【FIXO】 Dicas para começar a fazer / montar pedais!

Autor Mensagem
DioH
Veterano
# jan/05


Bom tenho grande interesse em comecar a fazer meus próprios pedais, mas eu n sei nada xD. Me deem dicas do q devo fazer para começar, que materiais necessito, onde comprar os materiais, algum projeto bom para começar, ferramentas, cuidados, etc... Qqer ajuda eh bem vinda =)


vlw

oak
Veterano
# jan/05
· votar


uma boa dica eh fazer um curso de eletronica, pra saber pelo menos o basico

DioH
Veterano
# jan/05
· votar


n tem como faze sem curso?

macaco veio
Veterano
# jan/05
· votar


tinha um link por ai que tinha um cursinho básico, talvez alguem possa coloca-lo aqui de novo, sem saber nada de nada vai ser meio dificil as chance serão grandes de não funcionar.

DioH
Veterano
# jan/05
· votar


aham, alguem me da uma dica de um curso rapido, eh q quero extamente pra isso =]

nFall
Veterano
# jan/05 · Editado por: Moderador
· votar


oak
ah.. nao precisa de muito não. Tem que saber o basico mas nao precisa fazer também um curso de eletronica =].

zerozero
Veterano
# jan/05 · Editado por: zerozero
· votar


vc quer fazer pedais, tipo big muff, gt2, ou vc quer inventar pedais?

FBassist
Veterano
# jan/05
· votar


DioH
começa pelo fuzz face do m kazan, eu to fazendo ele, as peças sao faceis de achar e facil de montar.....ou pelo pentelhinhos overdrive q eh feito em uma placa universal... mas o transistor q ele pede eu nao achei nem a pau na minha cidade

macaco veio
Veterano
# jan/05
· votar


este é um exemplo de montagem eletronica com pouco conhecimento, sabendo um pouco mais da pra sacar o que pode ser substituido em que, no fuzz face qq transistor de canal N (npn) funciona, o q vai mandar ali é e transistor ter alto ganho hfe (hfe qq multimetro digital sem vergonha tem buraco pra por o transistor e ver o hfe), use BC549.

MauricioBahia
Moderador
# jul/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Ia criar um tópico, mas com já existe este, achei melhor não repetir.

Bom, pra galera que tá começando, escrevi aqui algumas coisas que aprendi ao montar pedais. Apesar de eu ser iniciante, acho que tá valendo. ;-)

Meus projetos de 8 meses atrás até hoje: Pedais Maurício Bahia

1. Paciência com a solda: a pressa pode ser o caminho pro pedal jamais funcionar ou virar um pesado na detecção de falhas. Uma soldinha mal feita pode ocasionar aquele mal contato irritante. A solda muito demorada pode avariar um componente e, em ambos os casos se não tiver um multímetro em mãos, nunca saberá o que aconteceu. Na verdade é muito fácil, exige somente prática.

2. Conheça os componentes: estude o básico sobre as características dos componentes pq alguns tem polaridade! Se não fizer isso, o fator risco do projeto não dar certo quadriplica. Procure na internet que tem vários tutoriais básicos!

3. Ferramentas: ferro de soldar com a ponta fina é fundamental, alicate de bico e de corte e sugador de solda. Tem um suporte que vc prende a placa e auxilia na soldagem. Luz, muita luz e uma lupa cai bem pra analisar a solda. Aqui mesmo no FCC tem tópicos sobre equipo para soldagem.

4. Projete o que e como será feito: A placa de circuito vai ficar em pé ou deitada na caixa? Será que terei espaço pros pots e todo o resto? Normalmente eu soldo o pot central direto na placa e o fixo na caixa. Assim ela fica bem presa na caixa. Mas no último projeto, usei uma DPDT pra isso. Se não projetar vai dar m**** e lá no final, "fail". Frustrante.

5. Capricho: É um trabalho artesanal e fica bacana depois que vê que foi tudo bem feito. Prender os fios com fita pra organizar o emaranhado que fica se der mole, verificar se a solda não esta firme (pois na primeira virada dos componentes, desolda tudo). Desastre total!!!

6. Não insista: já fiquei até as 4h da matina achando que era uma coisa e era outra, que logo no dia seguinte percebi. Componente invertido! Era óbvio, mas depois de horas vc acaba ficando irritado e cego!!!! Então se não estiver conseguindo fazer algo, descanse. Toda vez que eu insisti (por pressa) fiz mal feito.

7. Durabilidade: como pisamos nele, há um impacto considerável, ainda mais com essa chave DPDT que vem nos kits. Agora entendo pq a Boss e etc. usam outro tipo de footswitch e alguns, até com chaves mais suaves, que vc nem faz muita força pra ativar/desativar. Em suma, redobrar a atenção quando colocar o circuito na caixa e, antes de fechar, verificar se os fios estão bem soldados e todos ou outros componentes firmes, desta forma, eu presumo, que as vibrações pelo impacto do pisão serão menos "dolorosas" pro pedalzinho!

