【FIXO】 Os professores ensinam as melhores dicas aqui!

Autor Mensagem
LéoTecla
Veterano
# mai/11 · Editado por: LéoTecla
· votar


Beleza tudo bem Ismah.


é por aí, Ponte: é um pré-refrão, um climax, um parte pra chamar a atenção, aquela mudança de tonalidade que causa as vezes um choque na percepção e isso chama a atenção do ouvinte.

E o Interlúdio, é exatamente como o Ismah disse, aquele solo que surge entre a música, isso é usado geralmente pelos pianistas e/ou tecladistas. Blz

Só pra fixar um pouco mais a respeito do interlúdio, vocês já ouviram falar de préludio, pois bem: tocava numa igreja que sempre pediam antes das canções que eu fizesse um préludio.

Bom, fica bem claro agora que o préfixo da palavra define o que é:

Préludio: Antes (no início) - introdução
Interlúdio: durante (no meio)
Pósludio: No final

Esses solos instrumentais tem o propósito de preludiar, interludiar, posludiar os cânticos, tendo o pianista/organista/tecladista que improvisar essas partes na maioria das vezes, tomando base pelos temas cantados.

Ismah
Veterano
# mai/11
· votar


leo tomando por exemplo pelados em santos (to estudando essa música no momento por isso falo nela) temos a parte cantada antes do refrão "Music is very good" correto?

LéoTecla
Veterano
# mai/11
· votar


a parte cantada antes do refrão "Music is very good"?

Isso, nesse caso é um interludio (improviso no meio da musica).

Daniel Orp.
Veterano
# mai/11 · Editado por: Daniel Orp.
· votar


Olá professores, hehe.
 
Deixa eu fazer uma pergunta que eu venho pensando à um tempo devido ao fato de estar ouvindo bastante Jazz e versões Jazz de músicas famosas.
 
Olhem essas músicas (covers na verdade)
 


Aos 0:31 ele dá uma 'quebrada' no som, que não tem na original.
Mais alguns exemplos nesse vídeo são aos 1:48 ou 1:49
 
 
Outro exemplo é nessa música, versão Jazz-Pop daquela música velha da Rihanna.
 


Que acordes ele usa para deixar com essa sonoridade?
 
Toco violão faz um tempo (5 anos) e sei aplicar um pouco disso no violão com acordes diminutos, por exemplo, em uma progressão: F, G, G#°, Am.
Ou: C, D#7M, D.
Mas no piano não consigo encaixar e não faço a mínima ideia de que acordes. Esses dias montei alguns acordes com sétima aumentada e deu um pouco dessa sonoridade já, mas ainda sim não sei muito bem =/
 
 
Alguém poderia me dar uma rápida explicação sobre isso?

Daniel Orp.
Veterano
# mai/11
· votar


sem resposta ainda? hehe

Ismah
Veterano
# mai/11
· votar


olha no primeiro exemplo aos 00:31 parece ser um acorde com 9ª, que é mto comum no arpeggio

LéoTecla
Veterano
# mai/11
· votar


rápida explicação sobre isso?

Cara parece ser umas diminutas sim, no momento to sem teclado (to no trabalho), sempre escuto os acordes por esse site, vê aí:

Gerador de Acordes On-line!

Bob Keyboarder
Veterano
# jun/11
· votar


Só por curiosidade:
Sabe porque a nota que é cifrada como A e assim por diante e não a partir do ?

É porque na verdade a "primeira nota" é o LÁ no sentido q vou explicar.

Bom, senta que lá vem a história.
Como alguns ja sabem, nós seres humanos só conseguimos ouvir uma determinada faixa de frequencia do som que compreende de 20Hz (Hertz) a 20.000Hz.
O som que for mais grave que 20Hz chamamos de infra-sons e mais agudas que 20.000 ultra-sons. Eles existem mas não podemos ouvir.

Porque estou falando isso? Essa frequencia (20Hz corresponde a nota LÁ) Ou seja, a nota lá é a primeira nota que conseguimos ouvir. Por isso a ciframos como A.

Um dos pouquissimos, senão o unico, instrumentos que possuiem essa nota é o órgão de tubo (o famoso Órgão de igreja).
Perceba tambem que o piano e talvez também seu teclado começam com a nota .

Curioso não é?
Legal saber tb que alguns animais ouvem sons abaixo de 20Hz (como baleias, elefantes, alguns insetos ) e outros ouvem sons acima de 20.000 (como cachorro, morcego) Mas isso é outro assunto.

