Fuzz Club - Dicas, truques e sugestões dos apaixonados por fuzz!

Autor Mensagem
Saul Morello
Veterano
# mar/12
· votar


Qual a diferença entre fuzz de germanium e silicio?



Vlw o/!

nichendrix
Veterano
# mar/12
· votar


oldschoolgod
O gilmour usava os amps SEMPRE limpos. Todos os amps distorcem, só que ele nunca o fazia, ele usa sempre uma base limpa.

No auge do PF ele tinha meia dúzia de pedais de volume no board e 3 sets com um par de Hiwatts alimentando cada caixa, será que tem alguma relação?

Na boa, ele tinha vários line selectors no rig do PF só pra mudar entre amps limpos e sujos.

Quando você pensa em Page pensa sempre em muff né?! Porque ele não é reconhecido por usar o tonebender...

Na verdade quando eu penso em Tonebender eu sempre penso é no Jeff Beck e no Keith Richards e não no Page, que não é o nome que me vem a cabeça quando penso em Fuzzes e sim em Marshalls no talo.

Os FF MI audio não têm reconhecimente lá fora não.

Rapaz, a MI Audio não tem um Fuzz Face, ela os fuzzes dela não são baseados em nenhum fuzz vintage. Só que os 8 controles deles te permitem moldar o fuzz de N formas, inclusive fazer eles soarem com Fuzz Face, Tonebenders e até Muffs.

No fim eu realmente me importo pouco com o que a internet diz sobre qualquer coisa, eu só confio nos meus ouvidos, por isso raramente dou pitaco em gear que não conheço de jeito nenhum.

nichendrix
Veterano
# mar/12
· votar


Saul Morello
Qual a diferença entre fuzz de germanium e silicio?

Silicio dá mais distorção e tem o som mais ardido, mas é mais fácil de controlar no geral. Germanio tem menos distorção, tem o som um pouco mais redondo, mas mais difícil de controlar, outro fator é que dois pedais iguais com o mesmo tipo de transistor de germanium vai ser diferente, porque o germanio é um metal instável, enquanto o silicio é estável então 10 pedais iguais com o mesmo tipo de transistor, vai ter som igual ou pelo menos quase igual.

luiztx
Veterano
# mar/12
· votar


Saul Morello
cara, como se trata de som, seria pouco objetivo explicar com palavras, então vou dar minha opinião, eu particularmente gosto mais de fuzzes de germanio, estou em vista de comprar um analogman sun face nkt275, que dos fuzzes de germanio ou silício q eu ouvi, foi o que me soou melhor, penso em um dia ter o sunface, o big muff com tone wicker e um da mjm (não me recordo, mas é o tonebender deles), ai acho que estaria super bem servido de fuzzes..
mas sério, você vai ouvir coisas como, o de germânio é mais dinâmico, mais sensivel a mudanças de temperatura e umidade, ou que os silicio são mais faceis de domar, ou que tem mais ganho, mas o melhor jeito mesmo é testar, que é o que eu tenho que fazer com o sunface, coisa que não será facil de fazer..

nichendrix
Veterano
# mar/12 · Editado por: nichendrix
· votar


Saul Morello

Tu quer fuzzes e quer ver as diferenças de germanium e silicio. Dá uma olhada nos MI Audio. Acho mais vantagem que pegar qualquer clone de Fuzz Face, Tone Bender ou Muff, e são duas das melhores aquisições que fiz na vida.





Por serem designs originais e não cópias e por terem uma gama enorme de controles, é dificil pensar em um som de fuzz que tu não consiga reproduzir com eles dois.

Tem um ultimo controle que não é mostrado nos vídeos que é o trimpot que limita o ganho que fica dentro do pedal, porque ele pode ficar na faixa de ganhodos fuzzes vintage, mas pode ficar um pouco abaixo ou até 20db de ganho acima deles.

Se realmente quiser entrar nessa onda de pedais de boutique cópias do fuzz face, recomendo o MJM London Fuzz, que hoje é o fuzz face que escolhi pra mim.




Da MJM eu tenho tanto os dois London (silicio e germanium), quanto os dois Brit Bender (copias dos tone bender), são ótimos pedais pra quem só quer esses sons.

Pra tocar acompanhado eu prefiro ter o Neo Fuzz e um Big Muff, já que um problema pra tocar com fuzz é se destacar no meio duma banda, porque sempre ou vai 8 ou 80 e esses dois são mais tranquilos de "me achar" numa mix.

