Fuzz Club - Dicas, truques e sugestões dos apaixonados por fuzz!

Autor Mensagem
clebergf
Veterano
# mar/12 · Editado por: clebergf
· votar

Manjadores de fuzz, nenhuma opinião sobre o Devi Ever Bit: Legend of Fuzz? :( xD

Como virou a página...xD

Wpotato
Veterano
# mar/12
· votar

Entrei na onda do fuzz com um EFX Soviet Muff, consegui timbres bem legais com ele e VST's de simulação de amps (Vintage Amp Room e Amplitube 3). Mas com meu amp transistorizado (Crate FW15r) não consigo timbrar muito bem. Sei que fuzzes e amps solid state não se dão muito bem, mas alguem teria alguma dica para me ajudar a timbrá-lo?
Uso uma strato Washburn X14 com um gfs Mean90 no braço e um gfs Fat Pat na ponte. Tava pensando em pegar um pedal eq pra ver se ajuda.

nichendrix
Veterano
# mar/12
· votar

clebergf

Cara difícil dizer se algo é bom ou ruim sem nunca ter testado e só com um vídeo da internet.

Só posso dizer que o som que o Andy tira dele combina muito com algumas coisas que eu adoro de Indie Rock e Lo-Fi Rock que eu adoro, coisas bem na praia do Pavement e outras bandas dos anos 90 que faziam sons bem malucos, mas bem legais.

Muitos do meu gosto por fuzzes não vem de bandas muito famosas ou de caras mais famosos e guitarristicos que eu gosto, como Hendrix, Clapton e Gilmour, mas dessas bandas indies dos anos 90.

Agora não é algo que eu recomendaria pra muita gente.

MauricioBahia
Moderador
# mar/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar

nichendrix

Não tinha postado na minha lista aqui, mas encomendei o Dunlop JHF1 Jimi Hendrix Fuzz Face. Espero que não me decepcione pq o tamanho dele não é nada mignon. hehe

Abs

nichendrix
Veterano
# mar/12
· votar

MauricioBahia

Cara, depende do que tu espera dele, é um pedal interessante pra alguns sons do final dos anos 60, além de é obvio o som do Hendrix, ele tem um som bem na praia de distorções como as do Lennon e Harrison em Revolution, Birthday, Let It Be, The End (penultima música do Abbey Road), e mais algumas, tem algumas coisas do Clapton e dos Stones dessa época (virada dos 60 pros 70) que também foram gravados com esses pedais, e por aí vai.

Uma coisa que pouca gente se dá conta é que a maioria das novas séries dos pedais MXR, em especial os tops de linha são desenvolvidas com projeto e supervisão de um dos fabricantes mais lendários de pedais de boutique, que é o Bob Bradshaw, ele é o responsável por pedais como a linha MXR Script que são reproduções fieis dos MXR originais, ele também toma conta da linha Hendrix e de boa parte dos novos pedais da MXR.

Não dá pra não levar a sério o trabalho de um cara que tem como clientes nomes que vão de The Edge, Joe Perry, Scott Henderson, Birthdayan Halen, Kirk Hammet, Lee Ritenour, John Meyer, Peter Framptom, Steve Stenvens, Warren Haynes, e afins.

Wpotato
Entrei na onda do fuzz com um EFX Soviet Muff, consegui timbres bem legais com ele e VST's de simulação de amps (Vintage Amp Room e Amplitube 3). Mas com meu amp transistorizado (Crate FW15r) não consigo timbrar muito bem. Sei que fuzzes e amps solid state não se dão muito bem, mas alguem teria alguma dica para me ajudar a timbrá-lo?

Rapaz, tenta usar em conjunto com algum outro drive ou um simulamp dos bons, fora isso não dá pra esperar milagres, Fuzz não é um pedal feito pra se dar bem com amps SS, mesmo em valvulados já é um parto aprender a fazer eles soarem bem.

MauricioBahia
Moderador
· votar

nichendrix: Cara, depende do que tu espera dele

Eu espero tocar como o Hendrix! hehehe

Falando sério, eu espero um Fuzz Clássico, bem vintage mesmo. Vamos ver, ou melhor, ouvir!

Abs

clebergf
Veterano
# mar/12
· votar

nichendrix

Entendi...irei testar alguns antes de comprar, a única treta é que o meu ampli é SS, então já viu né...

MauricioBahia
Moderador
· votar

nichendrix

Prevejo meu set como algo inusitado:

Dunlop JHF1 Jimi Hendrix Fuzz Face > Meteoro Revolution Tube Drive > Zoom G2Nu!

Tô doido pra ver isso em ação! hahaah

Abs

MauricioBahia
Moderador
# mar/12
· votar

clebergf: Entendi...irei testar alguns antes de comprar, a única treta é que o meu ampli é SS, então já viu né...

Cara, é testar! Não tem "treta"!!! Tem guitarrista. :)

Qual é o seu amp?

clebergf
Veterano
# mar/12
· votar

MauricioBahia

Meu ampli é um Borne FCC 1260, como irei comprar fora e não irei achar esse ampli lá testarei uns Fuzz em algum Fender SS.

