Fuzz Club - Dicas, truques e sugestões dos apaixonados por fuzz!

Autor Mensagem
explorer4ever
Veterano
# jun/12 · Editado por: explorer4ever
· votar


nichendrix

Nunca recebi sequer uma olhada ou advertência em nenhuma loja nos EUA, então não há ledo engano. Mesmo quando cheias, com aqueles caras tocando mais alto do que quem está do lado, nunca vi ninguém reclamar com ninguém que estava testando instrumento, nem guitarras, nem pedais, e até pratos de bateria!! Isso foi incrivel. Pois fica as marcas se não tiver um minimo de tecnica para tocar. E olha que eu já passei muitas tardes inteiras em lojas na época de escolher meu set de pedais e minha guitarra. Mesmo em lojas de instrumentos mais caros, de boutique. Já fui em todas, Ludlow, East Village, 30th street, Rivington, Retrofret, Vintage guitars...mas claro, sempre com cuidado, sem ficar tocando altíssimo, nem emulando ou rockstar na loja do cara, exceto quando fui testar os amps, que ai eu tive de testar volume e ai sim, busquei lojas em horários mais vazios e tentava não demorar muito, quando a loja não tinha uma sala acústica para tal.

Com certeza vou experimentar esses pedais da MI que você citou. Achei muito bacana o som deles. Mas aquela coisa...ouvido é que nem digital. Cada um tem o seu. E mesmo com toda teoria, conceito e argumentação envolvida por trás de um pedal/guitarra o que vale pra mim na verdade, é o coração gostar, e a musicalidade perceber que precisa daquele especifico som para deixar fluir.

Nichendrix, sem querer desvirtuar e sem nos alongarmos no assunto, qual overdrive e distortion que você acha mais legais?
Se possível seja breve para não atrapalhar o tópico do Mauricio, e eu nem vou refutar por causa disso. É só uma curiosidade. Estou pesquisando e gostaria de saber sua opinião. Agradeço.

Valeu cara!

nichendrix
Veterano
# jun/12 · Editado por: nichendrix
· votar


explorer4ever
Nunca recebi sequer uma olhada ou advertência em nenhuma loja nos EUA, então não há ledo engano. Mesmo quando cheias, com aqueles caras tocando mais alto do que quem está do lado, nunca vi ninguém reclamar com ninguém que estava testando instrumento, nem guitarras, nem pedais, e até pratos de bateria!! Isso foi incrivel. Pois fica as marcas se não tiver um minimo de tecnica para tocar. E olha que eu já passei muitas tardes inteiras em lojas na época de escolher meu set de pedais e minha guitarra. Mesmo em lojas de instrumentos mais caros, de boutique. Já fui em todas, Ludlow, East Village, 30th street, Rivington, Retrofret, Vintage guitars...mas claro, sempre com cuidado, sem ficar tocando altíssimo, nem emulando ou rockstar na loja do cara, exceto quando fui testar os amps, que ai eu tive de testar volume e ai sim, busquei lojas em horários mais vazios e tentava não demorar muito, quando a loja não tinha uma sala acústica para tal.

Na verdade tu só vai ver uma reclamação direta se o cara estiver fazendo merda com o equipamento. Mas eles também não te deixam testar a vida inteira sem nenhum problema, conheço todas as lojas que tu citou e muitas outras lá, já vi casos de reclamarem diretamente, mas é raro.

Em geral eles são sutis, quando tu está ocupando um determinado equipamento muito tempo, o vendedor começa a te oferecer outro para testar, ou a tentar te mostrar algo do outro lado da loja e por aí vai.

Por isso é engano achar que tu vai ficar na loja o dia todo brincando sem ser interrompido.

Aliás, tem um caso até famoso, do Herbert Viana depois de horas testando as PRS na Rudy's e uma hora perguntaram se ele ia comprar alguma, e ele falou: se eu gostar muito, eu vou levar 3, se eu só gostar eu levo duas, se eu não gostar eu levo 1, posso testar em paz a gora?

Eu já vi cenas como essas algumas vezes, é raro, como disse em geral vão tentar te oferecer outra coisa para tu ver.

Com certeza vou experimentar esses pedais da MI que você citou. Achei muito bacana o som deles. Mas aquela coisa...ouvido é que nem digital. Cada um tem o seu. E mesmo com toda teoria, conceito e argumentação envolvida por trás de um pedal/guitarra o que vale pra mim na verdade, é o coração gostar, e a musicalidade perceber que precisa daquele especifico som para deixar fluir.

Vale a pena pedir para testar o uso do trimpot interno que determina o nível de ganho. Eu já tive um Fuzz Factory, em parte vendi porque não tinha som dele que eu não conseguisse com o Neo Fuzz e também porque na época um aqui era quase 4x do preço que paguei fora, então ganhei bem em cima dele.

