Duvida: Fantom G* ou Motif XS* ?

Autor Mensagem
El_Cabong
Veterano
# out/10 · Editado por: El_Cabong
· votar


silvG8
Eu também tive que fazer umas edições no piano do Motif XS7 para ficar um pouco menos distante de um piano de cauda real, mas eu só uso ele quando estou com muita pressa pra tocar, pois para carregar o sample do Bösendorfer, o meu Motif XS7 fica uns 5 minutos morto (só carregando). He He!!

É verdade que deixando o timbre um pouco menos brilhante fica mais parecido com um piano de cauda, mas não é apenas isso, é uma questão de timbre mesmo, som de martelo, caixa de ressonância, ...
Por exemplo, eu gosto muito de um artista (country / pop) dos anos 80, que gravava suas músicas com um piano de cauda, só que ele fazia uma microfonação bem aguda deste piano, e mesmo assim ficava excelente!!
Não é teclado, stage piano, sampler,... ele usa um piano de cauda mesmo!!!
O cara é o Bruce Hornsby. Escute alguma música dele.
É um piano de cauda bem brilhante.

Obs.: Aqui no meu serviço não posso acessar o 4shared, em casa eu escuto! abçs.

kokada
Veterano
# out/10 · Editado por: kokada
· votar


Nossa, eu me esforcei mas não entendi nada que o ricsom disse... pontuação no lugar certo faz toda a diferença na lingua portuguesa!

El_Cabong
Bruce Hornsby eu conheço - a mais famosa é The Way it is, eu tava procurando um piano igual ele usa nessa música, o mais próximo que achei foi o 024 do Fantom G. Motif XS7 fica devendo um piano parecido. Nem o sample Bright do S700 fica melhor que do Fantom G. Já Fantom X não sei, com as placas SRX 02 ou 11. Pelas demos que escutei na net parecem muito boas. Mas ao vivo deve ser outra coisa. Ex: os samples de piano da Ksounds Vol I e II parecem tão bons pelas demos no site deles, mas quando carreguei o sample no XS, ficaram tão xoxos que dá desgosto! Nem acreditei que eles tem coragem de vender aquilo! Sem peso, sem sal, acho que até um PSR soa melhor.

El_Cabong
Veterano
# out/10
· votar


kokada
Acho que até se pode conseguir em algum Motif ou Fantom algo que lembre o piano do Bruce Hornsby, mas pra chegar perto mesmo daquele som, acho que só com sample mesmo !!!

Se não me engano, o Bruce Hornsby usa um Steinway & Sons D.

Sobre os samples da Ksounds...
Eu não gostei nenhum pouco deles, bem falsos. Acho que é porque eles são muito leves.
Não tem como ser bom, um sample de piano com menos de 100MB.

kokada
Veterano
# out/10 · Editado por: kokada
· votar


El_Cabong
O Fantom G tem um piano que lembra sim, bem brilhante e com peso: 024 NY Grand.

http://www.4shared.com/audio/q_RHgyv9/Demo_-_Timbre_Fantom_G_-_024_N.h tml

Postei um demo acima do timbre, é bem diferente do Motif XS, o som é bem limpo mesmo nas notas tocadas mais fortes, como vc pode ouvir na demo. No Motif XS, quando dou uma carcada na tecla, ele fica com o som "metalizado", meio falso, mesmo com o sample do piano S700 bright, que é melhor que o preset e o mais próximo do Bruce Hornsby. Já no Fantom G isso não acontece.

ricsom
Veterano
# nov/10
· votar


O kocada você deve ter o MOTIF XS e FANTOM G você tem.
Eu tenho ambos amigo e a única diferença do piano acústico
do motif xs para o fantom g, é que o motif xs tem um reverbe excessivo
que precisa ser tirado com o editor do motif isso é se você souber
para que serve o editor
Que caixa você usa, tem que ser uma caixa boa para ter resposta certa
porque se você usa uma maquina dessas em um monitor ou caixa ruim
não adianta nada amigo a caixa tem ser compatível com o teclado amigo
voce ja viu um carro bom andar com motor ruim
acho que você não sabia disso a esqueci não vei escrito no manual rsrsrsrs
amigo edite o som do motif e tire todos o reverbes excessivo,
que a yamaha colocou no motif xs, e você vera que teclado você tem
na mão o fantom g e um ótima ferramenta para gravação e au vivo, ambos são ótimos vai de gosto da pessoa eu gosto dos dos dois particularmente rsrsrs
agora amigo se você gosta de teclado você deveria pegar mais o teclado e editar os timbres amigo em
vês, de acha erros de pontuação em um fórum
rsrsrs

El_Cabong
Veterano
# nov/10
· votar


ricsom
...é que o motif xs tem um reverbe excessivo que precisa ser tirado com o editor do motif ...

