Boss GT-10 ou Pod X3 live

Autor Mensagem
Leonardo Castro
Veterano
# jul/09 · Editado por: Leonardo Castro
· votar


Pessoal,

O Douglas, ontem, me presenteou com a seguinte dica: usar as simulações de amps da X3L com as simulações de caixas do MkIII. Ele resolveu fazer esse tipo de experiência, em outro tipo de plataforma que não a X3L, e está conseguindo resultados muito animadores!!!

Segui o conselho.

Eis a resposta que acabo de enviar para ele:

"AMPS DA X3L + CABINETES DO REVALVER = CÃO CHUPANDO MANGA

Fiz a seguinte experiência:

Comparei os preamps da X3L e do ReValver MkIII, ambos rodando os cabinetes do MkIII.

Resultado:

A X3L fica tão macia quanto o MkIII!!!! Para falar a verdade, achei a X3L até um pouco mais macia do que o MkIII.

Outro detalhe: o volume do MkIII é bem mais alto do que o da X3L.

Aí, ao nivelá-los (mesmo usando os cabinetes da X3L), o som já fica muito mais próximo.

Usando os cabinetes do MkIII, via "convolution", então, não tem erro: a X3L mostra muito bem que ainda é superior em termos de simulações de amps em si (mesmo com menos parâmetros de controle).

Bem que um sujeito (o "FASTER 2000"), naquele "thread" que eu fiz lá nos fóruns da Line 6, já havia me alertado:

"/.../ the Pod's modeling of preamp (literally "pre cab") sounds have some incredible richness that others can't touch. But their cab modeling is not the strongest. I had some nice results using Gearbox/Podfarm for the preamp stuff and loading cab impulses into my DAW. That, to me, is the best direct sound I've gotten to date."

http://line6.com/community/thread/12027?tstart=30

Usando o POD FARM no início da cadeia (só a simulação de amp) + a simulação de gabinete do MkIII, os resultados são 100% idênticos se comparados aos das simulações da própria X3L (e, por conseguinte, superiores aos das simulações de amps do MkIII).

Pena que eu não consiga gravar com DAW, mas uma coisa é certa: a X3L, depois dessa, terá vida longa!!!

Outra coisa que fiquei pensando: independentemente de ligá-la a um "poweramp" valvulado, o som dela em falantes verdadeiros de alta qualidade deve ficar "show" também!!!

Um grande abraço,

Leonardo.

P.S.: O negócio, agora, é fazer pressão sobre a Line 6 para que eles lancem gabinetes com tecnologia 'impulse'!!!"

-x-

Esse é o meu "veredito final", pois estou a três dias do edital do concurso que pode mudar, definitivamente a minha vida. E eu fazendo testes de amps e de gabinetes... putz...

Pedi para o Alex e para o Kairi também fazerem algumas experiências.

Pelo menos, o debate foi iniciado...

Fico sabendo do que vai rolar por aqui, de agora em diante, pelos "e-mails" dos colegas Alex, Kairi e Douglas, já que eu, notoriamente, não consigo vir aqui e passar o dia sem postar alguma besteira (e como eu falei besteira nessas 83 páginas em que participei!!! Rs...).

Um grande abraço,

Leonardo.

Leonardo Castro
Veterano
# jul/09 · Editado por: Leonardo Castro
· votar


Desdizendo o que eu desdisse (ou melhor, afirmando minha posição original...).

Fiz mais uns testes aqui em casa.

Percebi que estava mesmo era querendo me enganar.

Mesmo com os cabinetes do MkIII, a X3L não apresenta a mesma maciez, nem a mesma definição, do ReValver. Melhora para caramba. Mas, o ReValver MkIII ainda é bem melhor.

Além do mais, se o sujeito tiver tempo e quiser fuçar todas as possibilidades do programa (apenas com relação aos amps e aos gabinetes) vai ficar maluco de tanto timbre legal que pode obter.