Nichendrix, sem querer desvirtuar e sem nos alongarmos no assunto, qual overdrive e distortion que você acha mais legais?


Cara não tenho uma fissura muito grande com Drives, eu tenho 5 valvulados, então em geral uso o drive deles, mas gosto de usar alguns pedais para colorir. Os que tenho hoje são:

Overdrives:
Barber Small Fry
Boss OD-3 Overdrive
Hardwire CM-2 Tube Overdrive
Keeley BD-2 Blues Driver Phat Mod
MXR GT-OD

Distortion:
Hardwire SC-2 Valve Distortion
Keeley DS-1 Distortion Ultra Mod
Keeley ProCo Rat
ZVex Vexter Box of Rock

Simulamp:
Sansamp GT-2

Boosters:
Boss GE-7 Graphic Equalizer
Keeley Katana Boost

Em geral eu termino usando mais o GE-7 e o Katana Boost como drives/distortion do que os outros, ODs, se você deixar o amp perto do break up no clean e com um drive moderado no canal drive, esses dois completam o serviço, transformando o clean em drive leve e o drive moderado num distortion mais high gain.

O GT-2 tem a versatilidade de cobrir facilmente as duas áreas e ainda dar sons limpos interessantes, enfim ao contrário dos clones que são sempre problemáticos os originais tinham som bem interessante, em geral uso eles no loop porque acho que soam melhor assim.

O GT-OD é basicamente um TS melhorado, projeto do Bob Bradshall para a MXR, gosto muito dele para essas funções de drive de baixo ganho, tem pedal mais caro que faz a mesma coisa, mas testando vi que nenhum acrescenta muito em relação ao que ele entrega e é um pedal baratinho pelo que entrega. O BD-2 é legal porque é nervoso e tem uma qualidade meio fuzz nos drives mais altos e com o Keeley mod ficou com o som mais presente e definido, já o OD3 é um drive forte e nervoso, numa praia totalmente oposta ao TS, enquanto o TS é bem mid-scooped, ele é tem bem mais presença de médios. O Small Fry é basicamente um boost/eq transformado em um pedal de overdrive, é um drive interessante e bem limpo, lembra muito o Direct Drive, mas com menos ganho. O Valve Distortion dos drives que tenho é o mais versátil ele tem tanto um voicing a lá TS no modo classic, quanto um mais modernoso (é como ter um um TS e um OD3 em um pedal só), gosto dele porque com controle de graves e agudos e a chave de modos que muda o perfil de médios, ele dá muitas opções de tone shapping, enfim, bem versátil.

O único outro drive que me interessa é o Full Drive da Fulltone, que é um circuito derivado do SD-1 e do OD+3 da Boss, usando circuitos de ganho assimétrico, tem aquele som clássico bem a la anos 60 e 70, o que eu particularmente gosto.

O DS-1 modificado pela Keeley é basicamente um DS1 normal com o tone stack melhorado, serve pra todos os sons de distorção dos anos 80 em diante e ainda pega muita coisa dos anos 70. O Hardwire é basicamente um DS-1 Modificado também, tem a chave crunch e saturated que muda entre um som mid scooped e um com mais médios, e também muda o ganho máximo e o fato de ter controle de graves e agudos dá muitas opções de timbre. O ProCo Rat não tem o que discutir, é uma distorção mais fuderosa, bem gorda e pesada que em ajustes mais fortes chega fácil num som de fuzz de menor ganho, é engraçado isso, porque ele teoricamente é um Fuzz, mas o circuito dele é meio que uma transição entre uma distorção e um Fuzz, então ele cai pros dois lados e ainda me dá o som do Jeff Beck... heheheheheheh. O Box of Rock não tem muito o que falar é um Marshall in a Box (o DS-1 teoricamente também é, mas não faz esse papel tão bem, embora tenha um puta som), enfim o BoR é bem versátil, dá pra passear por tudo dos anos 60 até os dias de hoje, é pesado, gordo e ainda tem um boost pra se sobressair nos solos. A única coisa que essas distorções não cobrem é uma distorção mais carniça pra metalzão dos anos 90, tipo Doom e Trash, mas isso o GT-2 faz tranquilo.

Gosto deles, mas como disse, não uso muito os ODs e DSs, em geral o EQ e o Katana dão conta do recado, especialmente usados juntos.

explorer4ever
Veterano
# jun/12
· votar


nichendrix

Rapaz você tem pedal pra caramba. Eu vi a lista um dia desses. Eu uso também um válvulado e uso o fulldrive mosfet do qual gosto muito.

Valeu pelas respostas meu velho. Sempre com informações legais!

