Correios - A loooooooonga saga de um pedal

Autor Mensagem
Del-Rei
Veterano
# mar/19 · Editado por: Del-Rei
· votar


makumbator
Pra mim não faz .

Eu quis dizer que o correio estrangeiro fez a parte dele: gerou o rastreamento (e repassou ao remetente) e entregou a encomenda ao correio do país de destino.

Não falei do correio brasileiro... O correio brasileiro supõe que se há rastreamento, o destinatário tem acesso a ele. Se essa postura é certa ou não, nem é o meu ponto. Meu ponto é que certamente se o correio daqui for notificar todos que forem pagar a taxa de 15 reais, essa taxa vai pra 20/25. Pode ter certeza. Até porque a taxa de 15 reais foi calculada sem o custo do envio de notificação.

Não sei se você lembra, mas a taxa antigamente era 12 reais e só ocorria quando houvesse tributação. Depois evoluíram pra 15 e passou a ser independente de tributação. Se for notificar o destinatário vai pra 20, rs

E vou te dizer mais. Algumas coisas são muito mais incoerentes pra mim.
Por exemplo.
Segundo as regras postais daqui, a encomenda pertence ao remetente até que seja entregue ao destinatário, ou seja, no caso do meu objeto roubado o vendedor lá dos EUA que deverá reclamar a indenização...

Isso é extremamente contraditório (na minha humilde opinião) se você considerar que o destinatário é que recebe a cobrança de valores a pagar pra encomenda ser entregue. Ainda mais quando vem de fora, porque geralmente o remetente está cagando pra tributação. Ou seja, pra requerer indenização só o cara lá do outro país pode. Mas pra cobrar tributos eu sou o responsável. Pior: Se a RF achar que a nota foi adulterada (obviamente pelo remetente), ela pode aplicar multa e quem paga a é o destinatário.... Mas o destinatário não tem direito de exigir indenização nunca. Destinatário só tem direito de pagar tributo.

Um aceno de longe!!!

makumbator
Moderador
# mar/19
· votar


Del-Rei
Eu quis dizer que o correio estrangeiro fez a parte dele: gerou o rastreamento (e repassou ao remetente) e entregou a encomenda ao correio do país de destino.

Ah sim, o do estrangeiro sim. O nacional é que não faz o mínimo nem pra cobrar uma taxa extorsiva.

Não sei se você lembra, mas a taxa antigamente era 12 reais e só ocorria quando houvesse tributação.

Eu lembro disso. Por outro lado, esse aumento nem parece ser fruto de custos de operação do serviço propriamente dito, e sim das perdas de receita e prejuízos que os correios brasileiros tiveram nos últimos anos. Inventaram a taxa e o posterior aumento pra cobrir outras áreas.

Ou seja, pra requerer indenização só o cara lá do outro país pode. Mas pra cobrar tributos eu sou o responsável. Pior: Se a RF achar que a nota foi adulterada (obviamente pelo remetente), ela pode aplicar multa e quem paga a é o destinatário.... Mas o destinatário não tem direito de exigir indenização nunca. Destinatário só tem direito de pagar tributo.

Pois é.

JJJ
Veterano
# mar/19 · Editado por: JJJ
· votar


makumbator

Eu perguntei pro remetente e ele disse que não tem rastreio... (e isso foi depois que enviaram, senão eu pagaria uma merreca a mais por um raio de número).

Quanto a aparecer no meu CPF, acho difícil, porque - até onde eu lembro - não vai meu CPF no ebay (eles nem sabem que porra é CPF), então, só se um dedicado funcionário dos Correios procurar pelo meu nome/endereço, encontrar meu CPF e registrar isso no programa deles (o que eu tenho pouca esperança).

Acho que a única chance real que tenho de receber a mercadoria é se chegar um aviso postal pra eu pagar ou se entregarem sem cobrar.

Velvete
Veterano
# mar/19
· votar


JJJ

As encomendas que já saem com rastreio aparece a mensagem da possibilidade da cobrança (recebi mercadoria esses dias sem me cobrarem).

Mas as que não tem rastreio, ou aquelas com um número enorme do correio chinês, tem chegado direto. Sei lá se nem passam pelos correios, tipo transportadora.

Del-Rei
Veterano
# mar/19 · Editado por: Del-Rei
· votar


makumbator
O nacional é que não faz o mínimo nem pra cobrar uma taxa extorsiva.

