Zoom G5 - Agora sim, a sucessora da G7/G9

Autor Mensagem
Calime
Veterano
# jun/12
· votar


alanstu

Uma pergunta: É provavel que vc saiba que os produtos da Line 6 são referencia em questão de simulações. Eu tenho uma POD HD 500 a mais de um ano, mas só agora estou usando-a bem, pois a mesma é muito complicada. O que me diz das simulações dessa Zoom? Já usou algum produto da line 6 pra simular algo e ter base para comparação?

Bog
Veterano
# jun/12
· votar


GuitarristaDoNickEstranho
Calime

Vocês leram meu 'mini-review' na página 6?

http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/279000/p5#8343684

alanstu
Bom achei melhor que a boos, pq usava um programinha para fazer isso tanto na gr-55 e na gt-10, mas era lento enquanto ia mudando demorava para atualizar tinha que gravar para atulizar a pedaleira dava erro de vez em quando perdia a pedaleira.

Eu também notava isso. Mas é bom lembrar que, em ambos os casos, o programa foi feito por um usuário, não fornecido pela própria empresa. O que deixa as coisas ainda mais feias para a Roland.

Os programas da Line 6 e da Digitech são bem melhores. Por outro lado, a interface no próprio aparelho da Roland é melhor. Para mim, a Zoom é a única que se sai bem em ambos os casos: tanto direto na pedaleira quanto no PC.

alanstu
Veterano
# jun/12
· votar


Já usou algum produto da line 6 pra simular algo e ter base para comparação?


Bom da line 6 eu não posso falar pois naum conheço a fundo, mas pelo que sei vc esta servido de equipamento quanto a qualidade das simulações, as simulações da G5 saum excelentes na minha concepção, só naum posso comparar.

MauricioBahia
Moderador
# jun/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Rá! Agora já sei de onde veio a idéia dos lindos displays azuis! auhuhauha

Minha idéia: http://imageshack.us/a/img542/585/zoomg2nuidea.jpg

Resposta da Zoom (09/02/2010):

"Dear Sir,

Thank you for your opinion.

I will show your idea to our development section.

Sincerely yours,
ZOOM Corporation.
"


Quanta prepotência minha...

LucasGuitar9712
Veterano
# jun/12
· votar


Ae pessoal, pesquisei e pesquisei, e queria uma solução, alguém sabe se a G5 bate de frente com a GT10?

Calime
Veterano
# jun/12
· votar


Bog

Legal, gostei do seu review...se puder mais pra frente faça um mais detalhado, caso exista algo a mais(ou a menos) para acrescentar.

alanstu
Veterano
# jun/12 · Editado por: alanstu
· votar


LucasGuitar9712
Ae pessoal, pesquisei e pesquisei, e queria uma solução, alguém sabe se a G5 bate de frente com a GT10?

Bom eu ja tive anos a gt-10 e realmente não tem nada a haver uma pedaleira com a outra a simulações da G5 simplesmente são excelentes, a gt-10 não tem nada haver por ser outra geração e propositos diferentes, peguei a gr-55 melhorou muito mas mesmo assim as simulações da G5 são melhores, o criador de timbres da gt-10 simplesmente não funciona tudo que se cria fica tosco, tem até um video no youtube do Alex MAchado falando da gt-100 e cita isso, dizendo que funciona na 100 e na 10 não funcionava e mais um monte de coisas.
os reverbs e delays da zoom no geral são melhores que a boss.
tem até valvula para arredondar o som, nem se pode comparar uma com a outra.

Bog
Veterano
# jun/12
· votar


LucasGuitar9712

Na minha opinião é difícil comparar as duas. São produtos pensados de forma diferente. Pessoalmente, achei as simulações de amps da G5 melhores, mas as simulações de pedais de drive da Roland (especialmente quando se tratam de pedais da Boss) são excepcionais há muito tempo. Fora isso, a G5 tem funções que a GT-10 não tem, e vice-versa. Por exemplo, a G5 tem a flexibilidade total de colocar qualquer coisa em qualquer lugar, tem o Z-Pedal, e tem um punhado de efeitos esquisitos que só ela tem. Por outro lado, a GT-10 tem loop de efeitos, construção mais robusta, e outro punhado de efeitos que só ela tem.

