Fuzz Club - Dicas, truques e sugestões dos apaixonados por fuzz!

Autor Mensagem
nichendrix
Veterano
# jun/12
· votar


Azian
Diz que essa foi a época tb que o Muff estourou...tipo meio que '''a moda''...Massa isso do Gilmour...usa o fuzz de uma maneira que só ele mesmo poderia usar...

Não sei não, tipo, ele usava o Muff de forma parecida como usava o Fuzz Face.

FBlues_rock
Veterano
# jun/12 · Editado por: FBlues_rock
· votar


Cara, tu comprou um amp lááá de fora....bah, ainda nao tenho essa coragem (e nem o dinheiro pra um amp) ...baaaaah...e demorou quanto tempo, tipo pedais? E no caso do amp, não tem problema de ser tipo se for uma marca comercializada aqui?

Azian
Quanto a não ter dinheiro, seria bem pior se comprasse o amp aqui (sairia uns $8~9mil), só peguei porque importando ficou bem mais barato, mesmo se for tributado. Único problema é o receio de chegar danificado.

Pedal: 2 meses PGS, mas pq a RF tributou. Um amigo comprou lá e recebeu em menos de 2 semanas, pois não passou pela RF.
10 dias na PV, sem cair na RF; teve 2 que caíram mas não tributaram, aí levaram uns 20~25 dias.
Ou seja, vai da sorte! Na pior hipótese (ir para RF e tributar), vai levar uns 1,5~3 meses. É o que espero do amp, pois é bem discreta uma caixa grande pesando uns 15kg... hehehe
Compensa muito também porque esses sites oferecem com frequência cupons de desconto, de 5 a 15% do valor da compra (menos no frete).


mesmo que vá contra minhas "crenças", já que muito do que se atribui a pedais ou guitarras ou amps, pra mim é mérito do músico e não do equipamento.

nichendrix
Concordo que os músicos dos vídeos são muito bons (ainda + o Brett) e podem desviar o foco da demo.
Mas não é difícil, ao menos para mim (e acho que para muitos), distinguir o equip do músico.
Também não vejo vantagem em ver um músico ruim (ou que só foca um estilo) demonstrando um pedal em vez do bom músico, pois aí é que não vai mesmo saber do que o pedal é capaz...

Precisa saber diferenciar o músico do equip, inclusive o que é timbre do amp, da guitarra e qual é o do pedal. Senão vai plugar um Rockbox da vida e ficar perguntando "cadê o timbre daquele cara da demo?!" hehe

Resumindo, tem que saber separar bem uma coisa da outra, senão paga pelo guitarrista e leva o pedal.


Cara, algumas pessoas consideram o Big Muff e o Rat Fuzztortions, não porque sejam mais distorções do que fuzzes (até porque na ordem de ganho, seria algo como OD<BS<FZ), os dois tem essa característica de fuzztortion por dois motivo, um porque são fuzzes tão cavalares que se tu rolar o pot de volume para limpar eles o resultado não é um overdrive é uma distorção mesmo

Quanto ao termo "Fuzztortion" para o Muff, nos fóruns gringos usam muito "Distorção" mesmo, mas mesmo lá as discussões para decidir se Muff é Fuzz ou Distortion acabam com uma centena de posts e nenhuma resposta. Nem vou começar algo parecido aqui! hehe

Qualquer forma, ótima descrição do Muff.


MauricioBahia
Valeu mesmo! Só que já esgotei meu pouco conhecimento todo nele! hehe

nichendrix
Veterano
# jun/12 · Editado por: nichendrix
· votar


FBlues_rock
Concordo que os músicos dos vídeos são muito bons (ainda + o Brett) e podem desviar o foco da demo.

Cara, eu não falo dos músicos dos vídeos, por exemplo, no teu post sobre os fuzzes (o que me referia), tu fala é o fuzz do Hendrix, é o fuzz do Gilmour, é o fuzz do Woman Tone, é o fuzz do Jimmy Page.

Na boa, eu não vejo tanta relação do som desses caras com o equipamento. Sim o equipamento é importante, mas se tu ver todos os ao vivo do Hendrix, tu vai ver que hora ele toca de Fender, hora de Marshall Plexi, hora de JTM, de fuzz, ele usou pelo menos 4 versões do Fuzz Face, duas do Tone Bender e uma das primeiras versões do Big Muff logo antes de morrer. Apesar da variação enorme dos equipamentos todas soavam exatamente como Hendrix, sem tirar nem por, não dá para atribuir ali mais que 10% do som ao equipamento.

