Fuzz Club - Dicas, truques e sugestões dos apaixonados por fuzz!

Autor Mensagem
Deco_ufrj
Veterano
# set/12
· votar


MauricioBahia
fala cara, sem querer ser chato... você conseguiu ver se o seu fuzz da joyo limpa legal ou se ele fica igual ao meu, mais baixo, fechado e com fuzz ainda? pelo que vi pelo youtube, acho que é caracteristica do pedal mesmo...

achei até uma mod pra ele, pra deixar o "octave" mais alto... mas achei que ficou exagerado.. hehehe

MauricioBahia
Moderador
# set/12
· votar


Deco_ufrj

Acabei esquecendo... Amanhã eu plugo pra ver.

Sorry!

Deco_ufrj
Veterano
# set/12
· votar


Acabei esquecendo... Amanhã eu plugo pra ver.

Sorry!

tranquiloo!

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# set/12
· votar


Montei um Big Muff Pi "Russian Green". Não me dou bem com fuzz mas adoro Mudhoney, mas não consigo tirar um som bacana do fuzz, sempre fica chiado, embolado, distorcido demais... tenho uma stratocaster e um amp valvulado de 6w hi octane. alguém tem uma dica de regulagem? ou esse fuzz Soviético é assim mesmo?

MauricioBahia
Moderador
# set/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Luiz_RibeiroSP

Cara, a minha dica é tentar regular o volume do pedal perto de máximo (achar o sweet spot do pedal) e usar o volume da guitarra pra limpar/sujar. Alguns fuzzes são mesmo sujos e embolam "de nascença", por isso acordes tem que ser tocados com muito cuidado! Palhetadas cirúrgicas! hehe Muitas vezes só servem pra mandar um riff ou solo mesmo.

Mas é o velho papo. Os caras fazem coisas incríveis com os equipos mais malucos e muito depende do tema que vai tocar. Tudo é muito relativo.

Eu comprei o ZVEX Fuzz FActory. É maneiro, é. Mas tenho certeza que não NUNCA usarei suas pirotecnias. Agora, talvez seja essa pirotecnia o diferencial numa música X.

Bom, acho que você já sabe tudo o que disse, mas não custa repetir pra quem tá acompanhando o tópico.

:)

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# set/12 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


MauricioBahia
" Alguns fuzzes são mesmo sujos e embolam "de nascença "
Big Muff pi da Russia, onde o pedal que distorce você, deve ser pior ainda uhehueuheuheue
o Hendrix e o Eric Jhonson não tiram som embolado do fuzz. ja li muita coisa e sei que é complexo e polemico, vide o numero de topicos sobre o assunto. fico frustrado porque não tiro um fuzz assim. vou seguir essas dicas e tenar tirar um timbre regulando o volume e maneirando a palhetada, coisa que preciso treianr mesmo

MauricioBahia
Moderador
# set/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Deco_ufrj: cara, eu até to acustumado a limpar no volume da guitarra, até pq gosto de crrunch.. se vc reparar no video aos 1:05 dapra ver eu mexendo no volume... mas não sei se é um defeito do meu ou uma caracteristica desse pedal, mas quando eu limpo no volume da guitarra ele nao limpa, ele fica mais baixo, fechado e com fuzz ainda... se vc puder até ver isso no seu pra mim te agradeço...

Esse fuzz é comprimido mesmo. Acabei de testar e é isso mesmo que você disse. Quando baixar o volume da guitarra pra reduzir o ganho e limpar um pouco tem que compensar na palhetada... Creio que você pode conseguir um som mais aberto, no geral, se colocar o volume do amp no talo ou perto disso e regular na equalização. Eu não fiz isso aqui no teste pq não dá, é muito alto e os vizinhos iriam reclamar.

