Tecnologia e Inovações em Pedaleiras Digitais II

Autor Mensagem
ricardocezario
Veterano
# mar/12 · Editado por: ricardocezario
· votar

Bog

Practus

Esse fato de trocar uma por outra é totalmente pessoal. Mas sei exatamente o que o Bog quis dizer com o alarde que existem nesses foruns pela internet.

Só elogio a G3 porque gostei mesmo, nunca pretendi comprar uma, mas ela me conquistou na loja (13° na mão, né?).

Não acho que ela é o santo graal da tecnologia musical e nem nada do tipo, as simulações são muito legais como eu ja disse. Mas eu não a comprei para usar dessa forma.
No meu board ela é usada apenas para delay, modulações e afinador. Em casa a uso como interface usb.

Em algumas gig's mais simples, ou alguma situação adversa posso vir sim a usar suas simulações, mas não é o meu intuito principal.

Practus
Veterano
# mar/12
· votar

MauricioBahia
Eu não entendi ainda qual é o problema nessa mudança de impedância. Pelo que li no texto transcrito pelo Bog, simplesmente a POD muda automaticamente (caso queira optar por "Auto") de acordo com o amp a ser simulado, por exemplo. Se escolher simular um, sei lá, Fender Blues Junior, a POD passa pro resistor de 1M pq o Blues Jr. "de verdade" usa um resistor de 1M na entrada! Não é isso? Não entendi onde isso pode afetar pra pior a conversão analógico/digital...

Só pra elucidar mais ainda a nossa última celeuma no que tange impedâncias, olha o que eu encontrei no TGP...

"... Variable Input Impedance – Eight selectable options let you pick your poison when it comes to impedance. Set it to "auto," and the impedance matches that of the first amp or effect in the chain, giving you the same response as plugging into the real thing. Or sculpt the sound using seven discrete resistor values (22k, 32k, 70k, 90k, 230k, 1M, 3.5M). Impedance settings actually change the analog circuitry, and your settings are saved with each preset.
- Hard Gate – An advanced gate capable of extremely quick response. With controls for hold time, decay rate, and separate open/close thresholds, Hard Gate is ideal for any genre including Metal. It can even be abused to create erratic “sputter” and “splat” effects..."

Parece que essa capacidade de configurar diferentes impedâncias na HD entrou com a última atualização (que ainda não é a 2.0, infelizmente). Como eu já tinha atualizado, consegui testar como havia dito para vocês. A conclusão é a mesma... as alterações são tão pequenas aos meus ouvidos, que acabo deixando no Auto também...

Abraço,

Practus
Veterano
# mar/12
· votar

MauricioBahia
Se bem que o cara posta na outra página elogiando a simulação Hiwatt... Sei lá viu! hehe

Eu vi isso também... Sei lá... acho que no final das contas, todo equipamento vai ter fortes e fracos... A sim. do Hiwatt pode até ser a melhor do mundo, mas ainda fico com minha opinião que a HD500 é hoje uma das soluções mais completas em termos de conjunto (I/Os, Quantidade de Efeitos, Qualidade de Simulações, Controlabilidade, Atualizações, entre outros)

Practus
Veterano
# mar/12
· votar

ricardocezario
Mas eu não a comprei para usar dessa forma.

Aí está beleza!!!! O importante é que, se para você ela está funcionando bem e ela supre suas necessidades, ela vale a pena.

MauricioBahia
Moderador
# mar/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar

Practus: Só pra elucidar mais ainda a nossa última celeuma no que tange impedâncias, olha o que eu encontrei no TGP...

Então, conforme disse, isso é uma vantagem e é simples entender. Por isso alguns pedais soam abafados num amp e, com mais agudos, em outros amps. Os resistores da POD simulam isso. Lembro bem do fato, na prática, pois meus pedais soavam abafados num amp SS que tinha. Fiz até um tópico questionando isso e o Carlos Adolphs explicou muito bem, como sempre:

Num amp percebo alteração de timbre, no outro amp, com o mesmo equipo, não!
http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/230301/#6695197

Abs e valeu!

Bog
Veterano
# mar/12
· votar

ricardocezario

É realmente questão de gosto pessoal. Eu achei as simulações da RP355 bem melhores que as da Zoom. Na *minha* preferência, a Digitech ainda está no topo da lista, tanto nas simulações de amps quanto nos reverbs.

Agora, a minha G5 ainda não chegou, mas acho que no quesito "usabilidade", vai ser difícil bater ela, se o limite de DSP não for muito apertado.