Não tem "treta"!!! Tem guitarrista. :)

Boa...:D

Efeito de saturação fica melhor em valvulados e o Fuzz parece ser o mais chato nessa questão, apesar que eu nunca testei um Fuzz em SS, logo....

ricardocezario
Veterano
# mar/12
· votar

MauricioBahia

Esse Meteoro Revolution Tube Drive é ruim demais.

É sério que tu curtiu ele?

nichendrix
Veterano
# mar/12
· votar

MauricioBahia

Talvez com o pedal valvulado dê uma coisa interessante, mas não sei se a zoom aguenta o sinal de entrada não, vai ficar muito alto.

clebergf

Cara, na boa eu recomendo que ao invés de gastar grana com pedais, use a grana pra juntar e comprar um bom amp. Eu vejo muita gente gastando fortuna em sets que não valem a pena porque elas querem enfiar 1000 pedais de boutique pra ter um resultado que não está no pedal.

Música com guitarrá é uma équação simples.

((HOMEM)x(HOMEM)) + (Amplificador+Guitarra) = Música
Música + efeitos = Musica x 2

Primeiro concentre-se em tocar, no tocante a equipamento dê prioridade a um bom amplificador, se valvulado ou solid state só seu gosto/estilo vão dizer. Depois que tiver o amplificador que você quer, compre uma guitarra boa, não faz milagre, mas facilita muito na tocabilidade.

Só depois disso, você se preocupa com efeitos, antes de ter o básico, que é saber tocar, um bom amp e uma boa guitarra, não vale a pena se preocupar com efeitos.

MauricioBahia
Moderador
· votar

ricardocezario: Esse Meteoro Revolution Tube Drive é ruim demais.

Eu adorei! hehe É sério! Foi uma surpresa e tanto. É diferente de tudo que tenho! Cara, é questão de timbrar. Tenho quase certeza disso!

nichendrix: Talvez com o pedal valvulado dê uma coisa interessante, mas não sei se a zoom aguenta o sinal de entrada não, vai ficar muito alto.

Só testando!

Abs

ricardocezario
Veterano
# mar/12
· votar

MauricioBahia

Cara, eu odiei esse pedal, principalmente o canal 2! Mas claro, o resultado final é a soma de diversos fatores.

---------------------------------------------------------------------- ------------------------

Agora sobre a questão de uma multiefeitos digitais "clipar" com o uso de drives antes dela tambem me assusta.
To com uma Zoom G3 aqui, bem legal, mas tenho um medo absurdo de "tuchar" meus drives pra valer antes dela, vai que queima algo, sei lá...

MauricioBahia
Moderador
# mar/12
· votar

ricardocezario: To com uma Zoom G3 aqui, bem legal, mas tenho um medo absurdo de "tuchar" meus drives pra valer antes dela, vai que queima algo, sei lá..

Cara, você tem que ter medo é de Mula se Cabeça! ehehe

Abs

nichendrix
Veterano
# mar/12
· votar

ricardocezario
Agora sobre a questão de uma multiefeitos digitais "clipar" com o uso de drives antes dela tambem me assusta.

Isso acontece com analógicos também, não é exclusividade de digitais, a grande diferença é que nos digitais em geral tu tem como controlar isso de alguma forma, o que é uma vantagem em relação aos analógicos.

Essa questão de clipping + impedância é o que fazia com que muitos pedais antigamente tivesse que ser usados antes do Fuzz, como é o caso do Uni-Vibe, que em geral vinha antes porque ele não aguentava nem a impedância de saída e nem o nível de sinal dos fuzzes da época.

clebergf
Veterano
# mar/12
· votar

nichendrix

Cara, eu curto o som limpo do meu ampli e comprei ele principalmente por causa disso, ele não é um ampli top, mas estou satisfeito com o que ele me entrega por enquanto.
Com relação aos pedais, eu não tenho a intenção de construir um set de pedais de boutique, atualmente tenho um wah GCB95, Prodrive II, Artec delay, flanger Boss e um chorus da Furhmann e quero aproveitar a minha viagem e comprar um fuzz, um afinador, outro overdrive/distortion e um harmonizer/pitch shifter.
Além do fato de curtir os sons, também curto ter as latinhas e na medida do possível pretendo iniciar uma coleção delas... :D

Sobre a sua equação, ela está perfeita e é por isso que tenho me dedicado muito aos estudos, procuro estudar diariamente com as aulas e o suporte do Mateus Starling e estou curtindo a minha evolução.

A guitarra irei aproveitar a viagem e comprar uma semi-acústica provavelmente, e é isso...

Valeu pelas dicas. :)

nichendrix
Veterano
# mar/12 · Editado por: nichendrix
· votar

clebergf

No caso, o máximo que dá pra sugerir é tentar casar o fuzz com algum drive ou simulamp top de linha, mas ainda acho que boa parte desse dinheiro seria melhor investido em um amp que te dê realmente uma base muito boa. Seja ele SS ou Valvulado.

SS é complicado procurar distorção, alguns aceitam bem, como é o caso do Fender Deluxe 90 ou dos Line 6 Spider III, alguns não aceitam pedais bem nem com reza braba, mesmo entre os tops como o JC-120.

