Fuzz Club - Dicas, truques e sugestões dos apaixonados por fuzz!

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# mai/12
· votar


lipe_2104

Eu tento controlar no volume da guitarra e/ou na força da palhetada/dedilhada. É uma ginástica!

hehe

clebergf
Veterano
# mai/12
· votar


MauricioBahia

Poxa cara, para que postar esse English Muff´n, só para me deixar mais em dúvida ainda... xD

MauricioBahia
Moderador
# mai/12
· votar


clebergf: para que postar esse English Muff´n

Legal não? Fiquei no GAS mas o momento não é pra fazer compras internacionais!

:(

clebergf
Veterano
# mai/12
· votar


MauricioBahia

Muito bacana ele...bem versátil e dinâmico o brinquedo..

Pois é, eu irei viajar daqui a duas semanas...maldito dólar... :s

superbee
Veterano
# mai/12
· votar


Eu tenho vários fuzzes, mas vou falar dos meus muffs.

Peguei num rolo um Swollen Pickle original (mk I) da Way Huge. O pedal é de nº 28 da produção, em tese uma peça raríssima. Eram vendidos a quase mil dólares e o cidadão da loja trocou comigo como se fosse um mk II...

Pois bem. O negócio soa muito bem, mas sozinho. Quando testei na loja, inexperiente, eu pensei: nossa, vou virar o Billy Corgan. Mas na banda ele se enterra totalmente no mix, o bichinho é fiel aos Big Muffs americanos e, portanto, não tem médios para aparecer na banda. Horrível. Impossível de usar ao vivo.

Aí eu comprei um Swollen Pickle reissue (mk II) usado, num negócio bom. Talvez o vendedor não soubesse da história dos controles internos... os trim pots. Aí sim. O bichinho tem controles internos que acrescentam médios e eu finalmente pude usar o Swollen Pickle em banda. Belo pedal, bem puxado pro estilo do Smashing Pumpkins.

O meu Big Muff com Tone Wicker também aparece na banda, mas o som dele é um pouco puxado pra fuzztortion, é mais agressivo. Um pedal muito bacana, por sinal, mas o baixista da minha banda está usando.

Comprei um Muff Overdrive e um Musket Fuzz da Blackout Effectors. Quando chegar e eu testar falo pra vocês.

OBS: Adoro meu Devi Ever Aenima!

MMonks
Veterano
# mai/12
· votar


MauricioBahia
Tenho uma dúvida pra tirar contigo.
Apesar de o fuzz ser um dos efeitos mais legais já criados, a gente sabe que ele também é o que tem um dos circuitos mais simples, correto?
Considerando isso, eu pergunto se, realmente, vale a pena pagar uma grana alta em alguns fuzz de boutique? Num Keeley, por exemplo?
Eu não entendo bulhufas de eletrônica, por isso tenho essa dúvida, que pode até ser simplória.
Valeu!
Abraço!

MauricioBahia
Moderador
# mai/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


MMonks: Apesar de o fuzz ser um dos efeitos mais legais já criados, a gente sabe que ele também é o que tem um dos circuitos mais simples, correto?

Antes de tudo, eu também não saco quase nada. Apenas o suficiente pra montar um pedal a partir de um layout pronto.

Normalmente, até onde sei, sim. Vide o mini-fuzz do Bertola (seis componentes talvez?) entre outros beeem simples. Já, o Fuzz do Ed Mod's Shop que tenho, por exemplo, escolhi com uma opção de acionar um tonestack Hiwatt.. Talvez tenha tantos componentes como um TS. Eme essência, acredito que um fuzz pode ter, de fato, pouquíssimos componentes e aí entra sua outra pergunta:

Considerando isso, eu pergunto se, realmente, vale a pena pagar uma grana alta em alguns fuzz de boutique? Num Keeley, por exemplo?

Cara, já li muito sobre isso e há uma corrente que diz que sim, outras, não. Eu acho que há uma mística aí viu, mas com não sou expert, não posso afirmar. APARENTEMENTE, é o efeito que exige menos componentes, e quem sabe isso não seja o caso de quanto menos "filtros" melhor? Sendo assim, o som é quase puro, apenas tem seu sinal clipado/modificado em alguns poucos estágios o que o deixa mais, digamos, natural em termos dinâmicos. Eu digo isso sem pesquisar!!! Não confie em mim! :)

Tá aí! Vou dar uma lida mais a fundo sobre o assunto da parte eletrônica dos fuzzes pra aprende mais. O Google é nossa Biblioteca de Babel!

