Tecnologia e Inovações em Pedaleiras Digitais II

Autor Mensagem
guitartube
Veterano
# fev/12
· votar


kairi
Encontrei uns plugins que usam tanto CUDA quanto OpenCL. Se escalar da maneira que eu imagino, nunca mais comprou nenhuma pedaleira na vida.
Este aqui tem as duas versões (CPU e GPU) pra quem quiser testar e comprar.


A moda atualmente é usar a GPU como coprocessador.
As informações são muito legais.
Eu particularmente não usaria estes plugins na GPU pq pode rolar um problema de portabilidade entre diferentes máquinas com diferentes hardware de vídeo.

flw!!!!!!

kairi
Veterano
# fev/12 · Editado por: kairi
· votar


CUDA funciona em qualquer GPU que seja de 8800GTX pra frente
OpenCL funciona em qualquer GPU que seja da HD5000 pra frente

Acredito que uma vez o código compilado, ele não terá problemas de compatibilidade se usar outra GPU.

A minha ideia de uso de GPU não é devido a moda, e sim devido a Performance. Vamos fazer uma comparação crua:

POD XT: DSP @ 60 MHz / 180 MFlops
POD X3: SHARC ADSP-21369 @ 266 MHz (KSZ-1A) / 1.6 GFlops - 64 bit bus-width
Eleven Rack: 2x TMS320C6727BZDH @ 300 MHz / 1.8 GFlops
POD HD DSP: SHARC ADSP-21369 @ 333 MHz (KSZ-2A) / 2.4 GFlops
Axe-FX: TigerSharc @ 500MHz / 3.0 GFlops - 128 bit bus-width
Axe-FX Ultra: TigerSHARC @ 600MHz / 4.0 GFlops

Geforce GTX570: GF110 @ 732Mhz / 1405,4 GFlops (FMA) - U$320
Geforce GTX670: GK110 @ 850Mhz / 1904,0 GFlops (FMA) - U$490

Radeon HD6970: Cayman XT @ 880Mhz / 2703,0 GFlops - U$320
Radeon HD7970: Tahiti XT @ 925Mhz / 3788,8 GFlops - U$550


Se a performance escalar como eu penso, eu nunca mais vou comprar pedaleira na minha vida. Essas placas entregam uma performance em Flops MUITO maior do que os DSPs das pedaleiras, e costumam ser até mais baratas, o que é algo totalmente compreensível, já que o público desse mercado é muito maior, o volume de venda extrapola bilhões, e o investimento em P&D é absurdo se comparado com DSPs de pedaleiras. A única coisa que um DSP de pedaleira pode ser melhor é, TALVEZ e performance final (otimizada) / watt. Mas só talvez.

Tendo isso em mente, acho que o desempenho final por si só já é maior, ou então a capacidade de uso de efeitos simultaneamente é muito maior (não tem o problema de "DSP FULL" da HD500). Se o desempenho cru já for maior, a qualidade final do som fica a cargo do compilador e do desenvolvedor do plugin, correto?

É comprar uma VGA, um FCB1010 e uma apostila de CUDA/OpenCL.

Practus
Veterano
# fev/12 · Editado por: Practus
· votar


Eita nóis...

É bom ver que os meses passam e as coisas não mudam: O Léo continua desvirtuando o tópico como sempre, o Alex ainda reclamando da Roland e decidindo se fica com a X3L ou com a HD, a Roland lançando mais do mesmo com a GT-100 (também ouvi os samples e não fiquei tão impressionado - ainda quero ver o vídeo do Alex Hutchings e entender mais sobre a pedaleira, mas...) e o Guitatube emendando projetos atrás de projetos (salve, Guitartube!!! Logo vc vai abrir tua empresa de softwares e vai lançar aí um VST brazuca que quebrar toda a concorrência)

Sinceramente... quando ví que a Boss tinha lançado a GT-100, cheguei até a ficar empolgado... Mas ao ouvir os samples, pelo menos por enquanto, ainda não foi suficiente para que eu mudasse de opinião e topasse um retorno às raízes (leia-se trocar Line 6 pela Boss). Ainda acho os timbres da HD500 muito bons comparados aos da Boss... Talvez se eu escutar mais samples, ver alguns vídeos, eu possa acabar mudando de opinião... Vamos dar tempo ao tempo...

Quanto à Apple, não poderia ajudar muito... Ainda estou apanhando um pouco do meu iPad que chegou há 1 semana... Não poderia opinar sobre sistema operacional, ou Time Machine (já tinha escutado falar sobre isso antes), ou quaisquer outras coisas mais avançadas...

