Zoom G5 - Agora sim, a sucessora da G7/G9

Autor Mensagem
VoodooSoup
Veterano
# set/12
· votar


Fala Bog,

Eu entendi o que quis dizer mas, de qualquer forma, não me surpreendi com as simulações de amp da G5, mesmo com a simulação de falantes desabilitada.

diogo.multiefeitos
Veterano
# set/12
· votar


. Quanto às simulações de AMP, não gostei de nenhuma para ser sincero.
Bom vejo que vc nao é paciente com multiefeitos, pois tenho os mais tops em casa e coloquei lado a lado, além dos meus amigos guitarristas alunos e bandas terem visto aki no meu home estúdio q a zoom g5 foi a que melhor se saiu nas simulaçoes de amp

diogo.multiefeitos
Veterano
# set/12
· votar


LORD G

amigo com certeza da pra utilizar sem problemas, o grande problema com multiefeitos é ter o macete bom ouvido e ser paciente, nao se ligue a marcas preços e famas de 10 anos atras, a zoom vale a pena nos dia de hoje, se comprar sua g5 pode tirar suas dúvidas comigo pelo face e msn te ajudo a vontade se precisar DEUS o abençoe

thmenezes_RJ
Veterano
# set/12
· votar


VoodooSoup
Bem cara, não testei a G5. Mas se for como na Pod HD que tenho, ou em outras no mercado, pra usar em amp de guitarra eu recomendo fortemente desligar não só a simulação de falantes como a de amps. Usar só as simulações de pedais. Senão o som fica ruim mesmo, fica amp em cima de amp.

A não ser que se ligue a pedaleira no loop do amp. Aí, o pré passa a ser a pedaleira e pode-se usar as simulações de amp dela, ainda deixando as de cab desligadas.

Na pod hd, por exemplo, acabei de compra uma caixa da JBL Selenium de 12" pra usar com a pedaleira. Caixa de PA mesmo, ativa, pra usar como retorno, enquanto a guitarra vai direto na mesa. No caso da pod, o som ligado em linha é BEM superior ao ligado em amps de guitarra. Tem que ver qual é a proposta do equipamento. Hoje em dia, eu praticamente não considero mais a dupla pedaleira + amp como opção. É amp + pedais ou pedaleira + caixa/monitor/amp FRFR.

Mas é isso aí, as opiniões são sempre bem vindas. Abraço.

MauricioBahia
Moderador
# set/12
· votar


thmenezes_RJ: Senão o som fica ruim mesmo, fica amp em cima de amp.

Pois é, eu nem vejo lógica ligar simulação de amp no input de um amp! Esse foi um dos fatores que me levaram comprar aquele mini power amp da EHX pois o Blues Jr. não tem loop.

Agora, se o cara quer experimentar timbres, não tenho nada contra. O que não entendo é querer "dissimular" um Vox ou Fender por exemplo! hehe

Abs

Lord-g
Veterano
# set/12
· votar


diogo.multiefeitos
Valeu cara , este mes estarei adquirindo a G5 pra integrar meu set.
Com certeza vou te apurrinhar muito ^^ valeu pelas dicas.

gpssa
Veterano
# set/12
· votar


Olá, sou novo por aqui,
alguém poderia me dizer qual o tipo de fonte pode ser usada com a g5?
será que um adaptador AC qualquer de 9v serve?

Jeff.gomes
Veterano
# set/12
· votar


Galera, obviamente que comprar uma pedaleira que custa de 1000 reais até 2000 reais, com um cabeçote de 10mil, é ignorante, mas falando de uma pedaleira (no caso no g5 que não testei), o que você me dizem, é melhor pedais médios e amplificador SS, ou um g5 ligada em PA?

To afim de uma pedaleira, fica ruim carregar o amplificador para cima e para baixo...

thmenezes_RJ
Veterano
# set/12
· votar


Jeff.gomes
Cara, vcs fazem umas perguntas complicadas... olha a pergunta: melhor a pedaleira ou pedais num amp ss?