Saul Morello
Veterano
# mar/12
· votar


nichendrix
luiztx
Saquei a diferença de ambos! Valeu pessoal!


nichendrix
Particularmente gostei mais do fuzz de germanium, achei o som mais equilibrado,na minha opinião, e curti dos três o neo fuzz da MI achei ele mais versátil e com um timbre mais abrangente.

Vlw o/

luizvaz
Veterano
# mar/12
· votar


O Fulltone Soul-Bender não é Fuzz ?

Eu tenho um, recém adquirido (e outros Fuzz tb), pesquisei bastante aqui no fórum , mas pouco se fala dele, tive de comprar pelo meu ouvido me guiando pelo youtube.

Ele é de germanium e soa bem Fuzz pra mim.

Possui bastante ganho e é bem indomável para alguns, esse é o ponto alto pra mim.

Abraços a todos !

MauricioBahia
Moderador
# mar/12
· votar


Sobre fuzzes é bom lembrar que o Barber Trifecta é um 3 em 1 hein! Por isso, acho um bom negócio, até pq a Baber é uma marca de responsa. :)

"The Trifecta's three classic fuzz circuits are based off of the [b]triangle style pi sound, the Jumbo Bender style and the Suppa Bender style with our unique mods and superior build quality. These three classic circuits all were very close to each-other except for clipping sections (the fuzzy stuff) being omitted or added. We thought, why not make it a Trippy Fuzz party and give the players all three for the price of one!"[/b]

Bom, já falei isso...

oldschoolgod
Veterano
# mar/12
· votar


luizvaz
O Fulltone Soul-Bender não é Fuzz ?
Sim o foulltone soul-bender é um clone de um tone bender, portanto é fuzz.

MauricioBahia
Sobre fuzzes é bom lembrar que o Barber Trifecta é um 3 em 1 hein! Por isso, acho um bom negócio, até pq a Baber é uma marca de responsa. :)
Não acho grande piada a esses negócios que se propõe a fazer tudo, acabam por simular um pouco cada um mas não fazem bem.
Se é para ser um fuzz versátil, usa um MI audio (como o nicohendrix sugeriu), não é baseado em nenhum mas tem um longo range. Ou então um Blackout effectors Musket fuzz (também é bastante versátil, tem uma serie de aspectos que pode tweakar).

Mas se quer um fuzz face, não há que enganar Analogman Sunface.

nichendrix
Veterano
# mar/12 · Editado por: nichendrix
· votar


oldschoolgod
Mas se quer um fuzz face, não há que enganar Analogman Sunface.

Cara, na boa, o Sunface não é lá essas coisas não. É um ótimo pedal que faz uma releitura moderna do Fuzz Face, mas não vai além disso e nem de longe compara com o Fuzz Face original.

O pedal surgiu em parte porque o Mike Piera, dono da Analogman tinha um fuzz face vintage que já estava dando problemas por conta da idade e do uso e passou a modificar outros fuzz faces, novos e vintage pra dar o som parecido com o dele (uma das principais características dos FF originais é que não existem dois FF iguais).

A partir daí ele fez uma cópia do FF dele e começou a mexer no circuito pra melhorar algumas coisas que ele achava ruins. um belo dia ele topou com um lote de transistores iguais ao do Fuzz Face dele, que eram os NKT272, nem todos os FF vinham com esses transistores, mas ele gosta do som deles e a partir daí começou a produzir o Sunface.

Enfim, longe de ser uma cópia fiel dos Fuzz Faces originais, eles são uma releitura, uma releitura interessante, mas no quesito ser igual ao original os únicos que eu aposto são os Dallas Arbiter Reissue, os Dunlop/MXR e os MJM, todos usam o mesmo circuito Fuzz Face original, cada um tentando reproduzir as características de algum exemplar específico pra estudos, mas garantindo um grau de variabilidade menor que os originais.

Não acho grande piada a esses negócios que se propõe a fazer tudo, acabam por simular um pouco cada um mas não fazem bem.

Rapaz, no caso do Trifecta ele realmente consegue capturar muito mais desses pedais do que muito clone de boutique e olha que eu tive com o pedal pouco mais de 15min.

MauricioBahia
Moderador
# mar/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


oldschoolgod: [...]acabam por simular um pouco cada um mas não fazem bem. [...] Mas se quer um fuzz face, não há que enganar Analogman Sunface.

