Tecnologia e Inovações em Pedaleiras Digitais II

Autor Mensagem
alexromachado
Veterano
# mar/12
· votar


Novo Post no Blog Setup e Timbres
Comparando a HD com pedais reais. Resultados preliminares e surpreendentes!
Ah, e estão em forma de teste cego!

Link: Teste cego: POD HD vs Pedais Reais

Practus
Veterano
# mar/12 · Editado por: Practus
· votar


Calime
Leonardo Castro
alexromachado

O que mais curto nesse nosso tópico é essa nossa capacidade de teclar sobre qualquer coisa... Alguns outros tópicos ficam muito bitolados no teor em si do tópico, e se alguém vier com um assunto fora do tema principal, o owner fica logo bravinho e manda advertências de "off topic" ... Se fosse assim, o Leo, o Alex, eu, o guitartube e tantos outros deveriam ser expulsos sumariamente...hehehehe

alexromachado
Sou Mineiro de Governador Valadares

Explicado o porquê daquela camiseta cruzeirense que aparece vez ou outra em alguns vídeos...

Voltando ao tópico (pra não ser expulso - hehehe), comecei fuçar mais esse final de semana que passou nas diferentes impedâncias que a HD permite... Até comecei a gravar meu primeiro vídeo para postar pra vocês, mas minha filha resolveu ficar puxando um dos knobs da HD, o que atralhou consideravelmente meus testes...kkkkkk... Infelizmente, não terminei o vídeo, mas pelo que testei, sinceramente, não encontrei tanta diferença assim alterando a impedância do sinal da guitarra... Testei configurações em timbre limpo (simulação do Fender Twin Reverb) e distorcido (simulação do AC30 com ganho no máximo, e depois com o ganho por volta das 10hs.), e variei a impedância por todos os estágios disponíveis. Deu pra notar uma diferença audível no sinal quando comparei o nível de impedância mais baixo com o mais alto (provavelmente pelo que já foi explicado pelo Bog), mas sinceramente, nada que mudasse drasticamente o timbre.

Vou ver se consigo gravar algo (mesmo que audio apenas) demonstrando isso... De qualquer forma, a HD tem uma opção para deixar essa configuração no automático. Para aqueles que não querem se preocupar muito com isso, acho que é a melhor opção...kkkkk

Abraço,

alexromachado
Veterano
# mar/12
· votar


Practus
Eu deixo no automático mesmo... rsrsrsrs

Leonardo Castro
Veterano
# mar/12 · Editado por: Leonardo Castro
· votar


Teste cego: POD HD vs Pedais Reais
alexromachado

Realmente, a diferença é mínima e, quando há, gostei mais do som da primeira gravação.

Chutaria até que a primeira gravação é sempre a simulação do POD. Se for isso, aos meus ouvidos, o som digital já está um pouquinho melhor do que o analógico...

Também, se não for, a diferença é tão irrisória que, sinceramente, torna despiciendos os rios de tinta que já foram escritos, mundo afora, sobre o assunto...

Um grande abraço,

Leonardo.
Também,

Leonardo Castro
Veterano
# mar/12
· votar


Deu pra notar uma diferença audível no sinal quando comparei o nível de impedância mais baixo com o mais alto (provavelmente pelo que já foi explicado pelo Bog), mas sinceramente, nada que mudasse drasticamente o timbre.
Practus

Pelo visto, no futuro, eu, no lugar de um novo POD FARM, vou acabar é acrescenando ao meu "arsenal" o POD HD também. Quem sabe se, até lá, não exista um POD HD 1000 (com mais poder de processamento)???...

Um grande abraço,

Leonardo.

Practus
Veterano
# mar/12 · Editado por: Practus
· votar


Leonardo Castro
torna despiciendos os rios de tinta

QUE BELEZAAAAAAA!!!!!! É por isso que eu gosto de teclar com vocês neste fórum... Nem Eça de Queiroz diria melhor....Onde mais eu iria ler tal expressão? Nos demais tópicos onde o "internetes" rola solto? Nunca...!!! Kkkkkkkkkkkk

Pelo visto, no futuro, eu, no lugar de um novo POD FARM, vou acabar é acrescenando ao meu "arsenal" o POD HD também. Quem sabe se, até lá, não exista um POD HD 1000 (com mais poder de processamento)???...

Espera o guitartube resolver criar uma pedaleira ou mesmo um VST a partir de uma placa de vídeo, que seus problemas serão resolvidos...

Brincadeiras à parte, como eu disse em páginas anteriores, para mim, a HD é o equipamento que oferece o melhor conjunto, quando se trata de multiefeitos e simulações de amplificadores... Claro que a GR-55 também é uma excelente solução, mas está em outro hall de equipamentos...

