12 Cordas - Players Club

Autor Mensagem
tsM tuner
Veterano
# mar/09
· votar


erico.ascencao

Sim, eu andei assistindo uns vídeos pela net e ninguém toca uma música "normal" com essa afinação...

É porque eu toco na igreja com outros 02 violões, e gostaria apenas de dar uma diferenciada na coisa.

Mas eu consegui um programa (D'Accord) que "constroi" qualquer acorde em qualquer afinação.
Fiz a construção nessa afinação, fica meio esquisito, mas fica massa do mesmo jeito!

É só praticar agora!

Valeu!

tsM tuner
Veterano
# mar/09
· votar


Aproveitando a ocasião, alguém tem algo a dizer sobre o Rozini Studio 12 cordas (modelo RX 235 ATN)?

Tô querendo comprar um pela internet mas antes gostaria de ouvir a opinião de alguém...

Aguardo opiniões.
Obrigado e um abraço!

tsM tuner
Veterano
# mar/09
· votar


Esse é o tal Rozini:

http://www.playtech.com.br/produto_img_preview.asp?cod=102933&depto=co rdas

TioAle
Veterano
# mar/09
· votar


tsM tuner
cara.. acho o mais indicado vc estudar formação de acordes, não desenho de acordes...
como exemplo.. o acorde maior é formado pela Tõnica, a terça e a quinta, i.e. o acorde C, tem a tônica C a 5ª G e a 3ª E
e aí buscar essas notas do braço do instrumento e formar os acordes com a sonoridade que mais te agrada...

paz.

tsM tuner
Veterano
# mar/09
· votar


TioAle

Sim, concordo plenamente!
É melhor entender do que simplesmente copiar...

Mas como sou um dos chamados "auto-didatas", toco violão a uns 04 anos mas só começei a estudar o instrumento agora. E como ainda não entendo muito isso (por exemplo: o acorde C é formado por C, E e G, mas quando eu faço o acorde no violão, "sobram" algumas cordas soltas cuja as notas não tem nada haver com essa formação! =S) eu tô pedindo a formação já feita... xD


Obrigado pela dica e vou me esforçar mais pra dominar a formação de acordes!

Um abraço!

TioAle
Veterano
# mar/09
· votar


"sobram" algumas cordas soltas cuja as notas não tem nada haver com essa formação! =S) eu tô pedindo a formação já feita... xD
tsM tuner

acredito que vc pode "completar" o acorde, como no violão de 6 normal, o acorde padrão de C é (da primeira (mizinha) para a sexta (mizona) corda).
1ª E
2ª C
3ª G
4ª E
5ª C


pode ver que só temos tonica, terça e quinta.. repetidas, mas só elas...

aí, penso eu, pra "facilitar" a digitação do acorde no braço do seu 12 cordas com afinação diferenciada, pense em colocar no acorde uma 9ª, sempre cai bem o som de nona do 12 cordas, no caso a 9ª seria um D, coloque isso no seu acorde tbm... ou invente moda.. coloque outros acidentes e ouça.. se agradar o ouvido tá feito! rs

tsM tuner
Veterano
# mar/09
· votar


TioAle

Tá certo, o jeito é estudar praticando no instrumento mesmo...

E uma pergunta: o que você acha do Rozini 12 cordas RX 235 AT (Folk; modelo "Studio"; Eletríco-Acústico; tampo maciço)?

http://www.playtech.com.br/produto_img_preview.asp?cod=102933&depto=co rdas

Tô querendo comprá-lo mas antes gostaria de ouvir opiniões de pessoas mais experientes.

Obrigado!

tsM tuner
Veterano
# mar/09
· votar


TioAle

Outra coisa, de forma prática, pra afinar o violão de 12 cordas em "Open D" (D-A-D-F#-A-D)

Exemplo: Afino a 6ª corda em D, pressiono a 7ª casa e obtenho A (5ª corda); pressiono a 9ª casa da 5ª corda e obtenho F# (4ª corda).

É isso mesmo?

Olhando assim parece que as cordas não vão aguentar...

TioAle
Veterano
# mar/09 · Editado por: TioAle
· votar


Rozini 12 cordas RX 235 AT
nunca vi... rs.. brincadeiras a parte... no link q tu postou não tem as especificações, não sei nda sobre o instrumento e infelizmente não posso ver agora...

