Boss GT-10 ou Pod X3 live

Autor Mensagem
kairi
Veterano
# jul/09
· votar

erdnaxela
Nem em sonho! Meu amigo tem uma, nenhum wah chega perto de um vox!

kairi
Veterano
# jul/09 · Editado por: kairi
· votar

Dou um doce pra quem conseguir criar um "patch" com esse som para a X3L. =D

http://www.youtube.com/watch?v=ybPhh_8YBMs&fmt=18

erdnaxela
Veterano
# jul/09
· votar

kairieu percebi isso só perguntei só por desencargo de consciencia, vou pegar o vox , mas brigado pela resposta.Só vou comprar a gt 10 pelos efeitos e praticidade, pois as vezes tenho que tocar e cantar, e tenho que fazer base e solo , a gt 10 vai me dar mais flexibilidade. Distorção analogico, wah-wah analogicos alguns efeitos digitais e alguns analogicos. Pronto to com o meu set feito. No futuro é só um valvulado e game over.

abração

erdnaxela
Veterano
# jul/09
· votar

kairipra mim distorção é valvulado e analogicos. Na falta do Valvulado pelo menos o analogico. Um colega meu o comprou uma Xl3 é boa mas não é nada do outro mundo não.

kairi
Veterano
# jul/09
· votar

erdnaxela
Cara, não leve o "Nem em sonho!" que eu disse tão a sério, eu apenas exagerei. ;)

Não fique bravo comigo, ok?

Tenha em mente que nenhum pedal do mundo simula wah com perfeição, então, sabia que você vai comprar um pedal que muitos PROs babam.

De resto é isso ai: Valvulado para timbre e pedaleira para efeitos complementares, vai com tudo! /o/

Só aconselho ler novamente as últimas 30 páginas para ter certeza de qual pedaleira escolher.

Abraços.

erdnaxela
Veterano
# jul/09
· votar

kairi

to bravo contigo não, voce tem ouvido bom.Eu penso igual a voce,gosto de sentir o som da guitarra comol ela é.

Desculpe minha ignorancia mas o que é PROs.kakakakak

abraço.

Douglas_
Veterano
# jul/09
· votar

kairi
Andei meio sumido do tópico, minha guitarra deu pau no tensor, daí desmontei ela, vendi as peças, pedais, pedaleira... agora estou com 2 guitarras. hauhaua

Uma delas é uma ESP LTD, gravei uma coisinha com ela:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/212497/

erdnaxela
Veterano
# jul/09
· votar

alguem sabe me dizer se os efeitos da gt10 tipo flange, phaser, e etc são tão bons quanto pedaizinhos

alexromachado
Veterano
# jul/09 · Editado por: alexromachado
· votar

erdnaxela

alguem sabe me dizer se os efeitos da gt10 tipo flange, phaser, e etc são tão bons quanto pedaizinhos

Amigo, fiz alguns vídeos sobre efeitos da GT. Sugiro que dê uma olhada:
http://alexgt10podx3.blogspot.com/2009/05/videos-demostrativos-de-efei tos-da-gt.html

...

Leonardo, essa é pra vc:

Leonardo Castro
Veterano
# jul/09 · Editado por: Leonardo Castro
· votar

Poxa, Alex: valeu mesmo!!!

Assim que eu vi o seu "e-mail", falando sobre o novo vídeo, corri para cá para conferir a novidade.

Cara, sua simulação conseguiu ficar ainda melhor do que a do "Black-alguma coisa" (que já era muito boa, em se tratando de simulações de pedaleiras).

Você tem que postar um vídeo desse, em inglês, nos fóruns da Line 6 também!!!

Agora, só uma dúvida: no vídeo, você disse que a sua banda, às vezes, precisa de sons de violão...

É o que estou pensando mesmo???? Você está se apresentando ao vivo com a X3L??????? Se for mesmo, que legal!!!! Como é a performance dela em "shows"???? O som fica legal????? Está ligando em amp ou direto na mesa??????

Um grande abraço,

Leonardo.

erdnaxela
Veterano
# jul/09
· votar

alexromachado
sei só que gravação engana, gostaria de opinião de alguem que ja tenha tocado ao vivo com um pedal e com a gt 10 pra dizer se o som fica bem proximo, por que onde eu moro é dificil encontrar bons pedais e testar no local pois teria que ter muito tempo ate conseguir entender a gt10. EU vi seus videos porem não da pra saber por exemplo phaser , quais as regulagens possiveis. Mas eu já estou decidido a comprar a gt10 por que me apaixonei pelo tal de phase loop pra mim vai ser uma mão na roda e outros efeitos . Mas vou continuar a fazer os meus proprio pedais analogico, digo de passagem nao deve nada pros originais e a diferença de preço!!! só rindo fiz um procorat com todos os componentes originai ficou simplesmente animal, a minha intençao é ligar pedais de drive analogico nos efeitos da gt10.

obrigado e forte abraço a todo

alex seu trabalho me ajudou muito a me decidi pela gt10
Deus continue a abençoar voce e a todos do forum,
valeu.

Leonardo Castro
Veterano
· votar

Poxa, Alex: vou ser muito sincero!

Sabe qual a impressão que tenho???

Sem brincadeira: aos meus ouvidos, o som da sua simulação acústica para X3L soa mais natural do que o "simulador verdadeiro" (simulador verdadeiro é dose...) da GT-10. Comparei o som com várias gravações que você me mandou há vários meses e com o som (apenas do instrumento, deixando de lado a voz que foi gravada com um microfone de pior qualidade) do seu próprio vídeo sobre o simulador de violão da GT-10 (assistindo tudo em HD, é claro): http://www.youtube.com/watch?v=86gJnRtoRq8

Aqui neste fórum (e por "e-mail" também) eu já havia te falado sobre a minha impressão de o pedal AC-3, da BOSS, apresentar uma melhor resolução do que o simulador acústico da GT-10). Lembra daquele papo de que, na minha humilde opinião, a BOSS, nas pedaleiras, nunca usa a mesma tecnologia "de ponta" dos últimos pedais individuais (vide o próprio "pitch shifter" em pedal, que, aos meus ouvidos, é superior e possui mais recursos do que o da GT-10)?