O mesmo vale pro Woman Tone, tu cita que o Woman Tone é o som do Tone Bender MK2, e não é. Até porque o Woman Tone já existia antes mesmo do Tone Bender Mk.II sequer existir. Originalmente isso era feito com uma Les Paul e um combo Marshal JTM-45 1962 de 30W, com o Marshall inteiro no talo (inclusive EQ), o seletor de captador da Les Paul na posição do meio, pots de volume no 10 e pots de tonalidade no 0. Em seguida ele trocou as Les Paul pelas SG e 335 e os amps para os JTM45/100, aí ele botava os pots de tonalidade no 2 e levantava o wah até mais ou menos de 1/2 do curso. Depois ele passou a usar mais variações de timbres e por isso não rolava de usar toda hora o Woman Tone com os pots de tonalidade, então ele dicionou o Tone Bender e passou a usar com o Wah levantado de 3/4 a inteiro. Anos mais tarde, quando decidiu voltar ao Woman Tone com Stratos e amplificadores Fender e Soldano, ele adicionou um Mid Boost na frequência de 400Hz com 25db de ganho, para obter o mesmo fim. E embora haja uma pequena variação entre esses timbres, ela não é significativa a ponto de você ouvir e dizer, isso não é o Woman Tone.

O Jimmy Page é famoso por usar Tone Benders, mas usou muito Maestro Fuzz Tone, também usou Fuzz Faces e até Big Muffs, e as diferenças não são significativas de um pro outro. Aliás ele é famoso por usar Les Paul + Marshall nos 4 primeiros discos do Zeppelin, ironicamente ele admite que não gravou nenhuma musica desses discos com Les Paul e Marshall.

É disso que eu estava falando, as pessoas acham que o som do Clapton ou do Hendrix ou do Page está no gear, mas não é, o som deles é no dedo e na capacidade de explorar qualquer equipamento para chegar o som que eles querem. Nesses casos os instrumentos (equipamento) são realmente o que seu nome indica, algo que serve para botar para fora o que está na cabeça do cara, eles não atuam como limitadores.

Mas não é difícil, ao menos para mim (e acho que para muitos), distinguir o equip do músico.

Isso é o que tu pensa, como eu disse acima no caso do Jimmy Page e a combinação Les Paul + Marshall, ele certa vez disse que a maioria das músicas dos primeiros 4 discos do Led Zeppelin foram gravadas com um amp Supro de 5W e uma Telecaster e ainda afirmava com todas as letras que com ganho no talo e a técnica certa de microfonação, qualquer coisa poderia soar como uma Les Paul e um Marshall.

É muita ingenuidade achar que o que tu ouve num disco, ou mesmo no som ao vivo, é o som que sai do equipamento, boa parte do que tu ouve é o resultado de muito processamento posterior ao falante do amp, é muito resultado da microfonação e do processamento do som microfonado.

Qualquer pessoa que já tenha brincado com um EQ de estúdio de gravação (ou plug in equivalente), sabe que dá pra fazer transformações só com esse efeito que tornariam o som que sai dos falantes irreconhecíveis.

E acho que nem precisa ir longe, pega o mesmo gear, toca a mesma coisa e grava com o microfone no centro do falante, com ele levemente afastado, com ele fora de eixo no cone e fora de eixo afastado. Só aí é o suficiente para tu ver que o resultado do som do mesmo equipamento mudou um mundo inteiro sem nem precisar mexer em nada além do mic.

Precisa saber diferenciar o músico do equip, inclusive o que é timbre do amp, da guitarra e qual é o do pedal. Senão vai plugar um Rockbox da vida e ficar perguntando "cadê o timbre daquele cara da demo?!" hehe

Quanto mais velho eu to ficando, mais eu to vendo que isso só é possível se tu está tocando e com o amp na altura do ouvido, e bem perto, porque depois disso, entram outros fatores que tu não controlam e que alteram drasticamente a percepção do som, que já varia naturalmente de pessoa para pessoa.

Resumindo, tem que saber separar bem uma coisa da outra, senão paga pelo guitarrista e leva o pedal.

Sempre que você procura o som de alguém no equipamento e não no guitarrista é o que você está fazendo, pagando pelo guitarrista e levando o pedal.

Quanto ao termo "Fuzztortion" para o Muff, nos fóruns gringos usam muito "Distorção" mesmo, mas mesmo lá as discussões para decidir se Muff é Fuzz ou Distortion acabam com uma centena de posts e nenhuma resposta. Nem vou começar algo parecido aqui! hehe

Na boa, na maioria dos fóruns gringos, como na maioria dos fórum nacionais é 3 pessoas em 100 que sabe um mínimo do que está falando para poder se discutir algo a sério. Classificar uma coisa como overdrive, distorção ou fuzz, não é algo para a percepção e sim para o que o circuito faz, em essência os 3 fazem a mesma coisa, mas de forma muito diferente, logo, ficar nessa bobagem de eu acho que é isso ou acho que é assado é bobagem, já que o circuito não vai mudar porque o zé mané de Pensacola que tem um Muff e nem sabe regular direito acha o som dele mais parecido com uma distorção do que com um fuzz.

