Aee to acabando o GT-2

Autor Mensagem
Un Perro
Veterano
# mar/05


Depois de uma dificil corrida atraz de chaves, consegui! Tudo, ou melhor quase tudo. To puto, escrevi na lista 1 capacitor de 220pf sendo que eram 2 deles. E agora soh segunda.. pqp que merda. Soh falta essa maldita bosta.
O bom que agora tenho todas as ferramentas pra costruir mais pedais. Apesar de ter gastado muito, com o gt2 mesmo num gastei quase nada. Depois vo faser as conta pra ver quanto ficou.

Onde que eu encotro esse capacitor? dentro de um Radio tem? quero pra ver se amanha consigo ele de qualquer geito.

Olha ai como ficou:
http://img74.exs.cx/img74/733/gt2comp4af.jpg

soh faltou um capacitor de m..

Aki ta soh os resistores e os jumpers
http://img126.exs.cx/img126/9351/gt2resistores0ay.jpg

Ai faltam os fios e tals. Mais soh vo botar os fios depois que eu furar a caixa e ver qual o tamanho mais ou menos vao ser os fios. Pra nao ter muita perda/interferencia/damerda sei la :P

Tipo, o resistor de 6k2 pode ser trocado por um de 6k8 neh? pq nao tem pra vender esses de 6k2, pelo menos aki.

Eu isolo as chaves, jacks, potenciometros da caixa de aluminio?
pq uns fala que eh pra realmente aterra nela, e outros fala que eh pra isolar.. Intao nem sei.

Outra, eu pego o GND e posso soldar na caixa? pra funcionar como um aterramento e tals?


Acho que depois de tanta correria vai funcionar..

LeandroP
Moderador
# mar/05
· votar


Un Perro

Tô afim de fazer este GT-2 e tenho uma dúvidas:

Quanto você gastou (+/-) com os componentes?

Onde você arrumou aqueles 4 chips?

Un Perro
Veterano
# mar/05
· votar


Com os componentes gastei 25,30 R$. Isso eh, resistores, capacitores, transistor, placa de fenolite, potenciometros e CIs. Tirando os jacks, chaves, knobs, caixa de montagem.. Depois vou fazer o calculo de tudo e posto aki quanto saiu e quanto custou cada coisa =]

Akeles chips eu comprei na loja de eletronica junto com todos os componentes. Eh facil de achar, sao os CIs TL072, e os soquetes tb, pra nao soldar os CIs direto na placa.

Dark_Dunha
Veterano
# mar/05
· votar


Vc imprimiu as trilhas dos 2 lados da placa?

Un Perro
Veterano
# mar/05
· votar


No lado cobreado eu imprimi as trilhas certinha, e do outro lado, eu imprimi o layout com os componentes pra facilitar..

Eh soh vc inverter akele layout que ta la verticalmente, com photoshop ou paint, imprimir na mesma escala que vc imprimiu layout da placa e fazer a mesma coisa com o ferro do outro lado.. Ah sem isso eu ia ficar 10 anos contando buraquinho =]

Ai tipo funciona como uma mascara de componente, soh que acho que a mascara verdadera nao tem as trilhas. Soh os componentes. Mais como eu naum achei a mascara certinha eu imprimi assim mesmo. Ta bom neh? =]

nIgHtWoLf
Veterano
# mar/05
· votar


Un Perro
O resistor de 6k2 eu achei em sucata. Mas ele num acha pra comprar nao. Vc pode soldar uns 3 resistores até dá o valor de 6k2, uma vez eu fiz assim e funcionou perfeitamente. A caixa de aluminio ja serve como blindagem, num tem que isolar nada nao.

Un Perro
Veterano
# mar/05
· votar


ah blz vlw =]
mais ouvi falar que serve o de 6k8 por causa da tolerancia tb..
Vo deixar o de 6k8 se der alguma coisa referente a ele, eu soldo uns resistores pra chegar a 6k2.

Tipo, quem furou akela caixa de aluminio, fucou com furadeira? que broca? ou um punção (sei la)? Pra fazer um buraco quadrado, pra botar akelas chavinha, que que eu uso? Punção quadrado (existe?)? uhehuhe

nFall
Veterano
# mar/05
· votar


Un Perro
Depende de como voce diz isolar. Se voce tive usando a alimentação e os jack de pontas de metal pode dar contato com a carcaça e ligar os componentes, dai vai dar curto em tudo.

