12 Cordas - Players Club

Autor Mensagem
Jabor
Veterano
# ago/06
· votar


Fala pessoal!

Seguinte, alguem sabe me dizer se o Kashima 12 cordas presta?? (acredito que não, mas como nunca toquei um, então é melhor perguntar ;)

Outra: o Rozini RX 235... onde comprar (pela internet)????? Eu encontrei ele com diferença de até 200 reais nas lojas virtuais! Alguem me indica um lugar bom?

Abraços!

Fredsalviato
Veterano
# jan/07 · Editado por: Fredsalviato
· votar


Jabor
Fala pessoal!

Seguinte, alguem sabe me dizer se o Kashima 12 cordas presta??


É o violão mais barato a venda hoje, o acabamento não é bom, não acho que vale a pena, pois o Rozini tem mais durabilidade e a diferença de preço é minima.

The Blue Special Guitar
Veterano
# jan/07
· votar


Jabor
Seguinte, alguem sabe me dizer se o Kashima 12 cordas presta?? (acredito que não, mas como nunca toquei um, então é melhor perguntar ;)


É comprar e se decepcionar.

Compre o Rozini, muito melhor...

The Blue Special Guitar
Veterano
# jan/07
· votar


Fredsalviato
Como o trópico foi criado já faz um bom tempo, seria muito importante se todos fizessem como fez o albertoellobo e descrevessem novamente como estão seus instrumentos após o uso, seria muito bom saber como foi que os instrumentos amadureceram.



Bom...

Tenho há mais de dois anos um Strinberg AF612 CBK.
Está com um funcionamento muito bom, tanto no aspecto físico como no aspecto da captação.

O timbre é muito bom, metálico, lembra bastante os caros Takamine.
Não me arrependi da compra.

Fredsalviato
Veterano
# jan/07
· votar


Valeu The Blue Special Guitar, acho que vou encomendar um strinberg 12 para mim, uma vez que o som dele, eu já ouvi e gostei.

Vi em uma revista americana uns cordais para violão de 12 cordas que parecem cordal de guitarra da Gibson... muito lindo, não sei se vendem aqui, mas como o preço é de 25 dolares, acho que vou encomendar, pois neste valor não tem problema com importação, e assim eu garanto a vida útil do pobre cavalete, que leva muita tensão.

Acho este forum de 12 cordas muito bom, é uma pena que poucas pessoas postem, eu toquei um violão de 12 de um colega e fiquei apaixonado, toquei ele dedilhando e ficou muito 10, seria bom se os colegas que tocam violão de 12 cordas passassem algumas dicas e técnicas para que pudessemos aprender juntos.

Abraços.

Midgard
Veterano
# jan/07
· votar


qual a afinação de um violao de 12 cordas?

Fredsalviato
Veterano
# jan/07
· votar


Midgard

qual a afinação de um violao de 12 cordas?

É a mesma afinação de um violão de 6 cordas, sendo que as cordas complementares são oitavadas (no mesmo tom claro!).
É claro que existem muitas afinações alternativas, mas acho que a maioria usa a afinação padrão EBGDAE.

Abraços

derrondi
Veterano
# jan/07
· votar


Seguinte: Comprei um 12 cordas CONDOR e instalei um jogo Daddario 0.10. Mas ainda estou achando meio duro. Sei que 12 cordas é assim, mas queria testar para ver se 0.09 melhorava um pouco. Andei lendo aqui que alguns usam cordas 0.09 mas rodei o centro do Rio de Janeiro todo e não encontrei. Só tem 0.10. Alguém aí me indica onde comprar no Rio ou em outro lugar, mesmo que seja via Internet, correio, sinal de fumaça, etc...? Vi também uma dica para "montar" o próprio jogo, mas eu queria ver se conseguia direto da fábrica OK? Valeu....