Como eu não sei em que ponta o teu amplificador está, fica difícil falar muito mais que isso, se embolar muito, tenta usar um OD ou Simulamp pra ver se resolve, mas fuzz não tem pra onde, é um dos poucos pedais que digo sem pena e nem dó que só realmente fica bom com um valvulado, as vezes nem isso.

Só que tem cabra que é tão macho que consegue domar os bichos em SSs, como é o caso do Dimebag Darrell.

ricardocezario
Veterano
# mar/12
· votar

MauricioBahia

Ta certo! hehe...Além disso na G3 é recomendado a ativação de um botãozinho na parte traseira da pedaleira para o uso de pedais antes dela.

nichendrix

Ta certo, mas o problema principal em um multi-efeitos digital seria apenas o clipping sonoro ou algum dano de hardware no mesmo?

clebergf
Veterano
# mar/12
· votar

nichendrix

Vc já testou ou escutou esse Borne?
Já me falaram, que guardadas as devidas proporções, ele lembra o Frontman.
A longo prazo pode ser que eu sinta a necessidade de um ampli melhor, mas por enquanto está de boa.

Com o Prodrive ele casou mto bem, curto mto a distorção que sai desse casamento, usando ele no canal limpo, no canal de overdrive não encontrei nenhuma combinação que me agrade.

Irei testar os Fuzz em Frontman lá e ver o que acontece qdo eu chegar em cs...xD

Drive30
Veterano
# mar/12
· votar

clebergf

cara, sem querer me meter e ja se metendo, voce disse que vai comprar 4 pedais la na gringa, o que vai dar na media uns 400 US$. Com essa grana ou talvez mais um pouco da para comprar um ampli legal hein...

desculpa mas quando o assunto eh ampli vs varios pedais eu sou sempre a favor do ampli.

jigo__
Veterano
# mar/12
· votar

Drive30
concordo plenamente, nunca vi um pedal q soasse tão bem qto o amp...

abçs

clebergf
Veterano
# mar/12
· votar

Drive30

Já desvirtuamos o tópico do bahia...xD
Fiquem a vontade para opiniões, sempre escuto e analiso tudo que me falam.

Então, não irá chegar a $400, irei gastar uns $250/$300.
Estava pensando em pegar um TRIAC -SAMSAMP e usar ele no loop e depois quando eu pegar o meu valvulado vendo ele...mas esse papo acho que deveria ir para outro tópico.

MauricioBahia
Moderador
# mar/12
· votar

clebergf: Já desvirtuamos o tópico do bahia...xD

hehehe. O tópico não é meu, mas do FCC e depois de 21 páginas acho não vai fazer diferença falar de assuntos, de certa forma, relacionados. :)

Abs

nichendrix
Veterano
# mar/12
· votar

ricardocezario

Cara, ao menos em teoria é possível causar algum dano pela entrada de um sinal muito alto no circuito, mas eu nunca vi acontecer e as poucas vezes que ouvi falar foi coisa do tipo meter o speaker out de um amp na entrada de um multi-efeitos.

Então não creio que nos usos normais, seja só clipping mesmo, mas sem saber o que o gear aceita de entrada, não tem como dizer.

clebergf
Vc já testou ou escutou esse Borne?

Nunca vi esse amp.

Drive30
Com essa grana ou talvez mais um pouco da para comprar um ampli legal hein...

Pois é, mais umas graninha e pega um Blues Jr ou um Vox AC-15.

Drive30
Veterano
# mar/12
· votar

clebergf

sansamp no loop? sei nao ...

enfim isso nao tem a ver com o topico. sobre fuzz nao tenho o que comentar, nao uso e nem curto muito.

koister
Veterano
# mar/12
· votar

olá à todos; gostaria de saber se o Swollen Pickle da Way Huge é bom
e se nao for, qual o melhor ou melhores para tocar o que eu gosto

PS: Gosto De Hendrix até Zeppelin, por isso,quero um fuzz versátil

desculpa postar novamente, mas vcs nao responderam antes!

nichendrix
Veterano
# mar/12
· votar

koister

A Way Huge faz pedais legais, nunca toquei nesse, fica difícil dizer se é útil pro que tu quer, embora eu ache que nenhum vai satisfazer muito isso, a menos que pegue um dos mais opções de configuração.

Msess
Veterano
# mar/12
· votar

eu queria saber o que acontesse dentro do pedal pra sair aquele som?

nichendrix
Veterano
# mar/12 · Editado por: nichendrix
· votar

Msess

Basicamente parte do circuito vai amplificar o sinal de entrada e a outra parte vai cortar ele radicalmente transformando a senoide em onda quadrada ou quase isso.

Basicamente a diferença entre um fuzz, um distortion e um overdrive é até que parte da senoide eles cortam. O overdrive vai cortar só a pontinha, o Distortion vai cortar um pouco mais que isso, o Fuzz corta o suficiente pra deixar de ser uma senóide.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Fuzz Club - Dicas, truques e sugestões dos apaixonados por fuzz!