Exemplo: Afino a 6ª corda em D, pressiono a 7ª casa e obtenho A (5ª corda); pressiono a 9ª casa da 5ª corda e obtenho F# (4ª corda).
cuidado.. mas é quase isso.. vc disse F# na 4ª corda!! ela é terceira.!!!!!
mas vamos ao ponto de ela "aguentar"...
compare a afinação padrão com que vc quer usar
E-A-D-G-B-E padrão da 6ª para a 1ª corda
D-A-D-F#-A-D
repare que todas as cordas (exceto 4º) vc "baixou" a afinação, baixou a tensão das cordas. elas não vão estourar... pelo contrário, podem ficar frouxas demais, necessitando regualgem do tensor do braço.

fabioche
Veterano
# mar/09
· votar


Aproveitando a ocasião, alguém tem algo a dizer sobre o Rozini Studio 12 cordas (modelo RX 235 ATN)?

Rozini 12 cordas... seria importante se vc puder postar algumas especificações do instrumento, como:
- o tampo é maciço?
- qual a madeira da escala, ponte, tampo, lateral e fundo?
- qual a captação
- e por quanto vc vai comprar?

Eu toquei em um, achei bom... tinha tampo maciço e era confortável de tocar. Eu recomendo não comprar sem tocar e exprimentar... a não ser q vc não tenha outra alternativa mesmo... se não, dê um jeito de testar e ver se gosta da pegada e do som da viola...

fabioche
Veterano
# mar/09 · Editado por: fabioche
· votar


Olhando o site da Rozini, só achei esse 12 cordas...
pelas especificações, parece bacana... mas depende de qto estão cobrando nele...rs

http://www.rozini.com.br/Defaultb.asp?area=10&cat=6&Produto=125

tsM tuner
Veterano
# mar/09
· votar


fabioche

Rapaz, esse violão da Tayler é ótimo, mas o preço foge das minhas condições... =/

Voltanto ao Rozini, a minha história é a seguinte: eu comprei um Rozini RX 235 AT Folk Studio pela internet mas o violão veio errado e com o braço tão torto que as cordas estão a mais de 01 dedo de altura do braço! =O
Mesmo assim, tinha um sonzão! Os graves eram perfeitos; fortes, marcantes e bem definidos!
Tinha também um ótimo volume, porém nem cheguei a testá-lo plugado...
Então reclamei com a loja e pedi que trocasse o violão, porém este era o último modelo do estoque e aí eu concordei em receber um Tagima Twelve Tuner (http://www.tagima.com.br/produtos/default.asp?produto=97) em substituição.

Você acha que fiz uma boa troca?
Lembrando que paguei R$589,00 por tudo.

Abraço!

fabioche
Veterano
# mar/09
· votar


tsM tuner

cara, não conheço esse Tagima...
eu sou da opinião de se evitar ao máximo comprar um instrumento sem tocar, testar e conhecer pessoalmente a peça q vc está levando...
só fiz isso uma única vez, deu certo, graças a Deus, mas só fiz pq não tinha outro jeito mesmo, pq veio lá dos EUA...

bom, agora curta sua viola nova!!!!!

tsM tuner
Veterano
# mar/09
· votar


fabioche

Eu concordo com você cara, mas a diferença de preço é enorme!
Essa da Rozini custa R$800,00 aqui onde moro e na loja que comprei em São Paulo/SP, saiu por R$589,00 com o frete!

Obrigado mesmo pela dica, mas agora só me resta contar com a sorte...

tsM tuner
Veterano
# abr/09
· votar


Olá galera!

Entrei de vez pro clube!
Chegou o meu Tagima Twelve Tuner!
Segue abaixo as minhas conclusões sobre o instrumento:

- Muito macio e por isso, gostoso pra tocar;
- Possui um ótimo acabamento, muito bonito;
- Tem um timbre razoável, de acordo com o que paguei nele;
- Os graves são fracos e o violão vibra muito, acho que deve ser pelo fato do tampo ser laminado...;
- Toca bem quando plugado mas deixa a desejar quando o assunto é som "espetado", característico dos violões de 12 cordas.

Em resumo é um bom violão caso o interesse seja apenas hobby, nada profissional.

Tô usando nele afinação em Cebolão D. Fica bem interessante e dá pra fazer uma graça quando é tocado em conjunto com outro violão usando a afinação padrão.

Bem, é isso aí!
Caso alguém conheça este modelo, favor deixar a opinião também.

Abraço!

Andy Viper
Veterano
# abr/09
· votar


Olá galera, alguém conhece um bom violão de 12 cordas PRA CANHOTO, numa faixa de preço de uns 800, 1000 reais?