Pois bem, resolvi comparar com a simulação do pedal sozinho:

http://www.youtube.com/watch?v=jsiknPwdR7o&feature=related

Não é que eu ainda estou gostando mais do som que você conseguiu com a X3L. Aos meus ouvidos, está muito mais próximo de um violão natural ou de uma captação Piezo de verdade!!!!

Claro que, por melhor que seja a simulação acústica (ao menos nos níveis atuais, de qualquer marca que seja), ela não poderá ser utilizada em gravações profissionais (e destina-se, muito mais, a apresentações ao vivo, para o sujeito não ter que ficar trocando de instrumento a toda hora). Contudo, até aqui, para pedaleiras em geral, esse seu "improviso de simulador" é o melhor que já ouvi.

Cara, se você mostrar esse vídeo (em inglês) nos fóruns da Line 6, vai virar o herói da galera!!!

Ah! se puder, disponibilize aí, para a gente, o "preset" para "download"!!!!

Um grande abraço,

Leonardo.

P.S.: Quando tiver um tempo sobrando, desenvolva aí para a gente um "harmonizer" também!!! Rs... aí a X3L ficaria completa!!! Rs...

alexromachado
Veterano
# jul/09 · Editado por: alexromachado
· votar

Leonardo Castro
Cara, se você mostrar esse vídeo (em inglês) nos fóruns da Line 6, vai virar o herói da galera!!!

Ah! se puder, disponibilize aí, para a gente, o "preset" para "download"!!!!

Cara, tenho sim utilizado a X3 em shows e ela está detonando!!! quem quiser dar uma conferida há uma gravação tosca do nosso último show. Como sou eu e outro guitar, vai ser necessário um treino para passar por este "teste cego"... Mas tudo que se ouve parecendo um violão piezo é esse patch na X3...

Show:http://www.4shared.com/play/17240898/e0394b89/Urussuquara.html

Meus patches na X3(tem o simulador e os amps que mais tenho utilizado, está em arquivo para abrir no gearbox):http://lpdpya.blu.livefilestore.com/y1pOoPQUxccwQN0JImHN7PDrWxa3b2B2u5 raevoXj8uXtzJnuWt0Jp7mAeFifAbGZ9rzUWEa6WX9lUTBnKDv0uxgA/Alex%27s%20X3L %20Patches.x3m?download

P.S.: Quando tiver um tempo sobrando, desenvolva aí para a gente um "harmonizer" também!!! Rs... aí a X3L ficaria completa!!! Rs...

Um harmonizer não prometo, mas se vc ouvir a música "Sonífera Ilha" perceberá que usei o bender como um pitch shifter com uma oitava acima. Como foi meu primeiro teste, penso que ainda dá para melhorar, mas deu pro gasto...

Ah, e qto a simulação de violão, tb devo dizer que estou muito satisfeito com o resultado. Ela é "transparente", sei lá, como se soasse menos "digital"...

Leonardo Castro
Veterano
· votar

Cara,

Os "violões" das músicas "O papa é pop" e "Have you ever seen the rain" são simulações com a X3???

Caralho, Alex (desculpe-me pelo palavrão): mas se for a X3L está realmente excelente, mil vezes melhor do que aquelas gravações de "shows" que você já postou aqui no fórum com as simulações de violões da GT-10.

Cara, se você disser que em "O papa é pop" e em "Have you ever seen the rain" a banda utilizou violões de verdade, não ficarei surpreso, pois, mesmo as gravações, como um todo, não estando em nível profissional, o som dos "violões" está 100%!!! Não é possível isso: tem que ser violão de verdade mesmo, certo?

Quanto à "Sonífera Ilha": ficou aceitável o "bender", mas ainda continuo preferindo a versão que você gravou com o "pitch shifter" da GT-10. Contudo, se você mesmo disse que ainda dá para melhorar, então não vou emitir um juízo final sobre essa questão... rs...

Caramba: e pensar que, por sua causa (e por muito pouco mesmo), não acabei jogando a X3L pela janela (literalmente) e comprando uma GT-10...

Outros timbres que me deixaram muito impressionado (fui escolhendo algumas músicas aleatoriamente para ouvir):

1º) A introdução de "Smoke on the water". É você ou o outro guitarrista? Cara, também deve ser som de amp de verdade, certo? Cara, o timbre (mesmo com a gravação "tosca" e eu ouvindo direto do "4shared", sem baixar o arquivo como você sempre recomenda...) está orgânico para cacete: eu não diria que é simulador nem fodendo (e talvez não seja mesmo, né???...).

2º) O solo em "Exagerado" é sacanagem. Também aqui acho difícil ser simulador. Caramba: que dinâmicas!!! Está muito próximo ao solo do disco original (que, com certeza, utilizou amps de verdade). Cara, se for a X3L, com essas dinâmicas, eu nunca mais nem olho para a FRACTAL!!!

Diga aí: você está usando a X3L ligada a algum tipo de "power amp" valvulado, como o pessoal da FRACTAL geralmente faz, ou plugando diretamente à mesa de som???

Cara, se os timbres acima forem da X3L, não poderei aguardar a nova atualização de memória "flash" que vem por aí (nem os novos modelos de amps e de efeitos que, certamente, estão sendo elaborados para os futuros "model packs").

Um grande abraço,

Leonardo.

alexromachado
Veterano
# jul/09
· votar

então, Léo...

há na banda outro guitarrista além de mim. Meus solos estão na Exagerado, Cocaine, While my guitar (alternando no final), Flores (intro e solo final) etc...

Todos os timbres foram com a X3L ligada direto em linha... Os acústicos foram do patch partilhado e explicado no vídeo.

Devo dizer, a POD em linha é incrível!!! O som é redondo, pronto, dinâmico!!! De fato, usei mais tempo experimentando a modelagem de pedais e delays, modulações, pq nos amps eu usei as configs de fábrica.

Ainda gosto muito da Gt (os últimos vídeos mostram isso), mas como vejo que ela se sai melhor em amp do que em linha, e como não tenho amp, tenho feito uns experimentos com a X3 em shows...

Leonardo Castro
Veterano
· votar

Mais um timbre de POD FARM (que é igual ao da X3L...).

Detalhe que não tem Atomic Amp, Mosvalve, VHT, cabinetes de verdade, nem "backing track" para mascarar ou "empurrar" nada... rs...