Legal ver todos aqui ainda...

Abraços...

Practus
Veterano
# fev/12
· votar


Na Musician's Friend ela sai por USD549,00

Musician's Friend

guitartube
Veterano
# fev/12
· votar


kairi
A minha ideia de uso de GPU não é devido a moda, e sim devido a Performance. Vamos fazer uma comparação crua:

Eu falei "moda" no sentido de "atual".

a qualidade final do som fica a cargo do compilador e do desenvolvedor do plugin, correto?

O compilador não faz diferença.

flw!!!!!!

alexromachado
Veterano
# fev/12
· votar


Eu? Reclamão? Vou reclamar desta fama tb! Rsrsrs

Leonardo Castro
Veterano
# fev/12
· votar


E eu desvirtuando o tópico? Sempre tento ser o mais focado possível!!! Rs...

kairi
Veterano
# fev/12
· votar


guitartube
Quando falei do compilador, não estava falando sobre a qualidade, e sim sobre a performance, foi mal.

Sem contar que CUDA tem suporte a C#/C++ (porco, mas tem)

Practus
Veterano
# fev/12 · Editado por: Practus
· votar


Eis o que foi postado no The Gear Page sobre as simulações de amplis da GT-100:

Natural Clean: Assumed custom amp
HiGain Stack: Assumed custom amp
Extreme Lead: Assumed custom amp
Power Drive: Assumed custom amp
Stack Crunch: Assumed custom amp
Full Range: Assumed custom amp with flat response. Good for acoustic guitar
Combo Crunch: ?
JC-120: Roland JC-120.
Clean Twin: Fender Twin Reverb.
Tweed: Fender Bassman
Deluxe Crunch: Fender Deluxe Reverb
Pro Crunch: Fender Pro Reverb.
VO Lead: VOX AC- 30TB Lead
Match Drive: Matchless D/C-30
T-Amp Lead: Hughes & Kettner Triamp Amp 3
BG Lead: MESA Boogie Lead
BG Drive: MESA Boogie Drive
MS1959I: Marshall 1959
SLDN: Soldano SLO-100
R-Fier Vintage: MESA Boogie Dual Rectifier – Channel 2 Vintage
R-Fier Modern: MESA Boogie Dual Rectifier – Channel 2 Modern
5150 Drive: Peavey
EVH 5150


O problema é que, ao que parece pelos demos que temos até agora, por mais que a Boss diga que a tecnologia COSM foi toda reformulada, e que o chip que eles usam na GT-100 tem 6x mais potência em termos de DSP do que a GT-10, ainda sim os samples que estamos escutando soam muito digitais e anasalados (como já visto nas versões GT anteriores - notadamente na GT-10). Estão dizendo que serão 28 simulações ao todo (22 listadas acima)... Até agora, todas as listadas acima já fazem parte do hall de simulações da GT-10 (e realmente, a julgar pelos timbres da GT-10, para que algo melhorasse nas simulações da GT-100, teríamos que ter uma COMPLETA reformulação dos algorítmos - algo que não estamos escutando nas demos, até agora).

Em termos de efeitos, ainda não encontrei detalhes sobre os tipos de cada efeito. Seria ótimo se tivéssemos efeitos novos como um Shimmer (ou Octoverb) e outros tantos por aí, mas até agora, eu particularmente acho que não será o caso. Claro, a Boss sempre fala que seus efeitos continuam os melhores de todos, e alguns pontos continuam sendo melhores mesmo na Boss (notadamente a questão de continuarmos ouvindo os rastros de delays e reverbs de um patch, mesmo mudando para outro), mas seria ótimo termos novos efeitos agregados

Outra coisa que não me agradou foi o fato da Boss continuar não disponibilizando outputs XLR. Claro, me parece que a Boss quer dar a visão que seus Multi-Fxes são mais aplicados para serem usados em conjunto com Amplis pelo 4 cable method do que em monitores FRFR, mas para mim isso não se aplica, já que não uso amplis....fazer o que (1)....

Não podemos esquecer que ninguém está falando nada em IR na GT-100... outro quesito que teria sido um tiro certeiro para a Boss se ela tivesse implementado na GT-100... Perdeu a oportunidade de ouro de se diferenciar das concorrentes neste aspecto...fazer o que (2)...