Exatamente!!
Eu também retirei quase que totalmente o reverber do piano acústico do Motif XS7 para ficar bom !!!
Ele vem com um reverber bem exagerado (como se o piano estivesse dentro de uma sala grande e vazia)

camiloaquino
Veterano
# mar/11
· votar


Realmente é uma questão de gosto mesmo.....os dois teclados são de arrebentar.....tenho um S90ES e peguei recentemente um XS7 e um FG8....a Yamaha é muito boa, mas o peso dos sons da Roland estão me impressionando. Ainda não sei comparar recursos pois os teclados estão comigo a pouco tempo e ainda sou iniciante em Workstations, mas em qualidade, to agradando muito do FG. Mas os teclados estão ligados em 2 CM-30 da Roland e isso conta na qualiade do som. Mas são duas máquinas sensacionais. Os pianos da Roland são tão bons quanto do S90ES.

Tiago Teclas
Veterano
# mar/11
· votar


Agora vai ser Motif XF x Fantom G
rsrsrsrs

Motif XF veio com um Piano do S90 o Natural Grand 6... Um Belo Piano...
(Falaram que é o mesmo Piano S700)

MAB Keyboard
Veterano
# mar/11
· votar


Tiago Teclas

"Agora vai ser Motif XF x Fantom G"

Cara não vale nem a pena continuar com essa comparação, até por que esse assunto termina ficando chato, mas se com o Motif XS o Fantom G ficou pra trás, imagina agora com o Motif XF.

Sem comentários.

silvG8
Veterano
# mar/11 · Editado por: silvG8
· votar


MAB Keyboard
Cara, vc realmente não deve ter conseguido usar o seu G direito. Eu usei ambos e não tem muito o que falar,..... em sons, principalmente esses que vi vc usando em alguns videos, não tem pro XS nem XF.

O Motif tem muitas coisas legais, mas o G é infinitamente melhor como sintetizador (de entrar no pro edit e usar tudo lá, os envelopes, lfos, filtros, etc.). Digo isso porque testei os dois nesse aspecto. Entendo que o G não tenha bons presets em todas as áreas, mas tem muita coisa boa. O maior problema para algumas pessoas com o G é que ele não é um arpejador como o do Motif ou como o Karma da Korg. Eu não sinto falta. Ele tanto é um bom sintetizador que é melhor do que meu VA nesse aspecto (mesmo que sendo um Gaia, os VAs geralmente são muito bons), e consigo resultados monstruosos usando essa capacidade do Fantom.

Não entendo uma pessoa gastar 8500-10500 em um teclado profissional e que use tudo que tem ali pronto... falta originalidade nos sons. Vejo muito desses "hip-hop" usando sons da Roland quase sem edicão nenhuma, e fica meio que tudo igual. A última que vi é a Beautiful Monster (acho que é isso, nem sei de quem é, mas o cara repete 100 vezes durante a música) que a linha do baixo é completamente feita com o arpejador mudando o cutoff de tempos em tempos.
Acho que vc deveria deixar essa raiva toda de lado... ultimamente só vejo tópicos com você descascando o Fantom, mas sem falar nada muito concreto.

Até!

camiloaquino
Veterano
# mar/11
· votar


silvG8
Falou tudo......ponto pra vc.....to cada vez mais de cara com o Fantom.....e olha q to começando a destrinchar o bichinho e ainda tenho muita coisa pra descobrir. Mas posso adiantar q como o SilvG8 falou, em questões de arpejos, o Motif ganha mas em questão de peso, sei não.....o Fantom tem uma presença fora do comum. Já vi muita gente falando q o Fantom não fala no PA......mas será que ligaram ele em stereo? Vou te falar, o som dele é de arrepiar. Ee olha que tenho os dois teclados e ligados no mesmo PA. E não são os cabos.....os dois estão ligados com cabos da mesma marca.