Lembro-me que, no último vídeo da FRACTAL postado aqui, com o "cover" da "Ain't talk about love" (cujo som também ficou um espetáculo, diga-se de passagem), o sujeito, além da FRACTAL, segundo informações contidas no próprio "You Tube", usou o seguinte "set up":

'Only using the AxeFx through a VHT 2/50/2 and a Randall 2x12"'

"Only"???????

Imagine, então, a X3L com um VHT e Randall!!!....

Um grande abraço,

Leonardo.

kairi
Veterano
# jul/09
· votar

;)

Leonardo Castro
Veterano
· votar

Poxa, Kairi...

Aí a briga não é justa...

O cara tem uma guitarra excelente (e com "piezzo"), ligada a uma X3L (com certeza, utilizando uma simulação especial para captador "piezzo", a tal da "Piezzo Acoustic 2", que é própria para coisa)...

Agora, veja só um outro sujeito, com uma guitarra também excelente (e com "piezzo", da mesma forma).

O equipamento do francês careca, como você poderá observar, não é nada ruim (muito pelo contrário):

Mas o som que ele conseguiu...

Sou 1000 vezes mais a simulação que o Alex criou!!!

Um grande abraço,

Leonardo.

P.S.: Sumirei, novamente, por uns tempos!!!

Mo7a
Veterano
# jul/09 · Editado por: Mo7a
· votar

Leonardo Castro

Cara, se for a X3L, com essas dinâmicas, eu nunca mais nem olho para a FRACTAL!!!

Sera ?!?

Leonardo Castro
Veterano
· votar

É como eu falei...

Consultando as próprias informações que o guitarrista acima postou no "You Tube" (é só clicar em "mais informações", logo abaixo do "nick" do sujeito, bem no lado superior direito da tela...).

Em "Ain't talk about love":

"Only using the AxeFx through a VHT 2/50/2 and a Randall 2x12"

Em Eruption:

"I am running through a VHT2/50/2 into a Randall 2x12" Cab with Celestion 70/80 speakers."

-x-

Ou seja, não é a FRACTAL sozinha: existe um "power amp" valvulado (como em 99% dos vídeos da FRACTAL no "You Tube", onde os usuários usam o MosValve, ou um Atomic Amp (também valvulado...) e um cabinete foda, também real, equipado com falantes foda, também reais...

Aí, querer comparar com uma X3L gravada em linha (sozinha...), ainda via USB (como é o caso de 99% dos vídeos no "You Tube"...), é sacanagem...

A minha pergunta é: se a FRACTAL tem mesmo o "feeling" de um amp valvulado, por que 99,99% dos usuários só aparecem com ela plugada em algo que é REALMENTE valvulado???

Observe também mais um detalhe. Se você pesquisar os "posts" mais antigos da FRACTAL, vai perceber o seguinte: quando a AXE-FX "standard" foi lançada, a opinião, quase unânime dos usuários da Line 6 e dos usuários da FRACTAL era que as simulações da XTL (principalmente as "high gains") eram superiores às da FRACTAL. Naquela época ainda não existia X3L.

Essa história do "feels like a tube" só veio quando a empresa lançou a AXE-FX ULTRA e se juntou, simultaneamente, à ATOMIC AMP (que produz monitores realmente valvulados).

Aí, com uma válvula de verdade (ou mais...), fica bem mais fácil "feeling like a tube", certo???

Mais um detalhe.

Preste atenção nesse vídeo:

Os usuários da FRACTAL nunca a ligam sozinha para gravar...

Mas o detalhe crucial é o seguinte: por que esse cara aí não faz um vídeo demonstrando como a FRACTAL soa igual aos amps de verdade (já que ele tem uma porrada deles aí atrás da filmagem)???

Mais outro vídeo:

Mais uma vez, a FRACTAL não está sozinha (ela quase nunca está sozinha...).

Dos comentários do pessoal que assistiu, esse me chamou muito a atenção (até porque eu achava que era o único que pensava dessa forma...):

"Axe Fx cannot sound like a real amp. It is a different thing, if you're searching for very good emulations you're wrong. Could you compare this sounds with a nice '68 plexi, dude? Never! This Axe lacks mids, and richness. This guy had to send it into a valve power amplifier, and still it sounds artificial."

Um dia desses, um sujeito, em um dos fóruns da FRACTAL, fez duas perguntas ao Cliff (supostamente, o dono da empresa):

1ª) Por que eu tenho que aceitar que os áudios que os usuários postam, em tese, fazendo testes das simulações da FRACTAL com amps reais são realmente verdadeiros? Quem me garante que ambos os canais não são oriundos dos amps reais, ou mesmo só da FRACTAL (e, dessa forma, nunca iria haver diferença mesmo de um canal para o outro, certo)? Por que ninguém grava um vídeo com o amp real e a FRACTAL sem estar ligada a nada valvulado?

2ª) Se as simulações da FRACTAL são, como dizem, tão superiores, por que os estúdios de gravação americanos, de todos os portes, ainda continuam utilizando equipamentos da Line 6 como padrão de simulações de amps??? Eles continuam adquirindo muitos equipamentos mais caros que a FRACTAL e todo mundo já conhece bem a fama dessa plataforma, que já está no mercado há algum tempo. Por que eles (os estúdios) ainda oferecem resistência a ela, inclusive aqui em São Francisco (onde a FRACTAL é sediada e conta com o maior número de usuários)???

-x-

Cara, assistindo aos vídeos da GT-10 e da X3L, confesso que percebo uma diferença de possibilidades dinâmicas muito grande a favor da X3L (se eu estiver errado quanto à minha impressão, peço ao Alex, que possui as duas plataformas, para me corrigir, por favor).

Agora, vendo (e tocando junto) com os vídeos da FRACTAL (em HD, é claro), mesmo com equipamentos valvulados ligados a essa última, sinceramente, não consigo perceber diferenças a favor dela.

Nunca fiz a experiência, mas, tenho lá as minhas dúvidas se uma X3 ligada a um "power amp" valvulado e ao Atomic Amp (ou a um cabinete foda de verdade, como esses aí do vídeo) vai ficar devendo alguma coisa à FRACTAL. Acredito até que vai se sair até melhor (no quesito simulações!!! Não estou falando nos efeitos foda da FRACTAL).