Fredsalviato
Veterano
# jan/07 · Editado por: Fredsalviato
· votar


derrondi

É aconselhavel você procurar um luthier para regular seu instrumento, inclusive para trocar o jogo de cordas por um de outra tensão.
Para comprar o jogo de cordas tente entrar em contato com uma loja que venda on-line, veja uma lista no forum abaixo:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/96853/

Abraços.

CrashForce
Veterano
# fev/07
· votar


Bom dia Galera!

Preciso de uma ajuda urgente!!!
Estou louco pra comprar o meu 12 cordas, estou na seguinte duvida:

GAS 600-12E/GAS 650-12E ou Violão STRINBERG - AF-612C BK

Me ajudem ai.

Valew!

Fredsalviato
Veterano
# fev/07
· votar


Bom, como disse o nosso colega The Blue Special Guitar:

Tenho há mais de dois anos um Strinberg AF612 CBK.
Está com um funcionamento muito bom, tanto no aspecto físico como no aspecto da captação.

O timbre é muito bom, metálico, lembra bastante os caros Takamine.
Não me arrependi da compra.


Para mim este é um atestado de boa compra...

Abraços.

Gandavo
Veterano
# fev/07
· votar


Muito bom esse tópico, bastante informação interessante.

Estou com um violão da Eagle, 12 cordas folk, com problemas: o cavalete descolou, o Rogério Santos fez então um serviço que considerei bem fraco: colou, ele voltou a descolar, colou de novo, voltou a descolar. Então, ele resolveu colar e travar com uns pinos de madeira, no tampo. Resultado: o cavalete descolou mas não soltou, inclindando-se para a frente. Meu tampo levantou um pouco atrás do cavalete, e afundou um pouco entre o cavalete e a boca.

Bom, estou contando essa história toda porque nunca tinha pensado nessa possibilidade de botar um cordal no violão. Minha intenção era vender esse Eagle por um preço bem acessível (250 reais), para iniciantes ou para quem só utilizasse slide e acordes abertos(o violão em si é bom, o problema é que com o cavalete inclinado não dá pra abaixar mais a altura das cordas), e comprar um novo 12 cordas.

Por isso, caí por aqui, pois estava na dúvida entre um Giannini e um Condor, e um camarada me sugeriu um Rozini e a leitura deste tópico.

Bem, minhas dúvidas são as seguintes:

1 - Será que vale a pena tentar salvar esse Eagle colocando um cordal? Ou o conserto sairia muito caro?

2 - Assumindo que eu compre um violão novo, vale a pena colocar um cordal para garantir a preservação do tampo?

3 - O tampo maciço é realmente mais resistente que o laminado, em termos de tensão aplicada pelas cordas?

4 - Se for o caso de colocar um cordal, seja no Eagle, seja num novo, vocês recomendam algum luthier do RJ? Sem contar o Rogério Santos, porque fiquei com uma péssima impressão dele.

obrigado!

Fredsalviato
Veterano
# fev/07
· votar


O tampo laminado é mais resistente que o maciço, o maciço tem mais qualidade no som, pelo fato de poder ser bem mais fino e assim vibrar mais, pelo que pede mais cuidado na montagem do mesmo, a qualidade final é evidente.

Se vc gosta do seu violão instale um cordal e cole novamente o cavalete que vc não gastará mais do que 30 reais em tudo e ficará bom com certesa.

Se vc tiver condições de investir compre um Rozini que tem o tampo maciço, em termos de qualidade de som ele é bem melhor.

Abraços

Gandavo
Veterano
# fev/07
· votar


Fredsalviato,

Se fosse só instalar o cordal, acho que ficava no Eagle mesmo. O problema é que o tampo está ovulado. Não teria que "desempená-lo" ou algo parecido?

Se bem que, se o resultado desse empeno for um problema na afinação de oitavas, e esse problema resulte num leve "chorus", tá ótimo pra mim.

Fredsalviato
Veterano
# fev/07
· votar


Se o violão está problemático é melhor trocar mesmo, muito problema = muito gasto.
vende e compra outro...