Isso quando eles mesmos não roubam a mercadoria, né? As que não têm rastreamento, principalmente....

Velvete
ou aquelas com um número enorme do correio chinês, tem chegado direto

Normalmente, os trecos da China acabam passando batidos porque são baratos. Mas esse número enorme tem como rastrear. Pelo menos as minhas sempre têm rastreamento.

Se você pegar aquele número que eles dão e colocar no site que eles informam, depois de uns 3 ou 4 dias de postado o produto, vai aparecer no canto esquerdo o rastreamento compatível com o correio brasileiro.

Pra você ver... Testa esse número LP00120093343897 nesse site http://global.cainiao.com/?spm=a2g0s.9042647.4.3.445a37a1MiwW0g

Um aceno de longe!!!

Velvete
Veterano
# mar/19
· votar


Del-Rei

Já fiz isso algumas vezes...

Mas os únicos que me cobraram foram os que tinha o rastreamento mesmo.

Estou com uma encomenda vindo da Inglaterra sem rastreamento que ainda não chegou. Sei lá se esta retida aguardando pagamento da taxa.

Velvete
Veterano
# mar/19
· votar


https://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2019/03/procon-sp- vai-notificar-correios-por-aumento-no-numero-de-reclamacoes.shtml

Del-Rei
Veterano
# mar/19 · Editado por: Del-Rei
· votar


Velvete
"O órgão afirma que, em 2018, foram 548 queixas de consumidores nos canais de atendimento da fundação".

Cara, e pode ter certeza de que isso aí não representa nem 1% de todos problemas de atraso ou extravio em 2018. Não estou exagerando. É porque quase ninguém registra formalmente uma reclamação no site dos Correios, até porque é uma inutilidade aquilo. Maior burocracia pra preencher um monte de dados e no final é inútil.

Se consultar o Reclame Aqui, em 2018 houve 60.194 (mais de 60 mil!!!) reclamações. No total, os Correios tem 131.335 reclamações. E o mais bizarro é que os Correios não estão nem aí pra essas reclamações, não respondem nada.

Um aceno de longe!!!

Velvete
Veterano
# mar/19
· votar


Del-Rei

Fiz uma reclamação (me atenderam após um tempão) por uma encomenda atrasada um mês após os 40 dias úteis pedidos. Era só entregar...

Um mês após a reclamação, eu abri outra reclamação devido a demora pra obter a resposta.

Dias depois, a encomenda chegou. Rs

Dava tempo de ir buscar a pé.

Del-Rei
Veterano
# mar/19
· votar


Velvete
Na maior parte das vezes que eu faço reclamação por atraso, a resposta só vem depois que a encomenda chega, e a reposta magnífica deles é "Prezado Cliente, informamos que a entrega do seu objeto ocorreu em XXX, conforme sistema de rastreamento".

É piada. Não geral, independe do que eu escrevo, eles sempre respondem o mesmo texto padrão.

Uma vez precisei pedir um reembolso no valor de 60 e poucos reais de indenização, de um aparelho de som que mandei pra Brasília, com um frete caríssimo e atrasou mais de uma semana. Essa foi foda.

Em 31/08 abri a reclamação pedindo a indenização. Obviamente ignoraram o pedido de indenização e só responderam que o objeto havia sido entregue, conforme sistema de rastreamento.

Abri um chamado na Ouvidoria (que você só pode fazer depois que os correios respondem sua primeira reclamação) e o prazo era 30 (!!) dias pra Ouvidoria responder. Responderam a mesma merda e ignoraram minha indenização.
Reiterei o pedido, na própria Ouvidoria e deu no mesmo.

Quase quebrei o computador.

Em 05/12 abri uma reclamação na Ouvidoria da Controladoria-Geral da União (que foi um parto descobrir como) e no dia seguinte, 06/12, o Correio me respondeu, dizendo que iria dar início ao processo de indenização.

Esse correio é um lixo.

Um aceno de longe!!!

JJJ
Veterano
# mar/19
· votar


Velvete
Estou com uma encomenda vindo da Inglaterra sem rastreamento que ainda não chegou. Sei lá se esta retida aguardando pagamento da taxa.

Exatamente o meu caso.

Will Bejar
Veterano
# mar/19
· votar


E essa história do ML emitir etiqueta de PAC e os Correios rejeitarem o envio?