MauricioBahia
Amplitude

AmplituBe, né? =P

Eu acho legal, mas para certos tipos de som. E tem um problema não relacionado à qualidade: uso um notebook simples, e não consigo não ter atraso, além de conseguir muito facilmente jogar o processamento acima dos 90%, quando começo a ouvir "engasgos". Então, uso o Amplitube mais mixando, mas para brincar com fones ou ligando nos meus monitores, vão outras coisas.

Ah, e tem uma outra coisa nada a ver: para mim, aprender a domar a pedaleira e estudar a forma como ela é organizada faz parte da diversão (e entra aí também um pouco de estudo). Eu não precisava ter o monte de equipamento que eu tenho, tenho só porque me divirto fuçando neles mesmo.

Como você bem sabe, são dois mundos distintos, o "linha" e o "live"

Mas neste ponto, a G2Nu já fazia bonito na praia de reverbs, delays e afins. A G3 continua fazendo bonito, mas com uma interface melhor e mais flexibilidade. Neste cenário, nem tem chance para a concorrência (mesmo da G2Nu). Para o teu uso, a G3 é perfeita.

alexromachado
Veterano
# mar/12
· votar

Practus
Por enquanto... deixa o display da pedaleira dar pau pra ver se vai mesmo ou não precisar de Psicólogo... uhahuahuahuuha
off.: Você mora em SP? Estarei em SP no sábado

Sobre as zoom's, vi que a Line 6 vem fazendo escola:

"The G5 allows you to combine nine effects as you like, but you can exceed
its processing capacity if you use effect types that require great amounts of
processing power (including amp models). If this happens, “DSP FULL” appears
and all effects are bypassed. You can resolve this by changing some of the
effect types and or setting them to THRU. "

MauricioBahia
Moderador
· votar

Bog: AmplituBe, né? =P

Isso! :)

tenho só porque me divirto fuçando neles mesmo.

Eu adoro ler manuais. Entender a coisa ou achar uma dica "escondida" é instigante.

Para o teu uso, a G3 é perfeita.

Sem dúvida. Compacta, deve caber no pedalboard. Vou configurar um pedal com delay, o outro com um chorus e ainda vai sobrar um pra boooster. o/

Meu pedalboard agora só tem 3 caixinhas pra guitarra: o Fulltone 70's Fuzz, Meteoro Revolution Tube Drive e a Zoom G3. :)

Abs

Calime
Veterano
# mar/12
· votar

MauricioBahia

Eu adoro ler manuais. Entender a coisa ou achar uma dica "escondida" é instigante.

Somos dois então...primeiro eu fuço um bocado o equipo, e dps pego o manual e fico viajando...levo pra todo lugar pra ficar lendo...daí qdo volto a fuçar o equipo já estou bem habituado, qse que por osmose, rs...

Agora falando dessa hype das novas Zoom: acredito que de fato o povo lá daquele forum gringo tá viajando um pouco, mas essa nova serie com o novo processador da marca deve ser no minimo bom (eu imagino). Talvez, TALVEZ mais pra frente compre uma G5, dps de ouvir opiniões do pessoal daqui do Brasil e ver ela ao vivo. Por hora minha HD 500 tem suprido substancialmente minha necessidade de pedaleira, tenho poucas queixas dela: podia ter mais uns três high gain e podia ser mais facil de navegar e configurar....até hj não peguei a manha de mexer na config numa situação "live", sempre tenho que abrir o editor do pc pra configurar, se não vira tortura....isso pq nem sei direito como são as GT 8/10/6 da vida, que dizem ser complicadissimas....

Calime
Veterano
# mar/12 · Editado por: Calime
· votar

Ah, meu post sobre a Zoom não ficou totalmente legivel....minha opinião sobre a marca é positiva...desde o inicio, com a Zoom 9002 (alguem aí conhece este? Já tive ele, a 4040, a 505 I, 505 II, pedal Drive 5000 - raro esse - a gfx 5, gfx 8, 707, 506 - baixo -, pedal trimetal, pedal power drive, g2.1u, e G7, ufa, rs...fora da marca só tive Boss ME 8, GT 5 e Digitech RP 12). Em todos os Zoom, uma coisa que percebi é que os efeitos "básicos" (chorus, reverb, delay) nunca fizeram feio em suas respectivas épocas. Os high gain qse sempre dava pra quebrar o galho legal...o problema todo, pra mim o calcanhar de aquiles da Zoom são os low drives msm, tirar aquele crunchzinho, um fuzz legal....isso aí o kra até tirava, com MTA manha e técnica, um timbre apenas aceitavel.

