【FIXO】 Os professores ensinam as melhores dicas aqui!

Autor Mensagem
bhering
Veterano
# mar/11
· votar


Beleza galera?

Tenho conhecimento de escalas ,venho a este tópico pedir a ajuda de vcs.Toco teclado a 5 meses ,e gostaria de saber qual seria a melhor forma para a colocaçao de cada dedo dentro de uma digitaçao de escala no teclado ou piano,pois acho muitas maneiras mas nao acho que esteja certo!!Alguem pode me ajudar?

Ismah
Veterano
# mar/11
· votar


cada escala tem uma digitação específica, estou apenas sem tempo pra escreve-la aqui...

e só uma coisa:NÃO EXISTE MANEIRA CERTA!!! apenas uma maneira mais fácil e/ou confortável de se fazermos a mesma coisa

LéoTecla
Veterano
# mar/11
· votar


bhering

digitaçao de escala no teclado ou piano,
Alguem pode me ajudar?


Lá Vai:

Mão direita como MD e mão esquerda como ME. Se for duas oitavas por exemplo, polegar por baixo do dedo 4 na escala de dó por exemplo e continua.

DóM: MD: (1 2 3 1 2 3 4 5)
ME: (5 4 3 2 1 3 2 1)

Lám: Idem DóM (vale para as duas formas, harmônica e melódica)

Fá: MD: (1 2 3 4 1 2 3 4 - o dedo 5 não é usado)
ME: (5 4 3 2 1 3 2 1)

Rém: idem DóM

Sib: MD: (2 1 2 3 1 2 3 4)
ME: (3 2 1 4 3 2 1 3)

Solm: idem DóM

Mib: MD: (2 1 2 3 4 1 2 3)
ME: (3 2 1 4 3 2 1 3)

Dóm: idem DóM

Láb: MD: (2 3 1 2 3 1 2 3 - no sib usa-se 4, depois faz a troca com o polegar)
ME: (3 2 1 4 3 2 1 3 )

Fám: Idem DóM

Réb: MD: (2 3 1 2 3 4 1 2)
ME: ( 3 2 1 43 2 1 3)

Sibm: MD: (2 1 2 3 1 2 3 4)
ME: ( 2 1 3 2 1 4 3 2)

Solb: MD: (2 3 4 1 2 3 1 2)
ME: (4 3 2 1 3 2 1 4)

Mibm: MD: (2 1 2 3 4 1 2 3)
ME: ( 2 1 4 3 2 1 3 2)

---------------------

Sol: Idem DóM

Mim: Idem

Ré: Idem

Sim: MD: (1 2 3 1 2 3 4 5)
ME: ( 4 3 2 1 4 3 2 1)

Lá: idem DóM

Fá#m: MD: (2 3 1 2 3 1 2 3 - usa-se depois o 4 e depois faz a troca no caso de duas oitavas ou mais)
ME: (4 3 2 1 3 2 1 2ou4 - 4 se for duas oitavas, 2 se for o término)

Mi: Idem DóM

Dó#m: (2 3 1 2 3 4 1 2)
( 3 2 1 4 3 2 1 3)

Si: MD: Idem DóM
ME: ( 4 3 2 1 4 3 2 1 - depois o 3 se for fazer duas oitavas)

Sol#m: MD: (2 3 1 2 3 1 2 3)
ME: ( 3 2 1 4 3 2 1 3)

Se for de duas oitavas tem as trocas, mas dá pra descobrir pela lógica.

ErichLopesMusic
Veterano
# mar/11
· votar


Olá pessoal, adorei as dicas!

Alguém pode me dizer o que é um "maj"?

Toco com cifras, e nunca soube o que isso significa.

Ismah
Veterano
# abr/11
· votar


maj significa "major", é espanhol, que significa maior

LéoTecla
Veterano
# abr/11 · Editado por: LéoTecla
· votar


Ismah
Boa garoto isso mesmo

Só complementando:

maj é maior... E geralmente usado para as sétimas e não para o acorde maior natural.