Pelo que vi até agora, não me empolguei com o lançamento... Já vi o vídeo do Alex Hutchings e do Rob Marcelo, e mesmo assim nem passou pela minha cabeça trocar a HD500 pela GT100... Acho mesmo que se um dia for trocar de equipamento, bem capaz de eu pegar logo uma AxeFx II... Tirando a GR-55 (outra classe de equipamento), não tenho interesse por enquanto em outro equipamento da Boss como uma GT-10 melhoradinha...

Ainda esperando para encontrar o manual da GT-100 por aí...

Abraços,

Edit: Correção = 25 simulações ao todo, e não 28
Edit 2: Manual saindo em Março, quando a produção da GT-100 irá começar... Algumas lojas já estão com pre-vendas (Musician's Friend, Guitar Center, etc) - Preço: USD 549,00

Practus
Veterano
# fev/12 · Editado por: Practus
· votar


Eita nóis.... O trem tá ficando bom...!!!!

LINE 6 ANUNCIA NOVO UPGRADE DE FIRMWARE PARA POD HD

Resumo: 2 novos amplis para guitarra, 1 ampli para baixo, 8 novos microfones para baixo, ampli para microfone e maior integração com JT Variax e com os amplis da série DT...

Doido pra atualizar minha HD....
_________________________________
Free v2.0 Firmware Update For POD® HD Multi-effects

Coming soon! The free v2.0 firmware update dramatically expands the sonic palette of all POD® HD multi-effect processors, and enhances integration with the James Tyler® Variax® and DT25 or DT50 guitar amplifier dream rig.

For all POD HD multi-effects, the update includes two brand-new HD guitar models, the world's first HD bass model (with eight incredible mic model choices!) and a new vintage-voiced mic preamp model:
•"Flip Top" HD Bass Amp Model. Introducing the world's very first HD bass amp model based on* the immortal Ampeg® B-15NF Portaflex®, one of the most popular studio bass amps of all time. The modeled cab features the original 15-inch speaker perfect for laying down some serious thump.


•Eight New Mic Choices for the HD Bass Amp Model. Get your ideal bass tone from the new "Flip Top" HD bass model with eight mic choices based on*
Shure® SM57
Sennheiser® 421
AKG® D12
AKG® D112
EV® RE20
Shure® SM7B
Heil® PR40
Neumann® U47


•"Plexi Lead NRM" and "Plexi Lead BRT" HD Guitar Amp Models. Stunning new HD guitar amp models based on* the Normal and Bright inputs of the legendary Marshall® "Plexi" 1959 Super Lead 100-watt head. Plug into the classic cascading crunch of this historic English head!


•"Vintage" HD Mic Preamp Model. A vintage-voiced tube mic preamp based on* the Requisite® Y7. Place this model at any point in the signal chain to give incredible warmth to vocal sounds and guitar and bass tones. Its controls include:
Gain
HPF (High Pass Filter)
LPF (Low Pass Filter)
Phase
Output
The update also includes a variety of new features and enhancements that make a POD HD500 or POD HD Pro, James Tyler Variax, and DT25 or DT50 guitar amplifier dream rig even more powerful and easy to use. The result is complete analog and digital reconfiguration of guitar models, effects, HD amplifier models and analog tube topology with the press of a single footswitch.
•Variax Knobs as Controllers. Variax Tone and Volume knobs can act like expression pedals, controlling different aspects of your tone such as delay time, amp drive or anything else you want. Controllers are capable of driving up to 50+ POD HD parameters simultaneously, making it possible to morph between sounds with a single guitar knob.


•Variax Toggle Switch Behavior (Local Control). To provide smooth, intuitive transitions between the modeled and magnetic pickups, you can choose whether the Volume, Tone and Pickup Selector switch will control both the model and magnetic pickups simultaneously, or lock the model and only affect the magnetic pickups. For example, when switching between acoustic and electric tones, you can lock the acoustic model controls so that tweaking knobs and switching pickups when playing the electric sound won't affect the sound of the acoustic when you switch back.


•Variax Control Mode (Global/Preset). Choose whether you want to assign Variax guitar models and Local Control settings globally, or on a per-preset basis. Alternately, you can get complete manual control by choosing not to control Variax settings with POD presets.


•New Input Selections. The new input selections — "Variax" and "Variax Mags" — allow you to assign any configuration of magnetic pickups and Variax models per POD HD preset. The new "Variax" input selection also recalls whether you were using mags or models per preset, allowing you to pick up exactly where you left off – no need for manual selection or input changes.


