Construir pedais

Autor Mensagem
snd
Veterano
# out/03
· votar


MKazan
vlw..... no caso dos resistores eu falo mega e kilo esmo neh? e pelo que eu vi no layout do tonepad os potenciometros se encaixam como resistores tbm? seriam resistores reguláveis?

MKazan
Veterano
# out/03
· votar


snd
olha, dificilmente vc vai achar um "Soquete para diodos".
na primeira vez q fiz isso, catei um soquete de 8 pinos para CI e cortei com um alicate.

aí, depois eu descobri na loja uma barrinha q vem com 50 pinos, vc corta no tamanho q quiser (qtos pinos precisar) e coloca na posição que quiser na placa. isso acaba virando um soquete se vc quiser. vc pode colocar dois e fazer um soquete para um diodo. pode colocar 3 e fazer um soquete para transistor, pode colocar 8 e fazer um soquete para op-amp, etc.

MKazan
Veterano
# out/03
· votar


snd
Resistor vc fala assim, por exemplo: se ele for 470, vc fala 470 ohms.
se ele for 470k, vc fala 470 kilo Ohms ou 470k mesmo.
se for 2M, vc fala 2 mega ohm ou 2 mega.

se for 8k2, vc fala 8k2 mesmo ou 8 mil e duzentos ohms.]

o potenciometro nada mais é do que um resistor variável. mas eles não se encaixam na placa, vc puxa fio deles. (exceto os trim pots e alguns potenciometros especiais)

snd
Veterano
# out/03
· votar


MKazan
vlw, eu vou acabar entrando pra essa area

MKazan
Veterano
# out/03
· votar


snd
faz bem, é divertido.

snd
Veterano
# out/03
· votar


MKazan
vc jah pensou em fazer um noise gate ou conhece algum projeto de algum? eu acho q noise gate seria simples.. apenas corte de frequencias... sem CI, sem diodos... como seria um?

MKazan
Veterano
# out/03
· votar


snd
ih cara, aí é que você se engana.
noise gate não tem nada a ver com corte de frequencias.
e sim, vai CI e transistor pra caramba.
você conhece o funcionamento de um compressor? Ele amplifica os sons fracos e comprime os sons fortes.
o noise gate faz o contrário, amplifica os sons fortes e diminui os sons fracos.
não tem nada de corte de frequencias (ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, eu mesmo ja pensei assim antes de pesquisar o assunto)

existe um projeto de noise gate no Tone Pad.

eu ja achei na net uma vez o esquema do noise gate da boss, mas é complicado para um amador montar, precisa ser calibrado com um ociloscópio e um gerador de função.

The_Blind_Guardian
Veterano
# out/03
· votar


MKazan

Ei velho, seguinte, eu to tentando fazer o gt2, mas quando eu fui comprar o material, o cara falou que eu preciso saber as voltagens dos capacitores e la no esquema do tonepad não tem as voltagens so uns valores. Vc sabe quais são as voltagens?

derf
Veterano
# out/03
· votar


ae mkazan, onde vcs arrumam as "caixas" dos pedais.... vc tem alguma foto ai, dos pedais q vc fez???? pq eu to montando um mxr+ c/ um tio meu eletricista, e nos ñ tamo achando a "caixa de alumïnio" onde vai ficar o pedal???

o som desses mxr+ é bom, dá p/ usar p/ tocar uns heavy na boa??

The_Blind_Guardian
Veterano
# out/03
· votar


MKazan

Mais umas perguntinhas sobre o gt2:
Onde liga os fios dos polos positivo e negativo na placa? Quais capacitores devem ser de poliester, ceramica e eletrolitico? As chaves dos efeitos possuem quantas seleções (3 ou 4)? Na placa depois de feita eh possivel eu adaptar um footswitch para alternar entre clean e as distorções?

MKazan
Veterano
# out/03
· votar


The_Blind_Guardian
compra capacitor de no mínimo 16Volts para não ter erro.

derf
cara, qqer loja de componentes eletronicos tem caixa para vc guardar o teu circuito.
aí vc fura ela na furadeira e fica jóia.