É lógico que a FRACTAL é "zilhões" de vezes superior à X3L em termos de efeitos e de flexibilidade. Isso ninguém é louco de questionar. Agora, das simulações em si, já tem gente começando a estranhar essa necessidade de outros equipamentos para "melhorar" o que já "feel like a tube"...

Outro detalhe: há alguns dias, o Kairi postou aqui uma informação que mandei para ele sobre a AXE-PC (aquele "plug-in" que iria rodar nos nossos computadores pessoais). Fiquei todo empolgado (e você também, que eu li...).

Aí, os caras começaram a impor ressalvas: só vai funcionar com uma interface de áudio USB da FRACTAL. Até aí tudo bem: é a mesma política da Line 6...

Contudo, o negócio supostamente já está pronto há vários meses e nada de ser lançado...

Por que será?

Medo de pirataria (como eles estão alegando nos fóruns da FRACTAL)??? Acho muito pouco provável, pois, até hoje, nem o GEARBOX, nem o POD FARM foram "craqueados"...

No outro dia, li, no fórum do Petrucci, a seguinte informação do próprio Cliff: por causa da latência, as pessoas podem acabar não percebendo muito que uma FRACTAL de verdade apresenta uma resposta como um amp de verdade...

Você acreditou nisso? Eu não!

Minha opinião: sem um "power amp" valvulado e um Atomic Amp, a FRACTAL (EM TERMOS DE SIMULAÇÃO, ENTENDA-SE BEM, NÃO DE EFEITOS...) não deve ter nada de mais. Quem comprar o AXE-PC, muito provavelmente, é menos abastado (e, por conseguinte, não vai ligar o PC a nada mais (principalmente valvulado...). No máximo, a um amp transistorizado vagabundo da Laney, como eu faço com a X3L...).

Aí, aquela fama da FRACTAL do "feels like a tube" vai por água abaixo (e isso, com certeza, afetará a reputação dos "racks" que os caras vendem hoje a US$ 2.000,00). "Racks" que tem tanto poder de processamento que nem usam de válvulas (como consta expressamente no próprio manual de instrução deles). Não precisam de válvulas de verdade, mas é sempre bom "dar uma forcinha", certo? Essa, ao menos, é a impressão que eu tenho vendo os vídeos da FRACTAL...

Uma outra coisa: neguinho que comprou a AXE-FX e a AXE-FX ULTRA quer saber se vai ter direito a usar o AXE-PC, como o pessoal da Line 6 usa o POD FARM.

Resposta: NÃO!!!

Por quê?

Porque, inexplicavelmente, a AXE-FX "standard" e a AXE-FX ULTRA não possuem entrada USB!!! Não é USB para gravar não, que todos dizem que perde qualidade. Mas, se você quiser trocar dados entre ela e o seu computador, vai ter que fazê-lo via MIDI, com aquela velocidade que todo mundo conhece...

Os usuários estão putos, pois, hoje, NÃO CONSEGUEM FAZER RE-AMP direto do computador e não vão poder usar a própria FRACTAL que possuem como a interface para o AXE-PC "plug-in".

A galera, hoje, está pleiteando um desconto para adquirir o AXE-PC e a empresa, até agora, não confirmou que vai oferecer esse tal desconto para eles (se é que a empresa vai mesmo lançar o AXE-PC...).

Ou seja, até por conta das limitações de "hardware", hoje não é um bom negócio gastar US$ 2.000,00 em uma ULTRA.

O Cliff já disse que vai lançar uma pedaleira FRACTAL bem mais "plug and play", entretanto com menos recursos que os "racks". Deve ter, pelo menos USB... rs...

Muito provavelmente, já deve estar no forno um "rack" mais "plug and play" também (com USB e todos os recursos dos "racks" atuais, além de outros, é claro).

Um colega (dos fóruns da Line 6) que conhece algumas pessoas na empresa, no outro dia, me disse que corre um boato por lá no sentido de que ainda vão investir por mais uns dois anos na plataforma X3 antes de ela ser substituída.

Ela é nove vezes mais potente que a XT.

Hoje, só utiliza duas vezes a potência da XT.

Ou seja, há muitos recursos e memória ainda sobrando...

Claro que, em termos de efeitos, ela nunca vai poder se equiparar à FRACTAL (mesmo a "standard"), mas pode ser aprimorada em muito, com certeza.

Do jeito que está, para mim, já basta (ainda mais agora que o Alex me presenteou com esse "acoustic simulator"... rs...). Se lançarem um "harmonizer" então, aí que seria uma festa!!!

Há uma informação nos fóruns do M13, outro produto da Line 6, de um representante da empresa (o Line6Renken), no sentido de que estão sendo desenvolvidos novos "model packs" para a M13 - que, basicamente, possui os mesmos efeitos da X3L, com alguns a mais - a fim de incluir um "harmonizer" nela...

Ou seja: há luz no fim do túnel!!! Se vão lançar um "harmonizer" para o M13, o mesmo deve ocorrer para a X3L, que, inclusive, é muito mais potente que o M13.

Segundo esse meu amigo (que possui os dois): a X3L é muito mais potente (em termos de processamento, memória, conversores e recursos de "hardware") do que o próprio Vetta II.

Além disso, ainda segundo ele, a Line 6 já começou a desenvolver uma nova plataforma, de 64 bits (contra os 32 da FRACTAL), com uma arquitetura muito superior à (suposta...) rival. É esperar para ver (ou melhor, para ouvir).

Só te digo uma coisa: a FRACTAL (ou a própria Line 6) vai ter que se desdobrar para que, em um futuro próximo ou médio, eu troque de plataforma...

Um grande abraço,

Leonardo.

P.S.: Pelo que dizem, minha prova vai sair a qualquer momento... portanto, sumirei (mesmo) novamente.

P.S.#2: Mandei construir uma "strato" em um "luthier" foda da Rússia. O cara só faz indo lá encomendar. Um amigo foi para mim. Ela deverá ficar pronta em alguns meses. Assim que estiver com ela nas mãos, posto aqui uns sons para a galera!!!!!