FBlues_rock
Veterano
# jun/12 · Editado por: FBlues_rock
· votar


nichendrix

Não entendeu p*** nenhuma do que eu escrevi... kkkkkkkkkkkk
Legal é o tanto que se preocupou em refutar minhas frases, devo mesmo ter te incomodado.

Mas, santa ignorância, alguma coisa vou desenhar para você: se eu considerasse que basta citar o músico "X" para descrever timbre, não teria tido o trabalho de postar vídeos. É tão absurdo que nem sonhei que se referia a isso.

Agora fazer simples referência de quem já usou e você interpretar que eu disse que "use isso, então consegue o timbre do cara", me desculpe, é analfabetismo funcional.

Me mostra onde eu falo "é o som de fulano" e não "foi usado por fulano", aí retomamos a conversa, senão vou perder meu tempo falando "A" para depois você discorrer sobre "Z".

Eu mesmo acho tosco o tanto de pessoas que compram um FF por causa do Hendrix. Aliás, nem gosto do timbre dos 1ºs Fuzz Face que ele usou, apesar de curtir "O" cara. Mas ele usou e fez o pedal famoso, convém mencionar o fato, exatamente como fiz.


A grande diferença dos fóruns internacionais é que é muito mais comum dialogarem, ao invés de ignorarem o que foi escrito para se preocuparem apenas em fazer prevalecer sua opinião.
A propósito, gostei da humildade, me fala o nome dos outros 2 aqui desse fórum que sabem o "mínimo do que estão falando"...

nichendrix
Veterano
# jun/12
· votar


FBlues_rock

Sinceramente tu pegou muito ar por pouco motivo, se eu realmente tivesse muito incomodado e muito interessado em refutar o que tu disse, um eu não teria elogiado o teu post, no post anterior, muito menos teria escrito tão pouco num post só.

Eu ainda disse, embora esse tipo de post vá contra aquilo que eu acredite em termos de como discutir sobre gear, eu achei o posto legal.

Sim, eu acho que é uma perda de tempo se dar ao trabalho de discorrer tão minuciosamente sobre pedais que a maioria nunca nem pegou e nunca nem usou.

E no fim não é nenhuma falta de humildade assumir que 2 a 3% de quem frequenta um fórum não sabe patavinas do que fala, eu vejo discussões em fórum onde as pessoas chegam a discutir a nível de componente, sem nem ao menos saber que diabo aquele componente faz no circuito e via de regra é gente que nunca viu o equipamento original.

Na boa, eu não conheço nenhum dono de Fuzz Face ou de uma Les Paul 59 original que fica postando 10x por dia sobre se ela é melhor por ter a junção do braço longa ou curta, na boa, mesmo luthiers não perdem muito tempo com esse tipo de discussão. Da mesma forma não precisa ser um gênio da eletrônica para entender o funcionamento básico de um circuito de fuzz, overdrive ou distorção e ver que são 3 coisas diferentes, mas a maioria das pessoas que discutem se um Muff é um fuzz ou uma distorção não sabem nem esse básico, mas discutem.

Logo, não precisa ir muito além do entendimento básico de física de segundo grau e eletrônica do instituto universal brasileiro para ver que boa parte das que tu vê das pessoas discutindo coisas detalhadas demais, a nível de componente, são pessoas sem nem ao menos o básico do entendimento para fazer isso.

Isso não é falta de humildade, pelo contrário, saber reconhecer quem sabe do que estar falando e portanto saber reconhecer quando vale e quando não vale a pena entrar numa discussão, é a base pra se ter humildade numa discussão.

Na boa, qualquer pessoa que diga que um fuzz e um distortion são a mesma coisa, não sabe o mínimo de como funciona os circuitos dos diversos tipos distorção.

Eu não tenho necessidade de ficar dizendo que sou o bonzão porque acho o transistor X ou Y do clone ABC do Fuzz Face mais fiel ao original que na verdade nunca se chegou a menos de 50km de um, logo só entro numa discussão em duas situações, uma eu acho que tenho algo a aprender com ela, dois eu posso acrescentar algo sem perder muito tempo com isso.

E na boa, o FCC tem bem mais de 1000 usuários ativos, e tem caras muito bom nesse riscado, um exemplo é o Carlos Adolphs, o Wiskeria, Izzy Chilli, o Curly, o Bertola, e por aí vai. Agora vez por outra aparece um piá sem noção aqui tentando convencer alguém das propriedades mágicas do transistor NKT275, sem saber nem pra que ele serve no circuito.