The_Blind_Guardian
as chaves devem ser chaves duplas de 3 posições. e não pode ser aquela on/off/on

cara, o positivo e o negativo estão indicados como 9V e GND.
sim, vc vai colocar um botão para ligar e desligar o pedal.

cara, pelo visto é seu primeiro projeto.
o GT2 não é um pedal simples de se fazer na primeira vez.

mas, de qqer maneira... tenta a sorte.

uma das formas de ligar os jacks e o botão de Byass é essa: http://www33.brinkster.com/mkzstompbox/imagens/coneccao.gif

karazu
Veterano
# out/03 · Editado por: karazu
· votar


ae eu achei o papel trasfer aqui por perto e comprei mas eu ñ tenho impressora a lazer e ñ achei nenhum lugar aqui por perto que imprima a lazer, e como eu vou fazer o gt-2 eu acho que esse metodo e o mais seguro.
alguem pode me dizer de que jeito eu posso passar o layout para o trasfer, sendo que impressora a jato de tinta ñ funciona?
eu fui imprimir a jato de tinta mas ñ deu certo, qoando eu fui tirar o papel ficou tipo uma pelicula sobre a placa com o layout, essu pelicula tem que ficar ou tem que tirar tudo ficando a tinta?
dessa vez que eu fiz tambem ficou algumas bolhas e era muito dificil de tirar essa pelicula que eu falei que ficou
, ai eu coloquei com a pelicula no percloreto, passou mais de uma hora e ñ corroeu a parte dessa pelicula onde estava o layout.
o que eu fasso? qual a maneira certa de uzar o trasfer? eu vi no tonepad mais ñ entendi muito bem

karazu
Veterano
# out/03
· votar


eu vi algumas modificações no gt-2 no site do pisotones mais ñ entedi muito bem, principalbente a parte que eles falãm sobre um botão 4p3t.
Pode me explicar melhor?

sangue
Veterano
# out/03
· votar


Ei MKazan, eu achei no site "Effects Schematics Archive" ( http://www.harpamps.com/schematics ) um esquema do Cry Baby mas, não tem aquele desenho da placa com os componenetes, tá só aquelas linhas pretas com aqueles sinais que eu não sei o que significa. Dá pra você me dar uma ajudinha com o layout?

Matheus SSP
Veterano
# out/03
· votar


Ae kazan! Curti pra kct o site. Lí ele todinho e achei legal a parte de projeto onde você coloca os mixers, pois a algum tempo atrás estava bem com a idéia de construir algo parecido.

Mas tenho algumas dúvidas: No caso de eu não querer construir propriamente um mixer (que tem volume, e led, igual ao seu) e quiser construir só uma A/B box, mas ao invés de só 2 entradas e 1 saída eu quisesse colocar 5 entradas de guitarra e 1 saída? Não ia precisar de placa de circuito e nem de energia, não é?

E se quisesse um footswitch? tipo, deve ser uma coisa a toa, pois não passa nem sinal de guitarra nele, então não tem problema com o som, e deve ser bem barato, pois o da onner custa acho que 35 pilas. Como é o funcionamento dele?

CaCo_
Veterano
# out/03
· votar


quanto voces pagaram na caixinha pra montagem do pedal
eu fui na videosom aqui de londrina e la tava 8reais uma caixinha de plastico bem sem vergonha
dai eu to fazendo uma lata mesmo que se pa da ate pra pisar em cima sem quebrar

CaCo_
Veterano
# out/03
· votar


mzakan
ow cara eu tentei colocar voce no meu icq mais vc nao autoriza
autoriza la meu nome ta como marcos tb
se aparecer autorize autoriza la

MKazan
Veterano
# out/03
· votar


karazu
tem alguma Xerox perto da sua casa? a impressão da Xerox é laser. pede pro cara Xerocar o layout no seu papel.

