Duvida: Fantom G* ou Motif XS* ?

Autor Mensagem
expedifer
Veterano
# out/10
· votar


Já que se insiste em "qual teclado melhor", mesmo que gosto de timbres é como c..., cada um tem o seu, traduzi de um forum estrangeiro esse comparativo:

FANTOM G8

Vantagens sobre o XS:
-Pianos superiores
-Mais timbres
-Placas ARX
-Tela enorme
-edição de timbres (pouca coisa melhor e pouco + efeitos)
-efeitos multi-timbrais superiores
-gravador e editor wav
-muitos patchs na web


Motif XS8

Vantagens sobre o G8:
-Software de edições superior (cubase)
-mais performs/timbres no console-busca rápida
-mais sliders na mão
-mais efeitos no console
-Sampleador mais completo
-edição de midis superior
-edição de timbres mais rápida e fácil

Não citei qualidades de timbres pois apesar dos dois serem bons, os pianos clássicos da Roland sempre se destacam. E nem comentaria mesmo timbres -patchs (sintéticos, não sampleados) pois hoje tá na moda no mundo todo só se comentar timbres sampleados, desses novos tops. O resto... "é resto". Eu agora só quero tops sampleados....rsrsrsr

Buhbor
Veterano
# out/10
· votar


E a saga continua!

=]

El_Cabong
Veterano
# out/10
· votar


expedifer
Vantagens sobre o XS:
-Pianos superiores


Não concordo que o Fantom G (não expandido) tenha pianos superiores aos do Motif XS.

Agora o Fantom G com a placa de pianos ARX aí é outra coisa !!
Já ouvi um piano de uma placa dessas ARX que é fantástico.

expedifer
Veterano
# out/10 · Editado por: expedifer
· votar


El_Cabong

Olhe bem o que citei acima:

Não citei qualidades de timbres pois apesar dos dois serem bons, os pianos clássicos da Roland sempre se destacam


Já viu a yamaha ter fama mundial em termos de timbres de piano (virar um clássico no mercado de sinth)? Só a Roland teve isso, vindo atrás a Kurzweil, yamaha, etc. Nisso foi discutido a opinião GERAL nos comparativo, não pessoal, como a tua ou a minha. Alias, a minha é hoje SÓ por samples, ai entraria em 1º lugar o Steiway, que se poderia ouvir num Yamaha, Roland, Korg, Kurzweil, etc. Pra mim hoje só samples internos de fábrica de um Top: V-Piano, SV1, RD700GX, CP5, S90XS, etc

El_Cabong
Veterano
# out/10
· votar


expedifer

É que os pianos de cauda do Fantom G pelado não me agradaram.
Neste caso eu prefiro então os do Motif XS pelado

Agora Realmente !!!!
Com relação a samples, aí é só alegria.
Eu uso no meu Motif XS7 um sample de 416MB de um Bösendorfer Imperial 290. E aí não tem pra ninguém !!!

* Eu tenho ele e o Steinway & Sons D, mas realmente eu sou apaixonado mesmo é pelo Bösendorfer!!

expedifer
Veterano
# out/10 · Editado por: expedifer
· votar


Eu uso no meu Motif XS7 um sample de 416MB de um Bösendorfer Imperial 290. E aí não tem pra ninguém !

Putz!!!

Vc não dá mole mesmo! Arrebentou!!! Onde arrumou tudo isso?

El_Cabong
Veterano
# out/10
· votar


Eu arrumei ele no ....
ops! Não posso colocar aqui.
Te envio uma mensagem.

expedifer
Veterano
# out/10
· votar


Valeu cara: vivendo e aprendendo (e pegando dicas de colegas)

abç

Buhbor
Veterano
# out/10 · Editado por: Buhbor
· votar


FANTOM G8

Vantagens sobre o XS:
-Pianos superiores


Ja eu concordo plenamente com isso, sem placa, sem sampler, sem nada. E ainda chego a dizer que não gosto dos pianos ac. do Motif XS.

Discutir sobre Top é uma coisa que nunca vai mudar. Igual corrupção na política.