Abraço,

Leonardo Castro
Veterano
# mar/12
· votar


Practus

FCC também é cultura!!! rs...

Practus
Veterano
# mar/12
· votar


alexromachado
Comparando a HD com pedais reais.

Sei lá.... os timbres estão muito próximos mesmo... Mas acho que em ambos os casos, a POD vem primeiro, depois os pedais...

Até estava pensando em comprar um screamerzinho para usar com a HD, mas depois desse teste cego, acho que nem precisa...

Abraço

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


Practus

Respondendo ao teu post no outro tópico:

você poderia fazer uma breve comparação entre a GR-55 e a GT-10, em termos de simulações, efeitos, e amenidades

A GR-55 tem uma intersecção com a GT-10. Ela faz algumas coisas a mais e outras a menos. A mais, ela tem toda a parte de synths PCM (com interpretação de tons), simulações COSM de instrumentos como guitarras e baixos (sem interpretação de tons), e um bloco de efeitos tirado diretamente dos teclados da Roland. Por outro lado, ela tem muito menos flexibilidade na ordem da cadeia, não tem a dual chain, não tem dois blocos de efeitos, tem bem menos opções de efeitos, tem só um CTL atribuível...

No que as duas fazem de igual, a qualidade é, pelo menos que eu tenha notado, a mesma. O mesmo cocked wah nas simulaçoes high gain está lá, mas a GR-55 tem um controle de equalização chamado Character que diminui o efeito (a GT-100 incorporou este controle às simulações de amps avançadas). Curiosamente, o bloco de efeitos dos sintetizadores também tem simulações de amps, mais simples, mas sem o maldito cocked wah!

a GR-55 tem o internal pedal e wave pedal da GT-10?

Sim!

E quanto à mudança de canal conforme o ataque nas cordas [força da palhetada], tem na GR-55 também?

Não, até porque a GR-55 não tem dois canais. É possível ativar diferentes synths PCM de acordo com a força da palhetada, mas não tem como mudar as simulações de amp e guitarras COSM desta forma.

Mas mesmo ignorando os synths PCM tem coisas que dá para fazer com a GR-55 que não dá com a GT-10. Eu posso, por exemplo, colocar um pouco à esquerda o som da minha guitarra passando por um amp, e um pouco à direita o som de uma outra guitarra passando por outro amp. Também posso manipular individualmente as cordas, por exemplo, somando o som original da guitarra com uma versão oitavada apenas nas 3 cordas de cima - por sinal, o rastreamento de pitch usando as guitarras COSM é muito, muito, *** MUITO *** superior a qualquer coisa que eu tenha visto em outras pedaleiras, inclusive no próprio efeito oitavador da GR-55!

Na média, acho que a GR-55 é o equipamento mais mirabolante que eu já vi. Também está muito longe de ser plug and play...

Practus
Veterano
# mar/12
· votar


Bog

Pois é... me lembro de ter lido algo sobre ausência de dual chain no manual da GR-55... mas tinha esquecido disso... Valeu por fazer esse review...

Sinceramente, também acho um baita equipamento. O que me estranhou foi apenas 1 pedal de control, visto que se poderia configurar inúmeros parâmetros da seção de PCM com mais 1 pedal desses. Mesmo assim, acho a ideia de ter diversos instrumentos hiper reais na ponta dos dedos fantástica... A simulação de violão de cordas de nylon é ótima... Deve ser muito divertido...

Já pensei muito em comprar uma dessas... Mas ainda não me decidi, e tampouco tive a oportunidade de buscar uma lá fora (que valeria mais a pena)...

Valeu!!

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


Practus
acho a ideia de ter diversos instrumentos hiper reais na ponta dos dedos fantástica... A simulação de violão de cordas de nylon é ótima..

Eu na verdade achei as simulações de violão bem fracas. E os synths PCM soam exatamente como um teclado, até porque são tirados diretamente dos teclados da Roland. As simulações de guitarras funcionam melhor. Desde que eu comprei a GR-55, também passei a tocar os "baixos" nas minhas gravações.

No geral, está longe de ser um equipamento perfeito, mas para quem gosta de futricar nos parâmetros mais esotéricos, é uma diversão e tanto. Já gravei algumas músicas com a GR-55, e notei que ultimamente é quase obrigatório eu fazer pelo menos alguma coisa com ela...

