【FIXO】 Os professores ensinam as melhores dicas aqui!

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# nov/11
· votar


Leo me envie o conteúdo que vc tiver, formataram o meu PC e eu perdi td que tinha =/

LéoTecla
Veterano
# nov/11
· votar


joseodf
Aquelas lições do próprio teclado(YES e Keys to sucess) são decentes

Num lembro, aquela que vc aprende a tocar a musica passo a passo? Se for, é boa sim, ta mais pra treino, mas é boa. Confere seu e-mail.

tecladogospel
Você poderia me passar algum material sobre teoria relacionada a harmonia.

Confere no e-mail.

Ismah
Leo me envie o conteúdo que vc tiver

Cara TUDO, TUDO, demoraria muito, vou fazer uma busca do mais essencial e te passo. Confere no e-mail.

joseodf
Veterano
# nov/11 · Editado por: joseodf
· votar


LéoTecla
...aquela que vc aprende a tocar a musica passo a passo?

Isso mesmo! Algumas musicas são bobinhas e já consigo tocar, mas tem umas que são muito difíceis mesmo no "modo básico" (para mim, claro pois soi bem iniciante) ainda não consigo, os dedos não obedecem! hahaha!

Confere seu e-mail.
Já conferí diversas vezes meu e-mail, mas não chegou nada!
Reenvia para mim! Meu e-mail não tem o .BR:
joseodf@yahoo.com

Se tiver uma sequência (script) do que devo estudar agradeceria muito, pois, como iniciante, não sei o que devo priorizar.

Muito obrigado pela resposta.

tecladogospel
Veterano
# nov/11
· votar


LéoTecla

Não chegou nada cara. Pode me enviar novamente?
Manda no chriscoxinha@yahoo.com.br ou então chrisbrejo@hotmail.com

Ismah
Veterano
# nov/11
· votar


Leo eu cheguei a deixar algum endereço de e-mail?!??!?! acho q n kk

ismah1104@homail.com
ismah1104@yahoo.com

se tiver sobre improvisação de Jazz/Blues e puder incluir no "pacote" eu acc tbm

Ismah
Veterano
# nov/11
· votar


joseodf

não sei o que devo priorizar

não tem ordem certa para estudar, mas de que adianta comelçar a falar em harpeggios pela pentatônica, qdo vc ainda não conhece a escala maior e menor?

acredito que estudar bem a pauta/pentapauta/partitura, isso é saber "que significa essa merda de desenho que eu nunca vi"

em sub sequência, estudar uma escala (D maior por exemplo) e aplicar ela em umas músicas

joseodf
Veterano
# nov/11
· votar


Ismah
Valeu amigo;

Já deu para se ter uma idéia do quanto não sei, e quanto preciso estudar!

Alguma sugestão de exercício para praticar diariamente e ajudar a soltar os dedos?

david92
Veterano
# nov/11 · Editado por: david92
· votar


joseodf

JazzBossa

Recomendo esse site, ele ensina teoria musical e demonstra algumas aulas num teclado virtual. Para teoria musical é ótimo porque você vai saber ler partitura e ter uma noção de escalas, acordes e cadências e pode praticar no seu teclado.

Isso é mais para teoria, pois ele não fala das particularidades do teclado (posição dos dedos, tocar com as duas mãos, etc).

Ainda sim recomendo você aprender isso antes. Quando chegar nas aulas de Introdução aos Acordes (tríades, inversão, etc.), acho que você já vai poder partir para outro material mais específico para teclado. Mas ainda sim, continue vendo as aulas no site, pois um vai complementar o outro.

joseodf
Veterano
# nov/11
· votar


david92
Muito obrigado!
Estava procurando um bom conteúdo e acho que esse JazzBossa irá me servir bem!

miranda_22
Veterano
# nov/11
· votar


dá pra aprender teclado somente pela net?

e em quanto tempo mais ou menos eu consigo tocar uma música como "por que eu sei que é amor - titãs" ??

joseodf
Veterano
# nov/11 · Editado por: joseodf
· votar


miranda_22
Que dá, até que dá, mas vai sentir muita falta de conteúdo completo ou direcional (em sequencia), vai ter hora que vai se achar meio perdida entre tantos assuntos e sem saber o que priorizar!

Procure e baixe apostilas no 4Shared e outros sites e dá uma filtrada nos conteúdos escolhendo as que expliquem melhor!

