TX-5 - Novo simulador de Hammond da Tokai!!!

Autor Mensagem
sarpa
Veterano
# out/05
· votar


A aí Mr. Allex Bessa, tudo tranquilo?
Legal te encontrar por aqui!

Dê uma conversada com a rapaziada aqui do fórum, estão todos bastante intusiasmados com a chegada do TX-5.

Abraços,
Juninho Sarpa.
www.bandaapice.com.br
www.bandaapice.com.br/juninhosarpa/fotolog

sarpa
Veterano
# out/05
· votar


Allex Bessa, áh, gostaria também de lhe pedir desculpas por ficar "te alugando"lá na feira, hehehe.

Abraços.

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# out/05
· votar


Ah, uma sugestão, que já comentei com o Sarpa: se possivel, façam a carcaça de madeira também na parte de trás, onde tem as saídas de audio e pedais (como nos Korg CX3), e não preta, de metal como está no prototipo (como nos Roland VK-8). Acho que aí contribui muito pra "vibe" vintage do instrumento.

Outra sugestão, apesar de que esta acho meio dificil: a inclusão de alguns sons extras, como a do VK-8 da Roland que eu citei, sons de apoio mesmo, nada de qualidade muito espetacular, só pra quebrar um galho da galera que usa muito som de órgão e ocasionalmente precisa de uns pianos, strings ou Rhodes e não quer/não pode levar outro teclado pros shows. Acha que seria muito impossivel ou encareceria o projeto??

[ ]´s.

Allex Bessa
Veterano
# out/05
· votar


As saídas RCAs que foram encontradas lá na feira tratam-se apenas de um fator.
Como esse teclado seria lançado num prazo de até 1 Mês após a feira, a Tokai queria apresentá-lo ao público para tirar as últimas dúvidas quanto ao som dele.
Como já haviam placas sobrando de saídas RCAs muito comuns nos outros modelos litúrgicos eles aproveitaram para facilitar a entrega de forma mais rápida!

Durante a feira , mesmo nesse final de semana, tanto o engenheiro e o programador do software ficaram trabalhando hora no teclado e hora lá no stand para verificar mais detalhes.

Quanto ao que eu disse o Sarpa sobre o "fundo de quintal" trata-se do seguinte comentário que acho que ele esqueceu.

A Suzuki , Roland , Oberheim tem uma centena de engenheiros e técnicos em computação que estão há 10 e 15 anos trabalhando para chegar o mais próximo possível do som do Hammond B3 .
A Tokai com apenas 1 engenheiro na fábrica e um técnico em software no laboratório particular dele planejaram e criaram o TX-5 em 2 anos.
Esse é o primeiro passo da Tokai em direção ao som de um B3 e está chegando muito próximo.

Gostaria que vcs continuassem com a idéia de encher o sako da Tokai com informações fundamentadas para que nós possamos ter um excelente simulador de Hammond logo aqui na loja da esquina por um preço muito mais acessível.

Abraços

sarpa
Veterano
# out/05
· votar


Mr_Mojo_Rising, realmente a idéia de alguns outros timbres "de presente" seria maravilhosa, apesar do foco ser os organs.

Uma coisa que eu achei muito interessante é o fato do TX-5 não possuir presets, somente os banks para o tecladista armazenar seus registros. Isso é bem bacana.

Com relação à presets, seria legal se nos simuladores houvessem aquela oitava em cores invertidas, onde ficam os presets (no caso do TX-5 seriam os banks). O acesso ficaria bem mais fácil e rápido. Pena que essa "feature" é patenteada pela Hammond. :(

Abraços,
Juninho Sarpa.
www.bandaapice.com.br
www.bandaapice.com.br/juninhosarpa/fotolog

sarpa
Veterano
# out/05
· votar


A Tokai com apenas 1 engenheiro na fábrica e um técnico em software no laboratório particular dele planejaram e criaram o TX-5 em 2 anos.

Isso é o que eu acho muito interessante!

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# out/05
· votar


É, esses outros timbres, presentes nos VK7/Vk-8 da Roland são só extras mesmo, sem compromisso com qualidade total (se bem que ouvi os do Roland VK8 e achei o Wurlitzer e Strings bem interessantes). Seria possivel algo assim no Tokai sem encarecer ou atrasar demais o projeto?? Pra mim, mesmo que estes timbres extras nao tenham a qualidade nem a controlabilidade em tempo real de um Nord Electro ou de um Roland VR-760, seriam um brinde bem interessante e poderiam contar ponto pra galera indecisa e que fica com pé atrás de comprar um "one trick pony" como diz a gringaiada... hehehehe

Um abraço.

Allex Bessa
Veterano
# out/05
· votar


Vamos lá !

