12 Cordas - Players Club

Autor Mensagem
TioAle
Veterano
# nov/07
· votar


lumulus
o minha craviola 12 cordas tbm está super macia... maravilhosamente regulada aqui em santos pela equipe do Lee.

tbm estou querendo um cort CJ 10X porém 6 cordas, pq quero um jumbão 6 cordas, e estava com dificuldades de encontrar boas referencias dele.. achei... rs..


rgmerighi
Crafter vale sim o custo x benefício sobre o eagle.!!

lumulus
Veterano
# nov/07
· votar


tbm estou querendo um cort CJ 10X porém 6 cordas, pq quero um jumbão 6 cordas, e estava com dificuldades de encontrar boas referencias dele.. achei... rs..

Estou muito satisfeito com ele.
Sugiro a você testar também o CJ5X (caixa de mogno) e o 7X (faia), são tão bem acabados quanto o 10X e, imagino, devem ter timbre diferente. Vi vários nas lojas da Teodoro Sampaio e na web. Não cheguei a testá-los porque esses dois só existem em versão 6 cordas.

lumulus
Veterano
# nov/07
· votar


daniel cheese
fiquei pirado com um cort CJ 10X-12 numa loja
paixão a primeira vista

Foi meu caso também. Namorei pela web um tempo, quando pude ir a São Paulo testei vários, mas quando solei nele, não tive mais dúvidas.
aonde vc comprou o seu ? e por quanto desculpe a indiscrição
Na Teodoro Sampaio, mas naquele dia andei em tanta loja que me esqueci do nome. Vou procurar a nota e depois posto.
O preço foi ~$2100. Chorei um bocado de desconto com os caras. Tinha um modelo com um preamp mais antigo, sem afinador, e tinha nas lojas muitos modelos bem rodados, que ficam em exposição. Vi um que dava pena, todo marcado, os plásticos amarelados... Mas inteiro e com o som perfeito. Nesses casos eles dão um bom desconto.

rgmerighi
Veterano
# dez/07
· votar


TioAle e Lummus: entrei pro clube..comprei o crafter que tem um som muito bom..ainda tô apanhando, principalmente em relação a tensão das cordas,que tô achando duras...tô pensando em colocar um cordal, ouvi dizer, e acho que vi no fórum, que dá uma amolecida,além de preservar melhor...valeu pelas dicas...abraço

lumulus
Veterano
# jan/08
· votar


pensando em colocar um cordal, ouvi dizer, e acho que vi no fórum, que dá uma amolecida,além de preservar melhor...valeu pelas dicas...abraço

Olha, cara, o cordal não vai mudar a tensão das cordas, segundo a Física a tensão se relaciona com a densidade (no caso, o calibre das cordas) e com a freqüência de vibração (no caso, a nota). Assim, para tornar suas cordas mais frouxas, só há duas opções: cordas mais finas ou afinação mais grave. A terceira opção seria encurtar o braço, mas eu imagino que você a descarte.

lumulus
Veterano
# jan/08
· votar


Cordas mais finas: para 12 cordas é difícil encontrar um encordoamento pronto que não seja do calibre 010 (referente ao calibre em polegadas das cordas Mi agudas). Você pode encontrar um jogo 009, mas é raro. Pode também montar um a partir de encordoamentos para violão de seis e cordas avulsas, mas vai dar muito trabalho e vai jogar muita corda fora. Ademais, pessoalmente acho as cordas 009 finas demais, desconfortáveis de tocar.

lumulus
Veterano
# jan/08
· votar


Cordas mais frouxas: a melhor solução, eu acho, é afinar seu violão um tom abaixo (Ré-Lá-Fá-Dó-Sol-Ré) do habitual. A diferença de tensão é considerável e é bem mais confortável para tocar. Mas há outro efeitos além desses, o timbre muda, perde o brilho e ganha um aspecto mais "chorado", próximo da viola caipira. também fica mais fácil fazer "bends" e outros efeitos. A propósito, a viola é isso mesmo: tem a escala mais curta, geralmente dois trastes a menos, e usa as afinações no mesmo calibre, isso e a caixa menor lhe dão o som característico. Uma vantagem adicional: use capotraste no segundo traste e toque como um violão normal, quando quiser abaixar o tom, simplesmente abaixe ou retire o capotraste.