Entre esses dois eu prefiro o Fantom G sem dúvida alguma. Ja tem gente que mata e morre pelo Motif.
Não tem jeito, vai ser sempre assim.

ricsom
Veterano
# out/10
· votar


para voces que tem fantom g,e que acham que pianos do xs não e bom teste os dois perto, e depois voces vão me falar se motif xs e melhor ou não que fantom g, mais foi o que eu disse antes o fantom g tem que se matar para editar os timbre ,e pra quem toca em banda as vezes não da tempo para ficar mechendo do jeito que o roland quer que ficamos por isso sai do fantom g e parti pro motif xs não e que o fantom seja ruim muito pelo contrario mais tem que saber mecher nele e perder algumas horas dias e como alguns amigos que tem fantom g e ja faz mais de meses que estão trabalhando neles mais gosto não se descute

Brunoxzw
Veterano
# out/10
· votar


Se eu tivesse qualquer um dos dois seria o kra mais feliz do mundo..
Acho que tracava minha namorada por um desses... kkkkkk

MAB Keyboard
Veterano
# out/10
· votar


ricsom

Você está coberto de razão.

Para quem quer algo prontinho para levar para o palco, vai de Motif, pois o Fantom G é bom, mas dá um trabaaaaaaaaaalho.

Agora para quem quer usar o teclado só para produzir em casa ou no estúdio, o Fantom G é perfeito.

expedifer
Veterano
# out/10
· votar


ricsom
que acham que pianos do xs não e bom teste os dois perto...

Essa palavra NUNCA entrou aqui no tópico. Alias, em nenhum tópico ví alguém falar isso (ninguém é louco).

O que se diz MUUUUUITO, em todos os tópicos, aqui e lá fora, é a classicidade dos pianos da Roland (são clásicos mesmo), não só dos Fantoms mas também dos antigos XP80 (belíssiíos), da linha XV, JV, e ate (principalmete) do belíssimos RD (do V-Piano nem falo pois foi considerado o melhor SP do mundo em pianos acústicos nos foruns lá fora, onde eu fico na dúvida com o SV1).

O XS tem belos pianos e ninguém os critica (nunca ví), mas dai a serem clássicos ou os "melhores"....ai é outra coisa (e nem dá).

Buhbor
Veterano
# out/10 · Editado por: Buhbor
· votar


ricsom

Meu caro,
Eu não tenho um Fantom G. Queria muito ter um.
Certa vez, ha pouco tempo, levei meu teclado pra igreja (Juno Stage) e estava tocando com um brother que tocava com um Motif XS.
Resumo da história:
Achei os pianos ac. do Juno Stage mais bonitos que os do Motif xs e pior, o dono do motif tambem achou os pianos do Juno Stage mais bonitos ( e era o Juno Stage, imgina o Fantom G). E ele usava um sampler do S90.

A Yamaha manda muito bem nos timbres de piano ac. dos pianos digitais. Mas não acho que ela bata em um Piano ac. da Roland ou da Kurzweil se tratando de sintetizadores ou workstation. Nessa comparação a Yamaha so é melhor que a Korg na minha opinião.
Claro que o Motif bate o Fantom G em alguns timbres tambem.
Mas não nos pianos ac.

Mas é inútil discutir isso pq vc acha os pianos do Motif mais bonitos e pronto. Eu acho os pianos do Fantom.
Eu prefiro o Fantom pq ele me atende melhor no que eu quero que são justamente nos pianos, Strings e leads que é outra coisa que eu acho o motif fraco. E o Fantom é forte nisso, talvez perca pro M3.

dgsoul
Veterano
# out/10
· votar


expedifer

do V-Piano nem falo pois foi considerado o melhor SP do mundo em pianos acústicos nos foruns lá fora, onde eu fico na dúvida com o SV1

Pô querer comparar um V-Piano com um SV1 tbm putz grila, né brother...nem em faixa de preço eles concorrem.


O SV1 é uma ótima opção para quem não tem grana pra um Nord Stage, mas quer um ótimo Stage Piano na faixa de preço

Aliás, se for comparar, até um Nord Stage perde feio pro V-Piano).



