Porque nós preferimos Workstation e não Notebook?

Autor Mensagem
mauropsouza
Veterano
# fev/08


Porque nós preferimos Workstation e não Notebook?

Estamos cansados de saber que um notebook ou pc + controlador teria uma infinidade de recursos a mais do que qualquer workstation, em termos de timbres, sequenciamento, "dubs" e tudo o mais. Então porque preferimos as Workstations e defendemos a nossa como se sempre fosse a melhor de todas - o pessoal só falta se estapear aqui,rsrsrs- porque?

Eu sei que um teclado leve como TR ou Juno-G, é mais prático, teria muitos recursos, possibilidade de samplear, sequenciar e tal, não seria tão caro como um Oasis ou um K2600 expandido, ou TRiton Studio, por ai....Um Notebook com uma plaquinha ou asio for alls, voce além disso teria a possibilidade de gravar seus cds, ou dvds - que tal? Poderia ter uma orquestra sinfônica inteira em sua biblioteca de timbres, pianos com mais de 100 Mb com vários layers, 7 por exemplo, coisa que não cabe nem em um Fantom X, ou Triton Extreme ou Motif ES, a não ser se criarmos vários timbres um para cada layer e combinarmos depois, mas ai é outra estória....

mauropsouza
Veterano
# fev/08
· votar


Vamos filosofar um pouco?

Eu sei que o notebook voce fica dependente do windows, não dar bug, ou não ter vírus e coisas assim, ou ter que ter um super-case para viajar com o notebbok, mas......acho que a resposta seria aquela, como os outros garotos tem aquele brinquedinho especial, que solta raio laser e tal ( como o sistema d-beam,rsrs controle por fitas,kkkk) coisas assim, ou aquele estilo nave espacial tipo Triniti, ou o Motif, que invertendo as letras dá F-I-T-O-M será um plágio de Fantom, que já era um plágio do sistema de alimentação Phantom.....oh, my God, ser ou não ser....

mauropsouza
Veterano
# fev/08
· votar


Agora prá enriquecer um pouco tópico, porque não nos revoltamos e ao inves de ficar debatendo quem é o melhor? Triton, Fitom ou Fantom, e damos uma banana pra esses exploradores que sempre deixam faltar alguma coisa nos synths, porque se não fosse assim, ninguém nunca trocaria de teclados - deixam de fabricar pessas de reposição, eu tenho vários exemplos de teclados relativamente novos que não se fabrica mais as peças (Roland Rs-9, Rs-5, Korg 01w, K2500, Triton le - pasmen!!!! A placa mãe não se fabrica mais!!!!)?
Então porque todo mundo aqui não compra um notebook e vamos compartilahndo os programas, sound fontes, samplers etc?
Seria mais instrutivo do que ficar - O meu é melhor, o meu é melhor!!! Tai o meu protesto - E A LUTA CONTINUA COMPANHEIROS!!!!,rsrsrs............Postem, por favor!!!!

mauropsouza
Veterano
# fev/08
· votar


Outro exemplo: Uma placa de expnasão vem com geralmente algumas amostras e vários programas, algumas vem com só com 32 programas e custam um absurdo, as vezes o preço de um notebook mesmo, as vezes só um sampler que voce baixa na net tem mais Mb que uma placas dessas.....que tal???

expedifer
Veterano
# fev/08
· votar


Porque nós preferimos Workstation e não Notebook?

Ache um notebook de 76 TECLAS, pesadas e sensitivas, da marca Kurzweil, Roland ou Korg e com seus timbres, sons, pitch manual, que receba pedais, etc!!!

(essa foi demais.......)

mano_a_mano
Veterano
# fev/08
· votar


Eu não tenho nada contra o uso de VSTi - desde que não seja ao vivo. Parece besteira, mas não tenho total confiança nessa tecnologia em turnês. Digamos que o cara está lá solando e dali a pouco o Windows/Mac/seja lá o que for resolve travar? Pois é, não se tem a chance de fazer duas vezes. Sem contar que notebooks ainda precisam de drivers, programas e tantas outras coisas que consomem memória. Sendo para tocar ao vivo, prefiro, sempre preferi e sempre por toda a minha vida vou preferir instrumentos "de verdade": sintetizadores, workstations, pianos digitais, arrangers, módulos, etc. Já para trabalhar em estúdio, posso usar VSTi sem problemas - até prefiro.