Ou seja, na minha humilde opinião (que agora é realmente a definitiva... rs...), depois de perceber que estava querendo me enganar, até por ter-me tornado um POD-DEFENDER nos últimos meses (rs...), não tenho como deixar de mencionar, publicamente, que o ReValver MkIII é muito superior.

Em termos de maciez e tons "crunch" então, nem se fala (a X3L não chega nem perto, mesmo usando os cabinetes do MkIII).

Se ainda formos pensar na possibilidade de um modelo de amp servir de prá para outro, na flexibilidade total da cadeia de efeitos e, também, na possibilidade de se utilizar "plug-ins" de outros fabricantes, tudo na mesma estrutura, ainda sem precisar comprar nenhum equipamento da Peavey como interface (bem ao contrário do pessoal da Line 6 e, também, ao que parece, deverá ser a prática da FRACTAL quando - e se...- lançarem o AXE-PC), aí é até brincadeira.

Para ser perfeito, só faltava o "harmonizer", um "pitch shifter" e o DUAL TONE.

Falando nisso, ontem, lendo a Guitar Player, percebi que a Peavey está lançando uns amplificadores híbridos, com algumas modulagens do MkIII e com alguns efeitos que ele ainda não tem, como por exemplo, o "pitch shifter"... já vi que, em breve, o MkIII (ou o MkIV...) deve ter mais esse recurso na cadeia de efeitos...

Mesmo assim, o ReValver MkIII ganha o PRÊMIO EQUIPO DE OURO concedido por mim mesmo... rs...

Percebi que há outra discussão sobre ele aqui no FCC.

Para quem quiser ler:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/185649/

Agora, imagine se eu estivesse com um computador mais poderoso (para rodá-lo a 96KHz e a 64 bits) e com uma placa de som realmente profissional...

Um grande abraço,

Leonardo.

Douglas_
Veterano
# jul/09
· votar


Leonardo Castro
Mesmo com os cabinetes do MkIII, a X3L não apresenta a mesma maciez, nem a mesma definição, do ReValver. Melhora para caramba. Mas, o ReValver MkIII ainda é bem melhor.

Realmente a simulação de Amps do Revalver é muito avançada! No meu caso, estou usando as simulações da DR-880 pois sem uma interface de áudio apropriada, usando as simulações do Revalver fica muito chiado. Sem contar que não dá pra salvar presets completos.

Abraço e boa sorte no concurso. Também estou estudando pra um.

Slash de moura
Veterano
# jul/09
· votar


bom , falando dos efeitos , pelo que pareçe a x3L fica um pouco na frente , pela diversidade de timbres que podem ser criados , e pelo tanto de simulacões de amps que ela ofereçe....
bom, pelo que eu sei..

kairi
Veterano
# jul/09
· votar


Slash de moura
Você está respondendo essa pergunta, né?

"Boss GT-10 ou Pod X3 live"

Abraços.

GuitarRockMan
Veterano
# jul/09
· votar


kairi

Du maul......... rsrsrs

Slash de moura
Veterano
# jul/09 · Editado por: Slash de moura
· votar


eu to
dihfiouhdsiofhsiuadfh
eu falei merda?

kairi
Veterano
# jul/09
· votar


Slash de moura
Nah, hoje é sabado, vamos beber! \o/

Mo7a
Veterano
# jul/09
· votar


kairi

Cadê meu informativo diário sobre as novidades ?

kairi
Veterano
# jul/09
· votar


Mo7a
Você não está cadastrado na nossa "Newsletter"?

Envie um e-mail para kairi.php@gmail.com, que eu adiciono você ao "grupo" privado.

O FCC tem alguns processos burocráticos, regras de conduta, limitações técnicas e outras coisas que impedem uma discussão mais aberta, coisa que não acontece em um grupo privado.

Abraços.

alexromachado
Veterano
# jul/09
· votar


huahuahuahuahuhahuahhuahuhuahuaahu
kairi é o cara!

alexromachado
Veterano
# jul/09
· votar


Puxa, o fórum está tão parado que acho que vou relê-lo da primeira pagina...

erico.ascencao
Veterano
# jul/09
· votar


kairi
Mo7a
Vocês fizeram um "fórum POD X3 Live"? Se pá que quero entrar!