Un Perro
Veterano
# mar/05
· votar


eh to ligado.. Aconteceu com meu pentelhinhos overdrive.. Eu tava arrumando o jack na lata ai o positivo encostou na lata uhauhauha.. Saiu foguim =]

Tipo, o jack vai ser bem isolado.. Sem perigo do positivo incostar na caixa.

nFall
Veterano
# mar/05
· votar


Un Perro
pra evitar esse tipo de coisa compre sempre jack de plastico. Muitas veses da zica com alguns tipos de potenciometros mas é mais raro.

LeandroP
Moderador
# mar/05
· votar


Un Perro

Valeu! Vou aproveitar a idéia do soquete pros CI's também.

Boa sorte!


(A única diferença é que não vou usar isso como pedal, vou botar dentro do ampli. E aí eu monto uma interface no painel do ampli... tem espaço mesmo e fica um único volume)

Un Perro
Veterano
# mar/05 · Editado por: Un Perro
· votar


LeandroPanucci

Vlw! e boa sorte pra vc tb =]

Imagina vc carregando um ampli, ai chega nego e "que ampli eh esse?"
"ah eh um fender, um marshall, e ainda um mesa boogie"
:P

nFall

O meu eh de plastico, que sai as duas perna em cima dele (ou embaixo), nao achei de outro tipo. Pq eu queria akele de porca pra prender ele na caixa. Mais acho que da pra arruma esse. Ai tipo, a perninha (pode falar terminal tb?), eh pequena ai eu soldo ela, depois eu isolo com akela massa isolante. Eh tipo uma fita, vc passa depois amassa ela, que ela tipo vira uma cera =]

----
Pra bota um LED, soh da com akela chave doida la?? Eu to com uma chave DPDT simples de plastico..
Se nao der pra akele que quando liga acende quando desliga apaga, vo botar uns de infeite.
Como que eu faço e que resistores usar pra ele ficar o mais brilhoso? nem taooo brilhoso tb hehe..


Tipo, qual o preço desse pedal novo? Pensei que fosse uns 350 conto.. mais po, tem nego vendendo por 800 no mercado livre. E tem uns 10 vendendo por 600. Deve ser usado. E novo??
To falando do original mesmo em :)

Alguem sabe se tipo, eu imprimir nakele gloss paper a laser colorido, ou tirar uma xerox colorida, e fazer esse metodo termico das placas, no aluminio, sera que funciona?
Pq ai eu imprimiria o layout do pedal por fora, e fazia na caixa de aluminio, ai ficava akela coisa bem profissional, pq eu faria aki no pc, com umas fonte legal, inventava uma marca com meu nome na frente e AMP no final =]

Yoshi
Veterano
# mar/05
· votar


LeandroPanucci
e ai kara blz??
vc falou que vai fazer o GT-2,soh quem em um amp...
eh tipo o dah behringer Vtone GMX 212??+/- isso???:
http://www.behringer.com//GMX212/GMX212_big.jpg
flw

R1C4RD5
Veterano
# mar/05
· votar


Un Perro
Vc passou o desenho dos dois lados num foi. Como vc fez para ficar alinhado com as linhas do outro lado da placa (deve ser difícil)?

Un Perro
Veterano
# mar/05 · Editado por: Un Perro
· votar


R1C4RD5

pois eh cara, mais nem eh taoo dificil nao.. Foi bem assim que eu fiz

Peguei o layout da placa do PDF, a sem componentes, e transferi pro photoshop. La eu botei meu nome, e deixei soh ela pra poder mandar pra xerox, pra nao usar todo gloss paper. E imprimi do tamanho da placa, ou seja quase 10x5. Ai fiz o metodo termico do lado cobreado, ai blz, botei no percloreto, ai blz.. Depois eu comprei um perfurador de placa e furei ela. Até ai blz, normal.

Ai depois peguei o layout dos componente e inverti horizontalmente pra quando imprimisse do outro lado saisse certim. E botei a mesma escala no photoshop, na hora da impressao, do layout sem os componentes que eu tinha imprimido. Ai fui la e xeroquei no gloss paper.