Exemplo: Dmaj7

Seria um acorde de Ré maior com a sétima maior...


Outra dúvida sofre cifragem é o uso do Sus:

O sus significa que o acorde está em estado suspensivo... normalmente se usa o sus4 ou sus2... Isso significa que se você tiver um acorde de Csus2 você tira a terça desse acorde e coloca a segunda nota da escala de dó...

veja alguns exemplos.

Csus2> C,D,G... no lugar do ré era pra ser o mi.. pq no acorde de dó maior a terça é o mi... mas nesse caso a terça foi tirada e no lugar foi colocado a segunda..

Bbsus4>Bb, Eb, F...no caso a terça do acorde de Bb seria ré... mas como o acorde é sus4 você tira a terça e nesse caso coloca a quarta...que na escala de Bb é o Eb..


Se tiver uma cifra escrita assim: Csus

Nesse caso vai ser sus4. Mesmo q não esteja escrito sus4.
Relembrando retira a terça e coloque a quarta, isso é diferente de C4, nesse caso usa-se a tríade mais a quarta: C E F G (acorde dissonante).


Veja o que comentamos sobre isso na primeira página do tópico

Darlan Felix
Veterano
# abr/11
· votar


LéoTecla
Isso ai cara! Certíssimo!

ChordPlayer
Veterano
# abr/11
· votar


Quando vocês vão tocar uma música onde digamos que a mão esquerda tenha um ritmo diferente da mão direita, como por exemplo a ME fazendo um dedilhado e a MD um solo, etc, vocês acham melhor treinar logo a MD e depois a ME e depois juntá-las, ou as treinar as duas de uma vez logo? As vezes parece precisar ser ambi-destro. rsrsrs
Abraço

LéoTecla
Veterano
# abr/11 · Editado por: LéoTecla
· votar


ChordPlayer
vocês acham melhor treinar logo a MD e depois a ME e depois juntá-las, ou as treinar as duas de uma vez logo?


Mano, existem professores que usam o seguinte método: Analisa-se onde se encontra a maior dificuldade no dedilhado, se na mão esquerda ou na direita e costuma-se exercitar primeiro a que tem a maior dificuldade.

No meu caso tive maior dificuldade com a mão esquerda e sempre trabalho bem mais ela do que a direita. Minha sugestão é essa, trabalhe antes a esquerda quando se sentir seguro e já tiver pego também o solo da mão direita junte as duas.

Portela1
Veterano
# abr/11
· votar


Já fiz aula, mas parei de tocar um bom tempo e agora to voltando queria uma ajuda, ou apostila onde eu venha ter uma seqüência, um passo a passo e tb preciso de alguns exercícios p ficar treinando, obrigado

F3lipeportela@hotmail.com

Ismah
Veterano
# abr/11
· votar


pois bem exercícios creio que temos bastantes nesse tópicoum que eu acho mto bom para esticar os dedos é vc tocar apenas as teclas pretas do teclado, pois elas são mais distantes umas das outras vc estica os dedos. MAS COM MTA CALMA pois se não vc pode se machucar.

Apostilas eu desconheço

Eli_Danielson
Veterano
# abr/11
· votar


Boa tarde Pessoal, Ja sou músico a alguns anos (Guitarras) mas resolvi partir para outra vertente, a do teclado na qual sou admirador do instrumento e de quem o toca. Comecei a uma semana a me aventurar sozinho usando com base minha formação Harmonica e melodica adquiridas com as guitarras. Comecei estudando os acordes do campo harmonico de "C" com ME e MD... Pergunto aos caros colegas: essa é a maneira correta de se iniciar? ou tem outra coisa que preciso fazer primeiro??? Lembro-me que antigamente as escolas mais conservadoras ensinavam seus alunos a "frasear" as canções solando com a MD e fazendo base com a ME.