Fabinhomusic
Veterano
# fev/08
· votar


expedifer

Mas vc quando vai adquirir um teclado só pensa nos recursos fisicos???

Eu adoto e defendo a tese de se usar controlados+notebook.....

Ache um notebook de 76 TECLAS, pesadas e sensitivas, da marca Kurzweil, Roland ou Korg e com seus timbres, sons, pitch manual, que receba pedais, etc!!!

Isso na minha opiniao é irrelevante, pois hoje em dia exitem uma gama digamos que aceitavel de controladores de ótima qualidade e com recursos fisicos tão bons quanto os sitados....vide os m-audios e outras marcas....Eu tenho um workstation da Kurzweil de 88 teclas pesadas....K2500xs....porém eu uso notebook tb.....ai vc vai me dizer....mas vc não precisa usar note pois seu teclado tem uma gama imensa de recursos....é verdade possui inumeros recursos mesmo, porém quando quero variar eu uso alguns VST'i de outros workstation, como Motif, Roland da linha Fantom X, Korgs, etc....

Essa é minha opinião!!!

Allan.Melo
Veterano
# fev/08
· votar


expedifer[b][/b]

Essa foi demais mesmo!hahaha
brincadeiras à parte,concordo com o mano_a_mano[i][/i] .Mas também,um bom Notebook é bem caro,com tal dinheiro você poderia pegar um bom Workstation.

Fabinhomusic
Veterano
# fev/08
· votar


Allan.Melo

Isso é relativo.....Teclado bom mesmo não é caro???? Notebook tb.....Teclado meia-boca não é barato??? Notebook tb.....então vai de gosto e bolso.....

Eu sempre usei VST'i ao vivo no meu note e nunca travou.....esse lance de fala que precisa disso precisa daquilo no notebook é meio que utopia...muita coisa sobre isso é mito....vc precisa sim instalar drivers adequados para rodar legal e obter uma ótima performance do equipamento, porém falando como analista de sistemas agora, esse drivers são insignificantes perante as configurações do note, pois alguns deles não chegam a 1Mb de espaço ocupado...ou seja nem um disquete de espaço....e não são tantos assim que vc precisa instalar....Sistema operacional pra vc ter uma ideia eu uso teoricamente o pior (pelo menos é o que dizem...rsrsrsrs) pra se trabalhar com audio devido ao peso dele...eu uso o Windows Vista Ultimate que é a versão mais pesada, e tudo roda perfeiramente nos seus conformes e nunca NUNCA travou....claro que possuo bastante memoria HD farto.....processador de ponta e tudo mais, mas se quer trabalhar com isso tem que investir.....Tudo depende de uma otima configuração dos aplicativos a serem usados e não colocar coisas desnecessarias no note.....so que vai mexer com audio mesmo....dedica-lo somente para aquele fim.....

Tenho um conhecido que gravou um DVD Usando um Notebook e um controlador da M-audio e um Synth....ele usou predominantemente o controlador e o note para os sons.....80% da gravação ele usou Note e Controlador.....Po numa gravação ao vivo....e pergunta se deu pau??? Claro que não......Tudo nos conformes e com sons maravilhos.....Então eu acredito que existem muitos mitos e tabus a serem quebrados ainda com relação a este assunto...Eu respeito a opniao de vcs, porém sempre gosto de expor a minha tb.....

Abraço a todos!

fernando tecladista
Veterano
# fev/08
· votar


Porque nós preferimos Workstation e não Notebook
pelo mesmo motivo que ainda hoje para alguns é mais interesante jogar uma pelada do que jogar o Fifa no playstation

deixam faltar alguma coisa nos synths
uma coisa é deixar faltar, outra é não ter porque é um modelo médio e outra coisa é não ter porque não inventaram ainda, o meu 01/w não tem sampler e pra enfiar um nele naquela época seria algo proximo ao do w-30, não teria processador que aguentaria tudo isso, além de estar com esse recurso super obsoleto hoje, só pegando memoria

pasmen!!!! A placa mãe não se fabrica mais!!!!)?
tá certo eles, o mercado funciona assim, como hoje não se fabrica mais motor de fusca, drive de 5-1/4, maquina de escrever, não se tem mais vinil, fita k7, não tem guaraná de rolha.... e outros com seus dias contados: cd, drive de 3-1/2, filme fotografico
se a korg continuasse fabricando a placa mãe de um M1 hoje não teriamos o M3, idem roland com Xp 80 e fantom G

