【FIXO】 Artigo: Como tirar o melhor de sua pedaleira

Autor Mensagem
Rachmaninoff
Veterano
# abr/06


Como tirar o melhor de sua pedaleira

É consenso que não existe um som tão puro como o de um amplificador valvulado com uns pedais analógicos. O problema é que muitos querem vários timbres diferentes, e poucos têm capital para ter uns 4 valvulados com uns 20 pedais. É aí que entram as pedaleiras digitais.

As pedaleiras mais completas de hoje, como a Boss GT-8, a PodXT-Live e a Digitech GNX-3000, quando bem reguladas, são capazes de prover um som extremamente convincente, que passa facilmente despercebido e engana muita gente. Entretanto, devido à quantidade de variáveis envolvidas – parâmetros e mais parâmetros –, não é fácil regular um monstro desses. Os mais preguiçosos são os primeiros a jogar a pedaleira de lado e dizer que "pedaleira não presta". Se você quer uma pedaleira, tem que gostar de cutucar.

A partir de observações e experiências próprias e extensa leitura de material nos fóruns especializados, posso dizer que cheguei a algumas conclusões que se aplicam a qualquer pedaleira de grande porte. Ei-las:

1) O som vem dos modeladores de preamp. O preamp é a primeira coisa que deve ser levada em consideração na hora de modelar um efeito, porque ele é o ponto de partida para o som; é o preamp que vai definir a "cara" do timbre. Sempre que for começar um patch, zere todas as outras variáveis – equalizadores, delays, modulações e etc. – e somente então comece a mexer no preamp, antes de qualquer coisa, assim você terá o som "puro" do preamp, conforme ele foi modelado pelo fabricante, seja esse preamp limpo ou distorcido. Primeiro, deixe a equalização do preamp flat, depois escolha um preamp, e só então mexa na sua equalização, geralmente bass, middle, treble e presence. E só depois, bem depois, adicione as firulas.

2) Teste diferentes saídas de som. Se você programa sua pedaleira para o seu amp, é pouco provável que ela soe bem em outro amp. Essa informação é completamente óbvia, mas muitos esquecem na hora de levar seu equipamento pra ensaiar num estúdio ou tocar num show. Em casa, ao regular sua pedaleira, teste o som em todas as saídas possíveis: amplificador, fones de ouvido pequenos/grandes direto na pedaleira, as caixinhas pequenas do computador com a pedaleira ligada na placa de som, fones de ouvido pequenos/grandes no computador, o aparelho toca-discos do seu pai que fica na sala, etc. Quanto mais você souber sobre o comportamento do seu som, mais fácil vai ser criar os patches com uma espécie de "equalização coringa", adaptável à situação onde você vai tocar.

3) Compreenda o fenômeno da acomodação auditiva. Quando estiver ouvindo música, experimente colocar os médios no máximo e os agudos no mínimo. O som ficará terrível, irritante, mas continue ouvindo assim. Passado algum tempo, você vai "esquecer" e o som parecerá bom. Então ajuste os médios e agudos e, surpresa: o som parecerá terrível e irritante de novo! Esse é o fenômeno da "acomodação auditiva", natural do ouvido humano, que tende a se adaptar às freqüências recebidas. Trazendo isso para o universo da regulagem de efeitos, é fácil deduzir que o efeito que você começou a mexer agora vai soar diferente daqui a meia hora (mesmo com a mesma regulagem), o que vai tornar a regulagem do patch irreal. Há vários relatos de sujeitos que regulam o efeito à noite e depois vão dormir, e ao acordar no outro dia, com os ouvidos descansados, o efeito soa diferente do que ele lembrava. Moral da história: descanse os ouvidos de tempos em tempos para atenuar a acomodação auditiva. Lembro de ter lido em algum lugar que o tempo médio para a acomodação de freqüências do ouvido humano é de 45 minutos, em média. Assim, bole uma estratégia onde você possa fazer determinadas experimentações, e regule sua pedaleira de forma inteligente dentro de 45 minutos. Após isso, suas regulagens serão irreais. Então descanse por mais 45 minutos, e depois volte. O difícil vai ser conter a ansiedade!