lumulus
Veterano
# jan/08
· votar


Sobre o cordal: concluindo, o cordal não altera em nada a tensão das cordas, ele apenas serve para proteger o tampo da tensão excessiva exercida pelas cordas, especialmente em instrumentos mal construídos ou que tenham tampo frágil. Se seu violão é o MD-70, tem tampo laminado e portanto bem resistente, eu só te recomendaria o cordal se após um ano percebesse alguma improvável deformação do tampo sob o cavalete.

rgmerighi
Veterano
# jan/08
· votar


Lumulus: obrigado pelas dicas. De fato, tinha uma idéia errada do cordal...Na verdade, mandei dar uma ajustada e, até pelo uso, meu 12 cordas tá mais macio (ou os calos adptados). Tentei usar uma afinação mais baixa mas confesso que não gostei: teria de modificar várias músicas; quando toco com os outros seria um saco..É verdade que um capotraste em tese resolveria. Porém ainda não achei nenhum que não comprometesse a qualidade sonora do 12 cordas. Abraço.

TioAle
Veterano
# fev/08
· votar


rgmerighi
Porém ainda não achei nenhum que não comprometesse a qualidade sonora do 12 cordas. Abraço.

tbm estou com essa dificuldade na craviola 12. estou fazendo um som uma vocal feminina e com isso haja transporte de tons. claro, apelei pro capo... já testei uns 3, não gostei deles,... mas tbm não via contar.. pq 1 deles é aquele que qdo vc compra uma bala na esquina ganha um capo de presente..rs.. do doce..

outro éra específico para cordas de nylon.. claro q não iria rolar...rs.

o outro que eu imaginei q iria ficar bom não ficou... da planet waves, o modelo simples deles.. me falaram q o modelo de catraca da planet resolveria meu caso.. mas tá caro d+.

paz

lumulus
Veterano
# fev/08
· votar


Capotraste:
eu uso o Jim Dunlop, é o melhor que já vi, deixa qualquer outro no chinelo. Importado dos EUA, custa caro, uns 70 reais, mas resolve pra mim tanto na viola, nos de 12 e no nylon.
Ele é feito em alumínio anodizado e a parte que entra em contato com as cordas é forrada de uma borracha porosa e macia.
Tem que ter cuidado na hora de colocar, não pode ficar longe do traste nem em cima dele, tem que cuidar também pra não empurrar as cordas pra baixo nem deixar as primas de fora. Com prática, pega o jeito.

rgmerighi
Veterano
# fev/08
· votar


lumulus: vou ver se acho um desses aqui na minha cidade...valeu

terence
Veterano
# fev/08
· votar


Olá..comprei um fox 12 cordas. É meu primeiro 12 cordas..toco ha 24 anos violão 6 cordas .
Gostaria de saber se alguem conhece esse fox?
valeu

TioAle
Veterano
# fev/08
· votar


terence
o fox é aquele modelo flat???

rgmerighi
por experiência própria nunca consegui comprar um instrumento, usado ou novo e não levá-lo no luthier de minha confiança para a regulagem adequada ao meu gosto.

qdo comprei minha craviola 12 as cordas éram super altas, duras... e um instrumento sem minha cara... levei no luthier troquei os plásticos por osso. e regulei ação das cordas, tensor do braço... etc... pra vc ter noção, um cara que toca comigo tá tocando com um takamine jumbo, a craviola 12 cordas está mais macia que o takamine.

paz

fabioche
Veterano
# fev/08
· votar


ainda não entrei pro clube, mas continuo de olho nos 12 cordas. Esta semana testei um Ovation, americano, 12 cordas, top de linha. Minha nossa... sem palavras...

extremamente caro, acima dos 10 mil reais, mas espetacular. Vc toca do jeito q quiser, dedilha, sola, etc...

Agora por esse preço, merece comparar com um Martin...

fabioche
Veterano
# fev/08
· votar


Algumas observações:
- a loja q vendia exclusivamente Martin em SP, fechou. Agora os fãs da marca tem q se contentar com so modelos mais simples (um ou outro instrumento apenas) disponíveis na Made in Brazil. É uma pena...