•POD HD/Variax Custom Tuning Creation. Now you can create custom Variax tunings for any or all of your POD HD presets. Save and recall them per preset — and get up to 512 unique custom guitar tunings with instant footswitch control.
_______________________________________

Fonte: Line 6

kairi
Veterano
# fev/12
· votar


POD novo só 2013

guitartube
Veterano
# fev/12
· votar


kairi

Depois destas notícias, acho que vou tentar migrar uns plugins pra GPU, hehehehehehe....

flw!!!!

Kevlar
Veterano
# fev/12
· votar


Tô falando... a gt-100 nem nasceu e já tá morta!!!!

kairi
Veterano
# fev/12 · Editado por: kairi
· votar


Eu quero uma pedaleira que me dê timbres assim!


http://www.youtube.com/watch?v=U9ySP66pEFY

Ramsay
Veterano
# fev/12
· votar


Practus

A Line 6 anunciou, mas, o Flash Memory 2.0 não consta no site para download nem como Beta.
E por isso, pode demorar um pouco.

Na minha POD HD500, o Flash Memory v1.40 melhorou um pouco o som, principalmente nos delays que ficaram mais apurados mas, fora isso, nada demais.

Ramsay
Veterano
# fev/12
· votar


kairi

Que timbre, cara??
Vc deve estar brincando, não??
Só tem ambiência no vídeo!!
Isso, qualquer pedaleira e qualquer teclado meia boca faz!!

GabrielVaneli
Veterano
# fev/12
· votar


Galera fiz um teste com minha POD HD 500, que eu achei bem bacana.
Um certo dia de brincadeira com ela, veio uma ideia de simular uma gravação em estúdio, no sentido de gravar um AMP HI GAIN, em uma sala onde colocaríamos um microfone na boca do falante e outro microfone para pegar a ambiência da sala, e olha meus resultados estão sendo além do que eu imaginava.

Para isso, configurei um "Dual tone" de 2 RECTIFIER, com a mesma equalização, sendo que em um deles foi utilizado um microfone dinâmico bem próximo do falante (gosto de variar entre os 57`s a uma distancia de 5% - 20%) e um microfone condensador (gosto do 87 a uma distancia de 60% - 85%), mais uma utilização do reverb na quantidade certa ( tomar cuidado com a mistura do reverb e ressonância do condensador).

Achei o som, com as arestas muito bem aparadas, com o timbre "gordo" do condensador, e a definição e pegada do dinâmico.

Prós:
- O som HI GAIN ficou definido e cheio, e ao meu ver, isso tudo no ponto certo.
- Por estar utilizando os PAN em 100%, o som stereo ficou gostoso de se ouvir com a diferença de ressonância e característica de cada microfone por um lado do PAN.
- O acréscimo de Screamer deixa o som mais vintage ( isso ao meu ver ), mais deve-se considerar o controle do ganho dos AMP`s e do pedal, exageros estragam o som.
- Outros ...


Contras:
- O limite de DSP, faz esse tipo de utilização ficar limitado, com isto, essa combinação deve somente ser utilizada,para usar o som "cru" de uma guitarra + alguns -poucos- efeitos.
- O som mono, fica um tanto embolado, precisa de um cuidado maior com o ganho e as distancias dos microfones, visto que neste teste, a ressonância, interfere diretamente no som.
- Outros ...

Espero ter ajuda um pouco, gostaria de saber a experiencia de vocês com tal teste, mesmo em outros equipamentos.

Duvidas, soluções, sugestões e criticas são bem vindas =D

Practus
Veterano
# fev/12
· votar


Ramsay

Sim, sim... eu sei disso... Mas mesmo assim, ao que tudo indica, essa atualização deve ser bem legal sim... Vamos aguardar para ver....

GabrielVaneli

Cara... esse seu teste me pareceu ser interessante... Mas melhor seria se você postasse um sample do timbre que você tirou... Facilitaria para que mais pessoas comentassem... Quando tiver um tempo maior, vou ver se replico sua config na minha HD500... Vc usa algum tipo de ampli? Ou usa um monitor FRFR? Só pra checar...

Abraços

GabrielVaneli
Veterano
# fev/12
· votar


Practus

Fala irmão, olha uso FRFR ...

Acho que nem preciso explicar o motivo neh ?
To um pouco abafado com o inicio de ano, mais vou tentar gravar alguma coisa para postar pra vocês.
Tenta replica sim, tenta até com outros amp`s e fala pra gente o que achou, e se recomenda ou não.