Não sei se vai ajudar muito nas eu gravei com uma Strat, captador do braço, Joyo na bateria 9V e Blues Jr. No início, volume da guita no "2". É isso mesmo "2"! Depois eu vou subindo até o máximo ou quase lá. No Joyo: Fuzz e Tone em 12h - Volume quase no talo e switch na posição "Normal". Sem o oitavador ligado, claro! Com ele embola tudo nos acordes. Essa função é uma pirotecnia pra ser usada em solos e lá pra 12 casa, até onde sei. Fora que nesse pedal o oitavador fica meio escondido mesmo, mas não sei com volumes mais altos! às veze tudo muda com volumes altos! hehe Enfim, foi um teste rápido e acho que bate com o que você diz, mas lembrando: eu não "abri" o power do amp e fiz um teste basicamente de acordes pra você ver que não embola, pelo menos nos acordes que fiz.... hehe. Fuzz é testar e testar e testar.

http://soundcloud.com/mauriciobahia/teste-r-pido-joyo-ultimate

Flw!

ps. nem regulei o Blues Jr, direito (pressa), mas acho que tava equalizado em 12h e sem reverb. Volumes no "3" mais ou menos. Gravei com os mics do Zoom H4.

Deco_ufrj
Veterano
# set/12
· votar


MauricioBahia
valeu cara, muito obrigado mesmo... to adorando esse pedal assim mesmo... so uso pra solos, e adorei o "octave" ter uma chave separada, assim eu posso escolher se uso ou não com o pé....

"Máximo!!!" kkkkkkkkkkkkkk ta certo...

krz4fx
Veterano
# set/12
· votar


MauricioBahia

Caramba comprei dia 29/08/2012 na Amazon e já chegou o documentário Fuzz: The Sound That Revolutionized The World!!!

Vou assistir agora! Pipoca na panela. :)


Já ví que se divertiu. Já tem tempo que eu assistí o meu; vou assistir de novo!

Seria bom se pedal chegasse com esta velocidade, né?

abs

krz4fx
Veterano
# set/12
· votar


Luiz_RibeiroSP

Os pedais tipo Big Muff realmente não limpam bem, não, e o green russian ainda é mais conhecido por ser mais "sujo". Acho que vai conseguir melhores resultados com fuzz do tipo Fuzz Face (Hendrix, Eric Johnson, Bonamassa, etc.); os bons FF limpam muito bem com o volume da guitarra.

abs

MauricioBahia
Moderador
# set/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Deco_ufrj: to adorando esse pedal assim mesmo...

Com certeza dá pra fazer misérias com esse fuzz. Basta conhecer mais seus ajustes de acordo com seu equipo. Legal o sustain dele! :)

krz4fx

Vi todo mas meio fazendo outras coisas. Ontem assisti metade com atenção. Hoje vou tentar terminar. O inglês não é fácil de compreender em muitas passagens!

Valeu!!!

Deco_ufrj
Veterano
# set/12 · Editado por: Deco_ufrj
· votar


Legal o sustain dele! :)
ôh se é... =D

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# set/12
· votar


krz4fx
O primeiro pedal que montei foi um fuzz Face, porque era o mais fácil. Achei legalzinho o som mas não consegui tirar um timbre que não fica-se parecido com um falante rasgado.
Li em um tópico sobre o Big Muff pi que ele é meio fuzz / distortion, ai resolvi montar. Mas para minha surpresa existe pelo menos 3 projetos do negocio. o americano, russo e o triangle, escolhi um e testei.
Vou dar umas fuçadas no feriado. Mas depois que testei no meu valvulado, o som ficou mais próximo do que eu queria, antes eu usei um Crate GS-15.

MauricioBahia
Moderador
# set/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


krz4fx: os bons FF limpam muito bem com o volume da guitarra.

Putz, mas que formato indigesto... Além de redondo é grande demais. Sem falar que tem um circuito pequeno pacas. Tenho o Jimi Hendrix Signature Fuzz Face, é bem vintage mesmo. Eu adoro, mas não cabe no meu pedal board atualmente! Ces la vie!