Ismah
Veterano
# jun/11
· votar


ter a nota é u ma coisa agora tocar é outra... sabe de alguma composição que tenha esses sons com frequência de 20Hz?

PS.: será que um carrilhão tbm não teria essa nota? afinal são os maiores instrumentos do mundo

anônimo13
Veterano
# jun/11
· votar


pessoal, sou um novato ao extremo comparado com vocês huahuaseu mas tenho minhas dúvidas também...

Queria saber por que existem músicas com Mi Maior quando estão na tonalidade de Dó Maior... na teoria, não deveriam ter acidentes, certo?

Bob Keyboarder
Veterano
# jun/11
· votar


Ismah
Sinceramente não conheço não... outro detalhe é q o primeiro lá do piano/teclado não é essa nota.

PS.: será que um carrilhão tbm não teria essa nota? afinal são os maiores instrumentos do mundo
Quem disse q quanto maior o instrumento ele é mais grave?
Vc deve estar confundindo com: "quanto maior o corpo, mais grave sua ressonancia" o Piano, por exemplo, pode ser grande mas compreende muitas faixas de frequencia não só as graves.

Bob Keyboarder
Veterano
# jun/11
· votar


anônimo13
Queria saber por que existem músicas com Mi Maior quando estão na tonalidade de Dó Maior...
Mais ou menos...
isso tem como bom exemplo o seguinte...
Vc na escola na 2ª serie aprendeu q (2 - 3) =impossível
Só mais tarde na 5ª serie viu q 2-3= -1 e ficou doidinho com essa ideia loca, n é verdade?

Bem, realmente na escala de dó maior não temos Sol#, logo "não podemos" ter um Mi maior nessa tonalidade. Porém existe uma coisa chamada empréstimo Tonal ou empréstimo modal e uma outra coisa chamada modulação. Isso não tenho como explicar agora detalhadamente pois estou trabalhando. mas aconselho vc a buscar saber sobre.
Emfim, podemos sim ter um E Maior numa musica em C Maior, que tanto poderá ser um emprestimo tonal como uma modulação dependendo do restante da Harmonia.
Abção! Espero ter ajudado.



pessoal, sou um novato ao extremo comparado com vocês huahuaseu
Lembre-se vc nunca é tão leigo a ponto de não poder compartilhar nada!
Vlw!

anônimo13
Veterano
# jun/11
· votar


Valeu, sabendo pelo menos o nome do conceito eu tenho por onde começar a pesquisar... um amigo usou um exemplo parecido, de que eu aprendia que era impossível tirar a raíz quadrada de um número negativo... até o momento em que aprendemos os números complexos!

Gostei das metáforas, mas agora tenho mais uma pergunta:

Comecei agora mesmo, tenho o teclado há uma semana. Gostaria de saber técnicas pra eu pegar... assim, o que faço com a mão direita e a esquerda? Na introdução do tópico tem umas explicações mas são muito avançadas pra mim, por enquanto.

Eu estou aprendendo tocando a mesma nota na mão direita e na mão esquerda, fica um som legal até, pra quem começou agora.

Mas tem um problema, nas notas com 7ª, 9ª, 4ª e com inversão de baixo eu não consigo fazer na mão esquerda (grave), então só faço na mão direita. Não tocar a sétima, a nona ou o baixo invertido na mão esquerda é errado?

Ismah
Veterano
# jun/11
· votar


cara vc falou meio grego na minha opinião.

vamos por partes, em música não existem um conceito exato de tocar certo ou errado quando não se fala em músicas já compostas. Sobre as inversões, tomemos como exemplo GM7, para formá-lo usam-se as nota GBDF, entretanto a ordem que elas aparecerem é independente, e ainda ele será um sol com sétima. GM/E seria o E fazendo o baixo, eu pessoalmente toco com a base E como primeira nota no caso EGBD se está correto ou não, não sei lhe dizer, pois eu não aprendi mto sobre acordes com base, até pq eles são mto pouco usados, ou são substituídos por acordes "normais". sobre vc tocar ou não com a mão esquerda pode dar alguma diferença sonora significativa conforme a música, principalmente os com 7ª, como exemplo a música Cantiga - Anjos do Hanngar aquele Em7 faz sonoramente uma diferença estupenda

espero ter te esclarecido as dúvidas

Machala
Veterano
# jun/11
· votar


Amigos,

Acabei de comprar meu primeiro teclado, um PSR e423.