GuitarRockMan
Veterano
# jul/09
· votar


fala galera agora eu vou jogar merda no ventilador.....

eu li no forum q acho q o leo q postou sobre impuses e tal q a galera ta usando um tal de nebula 3 q tem um sistema de IR dimensional tipo é mais dinamico do q usar a IR de forma tradicinal e a resposta de um impulse normal desse usados no mkIII e estatico pq ele representa apenas uma variavel sonora pra reconstruir o som e esse nebula utiliza varios pra contruir a imagem sonora a diferença é sutil pelo q eles falam mas pra quem tem ouvido parece fazer toda a diferença o problema e q parece q esse tal de nebula é um papa cpu e pra usar ele em tempo real é meio chato.
a galera parece usar muito ele pra dar uma esquentada e dimensinar sons de violão o efeito parece be legal mais ele simula tb pre e outras coisas ja q o IR serve pra varias paradas né tipo, rev. e tal e com essa dinamica dele fica possivel usar IR pra recostituir phaser tb e tal

em fim se o mk3 ja é f*da usando IR estatico imagina se esse nebula3 funcinar com canta o povo é so usar ele pra simular os cabs e pronto respostas dinamica ao toque das nossas mãos rsrsrsrs sera q rola memso ?????

GuitarRockMan
Veterano
# jul/09
· votar


up so pra galera se manter informada

Mo7a
Veterano
# jul/09 · Editado por: Mo7a
· votar


alexromachado

Puxa, o fórum está tão parado que acho que vou relê-lo da primeira pagina...

No way mesmo!!!! rs..


GuitarRockMan

Vi esse sistema de impulse, porém nunca testei e não entendo nada. Sobre o Leo falando dos cabinets do POD e do Revalver, olhem só esse vídeo do Revalver MK II:



Na descrição aparece isso:
"Cabinet impulse: Mesa 4x12 sm57 off axis...(i downloaded it from emule, the impulses recorded on line6 studios)
the same impulse from POD XT"


Será que é tão ruim assim?!?

Abraços

Leonardo Castro
Veterano
# jul/09 · Editado por: Leonardo Castro
· votar


Fala, Mo7a!

Cara,

Estou na maior correria, mas, hoje, vou dedicar um tempo aqui para o fórum.

Esse vídeo que você postou só me deixou ainda mais perplexo...

Primeiro, o cara diz que usou o MkII (lá nas explicações "oficiais" do vídeo). Depois, nos comentários, ele disse que usou o MkIII...

Por fim, nas explicações oficiais, mais um outro complicador: ele diz ter baixado os "impulses" da Line 6...

Até onde li, a Line 6 não trabalha com a tecnologia de "impulses" e sim de "pulses".

Qual a diferença entre elas exatamente? Não sei te dizer, mas já li, lá nos fóruns da Line 6, uma porção de gente querendo que a marca incorpore essa tecnologia nova na X3L.

Ou seja, ao que parece, o sujeito do vídeo foi no sentido contrário... (abandonou os "impulses" do ReValver pelos "pulses" da Line 6)... rs...

Também já li (em um monte de lugares) que a tecnologia "impulse" permite que um cabeçote real (por exemplo, de um Marshall JCM-800) trabalhe, ligado ao "plug-in" de caixa da mesma forma que o faria em um cabinete (real) projetado para ele. Tudo é calculado com base no cabinete real (nos mínimos detalhes, em tese).

O ruim disso é que, também em tese, se você pegar um outro cabeçote real (ou virtual) e ligar na mesma simulação de cabinete do JCM-800, o resultado pode ser um fiasco total. É como se a simulação daquele gabinete só "fosse garantida" para a simulação daquele amp (ou para aquele amp real).

É uma coisa estranha, mas já li vários relatos nesse sentido (nos mais variados fóruns do planeta...).