MauricioBahia
Moderador
· votar

Ótima demonstração/tutorial da Zoom G3. O cara, por sinal, toca bagarai!

http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=sINI6-nzPrY#t =562s

Abs

Bog
Veterano
# mar/12
· votar

Calime
.isso pq nem sei direito como são as GT 8/10/6 da vida, que dizem ser complicadissimas....

Nessa parte de interface enrolada, eu achei o Pod HD500 bem pior que as pedaleiras da Boss, ao menos as mais recentes (a GT-8 eu não pude conhecer melhor). A partir da GT-10, eles começaram a botar telas ilustrativas e informativas. A GR-55 é complicada pela sua natureza, tem muitos parâmetros, alguns com nomes bem estranhos, como uns filtros e tal, mas a navegação é simples e intuitiva. Li o manual da GT-100, e parece ainda mais simples. O Pod HD500, na primeira vez que tentei usar, penei bastante, achei bem desajeitada de configurar.

o problema todo, pra mim o calcanhar de aquiles da Zoom são os low drives msm, tirar aquele crunchzinho, um fuzz legal

Eles deram um salto nesta área da G2 (da mesma geração da G7) para a G2Nu. A G3 soa diferente, mas eu não consigo dizer que é obviamente melhor que a G2Nu. Para mim, o calcanhar de aquiles da Zoom é a resposta às palhetadas, a dinâmica - e nas simulações de ganho moderado é exatamente onde isso mais aparece.

Uma coisa que eu me pegava fazendo com a G2 era dando umas palhetadas com força demais, na tentativa de fazer ela "conversar" melhor comigo. Isso eu não senti melhora nem na G3. Esta é dinâmica a coisa mais legal da Tonelab, e supostamente é o ponto forte do Pod HD, também.

Calime
Veterano
# mar/12
· votar

Bog

Eles deram um salto nesta área da G2 (da mesma geração da G7) para a G2Nu.

É o que tenho por aí msm sobre isso.

Para mim, o calcanhar de aquiles da Zoom é a resposta às palhetadas, a dinâmica - e nas simulações de ganho moderado é exatamente onde isso mais aparece.

Talvez eu nã tenha mto parâmetro pra falar sobre isso, uma vez que qdo usava Zoom eu era um kra meio rock metal, não trabalhava mto a dinâmica com banda, coisa que só tenho focado de uns tempos pra cá. Então como o lance era mais "porrada", essa questão da dinâmica e palheta passava despercebido por mim, por isso curtia a Zoom, usava pouco drive e mto som pesado, alguns efeitos e só.

ricardocezario
Veterano
# mar/12 · Editado por: ricardocezario
· votar

Se formos nos focar no ponto dinâmica da palhetada vamos acabar caindo em um unico ponto, sempre. VALVULADOS!
Mas é claro que toda simulação deve não só aos ouvidos, mas em pegada soar o mais próximo possivel daquilo que simula.

Mas gostei da G3 mesmo, muito, até das simulações e drives. Mas é o que eu disse, esse não é o meu uso principal no equipamento.

Alias, acabei de comprar um amplifcador valvulado, meu primeiro. Acedo 276, com falante de 8' mesmo, mais para tocar em casa e pequenos ensaios.

Quando tiver que tacar volume pra valer a opção volta a ser o meu antigo Peavey Bandit!

Mas agora vem a espera...

alexromachado
Veterano
# mar/12
· votar

Olha, sobre dinâmicas...

Ao meus ouvidos a HD é mais dinâmica que a X3, assim como os pedais reais são mais dinâmicos que as respectivas simulações.

Practus
Veterano
# mar/12 · Editado por: Practus
· votar

alexromachado

+1 pra vc!

Lembro quando eu tinha minha zoom 1010, e também tinha um TS9... Era ridícula a diferença de timbre entre as distorções da zoom e o TS9... e olha que eu usava um SS da stanner (aquele Kute 56 de 60W) - tinha até 2 canais com footswitch....kkkkk

alexromachado
Veterano
# mar/12
· votar

Galera, acabei de testar a GT-100! Achei muito, mas muito interessante! Depois falo mais, estou montando um vídeo sobre o evento de pré-lançamento na sede da Roland Brasil em SP.

ricardocezario
Veterano
# abr/12
· votar

Galera, acabei de testar a GT-100! Achei muito, mas muito interessante! Depois falo mais, estou montando um vídeo sobre o evento de pré-lançamento na sede da Roland Brasil em SP.

