Aee to acabando o GT-2

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# mar/05
· votar


Un Perro

Não acho que o GT-2 precisa de mais de um ampere na fonte... em todo caso, se eu pecar por excesso (2A) também não vai ter mau nenhum (eu suponho hehehe)

Iria funcionar como se o pedal tivesse sido colado no ampli, porem por dentro. =]
Ai vc quem sabe se vai tirar um jack de saida, entrada da interface..


É verdade! Seria como se eu colasse o pedal no ampli, só que não vou tirar os jacks original do ampli... vou ligar tudo em série.

Un Perro
Veterano
# mar/05 · Editado por: Un Perro
· votar


opa, me expressei mal hehehe. Tipo quando me referi a tirar no sentido de colocar (isso deve ser giria daki hueuheuh..).

Intao, ai vc quem sabe se vai colocar um jack de saida ou entrada na interface..

Intao blz, acho que eh soh ver se realmente sai os 9V da fonte do seu amp, pra nao torrar o "pobre" do gt2 uhehueu..

---

Acabei de medir com multimetro, pra ver se havia alguma resistencia do cabo flat (akele que liga HD, Cd-rom a placa mae). Soh que o meu eh de 80 vias, ou seja, o fiozim eh mais fino. Mais creio que nao tem problema. Eu botei em todas as escalas do multimetro, e todas o pontero pulou la pro fundo hehe.. isso eh bom neh?

Eu tava usando akeles fiozinho de cabo coaxial de 8 vias blindado. Os fiozim nao sao blindado nao, mais o cabo eh. Ai tirei os fiozinhos de dentro da blingagem e do cabo e tava usando eles.. SOh que tava dando muito trabalho. Ai lembrei que tinha um cabo flat quebrado (o quadradim de encaixe), e vou usar ele =]

Soh os jack e mais o que que eu uso fio blindado?

Vou usar a fonte da minha pedaleira que eh de 300mA
tem algum problema??

guitarRox_fpl
Veterano
# mar/05 · Editado por: guitarRox_fpl
· votar


LeandroPanucci
o gt2 usa pouca corrente se vc usa uma fonte de uns 500mA da e sobra tranquilo.... eu ja li nu manual dele mas num lembro direito quanto eh, ele ainda gasta menos do que ta no manual pq o circuito de bypass do original eh eletronico então gasta um poquinho mais...... talvez nem precise de fonte com um zener, um transistor, uns dois capacitores e um resistor vc consegue deixar em 9v certinho.....

acho q vai fica muit bom seu ampli, apezar de pensar q o gt2 seria mais util em pedal msm...... mas não se desmotive soh pq eu falei isso viu, isso eh soh minha opinião.....
eu vi um cara do forum do pisotones (guitarramania) q fez isso tb e fico muito legal o trabalho dele.... muito massa msm....

plautz
Veterano
# mar/05 · Editado por: plautz
· votar


Un Perro

Dá pra fazer isso sim, mas dará um certo trabalho. Eu ja faço isso de criar a mascara de componentes sem as trilhas.

Agora quanto ao resistor de 6K8.
Muita gente não encontra o resistor de 6K2 que o esquema do GT2 pede, então o lojista empurra o de 6K8 que é o valor comercial mais próximo.

Então o que acontece? Quando o pedal é finalizado, parte-se para o teste e eis que quando se colocam todos os controles no máximo (ou proximo disso) ele parece mais uma fabrica de apitos.
Existem circuitos em que podemos realizar essa substituição sem problemas, mas em outros, como o caso do gt2, não é possivel.
Ai vocês podem se perguntar: "Mas como então colocar um resistor de 6K2?".
Bom, a velha lei de ohm está ai pra responder. O que diz ela? Que resistores ligados em paralelo têm seus valores somados e divididos por dois, e que resistores em série tem seus valores somados (me corrijam se estiver errado, pois faz MUITO tempo que não estudo teoria...).
Então? Pegue um resistor de 4K7 e ponha em série um de 1K5. O total será de 6K2. Claro que tendo em vista tolerâncias desses resistores, pode ocorrer uma variação. No meu caso houve um que o valor total foi de 6K12 e no outro de 6K18.
Valores ligeiramente abaixo não dão problemas. Se o valor resultante for acima de 6K2, testem o pedal com os controles no máximo para ver o resultado.
Bom, é isso. Espero ter ajudado.