Não pretendo começar a ter aulas presenciais agora, mas, estudar algum conteúdo pela internet antes.

E a primeira coisa que descobri foi que meu cérebro não comanda meus dedos (rsrsrs).

Alguém sabe de algum bom site que possua exercícios para iniciantes? Com teoria e exercícios práticos para "soltar" os dedos?

Agradeço antecipadamente.

Ismah
Veterano
# jun/11
· votar


Teoria pra soltar os dedos é pensar kk literalmente tente mecher os dedos um a um, pode parecer louco mas deu mto certo comigo, e no teclado mesmo tem um exercício que eu passeei algu ma s páginas atrás

Artref
Veterano
# jun/11
· votar


Minha dica-desabafo para hoje é:
estude

Cansado dos meus alunos que não estudam, pqp. O cara quer tocar, mas não quer ter trabalho. Não vai pra frente nunca.

LéoTecla
Veterano
# jul/11 · Editado por: LéoTecla
· votar


Bob Keyboarder

Sabe porque a nota lá que é cifrada como A e assim por diante e não a partir do Dó ?

só pra completar o raciocínio:
A notação musical é posterior à linguagem, e surgiu pela necessidade de preservar e de transmitir as manifestações musicais sem as imprecisões e os inconvenientes da transmissão oral. Os gregos, já antes de Pitágoras ( portanto anteriormente ao século V A.C. ), tinham desenvolvido um sistema de notação baseado nas letras do alfabeto. Os romanos, herdeiros da cultura e, portanto, da música grega, reduziram a notação ( que compeendia 15 letras ) a apenas 7. Como a escala grega começava pela nota que hoje chamamos de La, ficou assim essa redução.
Fonte: JúniorDaViola

anônimo13


Queria saber por que existem músicas com Mi Maior quando estão na tonalidade de Dó Maior...


essa música pode ter variado/modulado para um tom menor harmônico, que no caso o tom de Lá menor, que é relativo de Dó, A escala Harmonica é derivada da escala menor e ela é obtida elevando-se meio tom o sétimo grau. Escreve-se normalmente a escala menor e faz a alteração no sétimo grau como um acidente. Que no caso inclui o G#, por isso pode-se usar o Mi maior.

Não tocar a sétima, a nona ou o baixo invertido na mão esquerda é errado?

Essa dissonancias acontem ou surgem na música para melhor preencher o som ou aproximar ainda mais as notas durantes suas mudanças, como exemplo temos as cadências. Meu conselho é: errado não é, mas se a música pede é melhor fazer, pois assim terá uma melhor melodia e será bem mais agradável aos seus ouvidos tocar essa música.

Machala

Alguém sabe de algum bom site que possua exercícios para iniciantes?

me passa seu e-mail colega.

Artref

O cara quer tocar, mas não quer ter trabalho. Não vai pra frente nunca.

Opa, concordo plenamente. Cara to voltando de férias, passei esse mês investindo nos meus alunos, mas por incrivel que pareça parece que estancaram.

Ismah
Veterano
# jul/11
· votar


e pra completar os desabafos: um amigo meu me encheu tanto o saco até que eu resolvi ensinar o "pouco quase nada" que eu sei de violão p/ ele. dei a primeira aula passei as posições mais fáceis (E Em D G A Am) uns exercícios de troca e uma música. Cheguei hoje lá p/ a 2ª aula, e "pra alegria da torcida" encontrei ele com o violão na mão. eu todo alegre com um sorriso de orelha a orelha imaginando que o dito cujo tinha ensaiado a semana toda, pergunto pro taura:
- E aew ensaiou na semana?
- Que nada achei mto fácil, fiz no primeiro dia e pronto já to sabendo geral... (pensei pra mim: aí vem MERDA, e da grande)
Eu meio desconfiado, que quem nunca pegou num violão, aprendesse de primeira, mandei ele tocar a tal música, pra minha tristeza o cara se atrapalhava mais com a BATIDA (e olha que era só passar a palheta nas cordas de cima para baixo e de baixo para cima) do que com as posições. Botei meu violão num canto e fui em direção ao quarto... Ele óbvio que me perguntou aonde ia, e eu bem sacana disse que ia dormir PQ? me perguntou ele, e eu pra esculachar de vez respondi que não tava afim de esperar acordado a semana passar p/ ele praticar