O suporte opcional é daqueles caseiros, não dobráveis, em madeira.
A idéia é de ter apenas sons de órgão mesmo, mais sons iria encarecer bastante. E , moçada, vamo levar dois teclados pors show né... que preguiça é essa ? Eu levo muitas vezes 8 !!!
A parte de trás do TX-5 é de madeira também. Aliás ele é inteiro de madeira, nada de plásticos. rsss

Nós preferimos ganhar uma oitava e jogar fora essa idéia de pressets no teclado. Outra, ficaria rídículo apenas os teclados serem invertidos na primeira oitava e não terem essa função.

Quanto ao fator "one trick pony" é muito relativo.
Uma conversa que tive com a Roland no ano passado foi exatamente de não existir um simples teclado que seja dedicado à uma espécie de som e sim um monte de teclados que tentam fazer tudo e sempre falta o mais importante. O som !!!

A tendência agora deve voltar aos teclados dedicados.
Orgão é orgão, synth é synth, piano é piano e por aí vai!

Um rapaz lá na feira tirou sarro de um tecladista que não sabia tocar porque usava cada teclado para um função apenas e não um teclado para todas. E disse que o cara era um péssimo tecladista por isso.

Cada teclado tem uma característica, uma peculiaridade onde ele se destaca por uma série de timbres serem melhores que os outros.
Daí aproveitar essa característica de cada um e transformá-los em teclados únicos.

No palco eu uso o meu FantomX8 basicamente para pianos e o meu Trinity Pro-X para orquestras e sons de orgãos. O meu Minimoog ... nem vou comentar... mas já pensou se lançam uma nova versão do Minimoog com Strings ou pianos ?... tadinho.

Já para produção de discos uso quase que somente o X8 para gravar.

Então vamos voltar aos velhos tempos de ter cada teclado com a sua função, o Palco fica mais bonito e valoriza muito mais o tecladista nas performances.

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# out/05
· votar


Mas eu quis dizer justamente pelo fator transporte e espaço em palco, já que boa parte do publico alvo do Tokai é galera que toca blues, jazz e rock (meu caso), estilos que não dão dinheiro, e, consequentemente, boa parte não tem roadies e dipõem de lugares com palcos menores pra tocar. Seria apenas um extra, como eu disse, concordo e muito que em condições perfeitas o ideal é ter um teclado pra cada função como vc disse, mas nem sempre isso é possivel. Mas se o Tokai cumprir o que a gente espera dele, acho que vai valer a pena levar mais synths pro palco mesmo...

Neste caso, tenho uma sugestão logistica: aumentar um pouco a profundidade daquele espaço em madeira na parte de cima do TX5, pra que caibam outros teclados ali em cima, nem que sejam os menores de 5 oitavas e mais estreitos, como o KorgX5D, o Alesis QS6, etc... Mesmo que isso aumentasse um pouquinho o peso dele, acha que seria possivel Alex??

Abraço, continue aí atualizando a gente!

Valeu.

sarpa
Veterano
# out/05
· votar


aumentar um pouco a profundidade daquele espaço em madeira na parte de cima do TX5, pra que caibam outros teclados ali em cima...

... pensei em colocar essa idéia em questão. Mas achei que o TX-5 iria ficar "VK-1000" demais. Ele ficou muito bonito do jeito que está, só acho que a madeira mais clara, ficaria bem mais bacana!

Mas no visual, está caprichado! Tem o outro detalhe (gosto particular meu) das telcas mais "envelhecidas", dá um ar mais vintage pra coisa.


E quanto a idéia de "organ é organ", "synth é synth" e "piano é piano", eu acho completamente válida! Até por que, eu gosto de tocar "cercado por teclas", mas por enquanto, a minha volta só estão do XP-30, VK-1000 e Suette. hehehe...

Allex Bessa, por favor continue participando aqui no fórum. Com certeza suas opiniões ajudarão a muitos usuários aqui, não só com relação ao Tokai TX-5, mas ao assunto "teclas" em geral.

Abraços,
Juninho Sarpa.
www.bandaapice.com.br
www.bandaapice.com.br/juninhosarpa/fotolog

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# out/05
· votar


Outra pergunta: por que a gente nunca acha nada do TX5 procurando no google, nem as coisas que foram escritas aqui e que normalmente apareceriam?? hehehehe

Allex Bessa
Veterano
# out/05
· votar


Então,Mr_Mojo_Rising, eu toco em uma banda que faz classic rock nos bares da vida e levo 4 teclados ( Trinity Pro X , Juno-D , SQ1 Plus e o Minimoog ) , essa é a banda que ainda tiramos um troquinho (rsrs) ,a Kaleidoscope. Já a minha outra banda , a Tarkus , muitas vezes tocamos de graça e lá levo de 6 à 8 teclados como também o Fantom X8, ASR-10 , PC-88mx e DX-7 para comandar um módulo Vintage Keys.
Detalhe... não tenho um roadie para mim, não.