Por isso que já há algum tempo eu não me preocupo só com o que quero dizer, e sim com o que os outros vão entender. Porque pode ver aqui, a maioria das perguntas desse tópico é, se eu comprar o Fuzz da marca e modelo XY eu vou ter o som de fulano de tal?

Minha crítica maior foi essa, da forma que tu escreve, pra meninada é interpretado dessa forma, é visto dessa forma.

A grande diferença dos fóruns internacionais é que é muito mais comum dialogarem, ao invés de ignorarem o que foi escrito para se preocuparem apenas em fazer prevalecer sua opinião.

Engraçado tu falar isso, já que tu alega que distingue equipamento ouvindo e eu só apontei algumas circunstâncias em que se obteve um determinado resultado por meio de manipulações em equipamentos totalmente diferentes.

Meu erro aí, foi não "desenhar" pra ti botando a pergunta no final, se o cara conseguiu o mesmo resultado com vários equipamentos diferentes, como tu vai diferenciar isso sem ir lá ver ou pelo menos perguntar que equipamento ele usou, já que nessas horas não tem como confiar no ouvido?

Pra você isso pode ser arrogância ou tentativa de imposição de minha opinião eu discordar que é possível reconhecer com precisão o equipamento usado numa gravação ou mesmo um show, mas na boa, ainda não conheci o ouvido de ouro que consiga fazer isso a não ser nos casos mais óbvios e básicos, e mesmo nesses casos a chance de ter uma surpresa é grande.

Certa vez eu fiz um post analisando o gear usado na gravação do Voodoo Lounge dos Stones, obvio falei dos equipamentos que eles admitiram que usaram, pois embora eu consegui perceber a maioria sem grandes dificuldades por já conhecer a preferência deles de equipamentos, ainda teve muita coisa que me surpreendeu no set que eles usaram nessa gravação, especialmente algumas escolhas do Ronnie que depois de adicionados efeitos e mixado, ficaria impossível reconhecer que era o equipamento que depois ele afirmava que usou.

Então, eu não sei o que você chama de discussão, mas pra mim discutir são pessoas apresentando ideias diferentes (não raro antagônicas) e adaptando-as até chegar a um consenso, mas se para você discutir é todo mundo concordar com você, então, realmente não estamos discutindo.

FBlues_rock
Veterano
# jun/12
· votar


Beleza, é que já começou seu post atribuindo o que eu não disse, aliás sou contrário, assim como você.
Discordar não incomoda, curti ter corrigido o `woman tone´, sabia pois curto muito o Beano (album) e também o Cream, mas do jeito que escrevi pareceu que vinha do pedal o timbre.
Depois comento o resto, escrever no cel é f...

nichendrix
Veterano
# jun/12
· votar


FBlues_rock
Beleza, é que já começou seu post atribuindo o que eu não disse

Se tu prestar atenção, eu não disse nada do que tu acha que eu disse, eu disse que tu falou que fuzz tal foi usado por fulano, tentei deixar claro (pelo visto não consegui) que o passo lógico que quem tem menos experiência, quase sempre faz ao ler que tal equipamento era usado por fulano de tal (X), em geral o leitor, especialmente o iniciante pensa, se tal fuzz foi usado por X, o som de X vem de tal fuzz... essa implicação que eu refuto por isso que disse que o post, embora legal e informativo, vai contra a minha forma de discutir gear, só isso.

explorer4ever
Veterano
# jun/12
· votar


UFA!

FBlues_rock
Veterano
# jun/12 · Editado por: FBlues_rock
· votar


nichendrix
Cara, tranquilo, só ruído de comunicação.
Bora falar de pedal que é o que interessa! :)
De qualquer forma, ficou a aula do que postou do Muff, woman tone, etc.
Pior que pedi para opinarem, mas agora nem dá para editar mais (não sabia que depois de um tempo travava). Paciência, vai ficar "meia-boca" mesmo... rs


MauricioBahia
Tu comentou do Barber Trifecta, lembrei de outro pedal que tem outra proposta, mas também trabalha com 3 variações de timbre, o Pharaoh. Curti muito o som (aliás, os 3 pedais desse fabricante são f...):



FBlues_rock
Veterano
# jun/12 · Editado por: FBlues_rock
· votar


Entrando na linha dos fuzzes de marcas menos conhecidas:

Wilson Effects

Meat Grinder


Fuzz (baseado nos Tone Bender)


Tenho o Rippah Wah do mesmo fabricante, excelente.