Aliás, essa foi a explicação de um usuário da Line 6 implorando para a empresa não mudasse para a tecnologia de "impulses", já que os cabinetes existentes hoje soam bem com qualquer modelagem de amp (inclusive as modelagens de amps de outros fabricantes, como as do próprio ReValver, que o último vídeo postado bem demonstra...).

Os seletos (rs...) integrantes que acompanharam as "newletters" do Kairi nos últimos dez dias, puderam ver (ou melhor, ler...) eu mudar de opinião mais de 15 vezes, ora achando o som do ReValver melhor, ora achando o som do POD FARM superior...

Meu professor esteve aqui em casa na quinta passada e tocou os dois "plug-ins" (lado-a-lado) e chegamos, facilmente, à conclusão de que o ReValver era mesmo muito superior.

Só que ele usou as configurações de fábrica de cada um...

Depois disso, fiz uns outros testes (sem a presença do meu professor...).

Cheguei às seguintes conclusões (que, ainda, não são definitivas... rs...):

Embora com muito menos parâmetros disponíveis, o som do POD FARM é bem mais "maleável" do que o do ReValver: os sons "crunch" e as distorções do ReValver são excelentes, mas os amps soam muito parecidos uns com os outros. Os amps da Line 6, ao menos aos meus ouvidos e em uma rápida análise, parecem ter mais "personalidade".

Os amps do ReValver, embora não tenham essa informação expressa, parecem usar compressão. Esse fenômeno, aos meus ouvidos, também ocorre com o Pocket POD... daí muito da "maciez" que eu verifico (tanto no ReValver como no Pocket)...

Os sons dos amps do POD FARM, logo de início, pareciam mais embolados e menos definidos, aos meus ouvidos. Contudo, eles possuem muito mais "drive" do que os do ReValver (nas configurações que vêm de fábrica).

Regulando o som do "drive" a 20%, na simulação do AC-30 do POD FARM, por exemplo, um valor que eu nunca havia nem sequer cogitado antes..., o som do POD FARM fica tão (ou até mais...) definido do que o do ReValver.

O que é mais incrível para mim (justamente por não ter testado os amps "crunch" do POD FARM ou da X3L com pouco "drive"): a resposta à palhetada fica infinitamente mais dinâmica. O rosnado do POD FARM varia literalmente com a força da palheta (não só em volume, mas em termos sonoros também). O rosnado do ReValver, embora muito bonito, é praticamente o mesmo em qualquer situação.

O processo de formação do "rosnado", no ReValver, é bastante interessante. Esse foi o fator que me chamou mais a atenção, desde o início (e acho que é o maior ponto forte do programa). Contudo, ele também serve para "mascarar" algumas "deficiências" do som...

Os efeitos do POD FARM são bem melhores do que os do ReValver.

Mesmo ficando muito empolgado no início, confesso que muito da minha empolgação pelo ReValver não subsiste mais.

Talvez, se o sujeito ficar mexendo em tudo quanto é parâmetro, trocando "válvulas", diodos, etc., até consiga sons superiores mesmo. Continuo achando que, se existe um programa capaz de soar melhor do que a X3L hoje é ele. Contudo, se eu não tenho paciência nem para ficar mexendo muito nos parcos parâmetros do POD FARM, imagina em válvula e em diodo... putz...

Como eu já mencionei, os sons "crunch" do ReValver foram os que me chamaram a atenção mais rapidamente. Contudo, naquele "teste cego", com vários simuladores de "amps", há um do AC-30.

http://emusician.com/web_clips/ac301_quiz/

É só clicar em "Listen to the different versions..." para habilitar a janela com os "samples".

A ordem das gravações é a seguinte:

1. Eleven
2. ReValver MkIII
3. Waves GTR3
4. AC-30 real
5. Amplitube 2
6. Amp Farm 3.0
7. Guitar Rig 3


Para falar a verdade, nesses "samples", gravados com a mesma guitarra e em um senhor estúdio profissional, o som de que menos gostei foi o do MkIII. Aliás, o de que mais gostei foi o do Eleven...

