【FIXO】 Artigo: Como tirar o melhor de sua pedaleira

Autor Mensagem
Megadave
Veterano
# set/10
· votar


eaw galera, bom tópico esse viu! Rachmaninoff parabéns cara vc me ajudou muito!
Rapa! eu tava num show aqui e são luis do HANGAR, e antes teve uma banda que eu e meus amigos guitarristas ficamos intrigados com o timbre da guitarra que era matador muito bom mesmo! quando chegamos perto do palco pra vermos o seu set de vários pedais!!!! tinha só uma V-amp2 e um cray baby. AH! elas tavam tocando Iron! Daí depois de ums dias comprei uma v-amp2 e até hoje n tive problemas nem ao vivo nem no studio. e o pior e que geral tava pensando em encontrar varios pedais, inclusive valvulados, e o cara tirou um grande som de um v amp! o som tá no ouvido de quem toca! ouvi isso do Edu ardanuy que inclusive usa em seu set uma zoom g2.ut com outros pedais

beu
Veterano
# set/10
· votar


Contribuindo para o topico, acho fundamental estudar mixagem, o basico pra aproveitar o maximo os efeitos, tá cheio de manual, mas nao é suficiente, tem q ler entrevista com mixadores para saber como eles usam os parametros. exemplo, um delay numa distorção, vc usa reverberação curta, mas mais alta q o normal e pra nao embolar o som vc usa o predelay alguns milisegundos e vc separa o som original da nuvem do efeito e por aí vai. nesse efeitos de modulação milisegundos fazem grande diferença, mas tem q saber como procurar. um pitch shifter com um delay bem regulado faz a nota parecer q tem mais harmonicos.

e outra, em simulações digitais (dica de mixers fodas), nao existe filtros low ou high pass (passa alta e baixas) natural em qq sistema analogico (uma sequencia de pedais sao uma sequencia de filtros sucessivos), a superposição deles atenua os agudos estridentes e faz um baixo mais firme e consistente. tambem num sei usar com proficiencia, mas a dica taí, o lance nao é sabr o q um parametro faz, mas ouvir e saber com interagir com outros. vai dando paletadas abafadas até vc ouvir a diferença q os parametros te dao, a sutilieza disso, seu ouvido vai agradecer o aprendizado.

MauricioBahia
Moderador
# set/10
· votar


É consenso que não existe um som tão puro como o de um amplificador valvulado com uns pedais analógicos.

Isso pra mim é novidade...

erick_guitar
Veterano
# set/10
· votar


Artigo: Como tirar o melhor de sua pedaleira


Só faltou o principal no primeiro post: LENDO O MANUAL, funçando e conhecendo os tipos de efeitos.

Acho que se resume so nisso, mas o tópico é excelente!

beu
Veterano
# set/10
· votar


erick guitar essa é a atitude certa e vc vai tirar bons sons com ela, mas o meu ponto é esse, pra tirar o 'melhor' dela, nao basta fuçar e saber os tipos, tem q saber com a galera profi usa os parametros. principalmente, delay, comp, reverb e filtos pra polir da melhor forma possivel o som.

guitarg3
Veterano
# set/10
· votar


eu tava lendo q o pre ampli da pedaleira é o principal dela.. na zoom g2 alguem sabe me dizer onde que fica o pre ampli dela pra se configurar?

MauricioBahia
Moderador
# set/10
· votar


guitarg3: na zoom g2 alguem sabe me dizer onde que fica o pre ampli dela pra se configurar?

Eu não lembro dessa funcionalidade... Tem?

Abs

Bog
Veterano
# set/10
· votar


guitarg3
MauricioBahia

A Zoom G2 *É* um preamp. O guitarg3 provavelmente está falando das simulações de amp, aquelas no banco "drive"...

guitarg3
Veterano
# set/10
· votar


Bog

entendi.. é que pelo que o artigo que o cara falou parecia q tinha uma funçao só pra ajustar o pré ampli hehehe

sobre as simulações de ampli não gosto muito delas não.. nca consegui tirar um som bom dessas simulações.. eu uso as distorçoes diretas sem ser simulador de ampli.. e plugo no meu ampli.. um zepphir.. e consigo tirar sons legais =)

MauricioBahia
Moderador
# set/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bog: A Zoom G2 *É* um preamp.