MAB Keyboard
Veterano
# mar/11
· votar


silvG8

Fica tranquilo brother. Desculpa se te ofendi.

Entendo que quando agente tem afeição por uma determinada coisa é mais que normal se incomodar com opiniões divergentes da nossa.

Como já havia falado para o Tiago Teclas, não vale a pena continuar com esse assunto de comparações, até por que eu, você e todos aqui do FCC já estamos cansados disso.

Essas comparações do tipo AxB pouco tem contribuído para o crescimento dos membros do Fórum, mas de contra partida, tem causado muito mal estar.

Mais uma vez me desculpe se me apresentei inconvenientemente.

Um grande abraço.

Buhbor
Veterano
# mar/11 · Editado por: Buhbor
· votar


silvG8

Ponto meu tb.

Eu fico pensando que ja tiro um som muito bom de um Juno Stage, imagina um Fantom G nas minhas mãos com todas aquelas waves do Fantom X e das placas SRX, todos aqueles inserts de efeito. Tisc tisc tisc.

DuduXP
Veterano
# mar/11
· votar


MAB Keyboard
Ponto pra voce tb, perfeita resposta.

MAB Keyboard
Veterano
# mar/11
· votar


DuduXP

Valeu.

Bedin
Veterano
# mar/11
· votar


Galera,

Há uma mês troquei meu Fantom X por um Fantom G6. Meu setup hoje é bem completo (Graças à Deus), com Motif XS7 e Fantom G6.

Rapaz, várias pessoas falam que estes teclados quase não falam no PA, e eu discordo completamente. Meu Fantom X sempre mandou bem nas apresentações da banda... as vezes é necessário explorar um pouco mais o recursos dos workstations, para então conseguir timbres interessantes e com peso.

Apesar de estar com um excelente setup, confesso que tenho uma curiosidade muito grande de trabalhar com a KORG. Nunca trabalhei com esta marca, e antes de pegar o Fantom G confesso que pensei em pegar um KORG M3. O problema é testar um teclado desse aqui em Joinville, pois aqui a tecnologia musical demora pra chegar.

Abraços irmãos tecladistas!

camiloaquino
Veterano
# mar/11
· votar


Bedin
parceiro....a vida inteira tive Yamaha e sempre quis ter Roland ou Korg, mas por questões financeiras e de oportunidade acabava sempre com um Yamaha....engraçado isso, né. E sempre tive vontade mesmo de ter um Korg. Hj tenho um Yamaha e um Roland, mas ainda tenho muita curiosidade de fuçar um Korg.....O fantom fala muito no PA, pau a pau ou melhor q o Yamaha viu.....vamos esperar o Kronos, esse eu quero ver.

Tiago Teclas
Veterano
# mar/11
· votar


Kra Gosto é Gosto...

Kda um tem sua preferencia !

O Bakana seria um XS ou XF e um Fantom G juntos no Setup... Ai Sim!

viktor 999
Veterano
# jun/11
· votar


pessoal achei uns videos no youtube comparando o Motifxs e fatom G e um também com o triton extreme..
esse tem o MOTIF XS, FANTOM G [funções]
http://www.youtube.com/watch?v=F4BbRbMCkWs
esse video sober sintese dos motif xs e do fantomG6 até me ensinou um pouco sobre síntese fale a pena
http://www.youtube.com/watch?v=gNqZhJbhhn4
Agora esse compara os timbres do 2 no começo o volume do fantom está mais baixo depois o próprio cara aumenta...
http://www.youtube.com/watch?v=HgV-5WzPSgI


nesse video comparando os timbres só tem um problema o cara não usa os mesmos timbres por exemplo o segundo timbres no motif ele usa um EP bem agressivo já no FANTOM ele usa aqueles bem suaves , isso ocorre varias vezes em outros timbres mais o video e bom...

viktor 999
Veterano
# jun/11
· votar


esse comprara o Fantom G , Motif XS rACK e o korg triton extreme
http://www.youtube.com/watch?v=OoFm1wNPBUg
OBS ele e em ingles mas tem uma legenda que vc ativa de baixo do video

MAB Keyboard
Veterano
# jun/11
· votar


Concordo com o autor dos vídeos que em questão de timbres, realmente o Motif se sai melhor nos acústicos e o Fantom nos sintetizados.

