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Mensagem |
Ismah Veterano |
# nov/11
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Leo me envie o conteúdo que vc tiver, formataram o meu PC e eu perdi td que tinha =/
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LéoTecla Veterano |
# nov/11
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joseodf Aquelas lições do próprio teclado(YES e Keys to sucess) são decentes
Num lembro, aquela que vc aprende a tocar a musica passo a passo? Se for, é boa sim, ta mais pra treino, mas é boa. Confere seu e-mail.
tecladogospel Você poderia me passar algum material sobre teoria relacionada a harmonia.
Confere no e-mail.
Ismah Leo me envie o conteúdo que vc tiver
Cara TUDO, TUDO, demoraria muito, vou fazer uma busca do mais essencial e te passo. Confere no e-mail.
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joseodf Veterano |
# nov/11 · Editado por: joseodf
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LéoTecla ...aquela que vc aprende a tocar a musica passo a passo?
Isso mesmo! Algumas musicas são bobinhas e já consigo tocar, mas tem umas que são muito difíceis mesmo no "modo básico" (para mim, claro pois soi bem iniciante) ainda não consigo, os dedos não obedecem! hahaha!
Confere seu e-mail. Já conferí diversas vezes meu e-mail, mas não chegou nada! Reenvia para mim! Meu e-mail não tem o .BR: joseodf@yahoo.com
Se tiver uma sequência (script) do que devo estudar agradeceria muito, pois, como iniciante, não sei o que devo priorizar.
Muito obrigado pela resposta.
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tecladogospel Veterano |
# nov/11
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LéoTecla
Não chegou nada cara. Pode me enviar novamente? Manda no chriscoxinha@yahoo.com.br ou então chrisbrejo@hotmail.com
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Ismah Veterano |
# nov/11
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Leo eu cheguei a deixar algum endereço de e-mail?!??!?! acho q n kk
ismah1104@homail.com ismah1104@yahoo.com
se tiver sobre improvisação de Jazz/Blues e puder incluir no "pacote" eu acc tbm
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Ismah Veterano |
# nov/11
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joseodf
não sei o que devo priorizar
não tem ordem certa para estudar, mas de que adianta comelçar a falar em harpeggios pela pentatônica, qdo vc ainda não conhece a escala maior e menor?
acredito que estudar bem a pauta/pentapauta/partitura, isso é saber "que significa essa merda de desenho que eu nunca vi"
em sub sequência, estudar uma escala (D maior por exemplo) e aplicar ela em umas músicas
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joseodf Veterano |
# nov/11
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Ismah Valeu amigo;
Já deu para se ter uma idéia do quanto não sei, e quanto preciso estudar!
Alguma sugestão de exercício para praticar diariamente e ajudar a soltar os dedos?
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david92 Veterano |
# nov/11 · Editado por: david92
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joseodf
JazzBossa
Recomendo esse site, ele ensina teoria musical e demonstra algumas aulas num teclado virtual. Para teoria musical é ótimo porque você vai saber ler partitura e ter uma noção de escalas, acordes e cadências e pode praticar no seu teclado.
Isso é mais para teoria, pois ele não fala das particularidades do teclado (posição dos dedos, tocar com as duas mãos, etc).
Ainda sim recomendo você aprender isso antes. Quando chegar nas aulas de Introdução aos Acordes (tríades, inversão, etc.), acho que você já vai poder partir para outro material mais específico para teclado. Mas ainda sim, continue vendo as aulas no site, pois um vai complementar o outro.
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joseodf Veterano |
# nov/11
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david92 Muito obrigado! Estava procurando um bom conteúdo e acho que esse JazzBossa irá me servir bem!
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miranda_22 Veterano |
# nov/11
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dá pra aprender teclado somente pela net?
e em quanto tempo mais ou menos eu consigo tocar uma música como "por que eu sei que é amor - titãs" ??
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joseodf Veterano |
# nov/11 · Editado por: joseodf
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miranda_22 Que dá, até que dá, mas vai sentir muita falta de conteúdo completo ou direcional (em sequencia), vai ter hora que vai se achar meio perdida entre tantos assuntos e sem saber o que priorizar!
Procure e baixe apostilas no 4Shared e outros sites e dá uma filtrada nos conteúdos escolhendo as que expliquem melhor!