Depois eu cortei ele do tamanho da placa pra facilitar, e fiz dois furos com o furador. Um num canto superior direito e outro no superior eskerdo(esses furos sao feitos no buraquim do componente do gloss paper). E alinhei com os furos da placa do outro lado. Ai passei o ferro numa beirada pra grudar, depois passei na outra, prensei, e passei mais o ferro.. E saiu certim.. Certim nao, mais foi coisa de milimetros. Mais deu blz.

Eh facil, eh soh vc imprimir os dois na mesma escala que fica blz. Na hora de imprimir, vc bota na altura 4,8 que eh o certo da placa, que a largura (pelo menos aki) foi altomaticamente pra 10,78. O tamanho da placa do GT2.

Se vc num intendeu nada, normal, eu sou um pessimo explicador, desculpa. uheuheuhe..
Mais se nao intendeu pode falar que eu explico melhor.

R1C4RD5
Veterano
# mar/05
· votar


Un Perro
To ligado agora.
Vc sabe onde posso encontrar um serial pro Photoshop?
Como vc passa o layout para o PS? Eu passo para o Corel Draw mas tenho que redesenhar ela é um saco (uso a tecla print screen). hehe

R1C4RD5
Veterano
# mar/05
· votar


Outra dúvida que eu tenho é: como fixar a placa dentro do pedal qual o melhor metodo de fixar ela para que não fique solta dentro e corra o risco de encostar em algo metalico e fechar um curto?
Eu já abri um pedal da chorus mas ele não era preso, ele tinha um plastico que protegia a placa.

Un Perro
Veterano
# mar/05 · Editado por: Un Perro
· votar


R1C4RD5
Nem sei se aki pode postar.. mais vai la (mods: se nao poder posta isso aki podem editar)
1045-1209-6738-4668-7696-2783
www.serials.ws (fecha rapido as popups que aparece)

deve funcionar :P

Pra transferir melhor, vc faz assim

Da zoom o maximo que vc poder no layout do pdf. Ai vc usa o print screen mesmo hehueu.. Ai depois cola no paint que eh mais rapido, e tira o resto deixando soh a placa, ela vai sar grande, mais eh assim mesmo

Ai vc copia ela. Deixa copiado. Ai abre o photshop e da um New, e da OK.. Que ja vai vim com as medida da figura na area de transferencia. Ai blz, la vc edita do geito que vc quiser.

O lance do tamanho, vai ser na hora de imprimir. Ai na hora de imprimir vai aparecer um preview do lado, ai vc escolhe a posição onde ela vai ficar (desmarca a center screen) pq ai na hora da xerox, sair soh no cantim pra vc aproveitar o gloss paper melhor.

Ai tem la "Scale Print Size", ai Height eh altura, o outro eh largura..
A medida do layout no PDF eh em polegadas. Se vc converter, vai da mais ou menos 10x5 (ou 5x10 nem sei o que vem primeiro uheuhe).

Sendo 5 a altura e 10 largura. Ai vc coloca essas cordenadas la e imprime. O photoshop bota medidas automaticas quando vc seta um dos dois. Ai vc anota, pra quando vc for imprimir o layout dos componentes, botar do mesmo tamanho =]

Ah e eu tb imprimi o layout dos componentes, numa folha, soh que ampliado, na folha toda.. Gigantao hueuhehue. Facilitou e muito. Ai fui botando e fui marcando os que eu ja tinha soldado, ai foi bem facil.

Tb Imprimi uma folha com a leitura dos capacitores, tipo
0.022uf = 223

Cuidado pra nao confundirem o 0.022 com o 0.0022, soh fui perceber que eu soldei errado depois que faltou um hueuheuhe..

Un Perro
Veterano
# mar/05
· votar


R1C4RD5

Outra dúvida que eu tenho é: como fixar a placa dentro do pedal qual o melhor metodo de fixar ela para que não fique solta dentro e corra o risco de encostar em algo metalico e fechar um curto?
Eu já abri um pedal da chorus mas ele não era preso, ele tinha um plastico que protegia a placa.


