Construir pedais

Autor Mensagem
nadierfilho
Veterano
# dez/03
· votar


Ae galera eu sei que fazer os proprios pedais é de fuder e talz... além de sair bem mais barato. Mas não tem problema nenhum com patentes e essas coisas? Tipo vc faz um pedal e vende, de algum jeito a boss descobre que seu pedal é uma copia dos deles, será que da merda(eu sei que e dificil mas pode acontecer)? Ou os esquemas e circuitos que a gente pega na net mão são exatamente iguais aos das fabricas? Desse jeito não teria problema e a gente poderia fazer e vender os nossos efeitos sem preocupação

Energy
Veterano
# dez/03
· votar


MKazan
+ umas duvidas agora qto aos jacks
1. o jack de entrada e o mono ou o stereo?
2. o jack mono tem 3 ou 4 entradas para fio?
3. no eskema vou ligar 2 fios em um e 3 em outro. como faco ja q eles tem 3 e 4 entradas?

Monstéra
Veterano
# dez/03 · Editado por: Monstéra
· votar


Energy
Acho que o Mkazan tá de férias, pq ele num aparece no fórum desde ontem!
Pelo menos eu ñ vi mais ele por aki. Alguém ae cruzou com ele ae pelos corredores do fórum ontem e hj???

lula_molusco
Veterano
# dez/03
· votar


eu montei um pedal faz algum tempo...funfa que é uma beleza

MKazan
Veterano
# dez/03
· votar


andregarcia57
o PT 2399 vc encontra aqui no Brasil atravéz do representante do fabricante aqui no Brasil.
não sei agora te dizer o endereço do site deles, mas um amigo meu comprou esse CI outro dia.

ktulu
vai na loja, experimenta uns pedais. depois diz qual vc gostou e agente vê se encontra o esquema dele. Experimente o MXR+.

Blood
no meu site tem uns mixers q eu projetei. a unica diferença deles pra uma mesa de som é que eles não tem controle de tom, mas isso vc pode colocar.
já o pedal de expressão, eu serei sincero com vc: DESENCANA, não rola fazer pedal de expressão.

JuninhoL
é por isso que ele tem o controle de volume. vc ajusta para que o volume da distorção tenha a mesma altura da guitarra limpa. Esse pedal tem uma saída alta pra caramba, para no caso de vc querer saturar um valvulado. Se não for saturar, ajusta para que o volume no acionamento seja o mesmo q no bypass.

andregarcia57
a diferença não está no CI, está nos resistores.
o TS-808 usava o JRC4558, mas os bons TS-9 também. então o CI fica o mesmo. a chave, vc cata uma chave alavanda DPDT (fácil de encontrar) e faz selecionar 2 entre os 4 resistores (2 para o TS-9 e 2 para o TS-808)
quanto a chave para distorção assimétrica, uma chave spdt seleciona ou da bypass em um diodo a mais, (no esquema do Tonepad, eu conectei essa chave no lugar do D3)

MKazan
Veterano
# dez/03
· votar


Blood
cara nos esquema os negativos vc junta todos e liga na karcaça?
sim.

Monstéra
não montei mas conheço gente q montou. fica igual sim. essa diferença no som q vc ouviu na net pode se dar por uns 500 motivos... No site da SansAmp, eles podem ter usado equipamento melhor para gravar (guitarra, amp, microfone, computador, etc...) Além disso, no site da SansAmp, eles dependem desse som no site para vender o pedal, então eles tem que gravar bem. Diferente do TonePad, que o som só ta lá pra dar uma noção do som.

Energy
sim, um fio só tem duas pontas. então ele só pode interligar duas fileiras.

nadierfilho
eu não tenho certeza, precisa perguntar pra algum advogado. Mas acho q o circuito em si não pode ser registrado. o Layout, o formato da caixa, as cores, o nome... enfim, o produto, isso sim pode ser registrado. Mas acho q o Circuito não pode.
desse modo, vc não pode fazer um clone de MXR Distortion + e vender como MXR Distortion +. Isso lhe traria um processo. mas se fizer pequenas modificações, fizer uma carcaça totalmente diferente e vender com outro nome não tem problema.

veja por exemplo Marshall e Fender. No início, um imitava o outro mudando apenas alguns detalhes no circuito da válvula de potencia e a carcaça.

MKazan
Veterano
# dez/03
· votar


Energy
1. na entrada, geralmente agente bota jack stereo para chavear a bateria.

2. um jack mono sem contatos extras tem 2 terminais para fios. o terminal da ponta e o terminal do anél.

3. Não entendi a pergunta.

Monstéra
ih cara, não é férias não. minha namorada tava no hospital. desculpem-me o sumiço.

maggie
Veterana
# dez/03
· votar


MKazan
Boas melhoras pra branca de neve! ;-)

MKazan
Veterano
# dez/03
· votar


maggie
hahahaha!!!! pode crer, tem aquela foto q ela ta de Branca de Neve. muito boa!

maggie
Veterana
# dez/03
· votar


MKazan
Isso, faço votos que fique boa logo.

