Autor |
Mensagem |
mvmarquezini Veterano |
# jan/10
· votar
Quanto ao lance do M13 ter sons melhores... meio que duvido um pouco... acho que são iguais...
Alguém já ligou os dois no mesmo sistema e deu by pass em tudo e usou apenas o efeito???
De repente, a simulação de amp que a pessoa esta usando não ta ajudando...
Eu realmente duvido que eles perderam tempo desenvolvendo "duas vezes" o Digital Delay... algo do tipo! rs
:P
[2]
|
alexromachado Veterano |
# jan/10
· votar
Não se trata de desenvolver o mesmo efeito duas vezes. A questão é a plataforma, o hardware que está rodando. Na X3, o processador Sharkc fica centrado nas simulações de amps, e dá conta do possível com efeitos. Na M13 ele está exclusivo para efeitos. Além disso, o desenvolvedor da M13 não assina a POD, e respondia exclusivamente sobre dúvidas da galera sobre futuras atualizações sobre a M13.
Tais dados estão contidos no forum aqui
Há umas discussões em que eu e Leonardo tivemos uns "ranca-rabos" com caras da Line 6 sobre atualizações da X3:
Feature request - lista de pedidos de atualizações, e nós pedindo harmonizer pitch glide e verbzilla uhauhahuauh...
Aqui o Léo pede esclarescimentos sobre a capacidade de processamento da X3 e o porquê dela não suportar phase loop e outras atualizações
O legal é que no final trocamos ótimas idéias com os caras, totalmente sem ressentimentos. Exatamente aí ficaram claras a questão de estratégia de marketing e o foco da POD em simulação de amps.
|
Leonardo Castro Veterano |
# jan/10 · Editado por: Leonardo Castro
· votar
Assim fica difícil ir embora de vez... rs...
Só para citar um exemplo. Peguemos o Tube Screamer da X3L. Ele possui três parâmetros de controle (inclusive, como o pedal original).
Vejamos como é o Tube Screamer (ou seja, o efeito com o mesmo nome) no DM-4 (e, por conseguinte, no M13):
"Screamer – Based on* the Ibanez® TS-808 Tube Screamer® From Stevie Ray Vaughan to Michael Landau, the simple Tube Screamer is the overdrive heard 'round the world. This mediumgain pedal was introduced in the early '80s, and in many blues circles, you're not allowed to solo without one. Over the years, Ibanez issued several variations of the venerable Tube Screamer, but none have reached the fabled status of the TS-808. The MID knob on the DM4 acts like the Tube Screamer's tone knob. In addition, you can shape your tone using the BASS and TREBLE controls. (Or leave these in the 12 o'clock position, and they'll have no effect)."
Fonte: http://line6.com/data/l/c0a8090bee7d404f9a7317b65/application/pdf/DM4% 20Quick%20Start%20Pilot%E2%80%99s%20Handbook%20%28Rev%20A%29%20-%20Eng lish.pdf (na página 4).
Ou seja, ele tem mais parâmetros de equalização. E é o efeito com o mesmo nome. Logo, os algoritmos não são os mesmos!
Isso ocorre com aqueles filtros sem utilidade da X3L. No M13, por possuírem mais parâmetros de controle (e algoritmos mais sofisticados), dizem que servem até para fazer música...
Não que todos os efeitos da X3L sejam ruins. Para falar a verdade, eu gosto do Tube Screamer da X3L. Gosto também dos efeitos de modulação, de "reverb" e de "delay". Mas até nos "delays", a M13 conta com um tempo maior (2.2 s, contra 2.0 s da X3L). É uma diferença pequena (se apenas considerarmos esse parâmetro)? É sim. Mas, só por ele, já se pode perceber claramente que os algoritmos são diferentes...
Ah! e quem diz que todos os efeitos do M13 são melhores do que os da X3L é simplesmente o Rowbi. Para quem não sabe, o Rowbi é um "Line 6 Guru" (e tem acesso direto aos processos industriais da empresa, além de ser um "beta-tester").
Se o Rowbi vendesse um apostilão, o dele eu compraria!!!
