Fuzz Club - Dicas, truques e sugestões dos apaixonados por fuzz!

Autor Mensagem
João_Luiz
Veterano
# mar/12
· votar


Ontem postei um vídeo do Leviathan Wampler Fuzz no You tube.

Gravação rápida, com apenas uma configuração: Gibson Les Paul + Hot Rod Deluxe.

Espero que enriqueça o tópico.

Abraço!



tomatelol
Veterano
# mar/12 · Editado por: tomatelol
· votar


Só o amp e a guita já vale a gravação

oldschoolgod
Veterano
# mar/12
· votar


lipe_2104

A idéia de ter um fuzz normal, um fuzz com oitava e uma distorção vintage agradou ehhe. Mas e o som do fuzz? Alguém sabe se é legal? Vi um sample do proguitar shop mas não deu pra ter muita idéia de como é. Será que o som se aproxima do Fuzz Face da dunlop?


O que é um fuzz normal? Um big muff, um fuzz face, um tone bender, um maestro FZ, etc. Tem tanto tipo de fuzz.

Esse dunlop fuzz face não é nada de especial, muito mau mesmo, não é um fuzz face verdadeiro. A dunlop tem um outro fuzz face jh-f1 acho eu, que é uma edição do hendrix, esse já é um fuzz face aceitável. Mas para fuzz face tem outras opções melhores. Claro que sempre muito caras.

oldschoolgod
Veterano
# mar/12
· votar


koister

o fuzz factory(que eu to querendo comprar) é versátil??
eu quero tocar Jimi Hendrix ,Led Zeppelin essa coisas.ja vi uns reviews na net mais nao deu pra ter uma noção exata do poder do carinha


O fuzz factory é um fuzz mais moderno não tem nada a ver com, hendrix e zep. Sugiro um fuzz face BOM para hendrix e um tonebender BOM para Zep

murilo97

Pessoal,
Qual a diferença entre o Big Muff e o Little Big Muff?

MauricioBahia
Acho que só o tamanho da caixa mesmo...
O little big muff é muito diferente do big muff actual da Electro Harmonix.
Procura outras alternativas ao big muff actual da EHX, tem uns clones bem melhores. não tem ponta por onde se lhe pegue, não faz jus ao nome.
Este Blackout Effectors Musket é um big muff muito versátil.

nichendrix
Veterano
# mar/12
· votar


oldschoolgod
O fuzz factory é um fuzz mais moderno não tem nada a ver com, hendrix e zep. Sugiro um fuzz face BOM para hendrix e um tonebender BOM para Zep

Eu recomendaria um Big Muff pros dois, já que os dois usaram Muffs em algum ponto da carreira.

O little big muff é muito diferente do big muff actual da Electro Harmonix.

O circuito é basicamente o mesmo, tem diferenças, mas não são lá muito grandes não.

oldschoolgod
Veterano
# mar/12
· votar


nichendrix
Eu recomendaria um Big Muff pros dois, já que os dois usaram Muffs em algum ponto da carreira.
O Page nunca usou um muff, pelo menos nos Zep. O hendrix começou a usar o muff pouco antes de morrer. Os 3 álbuns dos Hendrix Experience são com fuzz face e não com big muff.


nichendrix
O circuito é basicamente o mesmo, tem diferenças, mas não são lá muito grandes não.
As diferenças são as suficientes para ser um pedal totalmente diferente.

MauricioBahia
Moderador
# mar/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


oldschoolgod: O little big muff é muito diferente do big muff actual da Electro Harmonix.

Qual é a diferença e pq ela o torna melhor?

Abs

oldschoolgod
Veterano
# mar/12 · Editado por: oldschoolgod
· votar


MauricioBahia
Qual é a diferença e pq ela o torna melhor?
Calma lá, não o torna melhor. Torna-o diferente. Não gosto de nenhum dos dois.

O little big muff é mais fininho, tem menos ganho e é um pouco mais controlável que o standard.

MauricioBahia
Moderador
# mar/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


oldschoolgod: Calma lá, não o torna melhor. Torna-o diferente. Não gosto de nenhum dos dois.