Desde a primeira página deste tópico tem muita informação e dicas, estude também por aqui!
É só organizar seu tempo e dedicar diariamente pelo mesnos 1 hora para teoria e outra pra prática! Concilie as duas para não embaralhar tudo!
Eu mesmo estou estudando assim, mas confesso, tem hora que faz muita falta um curso completo e direcional.
Agora sobre o tempo para se tocar uma música, não me arrisco a dár palpite, deixo para outro responder!
Quanquer dúvida poste que a gente tenta explicar!
Bons estudos!
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david92 Veterano |
# nov/11
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miranda_22 e joseodf
Quanto à teoria a sequência dos conteúdos é mais ou menos esta:
1. Leitura de partitura (posição das notas, valores das notas, pausas, pontos e ligaduras, tipos de compasso)
2. Tom e semitom, acidentes, escalas e armadura
3. Intervalos
4. Acordes
Quanto à prática ainda sou um leigo, mas é mais nos Acordes que a teoria se funde com a prática do teclado. E Acordes tem certa dependência dos conteúdos anteriores. Com Acordes você já pode praticar músicas com as duas mãos, e teclado é mais isso mesmo, acordes, acordes e acordes.
Depois disso os demais conteúdos são mais para entender a função dos acordes (cadências, progressões em círculos, etc). Sem aprender esses últimos que citei não vai prejudicar em nada na sua prática do teclado, mas são conteúdos bem interessantes e que vale a pena aprender quando se tem um bom domínio em acordes.
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miranda_22 Veterano |
# nov/11
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obrigada gente !
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Ismah Veterano |
# nov/11
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exercícios diários para soltar os dedos?
ESCALAS!
pentatônica e penta blues. usa a pentatônica de CM (dó maior) que é C D E F G A B (do re mi fa sol la si) numa escala ascendente ("sobe") e descendente ("desce") que fica assim:
C D E F G A B C B A G F E D C
A PARTE EM NEGRITO "SOBE" e o resto desce
vc vai achar exemplos aos milhares no youtube
e bem depois para aumentar a dificuldade, pode começar nos arpeggios de piano, mas isso é para mais tarde...
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LéoTecla Veterano |
# nov/11 · Editado por: LéoTecla
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Galera foi mal, deu um problema no e-mail, quem não recebeu, enviei de novo.
Agora pode conferir, como não decorei bem o que pediram, mandei algumas coisas legais, um resumão.
Relembrando que, estudem teoria musical, leitura musical (partitura), envie materiais que falam do assunto.
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joseodf Veterano |
# nov/11 · Editado por: joseodf
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LéoTecla Muito obrigado amigo! Agora tenho muito conteúdo para estudar! Para um iniciante é conteúdo pra dedeu!!
Ismah Muito obrigado pelas dicas! Já estou praticando bastante!
Valeu galera!
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alemao91 Veterano |
# dez/11
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Uma dúvida que eu tenho, Numa progressão de blues 6/8 , pegamos a tonalidade de E maior , que fica :
E | E7 | A7/9 | A7/9 | E | E7 | B7 | A7 | E7 | B7/9#
Nessa progressão que eu passei uso a escala penta-blues = E G A A# B D
qual outra escala eu poderia usar nessa progressão, levando em conta que em meus solos uso muito Lead's ??? me ajudem !!
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Ismah Veterano |
# dez/11
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Leo vc me passou um doc q fala sobre tirar músicas de ouvido...
Os campos harmônicos sempre seguem uma regra (a famosa I, II, III, IV, V, VI, VII). Saindo de Dó maior para Fá maior espera-se duas coisas: a) voltar para Dó maior; b) Ir para Sol maior Saindo de Dó maior para Sol maior espera-se: a) Ir para Lá menor e depois para Fá maior ou para Mi menor b) Repousar em Dó maior ou ir para Fá e logo em seguida ir para Sol maior e complementar na Tônica (Dó maior) Saindo de Dó e indo para Mi menor, espera-se: a) ir para Fá maior e complementar em Sol maior; b) Ir para Lá menor, retornar em Mi menor depois ir para Fá maior, Sol maior e fechar em Dó maior. Etc, etc, etc...
alguém sabe explicar essa parte que sublinhei?
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LéoTecla Veterano |
# dez/11 · Editado por: LéoTecla
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Ismah alguém sabe explicar essa parte que sublinhei?