a maneira certa de usar o transfer é com impressão Lazer. não funciona com outros tipos de impressão, só com toner de lazer.

sangue
vc vai tentar fazer o Cry Baby para usar como se fosse um pedal filtro ou vai tentar fazer a parte mecanica tb? se for fazer a parte mecanica, boa sorte e prepare seu bolso...
para fazer o Layout, vc pode usar o programa do www.expresspcb.com

Matheus SSP
pera ae, deixa eu ver se entendi direito. vc quer um mixer ou uma A/B box?
uma A/B box é um dispositivo que seleciona entre dois canais (um de cada vez)
acho q vc quer um mixer com 5 entradas e uma saída, né?
bom, vc pode fazer pelo método bosta ligando direto tudo junto. vai zoar as impedancias, o som vai ficar uma merda e os controles, assim como a resistencia dos captadores, irão influir nas outras guitarras. fica uma bagunça.
para resolver isso, vc pode montar um mini mixer e colocar mais um canal (sim, precisa de placa e de energia). Assim não haverá problemas coom diferenças nas impedancias e os controles de uma guitarra não influirão sobre as outras.

as explique melhor oq vc quer.
e sim, em alguns footswitchs passa sinal de guitarra. (depende do sistema usado)

CaCo_
é, essas caixas custam em torno de 8 ou 10 reais.
no ICQ, avisa q é vc q eu autorizo.

karazu
Veterano
# out/03
· votar


MKazan
mas e sobre essa pelicula que eu faleu, ela fica ou tem que tirar?

karazu
Veterano
# out/03
· votar


MKazan
ae se pode me dar seu icq pra eu poder conversar melhor com vc sobre o gt2?

MKazan
Veterano
# out/03
· votar


karazu
me manda um e-mail q eu te passo meu ICQ.

maggie
Veterana
# out/03
· votar


Pobre MKazan.. hehe

karazu
Veterano
# out/03
· votar


MKazan
Qual seu e-mail?

karazu
Veterano
# out/03
· votar


MKazan
ae acabei de te mandar um e-mail, pra vc ñ confundir o meu e-mail comessa com "rsmdm85"

MKazan
Veterano
# out/03
· votar


maggie
lembra do q eu te disse ontem? rs...

maggie
Veterana
# out/03
· votar


MKazan
Lembro! :]

Matheus SSP
Veterano
# out/03
· votar


MKazan

Na verdade seria uma A/B/C/D/E box... heheh. Tipo, acho que se eu explicar como vou utilizar fica mais fácil pra entender.

Tenho 3 guitarras. Pra ligar as mesmas no mesmo sistema de efeitos e de amplificadores. Gostaria de utilizar as 3, só que uma de cada vez, então o que queria era um dispositivo em que pudesse ligar as três (e deixar espaço para mais duas guitarras que eventualmente eu venha a ter), e escolher qual delas vai mandar o sinal para o resto do pedal board e pros amps pisando em um switch. Como tenho um pedal de volume controlando o volume geral do sistema, não precisaria dos volumes individuais para cada canal como tem no mixer, sacou?

Quanto ao foot que quero, é um footswitch simples, de um estágio, só para selecionar entre os dois canais do amp mesmo.

sangue
Veterano
# out/03
· votar


Ae, MKazan desculpa minha ignorância,mas o que é um pedal filtro? e como assim a parte mecanica? "preparar o bolso" vai sair caro?
Se voce ou alguém ai do forum souber onde tem um layout bom de algum pedal de wah wah (que não vá sair muito caro :)) por favor me avisem, porque eu tô doido por um pedal de wah wah. Valeu.

lula_molusco
Veterano
# out/03
· votar


sangue
a parte mecanica q encaixe com o potenciomentro de mesma frequencia eh praticamente impossivel de fazer...o melhor eh vc comprar o pedal de wah wah pq ele vai funcionar...

CaCo_
Veterano
# out/03
· votar


Pedal novo na Tonepad.com la tem modelo de Wha-wha
confiram

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Construir pedais