Ah sim!!! Desculpe! Eu o interpretei mal. Se são diferentes, pra mim tá bom. hehe

O little big muff, é mais agressivo, mais trebly e mais controlável que o standard

Bacana!

Valeu pelas dicas!

Por sinal, estou esperando chegar esse http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/246320/p15#8125573

e esse http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/246320/p15#8125998

nichendrix
Veterano
# mar/12
· votar


oldschoolgod
As diferenças são as suficientes para ser um pedal totalmente diferente.

Sinceramente, aqui eu digo com todas as letras, nem tu nunca teve os dois e nem tu nunca aprendeu a ler um esquema elétrico.

São diferentes sim, mas as diferenças do projeto passam em longe de ser algo que os tornem totalmente diferentes. No máximo dá pra dizer que são o mesmo circuito, mas com algumas modificações no funcionamento de alguns dos controles.

Aliás, você mesmo fala isso bem aqui: O little big muff é mais fininho, tem menos ganho e é um pouco mais controlável que o standard. Isso se deve basicamente aos 2 componentes que eles tem diferentes.

O Page nunca usou um muff, pelo menos nos Zep. O hendrix começou a usar o muff pouco antes de morrer. Os 3 álbuns dos Hendrix Experience são com fuzz face e não com big muff.

Sim, ele usou Muff no final, mas a maioria dos sons de fuzz face de silicio dele, dá pra tirar tranquilamente com um Big Muff e mesmo alguns dos sons de germanium.

E o Mike Matthews fez um dos primeiros Muffs pro Page. Mesmo o Tone Bender sendo o fuzz principal, ele usou Muffs, Maestro, Roger Mayer, Univox entre outros fuzzes.

E na boa, embora dê um certo trabalho, é mais fácil fazer um Muff soar como um Tone Bender e um Fuzz Face do que fazer o esses dois soarem como um Muff e falo isso porque já tive 2 fuzz faces da Dunlop (germanium e silicio), e hoje tenho um par de Tone Benders da MJM, os Brit Bender (Tone Bender MkII) e Brit Bender II (Tone Bender MkII), e um London Fuzz de germanium.

No board quase sempre termino usando o Muff justamente porque com dá pra imitar esses sons com o Muff, mas se eu tiver que usar um som de Muff no meio da música, não dá sem o próprio.

Saul Morello
Veterano
# mar/12
· votar


Fala pessoal! To afim de um fuzz pra dar aquele timbre meio abafado e doce do Eric Johnson,sei que tem varios fatores que influemciam nos mesmos mas eu queria um timbre parecido e não igual até pq eu não curto delay e vo ter um som bem cru msm!

Estou entre.o Big Muff da EHX e o fuzz face da Dunlop!


Vale ressaltar que o amp sera um vox ac15!

Vlw o/

nichendrix
Veterano
# mar/12
· votar


Saul Morello
Estou entre.o Big Muff da EHX e o fuzz face da Dunlop!

Cara, é bem complicado essa pergunta, visto que teu set é todo diferente do cara, mas pro som do EJ, o Fuzz Face seja mais indicado, no geral o Muff é mais versátil, mas mesmo no minimo tem muito drive e só fica realmente bom com power do amp distorcendo, assim você consegue aquele sustain "infinito" que ficou famoso com o Santana e o David Gilmour, então pra baixos volumes eu não indico ele.

O Fuzz Face (e o Tone Bender) também só ficam 100% com o power distorcendo, mas não mudam tanto o comportamento quando tocados em volumes baixos a moderado.

Saul Morello
Veterano
# mar/12
· votar


nichendrix
Realmente,meu set perto dele não tem nada! Vale salientar que estou ainda na pesquisa até pq tenho prazo de 1 ano para comprar o mesmo. Não sabia que o Carlito Santana usa fuzz mesmo curtindo o som dele a bastante tempo! Eu na verdade procuro um timbre meio abafado e doce do EJ e o ganho e médios do CS,que são atualmente minhas maiores influências (passei a fase de fritador \o/).