--------------------------------
ficamos putos porque nossos teclados não tem peças, mas não percebemos que pra cada VST que sai ele usa mais computador e nosso antigo PC fica obsoleto, então compramos um outro que daqui alguns anos não comporta os proximos VST e etc.....
ninguem fica puto com a native porque ela não cria uns VST pra rodar em pentium 100, como ninguem acha ruim que a intel também não fabrica mais esses processadores
e eu aqui com um pentium 100 parado e não posso usa-lo pra nada sendo que ele é praticamente novo

mauropsouza
Veterano
# fev/08
· votar


vamo lá....Eu postei o tópico desse jeito sem usar o termo notebook+controlador para não ficar grande demais o post pis menores chamam mais a atenção da galera. Acho que o ponto que nós chegamos hoje em dia com um note due core com 1 Gb de memória, Hd sata de 80 Gb ou mais, custando menos de 2.000 - dá prá rodar quase tudo que existe em termos de vsts, certo?
Eu to querendo chamar a atenção que essa tecnologia de vsts e tal evoluiu tanto que as companhias fabricantes de teclado tão ficando para trás e que o Computador é uma tendência que não se pode negar e sem volta, como foi em outras áreas como fotografia digital, projetos arquitetônicos, efeitos especiais de filmes.
No Jurassic Park, por ex. O pessoal desistiu de fazer muitos bonecos quando viram o resultado da computação gráfica.
O gravador de Rolo quase ninguém usa ou faz questão hoje em dia e havia muitos entusiastas daquela tecnologia como Djavam, por ex. depois posto mais....Comentem, to sem tempo agora...

Mauro Lacerda
Veterano
# fev/08
· votar


Olha o futuro aqui: 2.4GHz Core2Quad™, 4 Gb de ram, etc...


http://www.openlabs.com/neko-tse-tech-specs.html


Teclado "dedicado" á música, sem mais palavras...

Mauro Lacerda
Veterano
# fev/08
· votar


Carregar só o teclado ao invés de teclado + note + cabo midi é mais fácil. Aliás, não é melhor tocar flauta então? Ou cantar? Preguiça de carregar o instrumento? Já pensou se baterista levasse só o bumbo e a caixa, tipo aqueles programas de auditório? Tá com preguiça, larga mão... Povo preguiçoso... Será que é para evitar a fadiga?

Com um note bom e um controlador você tem um teclado que nenhum fantom x-mam da vida tem hehehe.

Agora, sério mesmo: ter um puta timbre gordão de piano, um puta timbre de hammond, rhodes, clavs, etc... Tudo customizado, você só tem o que usa, e o melhor de cada. Quer uma orquestra? Só por no note e tocar ao vivo. Quer elaborar projetos que só podem ser feitos em um sintetizador modular e botar ao vivo no palco? Também dá. Quer gravar o show? Também dá. Quer fazer cds em casa com a sua banda? Também dá. Trabalha com samples? Também dá. Arpegiadores? Também. Sequenciadores, vocoders, teremins, sons do M1, harpsichords, orgãos de igreja? Também. timbres de passáros da malásia cantando em tupi guarani? Aí eu acho que já não dá...


Enquanto neguinho compra um teclado novo atual, gasta 5 mil reais para chegar e falar: putz, mas aquele recurso que eu queria não tem, mas ele me supre bem no resto. Isso é no mínimo burrice, do meu ponto de vista. Claro que prefiro os instrumentos originais, hammonds etc... mas o custo para adiquirir, para fazer a manutenção, para carregar, etc... é que são inviáveis. Ter um som o mais p´roximo possível deles, de todos os que você gosta, já é possível, graças ao note. Basta ter configuração boa e uso exclusivo para música. Pronto.

Hoje em dia, com 5 mil reais vocÊ tem o note que precisa, sem travar, e um controlador.


Para dar um exemplo: ontem fui tocar com meu SP 76, umas MPBs, músicas minhas, tinha outro pianista também. O SP segurou algumas horas de som tranquilo. Só que em casa eu uso um sample do Steiway D, com todas as características de ressonância e o escambau. Enquanto estava tocando Tom Jobim, por exemplo, certos acordes que necessitam de um sustain longo com ressonância sumiam, e a música se tornava mais pobre. OBS: em casa meu pc tem 40 giga de hd e 1 giga de memória, processador celeron D (uma bosta) e o timbre de piano rola de boa, NUNCA de pau ou travou. Imagina com uma máquina boa... Em um palco, na hora do entusiasmo você não percebe, mas se a música exige mais do que simplesmente entusiasmo você sente falta de um instrumento que corresponda ao trabalho que você está fazendo.