Isso quer dizer que as duas têm vantagens de um lado e desvantagens de outro. Não acho que dá simplesmente para dizer que uma é melhor que a outra. Aliás, isso vale para a grande maioria das pedaleiras que eu já testei/tive/usei. Tirando em casos bem diretos (por ex, a G2Nu é sim melhor que a G2 e a G1), quase todas as pedaleiras têm seus prós e contras.

alanstu
a gr-55 melhorou muito

Você está falando das simulações de amps? Mas as simulações de amps do bloco preamp da GR-55 são iguaizinhas às da GT-10. (tem também umas outras, mais simples, no bloco MFX, tiradas dos teclados)

A impressão que me dá é que você teve um sério problema com alguma configuração da GT-10, e desistiu dela antes de resolver o mesmo.

alanstu
Veterano
# jun/12
· votar


Você está falando das simulações de amps? Mas as simulações de amps do bloco preamp da GR-55 são iguaizinhas às da GT-10. (tem também umas outras, mais simples, no bloco MFX, tiradas dos teclados)

Realmente saum iguaizinhas no nome na aparencia, mas como vc falou o COSM de uma não é igual da outra, a simulação da GR55 são bem melhores que a GT-10 com certeza, e testei bem as duas.

Bog
Veterano
# jun/12 · Editado por: Bog
· votar


alanstu
o COSM de uma não é igual da outra

No caso da GT-10 e da GR-55, é sim. É a prática padrão da indústria reaproveitar algoritmos e plataformas em diversos produtos de uma linha, às vezes com ligeiras mudanças (no caso da GR-55, a principal mudança se encontra no bloco EQ, com o nome de "Character"). Existe toda uma linha de produtos baseados na mesma plataforma da GT-10, e a GR-55 está neste bolo, assim como o JS-8 e a ME-25.

Acredite, este reaproveitamento de código é praticamente obrigatório em uma empresa como a Roland. Reaproveitar código é muito (MUITO) mais barato e rápido do que reescrever tudo, o que exige montes de testes, às vezes uma nova coleta de dados experimentais, e muito, muito trabalho. Toda plataforma é lançada já tendo em mente o reaproveitamento em produtos futuros. O primeiro filhote da nova plataforma da Roland (usada na GT-100) já saiu, é o JS-10. Com certeza, outros virão.

e testei bem as duas.

Eu acho isso bem estranho. Meu palpite é que você pode ter deixado passar batido algum ajuste de saída ou entrada. Por exemplo, é sabido que o nível de entrada afeta radicalmente o comportamento das simulações de amps. Às vezes você, por alguma razão, deixou o nível da entrada muito alto na GT-10, fazendo tudo soar ainda pior do que já era. Já na GR-55, uma boa configuração do GK já deixa o nível de entrada otimizado.

Tem mais um detalhe fundamental sobre a GR-55: as simulações de amps, mesmo sendo as mesmas da GT-10, reagem de forma diferente ao sinal original da guitarra e às guitarras modeladas pela GR-55. É possível que a diferença que você ouviu tenha mais a ver com isso do que com os algoritmos das simulações propriamente ditos.

Mas note que, acima de tudo, eu concordo que as simulações de amps da GT-10 não eram grande coisa. Não estou aqui dizendo que você não ouviu diferença, estou imaginando qual pode ter sido o problema que fez a GT-10 soar tão diferente da GR-55 para você, apesar das simulações de amps serem as mesmas.

LucasGuitar9712
Veterano
# jun/12
· votar


Bog

o wah da G5 vai bem?

MauricioBahia
Moderador
# jun/12
· votar


Nota:

Está pra sair o update 1.1, em inglês, na qual é implementada a função de desligar/ligar Auto Save.

:)

ps. já tem em japonês.

Bog
Veterano
# jun/12
· votar


LucasGuitar9712
o wah da G5 vai bem?

Eu não saberia dizer. Eu não uso wah. =P

LucasGuitar9712
Veterano
# jun/12
· votar


Bog

e os Drives e mudulações vão indo bem?

Bog
Veterano
# jun/12
· votar


LucasGuitar9712
e os Drives e mudulações vão indo bem?

http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/279000/p5#8343684

LucasGuitar9712
Veterano
# jun/12
· votar


Bog

opa, valeu Bog, vou ler aqui, desculpe-me

alanstu
Veterano
# jun/12 · Editado por: alanstu
· votar


LucasGuitar9712
Bog

o wah da G5 vai bem?


Uma gravação rapidinha só para vc ver a qualidade do wha, o que eu usei para comparar foi o crybaby que tenho, mas tem outros vox e tal.

- a primeira parte da gravação até o tempo 23 segundos foi o wha crybaby da G5
a segunda parte a partir dos 26 segundos é o crybaby GCB95 red fasel com MOD.

Achei bem fiel aqui no meu ampli (não testei pelo fone) soa exatamente como crybaby, e a resposta do pedal é muito boa, mas naum tem como o original para tocar é muito melhor, esse é um efeito q naum abro mão.
tem alguns erros de execução, mas é só para teste, a moeda ficou escorregando a palheta sumiu.