Na verdade nunca almejei o timbre de artista algum, até porque sei daquele blábláblá todo sobre pegada e etc, quero tirar um timbre próprio com minhas caracteriscas e também meus gostos (telecaster+valvulado britanico (vox)+fuzz+overdrive de vem em quando+wha+reverb)

nichendrix
Veterano
# mar/12
· votar


Saul Morello

Cara , o EJ usa um Fuzz Face, o Santana, no tempo do Abraxas e outros clássicos dele usava um Big Muff que dependendo da regulagem vai ficar mais perto de um distortion do que de um fuzz. Só que como disse, é um pedal que só fica bom com o power distorcendo, para volumes baixos na praia do Muff eu recomendaria um Rat.

Led Zé
Veterano
# mar/12
· votar


nichendrix
Ah, velho ...sei lá. Eu tenho um Big Muff e não consigo fazer ele soar como fuzz face ou tone bender. Abaixo o sustain, abaixo o knob de volume da guita e o bicho ainda continua com uns graves meio rebeldes. Não sai um timbre Hendrixiano ou Led I e II do meu Muff não...Já fucei de tudo quanto é maneira e estou até dispoto a compra um fuzz da PLAN9, que é uma empresa brasileira que faz réplicas do Suppa Fuzz do Page, conhece?

Saul Morello
Veterano
# mar/12
· votar


nichendrix
Pois então irei de fuzz face! Se for pra ficar com cara de distortion compro logo o RAT que é um dos meus favoritos!

Saul Morello
Veterano
# mar/12
· votar


nichendrix
Só uma comparação rapida. No caso do Big Muff ele teria tanto ganho quanto o octafuzz da NiG? Já ouvi o do NIG de perto em um workshop do Zé Filho e ele não tem som de um fuzz rasgado,tipo hendrix,led,etc, soava mais como uma dist mais vintage tipo um overdrive mais nervoso e com mais ganho.

Saul Morello
Veterano
# mar/12
· votar


MauricioBahia
Deus do ceu! O timbre desse fuzz da fulltone é sem precedentes! Muito legal!

nichendrix
Veterano
# mar/12 · Editado por: nichendrix
· votar


Led Zé
Já fucei de tudo quanto é maneira e estou até dispoto a compra um fuzz da PLAN9, que é uma empresa brasileira que faz réplicas do Suppa Fuzz do Page, conhece?

Conheho o Super Bender, tenho um MJM recriando eles, mas essa PLAN9 eu nunca nem ouvi falar.

Ah, velho ...sei lá. Eu tenho um Big Muff e não consigo fazer ele soar como fuzz face ou tone bender. Abaixo o sustain, abaixo o knob de volume da guita e o bicho ainda continua com uns graves meio rebeldes. Não sai um timbre Hendrixiano ou Led I e II do meu Muff não...

Pois sinceramente o primeiro som que eu tirei com ele foi tocar Red House, Fire e Voodoo Chile (Slight Return) na versão do Live at Woodstock. É um pedal arredio e pra aprender a usar tem que estar disposto a fuçar bastante.

Eu ligo ele no meu Marshall com grave no 9, médio e agudo no 6 e Presence no 5. Volume do Muff por volta de 10-11h, se tu quer um som mais abafado a la Fire, pode deixar o tone por volta de 10h e quiser algo mais gritado como em Voodoo Chile e Purple Haze é só botar o tone por volta de 1h.

Se tu quiser um som bem na praia de Misty Mountain Hop do Led é só botar o volume em 1h, o tone em 11h e o sustain em 11h.

Ele dá muito mais trabalho pra regular é nos meus Fender, porque por terem bem mais agudo, se não cuidar fica muito agudo, mas também não é nenhum bicho de sete cabeças depois de 15 anos usando esses o Muff.

nichendrix
Veterano
# mar/12 · Editado por: nichendrix
· votar


Saul Morello
Só uma comparação rapida. No caso do Big Muff ele teria tanto ganho quanto o octafuzz da NiG?

Nunca usei o NIG pra comparar.