- experimentei um Takamine, modelo Jumbo, koreano, com som bastante brilhante. Em torno dos 2 mil. Perde por não ir com case...

- descobri q há Ovation made in Korea com a mesma "cara" dos americanos, com aqueles detalhes talhados no tampo... o difícil é encontrar Ovation 12 cordas.

Só mais uma coisa: quem aqui gosta de tocar 12 cordas com os dedos, dedilhando? Esta é a minha maior dificuldade p/ escolher o meu: um instrumento q possibilite dedilhados e solos em 12 cordas...

abraço!

rgmerighi
Veterano
# fev/08
· votar


fabioche: toco dedilhando tb o meu 12 cordas... pra algumas músicas acho que palheta sai melhor mas pra outras só com o dedo. Deste último jeito, dependendo da música, a sonoridade acaba remetendo a um som mais "campo", tipo viola mesmo...abraços. Ah..tá "podendo" hein?! rs pelos preços citados...

TioAle
Veterano
# fev/08
· votar


fabioche
Tive uma ótima experiência com um Martin 12 cordas para dedilhado, infelizmente não me recordo do modelo.

E volto a fazer uma propaganda... minha craviola está perfeita para dedilhado. porém troquei os ítens de fábrica...rs.. de fábrica, para osso e ainda está mais do que bem regulada por luthier de confiança.

TioAle
Veterano
# fev/08
· votar


fabioche
Vc falou q testou o takamine... compare com o Cort Cj10X 12 cordas... infinitamente melhor pelo preço equiparado.

lumulus
Veterano
# fev/08
· votar


rgmerighi
Para dedilhados e solos, procure uma craviola Giannini ou um modelo jumbo. Os dreads, segundo minha impressão, "misturam" o som, são melhores para base rítmica, com palheta. A craviola perde nos graves mas ganha na definição.

Entre Taylor e Martin, se seu padrão for esse, pelo que sei nos 12 cordas o Taylor ganha. O maior especialista em 12 cordas do mundo, Leo Kottke, toca num Taylor feito especialmente para ele, que nós mortais podemos comprar por 2500 dólares - É o Taylor LKSM, tinha um à venda na MGS por R$9000 - eu toquei nele e, sinceramente, não fiquei impressionado, não tanto quanto deveria ficar. Achei que o Cort CJ 10X-12, que eu acabei comprando, valeu muito mais pelo que custou, dois mil e pouco.

Essas duas marcas mais caras, Taylor e Martin, têm modelos baratos que não são tão bons, mas ainda assim muito caros pra nós. Um Martin "popular" da série X sai por 600 dólares nos Estados Unidos e por quatro mil reais aqui. Quase tudo o que se paga é imposto e lucro de atravessador, não é o valor real do instrumento.

Tem uma outra dica pra você correr atrás: o 12 cordas do luthier Carlos Novaes. Ele cobra 10 mil reais, quem tocou disse que não existe melhor no mundo. Está bem acima das minhas posses, mas se você pensa em Martin e Taylor, vale pensar nesse também.

lumulus
Veterano
# fev/08
· votar


TioAle
O Martin que você tocou deve ser aquele D-12 que tinha na MGS, antes de fechar, certo? Eu também toquei nele, achei espetacular, mas não valia os 5 mil que eles cobravam. O Roxy RG12 era inferior, mas nem tanto. Se não tivesse achado o Cort, teria ficado com ele.

lumulus
Veterano
# fev/08
· votar


fabioche
A loja de Martin perdeu a representação justamente porque não tinha movimento nem capital pra manter estoque grande. Os caras da Made in Brazil podem manter um estoque maior, mesmo que não seja o que a gente gostaria de ver.

O que eu lamento pela MGS ter fechado é a perda da melhor loja de violão de São Paulo, única realmente especializada, com um ambiente tranqüilo para você tocar o que quisesse e com os melhores vendedores que já vi, que entendiam mesmo de violão.

