Fuzz Club - Dicas, truques e sugestões dos apaixonados por fuzz!

Autor Mensagem
Velvete
Veterano
# mar/12
· votar


nichendrix

Essa dica de usar um fuzz + drive (ou simulador de amp) em amplificadores SS, seria na tentativa do drive parecer mesmo um amplificador valvulado saturando?

Isso me lembrou as fantásticas propagandas de pedal de overdrive que prometem o timbre parecido com um valvulado.

PS: Tenho quebrado um galho aqui em casa com essa configuração e não achei o som de todo ruim.

Abraços

nichendrix
Veterano
# mar/12
· votar


nichendrix
Velvete
Essa dica de usar um fuzz + drive (ou simulador de amp) em amplificadores SS, seria na tentativa do drive parecer mesmo um amplificador valvulado saturando?

Não é pra o fuzz não embolar muito. Mesmo em valvulado ele embola o único jeito de ele ficar bem definido é diminuir um pouco o volume do pré e aumentar o do power pra dar uma leve saturação.

A idéia é usar a segunda distorção da mesma forma, pra ajudar a definir mais, mas pelas experiências que fiz, não é tão satisfatório quanto a valvula.

Velvete
Veterano
# mar/12
· votar


nichendrix

Tenho lido que o Gilmour usava um overdrive (Tube Driver) após o Big Muff justamente prá dar uma "arrendondada" no timbre...

Seria mais ou menos por aí o que vc disse?

oldschoolgod
Veterano
# mar/12
· votar


Velvete

Tenho lido que o Gilmour usava um overdrive (Tube Driver) após o Big Muff justamente prá dar uma "arrendondada" no timbre...


é isso mesmo. O big muff é um pedal muito abafado e com pouca claridade e definição em acordes. Mas se colocar um Ts por exemplo (eu costumo colocar antes do muff, se for um fuzz face coloco o drive depois) o muff vai surgir muito mais aberto e definido.
Uso o overdrive depois do fuzz face por outra razão, não para dar claridade mas para retirar alguns agudos mais atridentes que possa ter.

MauricioBahia
Moderador
# mar/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Por causa do debate aqui, fiquei com tantas saudades do Big Muff Tone Wicker que o coloquei de volta no set. :) Uma hora dessas paro pra avaliar a melhor ordem e ajustes. Eu adoro esse pedal. Até pintei de branco alguns descascadinhos na caixa... hehe

nichendrix
Veterano
# mar/12
· votar


Velvete
Tenho lido que o Gilmour usava um overdrive (Tube Driver) após o Big Muff justamente prá dar uma "arrendondada" no timbre... Seria mais ou menos por aí o que vc disse?

As vezes sim, mas na grande maioria das vezes, ele não usava os dois juntos. Uma coisa que fica foda de falar do set do Gilmour é que era enorme, tenho uma foto dos tempos do Pulse dele ao lado do set dele inteiro desmontado, só de latinhas, racks, amps e caixas dão mais de 80 peças grande parte delas repetidas, por exemplo sempre tinha dois DD2/DD3, sempre tinha 3 GE-7 (um regulado pra enfatizar graves, o outro médios e o outro agudos), sempre tinha de 2 a 4 Tube Screamers.

Então ali tudo é feito pra ser multi-função.

oldschoolgod
é isso mesmo. O big muff é um pedal muito abafado e com pouca claridade e definição em acordes. Mas se colocar um Ts por exemplo (eu costumo colocar antes do muff, se for um fuzz face coloco o drive depois) o muff vai surgir muito mais aberto e definido.
Uso o overdrive depois do fuzz face por outra razão, não para dar claridade mas para retirar alguns agudos mais atridentes que possa ter.


Em alguns casos acho que até seja, mas não na maioria das vezes. Ele raramente usa o Muff pra fazer cordes, e se o teu Muff é abafado eu só posso falar que o meu e todos os outros que testei, vão do cavernoso ao zumbindo de mosquito do inferno nos agudos.

Na maior parte do tempo, nos shows, especialmente pros sons de Muffs do Dark Side, Whish You Were Here e do Animals, o Gilmour usa os Muffs no Hiwatt com o Master volume bem aberto, levemente saturado e o volume do pré mais baixo, pra não gerar muita saturação.

oldschoolgod
Veterano
# mar/12
· votar


nichendrix

Na maior parte do tempo, nos shows, especialmente pros sons de Muffs do Dark Side, Whish You Were Here e do Animals

No animals ele usa mesmo muff + colorsound power booster (que mais tarde foi substituido pelo tube driver), é a única forma de conseguir aquela thickness toda.