Abraços

Un Perro
Veterano
# mar/05
· votar


Achei o de 6k2 em outra loja e comprei!! Se nao funcionar bem com o de 6k8 eu tiro com o sugador e boto o de 6k2 =]

Ae, olha como ficou

http://img207.exs.cx/img207/968/pedal6yn.jpg

quando botar os pots, as chaves e o knobs vai ficar melhor.. Mais esse talvez nao fique oficial nao.. Depois vo fazer um melhorzim e colorido.
Mais vale a ideia =]

plautz
Veterano
# mar/05
· votar


Un Perro

Achei bacana,

Em que caixa você montou. Aqui no Rio é a maior dificuldade em achar caixas boas.

Abraços.

LeandroP
Moderador
# mar/05
· votar


Un Perro

Me diga uma coisa: por onde esta placa é alimentada? Onde entra o jack da fonte?... não consegui ver isso no esquema dela...

Se fosse eu, eu dava uma escovada (com escova de aço) nesta caixinha, não escreveria nada e dava uma envernizada nela.

GuitarHouse
Veterano
# mar/05
· votar


Acho q o gt-2 gasta uns 10mA

Un Perro
Veterano
# mar/05 · Editado por: Un Perro
· votar


plautz

putz vei, liguei a parada e a "fabrica de apitos" começou auhauheue, com o resistor de 6k8. E tipo e normal nao sair som nenhum??

Fica soh a fabrica de apitos quando eu aumento o "High", mais mesmo quando abaixo ele nao sai som uhauheuhe.

E a porra do resistor num tem nada de 6k2 que eu comprei. Era um outro de 6k8, depois fui comferir as cores, puta raiva dekele vendedor.
vo la reclamar com ele. Se eu naum conseguir achar, ai eu vo ter que fazer esse em série mesmo

Mais pelo que vi ta tudo funcionando blzinha. Ele deve ta tipo trocado o som da guita, pelo apito. Mais da pra ver quando muda as chaves, ai muda o timbre do apito, quando mexe nos pots, ele abaixa e aumenta o apito.. heheh, soh tem que resolver esse dele trocar o som do apito pelo som da guita uheuhuhe =]

Tipo, em serie eh tipo ligar os dois nos mesmos buracos neh? Ou imenda um no outro?

E achei essas caixas na loja de eletronica mesmo, soh pedi uma caixa de montagem ai ele veio com um monte pra escolher, mais a que mais achei legal e nem tao grande nem tao pequena, pra ficar legal. Ela na foto logico ta ampliada. Mais acho que as dimensoes dela sao 13x8.

vlw =]

LeandroPanucci

Ta escrito + 9V no eskema =]
Segue a trilha vermelha.

plautz
Veterano
# mar/05 · Editado por: plautz
· votar


Un Perro

Sabia que ia apitar, hehehe.

Você quase acertou no seu diagnóstico. Pode manter o high no talo, mas se você o manter assim e colocar o volume também no máximo (ou o drive) o apito se manifesta.
Abra o pdf com o esquema e siga a trilha laranja. Você vai ver que, o pino 1 potenciometro do drive está ligado a um resistor de 3K3. O outro terminal desse resistor está ligado à essa trilha laranja. Agora continue seguindo. Mais ou menos no meio da placa, quem que essa trilha pega? E depois subindo vai ao que? (Do resistor de 3K3 pega alguns resistores e uns dois capacitores antes de chegar ao resistor de 6K2, indo em seguida ao pino 1 do potenciometro de volume).
Pode trocar o resistor que vai parar de apitar. Ligue os resistores assim:


----|_ 4K7 _|----- *-----|_ 1K5 _|-----

Se é que deu pra entender (o asteristico é a solda juntando os dois terminais. Dai solda o terminal do 4K7 que sobrou em uma ilha e o terminal que sobrou do 1K5 na outra ilha).