Abraços.

Fredsalviato
Veterano
# fev/07
· votar


Um presente aos colegas.

Jimi Hendrix solando com um violão de 12 cordas...




Abraços

cosmolense
Veterano
# jul/07
· votar


Galera, comprei uma craviola de 12!

Ai, chegando em casa, fui afinar e....bam! Foi pro saco minha corda SOL

Blz, acontece...to tocando assim mesmo, fica meio estranho, mas tá valendo..
aé na segunda vou comprar outro jogo de cordas e por a dita cuja ali...

Mas aí vem minha pergunta noob...como que eu tiro a corda velha ali no cavalete...aqueles "pinos brancos" levantam se eu forçar?!

mazellan
Veterano
# jul/07
· votar


cosmolense
aham...eh soh puxar...põe um poko d força ae q eles saem

cosmolense
Veterano
# jul/07
· votar


mazellan

valeu

é que como é novo, deu aquele medo de fazer cagada
heheheh

TioAle
Veterano
# ago/07 · Editado por: TioAle
· votar


cosmolense
Galera, comprei uma craviola de 12!

EU tbm... peguei a minha no sábado... muito loka...

já tive violões 12 cordas, porém isso foi há anos atrás.. e estou meio desatualizado e querendo opiniões....

não sei com quais cordas trabalhar.... já me aconselharam as da série Cobra da Giannini porém existe o Bronze Fosforoso e o Bronze 85/15, não consegui ninguém que me explicasse a verdadeira diferença delas. E as outras marcas..?

favor opinem.
abraços

gabys
Veterano
# ago/07
· votar


Nossa!!! Muito legal esse assunto.... Eu tenho um crafter 12 cordas. Particurlamente eu acho que ele é um ótimo violão,tenho ele a tres meses,estou pegando as manhas ainda... Mas gosto do som... E ele tem um timbre muito bonito...

lumulus
Veterano
# out/07
· votar


Agradeço a todos do forum pela quantidade de informações; tudo o que li aqui me ajudou bastante na compra do meu 12 cordas.
Atualmente possuo um Cort CJ 10X-12 e uma Craviola Giannini GWSCRA12 e estou muito satisfeito com ambos.

Posto a seguir as informações que reuni no processo de escolha, tanto sobre os instrumentos que adquiri quanto sobre os que testei.

Minhas opiniões, como as de qualquer um, tendem a favorecer meu estilo - minha formação é de violão clássico, toco com unhas, acompanhamento e solo, predominantemente acústico e não uso palhetas. Enfim, são opiniões pessoais, mas espero que ajudem, como as dos outros me ajudaram.

lumulus
Veterano
# out/07
· votar


Construção

Tampo: Como em qualquer violão, o tampo sólido sozinho responde por uma riqueza e volume de som inigualáveis pelos laminados. Não tem como comparar, são dois mundos distintos. Dos sólidos que vi, todos tinham tampo de abeto (spruce) engelmann ou sitka, diferentes mas nem tanto.

Braço: o tirante regulável é indispensável. Violão que não oitava depois de regulado só serve para dar dor de cabeça. Fora isso, como o ébano quase não se vê mais, o jacarandá é o melhor, mas o pau ferro que a Giannini usa dá pro gasto, é duro e resistente, embora tenda a apresentar buracos aqui e ali.

Rastilho: precisa de uma regulagem detalhada e precisa. Nenhum fabricante faz rastilhos específicos para doze cordas e as cordas oitavadas mais finas em geral tocam fora da regulagem. Isso não se percebe muito, mas quem quiser pode consultar o método do Roberto Correa para regulagem (ele chama de "entonação") da viola caipira, que se aplica perfeitamente ao 12 cordas e é ainda mais necessária nele, que usa as cordas mais tensas que a viola.

lumulus
Veterano
# out/07
· votar


Caixa:

Só peguei em um de fundo e laterais sólidos, os laminados neste sentido não decepcionam. Vi alguns de mogno e outros de jacarandá indiano, neste caso faz uma diferença absurda. O som do jacarandá é mais macio e rico, mas o mogno tem um som rouco, que me lembra uma voz de blues, o mogno tem personalidade própria, não é apenas uma opção mais barata.