Abraço

rafamoraes
Veterano
# jun/12
· votar


Andava meio puto com meu Fuzz Face handmade que fiz de Silício, NPN, pois não achava timbre legal com ele de jeito nenhum. Tirei do set e voltei o MiniFuzz+ do Bertola que eu tb montei. Aí lembrei que tinha montado outro FF antes, só que com Transistores Silício PNP, mas sem por na latinha, tinha largado ele guardado na minha caixa de tranqueira de eletrônica. Peguei o danado hoje pra testar, e me soou muito interessante, e bem melhor que o FF NPN.

A conclusão é essa mesma, é um pedal temperamental. Cada componente atua diferente.

Não vou negar, busco o timbre Fuzz do Hendrix. Sou fã do cara, quero ao menos ter um pedal como uma "carta na manga" pra quando quiser timbres semelhantes. Ainda não consegui isso. Tenho um Blues Jr, uma strat Condor GX-50, e decidi ir atrás de um pedal que me traga esse timbre.

Lí e vi os vídeos desse tópico todo, e achei alguns pedais que parecem atender a isso que eu quero. Muitos são de boutique, caríssimos, fora de questão. Tô pensando no Dunlop Classic Fuzz 108 (Silício), e o Dunlop Jimi Hendrix System Classic Fuzz (o vermelhinho, de Germânio). Esse seria usado, pois já saiu de linha. o Classi Fuzz 108 provavelmente seria novo.

Como esse protótipo que tenho aqui é PNP, pensei em comprar um par casado (se é que são realmente casados) de Transistores GE PNP no e-bay pra tacar nele, e ver no que dá...

A pergunta é, melhor investir nos handmade, tentar fazer o meu aki mesmo, ou não tem jeito, tem q comprar um boutique?

Bom, provavelmente isso será um começo apenas, pois sou louco por Fuzz... Então pretendo colecionar vários!

Abraço

Azian
Veterano
# jun/12
· votar


rafamoraes

Lí e vi os vídeos desse tópico todo, e achei alguns pedais que parecem atender a isso que eu quero. Muitos são de boutique, caríssimos, fora de questão. Tô pensando no Dunlop Classic Fuzz 108 (Silício), e o Dunlop Jimi Hendrix System Classic Fuzz (o vermelhinho, de Germânio). Esse seria usado, pois já saiu de linha. o Classi Fuzz 108 provavelmente seria novo.

To pensando no vermelinho... tem uma demo que o germandude abre os 2, o vermelho e o azul claro (não sei a sigla agora)...

A pergunta é, melhor investir nos handmade, tentar fazer o meu aki mesmo, ou não tem jeito, tem q comprar um boutique?


Não faço pedal, mas como 'consumidor'&guitarrista...dificil de responder... handmade sempre gosto mais dos efeitos ''limpos''...e levo mais tempo pra sacar qual é a pilha dos distortion e fuzz's.

nichendrix
Veterano
# jun/12
· votar


explorer4ever

Eu nem tenho muita coisa, comparado com caras como o Bahia e o dotcom eu sou apenas um jovem Padawan.

explorer4ever
Veterano
# jun/12 · Editado por: explorer4ever
· votar


nichendrix

Eu já tive muita coisa. Amps, pedais e guitarras. Com o tempo, daquela época só restaram as guitarras, pois não consigo me desfazer e são tranquilas de manter. Quando eu tinha muitos pedais, alguns reclamavam de atenção quando eu os deixava no quarto sem tocar neles. Alguns literalmente quebraram. Ai comecei a vender, e dei alguns também. Já cheguei a ter uns 30 pedais de uma vez, isso há uns 7 anos quando trampava de produtor. Agora só tenho 4 da eventide para uso em estúdio, e para shows um wah real maccoy RCM 5, a Gsystem, um fulldrive, um preamp overdrive switchless(muito bom, que eu usava com um solid state Rivera), WMD preamp distortion Geiger Counter(também não vendo nunca) e um amp Ampeg Heritage R12R de 30 watts. Melhor amp que já toquei, só comparado para mim a um 65amps stone pony que eu vendi pra um amigo meu depois de muuita insistência dele e da mulher dele rsrs. Mas o que não me desfaço mesmo são minhas guitarras. Tenho 5, e nunca vou vender nenhuma delas com certeza. Uma Gretsch Custom Shop Duo Jet Tribute George Harrison, uma Gibson Custom Reissue de 59, uma Fender Custom 61 Burnt Heavy Relic, uma steelcaster do James Trussart, e uma Danelectro 59 que é meu xodó. A próxima vai ser uma Suhr, só que não será tão cedo. Acabei de comprar a Gretsch. E agora, apesar de nunca ter gostado, com certeza vou comprar um fuzz. Vou testar os MI que você falou, e decidir entre um deles ou o fuzz factory ou o very special twosome da blackout effectors(favorito) e vou esquecer de pedais por um tempo. Toma tempo demais...

valeu meu velho

vou deixar mais um Fuzz que gostei muito.