4) Patches da internet raramente vão funcionar bem. A não ser que o sujeito tenha muita, muita sorte, ou seja pouco exigente. Ao baixar um patch, ouça-o com atenção e compare-o, se possível, com um som gravado pelo autor do patch. É provável que você perceba diferenças, nuances de equalização... ou mesmo que o patch soe como uma completa porcaria. Assim, não pense em ter uma pedaleira porque existem muitos patches na internet. Acostume-se a mexer nos patches que baixar, porque sua guitarra e sua percepção são únicas.

5) Pedaleira recém saída da caixa vai soar ruim. A não ser que o sujeito tenha muita, muita sorte, ou seja pouco exigente. Cada guitarra tem suas características, mesmo guitarras de um mesmo modelo, e soam diferente. A pedaleira deve ser moldada para a sua guitarra. Nunca um fabricante explicou o equipamento que ele usou para programar os efeitos que já vêm de fábrica, que têm a finalidade somente de mostrar a versatilidade da pedaleira, um "insight" do que ela é capaz de fazer. Isso implica num fato desesperador: na hora de testar uma pedaleira na loja, todas podem lhe parecer horríveis. É necessário que o sujeito tenha em mente que regular uma pedaleira parruda é um trabalho demorado e delicado. Os mais exigentes às vezes nunca ficam completamente satisfeitos. Assim, antes de ir testar uma pedaleira na loja, se informe antes do que ela é capaz de fazer, e de como dar umas mexidas rápidas.

6) Entre numa comunidade especializada. Você vai descobrir coisas que jamais imaginou, detalhes que fazem uma diferença enorme. Vai encontrar muita gente frustrada e pensando em vender a pedaleira por não conseguir um bom som (talvez como você?). E vai encontrar uns caras que tiram um som inimaginável, de te deixar de boca aberta. Troque experiências, seja cordial com todos, e compartilhe os patches que você programar. Existem vários casos onde um sujeito disponibiliza um patch, um outro vem e o melhora, e o autor passa a usar essa nova versão melhorada, e melhora mais ainda, e outro vem e... enfim, um ciclo positivo de evolução constante, várias cabeças trabalhando num mesmo patch. A união faz a força.

7) Não existe "a melhor" pedaleira. Claro, referindo-me apenas aos modelos mais parrudos – uma pedaleira de R$ 500 não vai bater uma de R$ 2000. Tendo seus efeitos modelados por diferentes fabricantes que trabalham isolados uns dos outros, cada pedaleira tem sua própria versão de um dado efeito. É como várias pessoas que contam a mesma história: é a mesma história mas cada um conta do seu jeito. Assim, diferentemente do que muitos pensam, a pedaleira X não tem os preamps melhores que a pedaleira Y. Ora, todos os fabricantes sabem que o preamp é o carro-chefe, e eles capricham nesse ponto. Obviamente existem diferenças, uma pedaleira pode soar um pouco melhor que outra sob determinada regulagem... mas a diferença será mínima, desde que ambas estejam bem reguladas. Dessa forma, na hora de escolher uma pedaleira, é fortemente aconselhável que o futuro dono dê uma lida nos manuais e veja a abordagem de cada uma, e escolha a que melhor se adapte ao seu estilo de "enxergar as coisas" – encare a opinião dos outros apenas como sugestões! Cada um tem sua preferência, e a defenderá com unhas e dentes. Pode-se chegar aonde quiser com qualquer pedaleira. Evite discussões tolas sobre "qual é a melhor".

Conclusão:
Sou fã confesso de pedaleiras. Desde que comecei a tocar, elas sempre me encantaram mais do que uma montoeira de analógicos. Assim, fica aqui minha humilde contribuição para os que não têm grana para ter todo o equipamento analógico de que precisariam, e sofrem madrugadas adentro por serem insuportavelmente chatos e perfeccionistas com seus timbres... como eu.

Gabriel Anjos
Veterano
# abr/06
· votar


5 estrelas!!
Stick nisso!

Guitar_L
Veterano
# abr/06
· votar


Rachmaninoff
Muito bom. Merece stick. Qual a tua pedaleira? Eu tenhu um X V-amp e meu GDI meus pais vaum trazer hj do paraguas. (custou 30 dólares!!!Deu mais ou menos 62 reais...muito barato msm...)
Abraços

Van_Lorien
Veterano
# abr/06
· votar


Rachmaninoff
MAGNIFICO CARA!!! STICK NOW!!!

