Construir pedais

Autor Mensagem
MKazan
Veterano
# out/03
· votar

Matheus SSP
ah saquei. bom a sua A/B/C/D/E box seria simples de se fazer se ainda existissem no mercado chaves tipo botão que permitissem a saleção de 1 sinal a cada vez. essas chaves não existem mais no mercado pois a maioria dos produtos agora tem acionamento eletronico.

uma sugestão seria vc montar um mini mixer e colocar um botão de pisar no lugar da chave de mute. assim vc liga cada guitarra em uma entrada, e deixa apenas a q vc está usando funcioando. todas as outras vc deixa no mute.

conheço algumas pessoas q fazem isso. fica jóia!

a, o foot switch simples é fácil de fazer. vc só precisa de um botão SPDT com trava. aí vc faz ele conectar e desconectar a ponta do pino com o anél do pino. não tem segredo.

sangue
eu me referi a filtro, pelo seguinte.
vc nunca deixou o wah parado em meio curso para deixar o timbre diferente? isso é filtro.
a parte mecanica é a parte móvel do Wah, aquela q vc fica indo para cima e para baixo com os pés. é MUITO complicada de se fazer. vc precisa montar um eixo, colocar uma base em cima desse eixo, uma cremalheira articula em baixo desse eixo e se conecta a uma engrenagem montada num potenciometro abaixo do pedal. (bem dificil de fazer em casa).
preparar o bolso, pq se vc for tentar fazer isso em casa, vai gastar bastante matéria prima (não ache q da primeira vez q vc tentar fazer essa parte mecanica, vai ficar bom)
nenhum circuito de wah é caro. o problema é vc fazer a parte mecanica. no Tone Pad tem um Layout genérico q da pra vc colocar quase que qualquer circuito de wah (todos eles são bem parecidos)

para vc ter uma noção de como é pentelho fazer wah, todos os meus pedais foram feitos por mim. Exceto uma Zoom606 e o meu wah, q é um Fat Boy da Onerr.

Matheus SSP
Veterano
# out/03
· votar

Saquei o foot.

Agora eu pensei o seguinte, e se pra fazer a ABCDE box, eu pegasse o mesmo botão spdt com trava, e conectasse todos os 5 no mesmo jack de saída? tipo, é claro que eu só poderia utilizar um de cada vez por causa da impedância, mas se toda vez que fosse trocar de guitarra eu desligasse o que tivesse ligado, e ligasse outro daria certo, não?

MKazan
Veterano
# out/03
· votar

Matheus SSP
daria certo se vc desligasse o q esta ligado e ligasse outro, deixando sempre apenas 1 ligado. aí sim, funciona sem problemas.

Matheus SSP
Veterano
# out/03
· votar

Legal, vou começar a construir.

Tipo, existe alguma diferença de marca, pra pegar componentes melhores ou piores? ou tanto faz? isso influência no timbre, não?

sangue
Veterano
# out/03
· votar

tá legal, eu eu vou tentar construir a parte mecânica tb, se não ficar bom eu uso como filtro mesmo :)
Valeu!

MKazan
Veterano
# out/03
· votar

Matheus SSP
em geral, esse tipo de coisa não influi muito no timbre.
as dicas principais são: Deixe a solda escorrer bem qdo vc estiver soldando. as vezes parece q ficou soldado mas fica com mau contato, deixe a solda escorrer legal no terminal q está sendo soldado.

sangue
veja se vc consegue um wah ou um pedal de volume velho em alguma assistencia tecnica, e usa a carcaça.

sangue
Veterano
# out/03
· votar

Tá, vou ver, boa ideia!

MKazan
Veterano
# out/03
· votar

sangue
veja se arruma uma carcaça que esteja subindo e descendo direito e que tenha pelo menos o potenciometro no lugar e funcionando legal, a engrenagem dele e a cremalheira. se tiver o botão no lugar e a bobina de 500 mH, melhor ainda.

Matheus SSP
Veterano
# out/03
· votar

Tipo, uma coisa que eu não saquei foi o princípio do foot switch. Se ele não possui sinal elétrico como ele consegue "avisar" o amp que tem que mudar o canal? por que o cabo do imput do switch é igual ao cabo normal da guitarra, não é?

MKazan
Veterano
# out/03
· votar

Matheus SSP
ele possui sinal elétrico. oq nós dissemos, foi q o sinal DA GUITARRA não passa por ele.

oq o foot switch faz é unir a blindagem do cabo (negativo), com a ponta. isso faz acionar um relé dentro do amp q muda o canal.

Matheus SSP
Veterano
# out/03
· votar

Mas de onde vêm esse sinal? o foot que eu conheço não precisa de energia.

lula_molusco
Veterano
# out/03
· votar

Matheus SSP
o q eu conheco tb naum precisa de alimentacao...