Só faltou ele comparar as vozes humanas, mas como nos sintetizados ele se sai melhor, Chorus e Pad o Fantom é superior. Fato!

Agora o autor dos vídeos falou que o fato do Fantom miar no PA é porque os usuários não sabem regular o "Mastering". No entanto ele não informou que a regulagem do Mastering afeta o teclado como um todo e não timbre por timbre, ou seja, é uma única regulagem e afeta todos os timbre por igual.

Como vimos e o próprio autor dos vídeos faz questão de afirmar que o Fantom se sai melhor nos sintetizados, isso ficou muito evidente quando ele comparou os timbres de synth em que o som do Fantom ficava muito mais alto que os do Motif e também mais alto que os seus outros sons.

Conclusão, apenas uma alteração na regulagem do Mastering não será o suficiente para dar aos timbres do Fantom um "Punch" maior, e muito menos acabar com essa discrepância entre os timbres sintetizados e os acústicos.

Até porque como a regulagem afeta todos os timbres ao mesmo tempo, se tal regulagem consertasse a deficiência de Punch nos timbres acústico, alteraria a qualidade dos sintetizados que já estão bons e não precisaria de uma nova regulagem.

Quem conhece pessoalmente o Fantom e o Motif sabe do que estou falando.

viktor 999
Veterano
# jun/11
· votar


MAB Keyboard
os timbres acústicos e motif manda muito bem , os violinos achei igual....ochestras já vi muita gente aqui dizer que o fantom e o melhor que a..
mas mos videos de funções fica claro a superioridade do fantom.....

kokada
Veterano
# jun/11
· votar


Eu gosto dos pianos elétricos do Motif, acho que não tem igual! Já nos acústicos, o Fantom é superior.

MAB Keyboard
Veterano
# jun/11 · Editado por: MAB Keyboard
· votar


viktor 999

"mas mos videos de funções fica claro a superioridade do fantom....."

Nesse lance de funções, baseado nos vídeos, não dá para atestar essa conclusão por dois motivos.

1. O autor usava um Fantom G x Motif Rack XS. Se fosse um Motif XS teclado mesmo ai sim seria possível explorar suas funções e controles.
2. O autor já deixa claro sua preferência ao passo que usa um Fantom G + Motif Rack XS. Se fosse o contrário, um Motif XS + Famtom Rack seria tendencioso para o Motif com certeza.

Em se falando de arquitetura/funcionalidades, ambos possuem seus pontos fortes e fracos. Como todo equipamento.

Eu particularmente prefiro o Fantom G como controlador do que o Motif, pois ele trabalha com até 8 timbres numa perform contra apenas 4 do Motif, bem como o display aliada a praticidade do Fantom na visualização das tecas facilita e muito esse processo.

Talvez seja essa mesma preferência do autor dos vídeos que o fez montar esse set com o FG + Mr XS.

Agora acho um investimento muito alto para se ter um controlador com uma boa seção de synth apenas, mas como o próprio autor dos vídeos escreveu em suas considerações finais,"O Fantom eu indicaria para quem gosta de editar, sequenciar, usar em estúdio". E isso agente já cansou de escutar.

Agora como Workstation, prefiro infinitamente o Motif XS. Aliás, não só eu mais uma dezena de centenas de milhares de pessoas pelo mundo.

viktor 999
Veterano
# jun/11
· votar


MAB Keyboard
concordo com vc o motif e o workstation mais popular , mas na parte de workstation o fantom tem o sequencer de 1 milhão de notas contra 130 mil do motif , o sampler do fantom e muito superior , o carregamento e mais rápido , fora as 128 pista midi , os pad's o display, a parte de edição do fantom tem mais opções , como workstation em termos de recursos não tem como o motif ganhar do fantom , a unica coisa que o motif se destaca do fantom e o arpegiador , agora em questão de timbres e aquilo que vc disse ,.
eu mesmo gosto muito do motif qualquer serie . mas em termos de recursos e acabamento o fantom e melhor já ouvi dizer aqui no foruns que a tinta do motif perto dos botões estava descascando.
mas cada um tem sua pegada depende do cara que vai tocar acho o motif mais pratico por tem timbres acústicos melhores como piano que o que mais conta pra maioria do pessoal.
não estou defedendo o fantom nem falando mal do motif não tenho nenhum dos 2 , mas já tive experiência com ambos.

silvG8
Veterano
# jun/11
· votar


viktor 999
MAB Keyboard
Essa discussão não vai mudar muito de rumo do que ela já foi a 3 páginas atrás. A verdade é que é unicamente uma questão de gosto e pra quê o equipamento será utilizado.

