Construir pedais

Autor Mensagem
GuitarHouse
Veterano
# set/03
· votar


no maximo, estourando, 50 reais.

MKazan
Veterano
# set/03 · Editado por: MKazan
· votar


GuitarHouse
ih cara, bem menos q 50 reais... rs. ;-)

alguém aí perguntou (não lembro quem) oq precisava comprar além da lista do GT2.

3 chaves de 3 posições.
uma chave SPDT, DPDT ou 3PDT (para bypass).
clip e conector para bateria, conector para fonte de 9V. 1 Jack Stereo e 1 Jack mono de 1/4 de polegada.
4 soquetes para CI de 8 pinos.
Placa de fenolite de pelo menos 10x5 cm.
percloreto, caneta de retro projetor (e todo aquele resto para fazer a placa se vc não for pedir para alguém fazer para vc)

e uma caixa onde caiba tudo isso.

MKazan
Veterano
# set/03
· votar


aliás, são 3 ou são 6 chaves? não entendi direito o esquema.

CaCo_
Veterano
# set/03
· votar


Sujestao

ae pra ajudar vcs q estao meio perdidos quanto ao botao
dpdt sei la se e assim q escreve
peçam uma chave h-h q e ela tem esse sistema e e bem comum
ela vem com 6 terminais
e custa baratinho

MKazan
Veterano
# set/03
· votar


CaCo_
mas é de botão com trava, botão sem trava, alavanca?

lula_molusco
Veterano
# set/03
· votar


MKazan
alavanca(eu acho)

MKazan
Veterano
# set/03
· votar


alavanca não adianta muita coisa. como é q vc vai acionar e desligar com o pé?

MKazan
Veterano
# set/03 · Editado por: MKazan
· votar


Concertando oq eu disse sobre o GT-2.
ja dei uma boa olhada no projeto e ja entendi como monta.
as chaves q eu não sabia, eu ja saquei qual é.
são 3 chaves duplas de 3 posições.

no esquema do TonePad, elas estão assim:
Sxyz onde:
"S" indica q é uma chave
"x" é um número que indica se é a chave 1, chave 2 ou chave 3.
"y" é uma letra A ou B. como as chaves são duplas, uma das metades é o A e a outra metade é o B.
"z" é o terminal da chave, a chave de 3 posições tem 4 terminais. então cada terminal é 1, 2, 3 ou 4. como é uma chave dupla, tem 8 terminais, então cada terminal é A1, A2, A3, A4, B1, B2, B3 ou B4.

espero q isso ajude quem estiver pensando em montar esse pedal. não é tão complicado qto parece, mas é bem trabalhoso.
aconselho a usarem papel transfer para não arriscar esquecer nenhuma trilha.

karazu
Veterano
# set/03
· votar


Ae valeu MKazan com a respesta da sobre o gt-2
So tenho mais uma pergunta,qual o nome dessas chaves de 3 ppsicoes para que eu saiba pedir na loja?

MKazan
Veterano
# set/03
· votar


karazu
putz cara. eu conheço elas de vista. se eu vejo numa pratileira eu sei q é essa q eu quero.
mas não sei o nome comercial delas não :-(
fala pro cara q vc quer uma chave de 3 posições q funcione como se fossem 2.
ela vai ter 3 posições e 8 pinos.

karazu
Veterano
# set/03
· votar


Como e esse papel transfer?Eu vou ter que imprimir o layout nele?Como ele funciona?Onde eu posso concegui-lo , rm que tipo de loja?
por favor me ajudem a acha-lo, senão eu nunca vou conceguir fazer o GT-2

MKazan
Veterano
# set/03
· votar


karazu
olha cara, apesar de existir no mercado. nunca vi em loja.
vc até pode se arriscar a fazer a placa do GT-2 na mão, é perfeitamente possível.
mas vc vai correr um risco muito grande de vc esquecer alguma trilha. cheque bem e várias vezes antes de montar. se esquecer alguma trilha, não se desespere. una os pontos da trilha faltante com fio.

esse papel transfer, existem dois.
o Eazy Peel (esse é uma lenda, todos sabem da existencia mas ninguém sabe onde comprar)
e tem o transfer desses caras aqui: http://www.ferragini.com.br/ci/

um amigo me disse que existe uma outra alternativa que funciona igualzinho a papel transfer.
Sabe quando vc cata etiqueta auto-adesiva? então, sabe aquele papel em que a etiqueta vem grudada?
diz a lenda (ainda não testei) que esse papel tb funciona.