Já ouvi o do NIG de perto em um workshop do Zé Filho e ele não tem som de um fuzz rasgado,tipo hendrix,led,etc, soava mais como uma dist mais vintage tipo um overdrive mais nervoso e com mais ganho.

Cara, o Muff consegui ser rasgado a ponto de ficar esganiçado, o controle de tonalidade dele vai do cavernoso a la Black Sabbath (a musica no original dos anos 70) até os gritados a la Voodoo Chile e Star Spangled Banner do Hendrix.

Agora ele tem um ganho absurdo mesmo com o sustain no zero, ele fica com características mais puxadas pro distortion se tu usar ele com o power distorcendo, isso traz muita definição pros Muffs, tanto que é a única forma de conseguir aquele som cantado do Gilmour no Animals.

Saul Morello
Veterano
# mar/12
· votar


nichendrix
Dio Mio! Então ele não faz meu estilo,atualmente quero ter um fuzz que soe com não tanto ganho tipo Bonamassa e EJ.

nichendrix
Veterano
# mar/12
· votar


Saul Morello

Cara, mas eles tem muito ganho, a diferença é que eles sabem usar o pot de volume da guitarra pra reduzir. A maioria dos Fuzzes se tu diminuir o volume vai virando um distortion ou overdrive.

Saul Morello
Veterano
# mar/12
· votar


nichendrix
Compreendo. Mas vamos ver no que dara né?


Vlw o/

nichendrix
Veterano
# mar/12
· votar


Saul Morello

Só que como disse, como os caras que tu quer, usam FF, ele fica sendo meio que a opção obvia né?

MauricioBahia
Moderador
# mar/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Saul Morello: Deus do ceu! O timbre desse fuzz da fulltone é sem precedentes! Muito legal!

Tesão esse pedal!!! Vamos ver na minha mão! :) É bem capaz do meu set se resumir a este pedal e o Blues Junior mais um delay...

Abs

MauricioBahia
Moderador
# mar/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Samplezin,,, com o Fuzz da Giannini:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/248162/

Abs

Saul Morello
Veterano
# mar/12
· votar


nichendrix
Sim! Eu irei de fuzz face mesmo! Ouvi uns samples dele no y2b e já ta confirmado!

MauricioBahia
Até a parte do blues jr eu tinha curtido mais dps do delay...hehe brincadeira! Eu não curto delay acho muito viajado pra mim '-'


Vlw o/

oldschoolgod
Veterano
# mar/12 · Editado por: oldschoolgod
· votar


nichendrix


Agora ele tem um ganho absurdo mesmo com o sustain no zero, ele fica com características mais puxadas pro distortion se tu usar ele com o power distorcendo, isso traz muita definição pros Muffs, tanto que é a única forma de conseguir aquele som cantado do Gilmour no Animals.


O gilmour nunca usava o power distorcendo, era sempre hiwatts e twin reverbs, alguns dos amps mais limpos que há. Ele usava um Colorsound Power Boost para boostar o muff para trazes definição.
Qualquer TS antes de um muff acho que faz um bom trabalho a trazer alguma claridade e definição ao muff, e a corrigir alguns graves mais rebeldes.

Agora Page nunca usou muffs, em nenhum album de Zep. E só usou tonebender no primeiro álbum e algumas musicas do segundo. Todos os outros pedais, foram pedais que ele poderia ter exprimentado, mas nunca houve ligação. Na verdade nem o muff nem o fuzz face é reconhecido como um pedal de Page.

Acho que o fuzz face é o pedal mais versátil de fuzz para mim, gosto imenso da conjugação com volume da guitarra. O muff não chega perto do brilho que um Fuzz face pode ter, nem chegar a um tone bender. Simplesmente não tem brilho nem definição para tal. O muff tem outro uso, eu adoro o meu Russo!


Saul Morello
Se vai comprar um fuzz face, compra um bom senão vai-se desiludir. Não gosto muito do fulltone 70's para fuzz face, já um fulltone 69 versão 1 é bastante bom. Tem o Hartman bc108 é um bom fuzz face de silício a bom preço. Mas tem inúmeros outros. Mjm london fuzz (germânio ou silício), analogman sunface (actualmente o melhor fuzz face, germânio ou silício), fulltone 69 (germânio), cornnel first fuzz (germânio)ou o Hartman nkt275 (estes de germânio, para as coisas mais velhas de hendrix). Estes serão os melhores actualmente.