Se não sai som algum, o mais provável é que você tenha cometido alguma irregularidade na hora de ligar as chaves. Dá uma conferida com cuidado (principalmente se você tiver usando fios para ligá-las).

Bom, no mais é isso. Espero ter ajudado.

Abraços.

Un Perro
Veterano
# mar/05
· votar


plautz
vlw mesmo cara!!

To saindo agora (fazer uma parada la na escola tecnica), ai vo procurar o de 6k2 denovo. Se eu nao achar eu faço esse eskeminha ai =]]

Eh, eu vo reconferir denovo tudo que eu fiz, pq ontem eu fiz morrendo de sono e com pressa pra testar logo pq tinha que durmi pra acorda cedo heuheue..
Pq sempre eh assim, quando eu penso que liguei tudo certo, vo la ver e tem coisa errada =(.

Mais eh isso mesmo, se eu fechar o High, o apito para, os outros potenciometros nao produzem apito. Agora seu eu abrir o high, e abrir os outros tb, pqp.. "500 arbitros testando seus apitos dentro de um banheiro"

Un Perro
Veterano
# mar/05 · Editado por: Un Perro
· votar


vixi cara, eu fiz isso ai, juntei 1 no outro e continua apitando.. me parece que o apito piorou hahuauh..

Medi com o multimetro e deu ~ 6100 a 6300
ou 6k1 a 6k3

plautz
Veterano
# mar/05 · Editado por: plautz
· votar


Un Perro

Bom, agora vamos aos detalhes:

1) Qual transistor você usou?
2) Quais os integrados usados?
3) Além destas peças (que são as comuns de serem substituídas), você usou alguma outra que NÃO esteja na lista de peças?

Outra coisa. Você esqueceu de dizer se o som passou a sair ou não.
Acho que em primeiro lugar, ANTES de resolver o apito, faça sair o som do pedal. Pq não adianta resolver o apito se o som não passa.
Talvez (não tenho certeza) a propria fiação e / ou ligação errada das chaves possam ocasionar isso.
A mudança de valor desse resistor (colocando proximo à 6K2) tem que solucionar o apito. Se no seu caso, como você disse, o apito parece ter piorado, cheque pra ver se em outra parte do circuito existem problemas (curtos, ligações erradas, etc).
Não sei se foi você que perguntou sobre o lance de fazer mascara de componentes alterando o pdf que disse na primeira página.
Bom, fiz um e você pode ver em http://plautz.atspace.org/placats.jpg (placa do Tube Screamer) e http://plautz.atspace.org/tsmask.jpg (tem algumas falhas pois o papel correu na hora de tirar). Se ao clicar der erro, copia e cola no navegador que abre.

Bom, qualquer coisa escreve. Vamos ver se é possível resolver o problema do seu GT2.

A propósito, você também não disse como está fazendo esses testes (Ele já está na caixa? A caixa é de alumínio? Ta com DPDT? Ou os jacks estão ligados direto?).

De noite, após a faculdade eu volto.

Abraços.

kun
Veterano
# mar/05
· votar


plautz
posta no www.photobucket.com

as foto ali q vc coloco n ta pegando :p

obs: fiz ts808 tb porem nao coloquei o millenium ainda, ele tava uma apitada do cacete mas tava pasasndo o som,
o prob foi que eu coloquei um capacitor elet. (polarizado) onde era pra por um de 1mf nao polarizado, nem me liguei no NP, vou comprar hoje ainda os 2 capacitor de 1mf nao polarizado

(acho que foi isso)

kun
Veterano
# mar/05
· votar


ah a foto pego agora :p foi so cola no navg..

kun
Veterano
# mar/05
· votar


ah a foto pego agora :p foi so cola no navg..

Cabemar
Veterano
# mar/05
· votar


Opa...
Percebi que estão com problemas para achar o R de 6k2.
Pô.. Qdo montei o meu comprei 20...
Se alguem quiser é só falar!