Só informando: o Rowbi não é "especialista", não é "endorser" da Line 6, nem tampouco é patrocinado pela empresa. Ele é simplesmente um cara que, por ajudar demais os outros usuários com dúvidas nos fóruns (salvo engano, ele era o usuário com mais "estrelas" no fórum anterior e agora também...), ganha o privilégio de ter contato direto com aqueles que desenvolvem os futuros lançamentos da empresa.
Um grande abraço,
Leonardo.
P.S.: Agora, vamos tentar fazer um som!!!
|
kairi Veterano |
# jan/10
· votar
Leonardo Castro Opa, disso eu não sabia!
Os efeitos da M13 são superior à X3L?
Abraços.
|
Leonardo Castro Veterano |
# jan/10 · Editado por: Leonardo Castro
· votar
Nunca toquei com um M13 (e, sinceramente, quando eu soube dessas informações aí acima, fiquei meio puto da vida...), mas, se os usuários dizem que soa melhor (e muitos relatos são de usuários experientes e profissionais) e a própria empresa diz que usa algoritmos maiores e mais complexos nos efeitos do M13 (e essa complexidade, segundo a Line 6, não é só por conta de possuírem mais parâmetros: os algoritmos, em si, são mais refinados), quem sou eu para desmentir a informação. Se fosse mentira, a empresa estaria jogando "contra o próprio patrimônio" (já que o grande trunfo da GT-10 são os efeitos).
Para você ter uma idéia, um pedal avulso de efeitos da Line 6 - pedal pequeno, não são nem aqueles "stomp boxes" maiores em que o M13 foi baseado - consome o equivalente a um POD 2.0 em termos de DSP. E isso para rodar apenas um efeito. Veja só:
"What kinds of things can I do with this kit? As a point of reference, the processor in the Tone Core Programmable Module is just as powerful as the processor in the POD 2.0. We imagine that it will enable you to do a lot!"
Fonte: http://line6.com/tcddk/
Além disso, só o M13 tem "true by pass".
Mas, resumindo tudo o que eu li: os algoritmos de efeitos da X3L são os mesmos do Vetta II (que é referência em termos de gravação nos estúdios famosos e, principalmente, são utilizados ao vivo também por vários artistas consagrados. Pensando em Brasil, talvez o usuário mais conhecido do Vetta seja o Frejat...).
Muitos artistas utilizam amplificadores reais e PODs XT e X3, de "rack", só pelos efeitos (e pela simplicidade de regulá-los), embora essa não seja a recomendação da Line 6 (para esse fim, eles recomendam o M13). Pensando no cenário nacional, um que usa um JCM900 (de verdade) e um POD como processador apenas para efeitos é o Beto Lee, filho da Rita Lee.
Já tive a oportunidade de ouvir o resultado do cara e posso afirmar: o timbre é animal! E detalhe: ele tem acesso a todo tipo de equipamento (assim como o Frejat, que possui um estúdio particular aqui no Rio de Janeiro, onde, inclusive, ontem e hoje, o meu professor de violão - que já foi professor de guitarra do Frejat - está gravando um CD). Segundo o meu professor, o Frejat gastou uma verdadeira fortuna no estúdio, em todo tipo de equipamento valvulado e raro que você possa imaginar.
E para você ter uma idéia, mesmo com o Frejat disponibilizando (de graça) o estúdio para o meu professor e para os integrantes do Barão Vermelho (quando gravam discos solo), no último CD, o baixista (salvo engano, o nome dele é Rodrigo Santos) gravou todas as cordas (baixos, guitarras, violões de 6 e 12 cordas) apenas com POD, por não sentir necessidade de usar o estúdio do cara... no disco do tal Rodrigo Santos, segundo depoimento dele mesmo, até o próprio Frejat (que fez uma participação especial em algumas faixas) gravou tudo com POD. E o cara tem um estúdio foderoso aqui na Zona Sul do Rio, à disposição 24 horas por dia...
Então, volto a dizer: os efeitos "tradicionais" da X3L ("choruses", "flangers", "phasers", "reverbs", "delays") são excelentes (excelentes mesmo!). Mas dizem que os efeitos do M13 conseguem ser ainda mais refinados. Devem ser um pouco mais próximos aos algoritmos de uma G-Major ou de uma Nova System.