Desde a primeira página deste tópico tem muita informação e dicas, estude também por aqui!

É só organizar seu tempo e dedicar diariamente pelo mesnos 1 hora para teoria e outra pra prática! Concilie as duas para não embaralhar tudo!

Eu mesmo estou estudando assim, mas confesso, tem hora que faz muita falta um curso completo e direcional.

Agora sobre o tempo para se tocar uma música, não me arrisco a dár palpite, deixo para outro responder!

Quanquer dúvida poste que a gente tenta explicar!

Bons estudos!

david92
Veterano
# nov/11
· votar


miranda_22 e joseodf

Quanto à teoria a sequência dos conteúdos é mais ou menos esta:

1. Leitura de partitura (posição das notas, valores das notas, pausas, pontos e ligaduras, tipos de compasso)

2. Tom e semitom, acidentes, escalas e armadura

3. Intervalos

4. Acordes


Quanto à prática ainda sou um leigo, mas é mais nos Acordes que a teoria se funde com a prática do teclado. E Acordes tem certa dependência dos conteúdos anteriores. Com Acordes você já pode praticar músicas com as duas mãos, e teclado é mais isso mesmo, acordes, acordes e acordes.

Depois disso os demais conteúdos são mais para entender a função dos acordes (cadências, progressões em círculos, etc). Sem aprender esses últimos que citei não vai prejudicar em nada na sua prática do teclado, mas são conteúdos bem interessantes e que vale a pena aprender quando se tem um bom domínio em acordes.

miranda_22
Veterano
# nov/11
· votar


obrigada gente !

Ismah
Veterano
# nov/11
· votar


exercícios diários para soltar os dedos?

ESCALAS!

pentatônica e penta blues. usa a pentatônica de CM (dó maior) que é C D E F G A B (do re mi fa sol la si) numa escala ascendente ("sobe") e descendente ("desce") que fica assim:

C D E F G A B C B A G F E D C

A PARTE EM NEGRITO "SOBE" e o resto desce

vc vai achar exemplos aos milhares no youtube

e bem depois para aumentar a dificuldade, pode começar nos arpeggios de piano, mas isso é para mais tarde...

LéoTecla
Veterano
# nov/11 · Editado por: LéoTecla
· votar


Galera foi mal, deu um problema no e-mail, quem não recebeu, enviei de novo.

Agora pode conferir, como não decorei bem o que pediram, mandei algumas coisas legais, um resumão.

Relembrando que, estudem teoria musical, leitura musical (partitura), envie materiais que falam do assunto.

joseodf
Veterano
# nov/11 · Editado por: joseodf
· votar


LéoTecla
Muito obrigado amigo!
Agora tenho muito conteúdo para estudar!
Para um iniciante é conteúdo pra dedeu!!

Ismah
Muito obrigado pelas dicas!
Já estou praticando bastante!

Valeu galera!

alemao91
Veterano
# dez/11
· votar


Uma dúvida que eu tenho, Numa progressão de blues 6/8 , pegamos a tonalidade de E maior , que fica :

E | E7 | A7/9 | A7/9 | E | E7 | B7 | A7 | E7 | B7/9#

Nessa progressão que eu passei uso a escala penta-blues = E G A A# B D

qual outra escala eu poderia usar nessa progressão, levando em conta que em meus solos uso muito Lead's ??? me ajudem !!

Ismah
Veterano
# dez/11
· votar


Leo vc me passou um doc q fala sobre tirar músicas de ouvido...

Os campos harmônicos sempre seguem uma regra (a famosa I, II, III, IV, V, VI, VII).
Saindo de Dó maior para Fá maior espera-se duas coisas: a) voltar para Dó maior; b) Ir para Sol maior
Saindo de Dó maior para Sol maior espera-se: a) Ir para Lá menor e depois para Fá maior ou para Mi menor b) Repousar em Dó maior ou ir para Fá e logo em seguida ir para Sol maior e complementar na Tônica (Dó maior)
Saindo de Dó e indo para Mi menor, espera-se: a) ir para Fá maior e complementar em Sol maior; b) Ir para Lá menor, retornar em Mi menor depois ir para Fá maior, Sol maior e fechar em Dó maior.
Etc, etc, etc...


alguém sabe explicar essa parte que sublinhei?

LéoTecla
Veterano
# dez/11 · Editado por: LéoTecla
· votar


Ismah
alguém sabe explicar essa parte que sublinhei?