É isso aí.

Um grande abraço,

Leonardo.

P.S.: Acho que, mais uma vez, falei mal da X3L e, depois, tive que me retratar... pelo menos o fórum andou mais um pouquinho... rs...

Manubio
Veterano
# jul/09
· votar


sei que o assunto tá longe do que vou perguntar, mas estou com uma duvida terrivel, no computador de mais alguém que tenha a GT-10 o gt10fxfloorboard não funcionou? aqui casa ele abre a janelinha, fica no initializing e nada, dá que o programa parou de responder e fecha.

alguém sabe como arrumar isto?

kairi
Veterano
# jul/09
· votar


Leonardo Castro
Embora com muito menos parâmetros disponíveis, o som do POD FARM é bem mais "maleável" do que o do ReValver: os sons "crunch" e as distorções do ReValver são excelentes, mas os amps soam muito parecidos uns com os outros. Os amps da Line 6, ao menos aos meus ouvidos e em uma rápida análise, parecem ter mais "personalidade".

Os amps do ReValver, embora não tenham essa informação expressa, parecem usar compressão. Esse fenômeno, aos meus ouvidos, também ocorre com o Pocket POD... daí muito da "maciez" que eu verifico (tanto no ReValver como no Pocket)...


Exato... eu fico as vezes mudando de amp em amp, procurando em presets e montando os próprios... mas não acho o "ideal", tudo parecido... Ou é fraco, ou é muito higain.

Os sons dos amps do POD FARM, logo de início, pareciam mais embolados e menos definidos, aos meus ouvidos. Contudo, eles possuem muito mais "drive" do que os do ReValver (nas configurações que vêm de fábrica).

Cara, eu fico louco com isso. Toco uma nota na 5ª corda, e uma na 6ª, e o som embola absurdamente. Mas tem uma coisa que é pior ainda, pior que embolar... é "raptar" o sinal. Quando toco com a guitarra afinada em Dó (CGCFAD), eu costumo fazer o seguinte teste: dou uma porrada nas 3 cordas mais graves (CGC) e fico alternando entre legatos e tapping nas 2 cordas mais finas... O resultado: Só depois de 10 segundos (quando o acorde vai enfraquecendo) que os blublublu das outras cordas aparecem.... não, eles não ficam "baixos" e vão se mostrando conforme o outro vai sumindo... eles simplesmente DESAPARECEM!

Não sei se isso é um problema da minha guitarra, da placa de som ou do Revalver, mas dá nos nervos. Eu (com a guitarra limpa) costumo fazer muitos licks em que deixo as cordas mais graves soando enquanto executo frases nas outras cordas.

Será que só valvulado mesmo? Sabe, conseguir a "polifonia", tocar mais de uma nota sem embolar... Sem contar que o atraso/chiado irrita, e muito!

O que é mais incrível para mim (justamente por não ter testado os amps "crunch" do POD FARM ou da X3L com pouco "drive"): a resposta à palhetada fica infinitamente mais dinâmica. O rosnado do POD FARM varia literalmente com a força da palheta (não só em volume, mas em termos sonoros também). O rosnado do ReValver, embora muito bonito, é praticamente o mesmo em qualquer situação.

Putz, tem um amigo meu que é "virado" com isso. Ele gosta muito de tocar reggae, e parece que o programa não responde as palhetadas da forma certa, não responde MESMO, o que inviabiliza o uso do Revalver por ele (ele vai continuar com a velha zoom de guerra).

Eu também sou vítima disso, principalmente quando toco músicas com timbres próximos a do Spawn. Ele não responde aos meus "attacks".


http://www.youtube.com/watch?v=i53zoARcCUg&feature=PlayList&p=EBC95D41 6DE68669&index=6

Essa música tem um Mesa Dual Recto e um Peavey XXX ligados em Paralalo.

Abraços.