FBlues_rock
Veterano
# jun/12 · Editado por: FBlues_rock
· votar


chicrito
Valeu pelas infos. Na verdade, não quero hi-gain, ou seja, parece que o Pharaoh é bem o que procuro... hehe
Minha preocupação é se dá para regular bem o ganho, seja nos knobs ou no volume da guitarra, e o sustain.

nichendrix
Agora estou procurando um com muito sustain (muito mesmo, tipo violino), se tu tiver algum(ns) bons para indicar agradeço.
Ah, e/ou se souber indicar quais dos vários tipos de Muff são melhores nesse quesito, já fica mais fácil para correr atrás de um com proposta similar.

PS: ah, quando falo de sustain não me refiro necessariamente ao "knob sustain", que por vezes representa mais ganho, etc. do que propriamente regulagem de sustain (embora obviamente podem ter o aumento desse por consequência)

nichendrix
Veterano
# jun/12
· votar


FBlues_rock
Agora estou procurando um com muito sustain (muito mesmo, tipo violino), se tu tiver algum(ns) bons para indicar agradeço.

Cara, isso é especialidade dos Muffs, mas os Tone Benders não estão muito atrás não. Mas novamente sugiro olhar nos MI Audio, já que eles conseguem entrar na praia dos dois facinho, facinho, especialmente se socar ganho no trim-pot interno de ganho..

Ah, e/ou se souber indicar quais dos vários tipos de Muff são melhores nesse quesito, já fica mais fácil para correr atrás de um com proposta similar.

Cara, nessa de qual Muff eu não me meto muito, pra mim o Americano (3rd Edition) ainda é a pedida em termos de Muffs, tem gente que diz que os Triangle ou Ram's Head tem o som mais massa por conta dos transistores PNP, mas isso é gosto. Eu nunca testei todos os tipos de Muffs que existem, testei um Ram's Head e 3rd Edition dos originais dos anos 70-80, alguns Civil War e alguns Green e Blue Russian e vários dos novos 3rd Edition (inclusive o Tone Wicker) e dos Russian pretos, pude testar em duas ocasiões os Peter Cornish P1 e P2 também, além de várias cópias por outros fabricantes. Na boa, são muito próximos uns dos outros na maior parte do tempo.

O que acho é que os 3rd Edition, pra mim, tem o som que mais me agrada e é o que tem o maior sustain e o maior ganho, são tidos como difíceis de domar, mas isso eu estou bem acostumado, o segredo é usar ele em cima dum som crunchado ou distorcido e pronto.

Na boa, eu já testei vários Muffs tidos como de "boutique", não vi nada que justificasse adquirir um, eles não entregam quase nada além do que a EHX entrega no Russian, no 3rd Edition ou no Tone Wicker, e tem a desvantagem de custarem muito mais. Os únicos desses de boutique eu eu diria, se ver um dando sopa compra que é foda, é são os 2 Peter Cornish, os dois caras que conheço que tem eles são fanáticos por Muffs e pude testar eles do lado inclusive de alguns vintage e soam bem melhores até que os originais.

Então se tu perguntar pra mim, em termos de Muffs, se tu não for pegar um Peter Cornish P1 ou P2, eu diria pega um dos 3rd Edition, ou um Russian ou um Tone Wicker, porque os outros que dizem que entregam som melhor, ao menos os que testei até hoje, nenhum fez nada que valesse a pena, no máximo mudam os capacitores do pot de tone ou botam mais ou menos ganho e ainda cobram 2-3x o preço de um EHX por coisa de 1-2 reais de componentes diferentes.

ah, quando falo de sustain não me refiro necessariamente ao "knob sustain", que por vezes representa mais ganho, etc. do que propriamente regulagem de sustain (embora obviamente podem ter o aumento desse por consequência)

Eu acho que o segredo pro que tu quer nem é o tipo de fuzz, os únicos que se destacam nesse quesito pra mim são o Muff e Rat, mas não é por muita coisa a mais que os Tone Bender e Fuzz Faces ou projetos mais novos como os MI Audio ou Fuzz Factory. Acho que o segredo de um sustain infinito com fuzz é um valvulado crunchado (especialmente power, mas pré já aumenta muito o sustain), outra opção é usar junto com um compressor bem de leve, só um tapinha mesmo, que vai levar o sustain lá pros infernos. Já que quanto mais o Fuzz comprime, maior o sustain, logo na prática vai fazer muito pouca diferença se o circuito do fuzz vai comprimir como "efeito colateral" ou se essa compressão vai vir de um valvulado fritado ou um compressor.

FBlues_rock
Veterano
# jun/12 · Editado por: FBlues_rock
· votar


nichendrix
Cara, valeu demais pela resposta!