É vero! :)

O guitarg3 provavelmente está falando das simulações de amp, aquelas no banco "drive"...

Isso! No manual da Boss ME-25, tava lendo, e eles chamam de Preamp as simulações de amps. Diz: "Simula a resposta de pré-amplificadores variados.". Sei lá, me parece meio confuso isso tudo...

Abs

erick_guitar
Veterano
# set/10
· votar


nao basta fuçar e saber os tipos


Basta sim cara, tenho uma g1x a 3 anos e sei muito bem do que estou falando, depois que você le o manual, começa a entender cada tipo de efeito, com o tempo fuçando e timbrando vai tirar o ''melhor'' dela sim.

Abraço

beu
Veterano
# set/10
· votar


erick, vc nao está tendo a visão alem do alcance. ja tive bandinha, toquei em palcos grandes com minha bandinha e minha pedaleira, nesse esqueminha aí.

anos depois, depois de dar uma estudadinha, ter um pouco de humildade e ouvir o q os profisionais fazem, minha relação com a pedaleira é outra. digo isso principalmente para esses novos simuladores.

duvido q alguem lendo um manual vai ter a clarividencia da complexidade e possibilidades de um compressor avançado.

Eu achava q tirava o melhor dela.

erick_guitar
Veterano
# set/10
· votar


beu


Entendi, é isso também é uma boa alternativa para quem quer timbrar melhor ainda, mas eu ainda sim o grande segredo está na própria pessoa eu acredito, no ouvido, gosto para o timbre, e principalmente na leitura e conhecimento das funções da pedaleira.

Mas cara eu digo isso só com a pequena experiência que eu tenho com uma g1x, nunca tive outras pedaleiras ou pedais.

Entendi seu ponto de vista, está muito certo também!

Abraço

beu
Veterano
# set/10
· votar


Caro erick, concordamos q nosso gosto pessoal sempre será a base de tudo.

mas uma coisa nao exclui a outra.

sorte

Rennan_Guitar
Veterano
# set/10
· votar


Fala ai pessoal!? Tudo na paz? Espero que sim!

Vamos lá, estou com alguns pequenos problemas em relação ao meu timbre! Tenho uma RG 350 DX e uma POD X3 Live.

Nas frases de palhetada rápida parece que meu timbre esta muito fechado, grave demais. Parece que não tem definição nos graves!

Alguém ai pode me ajudar nessa questão?

Abraços!

MauricioBahia
Moderador
# set/10
· votar


Rennan_Guitar: Parece que não tem definição nos graves!

Vc usa compressor?

Abs

Rennan_Guitar
Veterano
# set/10
· votar


MauricioBahia
Não!

O que eu uso:

Simulação de AMP: Mesa Boogie Triple Rectifier
Stomp: Tube Screamer drive:0% Level:100% Tone:50%
Delay
Reverb

é isso ai! pode me ajudar cara?

MauricioBahia
Moderador
# set/10
· votar


Rennan_Guitar

Hummm... Preciso ler o manual da Pod! ahuuha

Cara, isso deve ser questão de equalização e/ou do famoso parâmetro "gravação em linha ou amp" que modifica completamente o comportamento do timbre. Deve ter algo assim nessa multifx.

Abs

Rennan_Guitar
Veterano
# set/10
· votar


MauricioBahia
Cara na verdade estudo por um fone da Koss! mais aonde vou tocar o som tem esse problema na palhetada rapida nao fica legal e tbm som fica fechado demais! consequentemente na gravação tbm fica assim! o que faço!?

MauricioBahia
Moderador
# set/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Rennan_Guitar: Cara na verdade estudo por um fone da Koss! mais aonde vou tocar o som tem esse problema na palhetada

Não tô entendendo... Vc estuda ligando direto o fone na Pod, certo? O resultado "fechado" acontece onde?

Abs

Rennan_Guitar
Veterano
# set/10
· votar


MauricioBahia
No fone, e em qualquer outro lugar que eu toque! parece que as notas graves ficam emboladas e soam muito graves sem definição!