Me refiro as mudanças prováveis, no caso aí citei todos os intervalos.
Creio que já sabe, algumas dessas mudanças já temos bem decoradas, I IV V I; I V VI IV V; I IV I V...
alemao91 qual outra escala eu poderia usar nessa progressão?
Cara, sabemos que uma pentatônica é um escola formada por 05 notas ou tons. Agora vale ressaltar que, cada conjunto dessas cinco notas selecionadas expressam uma singularidade.
Deixa eu tentar explicar:
Em E:
E F# G# B C# ⇒ penta maior com sonoridade próxima da escala maior natural
E F# G# B D ⇒ penta maior com sonoridade próxima da escala mixolídia
E F# G# Bb C# ⇒ penta maior com sonoridade jazz ou lídio
e por aí vai. Precisa-se de um bom estudo sobre harmonização, sobre cada estilo usado, modos e etc.
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Ismah Veterano |
# dez/11
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Leo vc foi redundante para mim '-'
no caso de uma tonalidade em GM teríamos
I = GM (G B D e inversões) II = Am (A C E e inversões) III = Bm (B D F# e inversões) IV = ...
?????
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ivandeff Veterano |
# dez/11
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Ismah É mais ou menos assim (eu acho): na escala de Dó: I IV V I= C F G C e por aí vai
Se eu falei alguma besteira, por favor me corrijam
Abraço
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Ismah Veterano |
# dez/11
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ivandeff
assim q eu entendi, só n sabia como explicar em palavras =D vlw
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walve Veterano |
# dez/11
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Ismah
Eu entendo que existe duas coisa diferentes: Campo harmonico e Progressao harmonica: o campo harmonico segue uma regra para os tons maiores, outra para os menores e assim por diante A progressão harmonica ela é montada sobre os intervalos das respectivas escalas.
esclareci alguma coisa?
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felipesiles Veterano |
# jan/12
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Alemão, mete penta-blues que tá tudo certo!!!
Mi penta blues = Mi, Fá#, Sol, Sol#, Si, Dó#
Essa escala é só alegria!!! Acho que o mais importante do que escala é entender onde estão as blue-notes em cada acorde. Eu uso muito a terça menor (b3) em acordes maiores e a quarta aumentada (#11) em menores. Fica com aquela sonoridade bem bluezera, independente da escala que use, é só abusar dessas notas. E claro, fazer todas as apogiaturas e articulações características do estilo!
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felipesiles Veterano |
# jan/12
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Aproveita os trítonos também, vai dar uma sonoridade bem característica. Se você tocar Sol + Dó# e depois resolver num Sol# vai até se sentir negão de tão bluezera que vai soar!
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felipesiles Veterano |
# jan/12
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Essa escala que você citou é a penta blues menor. A que eu passei é a maior, capiche?
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Ismah Veterano |
# jan/12
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quais são as regras par escalas maiores e menores?
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bygoo Veterano |
# jan/12
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A diferença de um acorde diminuto para um meio diminuto é apenas a setima diminuta (no caso do diminuto)? ex: C dim do-mib-solb-sibb/la C meio diminuto do-mib-solb-sib/setima menor
correto?
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Edson Caetano Veterano
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# jan/12
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Ismah A regra é simples: acordes maiores a terça é maior, 4 semi tons da tonica. acordes menores a terça é menor, 3 semi tons da tonica, só isso, a quinta é sempre a mesma Justa
bygoo Correto, o Dim, sobreposição de terças menores, que vai dar uma setima dobrado bemol e o meio diminuto é'com a sétima menor, que vai dar 4 semitons, tornando esta tetrade meia diminuta
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Ismah Veterano |
# jan/12
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bem que devia ter prestado mais atenção nessa aula ashasuhasuhasu
bom galera, enfim o que e preciso é entender é improvisação e tirar de ouvido...
Ismah alguém sabe explicar essa parte que sublinhei?
Leo tecla Me refiro as mudanças prováveis, no caso aí citei todos os intervalos.
Creio que já sabe, algumas dessas mudanças já temos bem decoradas, I IV V I; I V VI IV V; I IV I V...
alguém explicaria sobre esse intervalos? (por que " I IV V I " ?) se isso são regras, poderiam citar todas (ou as principais ao menos)?
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