Guitar_Luppi
vc vai usar a xv-amp pra efeitos e o gdi pra distorção ou vai misturar os dois?
eu to afim de comprar uma xv-amp + uns bons fones de ouvido e fechar os efeitos, pq como eu só toco no meu quarto vai ficar de bom tamanho pra mim!

me fala depois como ficou as duas juntas ok? pega meu msn: natan_mf@terra.com.br!

Sou fã confesso de pedaleiras.
eu também sou, um dos motivo$ disso é que eu sei que com a minha mesada eu nunca vou ter aquele set, do qual eu nem preciso, eu só toco no meu quarto mesmo...

abração a todos

Guitar_L
Veterano
# abr/06
· votar


Van_Lorien
Vou tentar aki ver como fica melhor mais axu q vou deixar o X para efeitos, wah e expressão e usar a Dist do GDI. Jah peguei teu msn. Eles vão xegar hj á noite, assim q eu terminar de timbrar aki eu te falo.
Abraços

AnDerSon_BoLLo
Veterano
# abr/06
· votar


deixei a preguiça... ehehe... acabei de ler... muito massa vei, coisas reais... gostei da primeira dica cara, vlw pra mim... e eu costumo pensar em pegar patches pela net pra vc ter uma base e colokar suas configurações, q acham?

João_Luiz
Veterano
# mai/06
· votar


Rachmaninoff
PARABÉNS!!!

Deveria ficar no topo, pois o pessoal nunca fica satisfeito com os sons, e não é só da pedaleira não, dos próprios pedais...

Esse fenômeno da acomodação auditiva é tão evidente que quando eu gravo uma música fico escutando pelas caixinhas do PC durante alguns dias e depois acerto a equalização.

É isso aí; parabéns de novo!

Andre Curci
Veterano
# mai/06
· votar


...como e bom saber que existem pessoas com bom senso ainda, pessoas que testam o seu equipamento visando tirar o máximo dele, e não desistem na primeira regulagem que deu errado!
Rachmaninoff, parabens mesmo! Todos precisam ler esse topico!
Eu não defendo nem pedaleiras nem pedais, quando toco com a minha banda de Rock/Metal, prefiro os pedaizinhos mesmo, usando a dist. do ampli que soa bem mais verdadeiro, mas indiscutivelmente, quando vc tem um trabalho de Rock/Pop que exigem varias combinaçoes de modulações, delays, mais tipos de distorções, com certeza a pedaleira é bem mais útil neste caso.

Rowashburn
Veterano
# mai/06
· votar


Rachmaninoff

Posta aí vc tocando a Rach 3.

The Ancient Mariner
Veterano
# mai/06
· votar


Pô, muito legal cara o artigo. Tá cheio de pequenos detalhes que muitas vezes fazem uma grande diferença na procura do timbre ideal. Parabéns!

E aí, como que tá se saindo com a GT-8? A minha fim do mês deve chegar. Vou ter coisa pra me divertir por um bom tempo hehehe.

danilomagacho
Veterano
# mai/06
· votar


Rachmaninoff

Muito legal, muito bem escrito e corritíssimo... digno de sair como matéria de revista...

advance2
Veterano
# mai/06
· votar


Stick nesse tópico!

Gabriel Anjos
Veterano
# mai/06
· votar


Vou sugerir stick nesse topico lá na central!

nettoroses
Veterano
# mai/06
· votar


3) Compreenda o fenômeno da acomodação auditiva

man eu naum sabia disso,pelo que li isso acontece direto comigo velho
pqp tiro um peso na minha consciencia,toda vez eu regulava e gostava,dps quando ia ouvir de novo acha ruim

Rachmaninoff
Veterano
# mai/06
· votar


Resolvi escrever esse tópico porque eu sou muito FRESCO com timbres e regulagens, e passo muito tempo pesquisando. Fico feliz que esse resumo tenha sido útil pra tanta gente.

Guitar_Luppi
Qual a tua pedaleira?

Tou com uma GT-8 desde o dia 4 de abril de 2006.

Rowashburn
Posta aí vc tocando a Rach 3.

Troquei as cordas do piano pra .009 ontem, ainda preciso travar e regular a Floyd dele.

The Ancient Mariner
E aí, como que tá se saindo com a GT-8?

A GT-8 é um cavalo selvagem a ser domesticado. No começo, muito frustrante. Mas consegui um timbre muito, muito próximo do Vai no álbum 'Alien Love Secrets'. Em breve posto pra galera opinar.