Me refiro as mudanças prováveis, no caso aí citei todos os intervalos.

Creio que já sabe, algumas dessas mudanças já temos bem decoradas, I IV V I; I V VI IV V; I IV I V...

alemao91
qual outra escala eu poderia usar nessa progressão?

Cara, sabemos que uma pentatônica é um escola formada por 05 notas ou tons. Agora vale ressaltar que, cada conjunto dessas cinco notas selecionadas expressam uma singularidade.

Deixa eu tentar explicar:

Em E:

E F# G# B C# ⇒ penta maior com sonoridade próxima da escala maior natural

E F# G# B D ⇒ penta maior com sonoridade próxima da escala mixolídia

E F# G# Bb C# ⇒ penta maior com sonoridade jazz ou lídio

e por aí vai. Precisa-se de um bom estudo sobre harmonização, sobre cada estilo usado, modos e etc.

Ismah
Veterano
# dez/11
· votar


Leo vc foi redundante para mim '-'

no caso de uma tonalidade em GM teríamos

 I = GM (G B D e inversões)
II = Am (A C E e inversões)
III = Bm (B D F# e inversões)
IV = ...

?????

ivandeff
Veterano
# dez/11
· votar


Ismah
É mais ou menos assim (eu acho):
na escala de Dó: I IV V I= C F G C e por aí vai

Se eu falei alguma besteira, por favor me corrijam


Abraço

Ismah
Veterano
# dez/11
· votar


ivandeff

assim q eu entendi, só n sabia como explicar em palavras =D vlw

walve
Veterano
# dez/11
· votar


Ismah

Eu entendo que existe duas coisa diferentes:
Campo harmonico e Progressao harmonica:
o campo harmonico segue uma regra para os tons maiores, outra para os menores e assim por diante
A progressão harmonica ela é montada sobre os intervalos das respectivas escalas.

esclareci alguma coisa?

felipesiles
Veterano
# jan/12
· votar


Alemão, mete penta-blues que tá tudo certo!!!

Mi penta blues = Mi, Fá#, Sol, Sol#, Si, Dó#

Essa escala é só alegria!!! Acho que o mais importante do que escala é entender onde estão as blue-notes em cada acorde. Eu uso muito a terça menor (b3) em acordes maiores e a quarta aumentada (#11) em menores. Fica com aquela sonoridade bem bluezera, independente da escala que use, é só abusar dessas notas. E claro, fazer todas as apogiaturas e articulações características do estilo!

felipesiles
Veterano
# jan/12
· votar


Aproveita os trítonos também, vai dar uma sonoridade bem característica. Se você tocar Sol + Dó# e depois resolver num Sol# vai até se sentir negão de tão bluezera que vai soar!

felipesiles
Veterano
# jan/12
· votar


Essa escala que você citou é a penta blues menor. A que eu passei é a maior, capiche?

Ismah
Veterano
# jan/12
· votar


quais são as regras par escalas maiores e menores?

bygoo
Veterano
# jan/12
· votar


A diferença de um acorde diminuto para um meio diminuto é apenas a setima diminuta (no caso do diminuto)?
ex: C dim
do-mib-solb-sibb/la
C meio diminuto
do-mib-solb-sib/setima menor

correto?

Edson Caetano
Veterano
# jan/12
· votar


Ismah
A regra é simples: acordes maiores a terça é maior, 4 semi tons da tonica. acordes menores a terça é menor, 3 semi tons da tonica, só isso, a quinta é sempre a mesma Justa

bygoo
Correto, o Dim, sobreposição de terças menores, que vai dar uma setima dobrado bemol e o meio diminuto é'com a sétima menor, que vai dar 4 semitons, tornando esta tetrade meia diminuta

Ismah
Veterano
# jan/12
· votar


bem que devia ter prestado mais atenção nessa aula ashasuhasuhasu

bom galera, enfim o que e preciso é entender é improvisação e tirar de ouvido...


Ismah
alguém sabe explicar essa parte que sublinhei?

Leo tecla
Me refiro as mudanças prováveis, no caso aí citei todos os intervalos.

Creio que já sabe, algumas dessas mudanças já temos bem decoradas, I IV V I; I V VI IV V; I IV I V...

alguém explicaria sobre esse intervalos? (por que " I IV V I " ?) se isso são regras, poderiam citar todas (ou as principais ao menos)?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Os professores ensinam as melhores dicas aqui!