Tô satisfeito com o Trifecta mas valeu pela dica. Afinal, para cada equipo há uma resposta diferente do conjunto e isso inclui o guitarrista e sua pegada. Provavelmente divergimos nesses pontos, o que é normal. Não dá pra "cravar" se algo faz melhor ou pior só pq eu ou você usamos, mesmo sendo o mesmo pedal.

Abs

ricardocezario
Veterano
# mar/12
· votar


Olha, tenho um Zvex Fuzz Factory e me sinto muito bem servido com o mesmo.

Uso ele em uma configuração em que se você prestar bastante atenção vai sentir uma leve presença de oitava. Sensacional mesmo!

Consigo timbres muito diversos e dentre as loucuras do pedal existem muitas configurações que se assemelham a fuzzes diversos, porém segundo a própria Zvex o projeto do Fuzz Factory é próprio, não se baseando em nenhum outro pedal de fuzz existente.

luiztx
Veterano
# mar/12
· votar


Afinal o sunface presta ou não presta??
gostei muito do que ouvi em vídeos, mas gosto de ouvir as opiniões também.. queria um fuzz face com mais versatilidade pra futuramente fazer companhia pra um big muff com tone wicker..

MauricioBahia
Moderador
# mar/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


O grande lance é tirar um som bacana. Pra mim não importa se é silício, germânio, 3 em 1, TBP... Esse papo de "melhor/pior", no meu entender é até meio sem cabimento. Cada tem um gosto, ouvidos e equipo diferentes. Além disso, o grande barato é a diferença!

luiztx
Veterano
# mar/12
· votar


MauricioBahia
penso assim também, mas sei lá né, analogman num é uma marca muito facil de achar pra testar, e pro meu pobre conhecimento em fuzzes, os vejo como divididos em muffs e fuzz faces, e gosto bastante dos sons dos dois pra fins específicos ou mais gerais se usados com pouco ganho em cima do drive do ampli..
ai pensei na combinação sunface + big muff c/ tone wicker pq ai acho que teria algo bom e pegasse um range grande de possibilidades de som de fuzz..

nichendrix
Veterano
# mar/12
· votar


ricardocezario

O Fuzzfactory é um pedal legal, meio arredio e difícil de domar no começo, mas depois de domados são uma beleza, no caso os MI Audio são na mesma filosofia, mas são mais fáceis de domar.

MauricioBahia
Moderador
# mar/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


luiztx
nichendrix

Fuzz é o capeta. Eu tenho um fuzz que é demais, do Ed Mod Shop, com Tone Stack Hiwatt, basta virar uma chavinha. Simplesmente cada grau que você dá nos knobs (inclusive os da guitarra) ele varia drasticamente. Se tiver um pedal antes dele com bypass eletrônico fica estridente e alto pra cacete. Não sei o que fazer com esse fuzz! Mas o problema não é o pedal, mas EU!!!!!!!!! hehe E isso, acredito, ser 90% dos casos dos usuários de fuzz. É um pedal muito agressivo/arredio às vezes. Mas também quando soa bem é, pra mim, O santo graal dos pedais!

Ex:



Abs

nichendrix
Veterano
# mar/12
· votar


MauricioBahia

Rapaz, esse negão no show do Clapton de Sampa tava encapetado viu, não era normal os timbres que ele tivrava não, e o pessoal fala tanto de amp de 100W pra estádio e ele com um de 22W.

luiztx
Veterano
# mar/12
· votar


MauricioBahia
com ele eu cheguei a pensar em pegar o ed's fuzz, que ele me jurou que faz tudo o que o sunface faz, mas sei lá, queria um fuzz face com muita qualidade, e que desse uma gama razoável de timbres, o que eu curto que vai fuzz é principalmente hendrix e eric johnson, mas eu curto experimentar combinações e coisas assim, pra tocar (tentar) as musicas deles com um timbre mais meu mesmo.. daí eu demooooooooooooro pra escolher pedal, tipo chorus e delay são pedais que eu to sofrendo pra escolher, mas isso fica pra outro tópico..

MauricioBahia
Moderador
# mar/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


nichendrix: não era normal os timbres que ele tivrava não, e o pessoal fala tanto de amp de 100W pra estádio e ele com um de 22W.