Fiquei vidrado nesse, é um projeto do Kickstarter.com:

Caroline Guitar Company - Olympia Fuzz


(o Brett fez demo recente também)


Tem esse, para quem tem pouco espaço na Pedalboard (hehe), baseado no Muff:

El Musico Loco - Wee Beaver


Quando pesquisei sobre o último pedal (Wee Beaver), me deparei com isso no site do fabricante, vale a pena copiar aqui:
The Wee Beaver is a fuzzy little thing. Hidden inside is a highly modified fuzz circuit that is full-on all the time with a Big Muff style tone section. The idea to mash a BMP tone stack into a mini Fuzz brought to my attention a modified fuzz face design developed for Sergio Diaz, the guitar player in the Brazilian band Os Mutantes by a guy named Claudio Baptista.
So I set about changing the original Mutantes circuit into a one knob fuzz and adding a tone circuit. When I had it on the breadboard my eye fell upon a old potentiometer that I had soldered a funny RC circuit on and popped it in for the fun of it and WOW!
You can power it with -12vDC for an even hairier Beaver.


Curti muito, o cara é gringo, vive na Espanha, baseou seu projeto no de um brasileiro e fez questão de contar.

explorer4ever
Veterano
# jun/12
· votar


Não sei se já rolou este aqui. Eu achei muito bom. É um fuzz e um ring modulator, ou ambos misturados. Da Blackout Effectors, que fazem os Fuzzes que eu mais curto no momento.






e mais uma




Valeu!

james.gurley
Veterano
# jun/12 · Editado por: james.gurley
· votar


Fuzz, o que seria do rock sem o fuzz, o melhor efeito já inventado, depois do reverb. rsrs

Atualmente tenho 3:

Plan 9 66: réplica do Vox Tone Bender
Plan 9 Suppa Fuzz: réplica do Marshall Supa Fuzz
Deep Trip BOG: fuzz de silício.

O tone bender é um fuzz, digamos que suave, diria que é um fuzzy overdrive. O suppa fuzz é um fuzz muito fuzz, muiiiiito sustain e brilho. Melhor fuzz que já toquei.

O BOG é o único fuzz de silício da lista, muito versátil, pedal excelente, mas sinto falta do timbre orgânico dos fuzzes de germânio, não deu muito certo comigo, estou me desfazendo.

Quanto ao muff, acho que ele é mais uma distortion do que um fuzz.

krz4fx
Veterano
# jun/12
· votar


FBlues_rock

Vc tá comprando só o head ou um combo (qual?)? Comprei um gabinete de 1 12" da Jackson Ampworks e me informaram que agora tem restrição de tamanho para envio para o Brasil e me reembolsaram o que paguei. (há 2 meses comprei um combo de 1 12" e não tive problemas para receber aqui no Brasil - a coisa mudou, parece)

FBlues_rock
Veterano
# jun/12
· votar


explorer4ever
Muito massa esse também, já tinha ficado de olho grande nele.
A Blackout Effectors, Black Arts Toneworks e a Earthquaker Devices fazem ótimos fuzzes, difícil não gostar. A SkinPimp também, mas precisa vender um rim e um pedaço do fígado para comprar um...


kr4fx
Um combo Tone King Imperial, com certeza maior que um gabinete da Jackson. Aliás, curti muito o gabinete da Jackson 2x12, salvo engano possui saídas de ar paralelas frontais, certo?

Será que não é restrição da tranportadora estrangeira? Já vi falarem mal da UPS quanto ao cuidado com os objetos, inclusive. O meu foi enviado pela USPS, já está a caminho do Brasil, inclusive constando essa info no site dos Correios.

krz4fx
Veterano
# jun/12
· votar


[[i]b]FBlues_rock[/b]

Sorte a sua. É, o gabinete tem saídas frontais; me pareceu muito legal. Quando voce comprou o amp? Estou postando a troca de emails que tive com eles:

" I am going to get you quotes and you can decide. I can still send them so you do not pay tax.
On May 30, 2012, at 12:22 PM, acquaplanet wrote:

> I was really lucky: had this happened a few months ago and I wouldn't have gotten the 2 Nash guitars and the Dr Z amp!
>
> If it's not possible to send it by USPS, then it would be better having the money refunded.
>
> UPS or DHL are too expensive and with both I'd have problems with the declared value, most likely (and I can't afford to
> pay the 60%+12% import tax and sales tax on top of the full value).
>
>
> Em 29/05/2012 18:30, Cory Ferraro < cory@prymaxevintage.com > escreveu:
> We may have an issue USPS has stopped shipping items of that size to your country. I will have to give you another shipping quote, or unfortunately, refund your money =(
>
>
> On May 29, 2012, at 5:28 PM, acquaplanet wrote:
>
> > Yep. I'm brazilian, born and raised.
> >
> >
> > Em 29/05/2012 18:01, Cory Ferraro < cory@prymaxevintage.com > escreveu:
> > Lobo are you in Brazil?
> > On May 25, 2012, at 9:47 PM, acquaplanet wrote:
> >
> > > Hey there, Cory. I just bought a Jackson Ampworks 1 12 ported cabinet from you; the white one. Please make sure
> > > it's shipped following the instructions I wrote on the order ..."