OBS: Gravado com o gravador de som XP só grava 1 minuto

clique aqui para escutar o som

"Tire as conclusoes vcs mesmos, pq tudo que falo eu experimento antes de falar mas ta dificil aqui tudo q falo da boss (nem vou falar do wha da boss, testem vcs mesmos), sempre tem alguem para contrariar então virem socio dela, pelo menos da para tirar uma graninha."

LucasGuitar9712
Veterano
# jun/12
· votar


alanstu

você tem a G5 tambem?

alanstu
Veterano
# jun/12
· votar


LucasGuitar9712
você tem a G5 tambem?

tenho sim, acabei de gravar para vc ver como soa bem o pedal 3d.

LucasGuitar9712
Veterano
# jun/12
· votar


alanstu
Obrigadão cara, estou com muitas dúvidas minha banda usa bastante wah, gostei da simulação. Estou na dúvida entre a Gt 10 e a G5, ouvi bastante review, mas to na dúvida, cada hora quero uma

alanstu
Veterano
# jun/12
· votar


Obrigadão cara, estou com muitas dúvidas minha banda usa bastante wah, gostei da simulação. Estou na dúvida entre a Gt 10 e a G5, ouvi bastante review, mas to na dúvida, cada hora quero uma


d nada, olha a gt-10 sem duvida é uma pedaleira tanque de guerra muito forte mesmo, mas não me dei bem com ela como muita gente, mas cada caso é um caso, pode ser q vc se de bem com ela, teste bastante antes de se decidir, não vá pelo que é postado no youtube, principalmente pela propria boss, eles usam outros equipamentos para chegar naquele timbre não é só a pedaleira, experiencia propria, vai pelo que os usuarios postam naturalmente sem muitos equipamentos entre a pedaleira e a gravação, para vc não se enganar.
Ja a G5 eu não tinha muita expectativa, e ao contrario me encantou com som ao vivo é expetacular, muito melhor que a gravação.
A maioria dos reviews da G5 são naturais direto no ampli ou direto no computador sem mascaras, o som que ouço no youtube sai igualzinho na minha pedaleira, sem tirar nem por, isso é fato.
esse path que gravei se eu te mandar e vc colocar na sua vai ficar identico.
ja a gt-10 é so testanto para vc tirar suas proprias conclusões, se eu falar muito ja vem os termos tecnicos, pra mim isso não interessa, o que interessa é o resultado, na hora que v precisar do equipamento na banda sair do jeito que vc quer, os fabricantes pra mim são a mesma b. eu não ganho nada com isso, eu falo o que echo e pronto.
Mas é isso teste as 2 vai na loja e teste a G5 e a GT-10, são 2 equipamentos ótimos mas não se engane pelo preço, a G5 é outra geração veio para competir com a gt-100 e as pods, tanto que não vi nada de espetacular na gt-100, somente o preço.

Bog
Veterano
# jun/12
· votar


alanstu
tudo q falo da boss (nem vou falar do wha da boss, testem vcs mesmos), sempre tem alguem para contrariar então virem socio dela

Acho que isso foi para mim...

Cara, se você ler o que eu já escrevi atrás, vai ver que eu nunca "defendi" marca nenhuma, muito menos a Roland. Eu mesmo escrevi em outro tópico que a Roland às vezes parece estar em um "processo de mamutização"... E mais de uma vez disse que, entre as marcas mainstream, as simulações de amps da Roland estão entre as que menos me agradam. Te parece algo que um "sócio" da Roland diria?

Mas tem sim coisas esquisitas no que você disse. Por exemplo, afirmar que as simulações de amps da GR-55 são melhores que as da GT-10, quando os algoritmos são os mesmos (no meu post anterior, eu dei duas possíveis razões para você ter ouvido diferenças); ou afirmar que as simulações da GT-100 são praticamente iguais às da GT-10, quando são evidentemente diferentes (o que não quer dizer que sejam melhores que as da concorrência).

LucasGuitar9712
Estou na dúvida entre a Gt 10 e a G5

Acho que a escolha depende muito do tipo de funcionalidade que você busca. As principais vantagens da GT-10, ao meu ver, são a robustez e a programabilidade. As principais vantagens da G5, ao meu ver, são a interface ultra-amigável a as simulações de amps de alto ganho, para ligação em linha. De resto, as duas têm vantagens e desvantagens.

Bog
Veterano
# jun/12
· votar


LucasGuitar9712

Acho que os melhores vídeos que mostram onde a GT-10 realmente pode ir são os do Alex Machado. Procure no YouTube. Mas acima de tudo, TESTE, porque com o teu equipamento ela VAI soar diferente.