Já foi pensado na idéia do TX-5 ter mais profundidade mas seria extrememente incômodo carregá-lo. Vamos ajudar um pouco os roadies...no meu caso...eu mêsss...hehehe.

As teclas serão as do modelo que eu falei pra vcs, da Fatar. Elas são amareladas mesmo ! Vai dar um ar bem mais vintage ao órgão.

TX-5 no Google , já ? Nem no site da Tokai ele ainda está.

Abraços

Allex Bessa
Veterano
# out/05
· votar


Sarpa, estarei por aqui sempre que possível.
hj estou me dando uma folga e curtindo uma net...hehehe...
Obrigado !

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# out/05
· votar


Então,Mr_Mojo_Rising, eu toco em uma banda que faz classic rock nos bares da vida e levo 4 teclados ( Trinity Pro X , Juno-D , SQ1 Plus e o Minimoog ) , essa é a banda que ainda tiramos um troquinho (rsrs) ,a Kaleidoscope. Já a minha outra banda , a Tarkus , muitas vezes tocamos de graça e lá levo de 6 à 8 teclados como também o Fantom X8, ASR-10 , PC-88mx e DX-7 para comandar um módulo Vintage Keys.
Detalhe... não tenho um roadie para mim, não.


hahahahaha, me senti um bosta preguiçoso agora... Mas é foda, o "after show" sempre é cruel. Ou vc tá podre de cansado, ou tá bêbado, ou pegou alguma mina, ou ainda quer dar atenção pra algum grupo de amigos que foi te assistir. Em qualquer um dos casos, a última coisa que vc quer pensar é em empacotar o seu arsenal de teclados... hehehehe

Mas enfim, diria que foi um incentivo, se o som do TX-5 for massa, tá valendo, vou ter que carregar teclados múltiplos (coisa que não faço há uns 4,5 anos... hehehe). Vai valer o sacrificio, nada comparado a o que vc tem que fazer. Quando estiver carregando os dois teclados, mais o amp mais estante vou pensar: "larga mão de ser mané, o alex carrega 8 desses..."...

hehehe, falow, abs.

guismarquesrj
Veterano
# out/05
· votar


Caro Allex,

Ainda não tive o prazer de experimentar o TX-5 nem de ouvir os sons dele, mas vi uma foto, que um colega do fórum disponibilizou e tal.

O visua do bixo está bem legal! As críticas em relação à estética e a parte física como um todo, são mais coisas de questões usuais, como por exemplo aumentar, realmente, um pouco os botões.

Coisa que não consegui reparar: os botões "clássicos" de "Vibrato", "Percussion", "Overdrive", "Rotary" e "Velocity" (aqueles de ON - OFF para cima e para baixos) estão semelhantes aos originais na questão de tamanho e mecânica?! O TX-5 possui esses botões?!

Na questão das drawbars, elas tem as marcas dos números? A cor poderia ser como nos originais, brancos e pretos somente. São dois jogos de Drawbars com 9 em cada, certo?!

O acabamento podia ser em madeira clara né! hehehe a galera toda tá falando isso! rsrsrs

Desculpe o bando de perguntas, mas a curiosidade é fogo!

Abraços,

GuiS

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# out/05
· votar


Hey, hammond tem drawbars marrons também!! hehehehe

Concordo quanto ao visual, acho que tá bem bacana mesmo. Mew responda uma duvida que veio agora Alex: vcs tão com intenção de exportar o bicho também?? Acho que se o resultado final tiver qualidade (como eu acho que vai ter) faria um sucesso bacana (preço baixo, som legal) lá na gringolandia, nao faria??

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# out/05
· votar


Ae sarpa, nao se esqueça de me mandar o outro clipe de video, com a leslie fast no meu mail do yahoo.

Flw!!

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# out/05
· votar


Sarpa??

:P

SaintFerio
Veterano
# out/05
· votar


Realmente maderia um poucom ais clara, ficaria mais legal, na minha opinião...

Allex Bessa
Veterano
# out/05
· votar


Então ! Por uma questão de direitos não se pode copiar o design perfeitamente de um instrumento.

Os Drawbars são padronizados há anos como:
16' e 5 1/3' ( Marrons ) ; 8' e 4' ( Creme ) ; 2 2/3 ( Preto ) ; 2' (Creme ) ; 1 3/5 e 1 1/3 ( Pretos ) e 1' ( Creme ). Eles também são do mesmo tamanho dos originais. Se houver uma mudança, deve ser de milímetros.

Existe sim os botões de Vibrato , Chorus , Os percursivos , Tube Overdrive , Leaslie ( fast , Slow e Off ), Key Click , Poliphonic Percussion e mais um botão ( Velocity )para vc ativar ou não a sensibilidade do teclado.
São botões mais simples com leds. Eles são cinza , poderiam ser marrons para combinar mais com o gabinete.
Quanto à cor da madeira... eu não lembro de nenhum B3 mais claro...rsrss Todos eles são de madeira escura.
Mas eles estão pensando em lançar vários modelos de cores.Se bobear até branco sai ! Isso é o de menos.

