Modelagem Física ou Amostragem?

    Autor Mensagem
    dgsoul
    Veterano
    # set/10


    Bom, vi que não existe nenhum tópico sobre este assunto e resolvi criar um pra ver a opinião da galera.


    A enquete é o seguinte: Que instrumento você acha melhor, aqueles que trabalham com Tecnologia de modelagem física ou com amostragem (sampleamento do som)?

    Bom este tópico eu tirei com base !?[url=null]null[/url]neste video do Piano Digital GEM PRP700 apresentado por Joézer Valvassori onde ele diz (lá pros 2:40) que:

    "Modelagem Física é um metodo de Síntese Sonora baseado em um modelo matemático que descreve a construção física do instrumento que está sendo simulado.

    Ao contrário da Tecnologia de Amostragem (presente na maioria dos Pianos Digitais) em que um som existente [de algum instrumento] é simplesmente gravado em um momento particular do tempo para permanecer da mesma forma sempre."



    Joezér explica ainda que a Tecnologia de Modelagem Física "reage e responde continuamente á interações do usuário mantendo todas as pequenas nuances e imperfeições(i like this!!!) que produzem a mais confiável certeza de que o instrumento que está sendo tocado é o real."


    Mas e ae? O que vcs acham? Concordam ou discordam? Dê opiniões, cite exemplos!!!


    Obs: qualquer músico é bem vindo pra opinar (mas tenho preferencia por tecladistas, hehehe)...(não levar pro outro lado, hein!).

    macaco veio
    Veterano
    # set/10
    · votar


    "reage e responde continuamente á interações do usuário mantendo todas as pequenas nuances e imperfeições(i like this!!!) que produzem a mais confiável certeza de que o instrumento que está sendo tocado é o real."
    ta bom, como diz um ditado ingles: pee on my pants and tell me it is raining.

    pomtwo
    Veterano
    # set/10
    · votar


    olha cara pelo que eu tenho em base de conhecimento (de ouvir falar e ler ) a modelagem fisica era muito usada antigamente , inclusive muitos teclados vintages e os mais conhecidos tipo (oberhein, moog )entre outros , usavam a modelagem fisica .. e por isso ate hj sao muito elogiados e prestigiados ...

    talvez a modelagem fisica seja a mais fiel , por que , em formas de amostragem , usam-se microfones para a captaçao do som , e microfone por mais poderoso e fiel que seja , sempre acaba dando uma distorçaozinha no som .. e ai acaba nao sendo tao real

    eh o mesmo de vc pegar uma pessoa famosa tipo silvio santos .. ai vc pega um imitador que imita a voz dele e vc gravar a voz dele num gravador e colocar pra alguem dublar .. o imitador sempre vai ser mais real por que .. a nuance que ele reproduz eh igual a do original por isso a voz se parece tanto .. agora o gravador esconde um pouco as nuances e nao da a mesma fidelidade .. sei que o comentario nao tem nada a ver com teclado , mas da pra se ter uma ideia do que acontece .. pois eh praticamente a mesma coisa ..

    expedifer
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Tua pergunta pra resumir seria: o que é melhor, samples ou timbres/patchs?

    Depende: hoje tá muito na moda tocar samples, desde VSTs ate teclados já incorporados com samples como alguns tops Roland (V-Piano) e Korg (SV1). São o máximo e dão um belo realismo:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/230391/#6697744

    Mas alguns "avacalham" com samples por VST:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/227197/
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/227263/

    Vai da capacidade e criatividade (e bom senso é claro). Os instrumentos não tem "culpa" disso ou daquilo.

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/10
    · votar


    olha cara pelo que eu tenho em base de conhecimento (de ouvir falar e ler ) a modelagem fisica era muito usada antigamente

    é coisa mais recente, começou com VL-1 da yamaha, jp-8000 roland, ms-2000, prophecy korg
    um dos motivos destes de ter pouca polifonia é o fato do processamento de todo esses calculos

    inclusive muitos teclados vintages e os mais conhecidos tipo (oberhein, moog )entre outros , usavam a modelagem fisica .
    não é modelagem, o teclado é analogico mesmo

    -----------------------------------------
    hoje é complicado dizer o que seria melhor porque ambos estão bem avançados
    tem teclado com piano sampleado: nota por nota, varios niveis com pedal, sem pedal, note off....