Existem milhões de pedais e amps ss... não tem resposta pra isso. Acho que um bom amp SS e bons pedais se comparam as simulações da pedaleira em linha se bem timbradas.

É muito subjetivo...

Jeff.gomes
Veterano
# set/12
· votar


thmenezes_RJ
falei de pedais, "médios", bons, não ruins e nem excepcionais....

Eu usava uma podhd300, emprestada, mas nunca testei em PA, achava otima, mas muito longe de bons pedais, ligada num bom ampli.

Entendeu a pergunta?

thmenezes_RJ
Veterano
# set/12
· votar


Jeff.gomes
Pois é cara, mas até a concepção de pedal médio é subjetiva... acho o ds1 horrível, horroroso. Mas tem gente que idolatra o pedal. E quanto aos amps, um laney e um fender ss soam completamente diferentes.

Acho que a pergunta correta seria: pedal X + amp Y reais se comparam as simulações de pedal X + amp Y da pedaleira? Aí sim acho que cabe a comparação. Mas tem bem poucos amps ss simulados nas pedaleiras.

Cara, pegue a pod hd300 de volta e teste num PA que o som é melhor. Atualize os firmwares (ou peça pro dono atualizar) e futuque !!! Futucar é a chave.

MCMLXXX
Veterano
# set/12
· votar


Pela relação custo x benefício, peguei uma G5. Sempre fui fã da Boss, e acho que quem não consegue tirar um timbre decente nas GTs, PODs (as simulações das HD são incríveis) ou mesmo na G5 deve pensar seriamente em abandonar os multiefeitos, mas montar um set de pedais é ainda mais complicado quando não se sabe onde está se metendo. As pedaleiras de hj fazem até pão de queijo! Com o tempo deixarei minha impressão sobre essa tal G5 pra ajudar o povo, flw!

MauricioBahia
Moderador
# set/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


MCMLXXX

Acredito que muita gente sequer lê o manual do produto e já sai metendo o pau. Mal sabe ele que tem uma posição certa de uma tal chavinha pra certo cenário. Enfim, na maioria das vezes penso que o problema TODO está no elemento por trás da guitarra, seja por inexperiência ou mesmo incompetência.

Ainda, muitos compram coisas pra tocar praticamente em vão, no qual o objetivo principal é ficar comparando X com Y e/ou lendo coisas ditas em fóruns como esse que é feito por muitos "curiosos" que saem falando mal ou bem por experimentar por 15 minutos uma coisa ou mesmo NUNCA ter encostado um dedo. Essas opiniões pode não ser realistas. Pra piorar, cada um tem sua própria experiência e não há um valor fixo quando tratamos de gosto pessoal. O que é real então?

Enfim, há muita mística, efeito placebo, papo furado e pouca música sendo produzida ou bem tocada por aqui, infelizmente.

Abs

Bog
Veterano
# set/12
· votar


MauricioBahia

Eu cada vez mais me convenço que o principal problema das pedaleiras não tem a ver com timbre, digitalização, processamento, nem nada do tipo. É simplesmente que elas oferecem coisas demais em um espaço pequeno. Montes de parâmetros, modos de saída, submenus para o cidadão se perder. Quem não está acostumado vai lá, liga a pedaleira no input do amp, e soca uma simulação de JCM800, na esperança de ouvir o seu amp soar como um. Não vai acontecer, e o cara vai sair por aí falando mal das tais simulações de amps. Não vai pensar a fundo no fato de que nem um JCM800 de verdade ligado no input do amp dele soaria como um JCM800.

Além disso, o melhor muitas vezes é esquecer o que está escrito. Ás vezes, o melhor caminho para conseguir o tal timbre que ele espera não era socar simulação de JCM800, mas sim uma simulação de OD2 com um eq depois. Ou então algum parâmetro obscuro, com uma descrição pouco esclarecedora, como "Resonance: sets the resonant frequency".