muito bem, como eu faço o transfer?
O papel transfer e o papel de etiqueta tem um lado BEM liso. Vc imprime em uma impressora laser nesse lado liso o layout ao contrário do que vai sair na placa, como se fosse espelhado, do jeito que já está no Tone Pad. TEM que ser com impressora laser ou com Xerox.
Aí, vc coloca a placa de fenolite com o lado cobreado para cima sobre a táboa de passar da sua mãe.
A sua mãe tem aí na sua casa um dispositivo feito para transfer de circuiti impresso, ela conhece como "ferro de passar roupa". Não me pergunte por quanto tempo nem a que temperatura, é tentativa e erro. Vc coloca o papel transfer já impresso sobre a placa com o lado impresso junto a placa. Bota o ferro de passar ali e deixa um pouco esquentando. o Toner vai passar do papel para a placa. Não deixe muito tempo, pois podem formar bolhas no cobre.
Depois de feito isso, se houver alguma imperfeição, vc corrige com caneta de retro-projetor ou esmalte e joga a placa na corrosão.
aí vc fura e pronto, ta feita a sua placa pelo processo transfer.

DaNiEl_MP
Veterano
# set/03
· votar


MKazan

num tem nenhum som gravado com o MKZ Baby Distortion ou com o Pentelinho pra eu da uma olhada nao??

MKazan
Veterano
# set/03
· votar


DaNiEl_MP
http://www33.brinkster.com/mkzstompbox/audioclips.asp
preciso gravar outro clip com o Pentelhinho´s, o pessoal ficou achando q só da pra tocar blues com ele. oq não é verdade. da pra tocar uma pá de coisas.

tô com vontade de adicionar um capacitorzinho no Baby Distortion para tirar aquele som agudo rachado q dá de vez em qdo. oq vcs acham? precisa?

maggie
Veterana
# set/03
· votar


e tem o transfer desses caras aqui: http://www.ferragini.com.br/ci/

Mesma assim é meio complicado. Pra começar só dá pra imprimir em impressora laser.

MKazan
Veterano
# set/03 · Editado por: MKazan
· votar


maggie
pois é, o GT-2 não é nem de longe um projeto para iniciantes.

mas o transfer foi só uma sugestão para facilitar.
a placa pode ser feita a mão.

freethinker_pe
Veterano
# set/03
· votar


MKazan

cara vc nao respondeu minha pergunta mas ai vai denovo!! tem como voce comprar o botao 3PDT (aquele de 1,50) e mandar pra ca!! eu fazia um deposito ou o que voce preferir no valor de 10 botoes mais o frete (encomenda normal pra ca é R$ 8,50) se nao der tem problema nao eu tento dar um jeito por aqui!!!

MKazan
Veterano
# set/03 · Editado por: MKazan
· votar


freethinker_pe
o botão q eu disse não era 3pdt, era dpdt.
não tenho certeza se era 1,5; 2 reais, era algo em torno desse preço.

me manda um e-mail q agente combina.

freethinker_pe
Veterano
# set/03
· votar


foi mal heheh eu queria escrever dpdt...

bluepool2003
Veterano
# set/03
· votar


vc tem algum esquema de equalizador?

karazu
Veterano
# set/03 · Editado por: karazu
· votar


Ae eu tenho algumas perguntas a fazer sobre o Pulsar(tremolo) do tonepad, la vai:
O vendedor falou que os resistores de 30k, 200k e 1k1 ñ são comerciais, ou seja, ñ vende.Eu posso subistitui-los por 33k, 220k e 1k respectivamente?
Alguns capacitores eram eletrolidicos e outros ñ.Ovendedor perguntou se os que ñ eram eletrolidicos eu queria de poliester, ai eu comprei, eu posso usar esse de poliester?
Eu ñ achei os semicondutores 2N5088 existe algum por qual eu possa subistituir?
Qual a fuñção dos botoes heavy-duty DPDT e do SPDT Teggle ou stompswich?
Alem do que esta na lista eu tenho que comprar mais o que alem dos jacks e o conector para bateria
Mudar algum desses componentes vai alteras o som quando o projeto estiver pronto?