Instrumento: Yamaha PSR-S550
Estilo de música: Gospel

LéoTecla
Veterano
# abr/11 · Editado por: LéoTecla
· votar


Eli_Danielson

Bom, como vc já tem uma formação teórica, meu conselho é que procure então exercitar as digitações (arpejos, solos). Procura conhecer as inversões dos acordes, solar as escalas dos tons, as pentatônicas, vc realmente só precisa transpor o seu conhecimento de guitarra para o teclado, será bem mais fácil do que começar do zero e vc deve ser já ágil com as mãos.

Procure conhecer as estruturas das escalas dispostas no teclado e improvise, se acostume com elas. Não precisa lhe passar dicas desde o início, pois vc pularia essas etapas rapidinho. E sobre os fraseados, nos iniciamos assim mesmo, para que o aluno exercite os dedos e também vá se acostumando com os sons/intervalos, naturais/sustenidos e etc.

Conte conosco!

Eli_Danielson
Veterano
# abr/11
· votar


Ummm obrigado Léo, quanto a parde de contrução e estrutura de acordes e suas inversões eu ja domino um pouco, mas esta complicado trocar esses acordes, creio que seja questão de tempo mesmo pra "decorar" as digitações... ja os arpejios rapaiz do céu ta dificil... Bem vou postando as duvidas assim que surgirem... eu agradeço desde já a atenção :D

Ismah
Veterano
# abr/11
· votar


Eli sobre os arpejos

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arpejo

http://riffsesolos.blogspot.com/2007/04/exerccio-arpejos.html

http://www.davimotta.com/aulas/arpejo_4_improviso.pdf

http://www.contrabaixoeletrico.com.br/index.php/arpejos

---------------------------------------------------------------------- ---

gostaria de uma explicação sobre como "a maneira de tocar" como esse cara aew (já tem um tópico sobre isso, mas creio que ele será removido) eu já olhei mtaaaaaaas vezes mas não consegui entender ainda

http://www.youtube.com/watch?v=plOoZUetYRg

Ismah
Veterano
# abr/11 · Editado por: Ismah
· votar


apaguem esse post minha net deu erro e acabei postando duas vezes ¬¬'

Eli_Danielson
Veterano
# abr/11
· votar


Ismah.. valew mano hoje a noite vai ser longa pra torear isso ae... Agradeço..Deus abençoe

Ismah
Veterano
# abr/11
· votar


eu tenho mais que te agradecer pois consegui encontrar esses exercícios aew e umas vídeo aulas mto boas:

http://www.google.com.br/search?q=youtube+arpejo+teclado&btnG=Pesquisa r&hl=pt-BR&client=firefox-a&hs=A4J&rls=org.mozilla%3Apt-BR%3Aofficial& tbm=vid&sa=2

sampaiojazz
Veterano
# abr/11
· votar


Ai galera uma dica para leitura, partitura...facilita de verdade.

As nossas mãos são réplicas perfeitas do PENTAGRAMA, os dedos são as linhas e, entre os dedos os espaços, por exemplo..

DEDO MINIMO IREMOS BATIZAR DE MI (PRIMEIRA LINHA)
DEDO ANELAR ''' ''' SOL (SEGUNDA LINHA)
DEDO MÉDIO '' '' '' SI (TERCEIRA LINHA)
DEDO INDICADOR '' '' '' RÉ (QUARTA LINHA)
DEDO POLEGAR '' '' '' FÁ (QUINTA LINHA)

1º ESPAÇO ENTRE OS DEDOS MINIMO E ANELAR NOTA (FÁ)
2º ESPACO '' '' '' ANELAR E MÉDIO NOTA (LÁ)
3º ESPAÇO '' '' '' MÉDIO E INDICADOR (DÓ)
4º ESPAÇO '' '' '' INDICADOR E POLEGAR (MI)

Cara meus alunos agradecem muito a essa dica, espero que vocês gostem...

vejam meus fóruns...
http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/255789/

http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/257060/

e muito mais... abraços!!!