8. Ferro Velho: sabe aquele joystick velho ou aquela placa de vídeo que está jogada no fundo do armário? Ali, tem tesouros! Fui salvo por uma placa velha. Aconteceu que no meu kit veio um capacitor de valor errado o que faria com que o som ficasse com menos médios e agudos do que deveria. Então, fui na minha "gaveta ferro velho" e numa placa de vídeo da antigas tinham vários capacitores no valor correto! \o/. Desoldei da placa velha e soldei no ProCo Rat. Funcionou perfeitamente! Eu ia comprar o capacitor novo numa loja, mas eu teria que pegar carro ou ônibus, ou então acabaria gastando 10x mais pelo frete via correios se optasse por compra online.

9. Teste com ligação direta: deixe de lado a DPDT pois assim vc elimina um fator que gera muita dúvida, que são as ligações externas. Ou seja, ligue os jacks (através dos fiozinhos, é lógico), direto na placa. Se funcionar é pq a placa tá 100%. Maravilha. Isso é um forma FUNDAMENTAL de eliminar uma possível "dor de cabeça" ao detectar erros. A mesma coisa se estiver fazendo projeto com uma Millenium Bypass pra ter o led funcionando com uma chave DPDT. Se o projeto for com uma chave 3PDT, não precisa do Millenium.

10. Estude o projeto: leia tutoriais, busque por versões mais recentes do projeto e possíveis MODS (modificações) que deixam o pedal mais versátil e poderoso. Pense na montagem e possíveis problemas. Se antecipe.

11. Não desanime: normalmente é um problema tão idiota que quando você descobre, se imagina mais idiota ainda pelo fato de pensar em abandonar o projeto.;-) Não desista!

12. Double check: verifique a solda que fez e, no final, verifique todas elas! As solda precisa estar firme para aguentar o tranco.

13. Comece montando o Minifuzz do Bertola: com este vc ganha a experiência e confiança necessária para outros. Além de ser um ótimo pedal!

14. Mantenha a ponta do ferro limpa: parece uma coisa boba, mas é crucial. Eu limpo antes de cada solda com uma esponja vegetal. Isso faz com que a solda fique perfeita pois o ferro está bem aquecido e sem vestígios de oxidação ou outros elementos que fazem com que a solda fique "melequenta".

15. Use a busca do FCC:
Tem muita coisa sobre os projetos do Mini Fuzz, Rat, TS... Busca pelas palavras "Ok, mais um que montou o".


Sites bacanas para aprender:

http://www.handmades.com.br (tutoriais com fotos de como montar vários pedais)
http://www.tonepad.com (o lugar dos esquemas e layouts)
http://www.pisotones.com (em espanhol)
Código de cores das resistências-Online (calcula as cores das resistores na hora)
http://www.mundomaq.com/soldas_em_placas_eletronicas
http://www.eletronica24h.com.br/Curso%20CA/aparte1/aulas/capacitores.h tml
http://www.acrisoft.com/aula_el_bancada
http://light.atspace.org/intro.htm
http://www.beavisaudio.com/techpages/


Basic Electronics Tutorials
for beginners and beyond
http://www.electronics-tutorials.ws/

Sobre Diodos: http://www.electronics-tutorials.ws/category/diode
Sobre Resistores: http://www.electronics-tutorials.ws/resistor/res_1.html
Sobre Capacitores: http://www.electronics-tutorials.ws/capacitor/cap_1.html

Onde comprar:

http://www.tmgeletronica.com.br/
http://www.soldafria.com.br
http://www.milcomp.com.br
http://www.farnell-newark.com.br/
http://pares.com.br/paresteck
http://www.multcomercial.com.br
http://www.mammothelectronics.com/
http://www.stewmac.com/
http://www.smallbearelec.com/servlet/StoreFront

Vídeo (inglês) de como e porque soldar corretamente:



Abs

GuitarUser
Veterano
# jul/09
· votar


pois na primeira virada dos componentes desolta tudo
contrário de solta? então quer dizer que prende?

uysaushaus brincadeiras à parte, mandou bem. são dicas simples e úteis, mas que muitas vezes esquecemos. abç.