Por Favor responda minhas perguntas eu dependo delas para fazer esse projeto. Obrigado ^-^

MKazan
Veterano
# set/03
· votar


karazu
não sei, não sou responsável por esse projeto (o Pulsar) nem responsavel pelo site (Tone Pad). Posso até dar uma olhada, e ver oq da para fazer, mas não garanto nada.
Se não existe especificação entre polyester, cerâmico, etc, vc pode usar poliester sim.
existem manuais de equivalencia entre transistores. procure o equivalente ao 2N5088.

se não me engano, os BC550 podem substituir o 2N5088, mas não garanto, não olhei no manual. assim como eu acho q os BC550 tem posição de pinos diferente do 2N5088.

bom o SPDT, vai alterar o modo do tremolo. (onda quadrada e onda arredondada)
o DPDT, é o bypass do pedal (vcs costumam chamar de liga/desliga)

quanto a mudar os componentes. aí depende do componente que vc ta mudando. alguns não trarão diferença nenhuma, alguns alterarão o som e outros destruirão o seu circuito.

bom, tente esses valores q vc disse (33k, 220k e 1k) neste caso específico, acho q não haverá grandes problemas de diferença no som.

mas como eu já disse, não sou responsável por esse projeto. não me culpe se algo sair errado devido a essas alterações.

sangue
Veterano
# out/03
· votar


Ae eu tenho um material aqui não sei se dá pra fazer o Baby distortion, tenho um transistor 46 k, um capacitor de 220uF 10v e outro capacitor 100uF (no layout está escrito 220nF e 100nF minimo 9v e para o resitor 47K), eu posso usar esses?
O resto do material eu tenho, com as especificações corretas.
AH, a moça que me atendeu na loja, perguntou se os tronsistores eram 1/8 ou outro valor que eu não lembro, eu disse que não sabia. Como é que funciona isso? serve qualquer um?


8)

MKazan
Veterano
# out/03
· votar


sangue
220uF não tem nada a ver com 220nF, são dois valores totalmente diferentes de capacitores, vc terá resultados totalmente diferentes.
a mesma coisa vale para o 100nF e 100uF.

1/8 é quantos watts o resistor suporta. pode ser de 1/8 para cima.

snd
Veterano
# out/03
· votar


MKazan
tipo

e quanto aos capacitores serem de cerâmica ou eletroliticos?

tipo... eu achei pot 1M linear por R$ 1.5 .. só que é stereo (pelo q eu vi ele tem uns 8 pinos embaixo) .. serve tbm pra ser um potenciometro pra regular tom ou volume?

ahhh.. e essas coisas ai encima eu to usando pra montar o MXR+ ... peguei o layout lah nos links da sua page e achei bem simples... jah aranjei ateh quem fizesse a placa pra mim :]

CaCo_
Veterano
# out/03
· votar


ai vai uma explicaçao matematica sobre os valores de capacitores (mais ow menos por cima)
por exemplo
quando ele for de 1mF (mili) quer dizer que e de 1.10 a menos 3
se for de 1uF(micro) e 1.10 a menos 6
se for de 1nF (nano) e 1.10 a menos 9
e se for de 1pF (pico) e de 1.10 a menos 12
ow seja cuidado com as inversoes de simbolos ae sangue
blz

MKazan
Veterano
# out/03
· votar


snd
eletrolíticos, acho q só tem acima de 1uF.
tipo, qdo vc precisa de um capacitor "grande", para um corte fraco de frequencia qdo for separar corrente continua de corrente alternada ou quando for filtrar uma fonte, vc vai acabar caíndo no Eletrolítico.
mas qdo for um capacitor pequeno, na ordem dos pF ou nF por exemplo, aí vc vai ficar com os Ceramicos, Poliester, etc...

cara, esse potenciometro, se não for chaveado, da para usar sim. se for chaveado, pode ser q ele desligue fazendo aquele "click", igual a potenciometro de rádio antigo. ta ligado?
mas de resto, acho q da para usar sim.

pega o layout de placa do TonePad para o MXR+, é pequeno e bem organizado. eu ja fiz dois com ele e funcionaram muito bem.

quer um truquezinho legal no MXR+?
no lugar dos diodos, bota soquetes. aí, vc vai poder trocar os diodos qdo quiser por outros tipos de diodos ou por LEDs, isso vai te dar uma quantidade enorme de possibilidades de timbre com esse pedal.

CaCo_
eu ia explicar, mas vc acabou explicando antes. valeu garoto!
abraço!

snd
Veterano
# out/03
· votar


CaCo_
tipo.. pode me ajudar com a pronuncia dos capacitores e tal?

1uF e 1nF e 1pF eu pronuncio cada um como?

MKazan
Veterano
# out/03
· votar


snd
1uF: 1 micro Faraday
1nF: 1 nano Faraday
1pF: 1 pico Faraday

snd
Veterano
# out/03
· votar


MKazan
são sockets específicos para diodos ou são akeles sockets de 8 pinos pra transistors ? ... no transistor eu vou botar socket pq eu tavaconversando com um cara aki (o q fez a palca pra mim) e ele disse q eh muito comum queimar

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Construir pedais