Agora, só mudando de assunto um pouquinho. Quem tem 6.500 pra gastar num SV1 outra opção nessa faixa seria o CP50 da Yamaha que também tem um mecanismo de teclas Pesadas maravilhoso, também possui a proposta de ser um Stage Vintage por isso deu enfase a sons 'clássicos', alguns timbres derivado do XF. Além de ser 88 teclas, 120 polifonia, possuir Pitch Bend e um peso de aproximadamente 20Kg.

expedifer
Veterano
# out/10 · Editado por: expedifer
· votar


dgsoul

É aí que vc se engana (preço não quer dizer NADA). Vou te informar o que são os V-Pianos, SV1 e CP5 (entre outros).

São avançadíssimos SP em que tem como função principal duas coisas (e só eles o fazem):

-Samples INTERNOS de fábrica (geralmente de piano)
-Função modelagem (modeling) de samples

Ou seja, além de ter belíssimos timbres internos sampleados de piano (o VP e o SV1 tem do Steinway entre outros e o CP5 tem do C7), ainda fazem modelagem deles, ou seja, fazem mudanças na timbragem via técnicas avançadíssimas como simulador de teclas (peso, mecânica), do martelo, da afinação de cordas, da acústica, etc. São coisas que um sinth "comum" não faz como os RDs, S90, G8, SX, etc (ainda que tenham funções fraquinhas pra "enganar o fregues" nisso), E pra nossa sorte, o SV1 da Korg (surpresa) é o mais barato. É claro que eles tem mais coisas como vintage e muito mais. Meu sonho é ter um desses ainda.

Pra saber sobre sample modeling:
http://www.samplemodeling.com/en/technology.php
http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/242425/

Sobre o belo SV1:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/243776/
http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/230391/#6697744
http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/230391/p1#6719869

MAB Keyboard
Veterano
# out/10
· votar


Buhbor

Cara tu já tocasse com um Fantom G no PA, ou conhece alguém que toca com ele em banda? Se sim, qual a impressão que tens da expressão sonora do FG no PA, digo ao vivo?

Buhbor
Veterano
# out/10 · Editado por: Buhbor
· votar


MAB Keyboard

Nunca toquei com ele em show ou apresentação alguma. Ja ouvi e gostei.
Tenho um amigo que trabalha no studio do Asa de Águia. Ele comentou comigo que compraram um G7 recentemente e que é sonzeira. Ou seja, agradou.
Não faz sentido dizer que um teclado desse naipe some ao vivo. Tem timbres que se saem melhor do que outros. Cabe ao músico trabalhar um pouco nesses timbres.
Mas eu ja vi gente dizer aqui no forum que o Fantom G não atende ao vivo. Absurdo man.

Os 4 tops se encontram exatamente no mesmo nível. Uns se destacam com alguns recursos, outros com outros recursos.
E com um pouco de trabalho em "um" se chega no resultado que "outro" oferece mais pronto, e virse versa.

Por mim não existia mais tópicos comparativos desse tipo. Quem faz esse tipo de tópico ou não sabe o que quer, ou não conhece os equipamentos, ou os dois juntos.

Buhbor
Veterano
# out/10
· votar


Queria convida-los a descansar um pouco das discursões sobre equipamentos e participarem de uma competiçãozinha saudável que ja esta rolando nesse tópico.

Ja é o segundo duelo e senti falta da presença de muitos de vcs tanto com os vídeos quanto com os julgamento dos mesmos.

Participem!
=D

MAB Keyboard
Veterano
# out/10
· votar


Buhbor

Blz.

Então, eu pergunto por que tenho um Fantom G7, mas infelizmente não conheço ninguém que toque com um para eu poder trocar ideias, principalmente que toque em banda. Em Recife acho que não sou o único que tem um Fantom G, mas nunca vi nenhuma banda usar um em show. Infelizmente quem tá ganhando nessa praia é o Motif XS, mas não tiro seus méritos.