:)

MMonks
Veterano
# mai/12
· votar


MauricioBahia
Cara, já li muito sobre isso e há uma corrente que diz que sim, outras, não. Eu acho que há uma mística aí viu, mas com não sou expert, não posso afirmar. APARENTEMENTE, é o efeito que exige menos componentes, e quem sabe isso não seja o caso de quanto menos "filtros" melhor? Sendo assim, o som é quase puro, apenas tem seu sinal clipado/modificado em alguns poucos estágios o que o deixa mais, digamos, natural em termos dinâmicos. Eu digo isso sem pesquisar!!! Não confie em mim! :)

Fuzz é muito fascinante. É simples e complexo ao mesmo tempo, hehehe.
E a Boss comete a heresia de fazer um fuzz com modelagem COSM ¬¬
Pra quê??
Pela tua experiência com fuzz-boxes, qual foi o mais barato e o mais caro que tu testou? Eu sei que cada fuzz, mesmo da mesma marca e modelo, tem um temperamento que difere do outro, mas tu percebeu diferença significante entre os mais baratos e os mais caros?

MauricioBahia
Moderador
# mai/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


MMonks

Difícil responder. Esses são os fuzzes/muffs que tenho caso alguma curiosidade:

EHX Big Muff Germanium
PenfarFX Conundrum
PenfarFX RagnaRök
Barber Trifecta
Visual Sound Angry Fuzz
Giannini Fuzz Axcess
Fuzz Stack Ed´s Mod Shop
Fulltone Catalyst CT-1
Fulltone 70’s Fuzz
MXR Classic 108 '70 Fuzz
Dunlop Jimi Hendrix Fuzz
Biyang Baby Boom Fuzz
Minifuzz Bertola
EHX Big Muff PI com Tone Wicker
Fuhrmann Classic Fuzz
Joyo Ultimate Octave Fuzz

Abs

ps. to com um kit da DeviEver aqui também pra montar. :)

MMonks
Veterano
# mai/12
· votar


Dos que tu tens, os que mais me despertam curiosidade são o Visual Sound Angry Fuzz e o Ed's Mod Fuzz Stack.
Mas os que me dão mais GAS são o Analogman Sunface de germânio, em primeiro lugar e, depois, o Fulltone '69.

lipe_2104
Veterano
# mai/12
· votar


MauricioBahia

Valeu pela dica heheh ;)

clebergf
Veterano
# mai/12
· votar


MauricioBahia

O Joyo chegou?
O que achou dele?

Desses seus Fuzzes qual que você acha que fica mais próximo do usado na música Spanish Castle Magic, por exemplo...



Comprei um Nano Muff Overdrive por $13 no Ebay. :)
Vamos ver qualé que é dele...xD

ricardocezario
Veterano
# mai/12
· votar


MauricioBahia

Rapaz, se puder me tirar uma duvida.

O MXR Classic 108 '70 Fuzz, faz bonito o papel de Fuzz Face na praia silicio? (Levando em consideração que a proposta dele é exatamente essa)

Como o mesmo soa dentro da mix de uma banda, além disso, você sente muita diferença dele em relação aos Fulltone 70'?

marcioguita
Veterano
# mai/12
· votar


O fuzzking da rp255 foi um dos melhores que ja tive.

MauricioBahia
Moderador
# mai/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


clebergf: O Joyo chegou?

Sim, mas nem cheguei a tocar direito com ele... A primeira impressão é que ele não oitava legal. Mas é precisos mais testes. Postei minha lista de fuzzes acima.

ricardocezario: O MXR Classic 108 '70 Fuzz, faz bonito o papel de Fuzz Face na praia silicio? (Levando em consideração que a proposta dele é exatamente essa)h

Cara, ainda não usei esse fuzz, por incrível que pareça! Pelo que li no manual é o Fuzz face original com alguma adaptações pra facilitar a vida, como o formato, LED e jac pra fonte 9v. Até o material e textura da caixa são os mesmos.

Abs

fabioche
Veterano
# mai/12
· votar


já tem alguns meses q uso o Trifecta...
continuo apaixonado!!! o par q ele faz com a Lespa, pra mim, é o som da minha vida...

clebergf
Veterano
# mai/12
· votar


MauricioBahia

Bela lista de fuzzes...dentre esses qual vc recomenda como primeiro Fuzz para um som Hendrix?

MauricioBahia
Moderador
# mai/12
· votar


clebergf

Qualquer um na praia do Fuzz Face. Tem vários ali, mas obviamente o Dunlop Dunlop Jimi Hendrix Fuzz seria uma pedida bem próxima! hehe

;)

clebergf
Veterano
# mai/12
· votar


MauricioBahia

Imaginei..rs..estou de olho nos Faces no Ebay, tentando achar um leilão e arrematar por um preço bacana... :D

oldschoolgod
Veterano
# mai/12
· votar


MauricioBahia

Qualquer um na praia do Fuzz Face. Tem vários ali, mas obviamente o Dunlop Dunlop Jimi Hendrix Fuzz seria uma pedida bem próxima! hehe

;)


A dunlop tens dois Fuzz Face do Hendrix. Tem o vermelho MUITO fraco. E tem o azul muito melhor.