Opa, ficaremos na espera sobre as informações!

Calime
Veterano
# abr/12
· votar

Opa, ficaremos na espera sobre as informações![i]2[/i]

alexromachado
Veterano
# abr/12
· votar

Taí o vídeo

MauricioBahia
Moderador
# abr/12
· votar

alexromachado

Legal pacas! Parabéns pelo evento. :)

Abs

alexromachado
Veterano
# abr/12
· votar

Valeu, MauricioBahia

Bog
Veterano
# abr/12
· votar

alexromachado

É, quem pode, pode. (sem trocadilhos com o Pod, hehe)

Parabéns pelo convite. Quem são os outros "escolhidos"?

Practus
Veterano
# abr/12
· votar

Aeeee Alex... Que beleza hein? Cheio de moral!!! kkkkkk Pena que não estou conseguindo ver este vídeo por aqui... Quando chegar em casa eu assito, mas...

... olha que videozinho bacana esse aqui de baixo...

Achei os timbre da HD muito mais claros e robustos do que os da GT-100... A não ser que este video que o Alex mandou aí em cima seja algo revolucionário, pelo menos por enquanto ainda estou curtindo mais os timbres da HD mesmo...

Off topic: Dedos começaram a coçar... Viagem para os EUA à vista... Estou na dúvida entre investir numa GR-55 para ligar na Ibanez (a Fender Roland Ready deve ficar pra depois) ou gastar menos e buscar um Fernandes Sustainer. Para vocês, teria algum outro equipo que talvez valessa à pena incluir na lista para análise?

Abraços,

Bog
Veterano
# abr/12
· votar

Practus

Eu tinha visto essa comparação. Eu também gostei mais dos timbres do Pod nela. Mas note que ele trabalhou usando somente presets.

alexromachado
Veterano
# abr/12
· votar

Bog
Practus

Eu tinha visto essa comparação. Eu também gostei mais dos timbres do Pod nela. Mas note que ele trabalhou usando somente presets.

Exatamente, e outra coisa: por definição, a GT tem o mic 421 como "padrão", o que nem sempre ocorre na POD. No caso do meu vídeo, perceba que meus timbres foram os mais "brilhantes" (aqui também sem trocadilho, hein). O 421 puxa para médios mesmo. Possivelmente fui o único entre a galera que mudou o mic para o SM57 on axis.

Aliás, o Twin e o Bassman com o 57 ficaram "lindos", de tamanha transparência. Mesmo com o Recto toquei um acorde e tive a sensação de ouvir com clareza cada nota...

alexromachado
Veterano
# abr/12
· votar

Olha o Glen Delaune empolgado com a GT-100 no forum da boss gt central:

Real ou hype, só o tempo dirá...

Gigged with my GT-100 last night!!
OK, so my GT-100 came in Friday afternoon. Had to gig Friday night so only had about 10 minutes to plug it up and listen to some of the sounds. I have to admit, right away I was thrown off by the UI and the sounds. Up early Saturday morning had more time to spend with it and in about 1 hour I figured everything out and built 6 patches for my gig Saturday night. I'm not into manuals and honestly haven't even looked at it yet, that's why I was thrown off because it is nothing like the GT-10 as far as menus and such. Once I wrapped my brain around it I was off & running though.

About the amp models - I have to say that the NEW ones . . .six I believe, are very very good. And there are some extra parameters like T-Comp, ( I guess Tube Compression) and also the last amp menu page has two settings called Low Detail & High Detail. This really came in handy because I always used to have to use the Tone Modify on the GT-10 to get things right, so these new features frees up FX1 for me. The amp models are also VERY touch responsive!! The compressor sounds like the best one I have every used, and I have several. . . Also I didn't have to use any EQ at all on anything other than what is on the amps settings.

I hooked up stereo out right into the PA, onstage monitoring was a QSC K12. Sound was fabulous!! I tweaked my lead boost settings on the fly using the assigns and the ACCL/CTL pedal and also the Looper pedal. (You can use the looper pedal for that if you turn it off in the system Phrase Loop setting as stated here before). I have to say though I am disappointing that you can't make the light come on when using the looper pedal for other functions. If someone could figure that one out it would be great.

To sum it all up the sound engineer came to me during the first break and told me that this is the best guitar sound he has heard from me yet (& let me tell you he is hard to please and he has heard all of my rigs!!) so that meant alot coming from him. Even the monitor guy said it sounded awesome.