P.S.#3: Se você reparar direito, vai ver que, aos poucos, a FRACTAL vem mudando o "slogan" "FELLS LIKE A TUBE" para "FELLS MUCH LIKE A TUBE"... ou seja, daqui a pouco ela lança um novo produto dizendo que, este sim, "FELL LIKE REAL TUBE"... e, aí, como fica quem pagou US$ 2.000,00 naquele que, no início "had felt like a tube" e, depois, "felt much like a tube"??? Putz...

Mo7a
Veterano
# jul/09
· votar

É Leo, você continua o mesmo.

Sobre a FRACTAL eu acho que voce está certo em duvidar da qualidade sonora.

Mas acredito que você está muito descrente dos forumaniacos como você! Você acha mesmo que alguns iriam comprar o equipamento, tirar timbres com o amp original e falar que é o som da AXE-FX ?!

Vou te falar que o melhor review que eu vi, foi o que postei a 2 paginas atras (se nao me engano) sobre um camarada que fez um teste ligando o 5150 e uma axe-fx direto na mesa.
Ele fez justamente esse teste para checar o quanto igual fica o som da axe-fx comparado ao do amp.
No primeiro teste, ele toca usando uma configuração do 5150, e começa a regular a Axe-fx para chegar ao timbre que tirou.
Na primeira tentativa, ele nao chegou nem perto. Mas depois de 1 hora de regulagem, e diz ele que o lance era aumentar o ganho do poweramp na axe-fx (que é igual aos Vox que separam o Pre do power) e assim conseguiu um timbre muito realista na minha impressão.
Podem conferir as gravações, foda que eu perdi a pagina original, mas percebam que o timbre está muito próximo, as dinâmicas também. Como escutei várias e várias vezes, concluo que o timbre não é o mesmo, porém muito próximo.

Sobre as empresas, acredito que tenham focus diferentes.
Já parou para perceber sobre as modificações de Firmware da FRACTAL e da Line6 ? De 15 em 15 dias, sai um update para a FRACTAL, sendo que na Line6, isso demora meses, e não muda ou adiciona quase nenhum algoritmo, somente corrige os bugs.
Tenho certeza de que a X3Live tem muito mais poder do que imaginamos. Acredito que vão ser incorporados, cadeia movel, whammy em pedal EXP, harmonizer e mais algumas mudanças de algoritmos. Mas isso deve ser tudo cobrado como os models pack.

Abração ae,

PS: Acabei de refletir sobre usar a FRACTAL com amplficadores valvulados ou com power e caixas acusticas. Para e pensa, se voce tivesse 15.000 para gastar, voce compraria oque ?!?
Todos que possuem a FRACTAL, tem muita grana, ou ganham e dólares, eles simplesmente já possuiam equipamentos como power, cabinets e tudo mais, somente compraram a FRACTAL por sua versatilidade e qualidade, talvez na hora de fazer gravações.
Percebe-se que todos os vídeos que tem a FRACTAL, tem sempre uma gama de pedais caros, vários outros racks. Então para que ele ficará tocando com um amp ruim, sendo que ele tem um valvulado. Até mesmo a Pod X3 Live fica bem melhor em um Atomic, porem quem gasta $500 em uma X3 acha caro pagar $250-$300 em um amp. Qem gasta $2000 na FRACTAL um ampzinho valvulado não é nada.

erdnaxela
Veterano
# jul/09
· votar

a gt10 mata o timbre e a dinamica da guitarra e do ampli, to pra testar uma esta semana tem como eu deixar ela em bypass pra podertestar o bypass

Leonardo Castro
Veterano
· votar

PS: Acabei de refletir sobre usar a FRACTAL com amplficadores valvulados ou com power e caixas acusticas. Para e pensa, se voce tivesse 15.000 para gastar, voce compraria oque ?!?

Mo7a

-x-

Caro Mo7a,

Perguntinha difícil de responder, mas vou tentar... rs...

Sendo da área jurídica e trabalhando no Judiciário há quase 15 anos, posso te dizer que já vi praticamente todo o tipo de engodo que o ser humano é capaz de engendrar. Por isso, sou mesmo muito desconfiado.

Se você procurar no "You Tube", vai poder conferir vídeos de usuários comparando o Vetta e outros amps não tão caros da Line 6, lado a lado, com os amps reais.

Vai poder conferir também (acho que esse eu mesmo já postei aqui no fórum em algum lugar) um sujeito comparando um "stomp box" de "overdrive" da Line 6 lado a lado com os pedais verdadeiros.

As modelagens da Line 6 ficam 100% iguais nos vídeos? Não!

Pode ser problema de regulagem, como pode ser uma característica mesma dos aparelhos.

Conheço gente que me afirma, jurando "de pé junto", que, mesmo dois amps da mesma marca não soam 100% iguais (ainda mais se forem de anos diferentes)...

Mas, pelo menos, neguinho "pôs a cara a tapa" e gravou com os equipamentos "vintage" lado a lado (e, como você mesmo observou, os felizes donos de FRACTAL, em regra, por possuir maior poder aquisitivo, já teriam alguns amps de verdade à disposição). Custava fazer a comparação?

Ainda mais: já que a empresa é que garante que os timbres são praticamente 100% idênticos aos amps reais, custava que ela fizesse uns vídeos demonstrando isso (ou, se não quisesse ser processada pelos fabricantes dos produtos originais, "fabricar" algum usuário para demonstrar isso em vídeo, principalmente sem usar "poweramps" valvulados, monitores valvulados e cabinetes reais, já que a tal tecnologia "impulse" é supostamente tão mais sofisticada)???

Nesse período que andei afastado, por muito pouco (muito pouco mesmo) não comprei uma FRACTAL AXE-FX ULTRA. Contudo, fui observando alguns relatos de usuários que possuem a X3L ou a X3 PRO e a FRACTAL SIMULTANEAMENTE.

A grande maioria diz que o som da X3L é uma merda, não tem definição, etc., etc...

Ou seja, de repente, algo que soava muito próximo ao original (inclusive com técnicos de gravação profissionais afirmando categoricamente que não conseguem distinguir o som dos amps reais das simulações da Line 6), ficou uma merda... estranho, né?