Leonardo Castro
Veterano
# jul/09 · Editado por: Leonardo Castro
· votar


O resultado: Só depois de 10 segundos (quando o acorde vai enfraquecendo) que os blublublu das outras cordas aparecem.... não, eles não ficam "baixos" e vão se mostrando conforme o outro vai sumindo... eles simplesmente DESAPARECEM!

kairi
Veterano


Problemas de "blublublu"???

Olhe só a (possível) solução (em duas partes):





Aí: esse sujeito me ganhou no quesito "falar mal da Line 6"!!! Rs...

Um grande abraço,

Leonardo.

P.S.: mesmo sem "pitch shifter", eu é que ainda não troco minha X3L... rs... pelo menos "blublublu" ela faz!!! Rs...

Leonardo Castro
Veterano
# jul/09 · Editado por: Leonardo Castro
· votar


Ouçam aí o timbre que o sujeito conseguiu com um POD 2.0 ligado diretamente à placa de som do PC (sem "backing track" nem nada do gênero...):



Naquele vídeo do cara da FRACTAL, ele usa, segundo as informações dele mesmo, um "flanger" e um "phaser" no mesmo "preset". Se estiverem ligados em série, isso é uma coisa que ainda não será possível fazer com a X3L. Contudo, com o REAPER e o POD FARM sim!!!

Agora, imagine se o POD 2.0 do sujeito, ao invés de ligado à placa de som do computador, estivesse, como no vídeo da FRACTAL, a um a VHT 2/50/2 (valvulado) e à caixa Randall 2x12" de verdade??? E com uma boa "backing track" para fazer com que os nossos cérebros lembrassem imediatamente da música como um todo, hein?!?

Um grande abraço,

Leonardo.

P.S.: Sumirei por uns dias!!! Bem que no concurso poderiam surgir perguntas discursivas sobre pedaleiras digitais... rs...

P.S.#2: Por mais louco e paradoxal que possa parecer, o som do POD 2.0, ligado direto na placa de som do sujeito, ao meus ouvidos, está soando muito mais "alive" do que a própria FRACTAL ligada a valvulados e caixas de som de verdade... vai-se entender um negócio desses...

Leonardo Castro
Veterano
# jul/09 · Editado por: Leonardo Castro
· votar


Não entendo nada de sons "hi gain", mas esse vídeo está bem cotado:



Inclusive, há um comentário (feito ontem!), por um tal de "EMGlespauMESA", que se diz proprietário de um Mesa real e que não consegue timbres como esse:

"how is it that you get better tone than me, when i am using a real mesa dual rec lol"

É isso aí...

E o timbre do cara não utiliza o DUAL TONE, não precisou de um "power-amp" valvulado, nem de caixas de som de verdade e ainda foi gravado via USB... ou seja: tudo contra!!!

Daí surge um novo "slogan"... rs...

"POD X3 Live: the only one true 'blublublu' pedalboard on Earth!"

Tudo bem: pelo menos 50% dos créditos são do Kairi... rs...

Um grande abraço,

Leonardo.

P.S.: E pensar que por mais de uma vez eu quis jogar a X3L pela janela... ignorância é dose...

Leonardo Castro
Veterano
# jul/09
· votar


Mais um:



Mais uma vez afirmo: não entendo nada de metal. Apenas estou postando o material que soa bem aos meus ouvidos!

Um grande abraço,

Leonardo.

Leonardo Castro
Veterano
# jul/09
· votar


Outro:



Leonardo Castro
Veterano
# jul/09 · Editado por: Leonardo Castro
· votar


Parece até vídeo da FRACTAL...



Mas não é!!!

Foi mal galera: se fosse a FRACTAL seria preciso um "power amp" valvulado e cabinetes reais... desculpem-me pelo "mico"!!! Rs...

E pensar que eu a ia jogando minha X3L pela janela por causa do ReValver...

Putz...

É como está em um comentário feito por algum usuário em um vídeo desses aí que postei: X3 LIVE 4 LIVE!!!

Leonardo Castro
Veterano
# jul/09 · Editado por: Leonardo Castro
· votar


Para terminar:



O cara não tem, nem de longe, a pegada do Van Halen...