Agora, há efeitos, que constam no M13, que são uma verdadeira "piração" (no bom sentido): o Octo Reverb e o Particle Verb, só para citar dois exemplos (e a Line 6 já avisou, com todas as letras, que eles não farão parte de uma futura atualização de "firmware" para a X3L...):
O próprio Rowbi já deixou "escapar" em alguns fóruns da Line 6 que a próxima geração de PODs contará, em termos de efeitos, com os mesmos algoritmos do M13. E deve ser mesmo verdade, pois a Line 6 planeja lançar "model packs" para o M13 muito em breve (isso já foi dito explicitamente pelo Line 6 Renken). Aí sim, seria a maior idiotice ter que reprogramar/cortar linhas de "model packs" com nomes idênticos para duas plataformas. No caso da XTL e da X3L, eles só aproveitaram o que já havia sido feito para o Vetta II.
Contudo, segundo o próprio Rowbi, para que isso seja possível (simulações de POD com efeitos de M13), o próximo POD terá que ser muito mais potente do que o atual. E o Line 6 Renken, no meio do ano passado, soltou a informação, fingindo ser "acidental", de que está muito surpreso e animado com a quantidade de DSP presente na próxima geração de PODs, que já está em andamento.
Agora, voltarei aos estudos que realmente interessam... ficar pesquisando produtos da Line 6 não vai me levar a lugar algum... além do mais, os donos da empresa já estão com as respectivas vidas para lá de ganhas... rs...
É isso aí.
Um grande abraço,
Leonardo.
|
kairi Veterano |
# jan/10
· votar
Leonardo Castro
Eu não sei cara, não acho a M13 algo muito "pratico". É um trambolhão, e é bem limitado em relação à uma X3L (só tem efeitos), sem contar que custa uma fortunazinha. A X3L é bem mais completa e mais "hands on" do que uma M13. Porém, não tem esses dois reverbs que parecem até sintetizadores. :P
Veja se estou certo: A M9 tem os mesmos efeitos que uma M13, com a mesma qualidade, só que só é possível utilizar 3 efeitos ao mesmo tempo, além de ser mais "simples" no visual, certo?
Pois se for isso mesmo, seria bem mais "esperto" pegar uma M9 e usar ela no "loop" da X3L, controlando a M9 pela X3L via midi.
Ou então, é melhor esperar por uma X4L mesmo. :P
Abraços.
|
erdnaxela Veterano |
# jan/10
· votar
eu tenho a m13 e um amigo meu tem a x3. O que eu observo e que são propostas distintas. A x3 tem simulações (que são as melhores que ja testei ao vivo e gravação) a m13 não tem. Os efeitos da x3 são bons a m13 tem mais variedades e mais regulagens e mais profundidade. A x3 tem uma ótima flexibilidade em relação a m13 cuja proposta é pra tocar ao vivo. Apesar que em materia de flexibilidade a gt10 tambem seria o bicho se o som não fosse tão artificial. Em suma a line 6 não lançou um produto pra competir com outro não ela lançou um produto baseado em outros ja existentes, que ca entre nós pagar 1100,00 só no dl4 é muito caro, JÁ pagar 2000,00 em 4 stomp que custam em torno de 1000,00 cada um mais algumas coisinhas mais. O grande lance é cada um saber o que quer e precisa. Como toco basicamente ao vivo e gravo muito pouco a m13 pra mim foi a melhor opçaõ.
|
Leonardo Castro Veterano |
# jan/10 · Editado por: Leonardo Castro
· votar
Fala, Kairi!!!
Quanto ao número de efeitos e à simpliciade do M9, é isso mesmo.
Também não substituiria a minha X3L por um M13, nem tampouco planejo ligar um M13 ou um M9, em "loop", na X3L. A X3L, para mim, resolve definitivamente o problema. Mas, esse é o meu perfil. Como o colega ressaltou no "post" acima, cada um deve avaliar a situação de fato em que se encontra antes de optar por um equipamento desses (seja X3L, seja GT-10, seja M13).
Para o que eu quero (e toco), sinceramente, não preciso nem de 10% do que a X3L me oferece... (e acho pouco provável que 99.9% dos guitarristas que dispensem amplificadores de verdade não se sintam satisfeitos com ela). No máximo, se o cara precisar muito (e não quiser aguardar para ver se, na próxima atualização de "firmware", ele vem de graça), o sujeito pode acoplar aquele pedal Harmonist de US$ 50,00 da Behringer, pois o investimento é muito pequeno.