Contudo, há outros (usuários) que afirmam o seguinte: se você não precisa de efeitos pirotécnicos, não vale a pena investir na FRACTAL. Um, inclusive, dava o seguinte exemplo: na FRACTAL AXE-FX ULTRA, consigo fazer com que só o som do "delay" seja processado com o "harmonizer". Mas eu nunca uso "harmonizer"...

Como estou na maior correria, não tenho como achar esses "posts" agora. Contudo consultando muito rapidamente, achei um, de um usuário da FRACTAL, em um fórum onde comparam a FRACTAL e o POD X3. O nome dele é JJ Rodrigues:

"Maybe if you don't go terribly in depth you can get similar patches, but on the Axe, you can change power amp settings, tailor the frequency response of the amps controls, etc. There's so much shit I don't even really know what I'm doing half the time".

Fonte: http://www.sevenstring.org/forum/gear-and-equipment/76547-fractal-axe- fx-vs-line-6-pod-x3-opinions.html

No outro dia, assisti a um vídeo no "You Tube", onde um sujeito, usando uma FRACTAL AXE-FX ULTRA, que dizia só a utilizar para gravações (e que nunca iria substituir o Mesa/Boogie verdadeiro dele para apresentações ao vivo, porque o "feeling" do amp real era incomparavelmente superior ao da FRACTAL, mesmo ligada a equipamentos valvulados).

Se você pesquisar, vai acabar encontrando. Contudo, na correria, achei esse depoimento, mais ou menos no mesmo sentido, no seguinte vídeo (do sujeito que demonstrou a FRACTAL):

http://www.youtube.com/watch?v=JRdqFrjo3vI

Pergunta de um usuário que assistiu ao vídeo:

"Sounds better than the other clips I've heard of this thing. Your playing is phenominal, but the thing I don't get about is.... why not just use a REAL tube amp? That's the tone you're going for, so why not just use the real thing as opposed to an overpriced piece of crap that is TRYING to model the real thing which will ALWAYS sound better no matter what? I really don't get it."

Resposta do dono da FRACTAL:

"I play my real amp too. Both things have their time and place."

Ou seja, que ela é boa para cacete, ninguém discute.

Entretanto, como eu já havia dito aqui, com as mensagens subliminares contidas em todos os "reviews" das revistas estrangeiras especializadas, acredito piamente que ela ainda não substitui o amp.

Ou seja, na minha humilde opinião, ela ainda não é (como muitos "reviews" apontavam no início) o último processador que você irá comprar na vida. Engraçado que, de uns tempos para cá, os "reviews" começaram a mudar nesse aspecto também (e passaram do "the last processor you will buy" para "maybe, the last processor you will buy"...). Floreio semântico (como o "much like a tube...") que indica, também na minha humilde opinião de consumidor, que algo mais potente vem por aí...

Se bem que, para falar a verdade, a questão da potência em si é muito legal para as cadeias sucessivas de efeitos (já ouvi dizer que, na FRACTAL, consegue-se mais de 20 efeitos sucessivos!!!). Agora, quanto às simulações em si, tenho lá minhas dúvidas se isso seria realmente fundamental.

Explico: aos meus ouvidos, o Pocket POD (que muito provavelmente processa em 16 bits, com uma taxa de "sampling" menor, com algoritmos mais antigos e "rústicos" e trabalha com conversores AD/DA muito mais baratos) possui simulações com mais dinâmicas e mais orgânicas do que a própria X3L (que, em tese, é muito mais poderosa).

Agora, voltando ao tema principal:

A FRACTAL AXE-FX ULTRA é cara?

Sinceramente, não acho, até porque todos os usuários são unânimes (ou melhor, quase todos...) em dizer que ela substitui, COM PERFEIÇÃO ABSOLUTA, determinados "harmonizers" da Eventide que custam, sozinhos, US$ 5.000,00. Só por isso, ela já valeria os US$ 2.000,00.

Aí, começam as contradições: o Radley, que, segundo informações de alguns usuários da Line 6, atualmente, tornou-se um "endorser" da FRACTAL (não como Radley, é claro), no último fórum que postou na Line 6 para promover a FRACTAL, acabou confessando que não se empolgou tanto com os efeitos da AXE-FX ULTRA...

Veja bem: não estou dizendo que o equipamento é ruim, não é nada disso. Com certeza, é bom para caramba.

Além disso, como você disse, a todo momento surgem atualizações para ela. O próprio Cliff, sacaneando a Line 6, no outro dia, escreveu que é muito mais fácil a FRACTAL, que só tem dois produtos (a AXE-FX e a AXE-FX ULTRA) fazer isso do que a Line 6 (que conta com um monte de "tralha", como amps, PODs, Variaxes, POD FARM, AMP FARM, ECHO FARM, Line 6 Edit, GearBox, Tone PORTs, Guitar PORT, gravadores de som, M13, "stomp boxes", pedais individuais, etc.

Só acho que, estritamente em termos de simulação, ela AINDA não é tudo isso o que dizem. Pode ser que, com algumas atualizações, ela acabe dispensando um MosValve ou o Atomic Amp. E tenho certeza que a própria FRACTAL já está desenvolvendo algo novo para ocupar o lugar da AXE-FX ULTRA (se Deus quiser com USB para trocar dados...), pois os próprios usuários da marca já questionam o elevado preço do "hardware", que, comparado a outros processadores de áudio dedicados, com preços muito similares, já apresentam processadores Core2Duo de 2.4GHz (contra processadores DUAL CORE de 0.5GHz da FRACTAL).

Como, para o estilo de música que gosto, não preciso de efeitos pirotécnicos, não vejo necessidade de, neste exato momento, investir US$ 2.000,00 (que, no final das contas, vai virar quase R$ 8.000,00 depois de pagos o frete e os impostos).

Também acredito que a Line 6 vai acabar proporcionando mais flexibilidade e efeitos para a X3 por meio de "model packs". Se ela fizesse um "pacote de expansão", incluindo toda a flexibilidade do Vetta II e uns efeitos especiais (um "harmonizer" legal – e eu nem sei para que quero um desses... rs... acho que é só para dizer que tenho... rs... – e o Octo Tremoverb, que é um efeito muito interessante que já existe no M13, em "stomp box" e até em pedal individual da Line 6), pagaria, sorrindo, US$ 300,00 por ele.