Em alguns casos acho que até seja, mas não na maioria das vezes. Ele raramente usa o Muff pra fazer cordes, e se o teu Muff é abafado eu só posso falar que o meu e todos os outros que testei, vão do cavernoso ao zumbindo de mosquito do inferno nos agudos.


É aí que os muffs russos se destacam. Com o tone um pouco antes do meio aquilo dá um ar muito abafado, muito consistente nos graves e pouco presente. Se acrescentar um ts antes, consegue ter muita presença e sustain em barda. FIca o pedal muito equilibrado. Se você ao invés de colocar o ts aumentar o tone, o pedal perde corpo (baixos) e deixa de ter piada. É assim que uso o meu e saco todo o tipo de sons do gilmour.

Na Time, uso o muff com o tone quase no máximo para o ritmo, já que aquele ritmo é bem fininho, fica perfeito.

nichendrix
Veterano
# mar/12
· votar


oldschoolgod
Na Time, uso o muff com o tone quase no máximo para o ritmo, já que aquele ritmo é bem fininho, fica perfeito.

Time e Money originais foram gravadas com Fuzz Face de Silicio e no Pulse com os Peter Cornish P1 e P2.

É aí que os muffs russos se destacam. Com o tone um pouco antes do meio aquilo dá um ar muito abafado, muito consistente nos graves e pouco presente. Se acrescentar um ts antes, consegue ter muita presença e sustain em barda. FIca o pedal muito equilibrado. Se você ao invés de colocar o ts aumentar o tone, o pedal perde corpo (baixos) e deixa de ter piada. É assim que uso o meu e saco todo o tipo de sons do gilmour.

Rapaz, ou o teu Muff russo é totalmente diferente dos que já testei, ou então tem algum segredo, porque todos os Muffs Russos de 94 pra cá (os pretinhos) que testei eram uma merda, o único que toquei e foi legal foi um azul dos anos 80.

O Tone Stack deles é muito inferior ao dos Muffs USA, a variação é menor durante o curso do botão de tone e os ajustes não são tão legais, se bota no lado agudo fica ardido, se bota do lado grave, fica abafado, só dá pra usar mesmo que preste com ele em 12 e ficar usando outros pedais pra ajustar tom.

No animals ele usa mesmo muff + colorsound power booster (que mais tarde foi substituido pelo tube driver), é a única forma de conseguir aquela thickness toda.

Pegue um bom valvulado de EL34 com volume master, como os Hiwatts e Marshalls, abra o volume Master lá pelo 7 e bote o volume do canal que você estiver usando em torno de 4, você consegue isso sem precisar ligar dois pedais juntos.

O Gilmour raramente usa o Chandler Tube Drive ligando junto com outro pedal, e mesmo quando começou a usar com mais frequência foi em conjunto com os Peter Cornish P1 e P2, que são cópias dos Big Muff.

oldschoolgod
Veterano
# mar/12
· votar


nichendrix
Time e Money originais foram gravadas com Fuzz Face de Silicio e no Pulse com os Peter Cornish P1 e P2.

Curiosamente acho que a track de ritmo da time foi com o colorsound powerboost, mas de qualquer maneira com o muff consigo sacar bem perto mesmo.


Rapaz, ou o teu Muff russo é totalmente diferente dos que já testei, ou então tem algum segredo, porque todos os Muffs Russos de 94 pra cá (os pretinhos) que testei eram uma merda, o único que toquei e foi legal foi um azul dos anos 80.


O Tone Stack deles é muito inferior ao dos Muffs USA, a variação é menor durante o curso do botão de tone e os ajustes não são tão legais, se bota no lado agudo fica ardido, se bota do lado grave, fica abafado, só dá pra usar mesmo que preste com ele em 12 e ficar usando outros pedais pra ajustar tom.


Está a brincar, a tone stack dos russos é o que os diferencia. Tem um range incrivel, desde muito abafado até completamente fininho, com todos os sons equilibrados pelo meio, é um range incrivel. Ao lado de um USA actual, nem tem comparação.

É precisamente a característica mais famosa dele, é o range do Tone, tem uma variação tão grande e sempre muito controlado ao contrário do USA actual, que os graves a certa altura borram-se todos.

Os usa actuais são puro lixo, nada smooth sounding como um muff devia ser. não que o som seja mau mas não é nada muff!!

nichendrix

Pegue um bom valvulado de EL34 com volume master, como os Hiwatts e Marshalls, abra o volume Master lá pelo 7 e bote o volume do canal que você estiver usando em torno de 4, você consegue isso sem precisar ligar dois pedais juntos.


Sim com um amp bem puxado não precisa de nada, mas nem sempre se pode usar o amp a esses volumes, a solução é usar um TS e fica bastante bom.