Have a great day. . .

Practus
Veterano
# abr/12
· votar

Bog
Mas note que ele trabalhou usando somente presets.

Também tinha percebido isso. Concordo que temos que dar um desconto...

alexromachado
O 421 puxa para médios mesmo

Assisti seu vídeo... Muito legal mesmo. Deve ter sido muito massa ir lá na Roland testar a GT-100...Vc ficou lá o dia todo? isso que você falou do 421 puxar para o médio tem tudo a ver sim com o timbre. Talvez seja por isso que, ao escutar os timbres da GT-100 pelo youtube a fora, acabava sempre tendo essa impressão de timbre mais enlatado...

Real ou hype, só o tempo dirá...

Pois é... esse é meu medo... Agora começamos a ver trocentos reviews falando que a GT-100 realmente veio pra matar, está fantástica, etc... (o seu inclusive - kkk). Queria mesmo era achar alguém que fizesse um review bem detalhado, comparando a GT-100 com a HD em detalhes... Quando é que você vai receber a sua GT-100 da Roland? Aí você pode fazer esse vídeo pra galera... Será que quando você virar endoser da Roland vc vai usar ainda a HD? kkkkk

Reformulando: Agora que você testou um pouco a GT-100, pensa em continuar com a HD? Ou vai acabar fazendo como quando você tinha a GT-10 (ter as duas)?

Abraço

alexromachado
Veterano
# abr/12 · Editado por: alexromachado
· votar

Practus
Pois é... esse é meu medo... Agora começamos a ver trocentos reviews falando que a GT-100 realmente veio pra matar, está fantástica, etc... (o seu inclusive - kkk). Queria mesmo era achar alguém que fizesse um review bem detalhado, comparando a GT-100 com a HD em detalhes... Quando é que você vai receber a sua GT-100 da Roland? Aí você pode fazer esse vídeo pra galera... Será que quando você virar endoser da Roland vc vai usar ainda a HD? kkkkk

Endorser nunca, né, eu era o mais fraquinho em termos de técnica...hahuahuahuuha... agora, algum tipo de parceria está sendo amarrada, vamos ver no que dá... Eu sou o primeiro a estar louco para testar exaustivamente GT100 e HD500... Já adianto que estabelecer uma ou outra como superior talvez não seja tão simples quanto em relação à GT-10

Reformulando: Agora que você testou um pouco a GT-100, pensa em continuar com a HD? Ou vai acabar fazendo como quando você tinha a GT-10 (ter as duas)?

É cedo para decidir. Tive a sensação clara de bem-estar ao tocar. Foi diferente da relação que tinha com o timbre "duro" da GT. E olha que mexi com microfones, cabinets e alguns amps. Os timbres "crunch", sensíveis à dinâmica e pot de volume estavam incríveis! O bassman, caramba...

Mas em síntese: A GT100 mantém alguns padrões "Boss". Por exemplo, não há o compromisso em "veracidade" das simulações, senão, porquê continuar com amps vox clean e vox crunch? Não bastaria um vox ac30? Além disso, todos os amps permanecem com o controle geral de ganho em low, mid ou high. Ou seja, preferem te dar sons gerais e certo grau de controlabilidade do que comprometer-se com fidelidade ao amp real.

Por outro lado, há sacadas interessantes. Cada módulo traz todos os respectivos modelos. Na GT10 o dyna comp só estava disponível no fx1, e não no comp. Além disso, em cada bloco fx há o sub od/dist, o que permite usar até 3 od/dist ao mesmo tempo, somando ao bloco específico de od. O pedal Accl é outra coisa interessante! Há alguns recursos prontos, de whammy (sim, dá pra botar como whammy e usar o pedal de expressão como wah), freeze, slicer, e uns sons meio estranhos lá...

Resumidamente, pelo que ouvi, penso que continuarão havendo várias questões a se considerar quanto a qual pedaleira se escolher. Só adianto que a grande vantagem que a POD tinha em relação à qualidade das simulações, possivelmente não será mais a mesma... Por outro lado, os efeitos da HD também modificaram a visão sobre efeitos de POD's, né...

MauricioBahia
Moderador
# abr/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar

alexromachado: Tive a sensação clara de bem-estar ao tocar.

No vídeo parece que a GT tava ligada em linha. Você chegou a ver o "em torno" da GT-100, tipo cabos, caixa de som, etc. Levou sua guitarra?

Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Tecnologia e Inovações em Pedaleiras Digitais II