Dreadnought (folk): a maioria dos modelos que encontrei vem nesse formato, que tanto nos doze cordas quantos nos normais de seis tendem a favorecer os graves e a fundir as notas numa massa pouco definida. Isso é excelente para quem toca com palheta e faz base instrumental, foi para isso que os dreads foram inventados. Nesse sentido as doze cordas só valorizam e acrescentam alguma coisa, porque a corda sol3 (fininha, geralmente 008) dá uma sonoridade diferente e inesperada.

Jumbo: encontrei apenas três modelos com caixa jumbo, que também valoriza os graves mas tem definição melhor que a dread.
Concluí que, para quem toca solo ou arpejo com dedos/unhas, é a melhor opção.

Craviola: formato exclusivo da Giannini, projeto do Paulinho Nogueira nos anos 70. Hoje existe em 12, 6 aço e 6 nylon. A 12 tem um perfil completamente diferente dos dreads e jumbos, tem bem menos graves e um timbre brilhante e muito definido. Boa para solo, nas bases deixa a desejar pela falta de graves. Combina muito bem com as 12 cordas, o timbre lembra mesmo uma mistura de cravo com viola, que lhe deu o nome.

lumulus
Veterano
# out/07
· votar


Cort CJ 10X-12: o acabamento de todos os Cort chama a atenção, são dos instrumentos mais bonitos que já vi. Tudo, construção, verniz, peças, ornamentos, parece impossível de achar um defeito. Mas o que interessa mesmo é o som. Há vários modelos 12 cordas, todos com caixa dreadnought (folk), exceto a série CJ, com caixa jumbo. Encontrei nas lojas apenas o MR 710F-12 (dreadnought) e o CJ 10X-12 (jumbo). O MR tem ótimo som e vale o que custa, embora entre ele e o Roxy (veja a seguir) eu ficasse com o Roxy. Já o CJ tem o som encorpado que eu esperava, a maciez e riqueza do jacarandá (embora laminado) me deixaram sem dúvidas sobre esse instrumento. No mesmo dia em que o comprei toquei num Martin e num Taylor, ambos acima das minhas posses, mas não me senti triste por isso. A diferença de preço, neste caso, é muito maior que a diferença de qualidade, posso atestar, de modo que o CJ vale o que custa, sem dúvida. Atualmente eu o uso com um encordoamento 013 e afinado em C#, imitando o Taylor LKSM. A afinação grave usa bem o potencial da caixa e o resultado é empolgante, timbre cheio e rico. Apenas fico com dificuldades para tocar em grupo, porque exige transposições difíceis. Uma grande vantagem dos Cort é a eletrônica Fishman que, sozinha, já responde por 20 a 30% do custo. Isso pode ser importante ou não, depende do uso que se pretenda.

lumulus
Veterano
# out/07
· votar


Roxy RG12: excelente instrumento, de todos os que testei, é o que apresenta a melhor relação custo-benefício. Acabamento impecável, mais simples que o Cort mas tão bem feito quanto. O verniz tipo satin (fosco) é diferente e muito bonito. Segundo me explicou um luthier, parece mais fino que o brilhante, mas isso é engano. Tem o som característico do mogno, com personalidade própria, vem com cordas Dean Markley que dispensam apresentação e o captador Artec que, como o próprio pessoal da MGS explica, atende bem pelo que custa. Como me definiu um lojista, "o Artec é o melhor dos genéricos", tirando Fishman, Shadow e B-Band. O RG12 pode vir com Fishman também, mas o preço sobe.