O Gilmour raramente usa o Chandler Tube Drive ligando junto com outro pedal, e mesmo quando começou a usar com mais frequência foi em conjunto com os Peter Cornish P1 e P2, que são cópias dos Big Muff.


Ou seja??!?!? Ele usa o tube driver para boostar um muff, como eu tinha dito...

nichendrix
Veterano
# mar/12
· votar


oldschoolgod
Está a brincar, a tone stack dos russos é o que os diferencia. Tem um range incrivel, desde muito abafado até completamente fininho, com todos os sons equilibrados pelo meio, é um range incrivel. Ao lado de um USA actual, nem tem comparação.

É precisamente a característica mais famosa dele, é o range do Tone, tem uma variação tão grande e sempre muito controlado ao contrário do USA actual, que os graves a certa altura borram-se todos.

Os usa actuais são puro lixo, nada smooth sounding como um muff devia ser. não que o som seja mau mas não é nada muff!!


Muito tempo atrás, numa galáxia muito distante, em idos 1998, o fato do tone stack dos russos serem uma merda e extremamente limitados foi justamente o motivo pela qual eu achei melhor pagar 50 dólares a mais num American.

Se hoje eles são bem vistos eu não sei, como disse, não fico olhando muito pro que as pessoas acham na internet, e sim pro que os meus ouvidos dizem. Eu já estive com meu Muff e não um, mas vários e vários russians, nenhum tem o tone stack nem sequer no rumo de ter a extensão do meu, algo confirmado por vários amigos que depois de testar os dois lado a lado terminaram optando por pegar os americanos justamente por conta do Tone Stack.

Ou seja??!?!? Ele usa o tube driver para boostar um muff, como eu tinha dito...

Rapaz, além do Gilmour raramente usar o Tube Drive em conjunto com o Muff, quando usa em geral é como boost limpo pra solos, tanto que algumas vezes ele andou até substituindo ele por alguns dos boosters da Keeley, em especial num Rig menor que ele encomendou ao Robert Keeley.

oldschoolgod
Veterano
# mar/12
· votar




Muito tempo atrás, numa galáxia muito distante, em idos 1998, o fato do tone stack dos russos serem uma merda e extremamente limitados foi justamente o motivo pela qual eu achei melhor pagar 50 dólares a mais num American.


O tone stack é muito bom e com um range incrivel. Não digo isto da boca para fora, eu sei do que estou a falar. Em lado nenhum você vê alguém dizer que este tone stack é limitado. O muff russo pode ser muito agudo e talvez lhe falte um bocado de bottom end, mas o controlo de tone é muito muito largo.

Eu já estive com meu Muff
O seu muff é o USA actual? é que se é, você necessita de experimentar outros, compra um russo preto para começar que sai barato. Depois avança para um green ou um civil war (usado pelo Gilmour).


Rapaz, além do Gilmour raramente usar o Tube Drive em conjunto com o Muff

Não sei quão raramente é que ele usa isso, mas que ele usa usa. Não sei se é 50% do tempo ou se é apenas 2%, mas ele usa, e muitas vezes rapara-se.
E sim mesmo usando com um boost limpo, muda completamente a resposta do muff. Eu uso um Danelectro TOD v-1 (clone do timmy) antes do muff e mesmo em boost limpo ele torna o muff completamente diferente, umas outra besta.

nichendrix
Veterano
# mar/12
· votar


oldschoolgod
O seu muff é o USA actual? é que se é, você necessita de experimentar outros, compra um russo preto para começar que sai barato. Depois avança para um green ou um civil war (usado pelo Gilmour).

Cara, como eu disse, tenho um Big Muff USA desde 1998, já testei ele com inúmeros muffs russos, tanto do preto quanto do azulzinho dos anos 80. Na boa, nenhum eu achei o tone stack mais interessante do que o meu.

Eu não preciso experimentar outros Muffs porque na boa, se pegar de 95-96 pra cá quando comecei a experimentar Muffs, vão pra mais de 100 unidades testadas de praticamente todos os Muffs que foram lançados dos anos 80 pra cá.

ricardocezario
Veterano
# mar/12
· votar


nichendrix

Cara, ja que tu é fuçado em Muff.

O que me diz do Double Muff? Nunca vi um na minha frente, mas por alguns samples achei muito bom.

nichendrix
Veterano
# mar/12 · Editado por: nichendrix
· votar


ricardocezario
Cara, ja que tu é fuçado em Muff.

Cara, na verdade tem um motivo pra isso, em geral quando vou testar algo novo, tento usar alguns equipamentos que eu tenho uma boa referência sonora, assim consigo perceber o que ele tem de diferente em relação aos equipamentos que eu conheço.