krz4fx
Veterano
# jun/12
· votar


FBlues_rock

Já ia me esquecendo: belíssimo amp, hein?! Parabens!!! Só lí coisas boas a respeito. Depois conta como ele é, ok?

chicrito
Veterano
# jun/12
· votar


Black Arts é extremamente foda, tenho o Pharaoh e o Black Forest , e são daqueles pedais que provavelmente vão ficar eternamente no set, se a BAT fizesse um fuzz com uma parada mais starved, eu daria fim no Mastotron rapidinho. Aproveitm a promo de dia dos pais da Prymaxe e se abasteçam

explorer4ever
Veterano
# jun/12
· votar


FBlues_rock
Concordo em tudo, todas essas são bacanas em fuzzes. E até acho que nnao se repetem nos sons entre si. Bacana dos grandes fuzzes da blackout é o número de parâmetros, isso para mim faz a diferença. Praticamente você pode ficar com um desses a vida toda sem enjoar dos timbres dele.

explorer4ever
Veterano
# jun/12
· votar


Mas, e ai pessoal, o Fuzz Factory nesse jogo se sai bem ou não? Comentem por favor..

FBlues_rock
Veterano
# jun/12
· votar


chicrito
Estou de olho no Pharaoh já faz meses... Se puder tirar algumas dúvidas, agradeço:
- como é o sustain dele? (o que mais procuro em um Fuzz tipo Muff é sustain "sem fim"!)
- funciona também com menor ganho, ou mesmo mexendo nos knobs continua com muito ganho?
- fica com som crunchado se reduzir o volume da guitarra ou não muda muita coisa?
Valeu!

FBlues_rock
Veterano
# jun/12 · Editado por: FBlues_rock
· votar


explorer4ever
O Fix'd Fuzz Deluxe tem tanto knobs e chaves que eu levaria um dia todo para achar o mesmo timbre 2x... hehe

Nunca usei o Fuzz Factory, mas já vi muitos comentários dizendo que é um pedal divertido e tal, mas que não rola para usar ao vivo, bem pesado (ganho) e difícil de domar. Comentaram que o Mastotron é mais negócio, mais fácil de lidar.
PS: sei que não ajuda muito, postei só pq ninguém que conhece comentou ainda.

nichendrix
Veterano
# jun/12
· votar


explorer4ever
Mas, e ai pessoal, o Fuzz Factory nesse jogo se sai bem ou não? Comentem por favor..

Fuzz Factory pra mim é de longe o melhor Fuzz original do mercado, e o que mais se aproxima dos antigos em termos de ser indomável, eu já toquei em alguns exemplares dos Fuzz Faces e Muffs antigos, não dá nem pra chamar de teste porque é coisa, tem pra vender na loja te deixam tocar 3min e fazem cara feia, comparado com eles, os fuzzes atuais são muito comportados, mesmo os que supostamente são fieis, creio que seja a variação enorme que existia em componentes da época que fazia com que eles fossem tão porra louca.

Essa característica porra louca dos fuzzes antigos só o Fuzz Face consegue reproduzir bem, ele não se baseia em nada, mas consegue virtualmente o som de qualquer fuzz que você imaginar, agora dá muito trabalho pra pegar o jeito dele, demora bastante, mas quando se pega o jeito é o mais puro orgasmo fuzzeristico.

FBlues_rock
Nunca usei o Fuzz Factory, mas já vi muitos comentários dizendo que é um pedal divertido e tal, mas que não rola para usar ao vivo, bem pesado (ganho) e difícil de domar.

Ele é difícil de domar sim, mas nada complicado ao vivo depois que tu aprendeu a timbrar ele, um amigo meu usa muito em covers dos Beatles e do Pink Floyd, a banda dele só faz show super produção, é show de cover que a negada paga 800 paus numa mesa pra ver, cheios de efeitos especiais de luz, som e o escambau, ele prefere usar o Fuzz Factory do que ter um Fuzz Face e um Muff no board.

nichendrix
Veterano
# jun/12
· votar


Em termos de fuzzes e pedais, ninguém hoje faz nada nem perto do que a Lovetone fazia nos anos 90. De longe um dos melhores fabricantes de todos os tempos. Eu era doido pelo Ring Stinger, o Meatball e o Big Cheese. que eram respectivamente, ring modulator/octave fuzz, envelop filter, fuzz.





explorer4ever
Veterano
# jun/12
· votar


FBlues_rock

Ajuda sim meu velho, toda informação é bem vinda. Já ouvi comentários da mesma natureza. Eu vou comprar um mas estou tentando colher os pontos negativos principalmente(rs) para saber com o que vou lidar! As qualidades eu já ouvi falar também, e mesmo com tanta particularidade, ele é benquisto por vários tipos de guitarristas, mesmo os mais conservadores.



nichendrix

Bacana man. Já ouvi falar que antigamente a qualidade dos transistores era bem irregular, e isto contribuiu muito para a diversidade e rebeldia dos fuzzes, estou certo?