Tipo cara, eu uso akelas borracha de mouse pad hehe.. Ai como os terminais soldados sao pontudos, eu espeto eles na burracha.. Ai prendo pelas berada com fita isolante na caixa.

Pelo menos fiz assim com o pentelhos overdrive e funcionou bem =]. Ou cola quente sei la..

Mais se alguem souber um metodo melhor..

Ou melhor, ja viu akele desenho no layout tipo um registro de agua? acho que akilo eh pra botar os parafuso nao? Ai acho que tem que arrumar akeles "Alteadores" tipo que vem nas caixa de plastico, e parafusar ela. Tipo as de computador. Acho que fica melhor, mais pra todos os outros, com fito isolante funciona hauahu.

Un Perro
Veterano
# mar/05
· votar


http://img56.exs.cx/img56/176/layoutpedal2zm.jpg

Que que vcs acham? Vo imprimir isso na caixa de aluminio.
Mais naum sei se vou imprimir colorido nao, pq ou vou ter que imprimir em uma laser colorida, ou uma comum colorida e tirar xerox colorida, ou sei la, vai da moh trampo. Acho que ta bom, soh eh pra indicar o que eh mesmo, se nao funcionar faço de retroprojetora mesmo =]

Podem usar esse layout ai, soh modificar algumas coisa la embaixo. Akele "In, Out, 9V" eu vo por dos lados..

PrX
Veterano
# mar/05
· votar


Un Perro
Vc é do ES não é? Qual a loja que vc encontrou os componentes? To pra começar a fazer pedais ainda, mas já to procurando informação...

Vlw

Un Perro
Veterano
# mar/05
· votar


PrX

Sou de Vila Velha, e comprei quase tudo na Eletrolandia. Soh as chaves que comprei na "Faé e Strauch" em vitoria.

Mais os componentes sao faceis de achar.. Se vc for la no "polo eletronico" de vitoria, as eletronicas ficam 1 do lado da outra.. Eh soh vc imprimir os componentes e levar la. Soh as chaves mesmo que sao osso de encontrar, mais vc que ta por ai acha facil =]

SuperGeo
Veterano
# mar/05
· votar


Un Perro
suas chaves do GT-2 são daquelas tipo H-H mesmo? Quanto vc pagou? sao muito pequenas?

Un Perro
Veterano
# mar/05
· votar


Sao sim.. Paguei 2 reais em cada. E sao bem pequenas, as unicas que eu achei.. Nao tem o negosso pra botar os parafuso. Ou seja, vou ter que cola-las.

Mas... funcionando ta bom. Abri uma delas pra intender melhor o eskema, e achei o terminal comum.
Eles nao tao nas extremidades! Entao eh melhor medir com multimetro (depois eu fiz isso soh pra certificar mesmo).

Ta assim minha chave

4 3 2 1
| | | o |
| | | o |
8 7 6 5

as bolinhas sao terminais cortados no tronco. Os terminais comuns sao

2 e 6

Posicao 1 = 2 com 1 e 6 com 5
Posicao 2 = 2 com 3 e 6 com 7
Posicao 3 = 2 com 4 e 6 com 8

Ta bem assim as minhas =]

Semyto
Veterano
# mar/05
· votar


nIgHtWoLf
6k8 pode por sem problema

Un Perro
Para fazer o Buraco use um pouco de paciencia uma foradeira e uma Lima p q na

Semyto
Veterano
# mar/05 · Editado por: Semyto
· votar


Un Perro
Ae estes sao os primeiros pedais q montei

Un]http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/56272/p0[b]

plautz
Veterano
# mar/05
· votar


Pra quem quiser importar o layout de qualquer esquema do tonepad (ou que estiver em pdf) faça o seguinte:

1) Instale a impressora Apple Color LaserWriter 12/600 (acho que qualquer laser da apple Serve). O windows já tem os drivers (pelo menos o 98);
2) Depois de instalar esta impressora, abra o arquivo pdf que você deseja trabalhar o layout e mande imprimir. Na caixa de diálogo de impressão, selecione a impressora Apple que você acabou de instalar, marque a opção "imprimir em arquivo" (ou imprimir para arquivo).
3) Mande imprimir, escolha um nome para o arquivo, indique o local aonde ele será salvo e confirme;
4) Vai ser gerado um arquivo com a extensão PRN;
5 Abra o Corel Draw e crie um novo arquivo em branco. Importe o arquivo PRN para dentro do Corel. Quando o corel perrguntar sobre o tipo de importação a ser realizada, escolha importar como curvas (não sei se o photoshop aceita importar arquivos PRN);
6) Note que após a importação você vai querer trabalhar com cada elemento individualmente, então a 1ª coisa a fazer é: Botão direito em qualquer lugar do desenho importado e escolher "Ungroup All".
7) Pronto, trabalhe a vontade no layout.