POXA! Tudo q eu sei de violão baixo e teclado aprendi sozinho, mas não foi olhando pro instrumento e esperando ele correr pelos meus dedos. Qdo ganhei meu teclado fazia 10 15hs de "ensaio" por dia, isso durante um ano e pouco (agora não tenho mais tanto tempo livre), chegava a ter que parar pra "respirar" pq meu dedos doíam, de noite minhas mãos inchavam de cançadas. aprendi, mas não foi fácil

Ismah
Veterano
# jul/11
· votar


galera hoje me deparei com uma coisa nunca antes vista por mim:

http://www.cifraclub.com.br/contrib/partituras/within-temptation-decei ver-of-fools.pdf

Por volta do 60° compasso, tem algumas "notas" que eu nunca vi antes. como que se toca aquilo?

LéoTecla
Veterano
# jul/11
· votar


Ismah
"notas" que eu nunca vi antes. como que se toca aquilo?

São notas oitavadas.

Por exemplo nessa partitura o tom é Sí maior (armadura com 05 sustenidos)

e na clave de sol no 60º a nota tocada é um Mi com sua oitava acima

Ismah
Veterano
# jul/11
· votar


então faz-se visto que isso é uma representação p/ facilitar a leitura, entretanto na prática, como eu toco? afinal isso me daria um compasso com 8 tempos, sendo que tenho uma marcação 4/4

LéoTecla
Veterano
# jul/11 · Editado por: LéoTecla
· votar


Ismah

na prática, como eu toco?

A música está no tempo 3/4, mas ocorre essa rápida mudança no compasso 61º (5/4) e 62º (4/4), e voltando no 63º ao seu tempo normal. Uma das dificuldades que encontrei ao ler partituras, foi justamente o tempo. No início eu só conseguia tocar a música se eu tivesse o audio dela para ir acompanhando, com o passar do tempo você vai aprendendo cada tempo.

Ismah
Veterano
# jul/11
· votar


cara essa parte toda eu sei, temos um compasso 4/4(ou seja 4 tempos por compasso)neste compasso estão escritas 4 notas mínimas, sendo que cada uma vale 2 tempos, assim teremos 8 tempos, num compasso que segundo é indicado deveria ter apenas 4

pfv só me diga como deverei executar essa parte

foreman
Veterano
# jul/11
· votar


Ismah, leotecla ou outro que queira ajudar...
por favor me mandem essas apostilas basicas que vcs enviaram para esses outros aqui nesse topicos.
dinn_tjb@hotmail.com

Shadad
Veterano
# jul/11
· votar


Daniel Orp.

O acorde do do 1º vídeo nada mais é do que um acorde com função subdominante menor.

No caso o moleque lá usa um Fm6 (F Ab C D) a música está em C maior.

Para entender como a sonoridade jazzística funciona não basta só ouvir. Ouvir é a parte mais importante, mas só isso não basta. Vc tem que estudar harmonia funcional mesmo. Modos, escala de acorde, notas de acorde, tensões (9ª, 11ª,13ª), funções harmonicas...

Recomendo que vc procure um professor, porque harmonia é uma coisa muito difícil de se aprender sozinho.

Darlan Felix
Veterano
# ago/11
· votar


Shadad

Cara, vc me indica algum livro bom de Harmonia volta para Jazz ?

LéoTecla
Veterano
# ago/11
· votar


foreman
por favor me mandem essas apostilas basicas

Já foi.

Conte conosco!

foreman
Veterano
# ago/11
· votar


Léo,
Obrigado mesmo cara!
Muito bacana esse forum aqui, onde encontrei gente que ajuda o pessoal que está iniciando.
Agradeço mesmo a todos.
Abraço

Shadad
Veterano
# ago/11
· votar


Darlan Felix

Cara, os últimos livros de harmonia que li foram os 4 volumes da Berklee (Harmony - Berklee College of Music).

Infelizmente existem poucas publicações em português sobre o assunto.

A obra mais abrangente, na minha opinião, é o compêndido Harmonia E Improvisação (Almir Chediak) em 2 volumes. Porém, por mais que a linguagem desses livros seja clara, a compreensão se torna difícil em certos momentos. Por isso recomendo que ele seja estudado com um professor.

Claro, é possível estudar o livro sozinho, mas chega uma hora em que as informações começam a dar um nó na sua cabeça. Algumas coisas do livro só começaram a fazer sentido pra mim muitos anos após eu ter lido.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Os professores ensinam as melhores dicas aqui!