O note é melhor, se você prima pela qualidade e não é um dinossauro com medo do futuro...

OBS: sou bem radical mesmo.

Mauro Lacerda
Veterano
# fev/08
· votar


OBS: o sample de piano que uso tem 5 Gb, é simplesmente perfeito, dá para escutar o barulho que o pedal faz ao entrar em funcinamento, o barulho dos martelos nas cordas, a ressonância que finciona com o uso do pedal, a dinâmica que muda das notas graves para as agudas, vários layers que possibilitam uma gama enorme de dinâmicas. Algum teclado suporta isso? Imagina o que dá para colocar em um hd de 160 Gb...

mano_a_mano
Veterano
# fev/08 · Editado por: mano_a_mano
· votar


Eu só trabalharia ao vivo com VSTi se tivesse um Muse Receptor... Ou um notebook Sony VAIO ou superior.

mauropsouza
Veterano
# fev/08
· votar


Pow....gostei, ta melhorando o nível do debate..... Concordo com o Xará aê....Os samplers de teclado também podem dar bugs e os teclados também. rapaz eu tenho um Korg TR e um módulo me-1 Kurzweil, prá o que eu faço ta legal, mas quero entrar no universo virtual agora. Meu PC que uso prá música ná época que comprei o pessoal que instalou os softers ficou maravilhado - AMD 64 3.2 G de velocidade, 1 Gb de ram e HD Sata de 80 Gb com 7.200 rpm, custou uns 2.200 com monitor e tal mais minha plaquinha M-Audio 2496 Audiphile uns 500, só o PD hoje acho que tá uns 30% mais barato a placa também e tudo aqui roda rapidinho, claro que voce tem que escolher programas adequados à sua configuração.
Quando a memória deu pau em um pente de 512 ai ficou travando um pouco alguns dxs-vsts, mais lentos....mas com os plugins eu transformo meu violão de corda de nylon em uma Jacson envenenada com amp valvulado e ua-ua.
Galera vamo acordar!!!!!!!!!!!!!
Não vamos ser iludidos pelos novo "Super G" "Super XS plus extreme" no futuro os teclados vão sair de fábrica com aconfiguração feita pelo usuário, ai nós vamos relamente ter voz - ESCREVA O QUE EU TO FALANDO-
E esse tecladinhos como o meu com memoriazinha sampler de 64 Mb ou o Fantom com 512, ou Motif com cento e tantos vão virar fichinha. Chega de ser escravo de plaquinhas de 300, 400 dólares, o que é isso.
Rapaz acho que en termos de investimento em teclado acho que não vou mais longe não, só se tivermuita grana mesmo, pra "tirar um sarro" O ideal prá mim hoje é um synth workstation razoável pau-pra toda obra, prá o caso de algum bug fora de hora...e o resto é controlador mais note sim ...e um abraço....

Fabinhomusic
Veterano
# fev/08
· votar


Mauro Lacerda

Olha o futuro aqui: 2.4GHz Core2Quad™, 4 Gb de ram, etc...
Teclado "dedicado" á música, sem mais palavras...

Maravilha esse teclado hein....Meu note por exemplo tem exatamente essa configuração e a Apple me cobrou R$ 10.999,00....Quanto será que esse teclado quanto custará...???? Mas isso é irrelevante pois será de grande utilidade para nós Tecladistas do Futuroque amam a tecnologia e primam pelas melhorias na musica...

Abraços!!!!!

Mauro Lacerda
Veterano
# fev/08
· votar


Quanto será que esse teclado quanto custará...???? Mas isso é irrelevante


É igual eu falo: tem que pensar em coisas espirituais, não em coisas materiais hehehehehehehe

Mas é óbvio que o futuro é esse, não tenho dúvidas.

mauropsouza
Veterano
# fev/08
· votar


fernando tecladista Veterano:

pasmen!!!! A placa mãe não se fabrica mais!!!!)?
tá certo eles, o mercado funciona assim, como hoje não se fabrica mais motor de fusca, drive de 5-1/4, maquina de escrever, não se tem mais vinil, fita k7, não tem guaraná de rolha.... e outros com seus dias contados: cd, drive de 3-1/2, filme fotografico
se a korg continuasse fabricando a placa mãe de um M1 hoje não teriamos o M3, idem roland com Xp 80 e fantom G