Então, imaginei que fosse mais a praia do Muff, que foi justamente o fuzz que "deixei de lado" quando interessei por Fuzz. No pouco tempo que pesquisei, interessei mais pelo Triangle e pelo Russian (não o CW), nem sabia do 3rd.
Pelo que falou, compensa pegar o Tone Bender (vou pegar 1 mkiii de qq forma) para ver se preciso de mais sustain, depois olho os Muff então. Ou pego + o Pharaoh que curti as demos e vejo no que dá...
Achei o P-2... eu que não ligo de pagar mais caro em produto 'um pouco melhor' assustei: $750 dólares, preço de amp valvulado. Nem vou atrás de demos, vai que gosto muito... já até imagino a notícia: cara troca saldo da conta e esposa por pedal de fuzz! hehe

Valeu as dicas sobre sustain, a idéia é mesmo crunchar com 6V6s, já o compressor estou fugindo da idéia por conta da dinâmica, embora fosse a opção mais comum para sustain. Do compressores que olhei interessei um pouco em um ótico da 3Leaf, tu sabe a diferença desse para um compressor comum (além dos componentes) e se vale a pena pegar um desses?

PS: a 3Leaf faz o Envelope Filter 'GR2' (agora chamará 'Wonderlove', com algumas mudanças) baseado no Meatball, se não conhece vale a pena olhar.

nichendrix
Veterano
# jun/12 · Editado por: nichendrix
· votar


FBlues_rock
Então, imaginei que fosse mais a praia do Muff, que foi justamente o fuzz que "deixei de lado" quando interessei por Fuzz. Pelo que falou, compensa pegar o Tone Bender (vou pegar 1 mkiii de qq forma) para ver se preciso de mais sustain, depois olho os Muff então. Ou pego + o Pharaoh que curti as demos e vejo no que dá...

Cara, eu recomendo pegar um Muff, os da EHX são bem baratinhos (são todos na faixa de 70-80 dólares), vale a pena e especialmente se pegar fora, e ainda vende com lucro aqui se não gostar. Como disse, como a maioria dos Muffs de boutique mudam mesmo é os capacitores responsáveis pelo tone stack, não acho que valham a pena pelo que cobram, alguns usam transistores PNP e não NPN, mas também não acho que valha a pena a diferença de preço (a maioria dos que testei chegavam a custar de 2 a 3x o preço dum Muff da EHX).

Sei que pra mim foi o Fuzz que nunca saiu do meu Board, tenho o meu faz 16 anos, dos primeiros dessa nova série americana, vinham ainda em caixa de madeira com o desenho do pedal, ainda guardo a caixa de todos, mas a dele guardo com mais carinho.

Eu não sei que Tone Bender tu usa, eu não curti muito as variações que o povo faz no mercado, então pra mim os MJM foram os que me ganharam, justamente por ser bem próximos dos originais.

Achei o P-2... eu que não ligo de pagar mais caro em produto 'um pouco melhor' assustei: $750 dólares, preço de um bom valvulado. Nem vou atrás de demos, vai que gosto muito... já até imagino a notícia: cara troca saldo da conta e esposa por pedal de fuzz! hehe

Tá até barato, vi um por 950 uma vez, ele é muito caro porque o Peter Cornish fez muito poucos deles ao longo dos anos, mesmo hoje ele faz uma porção por ano só, então tem muito pouca gente que tem e quem tem vende por quase o dobro do preço do novo, eu gosto muito do P1, que é usado pelo Paul McCartney, e eu gosto muito também, até mais que o P2, embora não saiba dizer quais as diferenças deles por dentro, pra mim o P1 soa mais redondo.

Valeu as dicas sobre sustain, a idéia é mesmo crunchar com as 6V6s, já o compressor estou fugindo da idéia por conta da dinâmica, embora fosse a opção mais comum para sustain.

Cara, isso é bobagem, querer fugir de compressor por diminuir a dinâmica e tocar num valvulado, especialmente distorcido ou mesmo crunchado é trocar 6 por meia dúzia, já que o som "redondo" das válvulas só existe porque elas, independente do tipo, comprimem o som antes de começar a distorcer.

Então tu não gosta do compressor no pedal porque interfere na dinâmica, mas usa um valvulado por achar o som natural, mesmo que ele interfira na dinâmica da mesmíssima forma?

Essa propriedade específica das válvulas foi o que levou elas a serem quase que imediatamente usadas para gerar compressão. Um compressor valvulado só te dá mais controle sobre a compressão da válvula, não adiciona muita coisa ao que ela já faz sozinha.

Sempre que alguém vem me falar esse tipo de coisa de que compressor tira a dinâmica e que amplificador SS não tem som que preste, eu respondo com esse vídeo:



Aí é um SS com compressor ligado direto, aliás, vou até mais longe só dá pra ter a dinâmica desse nego aí com um compressor ligado, seja ele as valvulas de um Twin Reverb torrando com todos os controles no 10 e o Bias levemente mais alto (como ele usava até 72) ou no Lab5 com o compressor (como ele vem usando de 72 em diante).