Pois é. A galera, com todo o respeito viaja nessa coisa de potência máxima, quando o importante é proficiência máxima! hehe

ps. e eu perdi o show dele aqui no Rio... SHIT!

luiztx

O Fuzz do Ed é um luxo, mas é algo do tipo: "vou tirar um tempo pra domar o bicho". Isso eu falo em relação ao setlist que toco. No final das contas eu ainda quero encaixá-lo no set, mas e o tempo pra testar? heeh

Abs

nichendrix
Veterano
# mar/12
· votar


luiztx
mas sei lá, queria um fuzz face com muita qualidade, e que desse uma gama razoável de timbres,

São duas qualidades que eu realmente tenho dificuldade de associar a um Fuzz Face, na boa o pedal tem 4-5 componentes no máximo, é difícil ter grandes diferenças de qualidade aí.

Justamente por ter poucos componentes, eles nõ tem muita variações de timbres não, em geral existe muita variação entre um exemplar e outro por conta de não existir dois transistores de germanium do mesmo tipo e fabricante que soem iguais. Mas uma vez dentro do pedal, já era, acabou, é aquele som e zéfini.

pra escolher pedal, tipo chorus e delay são pedais que eu to sofrendo pra escolher, mas isso fica pra outro tópico..

Cara, Delay vá de Line 6 DL6 Delay Modeler, não tem muito erro em escolher esse pedal, poucos oferecem tantas opções como ele.

Chorus, vai depender do que tu quer.

MauricioBahia
Pois é. A galera, com todo o respeito viaja nessa coisa de potência máxima, quando o importante é proficiência máxima! hehe

Nisso e nessa idéia de clones de boutique, me lembra aquele documentário do fuzz, onde o cara se indaga, como que alguém pode sentir falta de um componente que ele nem sabe pra que serve?

Inclusive ele afirma com todas as letras que todo mundo hoje exige um true bypass, mas quase ninguém conseguiria ver a diferença de ter um ou não.

ps. e eu perdi o show dele aqui no Rio... SHIT!

É aí foi vacilo.

MauricioBahia
Moderador
# mar/12
· votar


nichendrix: como que alguém pode sentir falta de um componente que ele nem sabe pra que serve?

Cara, o fato é que tem pouco guitarrista pra muito equipo hoje em em dia. O FCC é uma prova viva disso, com todo o respeito.

Abs

ricardocezario
Veterano
# mar/12
· votar


MauricioBahia

Sempre que vejo esse video especifico me arrepio no solo ali pelos 3:55!

MauricioBahia
Moderador
# mar/12
· votar


ricardocezario

E ele não fez nada fora do comum, mas ficou fora do comum! heheh!

:)

ricardocezario
Veterano
# mar/12
· votar


MauricioBahia

Nada fora do comum mesmo, mas é inexplicavel...hehe

Toda vez que escuto GC Jr. penso em comprar um Octa-Fuzz da Fulltone! Será que tiro metade desse timbre? Bom, deixa pra lá...

nichendrix
Veterano
# mar/12
· votar


MauricioBahia
Cara, o fato é que tem pouco guitarrista pra muito equipo hoje em em dia. O FCC é uma prova viva disso, com todo o respeito.

Eu nem acho que o negócio seja excesso de gear, acho que é algo bem parecido com a crise imobiliária americana.

Primeiro criou-se o mito que os equipamentos de antigamente eram mais caros (na crise foi de que imóveis sempre se valorizam).

Em seguida as pessoas que tinham equipamentos vintage começam a inflacionar o preço em função da procura maior que a oferta (na crise as pessoas que tinham pego emprestimos pra imóveis vendiam pelo valor total do empréstimo incluindo os juros, sem descontar a amortização e ou seja enrolavam o comprador pra ter lucro, já que o valor real do imóvel não inclui juros)

Daí surgem pessoas que dizem que fazem pedais iguais a antigamente por terem um processo misterioso que deixa os pedais melhores sem mudar nada no projeto original (na crise, as pessoas que pegavam o imovel pelo preço maior, tiravam um empréstimo para fazer uma benfeitoria e vendiam pelo preço dos dois empréstimos somados, novamente sem tirar os juros).

Na crise uma hora os imóveis estavam tão inflacionados, que as pessoas não tinham como pagar os empréstimos dos seus imóveis, o que fez elas venderem seus imóveis para quitar os emprestimos muito altos, mas isso aumentou demais a oferta e derrubou os preços, forçando o povo a vender os imóveis por um preço menor para não ir à bancarrota e deixando os bancos com prejuízo descoberto enorme, gerando uma crise global.