Practus
Veterano
# mar/12
· votar


Bog
Eu na verdade achei as simulações de violão bem fracas

Poxa... sério? Pelos vídeos que vi por aí, achei muito legal... Talvez tenha um pouco de pós produção nesses vídeos.. Sei lá... Nâo gostei particularmente dos sons de instrumentos de sopro... sinceramente... tocar guitarra com som de sax, flauta, etc, não fica legal... Mas me parece que os sons de piano e cordas em geral devem ser muito legais também...

Até entendo essa sua necessidade de sempre usá-la para alguma coisa. Com um equipo desses, com certeza eu iria tratar de incluir algumas coisas extras nos sons que gravo...

Mas como disse, só devo pensar em uma dessas quando tiver outra oportunidade de buscar nos EUA... por aqui acho um preço meio salgado para um supérfluo como esse.

Ví lá no outro tópico da GT-100 que você está trazendo uma do Japão... Quando chegar, faz um review pra nós também, ok?

Valeu!

MauricioBahia
Moderador
# mar/12
· votar


Practus: Nâo gostei particularmente dos sons de instrumentos de sopro... sinceramente...

hehe. Já eu, pelos vídeos que vi, achei excelente! Pra você ver como que as impressões podem variar, principalmente assistindo pelo Youtube. :)

Abs

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


Practus
Poxa... sério? Pelos vídeos que vi por aí, achei muito legal...

A de violão de nylon eu achei *impossível* de usar.

Até entendo essa sua necessidade de sempre usá-la para alguma coisa. Com um equipo desses, com certeza eu iria tratar de incluir algumas coisas extras nos sons que gravo...

Não é só isso... Ela preenche o espaço dos instrumentos que eu não tenho. Por exemplo, eu colocava nas músicas sempre baixo em VST, mecânico, duro. Agora eu mesmo toco o "baixo". Ela também serve para dar o som de guitarra hollowbody, de strato com os captadores fora de fase... Então, não é só para sons e efeitos secundários.

por aqui acho um preço meio salgado para um supérfluo como esse.

Para mim, virou "a pedaleira", porque eu uso ela toda hora. Mas realmente, eu não teria comprado no Brasil. Absurdamente caro.

Ví lá no outro tópico da GT-100 que você está trazendo uma do Japão... Quando chegar, faz um review pra nós também, ok?

Heheh, vai demorar ainda uns bons meses até lá...

ricardocezario
Veterano
# mar/12
· votar


Comprei uma Zoom G3 a um tempinho e to achando bem legal. Mas o que realmente me surpreendeu foi ver como a galera dos foruns gringos tem pirado nela ultimamente.

Olhem isso:

http://www.thegearpage.net/board/showthread.php?t=1048132

Nesse tópico tem usuario velho e respeitadissimo do forum dizendo que trocou POD HD e Fractal pela Zoom G3, dizendo que encontraram nela tudo o que nunca conseguiram nas grandes e badaladas top de linha.

Que coisa hein?

Se procurarem mais pelo forum vão encontrar muita coisa relacionada.

MauricioBahia
Moderador
# mar/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ricardocezario

Eu acho que a Zoom fez uma coisa muito legal que é colocar 3 módulos "imitando" um set de pedais. Então vc tem 3 pedais programáveis numa unidade compacta! Isso facilita muito no meu entender pois um dos "problemas" das multiefeitos é a complexidade para programar e, pq não, o tamanho e a Zoom percebeu isso.

Pra quem quer algo maior, a G5 vai estourar a banca!

Lembrando que lançaram a Zoom G3X!
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/283967/

Abs

Calime
Veterano
# mar/12
· votar


ricardocezario

Conheço relativamente bem a Zoom, já usei mta coisa da marca (preguiça de escrever tudo...mas qse tudo da marca já tive, é onde "estou em ksa" em termos de pedaleiras e pedais, rs...). A ultima que tive foi a G7 ea acho uma pedaleira legal, com uma certa limitação em seus low drives. Ainda não testei nada dessa nova safra, mas tô achando que com essas G3/G5, vem coisa mto boa por aí, e que vai calar a boca grande que mta gente tem qdo fala da marca Zoom.

ricardocezario
Veterano
# mar/12
· votar


MauricioBahia
Calime


De certa forma enquanto todos mantem suas atenções focadas em algumas poucas marcas e produtos, o mercado e a tecnologia giram e se expandem. A Zoom é prova viva da evolução.

Mas algo que eu acho que esta vindo pra deixar muita gente de queixo caido e com varios conceitos inovadores é a Boss GT-100. Vamos ver!

ricardocezario
Veterano
# mar/12
· votar


Os caras me lançam essa G3X logo agora que eu comprei um Wah Wah dos bons!

Atualizando minha G3 com mais slots via software fica tudo certo.