Aliás, eu tinha recomendado, em uma mensagem anterior, para quem não tivesse comprado a X3L (e tivesse a escolhido como opção hoje), aguardar o lançamento da "X4L"...
Contudo, eu achava que o intervalo de lançamento entre as pedaleiras da Line 6 era menor. Fui consultar o histórico dos "firmwares" da XT, há pouco tempo, e percebi que, entre a XT feijão e a X3 feijão, houve um hiato de cinco anos.
Entre a versão 1.0 e 2.0 do "firmware" da linha XT (que adicionou mais amps e efeitos), houve um período de dois anos e meio.
Em tempo: a XTL foi lançada depois da XT feijão (e não simultaneamente, como no caso da linha X3...).
Ou seja, se a Line 6 seguir o mesmo cronograma, o "firmware 2.0" para a linha X3 deve sair em maio de 2010; a "X4L", em novembro de 2012...
Não acredito que demore tanto (para sair a "X4L"): chuto entre o meio e o final do ano que vem. Quanto à versão 2.0 do "firmware" da X3L, nada garante que ele seja efetivamente lançado, embora a empresa tenha uma certa "tradição" em adicionar mais amplificadores e efeitos aos PODs das gerações anteriores e, mais recentemente, ao M13), mormente porque, hoje, há mais concorrência entre produtos simuladores de amp e "plug-ins" (com a promessa de ainda sair o AXE-PC e, quem sabe, a FRACTAL PEDALBOARD nos próximos meses, além de o Eleven Rack poder sofrer uma boa incrementada daqui para frente...). Mas também não acredito que a "X4L" seja lançada antes do meio de 2011 (a não ser que surja algum outro produto revolucionário no mercado e mude a atual situação de liderança mundial da Line 6 em termos de simuladores).
Em suma, se o sujeito toca ao vivo e precisa muito de uma pedaleira, acho que não vale a pena esperar tanto tempo até sair a "X4L".
No meu caso, como tenho um Toneport, assim que sair a X4L (e o respectivo "plug-in": sei lá, um POD FARM versão 3 ou 4 daqui a algum tempo), vou é atualizar o POD FARM (que, se não vier de graça, vai ser algo muito mais barato do que uma pedaleira no Brasil, ainda mais porque, comprando só o "plug-in" pela "internet", não se paga imposto de importação, nem os lucros arbitrários de muita gente...) e avaliar bastante antes de comprar uma "X4L".
Foi exatamente por isso que eu já comprei o Toneport. Se, até lá, eu já estiver tocando ao vivo em algum lugar e perceber que a X3L não me basta (o que, sinceramente, eu acho muito pouco provável...), aí, compro outra pedaleira!
Valeu, Kairi!
Daqui para frente, a gente se fala somente por "e-mail", valeu?!?
Um grande abraço,
Leonardo.
|
Leonardo Castro Veterano |
# jan/10 · Editado por: Leonardo Castro
· votar
Caros colegas,
Hoje, recebi um "e-mail" do senhor Lucas Godoy, onde me foram explicitados vários pontos do tipo de relação que ele possui com a empresa Line 6. A situação é muito diversa daquela que eu imaginava.
Aos escrever as mensagens da página 114 deste fórum, não tinha ciência de várias circunstâncias de fato existentes.
Na redação original das mensagens, não fui nada elegante, quiçá até pelo clima belicoso que pairava naquela ocasião (e que nada tinha que ver com o senhor Lucas Godoy), ambiente este muito diverso do que tínhamos por aqui, ao menos até às 113 páginas anteriores.
Portanto, aproveito este espaço para PEDIR PUBLICAMENTE DESCULPAS AO SENHOR LUCAS GODOY.
Pelas informações que obtive, pude perceber claramente o esforço que ele faz para divulgar a marca no Brasil e a ajuda que presta a inúmeros usuários (ainda que esta ajuda aos usuários não seja integrante das atribuições oficiais dele: ou seja, COMO MUITOS DE NÓS AQUI, TODA AJUDA QUE ELE PRESTA É TOTALMENTE DESINTERESSADA E COMPROMETE O PARCO TEMPO LIVRE DELE).