Que beleza:



Abs

Bog
Veterano
# set/12
· votar


MauricioBahia

Assisti o documentário inteiro. Achei muito legal como eles passam a primeira metade só construindo a mitologia em torno do negócio para depois começar a jogar os "poréns". Quando falam dos fóruns do Harmony Central, do comportamento de manada, automaticamente pensei no FCC. Gostei também quando uns caras lá falam dos clones de Tube Screamer e de como às vezes esses pedais de boutique são "over": overrated, overpriced ou over the top. Achei a visita à fábrica da EHX interessantíssima, o jeitão de véitarado do Mike Matthews (aquele lugar só tem funcionárias... e latinas!) é hilário. No final: "eu costumava fumar muita maconha", ahhaah.

E aí quando eles falam que quem vive comprando coisa é advogado e médico (porque músico é pé rapado) não tive como não sentir a minha pontinha de culpa, apesar de não ser médico nem advogado, hehehe.

clebergf
Veterano
# set/12 · Editado por: clebergf
· votar


Pode postar o link do youtube para o doc. completo?



Não vi ainda...feriadão no esquema.. o/

MauricioBahia
Moderador
# set/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bog

Esse documentário vale pra qualquer pedal!!!! Mostra claramente que não há mistérios. Se há, no meu entender, são criados pelo fabricantes que tentam moldar a música pelo timbre quando, na verdade, é o inverso! A música está em primeiro plano sempre e há muita falcatrua nesse meio só pra ganhar dinheiro ludibriando os "bobos de fóruns" e valorizar seus produtos. Eu encarei mais ou menos assim!

Tem uma parte que um cara fala sobre o epox no circuito dizendo que é pra proteger uma criação, pra não mostrar que está copiando ou deixando o lado místico exaltado!

É o que digo no tópico Pedais Overdrive e Distortion: até quando soam realmente diferentes?

clebergf

+1

Abs

krz4fx
Veterano
# set/12
· votar


Luiz_RibeiroSP

Se voce lê bem em ingles, aqui tem MUITA coisa sobre os Big Muff:

Pagina do Kit Rae, um especialista em Big Muff e David Gilmour.

MauricioBahia

Putz, mas que formato indigesto... Além de redondo é grande demais. Sem falar que tem um circuito pequeno pacas.

Na verdade estava falando dos guitarristas mesmo, o som deles, e não dos modelos de Fuzz Face da Dunlop; foi uma coincidencia. Existem vários fuzz do tipo FF num tamanho mais prático: o MXR Classic 108 Fuzz, o Fulltone 69 Fuzz, 70 Fuzz; MJM London I e II, etc, etc.

abs

Lelo Mig
Membro
# set/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Bog

"quem vive comprando coisa é advogado e médico (porque músico é pé rapado)"

Coincidência ou não, rs.... Tenho um colega colecionador aqui na cidade, que têm umas 6 ou 7 Fenders, mais umas 5 ou 6 Gibsons, incluindo uma de 2 braços, fora violões e etc.

Entre Marshalls, Fenders e Voxs antigos, um caminhão de pedais... novos, antigos, grifes, boutiques e etc.

Profissão? ADVOGADO....

Cara, e o Zachary Vex com aquele chapéu cheio de iscas de pesca penduradas? O que é aquilo...kkkk

krz4fx
Veterano
# set/12
· votar


Lelo Mig

Exemplo de "Fuzzinho" bem simpático, zumbidinho agradável no início dos anos 70..

Vai achar engraçado, mas mais uma vez (tal como no Zeppelin RAH), o som não é de fuzz.. É um Herzog, um cabeçote especialmente desenvolvido para ele pelo Gar Gillies, da Garnet Amps, no Canadá. Numa entrevista; palavras do Randy Bachman:

“But when I wanted to play a rock solo, I played like it was violin—very slow, like the old Eric Clapton slowhand. Then I developed this thing called the Herzog "

Pra conhecer um pouco da história do Herzog, o famoso som de American Woman

Abs

Bog
Veterano
# set/12
· votar


Lelo Mig
Zachary Vex

Hehehhe, o cara faz bem o tipo doidão. Aliás, tem vários ali que fazem.