Quem eu sei que usa no Brasil o Fantom G com banda são:

- Caixote da Banda do Domingão do Faustão;
- Luciano Pinto tecladista da Cláudia Leite;

* Ambos são endorse da marca

O meu está bem programado para o que preciso, Além das edições de Patch e Perform que já fiz, recentemente sampleei o MIDIed Grand de um XP50, e ficou muito bom, pretendo agora samplear o Rock Organ do Motif e o Piano Acústico do M1 para completar meu naipe.

Agora uma experiência que tive esses dias me deixou meio grilado. Já tive um XP50 e um JV1080, mas já faz um tempo que me desfis deles. Essa semana tive na casa de um amigo para samplear o MIDIed Grand e quando pluguei o XP50 e o Fantom G juntos, me pareceu que o XP abafou o FG. Pode acreditar mas isso é real, a pesar de o Fantom G ter os sons mais elaborados e lapidados, o XP mixa melhor e tem mais densidade sonora.

Vou tirar o XP como referencia para trabalhar melhor a sonoridade do Fantom G, mas não sei exatamente aonde vai dar para chegar.

Espero que melhor.

kokada
Veterano
# out/10 · Editado por: kokada
· votar


El_Cabong
Fantom G acho que não saiu placa ARX de piano acústico pra ele heim...

Esse piano Bosendorf do XS tá em algum pacote do Motifator? Acho que eu tenho todos... mas não lembro esse nome... tá no Virtual Border Collection?

Agora, mesmo com sampler, ainda prefiro os AC do Fantom G... vc chegou a ouvir o 024-NY Grand?

kokada
Veterano
# out/10
· votar


Aqui não pode colocar anúncio de venda né?

El_Cabong
Veterano
# out/10
· votar


kokada
Acho que eu me confundi !!!
O piano acústico que eu achei excelente é um de uma placa SRX de pianos acústicos.
As SRX cabem também no Fantom G, ou só servem para Fantom X ??

kokada
Veterano
# out/10
· votar


El_Cabong
Que eu saiba, a SRX serve só no Fantom X. Não sei pq a Roland tá demorando pra lançar placa de AC pro Fantom G.

Levy_Carvalho
Veterano
# out/10
· votar


kokada
Membro Novato

tenho pra mim, que não veremos essa placa agora!
o que veremos é um novo workstation!
acho que a resposta pra tua pergunta, deve ser alguma limitação!
mais creio que logo veremos um novo fantom, ou então um workstation com um nome diferente, ai sim depois veremos + placas!

kokada
Veterano
# out/10 · Editado por: kokada
· votar


Levy_Carvalho
Que mancada da Roland, lançar o Fantom G e ter só umas 3 placas de expansão... sinceramente... apesar que os ACs presets dele já são bons. Considerando que o Fantom X tem um monte de placas SRX...

ricsom
Veterano
# out/10
· votar


ESSES CARA TÃO FALANDO DO MESMO FANTOM VOCES VÃO FALAR DE G OU X PORQUE NENHUM DOS DOIS CRU CHEGA NOS PES DO MOTIF CRU E ISSO É JUNTO, FALO DE TIMBRES FÓRA PROGRAMAÇÃO, AGORA QUANTO AO SEQUENCIADOR DO FANTOM A TELA QUE E BEM INTUITIVA ,MAIS DE TIMBRES E SAMPLE AO VIVO PRA MOTIF NÃO TEM ,E QUE TECLADISTA QUE E ESSE QUE DEIXA UM JUNO STAGE DAR SHOW EM MOTIF , SERA QUE O DONO MOTIF TOCAVA MESM,O RSRSRS ,CARA OS FANTOM G NÃO TA PEGANDO COM MOTIF ,DIGO ISSO PORQUE JA TIVE FANTOM X8 COM PLACA SRX 02 CONCERT PIANO E SRX 11 COMPLETE PIANO E OS SONS SÃO TÃO BOM QUE DEPOIS QUE TROQUEI O FANTOM X8 PELO S90ES COM PLACA PLG 150 PIANO FORTE E O FANTOM G PELO MOTIF XS7 SÓ ME LEMBRO DE FANTOM G ,QUANDO ENTRO AQUI RSRSRS .
O FANTOM G AINDA NÃO TEM PLACA DE PIANOS ACUSTICO JUNO STAGE VOCE NÃO E VENDEDOR DE JUNO STAGE NÃO É RSRSRSRS
ESSE CARA QUE TAVA FANDO DO JUNO STAGE ELE NÃO E VENDEDOR NÃO É....RSRSRSRSRS

Buhbor
Veterano
# out/10 · Editado por: Buhbor
· votar


ricsom

Não entendo quase nada do q vc digita. Mas tudo bem, vamos a resposta.