Ismah
Veterano
# abr/11
· votar


não sei mas pra mim não fez sentido essa ideia, não que não possa ser útil, mas eu aprendi a ler as notas olhando pro papel e tendo que executar na prática (meio que sistema bruto)

pete
Veterano
# abr/11
· votar


olha, pra mim o maioral dos instrumentos musicais é o teclado,mas não sei tocar o que tiverem ai que me ajude eu agradeço muito....valeu rapaziada.....

pete
Veterano
# abr/11
· votar


ah.....por acaso alguém já ouviu falar no MAGIX MAKER MUSIC PREMIUM?,é um programa para criar música.Se alguém souber onde conseguí-lo me avise,por favor ok?

Binho Moraes
Veterano
# mai/11
· votar


Poxa, este é o melhor tópico que ti até hoje no fcc, minha dúvida é com relação ao jazz, parece que ele muda sempre de tom, é bem estranho, ainda não consigui entender sua formação, será que alguém pode me ajudar, vi mai acima um artigo ótimo sobre blues, queria algo completo assim. Obrigado

Ismah
Veterano
# mai/11
· votar


pete

antes de tudo: tenha um teclado

teu programa tá aew http://www.megaupload.com/?d=44EY0H57 na minha opinião faltou vontade pra vc procurar eu só joguei no google encontrei diversos lugares pra baixar

Binho Moraes

cara creio que vc se refere a mudanças como de D pra Bm

pete
Veterano
# mai/11
· votar


eh isso Binho esse tipo de coisa que não consigo entender como vou saber se de D vou pra Bm ou sei lá pra onde? Entendeu????

Ismah
Veterano
# mai/11
· votar


pete

provavelmente vc deve se guiar por alguma forma de notação musical, isto é um cifra ou partitura, nela estará indicado "pra que lado vc deve seguir". Já se vc for tirar de ouvido, eu aconselho a comprar um violão, ao menos eu tenho extrema dificuldade em tirar uma música direto no teclado, mas de qualquer maneira: SOMENTE a prática leva a perfeição.

pete
Veterano
# mai/11
· votar


provavelmente vc deve se guiar por alguma forma de notação musical, isto é um cifra ou partitura, nela estará indicado "pra que lado vc deve seguir". Já se vc for tirar de ouvido, eu aconselho a comprar um violão, ao menos eu tenho extrema dificuldade em tirar uma música direto no teclado, mas de qualquer maneira: SOMENTE a prática leva a perfeição.

É isso a prática leva à perfeição...vc é 10 Ismah.....valeu mano!!!

RodrigoChuck
Veterano
# mai/11
· votar


Oi gente, eu estou com uma duvida: o que é a ponte e o que é o interlúdio?

LéoTecla
Veterano
# mai/11 · Editado por: LéoTecla
· votar


RodrigoChuck


o que é a ponte e o que é o interlúdio?

Cara sua pergunta traz uma resposta bem ampla, leia com calma estes dois artigos:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_(música)


Obs: coloca o último parêntese no final do link porque não entendi o porque mas não consegui postar corretamente.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Interl%C3%BAdio_(música)

Ismah
Veterano
# mai/11
· votar


RodrigoChuck

ponte é um trecho musical que dá uma ligação entre o primeiro tema e o segundo tema, como exemplo eu daria as vezes em que o refrão é tocado e o vocalista canta um "uhuhuhu" em vez da letra

interlúdio é uma composição geralmente em arpeggio ou semelhante técnica de improviso, para ligar duas canções, mas tbm podemos considerar interlúdio um trecho musical que basicamente é um solo intermediário, fazendo a ligação entre o fim e o começo da música, melhor exemplo disso é o solo de trompete da música pelados em santos (mamonas assassinas).

Leo

Não quero de maneira nenhuma desconsiderar o que vc colocou apenas achei que as explicações ali contidas eram mto técnicas e expostas em uma linguagem mais culta, dificultando a compreensão de um leigo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Os professores ensinam as melhores dicas aqui!