Só acho que, quem comprar uma AXE-FX ULTRA agora (principalmente no Brasil, onde a possibilidade de revenda é quase zero, ainda mais se o sujeito não quiser perder muito dinheiro na revenda...), vai se arrepender amargamente em um futuro não muito distante (quando a própria FRACTAL, a Line 6, a Vox e as outras marcas lançarem as próximas gerações de modeladores, com maior capacidade de processamento, mais leves (a AXE-FX ULTRA é um trambolho...), mais "plug and play" (a AXE-FX ULTRA não é muito amigável, segundo o próprio Cliff..) e, muito provavelmente, com preços bem mais em conta). Na próxima geração, sim, acredito que o usuário médio consiga um produto definitivo e amigável.

Palavra de quem (sem querer ser grosseiro ou "seboso"), hoje, poderia, já considerados os fretes e os impostos, comprar várias AXEs-FX ULTRA. E, pelo pouco que você contou da sua vida aqui no fórum, tenho quase certeza que a sua situação não é muito diferente da minha, certo?

Resumindo a ópera: para alguém que não toca porra nenhuma (no caso, eu...), para que serviria uma FRACTAL AXE-FX ULTRA, "poweramps" e cabinetes de verdade nesse exato momento??? Rs... Para ser sincero, freqüentemente acho que mesmo a X3L ligada ao meu Laney vagaba já é coisa demais para um merda igual a mim... para quem toca muito (e mora no Brasil), se já esperou até agora, por que não aguardar mais uns meses para ver como vai ficar o cenário na geração 64bits?

É isso aí!

Um grande abraço,

Leonardo.

P.S.: Agora fui, definitivamente!!! Só volto quando estiver com a "strato" nova nas mãos!!!

Leonardo Castro
Veterano
· votar

E aí, Mo7a? Consegui te convencer depois de todo esse discurso acima???

Se consegui, por favor, me fale, porque, a cada vez que eu ouço o timbre da guitarra no vídeo da "Eruption" que você postou, voltam aqueles pensamentos de que preciso de uma FRACTAL (e, agora, + um VHT + um cabinete 2x12 de verdade...).

Quem inventou esse negócio de G.A.S. deveria tomar uma surra por dia... rs...

Tenho que passar logo nesse concurso para ter um $$ sobrando e pegar um equipamento desse aí (ou uma versão ULTRA-MEGA-SUPER, se lançarem até lá... rs...).

Um grande abraço,

Leonardo.

kairi
Veterano
· votar

Vamos lá:

Guitars
- Ibanez Japan RG8427F

Amps & Effects
- Mesa/Boggie Dual Recto de 3 Canais (ebay)
- 56inc 5150 Tubestation
- Custom Made JCM 800 Pré-amp
- Digitech Whammy 4
- Axess Electronics CFX4 Channel Switcher
- Axess Electronics GRX4 Guitar Router
- GuitarTube Custom QuickPath

Pedalboard
- Line 6 X3 Live
- Dunlop Crybaby 535Q
- Kadapters Repeater
- Roland GR-20

Cabinets
- Electrontubes "RAGE" Custom 4x12
- Shure SM57

Pickups
- Roland GK3 (Bridge)
- DiMarzio Evolution (Bridge)
- DiMarzio Fast Track (Neck)
- Fernandes Sustainer (Neck)

Strings
- Ernie Ball

Picks
- Jim Dunlop JS

Cables & Wireless
- Dimarzio Cable
- Sparflex
- Planet Waves
- Shure Wireless PG14

Guitar Straps
- DiMarzio Black Cliplock

In Ear Monitors
- Razer Moray Earbud

---

Ou seja, com 15 mil eu virava Guitarrista "top".

Abraços.

kairi
Veterano
· votar

E ainda sobra 500 reais pra gastar com cachaça, vagabundas, pizza, lotação e DVDs do Petrucci.

Obs: Não sei se vocês perceberam, mas eu montei o meu "petrucci set" ai. A X3L subistitui muita coisa do set dele.

E olha... se for 15 mil dólares então, eu compro isso tudo ai, + 5 guitarras com hard case e um Macbook pra gravar meus Shows através da X3L pela USB. =D

Abraços.

Leonardo Castro
Veterano
# jul/09
· votar

Estou deprimido...

No outro dia, um colega (o Douglas, se não me engano), falou que não compraria uma FRACTAL sem antes testar bem o ReValver MkIII.

Há algumas semanas, baixei a versão "demo" (também apelidada de "Como uma onda"...) direto na página do fabricante.

A utilizei, durante algumas horas, com a minha JAM-LAB e fones de ouvido. No início, fiquei animado. Depois, comecei a achar as distorções dos amps muito parecidas entre si (e, inclusive, por "e-mail", já havia mencionado a minha "desilusão" ao Alex e ao Kairi...).

Contudo, hoje, resolvi testar novamente o "software" usando a X3L como interface e ligando tudo ao meu Laney LG20R vagaba, com um som bem alto.

Só testei dois modelos "crunch" do ReValver (o 30 e o 45).

Depois, testei os modelos "cruch" da X3L que mais gosto (AC-30 "top boost", AC-30 "non top boost" e DC-30)...

Caralho (desculpe-me o palavrão, mas é para dar ênfase mesmo...): que diferença...

É com um tremendo pesar que escrevo essas linhas, mas acho que é um dever da minha parte, já que ando falando tão bem das simulações da X3L nas últimas páginas.

Que diferença do caralho. Que merda ter que escrever isso...

Os sons "crunch" da X3L, de uma hora para outra, tornaram-se "duros". Não sei como explicar isso. Só tocando mesmo. E o que é pior: alterando as configurações de equalização dos próprios amps (no ReValver), os sons, aos meus ouvidos, tornaram-se muito mais definidos do que aqueles da X3L.

Não que a X3L tenha ficado uma merda.

Ah! devo dizer a verdade! A X3L ficou uma merda sim. Caralho: estou muito, muito puto em saber que, com US$ 300,00 e uma interface "USB" barata, poderia ter conseguido simulações muito mais macias...

E o que é "pior": os resultados saltaram aos meus ouvidos (e, principalmente, às minhas mãos) sem a necessidade de "poweramps" valvulados, nem Atomic Amps ou cabinetes de verdade. Repito, só usei a X3L como interface entre o computador e a caixa transistorizada vagaba LG20R da Laney, com o som a saída da X3L conectada à entrada "CD/Line in" da Laney...