Além disso, a crítica que fiz quanto à tradução do manual da X3L é injusta, haja vista os exíguos prazos de que ele dispõe para passar as instruções técnicas, de todos os equipamentos da Line 6 (e, como é cediço, não são poucos), para o vernáculo. Aliás, pela quantidade de linhas que digito neste fórum e com o pouco tempo de revisão que possuo, muito provavelmente, cometi, aqui, muito mais erros de digitação e de ortogravia do que os que poderão ser verificados no manual da X3L inteiro.
Em tempo: AO CONTRÁRIO DO QUE SUGERI EM MENSAGENS ANTERIORES (SEM SABER DAS REAIS CIRCUNSTÂNCIAS DE FATO), O SENHOR LUCAS GODOY NÃO COMERCIALIZA O MATERIAL APOSTILADO.
Por fim, tendo em vista a dedicação e a responsabilidade do Sr. Lucas Godoy, posso agora entender o real significado das palavras dele quando me sugeriu a compra de uma Variax: seria uma forma bem mais profissional de se obter um som acústico do que a utilização de um mero simulador de pedaleira, que não apresenta um resultado tão satisfatório.
Já que, não posso mais, devido ao pequeno prazo de algumas horas para a edição de mensagens anteriores, apagar, de forma cabal, todos os comentários feitos na página 114, peço, mais uma vez, sinceras desculpas ao Sr. Lucas Godoy, por conta de meu total desconhecimento das reais circunstâncias de fato que envolviam às matérias debatidas anteriormente.
|
alexromachado Veterano |
# jan/10
· votar
Galera, 3 vídeos novos sobre idéias de timbres na X3:
|
Fernando Veterano
|
# jan/10
· votar
Leonardo Castro E deve ser mesmo verdade, pois a Line 6 planeja lançar "model packs" para o M13 muito em breve
E aí, cara! Fala mais desses model packs pra M13 aí. Serão de efeitos ou simluadores de amps? Você pode me passar o link onde isso foi comentado? Tenho muito interesse me saber dessas novidades para a M13.
Abraço!
|
Leonardo Castro Veterano |
# jan/10 · Editado por: Leonardo Castro
· votar
E aí, cara! Fala mais desses model packs pra M13 aí. Serão de efeitos ou simluadores de amps? Você pode me passar o link onde isso foi comentado? Tenho muito interesse me saber dessas novidades para a M13.
Fernando Veterano
-X-
Caro Fernando,
A primeira vez que vi qualquer referência (ainda que "não oficial") de um integrante da Line 6 (o Line 6 Renken, o sujeito que desenvolve a M13), foi em:
http://line6.com/community/thread/1290?start=0&tstart=0
Aqui, ele escreveu o seguinte:
"This is totally not official, but we are looking at offering model packs for the M13 like we do with POD. This could materialize in many different ways that we will not and cannot talk about. But I am excited with what I have heard so far."
Se você procurar com calma, vai encontrar outros fóruns, na página oficial da empresa, onde ele pergunta quais os efeitos que os usuários gostariam de ver agregados ao M13. Até onde eu pude observar, o principal pedido era o OCD. Mas havia alguns outros pedidos de pedais de distorção e de efeitos de modulação, de "delays" e de "reverbs" encontrados em "racks" caríssimos!
Até onde pude perceber, os "model packs" para o M13 serão restritos aos efeitos, que, em última análise, são a proposta da empresa para o equipamento. Amplificadores modelados, ao que parece, só mesmo em PODs e em amps da Line 6.
-x-
Galera, 3 vídeos novos sobre idéias de timbres na X3: alexromachado Membro Novato
Fala, Alex!
Mais uma vez, parabéns pelos vídeos.
-x-
Pessoal, como tenho que resolver milhões de problemas ao mesmo tempo, infelizmente, não mais consultarei o fórum, que, como todos sabem, foi a minha maior paixão nestes últimos meses.
Em sendo assim, não poderei tentar responder às eventuais perguntas feitas pelos colegas daqui para frente.