Acredito que a placa mãe do seu Fantom xa provavelmente também não se fabrique mais, peço a Deus que vce não precise. A Roland é a empreza mais sacana nessa questão, as peças mais caras são da Roland, as placas mais caras tb, pergunte a algum técnico, mão de obra mais cara. Com poucos anos que parou de fabricar um produto eles param de montar as peças de reposição, sei disso por que sou amigo e cliente do maior técnico autorizado de teclados de todas as marcas aqui da Bahia, inclusive ele é um dos dois únicos aqui no estado autorizados pela Roland - Eletrônica Sinal.
E se voce quer comparar jogar futebol ao vivo com playstation então deveria comparar tocar em piano acústico, ou órgão de tubos X Synth ou PC, pois ambos são eletrônicos.

A VERDADE É QUE QUANDO A INFORMÁTICA DA PEQUENOS SALTOS AS MÁQUINAS ANTIGAS BARATEIAM LOGO, ISSO NÃO ACONTECE COM OS SYNHTS NÃO. Por ex. A Korg já mudou um bocado com o Oasis, M3 Korg e voce encontra Triton le ainda novo prá comprar em lojas com preços absurdos - sendo que nem eles mesmo não fabricam mais a placa

Ah o preço do Neko 4.999,00 dólares acho, mais caro que seu Apple

mauropsouza
Veterano
# fev/08
· votar


Mas, deixando as discurssões de lado, algo instrutivo:
Qual seria uma configuração básica de notebook para rodar um Sonar 5 ou 6( eu uso o 4 ainda) ou pro-tools M-Powered, ou Cubase Le ou SX, mais driver asio, mais plugins vsts Antares, Revalver, Magneto, Alguns da Native, como B4, Batery, ou BFDrums, o Sampler de Piano do Mauro Lacerda, mais sound forge.........etc coisas não tão complicadas, acho que no básico seria no mínimo um P4 ou amd 64, 1 Gb de ram, Hd de 80 sata, placa com asio e isso não é tão caro assim. Existem máquinas que realmente são mais duras, tinha um note da antiga Compaq que era um trator mesmo.
Há...... o link do preço do Neko de 61 teclas:
http://openlabs.com/Merchant2/merchant.mvc?Screen=CTGY&Store_Code=OLS& Category_Code=tseneko

LuizPauloGS
Veterano
# fev/08
· votar


mauropsouza
tá barato em?? Quero um pra mim! vo batizar de "Big Potato" huahuahua

mano_a_mano
Veterano
# fev/08
· votar


Mauro Lacerda
Mas não significa que para ter qualidade de som a gente TENHA que usar VSTi. Isso é algo muito relativo. Você pode até usar VSTi, mas se a mesa de som não for boa e o operador da mesma não for competente, a qualidade vai por água abaixo. Aí não adianta ter o melhor dos notebooks, o melhor dos controladores, se o áudio não presta.
Ao meu ver, não importa se o tecladista está usando notebook + controlador, sintetizador, workstation, piano digital ou qualquer coisa, sem ter um sistema de som de qualidade. Aí já entramos em um outro tópico: http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/102455/

AUTOBOT
Veterano
# fev/08 · Editado por: AUTOBOT
· votar


Sobre essa discução, acho muito interessante o ponto de vista defendido por Michel Geiss - engenheiro de som e colaborador (criou inclusive alguns sints e seqüencers) de vários álbuns clássicos de Jean-Michel Jarre -, em uma entrevista à AMBFRANCE. Perguntou o repórter o que ele pensava sobre esse dilema. Eis a resposta de Geiss:

"...O contacto físico com o instrumento é, ao meu parecer, insubstituível (...) Não há a mesma atração, diria (no computador). E estou convencido que isso desempenha um papel na abordagem criativa, o desejo que pode-se ter de trabalhar com um instrumento, ainda que seja uma caixa de metal. Para mim, há uma "libido" musical, uma necessidade de contato física direta com o que produz os sons."

A entrevista completa está aqui.

Para quem procura pianos, trompetes e violinos à margem mais fiel da realidade, acho uma boa VSTs.

Mas quem quer acima de tudo um sintetizador... não vejo concorrência diante de um teclado específico de primeira linha (independente do ano de produção).

Bons computadores (e seus programas) tornam-se obsoletos.

Bons sints tornam-se clássicos!

storrecilha
Veterano
# fev/08
· votar


Agora, levando a discussão para o lado financeiro...