Também lamento pela marca Roxy Guitar que, pelo que sei, morreu com a loja. Tenho um Roxy RG1, um violão muito bom, dá banho em todos os outros de fábrica que toquei, brasileiros ou chineses, inclusive os Takamine e Crafter da mesma faixa de preço. Ganha até, embora por pouco, do Moulder — que também fechou, destino trágico, a Kashima tá aí, firme e forte.

fabioche
Veterano
# fev/08
· votar


é amigos, infelizmente quem gosta de 12 cordas no Brasil sofre demais... pouquíssimos modelos à disposição, e na maioria das vezes, sempre os mesmos...

Me irrita profundamente as lojas da Teodoro e da Sta. Ifigenia. Qdo vc tenta saber de um modelo um pouco melhor, vc mal consegue tocar o instrumento. Se vc pede pra plugar, o bicho faz cara feia... Os caras tem o rei na barriga, vendem um monte de traqueira por um preço q não condiz com o instrumento.

Essa era a diferença da MGS. Bom atendimento, além da especialização. Uma grande perda.

Quero um 12 cordas, o melhor q conseguir. Questão de realizar um sonho mesmo, e estou disposto a investir nele o q não vou investir em nenhum outro instrumento.

fabioche
Veterano
# fev/08
· votar


Minhas impressão atuais:

Taylor: não achei tudo isso q falam. Achei que faltou ter um som com mais brilho. Mas achei somente de 6, não encontrei ainda de 12.

Martin: era o meu sonho. Acho q vi o modelo D-12, q é dread/folk. É o q o Oswaldo Montenegro toca (nem curto muito ele, mas toca com os dedos um 12 cordas bem). Agora tá praticamente impossível encontrar um.

Ovation: foi o q achei com o braço mais confortável. Mas a acústica não é o forte deles. É o q mais está me interessando agora.

Craviola: não curto muito o braço dela. Talvez com uma customização de um bom luthier fique um excelente instrumento.

Modelo Jumbo: achei bom, tanto o Cort como o Takamine, mas ainda não é o q eu quero, não tem ainda a pegada q eu espero, e minha vontade tb é pegar um modelo superior. Questão de gosto mesmo.

Luthier: Lembraram do Novaes!!! Já falei com ele um tempo atrás, tinha até site! Não conheci o violão dele, mas parece q o cara manja demais... vou ver se consigo retomar o contato. Tem tb um outro luthier, o Saraiva, q tb faz 12 cordas.

Para comprar: estou achando q o jeito acho q é ir aos EUA ou pedir pra alguém trazer.

fabioche
Veterano
# fev/08
· votar


Para quem é adepto do Finger Style, toca dedilhando, dicas q já ouvi:
- cordas com uma ação mais baixa, mais próxima do braço
- distância maior entre cada par de cordas
- violão com corpo menor, qto mais flat, mais fácil

Coisas q quero no meu violão 12 cordas:
- além dos itens acima, escala em ébano
- tampo maciço
- um bom pré-amp.

O q está mais próximo disso, são uns modelos da Ovation mais Top de linha. Ou seja, só é viável se alguém trouxer de lá pra mim....rsrsrsrs

TioAle
Veterano
# fev/08
· votar


fabioche
A craviola tem 2 modelos.... tem a série brasil comun.... e a série lultheria.. feita por encomenda,
inclusive na serie lutheria vem com escala de ébano, tampo maciço (nas duas linhas), e o pré-amp, como é instrumento por encomenda.. se vc conseguir contato direto com a giannini, acho q terá um leque de opções.
quanto a ação das cordas luthier resolve, até pq mesmo num martin ou taylor eu acho válido vc levar a um luthier para fazer as suas regulagens e não as de fábrica.

o único ponto ficou foi qto ao braço.. q vc já não havia gostado... sendo um isntrumento feito por encomenda provavelmente vc consiga especificar o seu gosto