Cabemar

LeandroP
Moderador
# mar/05
· votar


Neste caso também acho que vale a pena procurar por componentes de alta qualidade, que custam o dobro do preço, mas são muito bons.... e mesmo custando o dobro do preço, eu penso que vale a pena investir em componentes melhores, afinal de contas este é O Pedal!

Tiruk
Veterano
# mar/05
· votar


perguntei pra um cara q faiz o virtual tube amps no ml, ele disse q faiz assim

Trocar os de 330K por 100K dos ganhos dos ampl. operacionais.

e dexa o 6k8

sera q vale a pena diminui o ganho ?

Tiruk
Veterano
# mar/05
· votar


e tb vem a duvida

faço ele gastando 100 reais (com chave 3pdt ) ou pago 200 num ESI ?

sendo q comprando eh garantido q vai pega, e fazendo já não...

plautz
Veterano
# mar/05
· votar


Tiruk

Trocar os de 330K por 100K dos ganhos dos ampl. operacionais e dexa o 6k8

Se o projeto pede o resistor de 6K2 e os de 330K, não tem porque diminuir o valor de um em detrimento ao outro. Em minha opinião, isso só seria realmente necessário se não houvessem meios de se conseguir um resistor (ou associação de resistores) com o valor de 6K2.

Mas isso é minha opinião.

sendo q comprando eh garantido q vai pega, e fazendo já não...

Vai pega o que? Vc quer dizer que vai funcionar? Todos os que montei até agora funcionaram de primeira (O 1° na verdade não funcionou pois errei na ligação das chaves).
Se você montar com cuidado e atenção fica tão bom quanto qualquer clone.

Espero ter ajudado.

Abraços.

Un Perro
Veterano
# mar/05
· votar


Tipo, eu fico fora de 11 as 8, estudo meio longe. Assim que cheguei fui checar as ligações das chaves.

Bom liguei um fio errado da chave dpdt. uheuheuhhue, tava com sono e apressado.
Ai liguei certo. e advinha? SAIU SOMMM aeeeeee

Agora soh no modo Off axis do Mic que nao sai apito, quando ligo os outros o apito sai, mais quando sai som da guita, ele para.. ai quando osom da guita para ele volta uheuhehue.. E na ultima pos la, ele fica apitando tipo speaker de pc (pi pi pi pi).

Mais creio que seje mal contado da solda dos fios das chaves, pq quando mexo nelas tem hora que o apito para.

Outra, to testando ele fora da caixa, ai fica xiado, mais soh queria testar se ele tava funcionando mesmo.

Pelo menos saiu som e distorceu!! uhahuauheuhe

Mais soh vou me contentar quando ele tiver sem nenhum defeito.

1) Qual transistor você usou?
2) Quais os integrados usados?
3) Além destas peças (que são as comuns de serem substituídas), você usou alguma outra que NÃO esteja na lista de peças?


1) Transistor 2N3904
2) vc ta falando dos CIs? TL072 que sao os do projeto mesmo =]
3) nenhuma! Tirando essa do resistor de 6k2. Na hora de fazer eu separei os resistores por seus valores (usei um programa de cor la), ai fui escrevendo onde tava cada componentes, e assim conferindo-os pra ver se faltava algum e se algum tava errado. NENHUM! =]
E ta feito la a parada dos dois em série.. o de 4k7 e 1k5

DEVE SER MAL CONTATO!! TOMARA =]]]

Eh isso cara, vlw mesmo pela ajuda.. Vo fazer agora de tudo pra ver se ele fica pronto. Se ficar blz, eu falo aki!

Un Perro
Veterano
# mar/05
· votar


sendo q comprando eh garantido q vai pega, e fazendo já não...

Vai pega o que? Vc quer dizer que vai funcionar? Todos os que montei até agora funcionaram de primeira (O 1° na verdade não funcionou pois errei na ligação das chaves).
Se você montar com cuidado e atenção fica tão bom quanto qualquer clone.

Espero ter ajudado.

Abraços.