Canhoto é soda........

tsM tuner
Veterano
# abr/09
· votar


Andy Viper


Rapaz, o único violão de 12 pra canhoto que eu encontrei foram estes:

http://www.musicalgrellmann.com.br/loja/produto.php?loja=54103&IdProd= 5085&parceiro=1294&origem=jacotei

http://www.madeinbrazil.com.br/product.aspx?idProduct=04436&idDept=9

Mas como você pode ver, eles estão indisponíveis no estoque das lojas. Assim, sugiro que você faça contato com as lojas para solicitar que eles encomendem o violão do fornecedor.

Abraço.

Andy Viper
Veterano
# abr/09
· votar


tsM tuner
Valeu cara.. Abraço!

erico.ascencao
Veterano
# abr/09
· votar


Andy Viper
Putz, esquece o cutaway em violão de 12 cordas. Em violão folk já não serve pra muita coisa, no de 12 cordas então é capaz que você ache um violão de uns 20 anos de idade com 12a. casa limpinha e intacta.

Andy Viper
Veterano
# abr/09
· votar


erico.ascencao

É, pensei nisso tb. Na verdade acho até melhor um sem cutway, pois já tenho meu véio Eagle 36 EQ de guerra com cutway.

Ñeste caso, acho que um violão para destro já serviria, fazendo a correta adaptação. Um problema seria a equalização na parte de baixo, e o jack na parte de cima (deve ser meio estranho até, o cabo plugado em cima).

Se bem que alguns violões tem o jack bem no meio, aí serviria legal. Conhece algum com essa especificação?

tsM tuner
Veterano
# abr/09
· votar


Andy Viper

A Rozini tem um violão de 12 sem cutaway com o jack no meio; é o modelo RX 235 AT Studio.
Eu já toquei nele e, apesar dele estar completamente empenado, achei ele um bom violão! Tem tampo maciço e um grave sensacional!

Só a equalização que vai ficar de cabeça pra baixo mesmo...

tsM tuner
Veterano
# abr/09
· votar


Andy Viper

A sua perna pode ficar "roçando" no equalizador e bagunçar o ajuste de volume e equalização...

Sugiro que, ou você aprenda a tocar como os destros (eu tenho um primo que aprendeu a tocar assim) ou continue na busca de um para canhotos.
Faça contato com as lojas conforme te sugeri e vamos ver que bicho dá!

Abraço!

TioAle
Veterano
# abr/09
· votar


Andy Viper
o problema do equalizador pode ser resolvido vc comprando um instrumento sem captação ou de captação passiva.
se for um sem captação pode comprar um sistema de captação à parte, podendo inclusive escolher a captação que mais te agrada, não ficando preso à captação que a marca te "empurra"

Andy Viper
Veterano
# abr/09
· votar


tsM tuner
Só a equalização que vai ficar de cabeça pra baixo mesmo...
Não sei se vai chegar a ser um problema. Geralmente toco em pé.

Sugiro que, ou você aprenda a tocar como os destros

Sem chance. Já toco há quase dez anos, definitivamente não teria paciência pra aprender tudo de novo..

Vou dar uma olhada nesse modelo da Rozini. Talvez seja uma boa opção.

Abraços.

erico.ascencao
Veterano
# abr/09 · Editado por: erico.ascencao
· votar


Andy Viper
Você pode usar cabos com plug perpendicular (veja o cabo cord b).

tsM tuner
Veterano
# abr/09
· votar


Andy Viper

Dez anos?!
Esqueçe esse negócio de reaprender então! xD

Bem, assim que tiver solucionado o seu problema, fale conosco.

Valeu!

Andy Viper
Veterano
# abr/09
· votar


tsM tuner

Beleza.. Acho que vou continuar na busca de um modelo bom, próprio para canhoto mesmo... Quando comprar, com certeza postarei aqui..

Abraços e obrigado pelas dicas galera.

Prof. Grosélio
Veterano
# abr/09 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


Só para falar do 12 cordas. Comprei esta semana um Del Vecchio 12 cordas 1961. Nem perguntei o preço. Ofereci e o cara aceitou. R$ 1.500,00. ( Se não aceitasse, não compraria. Eu só tinha isso. rsrsrsrsrsrrsrsrsrs) E eu nem sei se vale isso.

Um abraço

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# abr/09
· votar


Violao de 12 cordas n eh as cordas separadas e sim 2 juntas por isso n fica tao foda

Andy Viper
Veterano
# abr/09
· votar


LeondelFefon
Violao de 12 cordas n eh as cordas separadas e sim 2 juntas por isso n fica tao foda

???

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 12 Cordas - Players Club