TioAle
Veterano
# fev/08 · Editado por: TioAle
· votar


segue o link dela.
http://www.giannini.com.br/produtos_detalhe.asp?id=189

ahh inclusive ela tem todas as madeiras maciças.. não só o tampo

lumulus
Veterano
# mar/08
· votar


Comentando suas dicas (é minha opinião, apenas):
fabioche
Para quem é adepto do Finger Style, toca dedilhando, dicas q já ouvi:
- cordas com uma ação mais baixa, mais próxima do braço
Isso vale para qualquer violão, mas para o 12 é vital, por causa da força extra que tem se tem que fazer. Minha craviola era quase intocável quando nova, antes da reforma que fiz nela
- distância maior entre cada par de cordas
Isso eu nunca reparei, mas não me parece uma boa idéia. Cordas muito separadas ficam difíceis de se atingir com um dedo só. O ideal, no 12 como na viola caipira, é tocar as duas como se fossem uma só
- violão com corpo menor, qto mais flat, mais fácil
Isso não tem nada a ver com 12, tem a ver com o tamanho do seu corpo e do seu braço. Um corpo maior , jumbo ou dread, vai dar mais graves e volume, um corpo menor vai dar mais agudos e definição. Eu acho o Cort Jumbo mais confortável de tocar que a craviola e que o grand auditorium
Coisas q quero no meu violão 12 cordas:
- além dos itens acima, escala em ébano
ébano está quase impossível de achar, só em modelos top.
- tampo maciço
Nenhum violão de tampo laminado vale grande coisa, é cruel, mas é o que realmente acabei descobrindo.
- um bom pré-amp.
Fishman Pro Blend, aquele com microfone embutido, o som é de uma limpeza incomparável.

O q está mais próximo disso, são uns modelos da Ovation mais Top de linha. Ou seja, só é viável se alguém trouxer de lá pra mim....rsrsrsrs

Um amigo está trazendo uma Tacoma Baritone pra mim. Dicas de um lojista experiente:
- conseguir uma nota de valor menor que declare como usado, entre 60 e 70% do valor, menos que isso a receita desconfia.
- declare e pague os 50% de imposto. Não é nada comparado aos 250% que os atravessadores acabam cobrando para vender nas lojas.
- por último, não compre Taylor e Martin nas lojas brasileiras, a menos que esteja te sobrando dinheiro. Dois terços do que você pagar vai pros atravessadores, não é o valor real do instrumento.

EternoRocker
Veterano
# mar/08
· votar


Fala galera...

A Tagima lançou esse violão há algum tempo. É um 12 cordas. Ví pessoalmente o instrumento mais não toquei. Pareceu ser bem construído, acabamento legal e ter um equalizador bacana... mas desconheço o som.

Alguém com mais experiência em violões 12 cordas poderia me dar algumas informações sobre esse violão ???

Principalmente se é um bom violão e uma boa marca, se a captação da Tagima é boa e se vale a pena pagar R$ 700,00 num violão desse.

Obrigado...

Aí vai o link

http://www.tagima.com.br/produtos/default.asp?produto=97

fabioche
Veterano
# mar/08
· votar


Com certeza, comprar Taylor, Martin, Ovation, Guild no Brasil é só se vc não tem outra opção. Vi um Taylor na Teodoro, numa loja de usados, modelo Jumbo, 12 cordas, 7 mil. Tocabilidade legal, mas na minha percepção os modelos Jumbo não são bons pra mim, que gosto do fingerstyle.

Qto a cada par ser mais separado do outro, foi uma dica q escutei de um luthier (Saraiva). Ainda não tenho opinião formada a respeito... mas percebi q as violas caipiras (muitas vezes tocadas com os dedos tb) tem os pares mais separados uns dos outros.

Violão com corpo em madeira laminada, não quero nunca mais. Escala em jacarandá tb não. Escala em ébano é para modelos mais top, e é isso q eu quero...

O melhor custo benefício q achei foi do Ovation (USA). Taylor mais caro q as outras marcas; Martin tem modelos mais baratos, mas com corpo laminado; Guild tem modelos interessantes. O Ovation tem as características q procuro... toquei rapidamente em 2, e achei q ação das cordas mais baixas q os outros modelos q eu experimentei.

Outra coisa q defini é q não compro mais instrumento na Teodoro...rsrsrsrs Modelos bem inferiores de boas marcas não justificam o preço abusivo e vendedores q "regulam" em mostrar um violão melhorzinho... O problema é q terei q esperar até o Natal para o meu primo me trazer ....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 12 Cordas - Players Club