Zoom G5 - Agora sim, a sucessora da G7/G9

Autor Mensagem
fah_ramos
Veterano
# jul/12
· votar


Bog
alanstu


vlw mesmo por me ajudarem, estou quase pedindo pra mandarem a minha G5.

Abraços!

isamar_jr
Veterano
# jul/12
· votar


mto bom msm viu, bateu o gas e ja pedi meu amigo pra trazer uma pra mim

MauricioBahia
Moderador
# jul/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Já devem ter comentado, mas vale lembrar:

G5 System Version 1.10 - Released
http://www.zoom.co.jp/news/article/439

Abs

ps. lembrando que dentro do Zip com o update tem um PDF com um passo a passo ilustrado.

MauricioBahia
Moderador
# jul/12
· votar




alanstu
Veterano
# jul/12
· votar


Um video com Oziel usando a G5


MauricioBahia
Moderador
# jul/12
· votar


alanstu

Esse é o tipo do timbre que qq multiFX tira! hehe. Oziel toca pra dedéu. :)

Abs

alanstu
Veterano
# jul/12
· votar


Oziel toca pra dedéu. :)
isso é indiscutivel

Melquib2
Veterano
# ago/12
· votar


Existe algum rumor de que virá uma pedaleira zoom superior a G5 ? Porque na minha opinião ainda tem algumas coisinhas pra acrescentar, coisas do tipo que só uma superior à G5 pode trazer. Será que ela veio pra ser A Top da Zoom dessa geração nova ?

Bog
Veterano
# ago/12
· votar


Melquib2
Será que ela veio pra ser A Top da Zoom dessa geração nova ?

É muito difícil saber ao certo. A Zoom ficou muitos anos se focando nas pedaleiras menores, e acho que tudo o que disserem é pura especulação.

RuanbestXx
Veterano
# ago/12 · Editado por: RuanbestXx
· votar


Qual é a Top da Zoom agora ? , Zoom G5 ou G9.2tt ? .

Bog
Veterano
# ago/12 · Editado por: Bog
· votar


RuanbestXx

A G5 faz coisas que a G9.2tt não faz.
A G9.2tt faz coisas que a G5 não faz.

Aquilo que ambas fazem, a G5 DEVE fazer melhor. Mas como você deve saber, no mundo das guitarras nem sempre o mais sofisticado é o que as pessoas preferem. Aí tá o Tube Screamer que não me deixa mentir...

Eu já tive a oportunidade de brincar com uma G9.2tt, e estou com a G5 aqui. Pelo menos para mim, a qualidade sonora da G5 é superior, mesmo que ela não tenha algumas coisas que a G9.2tt tinha, como o loop de efeitos.

MauricioBahia
Moderador
# ago/12
· votar


Bog: A G5 faz coisas que a G9.2tt não faz.
A G9.2tt faz coisas que a G5 não faz.


Eu iria de G5 facilmente! É uma nova geração. Os caras da Zoom estão aprimorando. Fora que a G5 é linda! Bom, isso é outro papo...

:)

kbessaxx
Veterano
# ago/12
· votar


To com uma grana aqui, e não sei se invisto em uma HD 500 ou pego a G5. Dúvida cruel!!!!!!! O q fariam???

Hansen
Veterano
# ago/12
· votar


kbessaxx

Compraria uma G3, um pedal de expressão pra usar nela e ainda tinha um troco heheeh

Bog
Veterano
# ago/12
· votar


kbessaxx

Se você está falando de qualidade sonora, as duas têm. Acho que é muito questão de gosto, e ninguém pode te dizer qual você preferiria.

Por isso, sugiro que você olhe os manuais das duas e preste atenção às diferenças de funcionalidade. O Pod HD500 tem mais possibilidades de programação e permite quebrar o sinal em cadeias paralelas (dentro dos limites do DSP). Já a G5 ter certas limitações, como um número reduzido de parâmetros (e o limite de um único parâmetro por vez) para se controlar com o pedal de expressão. Por outro lado, a G5 é muito mais fácil de usar, muito rápida de programar, e mais barata. Ao meu ver, o maior diferencial dela é a interface.

Por isso, eu acho que o mais importante é você saber o tipo de função que é importante para você, o quanto de programabilidade você quer, o quanto é importante ter uma interface mais simples e intuitiva. Se você pegar os manuais e der uma boa olhada, pode encontrar coisas que lhe parecem interessantes e outras que você acha que estão faltando.