E aí chegamos no ponto fundamental: pedaleiras não são plug and play. Nem a G3, em toda a sua simplicidade. Nem mesmo a G1, minimalista. Às vezes, menos é mais. Lembro aqui de um pedal da Boss, o OD-20, que tem uma porção de simulações de pedais de drive. Já vi gente que fala mal de pedaleira dizer que este pedal é ótimo. Já vi até gente tendando defender que ele seria analógico. Não é. Ele tem as mesmas simulações de pedais que a Boss usa há anos na sua linha GT. Ocorre que você não precisa se preocupar com montes de parâmetros estranhos, nem precisa ler um livro de dicas como o Boss GT-8 Brilliance. E mesmo assim, também já ouvi reclamações de gente que acha que ele é complicado demais.

E não tem muita solução. Mais configurabilidade equivale a mais complexidade. Eu acho que o próximo passo que eu queria ver nas pedaleiras não é simplesmente mais e mais efeitos mirabolantes e promessas de "simulações mais realistas". É algo na direção que a Zoom aponta: interface.

Os pedaizinhos, em contraste, parecem ser bem mais engessados. Eles soam daquele jeito, e é o jeito "certo" daquele pedal. Se você não gosta do calombo nos médios do Tube Screamer, você procura outro pedal, e $ó, hehe.

Enfim, há muita mística, efeito placebo, papo furado e pouca música sendo produzida ou bem tocada por aqui, infelizmente.

Desculpa pelos meus imensos blablablas.... =(

MauricioBahia
Moderador
# set/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bog: Desculpa pelos meus imensos blablablas.... =(

Você escreve com sentido, coerência e conhecimento. Não é blablabla!

Por falar em "conhecimento", estou assistindo ao vídeo "Fuzz: the sound that revolutionized the world ". Tem um monte de fabricantes renomados falando coisas bem, digamos, polêmicas... Vale a pena!

:)

Bog
Veterano
# set/12 · Editado por: Bog
· votar


MauricioBahia
Fuzz: the sound that revolutionized the world

ASSISTIREI!

Você já fez um tópico sobre isso? =P

MauricioBahia
Moderador
# set/12
· votar


Bog: Você já fez um tópico sobre isso? =P

Sobre Fuzzes sim. Aqui tem partes do documentário: http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/246320/p37#8461866

Valeu!

Calime
Veterano
# set/12
· votar


Bog


Quem não está acostumado vai lá, liga a pedaleira no input do amp, e soca uma simulação de JCM800, na esperança de ouvir o seu amp soar como um. Não vai acontecer, e o cara vai sair por aí falando mal das tais simulações de amps. Não vai pensar a fundo no fato de que nem um JCM800 de verdade ligado no input do amp dele soaria como um JCM800.

Além disso, o melhor muitas vezes é esquecer o que está escrito. Ás vezes, o melhor caminho para conseguir o tal timbre que ele espera não era socar simulação de JCM800, mas sim uma simulação de OD2 com um eq depois. Ou então algum parâmetro obscuro, com uma descrição pouco esclarecedora, como "Resonance: sets the resonant frequency".


Sempre pensei assim. Nego vai lá e copia a cadeia do Gilmour e qdo vai ouvir se decepciona...Pra mim pedaleira tem que ser comprada por quem curte futucar, fuçar, mexer mto, e tem a mente despida de idéias pré concebidas de timbres. Quem não tem paciência e quer logo tocar que parta pros analógicos logo.

Já usei pedais, pedaleiras, multiefeitos e simuladores diversos e me encontrei na mistura digital multiefeitos+simulador com o mundo analógico de um valvulado e estou satisfeito com isso. Poderia ser melhor? Acho que sempre tem como melhorar, mas por hora me atende bem....(ainda quero uma Fractal, rs...).

Bog
Veterano
# set/12
· votar


Ontem mesmo eu estava falando de interface. Pois bem, hoje mesmo a Vox anunciou algo que parece ser uma versão (bem) simplificada e sem válvula da Tonelab:

http://www.voxamps.com/us/pedals/stomplab/

Infelizmente, eu acho que o caminho NÃO É este, e sim algo mais na linha do que a Zoom tem feito. Quando olhei o nome "stomplab", pensei que eles tinham feito algo na linha do Boss OD-20 que eu citei ali em cima OU daquele novo pedalzinho da Zoom. Mas é só a G1 da Tonelab. =P

gpssa
Veterano
# set/12
· votar


Caras,
gostaria de saber o que a g5 tem que a g3 não tem além de...

