas estou querendo um teclado que tenha uma boa timbragem e me permita criar e editar uns styles... pra tocar em casa, em um niver com os amigos ou em um almoço com a família... só isso.
E aí, alguém pode me ajudar?
Já li muitas postagens de quase todos aqui do fórum e me pareceu que a galera manja bem de criação e edição de styles. Algum de vcs já pensou em criar um tutorial mostrando a montagem de um style no Sonar a partir de uma midi bem orquestrada e semelhante ao arranjo original? Me parece que ninguém ainda se propôs a isso por aqui no fórum. Bem se ninguém quiser tentar, eu prometo que daqui há um tempo, tentarei.

Abraços pra todos!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Novidades: Yamaha PSR-S710 e S910