Gabriel Anjos
Veterano
# mai/06
· votar


STICKADO!!!!!!!!!!

leotecasi
Veterano
# mai/06
· votar


A minha duvida eh .....ateh quando a POD XT LIVE , a GT8 e todas as outras serao tops???

será que soh vaum surgir com outros recursos e outros formatos e atualizacoes , e sons diferentes...ou sera que daki a 2 anos uma dessa jah vai ser considerada uma pedaleira pra iniciante.....vagabundo....e q lancarao novas BEMMM MELHOREs?

isso eh o q pesa ao investir muito dinheiro em uma pedaleiras dessas!

será que vale?

leotecasi
Veterano
# mai/06
· votar


soh uma duvida...a 5 anos atras qual era a pedaleira top????

leotecasi
Veterano
# mai/06
· votar


tirando essas duvidas q naum (quase) nada a ver com o topico....o topico está muito bom , ira ajudar muitassss pessoas...e realmente dah uma ideia geralllll pra quem pretende ccomprar uma dessas...

parabens ao dono Rachmaninoff que jah se deparou muitas vezes comigo em topicos sobre gt8 e pod xt live!

Minow
Veterano
# mai/06
· votar


leotecasi
se vc tem medo da sua pedaleira ficar obsoleta daqui a 2 anos monte um set de pedais analógicos. mas lembre-se de uma coisa, se vc GOSTAR do timbre que vc tira com a sua pedaleira HOJE, o que interessa se vao existir pedaleiras "melhores" daqui a dois anos? se vc tem um timbre que te agrada, nao interessa qual pedaleira vc esteja usando, ou quando.

Rowashburn
Veterano
# mai/06
· votar


Rachmaninoff

Belo tópico cara, e eu concordo contigo. Por isso defendo tanto o meu azulzinho ( V-amp Pro ).

Ah, e sobre a Rach 3, não resisti à brincadeira. Provavelmente 99% dos que estão aqui não fazem idéia do que eu estou falando, mas blz.

Minow
Veterano
# mai/06
· votar


Rowashburn
concerto do Rachmaninoff? =P
mas a interna eu nao captei. ehehehe

leotecasi
Veterano
# mai/06
· votar


Minow
talvez...ou talvez daki a dois anos as coisas evoluam a um passo q quando eu ouvir a minha pedaleira jah naum vai mais me agradar.....
por exemplo ...quando eu comprei minha primeira guitarra (condor rx30) eu comprei junto uma zoom 505ii e na epoca naum fazia menor diferenca entre ela e um analogico ..e naum entendia pq era quase o mesmo preço ..ateh preferia a zoom pq tinha mais tipos de distorcao ahuahuhuauha
mas tipo eu fui ouvindo outras coisas e fui abrindo meus ouvidos ateh q eu comecei a axar a dist de um analogico melhor....e fui mudando de ideia ateh naum conseguir escutar uma zoom 505 de jeito nenhum!

sera q vaum surgir novas q vaum mudar meu "ouvido" e vaum deixar eu axar ela ruim? ou sera q jah q milhoes de caras atualmente q tocam jah ha algum tempo que tem um ouvido mais apurado , tem elas hoje em dia ,e muitos incrivelmente trocaram seus analogicos por uma dessas ,gostam do som , será que vai ser sempre uma diferenca soh de timbre ou naum ? heis a questao!!


voltando a outra pergunta....qual era a pedaleira top a 5 anos atras???
e algum guitarrista conceituado usava? (naum pra saber se o produto era famoso , mas se era reconhecido por alguem que entendiaa do assunto)

Rachmaninoff
Veterano
# mai/06
· votar


leotecasi
A minha duvida eh .....ateh quando a POD XT LIVE , a GT8 e todas as outras serao tops?

A média é geralmente de 2 ou 3 anos.
Após isso, todas as empresas lançam novos modelos.
E ao vender sua (antiga) pedaleira, você recupera parte do investimento.

Minow
se vc GOSTAR do timbre que vc tira com a sua pedaleira HOJE, o que interessa se vao existir pedaleiras "melhores" daqui a dois anos?

Por isso tanta gente ainda usa a Zoom 8080. Além do mais, as pedaleiras hoje estão com timbres excelentes... acho que a melhora vai ser mais em recursos. Em timbre, as melhoras serão muito pequenas, se houverem (minha opinião, pode ser que eu esteja errado).