O dunlop JH-F1, o fuzz face edição especial do hendrix é uma boa aposta também. Todos os outros fuzz faces da dunlop são bastante ao lado.

nichendrix
Veterano
# mar/12
· votar


oldschoolgod
O gilmour nunca usava o power distorcendo, era sempre hiwatts e twin reverbs, alguns dos amps mais limpos que há.

Rapaz, Hiwatts são Marshalls com mais headroom, são mais limpos que os Marshall Plexi, mas distorcem bastante. O mesmo vale pro Twin Reverb, o amp distorce pra caramba quando tu passa o volume do 5-6, é só ouvir o som do Freddie King, que não usava pedais e era um ganho dos infernos. Mesmo o Clapton no tempo do Blind Faith, não usava pedais e tirava bastante distorção dos Twin Reverbs e Showman Reverbs (o amp com mais headroom já feito pela Fender).

Eu mesmo já distorci bastante power desses dois amps, embora seja literalmente as custas dos meus ouvidos, se não for num lugar enorme, você sai com os ouvidos zumbindo.

Na verdade nem o muff nem o fuzz face é reconhecido como um pedal de Page.

Tirando o fato de vez por outra o Page dizer que tem um triangle head de coringa e de sempre levar consigo um fuzz e um octave do Roger Meyer, quem tu acha que é pra levar a sério???

O muff tem outro uso, eu adoro o meu Russo!

Cara, tá explicado, ps Muffs Russos não valem nada, eles são incontroláveis, diferentes dos americanos.

Se vai comprar um fuzz face, compra um bom senão vai-se desiludir. Não gosto muito do fulltone 70's para fuzz face, já um fulltone 69 versão 1 é bastante bom. Tem o Hartman bc108 é um bom fuzz face de silício a bom preço. Mas tem inúmeros outros. Mjm london fuzz (germânio ou silício), analogman sunface (actualmente o melhor fuzz face, germânio ou silício), fulltone 69 (germânio), cornnel first fuzz (germânio)ou o Hartman nkt275 (estes de germânio, para as coisas mais velhas de hendrix). Estes serão os melhores actualmente.

Rapaz, desses todos, só boto fé nos Fulltone e nos MJM, Analogman e Cornnel não são muita coisa não. Hartman nem posso falar, nunca testei.

Agora osmelhores e mais versáteis Fuzzes no geral produzido hoje são os MI Audio, que tem tanto de silicio, quanto de germanium. Não imitam nenhum fuzz especifico, mas os controles deles permitem tu fazer eles soarem como o que tu quiser.

oldschoolgod
Veterano
# mar/12
· votar


nichendrix


Rapaz, Hiwatts são Marshalls com mais headroom, são mais limpos que os Marshall Plexi, mas distorcem bastante. headroom já feito pela Fender).


O gilmour usava os amps SEMPRE limpos. Todos os amps distorcem, só que ele nunca o fazia, ele usa sempre uma base limpa.


Tirando o fato de vez por outra o Page dizer que tem um triangle head de coringa e de sempre levar consigo um fuzz e um octave do Roger Meyer, quem tu acha que é pra levar a sério???

Quando você pensa em Page pensa sempre em muff né?! Porque ele não é reconhecido por usar o tonebender...

Cara, tá explicado, ps Muffs Russos não valem nada, eles são incontroláveis, diferentes dos americanos.
Pelo contrário, os russos dão-se bastante bem. Os americanos actuais são lixo. O próprio gilmour usou a certa altura big muffs russos, civil war e green muffs.


Analogman
O sunface da analogman é unanimamente reconhecido como o melhor clone de fuzz face.

Os FF MI audio não têm reconhecimente lá fora não.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fuzz Club - Dicas, truques e sugestões dos apaixonados por fuzz!