MauricioBahia
Moderador
# set/10
· votar


Rennan_Guitar

Cara, só postando um som aqui... Mesmo assim, vai ser difícil. Pode ser muita distorção aliada à equalização.

Pô, fuxica essa multifx aí velho! :)

Abs

Rennan_Guitar
Veterano
# set/10
· votar


MauricioBahia

Valeu cara! abração!

netinho_brazil
Veterano
# set/10
· votar


5 estrelas!!
Stick nisso!²

netinho_brazil
Veterano
# set/10
· votar


Ajudoo muitao aee cara:..

beu
Veterano
# set/10
· votar


concordo com o mauriciobahia, deve ser equalização

usa o eq parametrico e com um filtro com alto Q, q mexe em menos frequencias possiveis (fucei num pod x3 a pouco tempo mas nao me lembro os nomes), dá uma boost de uns 6db ou mais e vai varrendo a area entre 100hz e 400hz, area grave q compreende 3 oitavas (cada vez q dobra a frequencia é uma nova oitava). as vezes é por volta de 200hz, ás vezes 400hz. quando o som embolar de vez, vc descobriu onde tava atrapalhando, entao, ao invés de manter o boost vc atenua na frequencia e ve se melhora.


tenta fazer essa equalizaçao sem efeito nenhum, so equalizando o captador, depois compara equalizando com os efeitos.

Rennan_Guitar
Veterano
# set/10
· votar


beu

Amigo perdoe a minha ignorância, mas não entendi nada!?
Tem como você colocar de uma forma mas simples? é que eu nao entendo muito dessa parte de Equalizador e frequências!

Abração e Obrigado pela ajuda

Rennan_Guitar
Veterano
# set/10
· votar


Pessoal to com outro problema!

O Led de Clip da X3 ta acendendo mesmo abaixando o volume do patc e tbm o master volume! quando eu dou uma palhetada mais forte em um powerchord por exemplo!

o que será??

abraços

beu
Veterano
# set/10
· votar


rennan, dei uma olhada no manual e te confundi pq nao tem controle de Q nem especificação de qual frequencia nem quantos db vc tá tirando no eq do podx3. é no ouvido mesmo, até melhor

entao, vai no Lm Gn (o tanto q vc ta aumentando na frequencia selecionada) e aumenta pra 65% ou pouco mais ou menos, vc tem q ouvir uma diferença no som, mas nao absurda

depois vc usa o Lm Fq (q escolhe a frequencia q vc tá aumentando) e começa a varrer, vai devagar entre o minimo e o maximo, mas deve tá pelo minimo pq vc tá procurnado um frequencia grave, entre 100hz (mais grave na guitarra) e 400hz (3 oitavas acima)

quando tiver passendo pelas frequencia com o Lm FQ, vc vai notar q uma hora o som embola de vez, esse Frequencia é q ta avacalhando. deixa ai, vc achou ela, agora, vc volta no Lm Gn e abaixa pra menos de 50%, q vc vai tá tirando um pouco dela, ve se melhora.

as vezes vc tira um pouco dela, e aumenta um pouco outra em uma area de medio agudo com o Hm Fq, procura a frequencai certa (q mais te agrada) da mesma forma, aumenta o Hm Gn e vai passenado devagar.

faz isso sem efeitos ligados e com os efeitos ligados pra ve se tem diferença de frequencias q vc achou melhor mexer.

sobre o led, deve tá clipando entre os efeitos, tipo sai uma porrada da dist. e entra clipando tudo num chorus, ai vc abaixa na saida do chorus, mas a clipagem digital ja aconteceu entre os estagios.isso nao deve acontever jamais, a noa ser q vc encontre musicalidade nisso ai. se tiver duvida, desliga todos os efeitos e vai ligando na sequencia q eles estao e vendo quando tá saindo de ganho de cada um entrando no proximo.

abs

Rennan_Guitar
Veterano
# set/10
· votar


beu
Cara eu não estava usando o parametro EQ eu deixo ele desativado! mais Obrigado pela ajuda e vou tentar usa-lo!

enquanto ao clip eu uso um patch so com simulação de amp e uma noise gate ligado só! pq esta clipando?

arbços

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Artigo: Como tirar o melhor de sua pedaleira