Eu tinha um Fantom-G e posso dizer a vocês com toda certeza do mundo que não tem no mercado nada com um sequencer melhor. O modo Live e Studio do Fantom-G são comparativamente bem superiores aos Perform e Song do Motif XS (mantém efeitos originais/+ 2 MFX, etc. por ex.)... agora, tudo isso cai quando uma pessoa curte por exemplos arpejos para acompanhamento, aí o Motif é anos luz superior... o que tem no Fantom-G é basicamente nada, para não dizer que é um lixo.

Agora um último detalhe............... porque vendi o meu Fantom-G8?? Fiz isso porque me cansei de ter um equipamento tão caro que utilizava para gravar com computador, que é MUITO SUPERIOR QUE QUALQUER WORKSTATION POR AÍ. A grande verdade é que muitas vezes não se precisa de um teclado top pra conseguir um bom som, tanto que, para mim, um Juno-Stage consegue se aproximar bem do Fantom-G no que diz a timbres únicos (sem patches sobrepostos), assim como o MO chega bem próximo ao ES, o MOX ao XS, M50 ao M3, e por aí vai. Muitas vezes ficamos meio alucinados achando que o top vai ter algum milagre nele quando na verdade é apenas uma melhora em funções de seus equipamentos mais baratos.

A minha sugestão: se você quer um bom equipamento, a um preço quase aceitável, que poderá ser utilizado ao vivo e para gravações em conjunto com o computador com resultados até superiores do que os criados com um TOP, compre um MID-LEVEL! Escolha o de preferência, evite os mais antigos (pois podem estar sendo descontinuados) e seja feliz!

Existem alternativas, mas de uma forma geral, evite os TOPs... muitas vezes são utilizados para tocar um piano+strings que poderiam vir de qualquer equipamento... hoje em dia, os mid-level são equilibrados e geralmente só pecam pela falta de sampler/sequencer (alguns até possuem ambos, como o Juno-G, já descontinuado).

Valeu!

DuduXP
Veterano
# jun/11
· votar


silvG8
POnto pra voce, e compartilho da sua opinião.

viktor 999
Veterano
# jun/11
· votar


silvG8
cara isso não e uma discussão só estamos trocando idéias sobre esses 2 maravilhosos workstation's.....os 2 são bala
concordo e tudo questão de o que o tecladista precisa...

MAB Keyboard
Veterano
# jun/11 · Editado por: MAB Keyboard
· votar


silvG8

É por ai mesmo brother, você está coberto de razão.

andematos79
Veterano
# jan/13
· votar


Caras na boa to assustado com uma coisa ...
Ontem comprei um G6 (ZERADÃO NA CAIXA) aqui no Rio , e estou saindo de arranjador para Sintetizador , nunca toquei num Sinth na minha vida , nem palco ou igreja ou estúdio , sou "cru" . Acho q deu pra entender , então , dito isso, estou apavorado por tudo mundo dizer que é dificil mexer no G6 , cara quer dizer então q estou ferrado ? Ou por eu nunca ter tocado no Motif não fará muita diferença ? Peguei o teclado por necessidade de entrar numa nova fase , e como eu procurei em tudo um Motif XS6 ou 7 , e só encontrei "baleados " , só intrumentos cheios de marcas de uso , arranhados e enferrujados, e de repente me aparece um carinha vendendo um G6 na caixa , brilhando !!! Mas novo que o da loja !!! hehehe (zoeira)
Acham que fiz um mal negócio ?????

Lembrando aos irmão que não sei nada de nada de Sinths , mas vou tocar numa bandinha aqui no serviço e talvez na igreja de um amigo ...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Duvida: Fantom G* ou Motif XS* ?