Um abraço

kairi
Veterano
# fev/12
· votar




kairi
Veterano
# fev/12
· votar


Limite do DSP atingido? uahsuhaushuahsu

Leonardo Castro
Veterano
# fev/12
· votar


kairi

Essa possibilidade de se rodar "plug-ins" de áudio em placas de video parrudas já é realidade? Já existem relatos de pessoas rodando "plug-ins" "tradicionais" (Amplitube, Gitar Rig, POD FARM, etc.) nelas?

cao fofo
Veterano
# fev/12
· votar


E ai pessoal, faz tempo que não passo por aqui, mas só queria falar sobre minha ultima compra

acho que alguns lembram que eu tenho um Toneport UX1 completo, e então há uma semana eu comprei o pod farm 2.5, agora estou com a maquina completinha, tudinhoooooo, e finalmente posso gravar no REAPER o sinal limpo e depois timbrar

deu pra notar que a qualidade melhorou um pouco, pois agora tem um gate geral, e ficou muito bom, ainda quero testar um boss ge7 entre a guitarra e o ux1 pra ver se posso ganhar mais versatilidade

Estou gravando um cd instrumental que acredito que em um ano eu finalizo, pois musica é a quinta prioridade na minha vida, apenas um hoby, mas ja tenho umas 4 musicas, eu uso apenas o addictive drums, o resto eu é que gravo usando o UX1, depois vou ate postar alguma demo aqui pra voces, e já adianto, a qualidade do audio é impressionante.

Leonardo Castro
Veterano
# fev/12 · Editado por: Leonardo Castro
· votar


cao fofo

Meu TonePort UX1, com todos os Model Packs, sempre funcionou muito bem no Windows XP.

Agora, estou levando uma surra para instalá-lo no Mac (sem sucesso).

Abri um pedido de socorro na Line 6:

http://line6.com/support/message/356872#356872

Mas, até agora, mesmo seguindo as instruções dos caras, não êxito (apenas surgem os modelos gratuitos para eu usar...).

Acabei usando um "ticket" que eles abriram em meu nome para ver se eles conseguem resolver o problema...

Um grande abraço,

Leonardo.

Leonardo Castro
Veterano
# fev/12
· votar


Problema resolvido.

Segui as instruções de um usuário...

http://line6.com/support/thread/80583

Se eu dependesse da Line 6, estaria até agora sem usar o POD FARM...

Um grande abraço,

Leonardo.

P.S.: Que venha o POD FARM HD!!!

Practus
Veterano
# fev/12
· votar


Mais um vídeozinho da GT-100... demonstração de phrase-loop com solos por cima com vários timbres diferentes....

... mas ainda sim, não ouvi nada diferente da minha falecida GT-10...



Aqueeele...

guitartube
Veterano
# fev/12
· votar


Practus
Mais um vídeozinho da GT-100... demonstração de phrase-loop com solos por cima com vários timbres diferentes....

O cara tirou uns timbres bem legais, eu gostei deste efeito ACCEL e do modo como se pode usá-lo.

Acredito que qq pedaleira já estabelecida mude poucas coisas em suas simulações, pois exigiria um investimento muito alto, se alterar muito, seria mais vantajoso lançar um novo produto em paralelo ao existente. Acho que os fabricantes melhoram alguns detalhes na simulação e agregam mais regulagens e opções de entrada/saída.

flw!!!

Bog
Veterano
# fev/12
· votar


guitartube

A declaração oficial da Boss é que os algoritmos das simulações de amps foram todos reescritos. Obviamente, não dá para confirmar, nem para saber até que ponto esse "reescritos" realmente vai mudar o resultado final. A *impressão* (especulação total) é que a mudança não vai ser tão grande, mas...

kairi
Veterano
# fev/12
· votar


Leonardo Castro
Existem alguns plugins que estão pipocando por aí, plugins maiores ainda não pois o problema é a criação. No desenvolvimento do projeto o sujeito deve fazer o plugin via CUDA/OpenCL para que ele seja executado pela placa de vídeo, normalmente os plugins são feitos para funcionarem via CPU.

Practus
Veterano
# fev/12
· votar


kairi
Existem alguns plugins que estão pipocando por aí

Será que tem algum videozinho por aí pelo youtube pra se ter uma ideia? A proposta me parece interessante... Pena que eu não manjo nada disso... Seria um ótimo projeto pra entrar nesse mercado...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tecnologia e Inovações em Pedaleiras Digitais II