Um grande abraço a todos,
Leonardo.
|
alexromachado Veterano |
# jan/10 · Editado por: alexromachado
· votar
Mais um vídeo, agora comparando os timbres de amps e guitarras diferentes:
|
masc073 Veterano |
# jan/10 · Editado por: masc073
· votar
Faz tempo que não leio as discussões por aqui. Já faz um tempinho que tenho o POD X3 Live, assim como a GT-10. Uma das coisas que me chamou a atenção em relação às diferenças nos dois equipamentos não foram somente as simulações. Mas também os efeitos. Os efeitos do POD X3 são bons. Não há o que se discutir.
Mas depois de ter tocado com vários pedais analógicos (entre eles Oliver, Boss e Ibanez), posso afirmar que a GT-10 emula com uma precisão de praticamente 100% os pedais da própria Boss. Já a line6 possui efeitos que soam bem mais discretos, mais apagados. Eu diria que numa escala de 0 a 10 em termos de efeito, a GT-10 estaria em 10 e a X3 em 7.
Isso não quer dizer que a GT-10 seja melhor que a X3. Quer dizer apenas que, em termos de efeito de pedaleiras, a Boss ainda é imbatível em relação aos concorrentes (Zoom, Vox, POD, Digitech, etc.)
Enfim, não me surpreende a M13 ser melhor que a X3, mas ainda falta nela um pitch inteligente. E isso eu considero essencial num pedal deste tipo.
Abraços.
|
masc073 Veterano |
# jan/10
· votar
alexromachado
Não me leva a mal, mas a tua Giannini Les Paul 74 é melhor que as outras tuas duas outras guitarras juntas! Já pensou em trocar os pickups dela para um para de Seymour Duncan Seth Lover? Onde cê achou essa gracinha?
|
alexromachado Veterano |
# jan/10
· votar
Masc Primeiro, bem-vindo de volta!
Quanto às questões, a M13 já tem harmonizer e um novo whammy, foram atualizações de novembro do ano passado. Não tenho condições de posicioná-los quanto aos da GT porque nunca toquei num M13...
Quanto à Les Paul, consegui com uma troca com um luthier da minha cidade natal, Governador Valadares, MG. Já pensei sim em turbiná-la, mas não tinha idéia de quais caps botar... quais as características deste Seth lover? Os '59, JB, etc... cara, é uma infinidade que me perco...
|
Fight For Metal Veterano |
# jan/10
· votar
Alex!
Voce posta os timbres em algum server??? Quero baixar e testar aqui no meu set!
Parabéns pelos vídeos!
|
masc073 Veterano |
# jan/10 · Editado por: masc073
· votar
Grande Alex!
O seth Lover é uma recriação fiel dos humbuckers originais, totalmente vintage. Essa Giannini deve ser toda em mogno brasileiro. Nos anos 70 ainda era uma madeira barata, fácil de se encontrar e de boa qualidade. Então, essa guitarra merece um par de pickups top, rapaz. O vídeo ficou muito bom, para variar.
Legal saber que a M13 agora tem harmonizer e um whammy. É o mínimo que a Line6 poderia fazer pelos usuários. Pena que a X3 não vai ter um jamais!
|
erdnaxela Veterano |
# jan/10
· votar
Assim como a m13 dificilmente vai ter simulações!!!!
|
alexromachado Veterano |
# jan/10
· votar
Fight For Metal Alex!
Voce posta os timbres em algum server??? Quero baixar e testar aqui no meu set!
Parabéns pelos vídeos!
Obrigado pela força! Olha, eu postei uma lista grande de patches - aqui -. Meus patches atuais guardam mínimas mudanças em relação a estes. Depois vou dar uma atualizada...
|
Practus Veterano |
# jan/10 · Editado por: Practus
· votar
Pessoal... Sei que já discutimos muito a qualidade das 2 pedaleiras por aqui, e como conclusão vimos que ambas são ótimas, atingindo ótimos timbres...
Como exemplo disso, gostaria de postar um vídeo do Alex Hutchings feito para demonstração da GT-10... Com timbres como esses, fica mais claro ainda o fato de que somente precisamos saber timbrar, para conseguirmos sons matadores...
Abraços...
|
mvmarquezini Veterano |
# jan/10
· votar
Pessoal... Sei que já discutimos muito a qualidade das 2 pedaleiras por aqui, e como conclusão vimos que ambas são ótimas, atingindo ótimos timbres...
Como exemplo disso, gostaria de postar um vídeo do Alex Hutchings feito para demonstração da GT-10... Com timbres como esses, fica mais claro ainda o fato de que somente precisamos saber timbrar, para conseguirmos sons matadores...