    ------------------------------

    o que mata é que qualquer tecladinho de 1.000 conto tem sons samplerados, então pra ter uma comparação justa teria que pegar por exemplo
    um Radias e um M3 e comparar quem tem o melhor moog

    dgsoul
    Veterano
    # set/10 · Editado por: dgsoul
    · votar


    expedifer


    Tua pergunta pra resumir seria: o que é melhor, samples ou timbres/patchs?

    Depende: hoje tá muito na moda tocar samples,
    ...


    Gostaria que vc respondesse a essas perguntas só pra elucidar melhor a sua opnião.

    *Eu não entendi bem sua colocação aqui. Poderia explanar um pouco mais sobre a sua idéia em relação a Samples e Timbres/Patch?

    *Na sua opnião, vc acha importante aderir a uma idéia só porque está na moda?

    *Você então defende a idéia de Amostragem?


    Obs:Por favor não se ofenda com essas perguntas, o objetivo não é rebater ou contestar qualquer post aqui, é apenas saber qual a posição de cada um, respeitando todos os argumentos e opiniões.

    Abçs

    Obs1: Li os topicos que estavam "linkados" no seu post. Gostei de ver vc defendendo o genero de Forró (embora eu particularmente não concorde com algumas bandas atuais que se intitulam como bandas de forró, mas fazer o que, se os estados de origem aprovaram como sendo certos típos de forró, quem sou eu pra discordar, né!?)

    Obs2: No link onde o Aureo Gali postou algumas informações. O cara toca bagarai né!? (e ainda diz que não é pianista...vai entender!!!)


    EDIT: Só pra descontrair...isso sim é modelagem física, WTF!!!



    zolhof
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Estou numa pressa danada (atrasado prum casamento rs) mas vou contribuir com isso:

    http://www.samplemodeling.com/

    Pq não os 2, sample E modelagem? :)




    expedifer
    Veterano
    # set/10
    · votar


    *Eu não entendi bem sua colocação aqui. Poderia explanar um pouco mais sobre a sua idéia em relação a Samples e Timbres/Patch?

    Há vários tópicos a respeito e explicam sobre tudo isso e ate sobre diferenças.

    *Na sua opnião, vc acha importante aderir a uma idéia só porque está na moda?

    Nunca fui de moda. Mas devemos lembrar que uma novidade (na tecnologia), tal qual VST, quando popularizado em notebooks, só ajudou a indústria dos teclados que acabaram cedendo e pondo samples internamente, além dos patchs, pra não perderem pros softwares e computadores. "Pra que usar um Pc se há tudo isso (e melhor) num teclado de hoje" foi o que pensaram. Além de sampler interno. Os usuários agradecem isso.

    *Você então defende a idéia de Amostragem?
    De samples? Sim mas dos internos de um teclado, tal qual os do Steinway num V-Piano ou num SV1. Quem nao os queria tocar? Mas nem sempre samples fazem tudo ou os se acha pra todos tipos de timbres. Há ainda o problema de edição: patchs são infinitamente mais fáceis de alterar ou pôr efeitos neles, contra o "sofrimento" e desgaste de mexer num editor sampler: haja saco. Nunca fica bom. Eu fujo disso.

    Os dois vieram pra ficar e vão andar juntos pra sempre nos teclados. Já em Pc, só samples mesmo pois são gravações originais de um timbre de um instrumento e qualquer Pc com excelente placa de som os toca, diferente de patch que só prestam num teclado com a preferência de uma marca escolhida (seu gerador interno de som - Chip). Toque um midi num Pc e verá a tristeza que é.

    expedifer
    Veterano
    # set/10 · Editado por: expedifer
    · votar


    zolhof

    Que belo sax sampleado. O 1º deve estar em fase de gravação e o 2º de "tocação". A modelagem, a princípio, se trata de edição de um sampleamento. Eu ainda prefiro samples "crus" pois repassam a realidade a um teclado.

    Essa modelagem já existe em alguns teclados (SP) como no V-Piano que tem "especialidade" em editar o martelo (simulação) entre outros, de um piano sobre seus samples internos. Na verdade ele é um "modelador técnico-mecânico" de samples (e não só digital/efeitos, diferente de sintetização que trata da criação de patch). Pelo menos é o que a Roland quer vender. Mas é um belíssimo teclado. Incomparável e único (deverá ganhar vários prémios por isso).

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/202651/

    Edição do martelo:
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=IM09vKzlO4w#!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Modelagem Física ou Amostragem?