"A minha grande dúvida está sendo a seguinte".

O som que sai dele é muito puro e falta um simulador de Amplificador valvulado na saída dele caso queira ligar direto em linha.
Ou fazer um corte de frequência nas senóides de 4' à 1' .
Ai qui meda !

Allex Bessa
Veterano
# out/05
· votar


Falta muito chão pra chegar à um modelo e competir com os gringos.
Mas acho que ele será muito cultuado já que ele já mostra características próprias no som dele. Basta os músicos cooperarem e levarem aos palcos e gravações.
Estou produzindo o meu disco de Rock Progressivo e ele vai falar muito nesse disco...aliás... "eles" porque pretendo adquirir dois.

Não acho que eles pensem em exportar por enquanto, eles se preocupam mais com os músicos daqui.

SaintFerio
Veterano
# out/05
· votar


Allex Bessa
Hmmm, vi diversos modelos dos organs da Tokai no site, tinham várias cores... Hehe gostei de um meio prateado... Mas acho que pro TX-5 o legal seria madeira mesmo, aí umas 3 variações, escura, clara... Mas como vc mesmo disse, é o de menos... O que realmente vai fazer a diferença é a qualidade do som...

Falando nisso, a previsão de estar nas lojas, é de quanto tempo??? Vi o Mr. Mojo perguntando isso, mas não vi a resposta...

Allex Bessa
Veterano
# out/05
· votar


Chegando às lojas.

Os engenheiros estão desde segunda-feira 07:00hs queimando neurônios para entregar às lojas num prazo de uns 20 dias ou no máximo um mês!

SaintFerio
Veterano
# out/05
· votar


Então até novembro estaremos com ele nas lojas mesmo né? O preço final será entre 2,4 a 2,6 mil, como o Michel me disse ao telefone??

Qual será a altura do suporte de madeira? Digo, altura? Será pra tocar em pé ou sentado???

Allex Bessa
Veterano
# out/05
· votar


O suporte é para tocar sentado !
Para tocam em pé sugerimos que comprem uma estante Saty. www.sati.com.br

Allex Bessa
Veterano
# out/05
· votar


Sorry !
www.saty.com.br
hehehe falha minha...

SaintFerio
Veterano
# out/05
· votar


Não gosto de Stay pra tocar organ, ficaria estranho um organ vintage com um suporte stay... Heheh mandarei fazer um pra mim tocar em pé LoL!

Vc não respondeu sobre o preço!

Vc falhou de novo o endereço é http://www.saty.com.br

Ah agora que vi, é SATY não STAY heuheue mas são suportes de metal, metalon e talz, tem que ser madeira hehe, marceneiro rulezzz!

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# out/05
· votar


O som que sai dele é muito puro e falta um simulador de Amplificador valvulado na saída dele caso queira ligar direto em linha.
Ou fazer um corte de frequência nas senóides de 4' à 1' .
Ai qui meda !


Pois é, tocar em linha ou em amp de teclado comum transistorizado vai ser o caso de uma boa parte da galera que irá adquiri-lo, com certeza. Legal vcs estarem se preocupando com a fidelidade do som do TX de forma que ele nao dependa da leslie nem de amp ou pre amp valvulado para se ter um som decente.

Quanto a estante, já estou pesuqisando estantes pra dois teclados, tenho preferencia por essas em X mesmo, nao acho que as do tipo stay combinem com o visual vintage dele... hehehe... Mas tem que ser uma que eu possa deixar os dois teclados bem perto um do outro, e que tenha uma boa regulagem de profundidade tambem, que eles nao fiquem exatamente em cima um do outro (o de cima um pouco mais pra trás, vamos supor).

Vistos de lado, os dois teclados, ao invés de ser assim:

____
____


eu prefiro assim, especialmente com o TX5 embaixo, e o outro teclado pode estar até semi apoiado na parte de madeira dele:


____
___


Mas ta dificil de achar, a maioria nao tem essa regulagem de distancia de profundidade...

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# out/05
· votar


Corrigindo, já que a proteção anti spam não tá me deixando editar:

Vistos de lado, os dois teclados, ao invés de ser assim:

____
____


eu prefiro assim, especialmente com o TX5 embaixo, e o outro teclado pode estar até semi apoiado na parte de madeira dele:


____
___


Mas ta dificil de achar, a maioria nao tem essa regulagem de distancia de profundidade...


SaintFerio
Veterano
# out/05
· votar


Não entendi o seu desenho! Esses gráficos 3D de hj em dia me confundem muito LOL XD!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a TX-5 - Novo simulador de Hammond da Tokai!!!