Provavelmente, não está usando uma guitarra tão cara como a do Van Halen...

Mas conseguiu um som muito próximo ao original, usando apenas uma cadeia e (o que é melhor) sem nenhum recurso "extra" a não ser a própria X3L...

Agora fui!!! Fui dormir, pois estou gripadão!!! Gripe suína (ou febre pela X3L)??? Rs...

kairi
Veterano
# jul/09 · Editado por: kairi
· votar


Leonardo Castro
Timbre é algo muito pessoal. Tem um amigo meu que não larga a Zoomzinha dele (505) nem por uma boss GT-8.

Existem excelentes vídeos por ai com V-amp 2, Sansamp GT2, POD 2.0, Zoom G2 e até mesmo com a Digitech GNX2 (tudo "2" haha).

A questão, é o "live". Como o pedal se sai nos seus pés.

Sobre esse último vídeo, da unchained, ele ja é quase um "clássico", muito bom.

Olha só:

http://www.youtube.com/watch?v=e7h18Q-aAzE

Abraços.

Leonardo Castro
Veterano
# jul/09 · Editado por: Leonardo Castro
· votar


Kairi,

Depois de uma noite cheia de "delírios", muito provavelmente por conta da gripe forte, acordei um pouco melhor.

Então, refleti melhor sobre aquela curiosa mensagem que um suposto proprietário de um MESA/BOOGIE real deixou para o dono da POD X3 "feijão"....

Em primeiro lugar, não sei se o cara realmente possui um MESA de verdade. Contudo, seguindo indicações de colegas aqui do próprio fórum, vou considerar verdadeira a afirmação do sujeito (até por conta do "princípio da confiança" que rege toda a vida social... putz...).

Também não sei, partindo do princípio que o sujeito possui um valvulado de verdade, ele não consiga um timbre legal por inexperiência, falta de jeito para coisa ou, até, por conta de algum defeito do equipamento....

Seja lá como for, o que importa é o seguinte: se nem dois amps reais conseguem soar idênticos, NUNCA, então, uma simulação vai conseguir ser idêntica a um amp real. No máximo, e bem em tese, ela poderia ser idêntica àquele amp que foi utilizado como modelo (mas não aos outros 3..000 espalhados pelo mundo que a empresa que fez o processador digital não levou em conta no momento da modelagem).

E isso não é uma coisa ruim, pois, como visto, há o "reverso da medalha": da mesma forma que uma simulação não pode (na verdade, não deve) soar exatamente igual a um amp real, a recíproca também é verdadeira. Ou seja, ao menos em teoria, também é possível aventar a seguinte hipótese: os simuladores podem conseguir timbres que os amp reais não. E uma possível prova dessa teoria é o próprio relato do suposto proprietário do MESA no vídeo do POD X3 "feijão".

Em sendo assim, comecei a enxergar as pedaleiras (quando falo em "pedaleiras", entenda-se: processadores digitais com "hardware" dedicado ou "softwares" que rodam em computadores pessoais) da seguinte forma: é equivocada a perspectiva de querer um som exatamente igual ao de certo modelo de amp valvulado. Contudo, usando talvez outro modelo de amp (e, eventualmente, aliando-se algum modelo de "stomp box"), consiga-se sim um som bem próximo ao que se busca. Aliás, com tantas combinações possíveis de amps, de "stomp boxes" e de efeitos, a probabilidade de se conseguir sons incríveis não "obtíveis" em um amp real com meia dúzia de pedais clássicos caríssimos não deve ser pequena. É só ter "saco" e utilizar o velho método da "tentativa e erro"...

Só para citar um exemplo. Tenho um amigo que conhece o Herbert Viana. Há pouco tempo, ele me revelou o seguinte: 99% do que o Herbert grava é em linha e utilizando uma pedaleira ZOOM 8080 (que foi lançada em 1997 no Brasil, a US$ 999,00, segundo informações contidas em uma Guitar Player do mesmo ano que eu possuo). Ele também usa essa pedaleira em grandes apresentações (eu mesmo pude conferir isso naquele "show" de abertura que os Paralamas fizeram para o "The Police", no Maracanã, ano passado).