MauricioBahia
Moderador
# set/12
· votar


krz4fx: Existem vários fuzz do tipo FF num tamanho mais prático: o MXR Classic 108 Fuzz, o Fulltone 69 Fuzz, 70 Fuzz; MJM London I e II, etc, etc.

Sim, sim. Conheço bem os dois primeiros dessa lista. :)

Abs

Lelo Mig
Membro
# set/12
· votar


Bog

Desde que Ray Davies rasgou os falantes de seu ampli prá gravar "You Really Got Me"...fuzz, realmente, não é pedal de gente sóbria!

Lelo Mig
Membro
# set/12
· votar


krz4fx

Interessante...não sabia não.

No caso do Zep eu sabia, mas American Woman eu apostaria que era um fuzz......e perderia....rs

Valeu!!

Deco_ufrj
Veterano
# set/12
· votar


q merda... toda vez q entro aqui fico com vontade de comprar outro...

Alex Vaughan
Veterano
# set/12
· votar


Comprei um Nano Muff.
Legal o som com outro drive.

Led Zé
Veterano
# set/12 · Editado por: Led Zé
· votar


MauricioBahia
Mostra claramente que não há mistérios. Se há, no meu entender, são criados pelo fabricantes que tentam moldar a música pelo timbre quando, na verdade, é o inverso! A música está em primeiro plano sempre e há muita falcatrua nesse meio só pra ganhar dinheiro ludibriando os "bobos de fóruns" e valorizar seus produtos. Eu encarei mais ou menos assim!

Falou tudo.

Alex Vaughan
Veterano
# set/12
· votar


Led Zé
Isto é verdade.
Estou aqui por muito tempo, e percebi que muitos produtos são criados baseados em várias músicas que foram feitas, e na verdade não tem nada daquilo.
A base é muito mais simples é tem mais haver com quem cria.
Tem cara que tira um puta som pesado de uma telecaster e um ampli, e ai logo vem um pedal de drive signature.

MauricioBahia
Moderador
# set/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Alex Vaughan
Led Zé
krz4fx

No documentários eles falam sobre aquela "goma" que alguns colocam am cima do circuito. Uns dizem que seria pra proteger a criação, outros, pra proteger contra impactos e possíveis danos (O.o) e outros pra proteger contra perceberem que é apenas um cópia de outro pedal e poderem cobrar um grana alta afirmando que ali tem um grande segredo....

Enfim, é um assunto polêmico mesmo entre eles!

Abs

MauricioBahia
Moderador
# set/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


krz4fx

Você confirma? Pode ser que eu tenha entendido errado.

Tem outra passagem muito doida que se eu entendi bem era um produtor falando que estavam gravando por semanas com o Super Hard-On da Zvex um álbum do Stone Temple Pilots e o som era baseado praticamente todo nesse pedal. Um dia ele não ligou. O cara abriu e viu que tinha um componente preso por fita num socket (ou seja só no encaixe, sem solda) e estava queimado. Estava assim como se fosse "esperado" que queimasse. O cara trocou o componente mas o pedal não soou nada parecido.

Ele então ligou pro fabricante explicando isso e lhe foi dito que eles agora tem uma modificação que não acontece mais esse problema. E o fabricante ainda disse que mesmo se trocasse, todos os pedais que fazem, até do mesmo modelo soariam diferentes! Coisa de doido, amadorismo ou pra criar uma mística?

Pra quem mais viu o documentário, me corrijam se eu estiver errado.

Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fuzz Club - Dicas, truques e sugestões dos apaixonados por fuzz!