Infelizmente, eu não acho que para essas coisas é sensato imaginar que existe uma resposta do tipo "ah, compra a G5 que é bem melhor".

MauricioBahia
Moderador
# ago/12
· votar


Bog: Já a G5 ter certas limitações, como um número reduzido de parâmetros (e o limite de um único parâmetro por vez) para se controlar com o pedal de expressão.

Na HD você pode controlar vários parâmetros simultâneos com o pedal de expressão. Não entendi esse ponto. :(

Pode explicar Tio?

;)

MauricioBahia
Moderador
# ago/12
· votar


Bog

Não sei se vale o comentário, mas a G3 tem uma função chamada Auto Assign. Seria isso?

http://imageshack.us/a/img215/2474/g3expression.gif

Abs!

Bog
Veterano
# ago/12
· votar


MauricioBahia
Na HD você pode controlar vários parâmetros simultâneos com o pedal de expressão.

Sim. Em pedaleiras como o Pod HD500 e a GT-100, uma erguida no pedal de expressão pode mudar um monte de coisas de uma só vez. Por ex, dá para ligar o delay, aumentar o tempo do reverb, aumentar o ganho da simulação de pedal de drive, e o controle de médios da simulação de amp, tudo em uma única pisada. Até a minha velha GNX3000 permitia até 4 parâmetros para o pedal de expressão.

Já na G5, o pedal de expressão só pode controlar um parâmetro por vez (para cada direção do movimento, porque o pedal vai para os lados). E a lista de parâmetros que se pode atribuir ao pedal é bem reduzida - por exemplo, que eu me lembre da simulação de amp só dá para mudar o ganho e o volume.

MauricioBahia
Moderador
# ago/12
· votar


Bog

Seria algo tipo o Auto Assign da G3 que postei acima?

Valeuuuuuuuuuuuuuuuuuu!

Bog
Veterano
# ago/12
· votar


MauricioBahia

Este auto assign é bem limitado, só serve para efeitos que normalmente já vêm em forma de pedal de expressão - ou seja, basicamente, é para controlar a frequência do wah e o pitch de um whammy. Quando você ativa um efeito desses, o pedal de expressão automaticamente funciona para controlar. Mas é só isso. Eu ainda só posso atribuir um único parâmetro de um único efeito para o movimento do pedal. Por exemplo, se eu tiver atribuído no pedal de expressão o controle do ganho do amp e ativar um pedal de wah, o pedal vai controlar 2 efeitos: a frequência do wah e o ganho do amp. Mas só. Não dá para controlar ao mesmo tempo, por exemplo, o ganho do amp e o decay do reverb. E tem um monte de parâmetros que não dá para atribuir - na verdade, a maioria deles.

No Pod HD500 e na GT-100, você pode ir jogando no pedal de expressão quase qualquer parâmetro que der na telha, e pode jogar mais de um. A GT-100 tem coisas ainda mais estranhas, como variar parâmetros com geradores de onda ou com a força da palhetada (!).

MauricioBahia
Moderador
# ago/12
· votar


Bog

Saquei! Obrigado Mestre!. :)

alanstu
Veterano
# ago/12
· votar


uma comparação entre a gt-100 e a zoom g5

parte 1 parte fisica



parte 2


Bog
Veterano
# ago/12
· votar


É você nos vídeos?

Eu gostei da opinião equilibrada. Não concordo com tudo o que foi dito, mas concordo em parte, e gosto do fato de que (você? ele?) não fez aquelas comparações tipo 8 ou 80, "maravilha x porcaria", enfim, se apoiando em extremos.

Concordo que a GT-100 tem mais robustez e configurabilidade, enquanto a G5 tem (muito) mais facilidade de uso e boa relação custo x benefício. Também concordo que o timbre ligado direto em linha da G5 é na maior parte dos casos melhor. Nos cleans CLEANS MESMO a GT-100 tem o melhor timbre entre todas as pedaleiras que eu já usei, mas para qualquer coisa além disso, ela não é grande coisa. Ela se sai bem melhor ligada em um amp com loop, ou no meu caso, com simuladores analógicos.