MauricioBahia
Moderador
# mar/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ricardocezario

Comprei a G3. Não resisti... Vamos ver. Tenho a G2 e a G2Nu ainda aqui. Vou dar uma comparada básica*. :)

Abs

*apesar da G3 ser um avanço enorme em relação aos outros.

ricardocezario
Veterano
# mar/12
· votar


Comparei com a G2Nu esse final de semana. Pra você que ta acostumado com a interface e funcionalidades da marca não vai ser nada demais.

Mas aposto que essa G3 entra no teu board!

Logo trocamos dados mais tecnicos sobre a "criança".

PS: Quando chegar de uma boa fuçada na simulação de Matchless e Hiwatt. Legal pra carvalho, principalmente pra situações imprevistas onde não é possivel levar nosso próprio amplificador.

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


ricardocezario
o que realmente me surpreendeu foi ver como a galera dos foruns gringos tem pirado nela ultimamente.

Eu já notei que o TGP é ainda mais propenso à criação de mitos que o Cifra Club. É como um Cifra Club onde os membros têm mais dinheiro e acesso a equipamentos. Eles foram os que mais alimentaram o hype em torno da Pod HD, por exemplo - em outros fóruns que eu espio, foi bem menos.

Eu sinceramente não consigo entender esse endeusamento em torno da G3. Pelo menos em termos de simulações de amps, aos meus ouvidos a Zoom continua produzindo um "feeling" duro. Eu colocaria ela ainda no fim da fila, junto a Boss, e atrás da Line 6, da Vox e da Digitech. O que eu realmente achei legal dessas novas Zooms é a interface, que realmente parece com a montagem de um set - nem salvar patch precisa mais! É muita flexibilidade, sem que isso implique em complexidade absurda.

Note que eu não estou dizendo que a G3 é RUIM, tanto que já reservei espaço na mala da minha esposa para uma G5. Mas não acho que seja essa maravilha toda que alguns lá do TGP juram que é.

MauricioBahia
Vou dar uma comparada básica

Eu acho legal um tópico comparando diretamente as 3. Eu vejo o povo do TGP falando tão bem da G3 que fico até me perguntando se eu não estou ficando surdo ou louco! Para mim, as simulações de amps continuam "duras" - embora tenha havido uma melhora no timbre com relação à G2 (mas a G2Nu já tinha sido uma melhora). Mas fiquei um tempão tentando sem sucesso fazer com a G3 uma base hi gain ao mesmo tempo pesada e com ares de "serrote", no mesmo estilo daquela que o AMT R1 faz sem esforço.

Agora, quanto à funcionalidade, nem tem o que questionar. Sem contar os delays, reverbs e modulações, que eu já achava bons desde a G2 antiga.

Leonardo Castro
Veterano
# mar/12
· votar


A julgar por esse vídeo, o resultado é realmente impressionante!



Leonardo Castro
Veterano
# mar/12 · Editado por: Leonardo Castro
· votar


Gostei do som da simulação do Fender também:



O som do Diezel não achei tão próximo assim. De toda forma, se fosse um teste cego para saber de qual gostei mais, muito provavelmente, acabaria escolhendo o som da simulação.



Bom ler o relato do "Bog" (com relação a achar meio "duro" o "feeling"das simulações) e ver as opiniões do Calime e do Ricardo. Fico aguardando as impressões do Maurício também.

Ao menos pelos "sons em si", confesso que estou muito bem impressionado!

Um grande abraço,

Leonardo.

Practus
Veterano
# mar/12 · Editado por: Practus
· votar


ricardocezario
MauricioBahia
Calime
Leonardo Castro
e demais...

Não conheço tanto a ZOOM assim não. A ZOOM 1010 foi minha primeira pedaleira, e na época, achava que tinha o melhor timbre do mundo nas mãos...(kkkkkkk). Nunca mais tive nada da ZOOM por preferir conhecer outras marcas.

Pelo que vi dos vídeos que o Leo postou, confesso que a simulação do Fender me pegou de surpreza... Acho que é uma das melhores que já ouvi por aqui... Mas...

Vocês se lembram dos testes A>B que postamos aqui quando saiu o Amplitube 3? Tivemos a mesma impressão no que se refere à simulação do Fender em comparação com o ampli real. Começo a imaginar se não rola pós edição em alguns desses vídeos postados no youtube. Não que um equipamento não seja capaz de simular com perfeição amplificadores reais, mas acho curioro todos eles, de uma hora para outra, conseguirem sons muito, mas muuuuuuuito próximos dos amplis.