Os som do Alex com a GT-10 são 1000 vezes melhores que essa gravação aqui de cima!!
|
Practus Veterano |
# jan/10
· votar
Os som do Alex com a GT-10 são 1000 vezes melhores que essa gravação aqui de cima!!
Sem me aprofundar no âmago da questão... C.Q.D.
|
Leonardo Castro Veterano |
# jan/10 · Editado por: Leonardo Castro
· votar
Poxa vida, tive que voltar aqui hoje!!!
Quem ler esse tópico, a partir da página 5, vai perceber que eu estou querendo passar essa notícia, aqui, há vários e vários meses...
E, logo quando vou embora, sai a "bomba"... rs...
Senhoras e senhores:
EIS A VERSÃO 2.O DO "FIRMWARE" DA X3L!!!!!!
Fonte:
http://www.vettaville.nl/page.php?id=66#1027
Acho que são mais doze efeitos (ainda não consegui ler quais são exatamente os efeitos reais que serviram de inspiração)...
A única informação que consegui foi essa daqui (no Vetta Ville):
"The free software update lets POD X3 users expand their sonic palettes," remarked Mike Murphy, POD Product Category Manager at Line 6. 'It includes a host of incredible new effects including a guitar-based vocoder, which is unique to POD in the multi-effect category.'
"POD X3 V2.0 delivers 12 additional, fully adjustable effect models to all POD X3 products, including POD X3, POD X3 Live, and POD X3 Pro. The update increases the effect model count of each product to a generous 110.
"A wide variety of effects are available through the update, including a number of tremolos, shifters, phasers, a delay and an inspiring vocoder. Each effect model is based on a sought-after stompbox or piece of classic rack gear. "
Estou doido para ouvir esses novos efeitos!!!
Um grande abraço,
Leonardo.
P.S.: AO QUE PARECE, O "FIRMWARE" JÁ PODE SER BAIXADO HOJE MESMO !!! E LOGO HOJE, QUE A MINHA X3L ESTÁ EMPRESTADA... PUTZ... VOU TER QUE PEGÁ-LA DE VOLTA!!!
P.S.#2: Agora, que venham novos "model packs" para a X3!!!
P.S.#3: Fórum, na página da Line 6, onde começaram a discutir a atualização (que, pelo visto, ainda não está disponível, mas, segundo as informações do Vettaville-nl, poderá ser baixada ainda hoje): http://line6.com/community/thread/26869?tstart=0
P.S.#4: Quem pagou US$ 1.700,00 (nos Estados Unidos...) pelo Vetta vai ficar meio "chateado" se esses novos efeitos não forem agregados ao amplificador (e, pelo que tudo indica, não vão ser...).
|
Leonardo Castro Veterano |
# jan/10 · Editado por: Leonardo Castro
· votar
Ainda não está disponível...
Mas já há algumas informações adicionais:
"Each effect was inspired by* sought-after stompboxes and rack gear including a T.C. Electronic® 2290 Dynamic Digital Delay, Roland® Dimension D stereo chorus, Boss® VB-2 vibrato, Lightfoot Labs Goatkeeper, and others."
Fonte: http://line6.com/podx3version2/
Estou achando que o "harmonizer" não vai mesmo sair... putz... quando eu li "shifters" tive uma ponta de esperança...
|
masc073 Veterano |
# jan/10
· votar
Ótima notícia, Leo! O pitch inteligente não vai sair, mas pelo menos vão ser adicionados novos efeitos! Pitch acho que só com a nova pedaleira da line6!
Já falei, o negócio é pegar o harmonizer da Boss hehehehe.
|
Leonardo Castro Veterano |
# jan/10 · Editado por: Leonardo Castro
· votar
Fala, Masc!
Quanto tempo, hein!?!
Quando eu li aquela história do "Vocoder", não entendi nada... (quem pediu um "Vocoder" para a X3L à Line 6 nesses últimos 25 ou 26 meses???). Só vi gente pedindo "harmonizers", compressores, simuladores acústicos (antes do vídeo do Alex em inglês)...
Aí, fiz uma rápida consulta na internet (confesso que eu nem sabia o que era "Vocoder"....).