MauricioBahia
Moderador
# mai/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


oldschoolgod: A dunlop tens dois Fuzz Face do Hendrix. Tem o vermelho MUITO fraco. E tem o azul muito melhor.

Até onde sei, só há 1 nomeado Hendrix, o JHF1 Jimi Hendrix Fuzz Face (azul). Este nem led ou entrada 9v tem. O vermelho se chama JDF2 Fuzz Face Distortion. Vai ver que mudaram o nome ou tiraram algum de linha que tinha o nome Hendrix. Atualmente, só o azul, que é praticamente a cópia do original.

Fotos (do meu) por fora e por dentro: http://imageshack.us/a/img585/9472/hendrixfuzzface.jpg

http://www.themusiczoo.com/PDGImages/Dunlop_Jimi_Hendrix_Fuzz_Face_JHF 1_1503_c.jpg

Abs

clebergf
Veterano
# mai/12 · Editado por: clebergf
· votar


MauricioBahia
oldschoolgod

Tem tbm o Dallas Arbiter England...mas acho que esse é o antecessor do JDF2.

Esse fuzz é "classudo" demais MauricioBahia. Belas fotos. :D

nichendrix
Veterano
# mai/12
· votar


MauricioBahia
oldschoolgod

O único Fuzz com a marca Jimi Hendrix que foi lançado pela Dunlop fora o azul era o Jimi Hendrix Classic Fuzz, que era só um fuzz face de germanium com a caixa MXR, led e fonte. Eu tive esse fuzz, pro fuzz face só muda mesmo a caixa e era um fuzz bem legal na praia do FF, bem proximo dos sons de germanium do Hendrix.

clebergf
Veterano
# mai/12 · Editado por: clebergf
· votar


nichendrix

Esse:
Fuzz

esse:

Fuzz 2

ou esse:
Fuzz 3


xD

MauricioBahia
Moderador
# mai/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


nichendrix

Em suma, confirmando, o vermelho é outra parada...)

Valeu!

nichendrix
Veterano
# mai/12
· votar


clebergf

Esse fuzz preto na verdade é o mesmo do vermelho, só que esses pretos só foram vendidos por alguns meses nos EUA, depois mudaram a carcaça pra vermelho e o nome de Fuzz Unit para Classic Fuzz.

Octave Fuzz eu não conto como um fuzz comum, ele na verdade é um fuzz com alguns componentes a mais que faz com que atue como um circuito de octave down ou octave up.

MauricioBahia

Sim, esse fuzz vermelho é a mesma coisa do fuzz face de germanium, mas colocado numa caixa MXR.

oldschoolgod
Veterano
# mai/12
· votar


Sim, fiz confusão o vermelho não era Hendrix edition. Mas de qualquer maneira, tem muito rapaz que compra esse fuzz face da dunlop vermelho para tirar o som hendrix. E sai muito ferrado.

nichendrix
Veterano
# mai/12
· votar


oldschoolgod
Sim, fiz confusão o vermelho não era Hendrix edition. Mas de qualquer maneira, tem muito rapaz que compra esse fuzz face da dunlop vermelho para tirar o som hendrix. E sai muito ferrado.

Não vejo muito fundamento na tua afirmação não, eu já tive duas unidades dele, eles variam pra caramba, um era Hendrix total o outro caia bem na praia do Eric Johnson e do Gilmour no começo da participação dele no Pink Floyd.

A grande diferença pelo que entendi na época do FF pro Jimi Hendrix Classic Fuzz é que o JH usava sempre transistores que dessem aquele som mais rasgado e agressivo do Hendrix e não aquele som mais puxado prum OD com anabolizantes que ficou famoso com o Gilmour e mais tarde retornaria com o Eric Johnson.

De resto, pelo que lembro eram o mesmo pedal, como são o mesmo pedal que é todo FF e todo clone de FF que existe. Por isso sempre fico com o pé atrás da negada falando que inventaram algum Fuzz Face definitivo ou que tem algo de mais foda que os outros. Porque o circuito do Fuzz Face é tão estupidamente simples, que não tem muito o que fazer com ele, não tem muito o que você possa mexer no circuito original pra ele dar algum som melhor ou pior apenas pela mudança de algum dos poucos componentes que ele tem.

Pra fazer qualquer melhoria, você teria que realmente reprojetar o circuito inteiro, fazer outro pedal e ver no que aconteceria, que foi o que o Mike Fullerton fez com o Fulltone '69, que embora tenha sido feito pra ter som de Fuzz Face, o circuito é totalmente diferente do circuito original.

MauricioBahia
Moderador
# mai/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Sei que Youtube não é "amigável" com áudio muitas vezes mas... Bacana é que ele abre os FFs:







;)

nichendrix
Veterano
# jun/12
· votar


MauricioBahia

No primeiro teste acho o de silicio mais legal.

Acho que o ultimo teste deveria ser azulzinho com azulzinho.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fuzz Club - Dicas, truques e sugestões dos apaixonados por fuzz!