Do compressores que olhei interessei um pouco em um ótico, da 3Leaf, tu sabe a diferença desse para um compressor comum (além dos componentes) e se vale a pena pegar um desses?

Se vale pegar esse eu não sei, nunca testei ele, compressores óticos tem a compressão mais suave que a compressão das válvulas , já vi eles para voz, para voz e para instrumentos delicados, como violinos, violoncelos, flautas, violões, etc, eles ficam show (fica menos perceptível a compressão, então você jura que é o som acústico mesmo), não sei em guitarra, nunca testei.

Eu gosto do Keeley Compressor, o de 2 knobs, tem o de 4 também, gosto do MXR Dynacomp tambpem, mas ele muda um pouco o som, mas duma maneira que me agrada.


PS: a 3Leaf faz o Envelope Filter 'GR2' (agora chamará 'Wonderlove', com algumas mudanças) baseado no Meatball, se não conhece vale a pena olhar.

Vou dar uma olhada, embora o recurso que eu mais goste do Meatball é o plug sensivel a luz que tu pode usar para controlar um ou dois dos parâmetros do efeito. Fica muito massa o efeito variando com a luz.

FBlues_rock
Veterano
# jun/12 · Editado por: FBlues_rock
· votar


nichendrix

Então tu não gosta do compressor no pedal porque interfere na dinâmica, mas usa um valvulado por achar o som natural, mesmo que ele interfira na dinâmica da mesmíssima forma?

Olha tu denovo lendo coisa que eu não disse... Mas agora que já entendi a função apenas retórica, vou sempre pular para a parte que interessa. ;)

A dúvida era sobre se a compressão da válvula e a do fuzz + a do compressor não seria muita compressão, ferrando a dinâmica.

Cara, isso é bobagem, querer fugir de compressor por diminuir a dinâmica e tocar num valvulado, especialmente distorcido ou mesmo crunchado é trocar 6 por meia dúzia,

Não é, ou acha que vou desligar o valvulado ou tirar o crunch dele para o compressor "ficar à vontade"? hehe

Mas se entendi bem o que você quis dizer, posso ter um compressor ligado + amp crunchado e fuzz e não perceber a diferença na dinâmica por conta do pedal, certo? Sei que rola isso em estúdio e rack, daí para ter certeza que um na minha pedalboard vai ser tranquilo é outra história... (ainda mais com um nó-cego ajustando)

Opa, ótimas referências para compressores óticos, vale a pena olhar esse "mais de perto" então.

Ah, se interessar em pesquisar é "PWNZOR Optical Compressor" o pedal. O Fromel também lançou um ótico, acho que chama "Velvet Vice".

A idéia de pegar Big Muff e vender depois se não rolar é muito boa. Esses dias fui obrigado a vender um pedal do meu set que nunca esteve á venda e comprar um novo, idêntico... por não manjar importação, me ofereceram quase o dobro.

Valeu

nichendrix
Veterano
# jun/12
· votar


FBlues_rock
A dúvida era sobre se a compressão da válvula e a do fuzz + a do compressor não seria muita compressão, ferrando a dinâmica.

Mas não é isso que eu falei, eu falei que compressão aumenta o sustain, é uma forma interessante de dar mais sustain em um fuzz ligado num amplificador limpo ou canal limpo de amplificador. Você consegue o mesmo benefício sem ter que crunchar (o que pode ser útil quando o amp só tem 1 canal).

Eu particularmente gosto de compressão, não muito, só aquele molho, as vezes mesmo com pré e power distorcendo mas ainda com um drive moderado, serve pra dar aquele tempero que cai bem com uma pegada mais nervosa, deixa o som mais rico.

Opa, ótimas referências para compressores óticos, vale a pena olhar esse "mais de perto" então.

Eu nunca testei, mas não sei se valeria a pena pra guitarra, acho que pra sons acústicos ele vale a pena porque aí tu nota fácil a compressão, já a guitarra, por ser tocada com palheta cai bem um compressor com mais ataque, então eu realmente não vejo como o ótico poderia dar algo a mais em relação aos normais, vejo até algumas possibilidade de dar algo a menos, já que o ataque mais lento e suave faz com que não seja tão legal tirando harmônicos ou enfatizando a palhetada..

Não é, ou acha que vou desligar o valvulado ou tirar o crunch dele para o compressor "ficar à vontade"? hehe

Eu não desligaria, talvez com um fuzz sim, mas com um overdrive ou distortion, eu as vezes todo com o compressor ligado direto.

rafamoraes
Veterano
# jun/12 · Editado por: rafamoraes
· votar


Alguém conhece esse kit Fuzz Face da PigeonFx? Custa 15 Libras, o que dá uns 45 reais sem ser taxado... To pensando em adquirir um kit desses, tacar um par de AC128 GE casados do Ebay e ver se consigo enfim o timbre hendrix-stile que procuro há anos!