- 3D Z-pedal,
- Tube Booster,
- 4 visores,
- loop 20 seg a mais,
- 3 efeitos simultâneos a mais
- E uns 40 efeitos a mais (pelo que vi em um anúncio)

Alguém já consegue dizer se há diferença de timbre, etc?

MCMLXXX
Veterano
# set/12 · Editado por: MCMLXXX
· votar


Minha primeira impressão com a G5: ela é muito mais robusta do que parece. Quanto a funcionalidade, pra quem está acostumado a utilizar o Guitar Rig, por exemplo, não sentirá nenhuma dificuldade. A linha ME da Boss é a que mais se aproxima dela em relação a facilidade de operação, mas com muito menos liberdade de experimentação, fora os simuladores de amp da G5, que são surpreendentes.

Os presets são razoáveis, mas como eles não foram feitos para o nosso equipamento, não os leve em consideração para julgar a qualidade dos timbres oferecidos pela G5. O ideal, num primeiro momento, seria escolher uma cadeia de efeitos mais familiar dentre as opções de fábrica e então editá-la. Chegará a resultados interessantes.

Montei uma cadeia utilizando o ZNR, o TS ou DS-1 como booster e o simulador de amp BG Crunch no canal clean do meu amp, um Warm Music 112gt (lembrando de selecionar a opção COMBO FRONT no OUTPUT, nesse caso), e ficou incrível, isso sem um pedal de EQ na cadeia, que deixará o timbre com ctz ainda melhor quando acrescentado. Ainda não testei em linha, onde poderei conferir melhor os simuladores de amp da G5, mas o farei nesse feriado...

Por enquanto, nada a reclamar dessa G5... como diria Marcello Sant'Anna, do programa Auto+: "belíssimo brinquedo"!!!

SrMouraSilva
Veterano
# set/12
· votar


Dica pra galera que já tinha uma G2Nu e agora comprou uma G5 ou G3.

Convertendo seus patchs:

Site: http://zkun.zouri.jp/cv.html

Um japa legal criou este site que tem algumas ferramentas para as pedaleiras G2Nu/G3/G5. Como o japonês que entendo é o do google translate, só consegui desvendar a ferramenta de conversão de patch:

a) G2Nu -> G5 (patch)
1° Abra o Edit & Share, selecione o seu patch e exporte-o.
2° Abra seu patch pelo bloco de notas ou outro editor simples de texto (de preferência XML)
3° Copie o texto para a o primeiro campo de texto e clique em "ANALYZE PATCH!"
4° No final da página tem um botão com o rótulo "G2Nu->G5 CONVERT". Clique nele e o patch para G5 será gerado e inserido na caixa de texto abaixo do botão.
5° Copie o conteúdo da caixa de texto e cole-o no bloco de notas.
6° Salve com o nome seguindo esta estrutura: nomeDoPatch.g5p
7° Importe para o programa.

b) G5 -> G3 (patch)
Eu ainda não descobri como fazer de um jeito que funcione :/
Se alguém conseguir, manda para gente! :D

Observações:
Não é certeza que o patch da G2Nu soe igual na da G3 ou na G5, pois hipoteticamente os algoritmos das G3/G5 sejam mais avançados que os da G2Nu.

SrMouraSilva
Veterano
# set/12 · Editado por: SrMouraSilva
· votar


Da minha observação do comentário acima:
Eu tenho uma dúvida. Sei que os G2Nu tem menos parâmetros e pedais que as pedaleiras da nova geração da Zoom* processador anterior e tudo mais...
Mas existe mesmo uma diferença - para não dizer evolução - de som entre os efeitos da G2Nu e da G3? Ou eles só pegaram os pedais/algoritmos da G2Nu e jogaram numa carcaça nova?