Estou no momento explorando a G5 mais a fundo, e confesso que, mesmo tendo timbres legais, ainda acho muito mais fácil de conseguir o que eu busco usando a minha velha Digitech ou os simuladores analógicos. Quando eu conseguir chegar onde eu queria com a G5, coloco uma gravação aqui.

MauricioBahia
Moderador
# ago/12
· votar


Bog

Realmente os vídeos acima são muito legais! Bacana é que o cara parece ser experiente no assunto (multiefeitos), ser pesquisador e ainda toca bem, coisa que alguns reviewers do Youtube pecam nesse quesito. Ou seja, tem equipos ótimos, explicam muito bem, mas tiram um som sofrível.

+1

diogo.multiefeitos
Veterano
# ago/12
· votar


Bom amigos so novo no fórum mas sou eu o cara dos videos qualquer coisa e so postar que estarei atento pra responder obg por assistrem vlw

Lord-g
Veterano
# set/12
· votar


diogo.multiefeitos
Seja Bem vindo Diogo !

Muito bons os seus videos , valeu por contribuir .
Vi que você domina bastante de pedaleiras ^^.

Queria te fazer uma pergunta :

Eu tenho uma ampli valvulado um Bugera 333 e vou continuar a usar os drives dele mas gostaria de usar algumas simulações de ampli de vez em quando

Sabe me dizer se as simulações de ampli soam legal se plugar a G5 no loop de um valvulado ?

Valeu e parabéns pelos reviews =]

VoodooSoup
Veterano
# set/12 · Editado por: VoodooSoup
· votar


Aproveitando o up, darei minhas impressões sobre esta pedaleira:

Comprei esta pedaleira e posso garantir que tem muitos recursos interessantes no que diz respeito à modulações. A vasta gama de simulações de pedais podem até surpreender. Quanto às simulações de AMP, não gostei de nenhuma para ser sincero.

Por isto, embora o layout da ZOOM G5 nos remeta a um pedalboard, não aconselho quem for acostumado com pedais analógicos considerar esta pedaleira como uma opção. Principalmente, se precisar tirar bons timbres de distorção. Overdrive, nem se fala... Pelo menos eu, não aconselharia. Tanto que a vendi logo em seguida. Na minha humilde opinião, não foi desta vez que a ZOOM superou este quesito.

Para mim, não valeu a pena. Por sorte, trouxe a pedaleira de fora e acabei não tendo prejuízo na hora de vendê-la, já como usada.

Bog
Veterano
# set/12
· votar


VoodooSoup

Você disse o "por isso" logo após falar que não gostou das simulações de amps. Ocorre que simulações de amps analógicas TAMBÉM sofrem quando ligadas em um amp normal de guitarra. Isso não é uma característica da pedaleira, e sim do próprio ato de se jogar uma coloração (a da simulação) por cima de outra (a do amp). Se você não desativou as simulações de gabinete então, o efeito é ainda mais "devastador" - a tendência é ter muito pouca presença e graves, e um som irritantemente lotado de médio-agudos. Então, para confirmar:

1. Você está mesmo se referindo a usar simulações de amps ligadas no input de um amp normal de guitarra?

2. Se a resposta à pergunta 1 foi "sim", você desativou as simulações de gabinete+falantes?

3. Só por via das dúvidas, qual modo de saída você tinha escolhido?

VoodooSoup
Veterano
# set/12
· votar


Bog

Eu testei todas as opções de entrada e saída (inclusive stereo) e em amps diferentes. Mas não me agradou, realmente. É uma opinião bem pessoal. Para mim, não serviu de fato.

Bog
Veterano
# set/12
· votar


VoodooSoup

O que eu estou tentando dizer é que simulações de amps muitas vezes não soam bem ligadas em amps de guitarra, principalmente se você tiver também simulações de falantes. Isso não tem a ver com a Zoom e nem com o fato de ser digital, é um negócio que acontece para simulações de amps em geral, mesmo em outras pedaleiras, mesmo em pedais analógicos.

Você poderia responder às perguntas 1 e 2?

PS: Não quero te convencer de que você precisava ter gostado da Zoom. Eu tenho cá meus pedaizinhos também. Mas quero entender se o probelma para você tinha a ver com a pedaleira em si, com configuração, ou com as tuas expectativas quanto à forma de usá-la.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Zoom G5 - Agora sim, a sucessora da G7/G9