lumulus
Veterano
# out/07
· votar


Giannini Craviola GWSCRA12: um instrumento surpreendente para quem conheceu péssimos Giannini anos atrás. Bem acabado e de ótimo som, com médios brilhantes e muito bem definidos. Soa bem em peças de violão clássico, renascentistas ou barrocas, nesse repertório o som lebra mesmo muito um cravo. Para solo acompanhado é melhor que os de caixa maior. Entretanto, merece algumas modificações. Eu recomendo trocar o rastilho por osso (tem que ser bem feito para não perder a regulagem). Também cavar o cavalete na área dos pinos mais ou menos 7 milímetros, de modo a fechar o ângulo que as cordas fazem no rastilho e poder abaixar o rastilho mais ainda. A minha ficou excelente, hoje é o 12 cordas mais macio que já vi, já tentaram me comprar por mais do que o valor de uma nova. A Giannini devia adotar esse formato.

lumulus
Veterano
# out/07
· votar


Del Vecchio: Tive um, comprado novo em 1993. Desisti dele porque não conseguia afiná-lo. Não sei o modelo, mas era de caixa dreadnough e braço de doze trastes, sem tirante. Dei de presente depois de deixá-lo um tempão parado. O amigo para quem o dei mandou por uma alma (espécie de tirante sem regulagem) no braço e ficou bom. Acho em geral mal construído, mas hoje ninguém mais faz um instrumento desses sem tirante.

Eagle CH888: dos de tampo laminado, o mais interessante que vi. Tem um som encorpado, sem fugir às limitações da construção, e afina bem, o que é raro nesta faixa de preço. A eletrônica é fraca, mas pelo que custa, não se pode exigir mais. Sem dúvida, é um bom instrumento e vale o que custa.

Tagima Twelve: um belo instrumento, que cativa à primeira vista. Infelizmente, é só beleza. O tampo estava empenado em todos os que vi e a afinação, conseguintemente, está abaixo da crítica. Um lojista me disse que a Tagima começou agora a fabricar violão de doze e teve que receber de volta um monte de instrumentos empenados. Tomara que consigam melhorar isso, para atender à expectativa que se cria em quem vê o modelo. É mais caro que o Eagle e não vale o que custa.

Takamine: Não me lembro o nome dos dois modelos que testei, sei que um era tampo laminado e o outro sólido. Todo Takamine cujo nome começa com G ou EG pertende à segunda linha da fábrica e não merece o nome que têm. Afinam, mas o som desplugado é muito mais fraco do que se pode imaginar, sem definição nenhuma e mesmo com graves fracos, o que é impensável num dread. Nenhum dos dois me empolgou, o de tampo sólido (por volta de 1900 reais) perdia para o Roxy, por um preço maior. A eletrônica é que salva esses violões, mas eu ficaria com um Roxy com Fishman (eles instalam, opcionalmente) ou um Cort.

Rozini: eles não fabricam mais o modelo 12 cordas de tampo sólido, mesmo no site da fábrica não aparece mais, mas ainda há alguns nas lojas. Eu acredito que tenham feito isso por causa dos Roxy, que eles fabricam. Apesar de ser feito pelos mesmos fabricantes, o acabamento não chega perto dos Roxy mas, como é muito mais barato, Se alguém achar um, desde que com tampo sólido, deve

rgmerighi
Veterano
# nov/07
· votar


Alô galera dos 12 cordas..tô quase entrando pro clube..testei um eagle e um da crafter e o último me pareceu bem melhor...agora,o eagle é 700,00 o crafter quase mil..é duro calcular o tal do custo benefício né? abraço!

daniel cheese
Veterano
# nov/07
· votar


lumulus

adorei a sua resenha,

tenho um sigma martin antigo e estou precisando de um 12 novo e adorei o que vc falou sobre o cort

fiquei pirado com um cort CJ 10X-12 numa loja

paixão a primeira vista

aonde vc comprou o seu ?
e por quanto
desculpe a indiscrição

abs
daniel

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 12 Cordas - Players Club