TECLADOS: o que manda é a MESA DE SOM

    Autor Mensagem
    kseven
    Veterano
    # ago/05


    Comentando um assunto sobre qualidade de som ao vivo:

    Ontem fui num casa de show em que eram convidados diversos tecladistas famosos e nao famosos com varias marcas de teclados ritmicos e amigos meus. Ao começo passaram varias marcas e cada uma com sua qualidade. É claro que havia marcas que superavam e muitos superavam outros. Só vou destacar 3 marcas "neutras" entre varias que vi e tive uma GRATA surpresa apos um acontecido:
    Os tres teclados que vou citar sao PA80, VA7 e Psr630. É claro que de longe e no mesmo equipamento de som, o PA80 deu um baile nos demais pela altissima qualidade de suas saidas e processadores (2) em que dava um som "puro" e sem distorçoes, principalmente no baixo e na bateria/percussao, que é o fraco dos outros 2 q distorcem sim, e muito num ambiente grande e de alta potencia (5000w). Era incomparavel o que vi, por mais q se aumentasse a potencia, mais era melhor o som desse Korg, e mais distorcia os outros, restando-lhes alguma qualidade timbrica de solos principalmente no da Roland. mas ai soube que quem controlava a mesa de som ai era um velho amigo meu. Nao pensamos 2X e fomos visita-lo e quando vi o tamanho da mesa e a qualidade do som, quase cai de costas. Era uma casa nova e possui o de melhor em mesa (32 canais-digital) e demais aplificaçao, efeitos, etc de 1ª. mas entao comecei a comentar o que lhe digo aqui e na discuçao me deixou controlar tal equipamento e fazer alguns "testes". Pra minha sorte havia "rodizios" dos pequenos e no meio aparecia os famosos e nao deu outra: meti a mao na equalizaçao pra ver no que dava. ABSURDA A DIFERENÇA. Nos Korgs nem mexi tanta é a superioridade. Mas consegui muita melhora nos Roland. O surpreendente, inimaginario e inpenssavel foi o que fiz num simplizinho psr630. "equalizei " na mesa tal teclado que o consegui fazer superar o VA7 original tanto em bateria, baixo e acordeon. Incrivel. Parecia um top de linha. Numa segunda tentativa, o deixei muito parecido, mais muito mesmo com o PA80. Quando mexi na vez do Roland, ficou tambem maravilhoso, mas ainda com problemas no baixo (distorce muito). Tb houve outros modelos mas nao interessa muito comentar. Veja bem, nao sei se o resultado é um resultado "artificial" obtido por um equipamento de R$ 400mil, ou se é possivel em qualquer outro. Em casa eu nao consigo tanto. Mas é de impressionar, consegui com que um simples 630 superar um VA7 e PA80, é algo pra pintar por aqui mesmo.

    mano_a_mano
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    kseven
    E isso varia de uma mesa de som para outra. Existe muita diferença, mas muita mesmo, entre uma Mackie, uma Behringer e uma Wattsom, por exemplo...

    Theo22
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Mas é de impressionar, consegui com que um simples 630 superar um VA7 e PA80, é algo pra pintar por aqui mesmo.

    Parece conversa fiada, se for assim, pra que comprar um PA-80 ou VA-7 se um PSR-630 supera quando bem equalizado na mesa.

    E pq cv não equalizou tão bem o Korg PA-80 e Roland VA-7, quanto equalizou o PSR-630? O som o PA-80 e VA-7 é tão bom naturalmente, imagine em uma mesa de qualidade. Afirmar que ele ficou abaixo...rsds é suspeita na certa.

    kseven seu comentário é suspeito!

    gustavorino
    Veterano
    # ago/05 · Editado por: gustavorino
    · votar


    Theo22
    é vero... é muito suspeito..

    mas a equalização faz alguns milagres sim.. mas nao consegue transformar meu piano eletrico gianinni num RD-700sx

    ROTTA
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Vou comentar rapidamente, pois já tive um PSR-630 durante alguns anos. Para sua faixa de preço, mesmo quando foi lançado, o 630 tinha timbres muito bons, e ainda hoje tem procura por causa disto.