Esse meu amigo ainda disse o seguinte: quando alguém pergunta ao cara por que ele ainda não trocou de equipamento, a resposta é certeira: "Quando eu acabar de testar todas as possibilidades que essa pedaleira possui, aí, talvez eu pense no assunto... mas já aviso: ainda há tantas combinações a testar que é mais provável a pedaleira enguiçar antes de eu conseguir chegar ao fim!".

Quem já ouviu o disco "9 Luas", pode perceber a aula de timbres que o Herbert proporciona (com a ZOOM 8080 dele)...

O negócio é esse mesmo: imaginar o som (de preferência um som próprio, pois ficar só copiando timbre dos outros não é legal) e partir para o resultado. Claro, com muita paciência, seja lá qual a pedaleira utilizada.

E as pedaleiras futuras não serão melhores do que as atuais? Muito provavelmente sim. Na verdade, esperamos todos que sim. Contudo, o negócio já chegou a um nível tão absurdo de riqueza timbrística que melhorar o que já está aí não deve ser uma tarefa muito fácil. Herbert Viana (que tem acesso a tudo quanto é tipo de equipamento) que o diga...

No fundo, começo a acreditar que o tal de John, guitarrista do Pato Fu (para falar a verdade não conheço nada desse tal do John, nem do Pato Fu) está certo. Em uma entrevista concedida à Guitar Player ele disse (mais ou menos, pois estou o citando de memória) o seguinte: "Não me interessa a discussão se a Variax reproduz com exatidão perfeita os timbres das guitarras reais modeladas. O que importa é que ela me disponibiliza 25 timbres profissionais diferentes e de forma muito prática. Além disso, com ela eu consigo uma porção de combinações de captadores que jamais conseguiria no mundo real".

É isso aí: independentemente da marca e do modelo das pedaleiras, todas são fontes inesgotáveis de timbres. E se ainda tiverem DUAL TONE, então, nem se fala...

Um grande abraço,

Leonardo.

Leonardo Castro
Veterano
# jul/09 · Editado por: Leonardo Castro
· votar


Aí, Kairi!

Falando em Zoom 505 II...



O mesmo sujeito também gravou outros vídeos com uma XT Live ("direct"):





Para assistir a mais vídeos dele: http://www.youtube.com/user/PerseJuhis

Não sei se as músicas se aproximam dos timbres originais. Contudo, achei que os sons ficaram excelentes (ou seja, não diria que qualquer dos três vídeos foi feito com pedaleira).

Não vejo a hora de acabar essa "fase" de concursos e poder me dedicar de vez à música... putz...

Um grande abraço,

Leonardo.

Leonardo Castro
Veterano
# jul/09 · Editado por: Leonardo Castro
· votar


Só para não ser injusto... já que eu postei vídeos de todas as pedaleiras já fabricadas até aqui... rs...

Um bem qualificado do Van Halen (usando apenas a GT-10, pelo que consta):



Por fim, um outro vídeo com a Fractal Axe-Fx Ultra (foi o único, além daquele já postado aqui, que eu achei com alguém tocando Van Halen): Ain't Talk About Love de novo!



Ao que parece, neste último vídeo, a FRACTAL está ligada direto ao P.A. (corrijam-me se eu estiver errado por favor). Não é sacanagem não: sou mil vezes mais o som do Alex ligado ao P.A...

Um grande abraço,

Leonardo.

P.S.: Kairi, nesse vídeo aí do Guitar Idol, qual exatamente o equipamento do cara? Desculpe-me pela ignorância. Se for valvulado, vou te dizer uma coisa: sou mais o som dos vídeos da POD que postei... e eu que ia a jogando pela janela... rs... a guitara é PRS? No domingo passado, no Barrashopping, havia três PRS's em exposição: parecem ser guitarras muito foda!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Boss GT-10 ou Pod X3 live