No caso dos pedais daqui um dia todo mundo vai fazer pedal de boutique e vão existir tantos desses, que os preços vão despencar e quem comprou vai ficar no prejuizo.

Ou como diz o cara lá no documentário do fuzz, ninguém tá nem aí pro timbre, quando o assunto é gear o que interessa é por quanto eu vou vender na hora de ter que me livrar deles, aí tu inventa que tem algum componente mágico ali dentro e todo mundo passa a querer aquilo.

ricardocezario
Toda vez que escuto GC Jr. penso em comprar um Octa-Fuzz da Fulltone! Será que tiro metade desse timbre? Bom, deixa pra lá..

Ele usou no show de sampa um Fuzz Face Dunlop padrão, sem mods.

luiztx
Veterano
# mar/12
· votar


nichendrix
entendo, como eu disse sou um ignorante em fuzzes, o que eu sei é que o som do fuzz face me agrada e o do big muff também me agrada, e quanto ao delay, na verdade estou a procura de 2, um analógico e um digital com um monte de opções, presets, tap tempo, e essas firulas todas, acho que ai eu posso me divertir bastante.

Mas enquanto isso vou lendo esse tópico (que li quase inteiro) pra tentar aprender mais sobre fuzz e ainda sobre fuzz, o que que é esse neo fuzz, que som incrível, acho que tenho dificuldade em comprar equipamento porque escolho demais, e chega num ponto que o que muda são funcionalidades diferentes, mas tudo em altíssimo nível.

nichendrix
Veterano
# mar/12
· votar


luiztx
na verdade estou a procura de 2, um analógico e um digital com um monte de opções, presets, tap tempo, e essas firulas todas, acho que ai eu posso me divertir bastante.

Cara, delay analógico é bobagem, é muito trabalho pra pouco benefício. Pega um bom delay digital que emule delays analógicos. No caso do Delay Modeler da Line6, ele tem simulações dos 4 principais delays analógicos, sendo dois de delays de fita.

Se ele é bom o suficiente pra estar no board de artistas que vão de Jimmy Page e Paul McCartney até The Edge e Metallica, dificilmente tu vai precisar de algo mais que esses caras.

oldschoolgod
Veterano
# mar/12
· votar


nichendrix

Cara, delay analógico é bobagem, é muito trabalho pra pouco benefício. Pega um bom delay digital que emule delays analógicos. No caso do Delay Modeler da Line6, ele tem simulações dos 4 principais delays analógicos, sendo dois de delays de fita.

Acho que não vou discutir mais consigo, já vi que você é muito apologista das modernices deste mundo. Comprar um delay analogico básico (um carbon copy ou um memory boy) com um modo analógico de um DD-7, é simplesmente tão diferente. Não consigo usar o DD-7, no entanto antes de vender o memory boy abusava dele. Só o troquei por um melhor.

nichendrix
Veterano
# mar/12 · Editado por: nichendrix
· votar


oldschoolgod
Acho que não vou discutir mais consigo, já vi que você é muito apologista das modernices deste mundo. Comprar um delay analogico básico (um carbon copy ou um memory boy) com um modo analógico de um DD-7, é simplesmente tão diferente. Não consigo usar o DD-7, no entanto antes de vender o memory boy abusava dele. Só o troquei por um melhor.

Cara, na ba, eu já tive o DM-2 e o DM-3, o Carbon Copy, o Guyatone TD-X (Delay Analógico valvulado) e io Deluxe Memory Man.

São pedais legais, mas que não tem muito uso pra 90% do que tu vai tocar, eles degradam o som, não são precisos nas repetições, e dependendo do que vem antes deles na cadeia dão um trabalho danado pra regular.

Então pra mim a menos que tu só toque Indie Rock e cover de bandas dos anos 60 e e comecinho dos anos 70, eu não recomendo.

E eu já testei as simulações do Delay Modeler da Line 6 do lado do DM-2 e do Deluxe Memory Man e sinceramente, foi o ponto decisivo pra eu mandar os dois pro espaço e pegar ele.

E venhamos e convenhamos, se tu pegar um delay mais top, como o DL4, os Guyatone, T.C. Electronics, T-Rex ou Eventide e comparar o modo analógico deles com os originais a distância é pequena. O DD7 não presta nem mesmo o som do digital, quem dirá do modo analógico.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fuzz Club - Dicas, truques e sugestões dos apaixonados por fuzz!