Um bom workstation, a principio, tem "tudo" o necessário para se trabalhar com musica, quer ao vivo com banda, quer em estudo.

Agora, se fossemos substituir esse workstation por Vsti, quanto sairia o custo disso?

controlador = +/- 1500
notebook = ????
softs = ?????

e ai vai outra pergunta: é obvio que soft para musica não é de graça, então, desconsiderando a possibilidade de se "baixar" e etc, quanto custam esses soft?

Mauro Lacerda
Veterano
# fev/08
· votar


http://www.hendrixmusic.com.br/produto/busca.scale?categoria=10,4


Alguns preços. Mesmo porque "baixar" é ilegal e teoricamente você não pode trabalhar com eles com o perigo de ter seus equipamentos confiscados, etc...

Por exemplo, o Kontakt. Tem livraria completa de pianos, eletric pianos, orgãos, synths, orquestra, guitarra, baixo, bateria, tudo com qualidade muitosuperior a qualquer worstation. São vários gigas de sons. Custa 1600. Com 2.500 você pega um note com 2 giga de memória e hd de 160 gb core duo. Com 500 uma placa de audio e com 1000 um controlador. Total: 5500, mas chorando nos preços com certeza dá para conseguir tudo por uns 4 paus e pouco.

Se eu tivesse essa grana JAMAIS pegaria um worksatation...

storrecilha
Veterano
# fev/08
· votar


Mauro Lacerda

cara,

já estou 40% convencido em migrar para vsti, de tanto ler coisas aqui no forum, valeu as dicas

victorio
Veterano
# fev/08
· votar


Bem, já que vi que tem muita gente com experiência em notebooks aki, vou tirar umas dúvidas e expressar umas opiniões.

Desde já digo que não tenho muita experiência com usar notebooks ao vivo. Sempre usei teclados (mais de um).

Tive algumas decepções usando teclado via MIDI direto no PC, por causa da maldita LATÊNCIA vs SOM SUMINDO (diminui o buffer).

Além do mais, como os D/As de PC sempre são piores do que os de teclado, vc sempre ouve um ruído maldito no PC quando aumenta o volume (sou muito chato com qualidade de som).

Bem, com uma placa externa que usei do Pro Tools(q não é minha) esses problemas melhoraram (o ruído sumiu e a latência melhorou), mas só a placa custa 2 MIL REAIS...

Existem placas mais baratas boas pra usar com Notebook? (Audiophile 2496 não serve, pois é PCI)
Ou a sua configuração vai ter que ser:
Teclado controlador (1600) + Notebook(1800) + Software(1600) + Placa externa(2000) = 7 MIL REAIS ???

Estou pensando em pegar um Notebook e não quero ter decepções...

Eder Muchiutti
Veterano
# fev/08
· votar


victorio
gaste mais com o laptop do que com a placa...

Eu uso desktop há mais de 1 ano, ensaio toda semana e não tive 1 probleminha sequer. E olha que o computador de ensaio era um Athlon64 3200 com 1 GB de RAM Samsung e HD Maxtor de 80GB (esse HD é um lixo total). A placa era uma ESI Maya44 q nem tem drivers bons como das M-Audio. Agora uso uma máquina mais parruda pra ser meu módulo, simulador de speaker pra guitarra e ainda gravo o ensaio. O negócio nem pisca...

Btw, já travei um Korg X5D e tive a sorte de um Triton travar comigo no primeiro uso.

Mais um detalhe: o pc q eu usava pra ensaio era o de uso geral e mesmo assim nunca tive problemas de instabilidade.

Garanto que tem muita gente que reclama de instabilidade sem sequer ter usado. Não disse que é o caso de todos, claro.

O custo de hardware (incluindo controlador) + software é alto, mas na minha opinião, vale.

storrecilha
Veterano
# fev/08
· votar


Eder Muchiutti

cara, diga uma configuração, de minima para media, para usar com controlador

outra coisa, além do note, precisa de placa? que tipo? que conexões são necessárias?

mano_a_mano
Veterano
# fev/08
· votar


E consideremos também que não é NADA simples configurar um notebook para usar VSTi/DXi ao vivo. Não adianta só comprar, instalar os softsynths e pensar que vai funcionar. Um computador para VSTi é DEDICADO, ou seja, não tem que ter Office, nem internet, nem driver de porcaria nenhuma. SÓ VSTi.
E aí já estaremos entrando em mais outro tópico: http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/143490/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Porque nós preferimos Workstation e não Notebook?