*Sim, considero que a G3 e G5 são de uma geração superior a Zoom G2Nu, G1n e companhia

diogo.multiefeitos
Veterano
# set/12
· votar


SIMULAÇÕES DE AMP DA G5
http://www.youtube.com/watch?v=X9o07YpNLQI

SIMULAÇÕES DE PEDAIS DE DRIVE DA G5
http://www.youtube.com/watch?v=IvjSy1928kw

TIRANDO UM SOM DO MESTRE EDU ARDANUY COM A G5
http://www.youtube.com/watch?v=lgB4qw3_zMw

gpssa
Veterano
# set/12 · Editado por: gpssa
· votar


O que acham desse foot pro scroll da G5 e pro loop que esse carinha aqui criou?
http://ashbass.com/AshBassGuitar/Zoom/
Cliquem em "G5 - Patch Select Mod", no menu à esquerda, pra ver os detalhes da gambiarra.

edisonguitar
Veterano
# set/12
· votar


Olá galera, sou novo aqui no fórum e ja tive varias pedaleiras e pedais analógicos ao longo dos meus 28 anos de vida, toco guitarra desde os 10 / 11 anos e queria postar um pequeno review sobre a Zoom G5, que pra mim ainda não é a sucessora da G9. Pra começar a G9 é uma "releitura" atualizada da Vox Tonelab SE que eu tenho e considero a melhor até hoje,mesmo na era das Gt-100 Boss e Pods HD da vida.
Bom, estava a procura de uma pedaleira para minha igreja que tivesse um bom Custo X Beneficio, tava querendo pegar uma Vox Ex mais estava mais cara do que poderia pegar..... e pesquisando na net e vi o lançamento da zoom G5e achei interessante ,pois ja havia utilizado a zoom G9 e achei um a otima pedaleira, emfim.... encomendei e chegou a pedaleira (semana passada - comprada em numa loja em caxias por encomenda) na igreja, gostaria de postar aqui meus prós e contras:

Prós:
1- pedaleira bem construida, toda em metal acabamento muito bonito até.
2- O conceito de 4 Displays com controles individuais simulando vários pedais um ao lado do outro com sequencias " editáveis".

3- Portabilidade, um tamanho que cabe ate em uma mochila de notebook por exemplo, (pelo menos na minha coube)

Contras:
1- Achei o pedal de expressão um pouco estranho (talvez pq estou acostumado a minha Vox Tonelab SE) achei ele com pouca articulação e muito "mole" mesmo ajustando torque, o da G9 é melhor.

2- Mudança de bancos (no modo patche) pisando em dois pedais, não ficou nada prático, sem contar que se pisar muito forte ele vai mudando de banco muito rápido e voce tem que moderar na pisada.

3- A pedaleira sempre liga no modo Hold, e tudo que vc mexer automaticamente será salvo, ou seja muito mais facil de alguém ou vc mesmos em querer ,de repente estragar seus presets . Por isso é bom gravar eles em seu Computador com o rograna editor da zoom.

4- na questão timbres não explorei muito , mais as distorções estão muito "sinteticas" em relação a G9 que é bem mais orgãnica, achei que os 32 bits do novo procesador junto com a valvula 12x7 que ela possui de fossem deixar o som mais real mais não gostei muito, o que mais me agradou foi o screamer (simulador do TS9 da ibanez) e mesmo assim me soou bem razoável.

5- No modo "patche" o pedal 4 fica sem função, só serve para retornar ao modo hold (achei que poderia funcionar como tap tempo pro delay, seria mais interessante)

6- Saida balanceada XLR, no amp ligado pelo P10 normal, o som clean se eu aumentasse muito a guitarra no knob de volume dava uma leve distorcida, mais no PA qdo conectada pela saida blanceada estava dando uns estalos , tentei resolver cm os boeos pre/post mais nao sei pq o problema persistiu.( Não é a parte eletrica da guitarra, pois ligado doreto no amp nao da esta distorcida nem estalos.)
Não testei ela como interface de audio, então nao posso comentar nada.