Gostei muito desse timbre, parece o que procuro. Olha um sampler do kit:


rafamoraes
Veterano
# jun/12
· votar


Mesmo esse com os BC108C de Silício me soou Hendrix total, estilo Band Of Gipsys...

krz4fx
Veterano
# jun/12
· votar


FBlues_rock



Achei que voce iria gostar de conhecer este pedal, da Top Tone (brasileiro e muito bem falado lá fora, inclusive); se é que vc não conhece ainda. Dá uma procurada no google e vai achar um monte de coisa. Abs

nichendrix
Veterano
# jun/12
· votar


rafamoraes

Qual o teu gear, o gear do Hendrix era bem simples, a maior parte do som que tu ouve não vem do gear, vem da pegada dele e da fluência que ele tinha com os equipamentos que usava.

nichendrix
Veterano
# jun/12
· votar


FBlues_rock


rafamoraes
Veterano
# jun/12
· votar


nichendrix

Cara eu entendo o lance da pegada. O meu set é bem simples tb, Strato Condor GX-50 + Blues Jr. Tipo, tentemos deixar o lance da pegada de lado por um instante; Suponhamos que o Hendrix faça um acorde de E maior aberto e deixe soando... Seria mais ou menos esse timbre.

Agora já era, comprei o kit "mojo" de Fuzz Face da Pigeonfx.com e tou tentando comprar os Trans GE no ebay, heheheh

É torcer pra dar tudo certo.

Abraço

nichendrix
Veterano
# jun/12
· votar


rafamoraes
Cara eu entendo o lance da pegada. O meu set é bem simples tb, Strato Condor GX-50 + Blues Jr. Tipo, tentemos deixar o lance da pegada de lado por um instante; Suponhamos que o Hendrix faça um acorde de E maior aberto e deixe soando... Seria mais ou menos esse timbre.

Cara acho que se tu for por esse rumo, tu vai terminar perseguindo fadas, procurando o pote no fim do arco-iris, etc.

Falo isso porque o Hendrix não tinha regularidade em equipamento, ele vendia praticamente toda guitarra que tinha a exceção de uma Flying V (que ele chamava de Flying Angel), ele raramente tocou 2x com a mesma strato, pedais variavam ainda mais, ele era conhecido por botar o gear dele em lojas de penhor pra bancar os vícios dele. E se tu prestar realmente a atenção, com fuzz de silicio, ou de germanium ou sem fuzz nunca fez muita diferença no som som dele, como também não faz o fato de ele as vezes usar Marshall JTM, as vezes Plexi, as vezes Fender Showman e Dual Showman Reverb.

O som dele, como o som o SRV é praticamente o som da pegada, a maioria das pessoas que vi na vida capazes de tirar o som bem próximo do Hendrix e do SRV o fizeram tentando pegar o máximo possível da pegada deles, depois disso, dá pra fazer quase qualquer equipamento soar como Hendrix.

rafamoraes
Veterano
# jun/12 · Editado por: rafamoraes
· votar


nichendrix

Eu realmente entendi o lance que vc fala sobre a pegada. Concordo em grande parte com vc a respeito.

Veja esse video dele ao vivo:


Estou errado, ou nesse video não há nenhum Pedal de fuzz, apenas Strato plugada no Marshall??? O timbre me parece puro e direto do ampli. Essa apresentação parece que foi na França, num estúdio de TV, logo no início da Jimi Hendrix Experience. Tem muita chance dele não estar com o pedal nesse vídeo, afinal ele teve de fazer uma viagem até lá, pode ser que não tenha levado o pedal.
Mesmo que esteja sem pedal, soa Hendrix total. Pq? Uns 70% pela pegada q vc falou, e pelo Marshall e a Strato uns 30%.

Eu não sou dakeles "golden ears". Não mesmo. Não sou preciosista, daqueles que se nãi tiver um valvulado a disposição no local do show, não rola...

Além do mais, o que eu quero não é "soar Hendrix"; Eu apenas quero que minha distorção soe como a distorção que ele usava, só isso. É akilo que te falei, pega apenas o pedal dele e taca um E maior aberto; Pega meu pedal e taca um E maior aberto, com o restante do equipo parecido em suas características básicas. Aí vê se ficou próximo. É só isso. Não sei se me fiz entender....

Muitos dos pedais que vcs postaram aki tem essa caracteristica do timbre que procuro, e são bem parecidos, nesse sentido, com o som do hendrix. Então é só isso, quero apenas conseguir de alguma forma (que não seja pagando uma fortuna num pedal de blutique) esse Fuzz "hendrix-stile".