Rowashburn
Por isso defendo tanto o meu azulzinho ( V-amp Pro ).

Até o mês passado eu ainda usava minha Zoom 606 (que agora está à venda), e a defendia com unhas e dentes!

teuabreu
Veterano
# mai/06
· votar


Muito bom o topico
e
Shine rulez!!!!!!!!

Rachmaninoff
Veterano
# mai/06 · Editado por: Rachmaninoff
· votar


leotecasi
Voltando a outra pergunta....qual era a pedaleira top a 5 anos atras?

Se você estiver com um pouco de paciência, pode dar uma procurada aqui:
http://www.harmony-central.com/Effects/Data/00all.html

teuabreu
Shine rulez!

Shine é sobre o David Helfgott, que por sinal é um mal pianista... o melhor intérprete do Rachmaninoff é o Vladimir Horowitz. Segundo o próprio Rachmaninoff, interpretava a Rach III melhor do que ele mesmo. Eu tenho 2 gravações do Horowitz tocando a Rach III aqui :D

Que eu saiba, não há nenhum filme sobre o próprio Rachmaninoff, infelizmente.

Bah, isso é assunto para o outro fórum! Voltemos ao assunto do tópico!

Minow
Veterano
# mai/06
· votar


sera q vaum surgir novas q vaum mudar meu "ouvido" e vaum deixar eu axar ela ruim?

na minha opiniao, não.
nao é uma pedaleira que vai "mudar seu ouvido".
e pra mim, as pedaleiras digitais são um bom recurso pra quem nao tem tanta grana pra pegar um equipo realmente bom. na minha opiniao nunca vão substituir um bom cabeçote valvulado e racks de efeitos, mas não é todo mundo que tem grana pra isso, então, pelo preço delas, sao um ÓTIMO negocio.
e eu concordo que Em timbre, as melhoras serão muito pequenas, se houverem

leotecasi
Veterano
# mai/06
· votar


Minow
tu pode ateh ter certeza ...mas por exemplo pra bandas q taum comecando como a minha , fazendo shows em buracos fudidos ,depoix passando pra buracos limpinhos , depoix passando pra buracos maiores e fedidos depoix passando pra casas de shows arruamdas cada vez maiores naum tem muita condicao de exigir cabecotes fodas e talz.....e tu tem uma gama enorme de opcoes neh? axo q por exemplo mesmo tendo dinheiro fikaria foda por exemplo trocar o cabecote no meio da musica certo?

bom ...pode ser q realmente as mudancas sejam pequenas...mas soh esperando pra ver!eu to comprando um pod xt live q eu vou usar durante muitooo tempo! pq ele eh o q eu preciso ! ateh mais do q eu preciso na verdade! mas po , vai q a midea muda a cabeca de todo mundo??
num sei ..eh um caso a se pensar serio quando se investe muito forte em equipamentos.....

Rowashburn
Veterano
# mai/06
· votar


Minow
concerto do Rachmaninoff? =P
mas a interna eu nao captei. ehehehe



É só zueira com o nick dele.

Sergei Rachmaninov ( ou Rachmaninoff ) foi um grande pianista...

...e o concerto pra piano n°3 dele, apelidado de Rach 3, é considerado um dos concertos de pianos mais difícieis de ser executado...muita técnica, muita velocidade!!!

Por isso eu pedi pra ele tocar a Rach 3. Afinal de contas, ele não é o Rachmaninoff?!?! :P \o/

Fast_pick
Veterano
# mai/06
· votar


Eae pessoal!??
Me digam uma coisa...
O X V-amp é bom ou não, eu o tenho desde o dia 13 de janeiro deste ano, consigo fazer um barulhinho, tanto em casa como em palcos, mas preciso saber se vale a pena continuar com ela, pq estou juntando uma grana para comprar uns pedais para encrementer o meu som junto com a pedaleira, estava pensando num DS-1 da boss, um TC-1 da onner e um NS-2 da boss, mas no lugar disso com a grana eu podia trocar de pedaleira e ter uma melhor 100 ter q ficar mexendo com pedais, mas preciso saber se vale a pena pois eu gosto da x v-amp. Já agradeço a atenção!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Artigo: Como tirar o melhor de sua pedaleira