    Não testei o PA-80 para comparar, mas usei rapidamente um VA-7, e os timbres destes me parecem "anos-luz" a frente do 630.

    Sempre digo que a percepção de qualidade nestes casos, salvo situações onde a diferença é gritante, é algo pessoal. O que soa bem para os meus ouvidos pode soar péssimo para os de outra pessoa.

    Não acredito que, dado o mesmo tratamento técnico para ambos, o 630 supere o VA-7. Não não desaprovo a opinião do kseven.

    Abraços.

    Theo22
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Com certeza a mesa dá um ganho ao teclado, coloca mais peso, define mais o timbre, entretando não faz milagres, como já foi dito.

    Com certeza, vale e muito um bom técnico de som, eu to procurando um...

    kseven
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Theo22
    Marco Alan Rotta
    Acho que nap liram bem o q escrevi:
    foi o que fiz num simplizinho psr630. "equalizei " na mesa tal teclado que o consegui fazer superar o VA7 original

    Aconselho aos citados sempre lerem as minucias de um contrato pois um dia poderao ter problemas serios nas vossas vidas.
    Só um louco diria q um teclado de R$1500 supera a qualidade de som de um de 7mil. Isso em condiçoes normais. Percebo q a mioria daqui nem leu direito o q escrevi me forçando a repetir a mesma coisa outra vez: O q manda é o equipamento usado, um de quase meio milhao de reais ou querem que repita outravez? Alguem ja mexeu com um desse porte num salao de shows pra me auxiliar nestas comparaçoes? Ai a comparaçao nao mais será de apenas 5mil de um teclado pra outro. Mas por tras um equipamento desses praticamente igual, do contrario teria q se "jogar fora" os quase 500mil (incluso mesa gigante digital importada, 20 equipamentos de filtros e efeitos, caixas de grandissima potencia, etc) ja q pra voces nao fazem diferença. Vai ver q voces tem razao e os fabricantes desses nao. Engenheiros de som sao voces. Parabens. Eu q ja trabalhei como eng de som, e os outros estamos errados e nosso serviço nao serve pra nada, deve ser essa a real conclusao. Entaoa aconselho a mais ninguem comprar algum equipamento pra melhorar ses som pois nao vai adiantar nada. Amem

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    o que eu brigava com meu psr 510 era que pra cada estilo ou timbre eu tinha sempre que dar um totó em algum controle da mesa, coisa que não tenho que fazer com o g1000, e ligar equalizar e deixar rolar

    Theo22
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    kseven
    Pô cara, não exagera, ce ta certo.

    Liga um Oasys em um somzim qualquer e veja o que sai, se não tiver um bom equipamento, não rola.

    Eu percebo isso, as vezes saio pera tocar, e digo: nossa o teclado hoje tava com um som bom, na verdade não era o teclado, mas sim, a mesa, as caixas.
    E já toquei em sons, que o teclado parecia um PSR-39, de tão ruim o som, conjunto mesa + caixas.

    Theo22
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Sempre ouvir falar, que os Yamahas (PSR), não tem uma boa definição ligados em sons, enquanto os Rolands e Korgs a coisa já muda.

    ROTTA
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    kseven
    Acho que nap liram bem o q escrevi

    De fato, seu comentário tornou o "recado" ainda mais claro.
    Eu tanto havia compreendido que comentei que, com o mesmo tratamento técnico dificilmente o PSR-630 teria superado o VA-7.

    Não domino as minúcias da parte técnica, mas sei o suficiente para supor o que pode ou não ser feito. São inúmeros os exemplos e vivências que temos (eu e muita gente aqui) com som mal "ajustado". Assim como ele faz milagres, é capaz de promover desastres, não?

    Abraços.

    guismarquesrj
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Não domino as minúcias da parte técnica

    Nem ele. Relaxa. Realmente o que você falou foi certo, Marco Alan Rotta, dando o mesmo tratamento sonoro (de equalização simples ou até a efeitos mais complexos), com certeza o 630 não chegaria perto do VA-7.

    Abraços,

    GuiS

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a TECLADOS: o que manda é a MESA DE SOM