O dono do Motif toca muito bem. Ele não só é um ótimo músico como tambem é sensato. É apaixonado pelo Motif mas sabe quando um outro teclado tem uma qualidade que supera o teclado dele.

Não. Eu não sou vendedor do Juno Stage, sou um proprietário. Mas é logico que se alguem pagar um preço justo por ele eu vendo pra pegar um melhor. ;)

Domingo agora aconteceu algo que me fez lembrar esse tópico, não postei pra não aumentar a discursão. Mas vou aproveitar agora pra dizer.
Perguntei a um guitarrista, amigo meu, o que ele tinha achado do Juno Stage no P.A. ja que eu so ouvia o retorno.
Ele elogiou bastante e chegou a dizer que não sabia que a Roland tinha pianos como aqueles que eu usei. Ai aproveitei e pedi pra ele fazer uma comparação com o Motif XS, que estava sendo tocado no mesmo dia, com relação aos pianos.
Palavras dele:
~Os pianos do Stage soam bem mais organicos que os do motif.
Ai eu insisti e perguntei qual Piano AC. ele achou de fato mais bonito. Palavras dele:
~Juno Stage com certeza.

Detalhe:
O motif estava com sampler do S90.

Vc não vai ganhar mta coisa aqui defendendo o seu teclado, apesar de todos saberem que ele é ótimo.
---------------------------------------------------------------------- ---------------

Eu ja tenho opinião formada a respeito de uma comparação entre Roland Juno Stage x Roland XP80.
Na verdade é um MIX de opiniões minhas e de outros músicos que tive oportunidade de conversar no dia em que usei os dois na igreja. Assim que puder eu posto aqui.
Não sei se a opinião vai agradar a todo mundo, mas fazer o que neh?!

<<Meu último poste nesse tópico>>

Abraço

El_Cabong
Veterano
# out/10 · Editado por: El_Cabong
· votar


Não tem jeito!!!!! Isto é tudo uma questão de gosto pessoal !!!!!

Só que a pergunta que não quer calar é a seguinte.
As pessoas estão realmente comparando os pianos acústicos destes teclados em relação ao som de um piano de cauda de verdade, ou só comparando o que soa mais agradável aos seus ouvidos (o que é mais bonitinho) ??

Sabe-se que muita gente está acostumada a ouvir as músicas dos anos 90 em que se gravavam muitos álbuns com os Roland XP50, Korg X3, etc...
Muita gente já acostumou os seus ouvidos com esta sonoridade de piano acústico de teclado antigo, e acham que aquilo é som de piano de cauda, porque o famoso fulano de tal no seu álbum dos anos 90 tinha exatamente esse som de piano, e aí se esqueçem de como é verdadeiramente o som de um piano de cauda de verdade.

silvG8
Veterano
# out/10 · Editado por: silvG8
· votar


El_Cabong
Eu tenho um piano de verdade e te garanto... o Fantom-G é mais semelhante. O do Motif XS parece mais com os pianos escutados em gravações de músicas pop e evangélicas, mas estão mais longe do que seria real.
Mas na verdade nenhum dos dois é fidedigno... eu fiz uma gravação com o piano do Fantom-G a algum tempo e mostro que os pianos da Roland podem tb ser mais suaves, sombrios e menos brilhantes do que a galera costuma ouvir nas demos, é uma pura questão de edição.
O bom mesmo é fazer como eu fiz e como vc tb fez,... SAMPLEAR!! Ai sim você fica com um piano muito bom, sem contar que é muito mais real.
Se quiser ouvir a gravação: http://www.4shared.com/audio/8SKkaj4l/Outubro_-_Tchaikovsky.html

Valeu!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Duvida: Fantom G* ou Motif XS* ?