MauricioBahia
Moderador
# jul/09
· votar


Ahh... Parece muito o que escrevi, mas não é. Pq depois que vc assimila um projeto completo, tudo isso que mencionei vira algo natural e sem mistério algum! É fácil montar pedais e o custo benefício é fantástico.
Difícil, é atingir um nível de excelência em qualidade. Isto significa, pra mim, construir algo que não dê problema tão cedo. Aí entra a qualidade dos componentes, montagem, testes e testes e mais testes. Se chegar neste nível, talvez aí deixe ser amador. ;-)
Abs

MauricioBahia
Moderador
# jul/09
· votar


contrário de solta? então quer dizer que prende?
GuitarUser
O corretor ortográfico não pegou essa! ;-)
Vlw!!!

rafamoraes
Veterano
# jul/09
· votar


Botei fé. Devia virar um tópico fixo pra galera iniciante no handmades não criar vários tópicos sobre isso. Abraço

lindoso
Veterano
# jul/09
· votar


Mauricio Bahia

pergunta!!!
e quanto a caixinha do pedal?
de que material deve ser feita?
onde achar?

quanto é mais ou menos que se gasta para montar um pedal?(no caso, um mini fuzz do bertola)

gostaria que vc tirasse essas duvidas


vlw!

MauricioBahia
Moderador
# jul/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


e quanto a caixinha do pedal?
lindoso
Vc pode usar patolas, que são de plástico ou conduletes de metal. Até mesmo latas de sardinha. Eu prefiro comprar no ML, mas é mais caro. Tem essas, que já furadas saem por R$22,00

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-99075068-caixa-em-aluminio-fund ida-tamanho-mxr-_JM

de que material deve ser feita?

Pode ser de plástico, mas aí tem que blindar para evitar ruídos. Acho que colocando um fundo metálico já adianta.

quanto é mais ou menos que se gasta para montar um pedal?(no caso, um mini fuzz do bertola)

Dá uma olhada no kit que é vendido na TCTech.com.br. É baratinho. Lá também vende caixas.

Abs

MauricioBahia
Moderador
# jul/09
· votar


Tô upando pra informar que atualizei as dicas ali acima, com fotos ilustrativas e mais algum texto.

Abs

lindoso
Veterano
# jul/09
· votar


MauricioBahia
vlw cara, brigadao por ter tirado as minhas duvidas

qdo eu for fazer, vou comprar as caixinhas pelo ML msmo
mas qdo vc fala blindar, vc diz cobrir com papel aluminio?
e essas caixinhas de metal?precisa blindar elas?

quero tirar o maximo de duvidas pra não ter receio na hora de fazer um pedal

vlw!

lindoso
Veterano
# jul/09
· votar


ahhh!
e quanto a personalização?que tinta eu devo usar?


vlw!!!

MauricioBahia
Moderador
# jul/09
· votar


e quanto a personalização?que tinta eu devo usar?
lindoso

Eu uso impressora jato de tinta comum e imprimo no papel adesivo (folha inteira) da marca Pimaco. Depois coloco plástico adesivo transparente por cima do papel impresso. Vira uma desivo plastificado, sacou?

http://img213.imageshack.us/img213/8825/descolandolp2.jpg

Abs

Felipe90
Veterano
# jul/09
· votar


Stick !

lindoso
Veterano
# jul/09
· votar


MauricioBahia
saquei sim cara
valeu!
sei onde arranjar os adesivos

enfim, tenho tbm a duvida de cima
se eu comprar a carcaça de metal, vou precisar blinda-la?
vlw!

MauricioBahia
Moderador
# jul/09
· votar


se eu comprar a carcaça de metal, vou precisar blinda-la?
lindoso
Não. O metal já se encarrega disso.
Abs

lindoso
Veterano
# jul/09
· votar


MauricioBahia
vlw, acho melhor comprar a carcaça de metal mesmo,é mais pratico

brigadao por ter tirado as minha duvidas!

MauricioBahia
Moderador
# jul/09
· votar


Um link útil pra calcular e/ou converter valores de Cacitores:

Calculate Capacitor Values indicado pelo ogner
http://www.muzique.com/schem/caps.htm

Abs

erdnaxela
Veterano
# jul/09
· votar


MauricioBahiavoce usa perfurador ou broca, ja quebrei um monte de broca se com furador ficar bom compensa.

MauricioBahia
Moderador
# jul/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


erdnaxela

Uso perfurador e broca pra fazer furos maiores.

Abs


Mais um site bacana para aprender:

Tudo sobre componetes
http://www.eletrohoo.com.br/site/componente.asp

Artigos técnicos
http://www.eletrohoo.com.br/site/artigos.asp?fldAuto=3p

Simbologia
http://www.eletrohoo.com.br/site/simbologia.asp?fldAuto=5

Calculadoras Online
http://www.eletrohoo.com.br/site/calculadoras.asp?fldAuto=13

Instrumentação
http://www.eletrohoo.com.br/site/instrumentacao.asp?fldAuto=8

erdnaxela
Veterano
# jul/09
· votar


MauricioBahiaVALEU

Lovate
Veterano
# ago/09
· votar


alguem tem o projeto do boss ac3?

kiki
Moderador
# ago/09
· votar


grande mano MauricioBahia, provando que nem todo Membro Novato é noob!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Dicas para começar a fazer / montar pedais!