Del-Rei
Veterano
# mar/19
· votar


Will Bejar
Já aconteceu comigo de chegar no correio e dar “etiqueta cancelada”. Na hora, achei que o comprador tivesse cancelado a compra. Voltei em casa e vi que estava tudo normal. Mas abri um chamado no ML pra gerar outra etiqueta. Uns 5min depois foi gerada. Fui ao correio e funcionou. Isso tem umas 3 semanas.

Um aceno de longe!!!

Will Bejar
Veterano
# mar/19
· votar


Del-Rei
Um amigo meu disse que tinha uns papos de o sistema bloquear pq se "sentia lesado". Tipo, cobrou R$22 de PAC, só que pro ML o PAC dessse deve custar uma merreca, enquanto enviando direto pelos Correios, o SedEx custa R$21,90!!!

Acabei combinando com o comprador o cancelamento e o envio direto por mim.

Del-Rei
Veterano
# mar/19
· votar


Will Bejar
Eu não tenho feito mais essas contas. Mas na época que eu comparava os preços, o envio por fora do Mercado Envios era sempre bem mais alto. Nunca achei que valia a pena fazer por fora, ainda mais se for incluir seguro... Mas atualmente não sei como andam os preços.

Um aceno de longe!!!

makumbator
Moderador
# mar/19
· votar


Del-Rei
Mas na época que eu comparava os preços, o envio por fora do Mercado Envios era sempre bem mais alto.

Sim. Entretanto, no ano passado, os Correios fizeram um reajuste de preço cobrados no mercado envios (de até incríveis 51% de reajuste). Foi tão alto o aumento que o ML protestou e segundo consta pesquisaram outras soluções de envios com transportadoras, mas a capilaridade nacional dos correios acaba sendo imbatível, e o ML ficou na mão dos Correios.

https://canaltech.com.br/e-commerce/aumento-de-preco-nos-fretes-dos-co rreios-e-considerado-abusivo-108996/

JJJ
Veterano
# mar/19
· votar


Mas eu recebo coisas do ML por transportadora, às vezes.

Del-Rei
Veterano
# mar/19
· votar


makumbator
Sim, eu lembro disso. Uma merda, até porque eu vendo coisas no ML e reflete em mim. Não só isso, como a obrigatoriedade de frete grátis em alguns produtos, além da comissão ter subido de 10% pra 11%. Uma merda.

Só que os fretes mesmo fora do ML também tiveram reajuste. Na próxima vez que eu vender algo pelo ML vou dar uma consultada por fora pra saber qual a diferença.

Aliás... fiz uma compra no ML há 15 dias e o rastreamento não tem atualização há 8 dias, sendo que o último trajeto era do Rio pra Niterói, coisa rápida... Estou até preocupado.

Um aceno de longe!!!

SteveRayMorse
Veterano
# mar/19
· votar


JJJ

Já recebi também. Acho que depende da região e produto que comprou. Mas a grande maioria é via Correios mesmo.

Abs

Del-Rei
Veterano
# mar/19 · Editado por: Del-Rei
· votar


Resposta dos correios sobre o roubo da minha encomenda... Conforme já imaginava:

"Prezado cliente, após as devidas apurações, verificou-se que o objeto mencionado foi alvo do roubo a veículo. Conforme normas postais internacionais, o remetente, por ser o contratante do serviço de distribuição no exterior e responsável legal pelo objeto, é o único beneficiário de possível indenização. Nesse sentido, o remetente deverá formalizar reclamação no Correio de origem. Caso tenha ocorrido o pagamento de taxas e tributos pela encomenda no momento da nacionalização do objeto no Brasil, estes serão ressarcidos pelos Correios ao destinatário. Para prosseguimento nos trâmites administrativos para restituição do valor indicado no DIR, solicitamos disponibilizar os seguintes dados, de acordo com o tipo de pagamento realizado, por este mesmo canal no link Clique Aqui ou pela Central de Atendimento dos Correios (0800 725 0100).BOLETO:? Data de nascimento;? CPF;? Dados Bancários (banco, agência e conta corrente com dígito) do pagador.CARTÃO:? Bandeira do cartão; ? Número do cartão: APENAS OS SEIS PRIMEIRO DÍGITOS E OS ÚLTIMOS QUATRO DIGITOS (1234 56XX XXXX 4321)? Data do Pagamento;?Valor Pago;? Código de autorização: composto por 6 caracteres podendo ser alfanumérico. (informação a ser verificada com a operadora do cartão de crédito)."