Monstéra
Veterano
# dez/03
· votar


MKazan
ih cara, não é férias não. minha namorada tava no hospital. desculpem-me o sumiço.

Puxa cara!!! desculpa pela brincadeira entaum. Foi mal.
Melhoras...

Monstéra
Veterano
# dez/03
· votar


Dae MKazan, mais uma.

Eu fiz umas perguntas pra vc no outro tópico "Construindo pedais", mas ñ precisa responde-las lá, pq akele tópico eh um clone deste, o cara devia ter usado a busca antes de abrir um tópico igual e ficar bagunçando o forum.
Bom, vou postar as perguntas (Q ñ são poucas) aki pra vc nem precisar entrar no "clone".

MKazan
Você deveria dar uns cursinhos de pedais, Vc ia tirar uma grana legal. Que pena que sou do RS, se ñ queria trocar umas idéias c/ vc pessoalmente.
Que sacanagens vc disse que tem nas mesas boogie??? Vc sabe o que é exatamente? acho o som daquela distorção mto boa, tem o peso que eu queria e num encontro em pedal nenhum.

Estou montando o ibanez TS, acho que vou colocar uma CH tb igual ao seu p/ trocar de 808 p/ o 09 e na parte de simetria acho que vou deixar somente a assimétrica.

Que som produz o seu MKZ Baby Distortion? e ligando 4 em série como vc sugeriu, o que acontece?

Como alguém ae falou em guns..... lembrei de perguntar uma coisa. Vc sabe qual é o efeito (E se vc tiver o esquema tb) do nício da música (O solo) "Since I don't have you" do guns??? As notas até que saem meio limpas, mas quando o Slash dá uma 'forçada' nas palhetadas a nota da uma 'xiadinha', ou quando ele toca 2 notas juntas o som fica meio rasgado. Acho legal esse efeito.

Se souber de alguma coisa, agradeço.

Como te falei em óutro tópicos, faço curso técnico de eltrônica, mas da parte de eletronica mesmo eu só tive eletronica digital, nesse próximo semestre irei entrar em eletronica analógica e ae que vou apredenr sobre amplificadores, dae quem sabe eu te poupo um pouco mais das minhas perguntas, Hehehe!
Valew!
(Ah e pensa sobre o crsinho akele).

Energy
Veterano
# dez/03
· votar


MKazan
3. no eskema vou ligar 2 fios em um e 3 em outro. como faco ja q eles tem 3 e 4 entradas?
cara ta escrito para ligar 2 fios em um jack e 3 no outro certo? mas um tem 3 e outro 4 quais entradas uso?

Dashard Jukka
Veterano
# dez/03
· votar


MKazan
Ae Mkazan, tu nao tem algum projeto pra construir pedais de chorus/delay nao?? :)

queria fazer uma "prancha" e ligar varios pedais um do lado do outro.. ia ficar doidera hehehe

[]'s

MKazan
Veterano
# dez/03
· votar


Monstéra
ih relaxa. nem encana com a brincadeira, vc não sabia. ta tudo certo.

então cara, no V-twin da Mesa Boogie, nem toda distorção vem das válvulas. Para o som ficar rasgadão, tem uma sequencia de diodos voltado para o GND entre dois estágios (como no MXR+ por exemplo, mas a cadeia do V-twin é um pouco diferente) fazendo um Hard Clipping. então, nem toda distorção dele vem das válvulas. Essa é a sacanagem. Mas não q seja um pedal ruim, o som dele é muito bom.

vc não ouviu o Audio Clip que eu coloquei do Baby Distortion? Da uma olhada la no site. Se ligar 4 em série, o som fica mais distorcido. (um da boost no outro)

aquele efeito lá do Slash é um puta overdrive valvulado dos Marshalls dele.

hum! vc q sabe de eletronica digital... vai curtir essa. eu montei uns pedais utilizando portas inversoras 4049. Ta ligado q elas são de Mos-fet, né. Se vc puser o sinal de entrada no ponto certo (Vdd/2), ela funciona como um amplificadorzinho. Saturando da maneira correta, até q lembra bastante o som de um sistema valvulado. fica bem legal.

Energy
ah, vc deve ter comprado Jacks com contatos extras (aberto ou fechado) vc despreza os contatos extras. usa só os contatos normais. enfia um pino de guitarra e vc vai ver onde cada um conecta no pino, aí vc vai entender direitinho.

Dashard Jukka
Dalay, no tonepad tem um. da uma olhada lá.

ktulu
Veterano
# dez/03
· votar


MKazan
Vlw kra, eu peguei o esquema do Mrx + vou ver se monto.

Dashard Jukka
Veterano
# dez/03
· votar


MKazan
valeu... kct tem muito projeto nesse tonepad.com hehe vo mostrar pro meu irmao pra ele montar pra mim :P

[]'s

Dashard Jukka
Veterano
# dez/03 · Editado por: Dashard Jukka
· votar


MKazan
Tem projeto pra montar um pedalzinho soh pra trocar distorcao pra som limpo e vice-versa (footswitch) ??