Resumindo, estou trocando ela pela G9 ,pois o dono da loja conseguiu uma pra gente . Pra quem está pensando em pegar a G5, na mesma faixa de preço eu indico a Boss ME-70 , pra uma valvulada e muito mais "organica" indico Vox Tonelab ST que apesar de ter menos efeitos e ser mais compacta é muito mais pedaleira que a G5 na minha opinião. Ou pra quem gosta de zoom, procure uma G9 de segunda mão, ou tente acharem alguma loja, AINDA TEM ALGUMAS QUE TEM!

oBruno
Veterano
# set/12
· votar


edisonguitar

Toda opinião é bem vinda, gaseiros de plantão (Me incluo) agradecem o/

condor guitar
Veterano
# set/12 · Editado por: condor guitar
· votar


edisonguitar

A pedaleira sempre liga no modo Hold, e tudo que vc mexer automaticamente será salvo, ou seja muito mais facil de alguém ou vc mesmos em querer ,de repente estragar seus presets

Atualize a versão do sistema da pedaleira que vai incluir a função auto save. Com isso vc pode salvar automaticamente ou não.

mais as distorções estão muito "sinteticas" em relação a G9 que é bem mais orgãnica, achei que os 32 bits do novo procesador junto com a valvula 12x7 que ela possui de fossem deixar o som mais real mais não gostei muito, o que mais me agradou foi o screamer

Vai começar aquela historia que uma é mais digital que a outra tsctsc. A g5 tem uma qualidade sonora melhor que a g9 pelo fato de ter uma nova linha de processador.

Saida balanceada XLR, no amp ligado pelo P10 normal, o som clean se eu aumentasse muito a guitarra no knob de volume dava uma leve distorcida, mais no PA qdo conectada pela saida blanceada estava dando uns estalos , tentei resolver cm os boeos pre/post mais nao sei pq o problema persistiu.( Não é a parte eletrica da guitarra, pois ligado doreto no amp nao da esta distorcida nem estalos.)

Toda vez que ligar a pedaleira num amp ou em um PA vc tem que mudar a saida dela ex:

A saida direct é propria para gravação e ligação em PA já as outras são para amps. Se vc não configurar vai ficar ruim mesmo.


Pra começar a G9 é uma "releitura" atualizada da Vox Tonelab SE


Elas são parecidas no visual, mas acho que a proposta sonora são diferentes

MCMLXXX
Veterano
# set/12
· votar


edisonguitar

E só pra completar o que disse o condor guitar, eu conheço bem a linha ME da Boss, e se ela oferecesse os mesmos recursos da G5, custaria o dobro!

Bog
Veterano
# set/12
· votar


edisonguitar

O condor guitar comentou o que eu ia dizer sobre o auto save. E também reforço o que ele disse sobre a G9 ser uma "releitura" da Tonelab - elas são bastante diferentes em qualquer aspecto técnico que se leve em conta. Neste sentido, a G9 é uma releitura da Tonelab tanto quanto ela é uma releitura da Boss GT-8 ou do Pod XT Live. São produtos concorrentes que têm a mesma utilidade geral, mas só. Até o circuito com a válvula é bem diferente nas duas.

condor guitar
A g5 tem uma qualidade sonora melhor que a g9 pelo fato de ter uma nova linha de processador.

Isso não é garantia. O processador novo tem mais capacidade de processar dados, mas isso não determina a qualidade dos algoritmos que rodam nele. Pode parecer estranho, mas às vezes acontece de um produto com capacidade de processamento inferior ter qualidade sonora superior em um ou outro aspecto; seja porque quem fez os novos algoritmos tropeçou no próprio pé, ou por causa da própria subjetividade envolvida em dizer qual som é melhor. Há quem prefira os sons do Pod X3 ou do 2.0 aos do HD; ou quem prefira os sons da GT-8 aos da GT-100!

Dito isso, EU considero os timbres da nova geração da Zoom melhores do que os das gerações anteriores (incluindo a G9).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Zoom G5 - Agora sim, a sucessora da G7/G9