Já contactei a loja, nos EUA, espero que seja resolvido.

Um aceno de longe!!!

MatheusMX
Veterano
# mar/19
· votar


Caramba, e eu ainda tive a coragem de fretar instrumentos de 20, 30k pelos Correios.
Se dá um rolo desse eu enlouqueço.
Complicado. E nem as transportadoras eu também não acho muito confiáveis.
Nessas ocasiões, vocês consideram que o mais seguro seria declarar o valor real do instrumento, tendo em vista a cobertura do seguro? Meu receio é deixar o valor declarado assim na cara.

JJJ
Veterano
# mar/19
· votar


MatheusMX
vocês consideram que o mais seguro seria declarar o valor real do instrumento, tendo em vista a cobertura do seguro?

Por enquanto, o mais seguro é ir embora desse buraco...

Del-Rei
Veterano
# mar/19 · Editado por: Del-Rei
· votar


MatheusMX
JJJ
Quem puder ir embora, é uma boa opção.
Mas, quem não puder ir, eu atualmente sugiro declarar o valor real da encomenda, pra evitar problemas.

Seguro é o tipo de coisa que a gente paga puto da vida, e ainda assim torce pra nunca precisar usar.

Um aceno de longe!!!

Will Bejar
Veterano
# mar/19
· votar


Del-Rei
Na próxima vez que eu vender algo pelo ML vou dar uma consultada por fora pra saber qual a diferença
Tenho feito isso!!! Tanto na compra, como na venda.

MMI
Veterano
# mar/19
· votar


MatheusMX

Caramba, e eu ainda tive a coragem de fretar instrumentos de 20, 30k pelos Correios.

Há uns bons anos eu fiz isto e descobri que não é uma boa ideia, apesar de ter conseguido desembaraçar e pegar o produto. De acordo o site dos Correios:

As importações de bens pelos Correios estão sujeitas ao Regime de Tributação Simplificada - RTS. Esse regime aplica-se às mercadorias de valor aduaneiro de no máximo US$ 3.000,00 (três mil dólares americanos). A base de cálculo do tributo é o *valor aduaneiro, que é composto pelo custo da mercadoria + frete + seguro, se houver.

Acima disso (US$ 3.000,00) é preciso contratar um despachante aduaneiro autorizado, o que complica e encarece. É bom que o pessoal saiba aqui...

Will Bejar
Veterano
# mar/19
· votar


MMI
Acima disso (US$ 3.000,00) é preciso contratar um despachante aduaneiro autorizado, o que complica e encarece. É bom que o pessoal saiba aqui...
Lembrando que se por acaso vc comprar, o item chega aqui, e vc não desembaraça, ela vai pra perdimento, ou seja, vc perde a grana e o produto (mesmo pq o correio ou qualquer outra empresa não arcar com os custos de envio de volta à origem).

Will Bejar
Veterano
# mar/19
· votar


MMI
Acima disso (US$ 3.000,00) é preciso contratar um despachante aduaneiro autorizado, o que complica e encarece. É bom que o pessoal saiba aqui...
Lembrando que se por acaso vc comprar, o item chega aqui, e vc não desembaraça, ela vai pra perdimento, ou seja, vc perde a grana e o produto (mesmo pq o correio ou qualquer outra empresa não arcar com os custos de envio de volta à origem).

Velvete
Veterano
# mar/19
· votar


Chegou a encomenda da Inglaterra. Sem Rastreamento, garantia de emoção.

R$15??? Nem sei se os correios ficaram sabendo desse pacote.

The Man Who Sold The World
Veterano
# mar/19 · Editado por: The Man Who Sold The World
· votar


comprei esses dias um produto pelo ali, ta bom, eu falo, foram aqueles bonecos funko pop hahahahahhahaha
vieram com aquele codigo LP e eu converti, mas nem deu tempo, em 2 semanas chegou, que avanço é esse galera?
só por isso eu comprei mais 3 no dia que chegou
EDIT: tbm não paguei nada, foi do vendedor direto pra minha casa, sem 15 reais nem tributação

Velvete
Veterano
# mar/19
· votar


Este país é louco

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Correios - A loooooooonga saga de um pedal