O fuzz face parece muito bom também, digo parece pois nunca toquei em um. Mas acho que vou mesmo de ZVEX. Qual você acha melhor? Acho que você vai dizer que não tem um melhor, mas o fuzzface é mais versátil e timbrável, certo?

nichendrix
Veterano
# jun/12
· votar


explorer4ever
Bacana man. Já ouvi falar que antigamente a qualidade dos transistores era bem irregular, e isto contribuiu muito para a diversidade e rebeldia dos fuzzes, estou certo?

Cara, não eram só os transistores, todos os pedais até meados pro fim dos anos 70 variavam muito duma unidade pra outra, cada componente aceitava um desvio padrão no valor nominal bem alto. Por exemplo tu tinha um capacitor de 0.22, mas era aceitável que no mesmo lote houvessem variações de uma unidade pra outra entre 0.18 e 0.26, isso dá +-20% de variação, que era um padrão aceitável para a época. Hoje isso fica na faixa de 5% pra mais ou pra menos, então num lote de capacitores de 0.22uF, seria natural hoje aceitar que alguns poderiam vir com .21 ou .23 na hora da medição.

Ai só está se falando de um componente, pegue um fuzz com 11 componentes e vá fazendo a média ponderada dessas variações e tu vai ver que não é nenhum absurdo ter variações na ordem de 30% para mais ou para menos de uma unidade pra outra, é uma variação muito grande. Por isso uma unidades tinham o som mais dark e outras mais rasgadas, umas com mais ganho e outras com menos, e por aí vai.

Não creio que os fuzzes antigos sejam tão arredios só por conta dessas variações (embora elas contem muito), a montagem deles também era bem meia boca comparada com hoje em dia. Não tem pra onde, uma linha de produção hoje garante soldas de alta qualidade fácil. Naquele tempo cada um soldava de qualquer jeito, até as baterias de antigamente eram mais sujas e produzem, mesmo em fuzzes modernos um som mais sujo.

O fuzz face parece muito bom também, digo parece pois nunca toquei em um. Mas acho que vou mesmo de ZVEX. Qual você acha melhor? Acho que você vai dizer que não tem um melhor, mas o fuzzface é mais versátil e timbrável, certo?

Não diria isso, o Fuzz Face é um pedal que só faz uma coisa só, um FF pode ser tão arredio quanto um Fuzz Factory, embora a maioria dos fabricantes dê uma amansada neles, tipo, bota um buffer daqui, muda o valor dum capacitor acolá, etc, componentes que variam bem menos, isso tudo deixa o pedal mais previsível.

No caso do Fuzz Factory, a imprevisibilidade não é a nível de variações de componentes (embora elas existam por usar transistores de germanium, que nunca são exatamente iguais um ao outro), o lance é que ele tem muitos controles e controles muito sensíveis, então você tem uma timbragem ótima aqui e deu um peteleco num dos potz e o negócio já sai de controle. Eu não acho eles tão arredios, porque já peguei a manha de fuzzes com muitos controles, os MI Audio tem até mais controles que o Fuzz Factory, só que eles tem trimpots internos que ajudam a limitar a resposta dos controles, então eu posso limitar a resposta que vou ter dos controles para algo mais gerenciável numa situação de palco ou não.

Se for pra dizer, pega um fuzz que tu nunca vai se arrepender, eu recomendaria os MI Audio GI Fuzz ou Neo Fuzz. Eles não são baseados em nenhum fuzz conhecido, mas tem tantos controles que não é difícil fazer eles soarem parecidos com quase qualquer fuzz que tu imaginar.

explorer4ever
Veterano
# jun/12
· votar


nichendrix

é...o problema que que o fuzz factory não sai da minha cabeça. E eu não gostava de fuzz...agora quero ter um monte. Aqui no Brasil é tudo caro demais, mas em outra situação vou experimentar todos fuzzes possíveis! Ao contrário daqui, na Samash por exemplo ou na Rudy´s music, e noutras lojas em NY a galera não faz cara feia para quem quer testar os pedais/guitarras. E como não quero um board cheio demais, vou escolher 2 fuzzes e parar de sonhar com essas caixinhas. Tudo indica o zvex e o twosome very special da blackout effectors.

nichendrix
Veterano
# jun/12 · Editado por: nichendrix
· votar


explorer4ever
Ao contrário daqui, na Samash por exemplo ou na Rudy´s music, e noutras lojas em NY a galera não faz cara feia para quem quer testar os pedais/guitarras.