Só tive problemas com layouts com mais de uma página, mas daí editei o pdf, apaguei a ultima página e pronto....

Espero que possa ser útil à vocês.

Abraços.

Un Perro
Veterano
# mar/05 · Editado por: Un Perro
· votar


plautz

humm interessante... VLW!!
Mais ae, da pra mexer tipo nakeles componentes? eu queria rancar as trilha debaixo pra fazer uma mascara bunitinha hueuhehue =]

Semyto, eu acabei de fazer os buraco uheuheu.. Tipo, eu fui mastigando com meu Perfurador de PCI. Ai tipo, quando abriu um buraquim razoavel, eu fui limando, até.... Ficou bem show, deu tudo certim. Vlw..

Intao blz, vo deixar esse de 6k8 =] vlw tb

LeandroP
Moderador
# mar/05 · Editado por: Moderador
· votar


Yoshi

A minha idéia tem princípios simples... e ainda com direito a uma espécie de send/return.

Como eu faço isso:

Eu pego o GT-2 e acondiciono ele dentro do meu ampli e utilizo a fonte do ampli pra energizar.

Na interface do meu Meteoro RX-100, que sobra espaço pra dedéu, eu coloco o jack de entrada do GT-2 e ligo a guita direto nele.

Coloco o jack de saída(out) ao lado do jack da entrada (in), onde ligo ele no meu wha-wah que manda o sinal pra minha pedaleira. Da minha pedaleira eu mando pro entrada original do ampli.

É como se eu tivesse usando o pedal no chão, antes da pedaleira, só que com a vantagem de não ser um volume a mais pra eu carregar, é alimentado pela mesma fonte do ampli (com direito a um fusível só pra ele), aproveito o painel (que chamei de interface) pra usar os controles do GT-2 (graves, agudos, chave que muda os amplis simulados) e pronto.

Não vou ficar trocando de configuração de ampli o tempo todo dentro de uma música, então deixo no ampli clean... só se uma música exigir alguma coisa mais encorpada se tratando de distorção e ganho eu mudo as chaves.

Sei lá, não é o ampli dos meus sonhos, mas a idéias é fazer de um potente em volume (RX-100) e relativamente barato, num cubo com mais possibilidades de timbres.

Se alguém ver algum contra nisso, por favor, me diam pra que eu não tenha surpresas desagradáveis na minha modificação, pois não manjo p*** nenhuma de eletrônica.... só sei o que é "+" e o que é "-"

Un Perro
Veterano
# mar/05
· votar


se a fonte do seu ampli tiver saida 9V, blz.. Senao, vc pode comprar essas fonte de camelo, e tirar a carcaça dela, e colar/parafusar ela dentro do cubo, ai vc liga a saida no pedal. Ai tem que ver o negosso dos mA neh, ou num tem nada a ver?

E eh bem legal cara sua ideia.. Naum vejo nada que impeça.
Iria funcionar como se o pedal tivesse sido colado no ampli, porem por dentro. =]
Ai vc quem sabe se vai tirar um jack de saida, entrada da interface..

Se fosse eu ligaria com true bypass ele direto na entrada do ampli.. mais como vc vai usar mais coisa, tem que seguir a ordem neh.. hehhe, ai vc quem sabe o melhor geito de colocar.

----------

AII alguem sabe se posso usar akeles cabos flat de computador, de 80 vias (akele mais finim), pra Offboard Wiring do GT2???? Vou ter nenhuma perda grande nao?
Nas epecificações ta: 105ºC 150V 30 AWG

Que coisa eh essa de AWG?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Aee to acabando o GT-2