Eu eim... eh logico que fazer eh mais melhor.. Alem do que vc pode aprender pra montar outros.
E se vc fizer tudo com a maxima atenção ele ira funcionar de primeira. Agora senao, eh ruim vc ficar descobrindo defeitim. Mais ai pode ser até melhor que vc ja vai descobrindo defeitos e possiveis causas =]

plautz
Veterano
# mar/05
· votar


Un Perro

1) Transistor 2N3904
2) vc ta falando dos CIs? TL072 que sao os do projeto mesmo =]


O Transistor PODE ser utilizado o 2N3904. Eu utilizei aqui o 2N5088 que encontrei com facilidade.
Já os CI´s, embora o arquivo do tonepad peça 4 TL072, na verdade o pedal original usa no 1° CI o TL072 e nos outros 3 o TLC2262.

Esse lance de as vezes parar de apitar quando toca numa das chaves acontecia comigo também. As vezes mudava de posição e não apitava, as vezes apitava. Só trocando o resistor foi que parou mesmo. Por isso, embora não possa afirmar, não acredito que seja problema de solda não.

O lance de chiado é por que tá fora da caixa mesmo.

A única diferença entre a minha montagem e a sua é o transistor e os 3 CI´s. Em seu lugar, tentaria trocar primeiro o transistor. Embora o 2N3904 seja equivalente, nunca se sabe até que ponto essa "equivalência" possa influir.

Ah sim, se alguém ver que estou falando (&@%$* pode (por favor) me corrigir.

Isso que digo é baseado em experiências próprias, ok?

Abraços.

LeandroP
Moderador
# mar/05
· votar


Un Perro

Que bom que está obtendo resultados! Isso me deixa feliz porque vou montar um desse também! Boa sorte, chapa!

Tiruk
Veterano
# mar/05
· votar


Que bom que está obtendo resultados! Isso me deixa feliz porque vou montar um desse também! Boa sorte, chapa!
(2)

eahiohaeoiohaeae

Un Perro
Veterano
# mar/05 · Editado por: Un Perro
· votar


LeandroPanucci

VLW!!... E.... pode montar!!!!

Ta funcionando BLZ!!!!

nem acredito uehuehuehue...
Era problema de solda mesmo.. Tilha umas que tinha saido, ai tava tipo levantada, ai outros tava incostando... Ai fui peguei a lupa e fui vendo, ai achei esses defeito. Foi soh ressoldar e tudo funcionando que eh uma blz.
Quando eu botar na caixa e tiver tudo pronto eu gravo um som.. Meu equipamento eh muito humilde, nao da la esses sons, mais eh mais pra vcs terem uma noção de como ta e talz.. Quando eu botar na caixa e regular direito eu gravo! =]

Ahh sobre o barulho, quando eu toco o plug que eh metalico por exemplo, para tudo, fica sem chiadim nenhum.. Bem no fundo, um pokim, mais nada muito perceptivel quando tiver tocando. Quando eu botar a caixa vai parar..

plautz
esses TLC2262 eu encontro com facilidade?
Eu soldei sokets na placa, intao posso troca-los =]]
E sobre o transistor, eu esgotei o estoke dos 2n3904 uhehuehue.. Soh tinha 2. Mais vo procurar o original mesmo. Nunca se sabe neh, as vezes por causa de uma besterinha, altera um timbrao hehe.. Vlw cara, vo procurar essas coisa pra fazer a substituição. Vo deixar na mesma configuração e vo trocar eles pra ver se melhora ou piora e tals.. Os que eu achar melhor eu fico com eles =]. brigadao :)

E Obrigado a todos que me ajudaram!

LeandroP
Moderador
# mar/05
· votar


Un Perro

É verdade, quando botar a caixa vai parar por causa do aterramento.

Parabénds cara!!!

GuitarHouse
Veterano
# mar/05
· votar


LeandroPanucci
tu entra no msn so em dia par ne

Tiruk
Veterano
# mar/05
· votar


Un Perro
tlc2262cp = samples em www.ti.com

eu pedi os meus, tao aki e nao paguei nadinha (chego em 2 dias, com cara querendo assinatura e tudo, negocio xiiiiiiiiiiiiiiiiique no urtimo :P)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Aee to acabando o GT-2