[]'s

Monstéra
Veterano
# dez/03
· votar


MKazan
Tô ligado no 4049, ele tem 6 inversores. Mas esses tempos o professor falou algo sobre ele na aula que num lembro agora, mas coisa do tipo ele ñ ser exatamente um inversor, tem alguma coisa a ver com schmit trigger.....
Como vc conseguiu saturaração através de inversores??? como ficou o circuito??? Tem o esquema dele?

Sobre o overdrive do slash entaum, sem condições de construí-lo com transistores?

Valew!

MKazan
Veterano
# dez/03
· votar


Dashard Jukka
foot switch nem precisa de um grande projeto.
basta vc pegar qqer botão spst com trava e fazer ele ligar a ponta do pino com o anél.
não tem nenhum segredo.

Monstéra
não, não é o shimit, é o inversor mesmo.
ja ligou o inversor no osciloscópio para ver oq acontece?
qdo vc colocar a tensão de entrada próxima de Vdd/2, durante uma estreita faixa ele funciona como se fosse um amplificador.
aí vc coloca um resistor no loop para diminuir o ganho e controlar o amplificador. um capacitor na entrada e outro na saída, e aqueles componentes de sempre... talvez um buffer na entrada e outro na saída... um potenciometro para ajustar o volume, outro para ajustar o ganho... um capacitor no loop para matar os agudos mais estridentes... e assim vai.

depois q eu fiz, dei uma pesquisada e encontrei alguns esquemas similares na net, fica bem legal:
http://www.geocities.com/j4_student/tsf.gif
http://www.runoffgroove.com/doubled.html
http://www.runoffgroove.com/3leggeddog.html
pra quem manja um pouquinho de eletrônica e sabe oq é uma porta inversora, esse tipo de circuito é bem curioso. é divertido tocar nele sabendo q é uma porta inversora.

MKazan
Veterano
# dez/03
· votar


Monstéra
o esquema do q eu fiz, depois eu coloco pra vc ver.

guschard
Veterano
# dez/03
· votar


MKazan
como eh o boost do superoverdrive da boss?
eh so uma distorcaum ow eh um boost para otras dist???

andregarcia57
Veterano
# dez/03
· votar


MKazan
E ai meu irmão tudo bem? Você tem alguma foto das chaves DPDT que você usa? Quanto está pagando? abraços

MKazan
Veterano
# dez/03
· votar


guschard
ele da um boost na distorção dele mesmo.
se não me engano, a saída dele é alta. se for, vc pode usar como boost para outras tb.

andregarcia57
tenho sim, mais tarde eu coloco no ar.
eu tenho encontrado por uns 2 reais aqui em sp.
mas ja aviso q é bem vagabunda. é quebra galho.

Energy
Veterano
# dez/03
· votar


MKazan
tem q ver a continuacao da chapinha?
passa seu icq

Blood
Veterano
# dez/03
· votar


Cara esse papo todo me fez mudar de interesse quanto ao vestibular, decidi esquecer ciencias da comp pra fazer eng eletrica, tio nao sei muito de eletronica, mas sei entender esquemas,sei simbologia de algumas pecas e tauz, mas o que eu realmente queria saber eh se na "placa" os componentes tem que ficar interligados na mesma ordem do esquema ou pode ser ligados aleatoriamente ?
Valeuz

Monstéra
Veterano
# dez/03
· votar


MKazan
Mas da pra fazer isso c/ qualquer porta inversora??? tipow, se eu pegar uma NE (NAND) e juntar as entradas, ela funciona c/ inversor, certo? E vc acha que dá o mesmo efeito??? entrada --> Vdd/2 = "amplificador".

É que estou cheio de 4011 aki, ele tem portas NE de 2 entradas, e 4049 acho que num tenho nenhum.

Vc costuma trabalhar com CMOS tb??? Gosto deles por causa da "larga" faixa da tensão de alimentação. Digo "larga" pq comparo c/ os TTL.

Monstéra
Veterano
# dez/03
· votar


MKazan
Mas da pra fazer isso c/ qualquer porta inversora??? tipow, se eu pegar uma NE (NAND) e juntar as entradas, ela funciona c/ inversor, certo? E vc acha que dá o mesmo efeito??? entrada --> Vdd/2 = "amplificador".

É que estou cheio de 4011 aki, ele tem portas NE de 2 entradas, e 4049 acho que num tenho nenhum.

Vc costuma trabalhar com CMOS tb??? Gosto deles por causa da "larga" faixa da tensão de alimentação. Digo "larga" pq comparo c/ os TTL.

Monstéra
Veterano
# dez/03
· votar


Blood eu já te respondi isso em outro tópico...

http://www.cifraclub.com.br/forum/index.php?forum=7&topic=8023&page= 1

andregarcia57
Veterano
# dez/03
· votar


MKazan se não for dar trabalho enviar uma foto para mim por email da DPDT ok, abraços
andregarcia57@hotmail.com

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Construir pedais