Lembrei da maior desvantagem da GT-10: ela exige muita, mas muita futricação. Mesmo. Tem um monte de truques, com efeitos não muito bem explicados (o bendito Tone Modifier), usar dois equalizadores (um no começo da cadeia, um depois do preamp) e outros malabarismos. Neste ponto, a G5 é muito, muito mais fácil de se lidar. Ela consegue soar bem com muito menos esforço.

LucasGuitar9712
Veterano
# jun/12
· votar


alanstu
Bog

Vocês estão me ajudando muito, pra realmente decidir, eu precisaria testar. Moro em Piracicaba e a GT10 so tem em Rio Claro (Jog Music) e lá não tem a G5, tenho que ver se acho a G5 em alguma loja da região pra testar.
Como vocês disseram, tenho que testar pessoalmente pra decidir, pois muitos reviews podem ter outros equipamentos para melhorar o som, agradeço muito a vocês dois.

alanstu
Veterano
# jun/12 · Editado por: alanstu
· votar


Bog
Lembrei da maior desvantagem da GT-10: ela exige muita, mas muita futricação. Mesmo. Tem um monte de truques, com efeitos não muito bem explicados (o bendito Tone Modifier), usar dois equalizadores (um no começo da cadeia, um depois do preamp) e outros malabarismos. Neste ponto, a G5 é muito, muito mais fácil de se lidar. Ela consegue soar bem com muito menos esforço.
Meu sem brincadeira eu fiz de tudo nessa gt-10 não consegui nada satisfatório que fale nossa como ficou bom isso, so não lembro dos detalhes mas pode ver que o Alex Machado pegou uma gt-10 quando eu peguei a minha, depois de alguns meses ele vendeu a gt-10 e pegou uma pod x3 live, e ficou bem claro a insatisfação dele mesmo sem ele falar nada a repeito, isso que ele ficou perito em manusear a gt-10, acabou vendendo foi o que me desanimou tb e fez eu vender a minha e ficar com o guitar rig no note mesmo (levava o note e um teclado usb modificado para trocar os presets), depois acabei pegando a gr-55.
Não é nada pessoal mas eu sei que paguei 2000 numa pedaleira que para meu ouvido não consegue tirar pelo menos 1 timbre rasoavel, e tinha antes um g2 da zoom e tirava altos sons com ela fuçava em tudo e saia alguma coisa.
Eu não tenho preguiça mesmo, mecho em tudo leio tutoriais traduzo, sigo passo a passo perco horas (ganho) com isso, não foi falta de vontade.

alanstu
Veterano
# jun/12 · Editado por: alanstu
· votar


apagando, outro duplicado

MauricioBahia
Moderador
# jun/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


alanstu
Bog

Não acompanhei a discussão toda, mas tenho uma pergunta relevante, acredito. Vocês testaram ambas as pedaleiras ligadas num mesmo lugar? Isso pode fazer um diferença. Ex: se o alanstu só testou em amps, ele vai ouvir diferente do Bog, que só testou com fones e, com isso obter resultados diferentes. Bom, isso é só uma especulação tentando achar uma resposta pra tal discrepância!

Abs e bom final de semana!

alanstu
Veterano
# jun/12 · Editado por: alanstu
· votar


esse forum ta doido posta um monte do mesmo

Bog
Veterano
# jun/12
· votar


MauricioBahia
Vocês testaram ambas as pedaleiras ligadas num mesmo lugar?

Verdade, isso é fundamental. Eu sempre uso simulações de amps com os meus fonezões e com um par de Roland CM-30s. Mesmo quando ia nas lojas lá no Japão para testar as coisas, levava a minha guitarra e os meus fones. Eu nunca uso simulações de amps nos meus amps, por razões que já discutimos aqui várias vezes. Tem umas ligações que eu faço usando o Caliber 22, mas nestes casos eu não comparo as coisas diretamente.

alanstu

Eu não duvido que você tenha tentado de tudo. Mas é como eu disse, a GT-10 é bem chata de timbrar, e sim, mesmo depois de tudo ajeitado, eu ainda acho que ela fica devendo à concorrência nas simulações de amps. Principalmente as de alto ganho. Mas ela tem outros pontos fortes, como a robustez e a programabilidade. Agora, se é para usar direto em linha, eu realmente preferiria outras opções. Mesmo a GT-100, eu comprei já pensando em usar com uns simuladores de amps analógicos no loop.

LucasGuitar9712
Veterano
# jun/12
· votar


alanstu

Você sabe me dizer como se comporta a G5 como um simulador acústico?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Zoom G5 - Agora sim, a sucessora da G7/G9