Claro, há que se considerar que a evolução dos simuladores digitais é muito mais agressiva que a dos amplificadores reais (cujos circuitos internos e esquemas de válvulas permanecem praticamente os mesmo desde que foram inventados, com algumas exceções).

Por fim, não é de se estranhar que a ZOOM conseguisse também simular quase com perfeição o som desses amplis icônicos. Entre os 3 vídeos, gostei muito da simulação do Fender. O vídeo do Marshall e do Diezel não me surpreenderam tanto assim, se bem que também ficaram próximos, na minha opinião.

Trocar uma HD, uma Axe-Fx, um 11-rack, por uma G3 ou G5? Eu não faria isso. Estou adaptado à minha HD, assim como por um tempo, me adaptei à GT-10. Mas entendo aqueles que acham que vale a pena. Peso menor, preço menor, maior simplicidade, enfim, vários motivos válidos, mas que no meu caso não influenciam tanto na escolha final.

Mas quando a G5 do Bog chegar, vai ser legal ler um review mais detalhado do que a bichinha pode fazer...

Abraço

MauricioBahia
Moderador
# mar/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bog: Eu vejo o povo do TGP falando tão bem da G3 que fico até me perguntando se eu não estou ficando surdo ou louco! Para mim, as simulações de amps continuam "duras" - embora tenha havido uma melhora no timbre com relação à G2 (mas a G2Nu já tinha sido uma melhora). Mas fiquei um tempão tentando sem sucesso fazer com a G3 uma base hi gain ao mesmo tempo pesada e com ares de "serrote", no mesmo estilo daquela que o AMT R1 faz sem esforço.

Você testou usando um amp, em linha ou ambos?

Practus: trocar uma HD, uma Axe-Fx, um 11-rack, por uma G3 ou G5? Eu não faria isso.

hehe. Eu acho que essa postagem foi mais no sentido de zoar não? Pra mim, o autor da postagem foi sarcástico. :) Tanto que ele termina dizendo: "Será que eu também preciso de terapia?"

Abs

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


MauricioBahia
Você testou usando um amp, em linha ou ambos?

Somente em linha e com fones, em 2 ocasiões, em lojas, e por algo entre 1 e 2 horas - mas eu já tinha absorvido o que precisava do manual antes (e, importante, a G3 é ridiculamente fácil de usar).

Tenho certeza de que dá para chegar em bons resultados com mais regulagem, mas para mim, ser "plug and play" também é um fator a se considerar. Eu, pelo menos, senti pouca diferença da G3 para a G2Nu no quesito "personalidade". Já a interface e a funcionalidade (e o reverb HD!) são definitivamente uma mudança de rumo.

Também comparei diretamente na loja com pedais da AMT. Era meio de se esperar que a G3 não chegasse de cara no mesmo resultado - afinal de contas, o F1 sozinho já custa mais que a G3. Mas na média, acho que a Zoom ainda tem muito o que melhorar nas simulações de amps. Já para modulações, delays e reverbs da vida, a G3 me parece uma ótima opção.

ricardocezario
Veterano
# mar/12
· votar


Bog

Cara, achei as simulações melhores do que a da RP 355. De verdade!
Achei as simulações da RP 355 muito "polidas".

Mas respeito demais a sua opinião, sei que você manja muito do assunto, MUITO mais que eu.

Talvez nesse final de semana eu consiga fazer um comparativo entre as duas, vamos ver...

Practus
Veterano
# mar/12
· votar


MauricioBahia
hehe. Eu acho que essa postagem foi mais no sentido de zoar não? Pra mim, o autor da postagem foi sarcástico. :) Tanto que ele termina dizendo: "Será que eu também preciso de terapia?"

Verdade... :-) Bom saber que eu não devo precisar de terapia. Não vai ser hoje que o Alex vai ganhar mais um paciente...kkkk

MauricioBahia
Moderador
# mar/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bog

Pra usar em linha (no micro) eu prefiro um Amplitube da vida. Basta um duplo click e eu tenho uma gama imensa de opções. Pra ser sincero, eu posso contar nos dedos quantas vezes pluguei um pedal em linha. Então, acredito que eu terei uma experiência bem diferente da sua caso eu vá compará-los (coisa que não tenho muito saco pra fazer, hehe). Como você bem sabe, são dois mundos distintos, o "linha" e o "live". :)

Practus: Verdade... :-) Bom saber que eu não devo precisar de terapia. Não vai ser hoje que o Alex vai ganhar mais um paciente...kkkk

Se bem que o cara posta na outra página elogiando a simulação Hiwatt... Sei lá viu! hehe

Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tecnologia e Inovações em Pedaleiras Digitais II