MKazan
Veterano
# out/03
· votar

Matheus SSP
lula_molusco
a corrente vem pelo cabo e vai embora pelo cabo.
qdo vc conecta o foot, o botão dele é colocado em série com a bobina de um relé q está dentro do amp. qdo vc aciona o foot, vc fecha o circuito, passa corrente pela bobina e aciona o relé. a corrente entra pela ponta do cabo e sai pelo anél do cabo do foot. sacaram? por isso q não precisa de energia no foot, a energia (nesse caso) ja vem do amp.

snd
Veterano
# out/03
· votar

¯¯¯¯¯¯¯¯¯|------.-.
_________|------'-'

faz de conta que isso eh um cabo

quando vc pisa no footswitch ele liga um lado no outro

¯¯¯¯¯¯¯¯¯|------.-.
_________|------'-'
\___/

é como se fosse uma tomada

MKazan
Veterano
# out/03
· votar

snd
exatamente. e nos foots com dois canais, o cabo é stereo.
um canal é a ponta e o outro canal é o contato do meio.
qdo vc aciona, ele conecta a o meio com o anél e/ou a ponta com o anel.

snd
Veterano
# out/03
· votar

MKazan
eu vi um foot pra uma linha de amp da meteoro q controla reverb e drive num cabo soh, então ele provavelmente eh stereo

Matheus SSP
Veterano
# out/03
· votar

Haaaaaaaa!!! Agora entendi.

Vou começar a construir meu novo sistema de pedal board então; Quando ficar pronto vou postar umas fotos aqui pra vcs verem.

Os do bob bradshaw vão ficar ficinha perto do meu... rs...

---------------
http:/www.singlesoundproject.com.br

lula_molusco
Veterano
# out/03
· votar

Matheus SSP
poxa kra...c tem icq ou msn pra agente trocar umas ideias? tb to projetando uma pedal board...

Matheus SSP
Veterano
# out/03
· votar

tenho ICQ - 14979794

sangue
Veterano
# out/03
· votar

Ei!!, alguém pode me dizer o que é GND?, é o que significa um sinal no esquema que é uma linha em espiral com duas linhas verticais do lado (o espiral tb tá na vertical) com valor de 660mH?

MKazan
Veterano
# out/03
· votar

sangue
GND é "terra" ou também chamado de "Neutro". no seu caso, deve ser o ponto de 0Volts.
o simbolo a q vc se refere, é uma bobina de 660mH.

sangue
Veterano
# out/03 · Editado por: sangue
· votar

tá legal!.
Mas uma dúvida: Então se eu tiver um esquema com um pot (na vertical)com aquela setinha do meio saindo direto para um capacitor (saindo à esquerda), a ponta de baixo para o "terra", e a de cima pra saida. Isso quer dizer que o pino do meio do pot será conectado ao capacitor?, e quanto aos outros pinos qual sera conectado ao terra? o da esquerda ou da direita?

olhando o pot assim:
-----_-------
----|||------
----|||------
- |O-O-O| ---
- |_____| ---

MKazan
Veterano
# out/03
· votar

sangue
depende da posição q o seu pot está instalado.

quer uma dica? pq não começa com um pedal mais simples?

sangue
Veterano
# out/03
· votar

Pois é! esse wah tá me dando muito trabalho mesmo! mas agora que ja consegui todo o material...

No esquema ele tá assim:

out
\
/<---||---
\
gnd

Quanto ao ponto de vista em relação ao pot ele está assim:
----|||------
----|||------
- |O-O-O| ---
- |_____| ---
com os pinos para sua frente.

MKazan
Veterano
# out/03
· votar

sangue
se fosse um pot para se usar em um painel, com acionamento manual, o da esquerda provavelmente seria o out e o da direita o gnd.

mas como está fixado no wah, depende da posição do pot e da posição da cremalheira.

de qqer maneira, o capacitor vai no pino do meio.

faz o seguinte. coloca de qqer jeito e testa. de duas uma: ou vai ficar correto, ou vai ficar "reverse wah". se ficar reverse, vc inverte os dois fios das pontas e pronto.

DanClapton
Veterano
# out/03
· votar

AE MKAZAN TO NA FITA IRMAO!SE DER MANDA UM ESQUEMA DE UM TS9?DEPOIS DE FAZER COLOCO BY PENTELHO CIFRA CLUB OK???RSRS MANDAE POR FAVOR
E QTO SAI EM MEDIA TODOS OS COMPONENTES DELE?
GAITABLUES@HOTMAIL.COM

MKazan
Veterano
# out/03
· votar

DanClapton
QTO SAI EM MEDIA TODOS OS COMPONENTES DELE?

vai depender de que lugar do brasil vc está e da loja em que você comprar.

MANDA UM ESQUEMA DE UM TS9?
vai no www.tonepad.com eles tem um ótimo layout para o Tube Screamer.

Matheus SSP
Veterano
# out/03
· votar

Puta, que merda, não acho o botão em lugar nenhum pra comprar aqui em ribeirão :(

snd
Veterano
# out/03
· votar

MKazan

daria pra construir um Wah mais simples assim:

_____ ________________
/ \ / /|
| |/ //
| ..|_______________//S
| : 1|=O 2 / S
\ '' ¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯ /
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯

1 é o potenciometro deitado
2 é aonde a pessoa pisa
os SS ali são tipo uma mola pro pedal poder voltar
quando a pessoa vai pisando akilo ali mexe o potenciometro

seria diferente dos wahs convencionais aonde o pot. fica na vertical e precisa de uma engrenagem pra mexer ele

MKazan
Veterano
# out/03
· votar

snd
wah wah não tem mola (exceto o Fat Boy 2) para que vc possa deixar o pedal em uma posição intermediária.

nos wahs convencionais, o pot não fica na vertical. ele fica na horizontal.

cara, não entendi direito seu desenho.
teria como desená-lo e escanear, ou desenhar num Paintbrush e colocar no ar para eu entender melhor a sua idéia?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Construir pedais