Achei um vídeo muito interessante, ao menos esteticamente falando... rs...., com o "Vocoder" da FRACTAL AXE-FX ULTRA (ao menos, é isso que consta na informação do "You Tube": "Fractal Audio Axe-Fx vocoder demo. Zuev. "...):
Provavelmente, antes de assistir ao vídeo, eu nem pensaria em utilizá-lo...
Entretanto, se o efeito sempre causar essa reação no público feminino, já mudei o meu conceito sobre ele: é realmente muito melhor do que ter um "harmonizer"!!!
Aliás, como é que pode a X3L ter saído de fábrica sem um negócio desses??? Rs...
Agora, falando sério: por que esses caras não liberam logo a atualização para "download"???
|
mvmarquezini Veterano |
# jan/10
· votar
Vão cobrar por essa atualização????
|
Leonardo Castro Veterano |
# jan/10 · Editado por: Leonardo Castro
· votar
Não: será de graça.
|
Leonardo Castro Veterano |
# jan/10 · Editado por: Leonardo Castro
· votar
Existe uma página em francês, publicada hoje na internet, que diz expressamente "pitch shifters" (e não apenas "shifters", como na página inglesa):
"Avec cette version 2, le POD X3 jouit de 12 modèles d'effets supplémentaires totalement réglables, ce qui porte le nombre des effets à un total de 110. Au programme, des trémolos, des Pitch Shifters, des Phasers, un délai et un Vocoder. La mise à jour concerne évidemment aussi le POD X3 Live et le POD X3 PRO et se télécharge depuis le site www.line6.com/podx3version2. "
Fonte: http://fr.audiofanzine.com/simulateur-ampli-guitare/line-6/POD-X3/news /a.play,n.11641.html
Essa foi a impressão que eu tive ao ler "shifters" e, logo depois, "phasers" na mensagem original (ou seja, não poderão ser "phasers shifters"... embora ainda reste, pelo menos, a possibilidade de ser "choruses shifters"...).
Mas, se não lançarem o "harmonizer", e formos analisar a questão de forma totalmente crítica, vai ser meio complicado os caras tentarem justificar que a X3L pode rodar um "Vocoder" (e nem sei se outros processadores para guitarra, ressalvando a AXE-FX ULTRA, possuem tal efeito) e não um efeito presente em quase todas as pedaleiras "top" de outros fabricantes desde a metade da década de 90 do século passado... se não me engano, nem a FRACTAL AXE-FX STANDARD possui um "Vocoder"...
Uma coisa que fiquei pensando: até aqui, categoricamente (ou seja, com todas as letras), a Line 6 só afirmou que a X3L não seria capaz de rodar um "phrase looper". Ela "deu a entender" o mesmo quanto ao "Whammy", quando o Line6Renken falou sobre o "Bender", mas, mesmo assim, a afirmação não foi tão cabal quanto à do Line6Miler sobre o "phraser loop"...
Será que eles vão lançar mais efeitos "de primeira linha" para a X3L (de maneira paga, via "model packs", incluindo-se aí um "harmonizer", se ele não vier nessa atualização gratuita que estão anunciando...) e, depois, eles usariam a mesma estratégia com a "X4L": inicialmente, ela seria a X3L com todos os "model packs" instalados - e mais uma ou outra funcionalidade, como o "phrase looper", como foi o DUAL TONE e os pre-amps para voz da X3...-, assim como fizeram com os já existentes "model packs" para a XT quando lançaram a X3???
Lembro-me que, em novembro, quando eles lançaram a versão 2.00 do "firmware" para o M13, logo no dia seguinte, se não me engano, acabaram lançando uma nova versão "2.01", para corrigir um "bug" encontrado por alguns usuários horas depois.
Pelas informações que o "Vettaville-nl" postou na página oficial da empresa, a Line 6 liberou a versão 2.00 do novo "firmware" da X3L para alguns usuários (com o compromisso deles não mencionarem nada até o lançamento oficial).
Acho que, até por isso, aquele tópico que fala do novo "firmware" esteja "tão devagar" (muito provavelmente, os usuários mais "famosos" dos fóruns da empresa estão, nesse momento, testando a tal versão e não podem se manifestar sobre ela).
É esperar para ver o que acontece...
Um grande abraço,
Leonardo.
|