Um dos gears que eu uso pra esse tipo de referência é o Big Muff, então se eu tenho que testar algum equipamento novo, quase sempre procuro ver se não tem um desses por perto.

O que me diz do Double Muff? Nunca vi um na minha frente, mas por alguns samples achei muito bom.

Eu não conheço ele pessoalmente, só conheço de ver na net, mas nunca peguei em um pra testar. Então fico meio assim de dar opiniões sobre ele.

Wpotato
Veterano
# mar/12
· votar


e ae bahia já chegou o fuzz da joyo?

MauricioBahia
Moderador
# mar/12
· votar


Wpotato: e ae bahia já chegou o fuzz da joyo?

Não... Nem rastreio tem. Ou seja, deve estar perambulando pelo mundo! hehe

Abs

clebergf
Veterano
# mar/12
· votar


MauricioBahia

Vixe cara, as encomendas da Chinas estão tensas...comprei uma chave DPDT e um Guitar link USB no final de Janeiro, até hoje nem sombra...:S

MauricioBahia
Moderador
# mar/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


clebergf

hehe. Né mole não. Deve estar vindo de barco à vela! :)

Abs

ricardocezario
Veterano
# abr/12
· votar


Rapaz, a um tempinho anda dificil encontrar esses pedaizinhos Joyo aqui no Brasil.

Acho que vou arriscar um Fuzz da Axcess Giannini mesmo.

clebergf
Veterano
# abr/12
· votar


ricardocezario

Se vc não estiver com pressa vale a tentativa, mas as encomendas da China estão demorando um absurdo para chegar...


MauricioBahia

Pois é, e devem ter encontrado alguns piratas no caminho... :D

afonso727
Veterano
# abr/12 · Editado por: afonso727
· votar


glr, agora em maio vou comprar meu primeiro fuzz, e to numa duvida cruel, até abri um tópico sobre isso mas n me ajudou muito, estou em duvida entre o mkll 69 e o bc 70, ambos da fulltone, alguém pode me ajudar ?
e outra coisa
o bc 70 funciona tanto com 9 quanto com 18 DC ?
Tem alguma diferença a voltagem que eu ligar ?

MauricioBahia
Moderador
# abr/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


afonso727: estou em duvida entre o mkll 69 e o bc 70

Isso pode ajudar:



o bc 70 funciona tanto com 9 quanto com 18 DC ?

Pode usar de 9v até 18v.

Tem alguma diferença a voltagem que eu ligar ?

Deve obter mais headroom e dinâmica com o aumento da tensão. Talvez também ganhar mais volume geral.

Abs

afonso727
Veterano
# abr/12
· votar


cara os volumes tão bem diferentes ai nesse vídeo, ai n da pra saber com clareza xD

nichendrix
Veterano
# abr/12
· votar


afonso727

Os volumes não estão muito diferentes não, o timbre é que é diferente, mas no nível do sinal está próximo.

tomatelol
Veterano
# abr/12
· votar




Como estavam falando de big muff, resolvi postar o teste do meu big muff handmade nyc op-amp.

Desconsiderem parte da execução pois estava vendo o audacity o pedal e outras coisas ao mesmo tempo. Primeira vez que faço gravação com a minha nova interface, então também desconsiderem os ruídos e td mais.

Valeu galera.

ogner
Veterano
# abr/12
· votar


tomatelol
Como e oq usaste pra gravar?.. Se fosse valvulado com valvulas no chunchezinho seu pedal renderia bem mais!!! Hehehe!!

Esse timbre é de fuzz com SS!! Ou valvulado baixinho!!

tomatelol
Veterano
# abr/12
· votar


valvulado baixinho. hahahaha. Toquei num volume bom, mas não o bastante para saturar.

Usei um tascas us-100 e um shure sm57 no audacity. Primeira vez que gravo, as vezes foi isso.

nichendrix
Veterano
# abr/12
· votar


tomatelol

Tem volume master? Se tiver faz como eu, deixa um baixo e outro alto. Prefiro o pré bem baixinho e o master alto, mas as vezes inverto pra tocar ainda mais baixo.

afonso727
Veterano
# abr/12
· votar


MauricioBahia
Então eu posso dizer que o bc 70 é uma fuzz mais cristalino e o mkll algo mais sujo ?

maze
Veterano
# abr/12
· votar


Vocês recomendam qual pedal pra quem quer entrar no mundo do Fuzz?

Curto um Fuzz limpo estilo Paul Gilbert e Jimmy Page, soube que o PG tá usando um Soul Bender, mas misturado com o OCD.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fuzz Club - Dicas, truques e sugestões dos apaixonados por fuzz!