Ledo engano, eles não tratam mal, mas também não é assim na maciota não, minha experiência faz crer que depende muito do gerente da loja e se ela está cheia ou não, tem gerente que não liga muito, mas tem gerente que controla bem essa coisa de teste. Se estiver cheia, uma hora eles encostam em ti e dão a sugestão que tu está privando os outros de testar.

Eu já disse que testei alguns fuzzes vintage, a maioria foi na Guitar Center usados, não me deixaram ficar muito mais que 3 minutos sem ver o pé do vendedor batendo não.

E como não quero um board cheio demais, vou escolher 2 fuzzes e parar de sonhar com essas caixinhas. Tudo indica o zvex e o twosome very special da blackout effectors.

Cara, olha os MI Audio, na boa, se algum dia alguém me perguntar eu só quero ter 2 fuzzes na vida, quais eu compro eu recomendo na hora o GI Fuzz e o Neo Fuzz, eles fazem tudo que o Z.Vex faz e mais um pouco, um é de Germanium (Neo) e o outro é de Silicio (GI).

São os fuzzes mais versáteis que eu já toquei na vida, e olha que já testei fuzz pra caralho, você pode ir do fuzz bem leve e basicão até os extremos sem muito problema. Via de regra eu não curto pedais com muitos botões, me perco todo, mas esses valem realmente a pena justamente por terem esse monte de controles.

Comprando pelo eBay ou pela PGS esses pedais saem por um preço legal, na boa mesmo com o dolar alto, em geral dá pra passar sem pagar imposto e sai até barato, por preço de MXR no Brasil.

Nesses Demos da PGS, o trimpot interno de pré-ganho está ajustado pra 50% (regulagem que eles saem de fábrica), esse trimpot determina o máximo de ganho que o pot de ganho vai dar. Então com ele a 50%, o pot Fuzz (ganho) no maximo só vai dar 50% do ganho do pedal, daí tu imagina a quantidade cavalar de ganho deles. Os meus eu deixei em 70%, acima disso fica tão agressivo que pra mim não tem mais nem o que tocar com tanto fuzz.




Azian
Veterano
# jun/12
· votar


Nossa pessoal, como esse tópico rende o.o

Fiquei 2 dias sem aparecer e... tudo isso. o.o

LOL

Azian
Veterano
# jun/12 · Editado por: Azian
· votar


Só abrindo um parenteses (

FBlues_rock


Obrigado, to pensando em pedir uma coisa não muito cara (até pq as caras nem dá mesmo)...

E em qual das 2 chegou mais rápido? Medo é de pagar e não receber, já aconceteu de a Amazon mandar um vinil e até hoje não ver a cor dele..tipo foi enviado, mas sei lá o que aconteceu quando entrou em terras brasileiras...e teve outro que demorou uns 7 meses...ahaha )

---

Ah, e pra comentar, sobre minha saga muffiniana, do nada apareceu no ML 2 vendedores, um com o Russian, e outro metendo a faca com um Green Muff.. desculpa se for alguem aqui, mas achei caro pra caceta mesmo sendo raro.

To pensado no vermelinho do fuzzface, alguem tem um contra com o funcionamento desse fuzz? tipo circuito, e controles de volume, tom, e sustain? tem uma demo que o germandude abre os 2, eu não entendO de circuito de pedal, mas o azul parece ser ''melhor- bem feito- e- com- algumas- coisas- a- mais'' Já vi as comparações sonoras e tal, todo mundo diz que o azul blablabla melhor... Se alguem aí tiver experienciado esse fuzz por favor, comente, ainda mais pq é um pedal mais caro (pro meu bolso agora)

)

chicrito
Veterano
# jun/12
· votar


FBlues_rock

rapaz, o Pharaoh tem o sustain bem controlavel, bem Big Muff, o ganho cobre bem varias bases, ele nao vai ate ultra hi-gain, esse seria papel do LSTR, Pharaoh vai de low gain muito bom (clipagem Ge) até a rasgaçao do clipping Si, quando fica sem clipagem o volume aumenta muito, dando uma gas extra nas valvulas e as chaves de tone trabalham muito bem, uma é o tone geral a outra controla os agudos naquela faixa de frequencia, mas fique ciente que ele não é ultra hi-gain

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fuzz Club - Dicas, truques e sugestões dos apaixonados por fuzz!