Abraço

nichendrix
Veterano
# jun/12
· votar


rafamoraes

Cara, em teoria o mini-fuzz do Bertola já faz isso. Qualquer Fuzz Face vai nesse rumo, agora no Blues Jr. isso implica em cortar agudos subir médios e graves. Num Marshall JTM o ajuste pro som do Jimi é algo como grave em 3h, agudos e médios em 2h. O BJr tem menos médios, muito mais agudos e se graves que os Marshalls.

Vale a pena também dar uma conferida em que som tu quer, o Hendrix usou muitos fuzzes, de Tone Benders, a Octavias, a todos os Fuzz Faces e até o Big Muff no fim da carreira.

rafamoraes
Veterano
# jun/12
· votar


nichendrix

Valeu as dicas. O som dele que quero é o de FF, sem dúvida. Se não conseguir o que quero com esse handmade que estou preparando, vou ter que morrer num boutique... Aí acho que a pedida vai ser um MXR Classic Fuzz 108 ou o MXR Jimi Hendrix System Classic Fuzz, o vermelhinho quadradinho usado...

Abraço

nichendrix
Veterano
# jun/12
· votar


rafamoraes
MXR Jimi Hendrix System Classic Fuzz

Eu tive esse pedal, hoje em dia é difícil de achar que só. Porque não pega o Fuzz Face redondão da Dunlop que é basicamente o mesmo pedal, mas numa caixa maior?

rafamoraes
Veterano
# jun/12
· votar


nichendrix
Eu tive esse pedal, hoje em dia é difícil de achar que só. Porque não pega o Fuzz Face redondão da Dunlop que é basicamente o mesmo pedal, mas numa caixa maior?

é uma opção, mas aí já é mais caro.. Mas se não tiver jeito, pode ser que acabe indo atrás de um desses mesmo..

nichendrix
Veterano
# jun/12
· votar


rafamoraes
é uma opção, mas aí já é mais caro.. Mas se não tiver jeito, pode ser que acabe indo atrás de um desses mesmo..

Qual o teu orçamento pra pedais? Porque muita gente pensa que esses pedais são caros, mas não são. Na boa um fuzz desses chega aqui por pouco mais de 250 reais, pelo que tu entendi tu já está no segundo ou terceiro fuzz caseiro tentando chegar lá, se tu gastar coisa de 50 reais em cada, daqui a pouco tu tem o preço de um pedal desses e não achou o som.

Pra mim em geral vale mais economizar alguns meses e pegar um que sei que vai entregar o que quero do que ficar tentando transformar quadrado em bola.

rafamoraes
Veterano
# jun/12
· votar


nichendrix

Po, se conseguir a 250 conto eu compro agora mesmo o Dunlop JH-1 azulzinho... Pelo que pesquisei, aki é 500 conto em diante, e fora é a faixa de 130 a 160 dolares, o que já dá ao menos 300 reais, fora o frete e os 60% de imposto... fora que a maioria não envia pro Brazil... :(

meu orçamento seria uns 300 pila estourando, q é justo o preço dos Classic Fuzz Jimi Hendrix System usados no Mercado Livre. Então se achar o JH-1 por 250 mangos, compro na hora...

nichendrix
Veterano
# jun/12
· votar


rafamoraes

Olhe bem que tem loja que vende pra cá sim, o Fuzz Face vermelho (redondo), está na faixa de 124 dólares e o M108 Classic Fuzz 118, isso comprando em loja de fora, comprando pelo eBay sai mais barato que isso, vendo aqui facilmente achei os 2 Fuzz Faces da Dunlop por menos de 250, fora o frete, que deve dar em torno de 50 reais. Se vier por USPS mail, a chance de passar sem ser taxado é considerável, e como não demora menos de 25-40 dias pra chegar, dá pra se preparar para o eventual imposto caso houver.

Até hoje só fui taxado uma vez comprando pela Net, num gravador da Zoom que comprei.

Azian
Veterano
# jun/12
· votar


Sei que to bem feliz com a vinda do meu fuzz face, quando se pensa demais muito demais com uma lupa ''se esquece qual era o assunto mesmo''. Digo isso pq comecei a pirar demais vendo se o fuzz face ia ter tonalide tal com amp tal combinado com pedal tal e na guitarra tal de forma demasiada. Muito demasiada. Ai começa a perder a diversão. Acho que o Hendrix pensava assim, mas não com uma 'lupa'.

Enfim... é o que senti agora na ''caça ao fuzz face''.

fabioche
Veterano
# jun/12
· votar


e aí, qual a posição do Fuzz de vcs?
mais alguém aí colocando em primeiro lugar na cadeia?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fuzz Club - Dicas, truques e sugestões dos apaixonados por fuzz!