E, quanto mais aumentava o volume, mais percebia a diferença.

Isso, sem mudar nada no ReValver (a não ser controlar melhor os graves e agudos dos amps, que vêm em "flat")...

Não testei os sons limpos e nem os extremamente distorcidos...

Pedi para o Alex fazê-lo e me dar a opinião sincera dele...

O ReValver, simulando só o amp e o cabinete, consome 24% da capacidade do meu "notebook" (Core 2 Duo, 1.6GHz, 4Gb Ram, Windows XP).

Vou ser muito sincero:

Quando comprei a X3L, todo mundo dizia que ela era melhor do que esses programas que existem por aí, por processar, internamente, os algoritmos...

Aí, vem o GearBox "plug-in" (ou o POD FARM), com processamento do computador pessoal, e gera um som idêntico à X3L. Ou seja, é possível um computador pessoal soar igual a X3L.

E, se é possível soar igual, por que não poderia soar melhor???

Há 11 meses, quando paguei um baita $$ na X3L, ninguém havia me explicado isso.

Tomara que essa mensagem sirva, ao menos, para que as pessoas percam o preconceito bobo de que computador não processa um som legal (não processa o POD FARM???) e que as pedaleiras são melhores simplesmente por ter um "hardware" dedicado ("hardware" este muito inferior à grande maioria dos CPUs que a gente possui, inclusive a própria FRACTAL...).

Alex: você, por um acaso, tem permissão para receitar um bom antidepressivo???...

Um grande abraço a todos,

Leonardo.

P.S.: Além da onda, contudo, percebi um tipo de interferência, tipo uma "rádio freqüência". Isso é assim mesmo na versão "demo" (para evitar que o sujeito grave com ela) ou há como sumir com esse "chiado" inconveniente (que, diga-se de passagem, em termos de "feeling" e definição, se não for para gravação, não interfere em quase nada...).

P.S.#2: Mais um bom motivo para aguardar um pouco e ver como ficará o ReValver MkIV (talvez com mais e melhores efeitos) e as outras "pedaleiras" e "softwares" avulsos. Mas, uma coisa é certa: se a Line 6 não começar, muito rapidamente, a redefinir seus algoritmos de amps, está literalmente fodida!

Lipe Amador
Veterano
# jul/09 · Editado por: Lipe Amador
· votar

kairi

Cara, vc pode colocar os preço do lado dos equip...
pq fiz umas continhas de cabeça e achei qu passa um pouo de R$15000,00..
Talvez dólares...
vc tá contando importação??

Abraço

Douglas_
Veterano
# jul/09
· votar

Leonardo Castro
Além da onda, contudo, percebi um tipo de interferência, tipo uma "rádio freqüência". Isso é assim mesmo na versão "demo" (para evitar que o sujeito grave com ela) ou há como sumir com esse "chiado" inconveniente (que, diga-se de passagem, em termos de "feeling" e definição, se não for para gravação, não interfere em quase nada...).

Mandei email pra vc com uma solução.

Leonardo Castro
Veterano
· votar

Valeu, Douglas!!!

Só terei tempo de tocar mais com o ReValver amanhã à tarde. Depois, ponho mais impressões que tive dele aqui no fórum.

Agora, uma coisa que me chamou muito a atenção:

Só as simulações do amp e do cabinete consumiram 24% da capacidade de processamento do meu computador, que, diga-se de passagem, tem uma configuração razoável.

Com outros programas (Amplitubes e Guitar Rigs), mesmo simulando amps, cabinetes e uma porrada de efeitos, nunca cheguei aos 20%...

Quando tentei utilizar aquela instância de permite adicionar efeitos de outros "plug-ins" VST (com o objetivo de utilizar alguma coisa do POD FARM, tarefa que ainda não consegui, infelizmente, realizar), a potência consumida saltou para 53% da máquina.

Ou seja, se bobear, os algoritmos de simulação de amps e de caixas (juntos) são mais pesados do que os da própria FRACTAL.

É só lembrar que a própria FRACTAL já informou que, no caso do AXE-PC, a configuração mínima, para que tudo funcione 100%, será um Core 2 Duo.

Só que, na FRACTAL (mesmo a AXE-FX "Standard"), o sujeito pode utilizar dois amps independentes e ainda "splitar" cada amp em duas cadeias de efeitos diferentes (gerando quatro cadeias). Ou seja, é como se o sujeito tivesse (em termos de cadeias) dois Vetta II ligados em paralelo.

Agora, se só um amp e um cabinete já consomem quase 25% de potência de um Core 2 Duo com 3Gb de memória (o meu tem 4Gb, mas o XP só reconhece 3Gb), acho pouco provável que o Core 2 Duo rodasse quatro cadeias distintas (de um ReValver) simultaneamente (como a FRACTAL afirma ser possível com o AXE-PC).

Acho que se ainda for colocar um algoritmo de "harmonizer", no estilo da FRACTAL, para o ReValver MkIII, o Core 2 Duo explode...

Depois dessa, já me decidi: a minha próxima aquisição não será mais nenhum tipo de pedaleira ou de "rack": vai ser um computador muito potente, de preferência com uma placa de som profissional PCI, se for "desktop" (ou "firewire", se for "notebook").

O futuro, realmente, será dos "softwares" simuladores: até porque, a indústria fabricante não vai querer ser acusada de que o "hardware" que fabrica é caro e já está obsoleto (um problema que o Cliff, da FRACTAL, já está sentindo na pele, pois essa é uma reclamação dos próprios consumidores dele).

Meu conselho sincero (mesmo sabendo que isso poderá me causar um baita prejuízo, se eu resolver "passar a X3L para frente") para todos aqueles que ainda estão na dúvida se devem comprar uma GT-10 ou uma X3L: a não ser que você precise muito, mas muito mesmo de algo do tipo, não comprem nenhuma das duas. Duvido que, daqui a um ano e meio (no máximo dois anos), muitos dos paradigmas que tanto "cultuamos" já não estarão extintos...

Um grande abraço,

Leonardo.

P.S.: Deve ser por isso que o próprio Catselis já se desfez da X3L dele...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Boss GT-10 ou Pod X3 live